elementary OS 8: substituto inteligente do Windows e macOS

26 Comentários

O Windows 11 é provavelmente o sistema operativo mais completo da atualidade. Mas há alternativas igualmente fantásticas e a custo zero. Uma das nossas sugestões é o elementary OS, uma distribuição baseada no Ubuntu e direcionada para desktops. Conheça o que traz o elementary OS 8.

elementary OS 8: substituto inteligente do Windows e macOS


Há distribuições Linux… e distribuições Linux! Dentro das mais populares, funcionais e elegantes, encontramos o elementary OS.  Esta distribuição tem um fantástico look and feel e garante um bom desempenho das máquinas.

O que há de novo no elementary OS 8

O novo elementary OS 8 tem como base o Ubuntu 24.04 LTS e por isso “herda” o kernel Linux 6.8, systemd 255, Mesa 24.0 Outra característica interessante é o facto de ter suporte por 5 anos, ou seja, até 2029.

Com foco na segurança e privacidade, esta nova versão “cria uma sessão segura que garante que as aplicações respeitam a sua privacidade e exigem o seu consentimento”, “uma nova Doca com multitarefa produtiva e capacidade de gestão de janelas” e “capacita a comunidade através do Design Inclusivo”.

elementary OS 8: substituto inteligente do Windows e macOS

Se procura uma distribuição elegante, estável e com bom suporte, experimente esta nova versão do elementaryOS e deem-nos o vosso feedback.

elementary OS 8: substituto inteligente do Windows e macOS

O elementary OS vem com uma seleção cuidadosa de aplicações que atendem a todas as necessidades do dia-a-dia. Destaque ainda para a AppCenter que disponibiliza várias aplicações Código Aberto para o elementary OS. Conheça, em detalhe, todas as novidades aqui.

EOS 8

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Danyyel
    Danyyel

    Alguma distribuição mais recomendável para funcionar com o domínio do Windows?

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      O Mint é mais fácil tal como o MX Linux (não precisas de mexer no terminal de comandos).

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Mint é super leve e muito bom.

  2. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    A única razão de não usar o Elementary é não suportar o Revit LT. Porque é incrivelmente fácil e práctico de trabalhar

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Artigos linux sem comentarios, ninguem usa. Nem o league of legends corre em linux

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Não fales do que não sabes pois demonstra uma grande falta de conhecimento. Se não gostas do Linux vai usar o que gostas.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Isso não funciona, jogos com anti cheat não correm em linux. Não presta e so para totos e nerds e mesmo esses ja preferem usar um SO a serio como windows ou mac

        1. Avatar de joãoW
          joãoW

          Oh Rui vai mas é apanhar morangos…Nunca usas-te Linux e vens aqui mandar uns bitaites.

    2. Avatar de SETIRB
      SETIRB

      Deves experimentar antes de comentares.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Experimentar algo limitado que não serve para nada? Acorda pa vida

        1. Avatar de Nirelle
          Nirelle

          Deves estar a falar do Windows? Certo? O único SO mais limitado de sempre e precisa do Linux para continuar a evoluir. Se fosse bom não iria precisar de meter o “sudo” no seu sistema,

  4. Avatar de Galaxy
    Galaxy

    No dia em que as distribuições suportarem a instalação dos exe (sem emuladores), adeus Windows.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      – Wine;
      – Bottles;

    2. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Sabes que há distro (debian/ubuntu) que têm o “.deb” que é quase como o “.exe”. Já agora nunca vai existir forma de o “.exe” de funcionar nativamente no Linux pois a Microsoft é dona da extensão “exe”

    3. Avatar de joãoW
      joãoW

      O exe é windows, nunca vai funcionar em Linux ou em MAC. Cada sistema é diferente e tem as suas próprias formas de instalar as coisas.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Não existe uma distro que tem por base o windows e corre nativamente .exe?
        Aquilo por questões de direitos de autor está sempre na versão beta…

      2. Avatar de Realista
        Realista

        É o ReactOS mas não é linux é windows em open source xD

  5. Avatar de Realista
    Realista

    Por isso é que ontem tive um system software update… estava na 7.3

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Descobri hoje que estou na versão 7.1 uma vez que o Elementary OS não atualiza para a versão seguinte 🙁

  6. Avatar de jedi
    jedi

    elementaryOS, mais para que usou macOS como snow leopard.

    Para macOS mais recente, como substituto qualquer distro que use Gnome como “interface gráfica”.

    E não é um substituto para quem usou windows.

    Usem ubuntu.

    se querem em termos visuais semelhante ao windows, Kubuntu .

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Falas em Kubuntu que usa o KDE que é um valente problema para novos utilizadores. Acho que o Gnome, Xfce e mate são mais faceis de usar para que está a dar os primeiros paços. Em relação a usar ubuntu não recomendo pois tem que se ligar a firewall usando o terminal de comandos. No Mint e MX Linux usa-se uma app tal como no Windows.

      1. Avatar de joãoW
        joãoW

        Não é preciso usar o terminal para ligar a firewall. Só instalar o ufw gui. De qualquer forma não é preciso activaresa firewall, o próprio kernel Linux já tem regras implementadas que dispensam essa activação, só em ambientes empresariasi é que talvez precises de activar por causa de abrir/fechar algumas portas.

        1. Avatar de Nirelle
          Nirelle

          Pois pois mas então porque é que vem desativada? Se tu não a ativas é contigo mas sofres a consequências. Eu ativo sempre não vá o diabo tece-las.

  7. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Não é preciso usar o terminal para ligar a firewall. Só instalar o ufw gui. De qualquer forma não é preciso activaresa firewall, o próprio kernel Linux já tem regras implementadas…. DEPOIS DIZEM QUE O LINUX É COMPLETO, INTUITIVO E DIRETO! PARA QUÊ CHATEARMO-NOS QUANDO TEMOS O WINDOWS?

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Só no ubuntu é que é preciso. AS OUTRAS DISTROS VÊM COM APPS DE FIREWALL. Ninguém te está a forçar mas espero que tenhas dinheiro para comprar um PC por ano pois é o que te espera no Windows.