Windows 1.0 faz 39 anos! O primeiro com interface gráfica

25 Comentários

A Microsoft continua a ser a empresa em destaque nos sistemas operativos para desktop. É verdade que há outros, mas é a Microsoft, com o Windows, que detém uma grande parte do mercado. Por falar nele, o Windows 1.0 faz 39 anos.

Windows 1.0: Passaram-se 40 anos desde o seu lançamento


Windows 1.0: a interface “amigável” entre o MS-DOS e utilizador

O Windows 1.0, como o nome sugere, foi a primeira versão final do sistema, vendida na época por $99. Este Windows na realidade não era um sistema operativo próprio, mas sim uma interface que fazia a ligação entre o DOS e o utilizador.

Este sistema operativo, anunciado a 10 de novembro de 1983 (há 40 anos) e lançado a 20 de novembro de 1985 (há 38 anos), necessitava como recursos mínimos o MS-DOS 2.01 256 KB de RAM e, claro, um disco rígido. O MS-DOS da altura só conseguia suportar 1 MB de aplicações, tentando mesmo assim criar um sistema multitarefa.

Os computadores dessa década (XTs) tinham apenas 512Kb de memória.

No seu lançamento, esta versão do sistema operativo da Microsoft vinha em 4 disquetes de 360KB cada, uma contendo o famoso jogo Reversi, um calendário, um bloco de notas, uma calculadora, um relógio, o “command prompt”, o Write, o Painel de Controlo, o popular Paint, além de programas de comunicação.

Requisitos do Windows 1.0

  • Processador: 8086 ou superior.
  • Memória: 256 KB de RAM.
  • Armazenamento: Unidade de disquete dupla ou um disco rígido.
  • Display: Suporte para monitores CGA, EGA, e Hercules.

Programas Integrados no Windows 1.0

  • O Windows 1.0 vinha com apps básicas como:
    • Paint: Um programa de desenho.
    • Notepad: Um editor de texto simples.
    • Write: Um editor de texto mais avançado.
    • Reversi: Um jogo.
    • Calendário, Relógio, e Calculadora.

    Quando foi lançado, já permitia a utilização do rato, o sistema de janelas e de ícones. A versão 1.0 ainda não suportava a sobreposição de janelas.

    Comentários

    25

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de joão
      joão

      “O primeiro com interface gráfica” – Isto é um long-shot, não???

      Se não me falha a memória antes houve o Mac e antes ainda (por ~um mês) o OS do Sinclair QL (que também já tinha janelas e tal…)

      e não vamos falar de sistemas ainda anteriores, porque – SE A MEMORIA NÃO ME ESTA EM ERRO – acho que foi a Xerox Alto a primeira a ter uma GUI na década de 70 (mas aqui posso estar errado…….. pode ter sido a corel ou qualquer outra… só verificando)

      1. Avatar de Miguel Luis
        Miguel Luis

        Como diz no artigo, o primeiro sistema operativo WINDOWS com interface gráfica, portanto estão excluídos outros sistemas, nomeadamente o MacOS.

        1. Avatar de Nuno José Almeida
          Nuno José Almeida

          Está um português manhoso.

        2. Avatar de virtuacool
          virtuacool

          O título não diz isso.

          Diz que o Windows 1.0 faz 39 anos. É facto.

          Noutra frase diz que foi o primeiro com GUI, o que é factualmente errado.

      2. Avatar de trolha333
        trolha333

        sim, foi o Xerox Alto de 1973

    2. Avatar de Fred
      Fred

      Uma pequena nota: 1984 foi, também, o ano do lançamento do PC-AT. Que veio contribuir para a aceitação do Windows 1.0 (e das versões seguintes). Foi interessante ver a excitação que os dois lançamentos provocaram no mundo empresarial.
      Belos tempos já marcados pelos ataques de vírus propagados pelas disquetes contaminadas.

