China reforça domínio: mil milhões de dólares para extração de lítio na Bolívia

15 Comentários

Apesar das barreiras erguidas pelo ocidente, a China está a trabalhar, no sentido de reforçar o seu domínio em matéria de carros elétricos. Em mais um passo, o consórcio chinês CBC construirá duas centrais de extração direta de lítio, na Bolívia, investindo pelo menos mil milhões de dólares.

Lítio

O consórcio chinês CBC, do qual faz parte a CATL, assinou um acordo com o governo da Bolívia para a extração de lítio. Nos termos do acordo, a CBC construirá duas centrais de extração direta de lítio, investindo pelo menos mil milhões de dólares. O governo boliviano deterá uma participação de 51% das instalações.

O projeto ficará localizado no Salar de Uyuni, no sudoeste da Bolívia. Este integra o triângulo do lítio, que é partilhado entre a Bolívia, o Chile e a Argentina.

Este contrato de serviço dará origem a um projeto final para engenharia, construção, operação e manutenção de uma central que produzirá 10 mil toneladas de carbonato de lítio por ano e outra central que produzirá 25 mil toneladas de carbonato de lítio para baterias por ano.

Informou Omar Alarcón, diretor da empresa estatal de lítio da Bolívia, YLB, durante uma conferência de imprensa, partilhando que “as centrais de extração da CBC serão baseadas na sua tecnologia”.

O investimento de mil milhões de dólares representa o custo inicial de construção da CBC, que construirá “a seu próprio custo e risco”.

O consórcio chinês estima que os seus planos de extração produzirão 35 mil toneladas métricas de lítio por ano, segundo a Reuters.

As centrais de extração de lítio na Bolívia dariam aos fornecedores chineses de carros elétricos, como a CATL, que fornece baterias, uma vantagem, relativamente ao mercado norte-americano.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Desde que nao invistam na Europa está tudo bem.

    1. Avatar de JL
      JL

      Nem mais, na Europa incentivam os combustíveis fósseis, que nem os têm, foram só 42 mil milhões.

      1. Avatar de O-das-CAldas
        O-das-CAldas

        42 ml milhões referentes a quê?

        1. Avatar de JL
          JL

          Subsídios aos combustíveis fósseis.

          1. Avatar de O-das-CAldas
            O-das-CAldas

            Fonte, para se perceber?

          2. Avatar de JL
            JL

            https ://auto.sapo.pt/noticias/671a4b0f810986099424ecd0/quanto-mais-polui-mais-recebe-subsidios-da-ue-a-automoveis-a-combustao-de-empresas-valem-42-mil-milhoes-de-euros-por-ano

          3. Avatar de O-das-CAldas
            O-das-CAldas

            O que são, então, os 42 mil milhões:
            “Os carros da empresa são vistos como vantagens fornecidas aos funcionários como parte de seu salário. Embora sejam parcialmente destinados a viagens de trabalho, eles também têm uso particular – como seja deslocações – para benefício do motorista. A T&E (Federação Europeia dos Transportes e Ambiente) encomendou um estudo à ERM quantificando os subsídios que os motoristas de automóveis de empresa recebem por esse uso privado.”
            E é isto, o valor estimado pelo uso particular de carros de empresa a combustíveis fósseis – foi estupidamente batizado de subsídios aos combustíveis fosseis.

          4. Avatar de JL
            JL

            E não leu o que tem antes ?

            “Por outro lado, o estudo indicou que, ao olhar para os automóveis a gasolina mais vendidos por segmento, os condutores de veículos de empresa recebem, comparativamente a um comprador privado, um benefício fiscal médio anual de 6.800 euros. Este benefício pode atingir os 21.600 euros para veículos altamente poluentes do segmento E, maioritariamente SUV – quanto mais CO2 o carro emite, maior será o subsídio aos combustíveis fósseis que recebe, destacou o relatório.”

            Estão a falar de benefícios fiscais.

          5. Avatar de O-das-CAldas
            O-das-CAldas

            E daí?
            “Os condutores de veículos de empresa” são aqueles a quem são atribuídos carros de empresa. Tal como referi, o uso privado desses veículos foi avaliado como dando-lhes um beneficio – fiscal – de 42 mil milhões, do que se tivessem que comprar e usar carros próprios.
            E que é que isso tem que ver com subsídios aos combustíveis fósseis?
            O que a tal Federação dos Transportes e Ambiente acha mal é porque devia ser-lhes dado um carro de serviço BEV, em vez de um com motor de combustão ou um PHEV. Enfim, demagogia.

          6. Avatar de JL
            JL

            Não sabe ? Como são dados estes benefícios fiscais ? Não é na redução e sedução de impostos tanto nos carros como nos combustíveis ?

  2. Avatar de O-das-CAldas
    O-das-CAldas

    O Chile, a Argentina, e a Bolívia são os países com maiores reservas de lítio em salar (grandes lagos salgados, salmoura), a que se junta o Peru.
    O link é de um bom artigo sobre a dificuldade da sua extração (que é diferente da extração em minas) e das consequências ambientais.
    Relativamente à Bolívia, sabe-se que foram assinados acordos com empresas chinesas e russas, mas ninguém os conhece, nem mesmo o Congresso.
    https://dialogue.earth/pt-br/negocios/382327-comunidades-bolivia-boom-litio-america-latina/

  3. Avatar de PoiZé
    PoiZé

    A China a dominar o mundo… E ninguém quer saber! Ou se querem… nada fazem!
    Das industrias primárias, às empresas de água e Luz, construção civil,… ,… o hemisfério sul é controlado pela china.
    No hemisfério norte… é parecido mas ainda é mais tabu falar disso!!
    Até divida publica portuguesa (e não só) eles compraram!! Que é como quem diz… São parcialmente donos de Portugal (e de muitos outros paises)
    Só não vê quem não quer!!!

  4. Avatar de luis nascimento
    luis nascimento

    e põr aqui temos litio e andam esses puristas do ambiente a dizer que não se pode explorar. depois usam telemoveis e defendem os carros eletricos.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Quanto mais tarde o extraírem mais ele vale.