Exército Português aposta em tecnologia 4G e 5G para operações

38 Comentários

O Exército Português vai avançar com dois projetos para modernizar as suas comunicações, integrando redes 4G e 5G em operações de apoio civil e segurança militar. Os projetos destacam-se pela inovação tecnológica e sustentabilidade, reforçando a autonomia operacional.


Na conferência da ANACOM dedicada ao 5G em Ação, o Tenente-Coronel Ângelo Silva, chefe da repartição de comunicações da Direção de Comunicações e Informação do Exército, apresentou dois projetos de grande relevo para a modernização tecnológica das Forças Armadas.

Exército Português: 2 projetos: Operações de Apoio Civil e Segurança das Unidades Militares

O primeiro projeto foi dedicado às Operações de Apoio Civil, uma das mais importantes missões do Exército. Para lidar com desastres e emergências, o Exército irá adquirir duas “bolhas” táticas: uma versão portátil, transportável por um militar a pé, e outra instalada em veículos atrelados a geradores. As bolhas operam como redes privadas 4G e 5G (atualmente disponível apenas na versão de veículo atrelado) e têm como função assegurar comunicações robustas, fundamentais para o comando e controlo em cenários adversos. Para além de serem desenhadas para resistir a condições extremas, estas bolhas terão sistemas integrados que suportam serviços de chamadas de voz, vídeo, dados móveis e geolocalização, promovendo a coordenação em operações de grande escala. Para garantir a operação contínua, as soluções energéticas incluem baterias recarregáveis e geradores de energia.

O segundo projeto incide sobre a Segurança das Unidades Militares, utilizando o 5G como pilar central. Inspirado pelo regulamento da ANACOM de 2020 (relativo à atribuição de direitos de uso de frequências para tecnologias 5G), que possibilita a instalação de estações em infraestruturas militares, o Exército iniciou a implementação de células macro e micro 5G, em colaboração com operadores nacionais, contando também com apoio financeiro e técnico do PRR e da AMA, respetivamente. Este sistema reforça a vigilância e a proteção de infraestruturas críticas com uma abordagem inovadora que integra sensores, câmaras de videovigilância e drones.

Os sensores são distribuídos pelo perímetro das unidades e conectados a uma consola central que permite realizar ações de monitorização em tempo real. Na prática, quando uma intrusão é detetada, os militares podem visualizar a área e ativar um drone para investigar o local antes de enviar uma equipa de resposta. Estas unidades autónomas de vigilância aérea são equipadas com docking stations para carregamento automático, permitindo realizar operações contínuas.

Além de reduzir os custos operacionais e melhorar a segurança, esta tecnologia oferece vantagens como a monitorização de áreas de difícil acesso e tem capacidade para realizar análise prévia de ameaças, garantindo que as equipas no terreno estão devidamente preparadas.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    Sim começa a preparar o material que com o Gouveia e Melo os sapinhos todos vão para a guerra, coxos e com ideias dementes. Vai ser bonito o exército de sapinhos a cumprirem o serviço militar obrigatório que vai ser instituído.

    Eu devo ir para a marinha porque sie nadar e uso linux logo perfeito para um submarino barracuda cheio de ferrugem…

    Agora a sério. Já começaram a pensar nisso? Tanto conhecimento aqui, acho que vamos logo todos para o sector tecnológico mais avançado de ponta da NATO. MAI NADA!!

    1. Avatar de domdiego
      domdiego

      E desde quando é que o Presidente da República governa?

      1. Avatar de maxapadajá
        maxapadajá

        Ele não governa, mas mete-se por becos e mostra onde os antepassados foram enforcados e uma semana depois cai um governo de maioria absoluta. Esse poder é único e num militar é melhor fugires. Já me estou a preparar para a guerra, camuflado tablet militar, smartphone de guerra e relógio daqueles que passa um camião por cima e fica intacto. Pela pátria marchar ou talvez fugir…

        lalala

        1. Avatar de Zé

          Não quererás dizer que um presidente aguenta um primeiro ministro durante 8 e que após haver maioria absoluta já não havia nada para manter quando em pouco mais de um ano já tinham trocado quase metade do executivo e o PM se demitiu?
          Assim és capaz de ter razão.

