Descoberto o maior depósito de ouro do mundo avaliado em cerca de 80 mil milhões de euros

48 Comentários

Um depósito de ouro de alta qualidade, com quase 1000 toneladas métricas do metal precioso, foi descoberto no centro da China, de acordo com a imprensa estatal do país.

Ouro, imagem gerada por Inteligência Artificial

Avaliada em cerca de 600 mil milhões de yuans, ou seja, 80 mil milhões de euros, a descoberta pode ser considerada o maior e mais lucrativo reservatório de ouro alguma vez descoberto, ultrapassando as 900 toneladas métricas.

Conforme avançado pela imprensa chinesa, o Gabinete Geológico da província de Hunan anunciou a deteção de 40 jazigos de ouro a uma profundidade de dois quilómetros, no condado de Pingjiang, no nordeste de Hunan, na China.

Só estes jazigos podem conter 300 toneladas métricas de ouro, com modelos 3D a sugerirem que podem ser encontradas reservas adicionais a uma profundidade de três quilómetros. Segundo o investigador Chen Rulin, “muitos núcleos de rocha perfurados mostraram ouro visível”.

 

Indústria mineira da China já contribui com cerca de 10% da produção mundial

As amostras do núcleo sugerem que cada tonelada métrica de minério pode conter até 138 gramas de ouro. Conforme o Science Alert, trata-se de “um nível extraordinário de qualidade, considerando que o minério escavado em minas subterrâneas é considerado de alto grau se contiver mais de oito gramas”.

Técnicos do Instituto de Monitorização e Levantamento de Desastres Geológicos da província de Hunan verificam amostras de rocha no campo de ouro de Wangu, no condado de Pingjiang, província de Hunan, no centro da China, a 5 de novembro de 2024. Crédito: Xinhua/ Su Xiaozhou (2024)

A China já domina o mercado mundial do ouro, com reservas consideradas superiores a 2000 toneladas no início de 2024, e a sua indústria mineira contribui com cerca de 10% da produção mundial.

Assim sendo, as descobertas contribuem para um novo aumento do preço do ouro, que já estava a disparar, uma vez que a procura do recurso continua a aumentar.

As amostras recolhidas na periferia do depósito de Hunan, na China, sugerem que este pode estender-se ainda mais do que as previsões iniciais, tornando o reservatório sob o seu solo impressionante.

Globalmente, apesar de as opiniões não serem consensuais, relativamente ao facto de já termos, ou não, atingido o pico do ouro, há especialistas que acreditam que estamos “longe de esgotar as reservas economicamente viáveis”.

 

Leia também:

Ouro bate recordes e famílias voltam à venda. Plataformas online estão em crescimento

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O avanço da tecnologia chinesa é inquestionável, eles descobriram este depósito com tecnologia de ponta mas que não revelam mais pormenores sobre ela.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Tens de te informar melhor, tecnologia com décadas já muito usada para fins geológicos em todo mundo

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Isso é tecnologia do passado, eles têm uma tecnologia que afirmam ser 10x mais precisa a encontrar depósitos de minerais.

    2. Avatar de José
      José

      Caramba, é algo que países como a Africa do Sul faz há decadas, só a de Mponeng Dourado, tem praticamente 4 km de profundidade é não é a única com mais de 3km ! Até o Império Romano, com menor capacidade, é claro, fez aqui na Peninsula Ibéria em Rio Tinto! Já ouviu falar em perfurações e estratigrafia? Claro que não.

      1. Avatar de jota
        jota

        Em Rio-Tinto? Conheço em Valongo e outras serras quer de Gondomar e Penafiel e outras que teve exploração mineira na época romana. Onde se localizam essas explorações em Ri-Tinto?

    3. Avatar de Tretada
      Tretada

      A propaganda chinesa também parece ser inquestionável já que há quem a faça aparentemente de livre vontade!

      1. Avatar de Uddu
        Uddu

        A evidente incapacidade de usares o cérebro para além daquilo que te é dito na TV é mais que inquestionável…

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Como é que os outros países descobriram? Como é que outros povos descobriram? Minas de ouro já têm uns quantos milénios

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Não se trata disso mas sim de uma tecnologia que os chineses dizem ter desenvolvido que é 10x mais precisa e mais rápida e a verdade é que nos últimos tempos está sempre a descobrir depósitos de Lítio, Ouro, Tungsténio, Terras raras (neodimio, disprósio, térbio, lantânio, cério, ítrio).