      1. Avatar de João-pestana
        João-pestana

        O “Barrotes” faz 31 anos
        Tambem está de parabens

        1. Avatar de Paulo Sérgio
          Paulo Sérgio

          O meu primeiro vírus

        2. Avatar de Filipe
          Filipe

          Fdx, cada vez que me lembro de ligar o PC no dia 4 de janeiro de 1994 e surgirem umas barras na vertical após o arranque… desliguei o PC e voltei a ligar, e já não tinha o command.com para reiniciar o DOS. :/

      2. Avatar de João-pestana
        João-pestana

        Para quem não sabe o AT era um IBM

    3. Avatar de joão
      joão

      já agora, para os mais curiosos: diretamente do fundo do baú, de Janeiro de 1984, a GUI do Sinclair QL

      https://www.youtube.com/watch?v=Dlu6yMa4H0I

      Windowing System + Multitasking (libertado 1 mês antes do MAC!!!)

      Sff, ninguém venha falar dos BUGs está bem!!! ahahah

    4. Avatar de João
      João

      E em 1986 o lançamento do DR-DOS, da Digital Reserch, que utilizei, e com user interface parecido com o Windows 3.1 (https://pt.m.wikipedia.org/wiki/DR-DOS).

      1. Avatar de AO
        AO

        A interface gráfica denominava-se GEM (Graphics Environment Manager) lançada em 1985 pela Digital Research. O GEM ficou mais conhecido por ser a interface gráfica dos computadores da série Atari ST.

    5. Avatar de Francisco Reis
      Francisco Reis

      O meu Primeiro PC tinha o Windows 3.1 e o MS-Dos 6.

      1. Avatar de trolha333
        trolha333

        o meu também mas o DOS era o 5
        depois lá experimentei o Windows 3.11 mas vi que não era para mim… vinha em várias disquetes.
        O meu primeiro pc era um Schneider 386 @20MHz com 3MB RAM, depois fiz upgrade para 5MB.
        o hdd já era de 50MB.
        tinha ecrã a cores mas tinha adicionalmente um drive de disquetes 5,1/4.
        Bons tempos… ainda me lembro de consultar o manual do Windows em papel e de ficar super entusiasmado com o jogo de disparar o canhão contra o vento e do esquiador a fugir do lobo!
        o primeiro vírus veio numa diskete com o jogo pacman e chamava-se “I Love You”.
        A impressoraera uma epson de agulhas.
        Bons tempos!

    6. Avatar de nunx
      nunx

      Ainda tenho a diskette do Windows 1…
      Não tenho é onde a ler… LOL

    7. Avatar de Pulito
      Pulito

      Gracas a apple o windows tornou se num SO com UI grafica. Senao seria outro linux apenas para nerds e que hoje ja caiu no esquecimento e ninguem usa

    8. Avatar de Paulo Sérgio
      Paulo Sérgio

      Depois do Spectrum, comecei a utilizar o DOS 5.0, depois o 6.2 e 6.22. Interface gráfica comecei com Windows 3.1. Ainda tenho guardadas disquetes. Atualmente tenho máquina virtual com estes S.O mais antigos, só para relembrar.

      1. Avatar de joão
        joão

        Enaaaa o DOS 6.22!!! O climax do DOS!!! Lembro-me bem disso!!! A partir do 6.22 foi sempre a descer ahahaha

    9. Avatar de zaorapk
      zaorapk

      Bons tempos. Tinha menos bugs que o Windows 11.

    10. Avatar de Rui M.
      Rui M.

      Ainda tenho isso tudo em diskets, não sei é se funcionam.

    11. Avatar de Rui M.
      Rui M.

      O meu primeiro PC foi um 486 e o meu primeiro virus foi o GEN Be

      1. Avatar de Paulo Sérgio
        Paulo Sérgio

        Também tive um 486 DX4, o primeiro foi um 286 da Schneider comprado usado, eram extremamente caros na altura. Tive outro pelo meio, talvez 386 ou 486 DX já não me recordo.

    12. Avatar de Filipe
      Filipe

      Actualmente seria difícil dar esses 99 dólares (pela inflação deveria ser o triplo nos dias de hoje), mas deve ter sido uma novidade na época.

    13. Avatar de JMRuas
      JMRuas

      Convém relembrar que o primeiro PC foi posto à venda em 1982, com monitores com letras verdes (mais tarde âmbar), sobre um fundo preto. A partir daqui a evolução foi aquilo que se viu.