Elon Musk quer lançar o seu próprio estúdio de videojogos para combater as grandes empresas

23 Comentários

Elon Musk parece estar a preparar-se para entrar na indústria dos videojogos. O magnata anunciou, no X, que pretende criar um estúdio de videojogos com a xAI, conhecida pelo desenvolvimento do modelo de IA Grok. O objetivo? Desafiar o domínio das grandes empresas na indústria.


Embora muitos dos comentários de Elon Musk devam ser interpretados com cautela, o histórico do empresário demonstra que, quando decide algo, raramente desiste até concretizar os seus planos – independentemente das consequências.

O comentário que desencadeou o anúncio de Musk

A ideia de Musk surgiu como resposta a uma publicação de Billy Markus, o criador da criptomoeda Dogecoin, que criticou o que considera ser manipulação ideológica por parte de estúdios de videojogos e da imprensa especializada. Markus apontou que esta manipulação prejudica a essência da comunidade gaming, tradicionalmente contra práticas gananciosas.

Os gamers sempre foram trolls, anti-ganância, anti-bullshit. Os gamers sempre rejeitaram as bullshits manipuladoras e sabem distinguir quando alguém é um outsider poser. Porquê entrar na bullshit?

Comentou Markus. Elon Musk, atento à publicação, não hesitou em expressar o seu apoio à ideia, declarando que “demasiados estúdios de jogos estão nas mãos de grandes corporações”. Foi nesse contexto que Musk anunciou:

A xAI vai lançar um estúdio de jogos de IA para tornar os jogos bons novamente!

Esta declaração não esteve isenta de conotações políticas, com o magnata a usar o termo “to make games great again”, uma expressão que ecoa o slogan de Donald Trump, “Make America Great Again”.

IA e o futuro dos videojogos

Até ao momento, Musk não revelou pormenores concretos sobre o projeto ou como planeia integrar a IA no desenvolvimento de videojogos. No entanto, é evidente que a utilização de IA nesta indústria tem vindo a ganhar tração, especialmente com o avanço dos modelos generativos.

Estas tecnologias têm permitido criar elementos como personagens, cenários e até histórias de forma semiautomatizada, algo que começa a ter impacto direto na experiência dos gamers.

Apesar do entusiasmo em torno da IA, o tema não está isento de controvérsias. Em 2023, por exemplo, o Steam proibiu a publicação de videojogos que utilizassem ativos criados por IA generativa. A medida visava evitar problemas relacionados com a propriedade intelectual dos conteúdos gerados. Contudo, esta decisão foi revertida mais tarde, sendo agora obrigatório que os criadores informem os utilizadores sobre o uso desta tecnologia.

Conseguirá Musk realmente revolucionar a indústria dos videojogos ou este será apenas mais um projeto ambicioso que não sai do papel?

 

Leia também:

Elon Musk “não sabe como fazer uma bateria”, alertou o fundador da CATL

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Ou seja, Inception – criar um grande estúdio de videojogos para combater os grandes estúdios de videojogos.

    1. Avatar de Joao M.
      Joao M.

      Pode ser algo disruptivel como foi a Tesla ou até SpaceX. Cria-se algo que vai despoletar uma adaptação do ecossistema. A Tesla, quando apareceu e a forma como atuou/atua na area dos EVs fez com que as empresas “confortáveis” tivessem de se adaptar rapidamente ou ficarem para trás. Quem diz Tesla diz BYD e outras chinesas.
      O mesmo com os videojogos. As grandes empresas de videojogos já começam a ter problemas a competir com algumas indie/boutique devido à qualidade dos jogos que estão a ser lançados do lado Indie (mesmo que early access durante anos, como Satisfactory – até ir live em Setembro passado).
      As grandes empresas estão presas (por escolha própria diga-se) às correntes da opinião publica e agora estão com problemas – como os temas relativos a ideologias, -ismos, woke, etc.. E os gamers não perdoam. aliás, o consumidor final não perdoa (não comprando) e no caso de gamers, são mais vocais nos foruns – basta ver os comentários a jogos e o resultado desses lançamentos no STeam – em que jogos tiveram o envolvimento da consultora “Sweet Baby Inc”.

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        +1

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Fair point

    2. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Fará o que sabe de melhor, fazer promessas infundadas, angariar dinheiro e apresentar uma versão beta, isto se criar uma empresa de raiz, se adquirir uma, será igual ao X. Os jogadores em seguida melhoram o jogo e ele aumenta as promessas. Apesar de pagarem nunca serão donos do jogo, mas isto já todas as empresas de jogo fazem. Só tenho uma dúvida, na força de implementar liberdade de expressão/ liberdade de Jogo, com pagamentos os futuros jogadores podem usar cheats, fico à espera.

  2. Avatar de ramiro
    ramiro

    Até pode ser interessante.. a ver vamos.

  3. Avatar de troca
    troca

    Combater as grandes empresas???
    Ora bolas…
    Se fosse para fazer jogos de jeito, coisa que hoje praticamente não existe…

  4. Avatar de eu
    eu

    TEM QUE FAZER TUDO DE BOM NUMCA PARA COMBATER NINGUEM. SOMENTE PARA QUEM INVADIR O PAÍS DOS OUTROS.

    1. Avatar de Someone
      Someone

      senta e respira…agora escreve devagar e com virgulas…

      ’tá muito nervosa você

  5. Avatar de PTO
    PTO

    Mais um devaneio do egocêntrico patológico.
    Não é para ser levado a sério.

  6. Avatar de MLopes
    MLopes

    sim porque o universo de empresas do musk não são grandes corporações e ele nem é o mestre da bulshit político ideológica.
    venham daí mais uns players no mundo da manipulação…

  7. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Não deve ser muito difícil tentar fazer menos pior que a Sony ou que a Ubisoft!

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Já outros tentaram e fizeram bem pior que a Sony e a Ubisoft.
      Para se se produzir bons jogos é preciso muito mais do que apenas dinheiro.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        subcontratar empresas de dev na polonia e em malta não ajuda 😉

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Isso é um exemplo de quem tem dinheiro e não sabe o que fazer com ele. Faça alguma coisa útil para as pessoas menos afortunadas ou pelo meio ambiente e não só para os ricos…ele não pode ver ninguém fazer nada que ele se sente incomodado. Muito mimado!!!⁴
      Um verdadeiro bobalhão!

      1. Avatar de Sf
        Sf

        Socialista aqui

  8. Avatar de careca
    careca

    E’ tudo muuuiiito interessante este assunto dos videojogos, talvez para as empresas que os lançam. Dá-me ca um bocejo…

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Ai que benemérito que é este fulano!!!! Se calhar já vai deixar a ex-mulher ver os próprios filhos……. de tão boa pessoa que ele é!!!!!

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Ele é tão benemérito que até o pai dele o odeia.

  10. Avatar de semerodk
    semerodk

    O Musk já vive no seu próprio mundo virtual. No mundo real não faz nada de jeito.

    1. Avatar de iDespairing
      iDespairing

      Sempre disseram quem quer se meter em tudo, acaba por não produzir nada de jeito.

  11. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Se for como a Tesla será um estúdio que lança videojogos cheios de bugs. O Idiota MOR pensa que vai ter trabalhadores a receber menos de 2000 euros mas nunca tal vai acontecer.