        Eles não abrem muito o jogo sobre esta tecnologia mas existe algunmas informações que é baseada em:
        – Sensoriamento Remoto e IA
        – Tomografia e análise sísmica
        – Drones com sensores geológicos e com IA

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    Se fosse num país africano ou no médio oriente já alguém tinha começado a mobilizar as tropas para “espalhar a democracia”

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      Tipo Galp a enriquecer com o poço da Namíbia e os namíbios a verem a banda passar…

      1. Avatar de Tretada
        Tretada

        Por que razão culpa a Galp e não o governo da Namíbia? Este é que devia cuidar dos namíbios. Ou o partido do governo ter uma ideologia com origem no comunismo/marxismo-leninismo é suficiente para o desculpabilizar?

        1. Avatar de Mateus
          Mateus

          O problema não é da Galp. É dos países do ocidente.
          Quando não interessa, são umas ditaduras e tal. Quando interessa, perde-se a moral e saca-se o que se puder.
          Já agora, os líderes ocidentais já acabaram de beijar a mão ao príncipe da Arábia?? Tão bonito vê-los beijar a mão de um ditador. Fiquei emocionado.

          1. Avatar de Tretada
            Tretada

            Fiquei esclarecido… é então suficiente para o desculpabilizar.
            Já agora, eu nem toquei na palavra “ditadura”, tal admissão foi inteiramente sua mas parece que tal… também não lhe interessa já que sacou do que pôde para, em defesa de tal… regime, atacar o ocidente… essa terra de malvados onde há democracia e liberdade!

    2. Avatar de José
      José

      Ui que há de tropas por lá! Pena é que espalhem morte em vez de democracia!

      1. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
        SouHumanoNaoOcidental

        Lamento desaponta-lo, mas não existe nenhum país verdadeiramente democrático.
        E não podemos aplicar a 100% um modelo de governação de um país X noutro país Y porque existem variáveis como a língua, cultura e religião que são necessárias serem respeitadas para que não haja colapso do modelo de governação importado do país X.
        Por último as ditas democracias ocidentais, nem a 100 anos atrás eram ditaduras que replicaram no resto do mundo e que hoje se vê que foram nocivas a evolução de outros povos.
        O exemplo de Portugal põe exemplo que impões a sua língua e tentou destruir as culturas e religião de povos que conquistou provocou ruturas no desenvolvimento que estava a acontecer, com as suas especificidades regionais, nos povos conquistados.
        Essa intromissão de países europeus nos povos não europeus são a base dos problemas atuais que acontecem no planeta.
        Basta pensarem apenas nisto: não acham estranho países como Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné, São Tomé, Brasil e Timor, países fora d Europa que tenham como língua oficial o português em vez das línguas nativas dos povos que lá viviam?
        Só esta questão linguística é suficiente para nos fazer pensar se somos realmente uma democracia.

    3. Avatar de Tretada
      Tretada

      Felizmente na China já não é preciso mobilizar as tropas… a “democracia” já por lá está bem espalhada. Está tão bem espalhada que não há cidadão que não se sinta abraçado por ela… num abraço tão caloroso e reconfortante que ninguém sequer sonha em escapar-lhe. A China gosta tanto de dar estes calorosos e reconfortantes abraços aos seus cidadãos que até se dá ao esforço de saber sempre onde está toda a gente para que a qualquer momento os possa abraçar e reconfortar ou até mesmo levá-los abraçados e reconfortados para os muitos alojamentos luxuosos que lhes tem especialmente reservados quando se portam especialmente bem… alguns desses luxuosos alojamentos situam-se mesmo em paradisíacos locais de sonho cheios de magia e passarinhos sempre a cantarem, onde são forçados a apenas serem felizes e comerem as mais sofisticadas iguarias. Que sonho de país a China, que afortunados cidadãos os chineses!!!

      1. Avatar de Hacker Alhinho
        Hacker Alhinho

        Durante quantos anos lá viveste?

