ChatGPT português pode ter um custo “entre 10 e 20 milhões de euros”

23 Comentários

O anúncio de um modelo de inteligência artificial português foi feito em pela WebSummit 2024 pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, mas talvez tenha passado um pouco ao lado da população portuguesa. Segundo uma estimativa, o ChatGPT português pode ter um custo “entre 10 e 20 milhões de euros”.

ChatGPT português pode ter um custo "entre 10 e 20 milhões de euros"


ChatGPT português: 10 a 20 milhões de euros não é um valor disparatado

Arlindo Oliveira, antigo presidente do Instituto Superior Técnico, é um dos nomes portugueses de referência na área da Inteligência Artificial. Em entrevista à RR, o professor referiu algumas vantagens e dificuldades em criar um modelo de linguagem em português, um estilo de ChatGPT.

Arlindo Oliveira referiu que são necessários “vários milhões de euros” para criar um ChatGPT português, ou seja um LLM (Large Language Model, ou modelo de linguagem de grande escala) e adiantou que “uma despesa entre os 10 e os 20 milhões de euros, com a versão em português. “Parece-me ser um valor não muito disparatado”.

Numa nota posterior ao anúncio, ao jornal Público, o executivo de Luís Montenegro revelou que a ideia é, também, reduzir os “sérios riscos” da “dependência de LLM estrangeiros”.  Luís Montenegro assegurou que o Governo está empenhado em “aproveitar este triângulo virtuoso entre a ciência, o capital, o capital humano e o capital financeiro e o empreendedorismo” através de políticas públicas como a descida dos impostos ou a “guerra à burocracia”.

ChatGPT português pode ter um custo "entre 10 e 20 milhões de euros"

O LLM português será desenvolvido por um consórcio colaborativo de centros de investigação ligados a universidades de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova e Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa), em articulação com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o Centro para a IA Responsável e deverá estar pronto no primeiro trimestre de 2025.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Elonao
    Elonao

    Lavagem de dinheiro

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O tachinho tuga no seu melhor…

  3. Avatar de E esta em...
    E esta em…

    É de facto, o que mais necessitamos, neste momento. Tristeza…

  4. Avatar de d4rc
    d4rc

    Só faço uma pergunta genuina? Pra quê?

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Sai mais uns tachos para uns quantos parasitas do partido, de preferência por nomeação para permitir rotação sempre que mude o Governo.

  6. Avatar de Manuela
    Manuela

    Eu concordo com esta medida, mas…

    É imperativo para Portugal, a criação de um sistema operativo de excelencia, com varias vertentes, servidor e desktop.
    Portugal ainda não tem um SO, e querem desenvolver modelos de AI??
    Uma casa começa-se pelo alicerse, e embora nós não tenhamos condições para criar o hardware, tenho a certeza absoluta que podemos criar um SO de excelencia.
    Investir na segurança do País, eu acho que é imperativo.

    Neste momento Portugal nem sequer tem um SO experimental…uma vergonha, e um perigo.

    1. Avatar de FernandoS
      FernandoS

      Para quê? Instala Linux.

  7. Avatar de Nuno Magalhães
    Nuno Magalhães

    Deixo uma sugestão para o nome “conversa fIAda”.

  8. Avatar de Veritas
    Veritas

    Se for sem o Absurdo Ortográfico de 90 até pode ser que faça sentido…

    Já agora, acham que as letras aqui do logotipo se parecem mais com as das garrafas da Coca-Cola ou da série Cheers, aquele bar?

    1. Avatar de Byte Bandit
      Byte Bandit

      Ainda a remoer sobre uma coisa de há 34 anos? Let it go!

      1. Avatar de Veritas
        Veritas

        34 anos? Onde é que foi buscar esse número?

  9. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    20 milhões pra um ” wrap” de um modelo opensource base? Lol. Banhada. Qwen 2.5 70b e depois façam um fine tunning com Qlora. Preço? 3000 euros ou menos de aluguer das GPUs

    1. Avatar de FernandoS
      FernandoS

      Informa-te antes de madar bitaites.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Bitaites? Ou não dominas?

  10. Avatar de Rr
    Rr

    Desde que seja sem a descriminação “positiva”, caso contraio é mais uma copia do ChatGPT da OpenAI e da Gemini da Google.
    E isto é preocupante num mundo que se fala em inclusão, pessoas são descriminadas por uma IA devido as razões históricas principiante se forem de Europeia.

    1. Avatar de Joana
      Joana

      A descriminação está a aconetcer…mas contra o povo Português.

      Estamos a ser obrigados a falar uma lingua que não é a nossa(Inglês), tendo nós uma historia riquissima recentes de cerca de 1000 anos, e uma lingua extremamente bem desenhada, que até era suposto se tornar a lingua Padrão na EU .

      Tens os portugueses a viver em niveis de probreza quase extrema, a viverem na rua, a se prostituirem, para sobreviver, ignorados pelo estado.
      Por sua vez, o estado dá casa, serviços de saude e 600€ a marmanjos asiaticos, que nunca cá puseram um tostão, e que não contrubuem em nada para a economia do País, pois fazem economia paralela, fuga aos impostos, e terror imobiliario.

      Queres maior exclusão, que a que está a ser feita contra o povo Português???
      Não há!

    2. Avatar de Veritas
      Veritas

      Sabe que isso dá descriminação positiva é um eufemismo para “imposição dos poucos sobre a vontade dos muitos”, não sabe?

  11. Avatar de PeFerreira
    PeFerreira

    20M para uma coisa já feita?
    Se é privacidade que importa que seja medida europeia e não de um pais quase 3 mundo.

  12. Avatar de Luis Brito
    Luis Brito

    Já existe uma LLM em português Europeu. Criação da Universidade Nova de Lisboa. De seu nome GLóriA.
    E não custou 20M…

  13. Avatar de André
    André

    verbo tachar

    eu pago
    tu pagas
    ele tacha
    nos pagamos
    vós pagais
    eles tacham

    é preciso coisas destas inúteis para distribuir tachos pelos amigos.

  14. Avatar de BatatinhaCozida
    BatatinhaCozida

    É impressão minha ou a inspiração do logo é igual ao do Chaturbate? Ahahahahah, projecto com futuro llm tuga!