Inspeções: mais de 1600 veículos chumbados por falta de limpeza

27 Comentários

Sempre que as condições de limpeza prejudiquem as observações durante a inspeção, o veículo deve ser reprovado e o inspetor deve descrever na ficha de inspeção a não realização dos ensaios e verificações correspondentes à inspeção por não existirem condições de limpeza. Segundo dados recentes, mais de 1500 veículos chumbados por falta de limpeza.


A notícia é do jornal de notícias que refere que há carros a chumbarem nas inspeções por falta de limpeza.  As regras começaram a 1 de novembro de 2020 (ou seja, ha mais de 4 anos) e neste período, há registo de mais de 1600 veículos chumbados por falta de limpeza. 1559 foram veículos ligeiros, 39 foram semi-reboques, 36 eram pesados e 5 reboques.

Inspeções: há outras “obrigações” além da limpeza…

  • Necessidade de remover elementos desmontáveis como tapetes, tampas, coberturas, painéis ou outros, concebidos para serem retirados facilmente sem utilização de ferramentas.
  • Sempre que se verifique que o número do quadro é inexistente ou não localizável, contenha indícios de alteração ou viciação, ou não corresponda ao constante nos documentos de identificação do veículo, comprometendo a sua identificação, este deve ser reprovado
  • O veículo não deverá ser sujeito a inspeção, quando o inspetor considere que o seu estado ou o da sua carga não permitem a realização de todos os ensaios e verificações sem colocar em risco a sua integridade física ou a de terceiros ou provocar danos em equipamentos de inspeção, nas instalações ou no próprio veículo

Toda a informação pode ser consultada no documento publicado pelo Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres (IMT) no Diário da República.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Qualquer dia chumbam por deposito meio vazio

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Mas chumbam por não ter água no limpa vidros. Vários condutores chegam à inspeção sem água no depósito. As pessoas não verificam nada, estão-se nas tintas.

  2. Avatar de que palhacada!
    que palhacada!

    E aqueles que estão limpinhos, mas com notas de 10 euros para os inspetores? Também chumbam?

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Está visto que é geral o pessoal deixar uma nota de 10€ no carro e depois por artes mágicas ela desaparece. 🙂
      “Alegadamente”

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        Um funcionário deixar-se corromper por 10€?……… Só pode é ser burro que nem uma porta….

        1. Avatar de Alexandre
          Alexandre

          10€ no teu carro, 10€ no carro da tua esposa, mais 10€ no carro do teu primo, 10€ no carro da tua prima!!! É assim se tem bons carros e casas com piscinas, com um salário de 900€

    2. Avatar de Artur Morais
      Artur Morais

      10€ onde? Até na inflação os apanhou, 10€ pagava eu no início dos anos 2000 ahaha

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        As coisas inflacionaram só para ti queres ver!!! Quem quer paga…

  3. Avatar de eranos
    eranos

    Deixem lá, passaram muitos mais por 20 aereos

  4. Avatar de Alexandre Silva
    Alexandre Silva

    A muita coisa que esta na lei que ainda não é aplicada infelizmente, por culpa dos clientes, e dos inspetores! A culpa de os inspetores, apanharem as notas é nada mais nada menos, dos clientes que as deixam la, para isso!
    preferem dar 10/20/40/50€ do que fazer verificacoes mensalmente, ou deslocar-se a oficina para fazer a manutencao obrigatoria! Os inspetores, infelizmente aceitam….

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Não é bem assim eu já presenciei cada coisa, já vi carros todos podres pneus carecas e saí da viatura um tipo com pinta de mecânico e cumprimenta logo todos mete o carro na linha de inspecção e é tudo faz de conta sai sem verificarem um crl, chego lá eu com um carro de 4 anos e só lhe faltam desmontar o motor verificam tudo e mais alguma coisa para pegar só por o porta moedas nao ter lá nada… “Alegadamente”

      1. Avatar de Azul
        Azul

        Acontece-me sempre!
        Tenho um inspetor de “estimação” (nunca foi com a minha cara desde a nossa infância), sempre que vê que sou eu, é ele que vem verificar o meu carro….
        Verifica tudo, mas mesmo tudo (desde os milímetros dos pneus até a norma do colete,…), ou seja, fico sempre a espera mais ou menos 1 hora e meia para o término da minha inspecção… Entretanto vejo sucatas a cair de podre inspecionadas e passadas em 10 minutos…
        Nota: Por norma vou lá com carros com 4/6/8 anos, e tenho sempre tudo certinho (portanto, nem me preocupo), mas acaba por ser uma mais valia, porque sei que se tiver o mínimo de qualquer coisa, ela “avisa-me”!

  5. Avatar de Realista
    Realista

    A sujidade faz esconder problemas…

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Como por exemplo?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Com o carro sujo podes não reparar que um para-choques não está corretamente fixo à carroçaria porque a sujidade pode disfarçar instalações provisórias ou até mesmo pode esconder uma fuga de óleo ou combustível ou até mesmo uma jante deformada…

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Tu nunca mexeste mecanicamente num carro pois não?

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Sim, já reconstrui carros…

            E já tive vários desde gasolina, gasóleo, novos, usados, velhos.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Deves entender de carros deves… xD

        2. Avatar de PJA
          PJA

          Só se for com um dedo de altura. LOL. Não vêm se não quiserem, como acontece em muitos casos.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Nem precisas de ir tão longe, um carro desarrumado no interior esconde um banco roto…

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Ou até mesmo pode esconder ferrugem…

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Agora ferrugem é permitido nos IPO queres ver…

          2. Avatar de Realista
            Realista

            “Tendo identificado os elementos importantes de suporte de carga, o Inspetor verifica se elas estão excessivamente corroídas, primeiro através de uma inspeção visual e depois através da pressão do dedo polegar. Se necessário, é feita uma raspagem ou um percutimento leve das áreas afetadas com uma ferramenta que auxilie a avaliação da corrosão. O metal excessivamente corroído emite um som monótono, que o metal não afetado não faz.”

            https://controlauto.pt/inspecao-automovel/inspecao-automovel-o-que-verificam/inspecao-visual-veiculo

            Faz um favor a ti próprio e anda de autocarro porque não entendes patavina de automóveis…

  6. Avatar de Zé

    Depende muito. Acho normal que se verifiquem certos aspetos. Um carro demasiado sujo pode ter falhas na visibilidade e/ou segurança. Pode simplesmente ser um perigo para o próprio técnico que faz a inspeção. Ninguém é obrigado a entrar no lixo dos outros, nem merece.
    Já passei por tudo nas IPO. Desde chumbarem-me o carro por fuga de óleo que não existia (fui ao mecânico e depois ao mesmo centro sem fazer nada ao carro e passou à segunda) a ter ido com os faróis todos baços e já a contar que saída de lá com o aviso (o tipo que me ía fazer o serviço nunca mais marcava) e afinal nadinha. Uma vez obrigaram-me a tirar um autocolante do vidro. Não tinham razão nenhuma, mas para não me chatear tirei. Outra implicaram com o local do autocolante do GPL. Finquei pé e disse ao tipo que estava bem onde estava. Ficou a teimar com a “Lei” e eu disse-lhe para ir ler o diário da república. 15 minutos e uma boa leitura depois veio pedir desculpa.
    No geral, nada de especial a apontar. E certa vez foi o centro de inspeções que detetou um problema no carro que o mecânico não tinha detetado. Se não gostar do centro (como o outro que me chumbou o carro pela “fuga de óleo”) não ponho lá mais os pés. E nunca deixei nenhuma nota dentro do carro…

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      A isso se chama um bom exemplo!!!