      2. Avatar de MLopes
        MLopes

        é melhor viver como os chineses que descreves ou morrer? é que morrer tem sido o que tem acontecido a quem tem sido alvo do “espalhar a democracia” levado a cabo elos eua.
        de modo algum estou a defender ditaduras mas há que abrir os olhos e ver o mundo e os factos tal como eles são. ahhh e deixar a televisão… 😉

        1. Avatar de Tretada
          Tretada

          É melhor viver em Portugal do que correr o risco de inadvertidamente pôr o pé em falso e ser levado num caloroso e reconfortante abraço para um daqueles luxuosos alojamentos especialmente reservados para quem se porta especialmente bem!

          Quanto ao resto do seu comentário… não passa de anti-ocidentalismo que tem os EUA como alvo do costume fazendo ao mesmo tempo por ignorar todas as injustiças que se vivem na China ou que cada vez mais a China se tenta impor pela força até mesmo militarmente e em várias frentes. Sabe bem a que me refiro, cada vez mais países asiáticos se queixam da China e do seu expansionismo por via da intimidação militar. Qualquer dia a coisa ainda dá seriamente para o torto e aí quero ver se os tão entusiastas pró-China continuam a ter a mesma predisposição para a defender.

      3. Avatar de Uddu
        Uddu

        Nota-se que vês bastante propaganda Europeia e Americana… Usares o cérebro para pensar, estudar e colectares informação por ti próprio é que não… Ainda ficavas a saber que afinal és só mesmo parvo

    4. Avatar de MLopes
      MLopes

      agora é que disseste tudo!

  3. Avatar de Gambito do Rei
    Gambito do Rei

    mais dinheiro para material bélico

  4. Avatar de Rrrrrrrrrr
    Rrrrrrrrrr

    lá vai o ouro desvalorizar portanto.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Provavelmente. Muita da valorização do ouro deve-se à compra do mesmo por parte da China. Ao terem ouro nativo, deixam de ter necessidade de importar.

  5. Avatar de VanHurter
    VanHurter

    Bey bey dollarus, isto + fintech + brinkings + elites com medo da América prender os seus dollarus = Fim do império americano que vive a soro dos dollarus.

  6. Avatar de Eu
    Eu

    Nem daqui a milhões de anos, vai poder existir mais do que 21 milhões de moedas Bitcoin.
    Faça as contas. O que vai valer mais. O ouro ou o Bitcoin?
    Seja inteligente.

    1. Avatar de O-das-CAldas
      O-das-CAldas

      Parvoíce. Do ouro extraído, cerca de 50% é usado em joalharia, 10% na industria e 40% vai para reserva de valor e de suporte a aplicações financeiras.
      Em cada ano são extraídas entre 3.200 a 3.300 toneladas de ouro. A jazida de que se está a falar é de 1.000 toneladas, a 2 ou 3 km de profundidade, mas não se diz em quantos anos é extraído, supõe-se que muitos, o que em nada afeta a extração anual habitual.
      Quanto às BTC:
      – Também têm valor intrínseco, pode-se usar metade em joalharia e na indústria?
      – Sendo certo que não vai valer zero, até porque incorpora atualmente um elevado valor de custo para ser produzida (eletricidade, sobretudo), quando a bolha da BTC rebentar, mais uma vez (e, eventualmente, voltar novamente a encher e a rebentar) vai valer quanto?
      – Relativamente às 21 milhões de BTC, mesmo supondo que todas estavam em uso para transações e reserva, qual é o problema em fazer as transações em frações de BTC, como atualmente acontece, mantendo o valor da unidade? O valor é o que for dado pela procura – até acabar a fantasia.

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Ninguém faz transações baixas em BTC, é apenas usada para reserva de valor. E sim, vai continuar a ser volátil mas por isso é que consegue entre ciclos ganhos superiores a qualquer activo em circulação.

        1. Avatar de O-das-CAldas
          O-das-CAldas

          Se os sistemas de pagamento com BTC são usados ou não é outra coisa. Chicago anunciou um sistema de pagamentos em criptomoedas, de impostos e serviços municipais (com o PayPal a intermediar e a cobrar taxa de transação), pagos pelos moradores em criptomoedas e que entram nas contas da cidade em USD$. Um sistema de pagamentos universal em criptomoedas, que dispensava os bancos e comissões, e por isso todos iam querer, é que é mais uma fantasia.

