Youtuber vai lançar um satélite que tira uma selfie com o planeta Terra ao fundo

8 Comentários

Não estaremos a muitos anos de podermos também “ter o nosso próprio satélite”. Isto porque um ex-engenheiro da NASA, hoje mais conhecido como youtuber, está a lançar uma espécie de “cubsat” para tirar uma selfie de qualquer pessoa com o planeta Terra no seu horizonte. Mas que maluqueira vem a ser esta?


Sorria, está a ser fotografado do espaço

Mark Rober é um ex-engenheiro da NASA, famoso youtuber das grandes experiências tecnológicas que está de volta aos projetos… pouco ortodoxos.

Ele propõe que qualquer pessoa possa tirar uma selfie, a partir do espaço, com a sua localização geográfica em plano de fundo. Para tal, Mark vai usar um satélite que ele está a lançar em órbita com a ajuda da Google e da T-Mobile.

Como referimos, Mark Rober é um ex-engenheiro da NASA que ganhou fama no YouTube ao “atacar” os ladrões americanos que roubavam encomendas que ficava, nas portas das pessoas. Criou também a maior pistola de água do mundo, assim como criou um projeto especial para os esquilos lá da redondeza. Pode parecer tudo um pouco inútil, mas a tecnologia empregue era do mais alto recorte tecnológico.

Agora, o youtuber está a fundir os seus interesses com o lançamento de um satélite que pode tirar selfies de qualquer pessoa com a Terra – sim, o Planeta Terra – como pano de fundo.

Uma selfie da pessoa quando o satélite passar por cima da casa

O engenheiro teve uma ideia: se o participante na sua experiência disser onde mora, quando o satélite passar por cima dessa localização a selfie será tirada. A pessoa recebe uma notificação para saber exatamente quando a foto vai ser tirada. Isto para que o participante possa sair e, tecnicamente, tirar a foto duas vezes.

O satélite deverá ser lançado pela SpaceX em janeiro de 2025 (a bordo da missão Transporter 12), e deverá começar a tirar fotografias selfie alguns meses depois.

Claro que tem muito de marketing, mas a tecnologia cada vez mais acessível poderá dizer-nos que um dia destes “qualquer pessoa” pode ter o seu próprio satélite! Neste caso, embora Mark e a T-Mobile estejam a anunciar a oportunidade como “gratuita”, na verdade… existem algumas condições.

Como funciona então esta experiência?

Bom, antes de mais, o candidato a participante terá de subscrever o CrunchLabs, que oferece kits de construção de engenharia para crianças, para obter o código gratuito para a selfie por satélite. (As subscrições do CrunchLab custam entre 25 e 80 dólares por ano, dependendo do pacote selecionado).

Os assinantes existentes da T-Mobile também podem obter um código gratuito através da aplicação T-Life, e os clientes do Google Pixel também estão a receber códigos.

Os códigos podem ser resgatados a partir de 3 de dezembro em spaceselfie.com. Será direcionado para fazer o upload da sua selfie, após o que receberá um e-mail que lhe permitirá acompanhar quando a sua selfie será tirada.

Rober tem um vídeo completo no YouTube que explica a mecânica do satélite que tira selfies. Na verdade, existem duas câmaras e dois telemóveis Google Pixel montados em ambos os lados do satélite para redundância, e tudo isto é alimentado por uma matriz solar expansiva, que envia energia para uma bateria de 120Wh.

Isto cria um problema único para o satélite, que tem de estar virado para pelo menos três direções diferentes para recolher energia solar, tirar selfies e enviar e receber imagens – sem propulsores ou propulsores para ajudar a mudar de posição.

Para resolver este problema, a equipa de Rober instalou um volante no interior do satélite para o ajudar a mudar de posição consoante a ação que está a realizar. Tudo sito envolve muita tecnologia e muita imaginação.

Para já é apenas uma “brincadeira”, mas as portas estão a abrir-se para coisas mais interessantes e acessíveis!

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de chatGTP4o
    chatGTP4o

    Não tem lixo suficiente?

  2. Avatar de Aziado
    Aziado

    Já não existe lixo suficiente, no espaço?

  3. Avatar de Elektro
    Elektro

    Afinal as notícias sobre lixo espacial não são verdade porque com esta notícia está visto que as empresas que o permitem não fazem nenhum tipo de filtragem pela utilidade, depois disto não me admiro se cada youtuber quiser começar a enviar o seu próprio satelite para o espaço só porque sim.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Calma, há 11 biliões de pessoas na terra todos na superfície ou em média em 4 ou 5 níveis.

      Já o espaço até aos 36000km de altitude tem um volume uma data de vezes maior.

      1. Avatar de Elektro
        Elektro

        Tens toda a razão, bora acabar com os aterros sanitários e mandar tudo para o espaço… Afinal “o espaço 36000km de altitude tem um volume uma data de vezes maior” e já que estão a mandar lixo manda-se todo de uma vez 🙂

  4. Avatar de JonDoe
    JonDoe

    Para não variar mandam câmaras com o chamado fish eye lens que é para distorcer bem a imagem e parecer que está mais alto do que está na realidade, como a NASA faz. Já se vê o ecrã na foto todo torto.

  5. Avatar de Mike
    Mike

    É assim que vamos resolver o problema do aquecimento global… tapamos tudo no espaço e assim os raios solares já não chegam à terra… Como a nova rede de satélites Direct to Cell da Starlink para chegarmos a essa meta mais rapidamente… Enfim, parece que o ser humano está cada vez mais empenhado em destruir o único planet conhecido que suporta vida tal como a conhecemos…