          1. Avatar de maxapadajá
            maxapadajá

            Não não, ele foi ao beco onde os Távoras foram enforcados uma semana antes do Costa se demitir. Ele avisou.

            Mas vais perceber isso mais cedo do que pensas. Vocês brincam e votam (quando votam) à doida e depois um dia vai vos chegar ao pêlo e não é nada das choraminguices que se queixam de bébés chorões, é mesmo com mísseis na cabeça, aí depois dizes que a culpa é de quem dizia o que tu e muitos aqui dizem. LOL

          2. Avatar de Zé

            Cruzes canhoto. Temos novo Michel de Nostredame.

    2. Avatar de lusos
      lusos

      O País precisa urgentemente de um sistema Operativo!

      Tem que ser criado e configurado cá, com o maximo de segurança possivel.
      Desse projecto depois nascem milhares á volta, o das comunicações,etc é outro mercado.

      Portugal, tem que ter um SO também para sistemas embebidos,e é esse sistema que pode correr nos dispositivos de comunicações, obviamente.

      Porque os sistemas de comunicações 3/4/5g são um queijo suiço!!!!!!
      Correm android, e são um perigo a nivel de segurança.

      A Termos sistemas de comunicação 3/4/5g deverá correr o nosso SO, e não um externo.
      Deverá incorporar a nossa tecnologia de encriptação e não a dos outros,etc.

      Caso contrario estamos a ajudar o enimigo, porque estamos a adicionar cavalos de troia dentro do País.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Lusos, Portugal precisa de um sistema operativo?
        Vou já nomear uma comissão de inquérito e um grupo de estudo para estudar essa situação.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Militares a utilizarem tecnologia 4G e 5G desenvolvida para uso civil, uma tecnologia que nunca será verdadeiramente segura porque quem a desenvolve quer fazer espionagem tanto interna como externa (a outros países), isto só mostra o quão mau anda o exército que nem sabe este básico.

    Se precisam deste tipo de capacidades têm de recorrer a empresas do género L3Harris e outras similares, que dispõem de soluções para as forças militares, ou que conseguem desenvolver soluções realmente adequadas e pelo menos um pouco menos inseguras que as comunicações para as redes civis.

    1. Avatar de Zé

      Vão contratar a meo… ajuda a compensar a perda de clientes para a digi.
      Isto num país onde existe internet social financiada pelo estado que é mais cara e tem muito menos dados que uma oferta comercial que não é financiada. Carneiro amigo…. andamos todos ao mesmo!

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      O 4G e o 5G foram desenvolvidos de tecnologia militar.
      Nos anos 80 começaram a aparecer as redes de comunicação em alta frequência nos exércitos da NATO.

  3. Avatar de Zé

    Vão avançar com compra de equipamento porque o almirante precisa de quem faça donativos para a campanha eleitoral.

    1. Avatar de maxapadajá
      maxapadajá

      ri-te ri-te que depois vemo-nos na chamada militar obrigatória.

      1. Avatar de Veritas
        Veritas

        Lá irão os floquinhos de neve derreter…lol

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          hahahahaahah boa boa . Na primeira formatura superior a 20 mn, tombam.

      2. Avatar de Zé

        Acho que já não lá vou 😀
        De qualquer forma, não acho que seja necessário o serviço militar obrigatório. Se derem boas condições aos militares, e possibilidade de carreira a médio/longo prazo, não faltará gente para ir. Isso, e escolher, manter e promover as pessoas por competência e capacidade. Mas isso já é problema abrangente da esfera pública.

        1. Avatar de maxapadajá
          maxapadajá

          Tu não vais, mas vais estar em casinha quando levares com um míssil pela janela. ao menos nós, aqueles que ainda têm idade para combater vamos para os navios e submarinos e estamos em bunkers (alguns), tu já fostes como diz o outro.

          Continua a rir que às tantas o míssil cai quando estiveres a ver o “Isto é gozar com quem vai para a tropa” ou algo parecido na altura apresentado pelo Fernando Rocha.

          1. Avatar de Historiador
            Historiador

            “Nós”???
            Para que saibas, ainda não é possível ingressar nas Forças Armadas com idade inferior a 18 anos, muito menos com 12 anos. Mas nunca desistas dos teus sonhos, ok!

          2. Avatar de maxapadajá
            maxapadajá

            Estás a falar de ti?

