Dica: trocou o X pela Bluesky? Veja como manter os seus “amigos”

37 Comentários

O agora dono do ex-Twitter parece estar a empurrar os utilizadores para outras redes sociais. Quem está a ganhar com este êxodo global é a nova Bluesky, que não tem parado de crescer. Se é daqueles que quer, também, abandonar o X, ou até já abandonou, saiba que pode transferir os seus seguidores, mantendo os seus “amigos”. Mostramos-lhe como!



Lançada em 2021, a Bluesky não conseguiu, na altura, conquistar os utilizadores, que preferiram manter-se nas redes sociais que conheciam e eram já amplamente alimentadas.

De facto, o X, que com algumas alterações sucedeu ao Twitter, era um espaço de debate, partilha de notícias e opiniões, e de socialização. Basicamente, fazia jus ao conceito de microblogging.

Entretanto, pelas posições de Elon Musk e pela abordagem que tem adotado relativamente ao funcionamento do agora X, os utilizadores estão a migrar para outras plataformas, nomeadamente a Bluesky, que parece, agora, estar à altura.

Ainda assim, pelos anos que o X carrega, é natural que os utilizadores tenham reunido, por lá, uma legião de seguidores ou de contas seguidas, com um feed já construído com aquilo que querem ver ou ler.

Por esse motivo, percebemos que poderia ser interessante conseguir transferir esses “amigos” para a Bluesky. E é possível!

 

Como transferir os seus seguidores do X para a Bluesky?

Uma vez que milhões de pessoas estão a passar pelo mesmo processo, o programador Kawamata Ryo decidiu criar uma extensão que permite encontrar os seguidores do X na rede social do momento. Chama-se Sky Follower Bridge e está disponível na Chrome Web Store gratuitamente.

Para configurar o Sky Follower Bridge, precisa de utilizar o navegador Chrome ou outro navegador baseado no Chromium que suporte extensões do Chrome.

Descarregue aqui

Primeiro, descarregue o Sky Follower Bridge e adicione a extensão.

Com a extensão instalada, crie uma palavra-passe de aplicação. Esta é uma forma mais segura de lidar com extensões de terceiros, como a Sky Follower Bridge, e protege-o de ter de partilhar a palavra-passe da sua conta Bluesky com a extensão.

Para criar a palavra-passe de aplicação, abra a Bluesky, aceda a Settings (Definições) > Privacy and Security (Privacidade e Segurança) > App Passwords (Palavras-passe de aplicação).

Aí, clique em Add App Password (Adicionar palavra-passe de aplicação) dê um nome à sua password – por questões de facilidade, pode dar-lhe o nome da extensão – e copie a palavra-passe gerada.

Com a password criada, abra o X, inicie sessão na sua conta e aceda ao seu perfil. Clique em Seguindo, de modo a ver a lista de pessoas que segue.

Com a lista aberta, clique no ícone da extensão Sky Follower Bridge, inicie sessão com a password que acabou de criar e clique em Find Bluesky Users.

De imediato, a extensão começará a analisar a sua lista e as contas com nomes de utilizador correspondentes aparecerão, permitindo-lhe seguir a conta na Bluesky.

Caso não encontre um ou outro utilizador que faz mesmo questão de seguir na Bluesky, a extensão permite-lhe procurar especificamente. Caso não encontre, mesmo assim, é possível que a pessoa tenha utilizado um nome de utilizador diferente ou nem tenha uma conta na Bluesky.

Se um utilizador não tiver uma conta na rede social ou tiver usado um nome diferente, a extensão não será útil…

De ressalvar, também, que mesmo um nome de utilizador idêntico pode não ser da mesma pessoa em ambas as plataformas.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Não tenho redes socias, mas fiz questão de fazer uma conta no X.

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +++1
      o q aconteceu ao X killer do lizzard!!!

    2. Avatar de trolha333
  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    A conta do X já me chega, não estou para fazer uma conta num local de censura.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Ainda existe esse tal site de “X”?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      As regras que não me agradam são chamadas de censura. Assim andamos.

      1. Avatar de André
        André

        já o discurso que nao me agrada pode ser chamado de varias coisas, ódio, fake news, fascismo, etc……

  3. Avatar de Maia
    Maia

    alguem tem amigos no X?

  4. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Porque haveria de trocar o X por um antro de psicopatas wokes?

  5. Avatar de X
    X

    Os lacaios do costume a comentar, gostam de passar o tempo no esgoto.

    1. Avatar de maxim
      maxim

      chama-se a isto projeção!

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    Ainda existe esse tal site de “X”?

  7. Avatar de P.Diddy
    P.Diddy

    Excelente notica pplware 🙂

  8. Avatar de AlexS
    AlexS

    Somos tão diversos, por isso vamos todos para um sítio onde se censura todos os que não pensam como nós.

    1. Avatar de é o mundo ao contrário
      é o mundo ao contrário

      Nem mais!

      “Entretanto, pelas posições de Elon Musk e pela abordagem que tem adotado relativamente ao funcionamento do agora X”
      Quando era dominado pela doutrina esquerdista globalista era um paraíso. Agora que há debate de ideias e principalmente, community notes, para rebater a propaganda diária dos OCS, onde os comentadores e especialistas da especialidade debitam o que querem, sem contraditório ou verificação de factos, siga zarpar e abandonar para uma rede “social” que dá ban por se escrever: “Só há 2 géneros”…

      Quando se vê o lado “diverso” a apelar em conjunto, em vários países, jornais, TV’s, até clubes de futebol que ninguém ouviu falar, a dizer que iam abandonar o “X” devido à “extrema-direita”, está tudo dito.

      1. Avatar de Asdrubal
        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Se bem percebo:

          Liberdade de expressão e variedade de opinião: Fascista

          Censura e pensamento único: Democracia

      2. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Liberdade de expressão tem que ter limites.

        1. Avatar de Chupamos
          Chupamos

          na China sim

        2. Avatar de Anung
          Anung

          Deixa-me adivinhar, os limites serão o que tu e a wokada toda querem, certo?

  9. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    E o Pplware vai aderir ao Bluesky?

    1. Avatar de Vítor M.

      Há anos que já temos o perfil. 😉

  10. Avatar de nhecos
    nhecos

    Boa extensão, mas necessita das credenciais do bsky para funcionar. Talvez por segurança seja boa ideia mudar a password.

  11. Avatar de Dc
    Dc

    É rezar que o antro de decadência se fique pelo Twitter e não venha sujar o Bluesky.

    1. Avatar de é o mundo ao contrário
      é o mundo ao contrário

      Ou será mais: é rezar que os puros não se cancelem uns aos outros no Bluesky e que sejam forçados a “voltar” para o X. Aspas, porque todos continuam a usar, como é óbvio.

        1. Avatar de André
          André

          Pelo que parece, os puritanos de coração que se ofendem por duas coisas (tudo e nada) estão a efetivamente migrar para o bluesky.

          https://bsky.app/profile/safety.bsky.app/post/3layun7re5s2x

          Dito isso pode ser que o X com a saída deste tipo de publico possa até ficar mais eficiente pois quem interessa fica e quem nao interessa vai dar trabalho para outro lado.

  12. Avatar de Ohlamar Nebur
    Ohlamar Nebur

    Damm devia ter sabido disto antes de desativar a minha conta.
    Ok, vou abrir o meu X por uma última vez, e depois acabou a minha presença em território digital do Musk