      2. Avatar de Eu
        Eu

        Parvoíce. LOL
        É só mesmo uma questão de tempo. Há coisa mais ou menos uns 15 dias, bitcoin ultrapassou (se bem que por pouco tempo) a prata. Não esperes sentado.
        A internet não esquece e estarei por cá para te fazer lembrar.

        1. Avatar de O-das-CAldas
          O-das-CAldas

          Era a bolha, meu Deus era a bolha …
          Era a coisa qu’eu mais adorava! 🙂
          Acredita em fantasias e não te precates e vais ver o tombo que levas.

          1. Avatar de joao
            joao

            Nao leva tombo nenhum…
            Sim, vai cair daqui a uns meses, e depois vai subir de novo, e depois vai cair daqui a uns anos, e depois vai subir de novo… etc etc etc…..
            E nos entretantos, paises e governos e instituicoes financeiras comecam a usar….
            Abram a pestana………

    2. Avatar de trolha333
      trolha333

      chiuuuu… aqui é só iluminados. Não fales em esquemas….
      isso é pra lavar dinheiro e traficar droga! está prestes a morrer!!!
      isso não serve pra nada, não tem valor nenhum…. hiper bolha!!!
      ahahahahahah

        1. Avatar de altafara
          altafara

          jura que há lavagem de dinheiro com criptos, Einstein?
          desculpa lá mas nesta altura do campeoonato dar relevo a isso é a mesma coisa que dizer: olhem para mim que sou vesgo!
          deves andar distraído e não perceber o percurso do comboio… além de que ali trolha foi obviamente irónico !

  7. Avatar de Ricardo IT
    Ricardo IT

    E a altura de mudarem todos para linux, mais seguro e muito melhor em tudo.

  8. Avatar de Zé

    Não acho nada assim tão extraordinário. A China tem cerca de 17% da população mundial e “só” produz cerca de 10%, mesmo sendo uma enorme potência industrial, segundo dizem.
    Além disso, ter o outro no subsolo é uma coisa, tê-lo cá fora é outra. Haverão certamente desafios técnicos, geológicos e de mão de obra para o explorar. OK, a China tem mão de obra para dar e vender, mas mesmo assim.
    Seja como for, terão agora acesso a ouro barato para a industria se o minerarem no próprio país e com os custos baixos que têm. Apesar de poder haver um arrefecimento do mercado de ouro para divisa a procura de ouro para a industria continua a crescer.

  9. Avatar de Vítor Neves
    Vítor Neves

    Só gostava de saber o que são toneladas métricas… Quanto ao ouro, há mais para descobrir.

    1. Avatar de O-das-CAldas
      O-das-CAldas

      Tonelada (ton), unidade de peso igual a:
      – 907,18 kg (2.000 libras nos Estados Unidos (tonelada curta)
      – 1.016,05 kg (2.240 libras no Reino Unido (tonelada longa), que, entretanto, já adotou o sistema métrico
      – 1.000,00 kg (2.204,6 libras) – a tonelada métrica do sistema internacional de medidas 🙂

  10. Avatar de André
    André

    E bitcoin? quando descobrem uma jazida escondida para passarem a ser mais de 21 milhoes?

  11. Avatar de U Kareka
    U Kareka

    “Assim sendo, as descobertas contribuem para um novo aumento do preço do ouro, …” Então quando há mais oferta os preços não descem? Ou só são os preços do Agricultor, pescador, que descem quando se produz/pesca mais uns Kg?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Depende da necessidade do chulão na altura da chulice.

  12. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Bolas… por isso é que o valor do outro não tem subido!

  13. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Nunca gostei de ouro. Sempre achei foleiro! Mas sempre a China, são os donos disto tudo!

  14. Avatar de semerodk
    semerodk

    …e há cada vez menos Bitcoins.

    15 milhões hoje em dia. Em 2009 eram 21 milhões.

  15. Avatar de Luis
    Luis

    Isso deve ser mentira dos chineses para comprarem ouro mais barato. Ninguém vai lá verificar a autenticidade dessa informação. Já não é a primeira vez que mentem. A mim não me convencem.