          3. Avatar de Historiador
            Historiador

            @maxapadajá

            Não, porque ao contrário de ti cumpri serviço militar obrigatório tendo no final ingressado nos Comandos do Exercito Português como voluntário onde permaneci durante 4 anos e onde conheci muitos como tu que nem sequer conseguiram passar nas provas básicas de acesso.

          4. Avatar de maxapadajá
            maxapadajá

            Deves ser o Rambo lá do sítio, só te falta o “m”.

          5. Avatar de Historiador
            Historiador

            @maxapadajá
            Não existem “Rambos” nos Comandos Portugueses, existem sim os melhores amigos e camaradas que uma pessoa pode encontrar na vida. Os “Rambos” não terminam o curso.

      3. Avatar de sandocan 1.2
        sandocan 1.2

        pelos menos da minha parte amigos meus etc que estamos todos emigrados bem que podem chamar a esse pais por mim pode desaparecer quem eu tenho de defender sao as pessoas da minha familia nao um pais que nunca me deu nada

        1. Avatar de maxapadajá
          maxapadajá

          Estás onde já agora?

          1. Avatar de Sandocan 1.2
            Sandocan 1.2

            @maxapadajá

            Suíça

          2. Avatar de maxapadajá
            maxapadajá

            Sempre quero ver se a Rússia começar e invadir Polónias e Eslováquias se tu e os teus amigos não pedem logo um boeing ao Rangel para vos ir buscar LOL

          3. Avatar de Sandocan 1.2
            Sandocan 1.2

            Não te preocupes que eu não vou dar esse trabalho a esse país pequenino se tiver de defender e o que me deu a vida que tenho hoje, continua aí no país da Índia e roubalheira

  4. Avatar de Veritas
    Veritas

    Sempre será melhor do que os velhinhos PPRC425

    1. Avatar de Veritas
      Veritas

      Correcção:

      *PRC-425

  5. Avatar de Gervásio
    Gervásio

    Podiam usar soluções como Reticulum, que funciona perfeitamente tanto com Wifi, 5G, 4G, 3G, Radio Amador, Lora, praticamente tudo o que tenha um mtu superior a 500. @PedroPinto podiam fazer um artigo sobre isso. ; )
    https://reticulum.network/

  6. Avatar de Pastor
    Pastor

    Sempre a inovar na tugolandia e os visionários ainda metem em hipótese a chamada obrigatória. É muita Netflix nesses corpos sedentários.

  7. Avatar de nhecos
    nhecos

    Num hipotético cenário de conflito queremos mesmo estar dependentes das redes móveis?

    1. Avatar de maxapadajá
      maxapadajá

      Tanto podem salvar-te a vida como te podem comprometer, como tudo na vida há que saber o que são e saber usá-las para as podermos usar a nosso favor e estarmos cientes do perigo delas. Não é excluir logo e ir para o mato armado em “Bourne NuMato”.

  8. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Tem vantagens, utilização de rede instalada, desvantagens, segurança a implementar !

    1. Avatar de maxapadajá
      maxapadajá

      A maior segurança somos nós e o nosso conhecimento. Até porque para aproveitarmos estas tecnologias a 100% temos de as tornar inseguras para podermos atacar os outros ou tentar apanhar quem nos quer atacar baixando as defesas de propósito.

      Na guerra vale tudo!!!

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    A mim é que não me apanham a defender esta pocilga.
    Os políticos que mandem os filhos para a linha da frente já que são apenas eles que beneficiam do estado actual do país.
    O Martelo que mande para a guerra o filho aldrabão.
    Isto precisa de um reset.

    Aliás, provavelmente ia mas é alistar-me nas forças invasoras.
    Sempre podia servir de intérprete.
    Sou versado em linguas nacionais, internacionais e não só…

    1. Avatar de Sandocan 1.2
      Sandocan 1.2

      Es tu e são muitos já aí o amigo @ maxapadaja e o primeiro na linha da frente e ainda bem menos um

      1. Avatar de maxapadajá
        maxapadajá

        Eu sou patriota acima de tudo, mas se precisassem de mim para ganhar a guerra mais valia renderem-se. Ando aqui todo fodido, só mexo os dedos das mãos para vir aqui dar-vos maxapasjá, de resto nem me mexo LOL Tinham de me vir cá buscar hehe