Bluesky está na mira da UE! Rede social viola as normas de privacidade

31 Comentários

Muito por culpa de Elon Musk e das suas posições extremas, o Bluesky está a ganhar terreno. Esta rede social é o refúgio para muitos dos que fogem do X e do ambiente tóxico que muitas vezes ali encontram. Com este sucesso, o Bluesky acabou por cair na mira da UE, que acusa a rede social de violar as normas de privacidade.

Bluesky UE privacidade rede social

Bluesky está a ser investigada na UE

Milhões de pessoas decidiram deixar o X (antigo Twitter) para mudar para uma rede social alternativa chamada Bluesky. O êxodo é real e superou até aquela que parecia ser a alternativa mais popular à rede social de Elon Musk, a Threads.

Segundo um porta-voz da Comissão Europeia, Thomas Regnier, a Bluesky poderia estar a contornar as regulamentações de privacidade da UE. Com milhões de utilizadores já registados, mais de 22 milhões, a rede social enfrenta agora o seu primeiro grande desafio. Após analisar as políticas de privacidade da empresa, a Comissão Europeia confirmou que a Bluesky viola os regulamentos.

Especificam que “todas as plataformas que operam na UE devem ter uma página dedicada no seu site especificando quantos utilizadores têm na UE e onde a empresa está legalmente estabelecida”. Atualmente, a Bluesky não divulga estes dados em nenhum local do seu website.

Bluesky UE privacidade rede social

Rede social viola normas de privacidade

Por este motivo, decidiu-se mobilizar os 27 governos da UE para verificar se “encontram algum vestígio do Bluesky”. Procuram escritórios ou centros de dados, com o objetivo de fazer avançar a investigação dentro do espaço europeu.

Além disso, o porta-voz da Comissão Europeia indicou que, devido à sua atual base de utilizadores, a Bluesky não se enquadra na categoria de “Plataforma Muito Grande”. Esta categorização foi definida no DSA, pelo que, por enquanto, a plataforma não é obrigada a cumprir com os requisitos rigorosos que plataformas como o Facebook ou o X devem cumprir.

A Bluesky, por sua vez, não comentou as acusações e, por enquanto, continua a operar normalmente na UE. Na verdade, tanto a Comissão Europeia como a sua presidente, Ursula von der Leyen, já têm uma conta própria na plataforma americana.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Elonao
    Elonao

    Lol. A rede cor de rosa dos liberais e ativistas e os snowflakes sem conteúdo. Lixo.

    1. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Não fiques chateado, vai lá para a tua rede de cultistas e faxos e deixa os outros escolherem como quiserem.

        1. Avatar de Epstein pros amigos
          Epstein pros amigos

          +2
          P.Diddy, tu e o To canelas estão convidados pra logo!

    2. Avatar de Litigation
      Litigation

      Calma, os fachos já lá andam todos a fazer o que de melhor sabem fazer.
      -Espalhar mentiras,
      -Insultar tudo e todos,
      -Espalhar mais mentiras e insultar todos os que as desmontem

      1. Avatar de papagaio
        papagaio

        conheço muito que não são fachos com o mesmo comportamento…que argumento de m****

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Ele não sabe o que são fachos. Se soubesse que não há fascismo sem socialismo estaria caladinho.

  2. Avatar de nhecos
    nhecos

    Dores de crescimento.

    1. Avatar de Pensamento Positivo
      Pensamento Positivo

      +1

  3. Avatar de Andre
    Andre

    Até as próprias redes wokes a Europa woke ataca.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Isso talez queira dizer alguma coisa e o motivo não seja o woke…

    2. Avatar de Ze Carlos N
      Ze Carlos N

      As regras sao para todos, nao e’ como o Profeta Elao que prega o free speech mas so quando lhe interessa. Alem disso, woke? Ainda nao vi la os wokes do CDS que querem determinar as cores dos meninos e das meninas, parecem estiliastas que ainda nao sairam do armario.

  4. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Então mas aqui o pplware dizia que era uma coisa tão bonita

    1. Avatar de Vítor M.

      Tu é que dizias, nós apenas demos a conhecer. E sempre foi dito, desafio-te a encontrar a citação, que, este, assim como outros, são mais uns. Tu é que estavas a dizer que este é o melhor.

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    “(…)Elon Musk e das suas posições extremas”

    Lol…

    1. Avatar de Vagueante
      Vagueante

      O Free speech tem o seu preço, mas há quem não entenda. Eu prefiro que seja livre, cada um filtra da forma que quiser. O controlo de informação que existia era ditadurial e para um lado, isso era inadmissível.
      Os que se dizem democratas é que não gostam de liberdade.

      1. Avatar de Ze Carlos N
        Ze Carlos N

        Fala mal do Elao e logo ves o que te acontece se tiveres atencao mediatica.

      2. Avatar de nuno a
        nuno a

        sem duvida alguma

      1. Avatar de nuno a
        nuno a

        what’s your point?
        provavelmente ja estiveste em Alvalade, isso faz de ti o “violador de Alvalade” ?
        bom senso nao é o teu forte

  6. Avatar de lixodemundo
    lixodemundo

    rainbowsky

  7. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    Mas porque é ninguém em nenhum país da UE, ou da Europa, não tem a capacidade de criar uma rede social de jeito, nem que seja uma cópia do X ou FB, etc…?
    Porque é que na UE só se regula o que é feito na China ou nos EUA e não se cria?

    1. Avatar de nuno a
      nuno a

      O pessoal ligado a tech foge daqui logo a europa nao produz tem de se limitar a regular e assim ficamos.
      Os burocratas esqueceram-se que mesmo que a europa nao queira o mundo não para e continua a avançar.
      Daqui a uns 10 ou 20 anos andam os americanos e os chineses de carros voadores autonomos e os europeus a decidir se eles podem descolar e aterrar na via publica ou se tem de ser num “heliporto”, se o pasageiro tem de ter carta de aviao ou carta automovel, quantos kw de energia pode consumir aos 100, qual a velocidade maxima que pode atinjir em modo voo, e quem vai fiscalizar, onde podem taxar, etc etc etc

    2. Avatar de nuno a
      nuno a

      neste thread está um bom exemplo do que se passa, vale a pena ler

      https://x.com/itsolelehmann/status/1856759960648257765

  8. Avatar de rui
    rui

    Boa pergunta. A resposta: por causa de socialismo na Europa (PS+PSD), o nosso continente perdeu inovação. Não temos nossos TM, nem apps, a produção dos carros a morrer, zero inovação, zero progresso…..só websummit lisboa com antissemitismo e política.

    1. Avatar de TogasPacho
      TogasPacho

      Não, o motivo é outro, porque em muitos países partidos como o PS ou até o PSD (ou similares) têm sido uma minoria. Mesmo nos EUA os democratas têm governado a maior parte do tempo ou na china que não nem sequer é socialista, sendo comunista.
      A causa é outra… será talvez o conforto e a paz que toldou a visão…

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Na continuação das politicas europeias suicidas de aumentar o custo de energia a Thyssenkrupp vai cortar 11000 dos 27000 postos de trabalho.
      “Under the restructuring, Thyssenkrupp Steel Europe (TKSE), which has a workforce of 27,000, said it would cut 11,000 jobs in total – 5,000 of which would be axed by 2030 and another 6,000 shed through spin-offs or divestitures.”

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Rede social para os amigos do Diddy.