Trabalhadores da Foxconn ameaçam suicídio em massa…

53 Comentários

…caso o seu salário não seja aumentado!

Sabemos que trabalhadores das fábricas da Foxconn não têm as melhores condições no seu local de trabalho, e já fizeram notícia não pelos melhores motivos. E este é mais um deles, uma vez que 300 trabalhadores responsáveis pela criação da Xbox 360 ameaçam suicidarem-se caso não vejam o seu salário ser aumentado.

42-25239884

Cerca de 300 funcionários da Foxconn, a maior empresa que actualmente fabrica aparelhos electrónicos no Mundo, revoltaram-se no passado dia 2 deste mês devido à mesma negar aumentar-lhes os salários.

Os funcionários, que trabalham na linha de montagem da Xbox 360 da Microsoft, anunciaram que iriam cometer um suicídio colectivo, em massa, caso os salários não fossem aumentados. Os trabalhadores subiram para o telhado da fábrica, protestando contra as más condições de trabalho e ali permaneceram durante dois dias, ameaçando mesmo atirarem-se depois da Foxconn lhes negar o aumento de salário.

No dia 2 os trabalhadores haviam pedido um aumento, e a Foxconn referiu que eles tinham duas hipóteses: ou continuavam a trabalhar sem aumento; ou saiam com uma indeminização. A maioria optou pela segunda hipótese. No entanto, os trabalhadores nunca receberam o salário, e o que desencadeaou a revolta.

O suicídio apenas foi evitado, porque o presidente da câmara de Wuhan, China, onde a fábrica da Foxconn de encontra, de dirigiu aos funcionários e os comvenceu a voltar para o interior do prédio.

foxconn

Resposta do porta voz da Microsoft sobre o sucedido ao site Kotaku

“Microsoft takes working conditions in the factories that manufacture its products very seriously, and we are currently investigating this issue. We have a stringent Vendor Code of Conduct that spells out our expectations, and we monitor working conditions closely on an ongoing basis and address issues as they emerge. Microsoft is committed to the fair treatment and safety of workers employed by our vendors, and to ensuring conformance with Microsoft policy.”

“Microsoft is one of many companies that contracts with Foxconn to manufacture hardware. Upon learning of the labor protest in Wuhan, we immediately conducted an independent investigation of this issue. After talking with workers and management, it is our understanding that the worker protest was related to staffing assignments and transfer policies, not working conditions. Due to regular production adjustments, Foxconn offered the workers the option of being transferred to alternative production lines or resigning and receiving all salary and bonuses due, according to length of service. After the protest, the majority of workers chose to return to work. A smaller portion of those employees elected to resign. Microsoft takes working conditions in the factories that manufacture its products very seriously. We have a stringent Vendor Code of Conduct that spells out our expectations, and we monitor working conditions closely on an ongoing basis and address issues as they emerge. Microsoft is committed to the fair treatment and safety of workers employed by our vendors and to ensuring conformance with Microsoft policy.”

 

Já no ano de 2010, a empresa foi notícia devido a 14 funcionários de terem suicidado em protesto contra as más condições de trabalho e baixos salários, fazendo a empresa comprometer-se a rever o número de horas de trabalho e horas extras dos operários. A Sacom (Estudantes contra o mau comportamento das empresas), no entanto, revelou que isso não foi cumprido. [Kotaku]

A questão dos suicídios, depressões, etc nas fábricas de tecnologia é uma problemática que continua a existir, continua a fazer notícia, e que pouco ou nada tem sido feito para a prevenir.

Para além disso, recentemente surgiu a notícia de que a Foxconn tem a intenção de substituir funcionários por 1 milhão de robots, já a partir dos próximos 3 anos. Apesar de algumas vozes cépticas quanto a esta substituição, um professor da Taiyuan University of Technology, Xie Gang, é da opinião que os robots são mais precisos e adaptavéis que os humanos, para além de que os gastos seriam menores… o que é vantajoso para uma empresa como a Foxconn. [via]

Que medidas devem ser tomadas para prevenir estas situações? Estarão as fábricas a ser negligentes? Podem os robots ser uma solução ou uma ameaça à humanidade?

 

Artigos Relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael

    KKKKK isso é sério? Como se suicidar ajudaria?
    A empresa simplesmente contrataria outros, ou não?

    1. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      E o nome da empresa ficaria cada vez mais manchado, a revolta das famílias e todo um desenrolar e sentimentos que poderiam levar a empresa a afundar…

      1. Avatar de NT
        NT

        Pois, depois sai mais um iphone ou ipad ou outro gadget muito popular e as “massas” compram logo sem se preocuparem das condições em que são feitos, entre outros “detalhes” preocupantes.

        1. Avatar de Bezzy
          Bezzy

          E desde quando a humanidade capitalista se preocupa como os produtos são fabricados?
          .
          Odeio a M$ por isso, ela visa muito o lucro e pouco a humanidade, explorando o trabalho escravo chinês.

        2. Avatar de kish
          kish

          As pessoas que compram sabem bem as condições em que são feitos. Uma vez ouvi uma compradora a dizer estes produtos são feitos por crianças na indonésia(fez uma cara triste ao dizer isso), mas são produtos excelentes e sorriu…enfim, nós pensamos o mesmo…A maioria dos capitalistas não olha a fins para atingir os meios. Sinceramente a Internet(a partilha rápida de informação e “socialização mundial”) poderá causar ainda mais instabilidade mundial e causar grandes guerras. Para mim a Europa devia tornar-se radical em certos pontos, não deixar que o capitalismo estrangeiro faça o que quer da Europa, se não for assim o “produto”… não o vendemos! Os larápios não fazem reformas onde devem, mas um dia vai chegar a vez deles. É muito triste como o mundo anda… em especial a decadência da Europa que não ajuda nada a sairmos desta crise infeliz. Quanto mais rico um país é, mais pobreza há, em especial a de espírito. Existem raras exceções é claro e estas é que deviam ser seguidas…

      2. Avatar de Rafael

        A taxa de desemprego não vai descer por causa disso.

  2. Avatar de Paulo Ricardo
    Paulo Ricardo

    São os novos escravos dantes era do algodão da cana do açucar agora é são os escravos dos chips e os seus senhores são a apple, asus, HTC, microsoft entre outros já a foxconn é apenas o capataz.

    O mundo delicia se com os LUCROS FANTÁSTICOS da Apple mas será que alguma vez pensam o preço de parecerem cool’s?

    Duvido…

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      desculpa, mas é um discurso um pouco hipócrita! Tenho a certeza absoluta que compras produtos na China, muito provavelmente produzidos em piores condições e com piores salários.
      Que exijas que isso seja mudado é uma coisa, agora apontar o dedo a só alguns é muita hipocrisia – e os outros?

      1. Avatar de Paulo Ricardo
        Paulo Ricardo

        Amigo n tem nada de hipocrita lá pq compro produtos a um determinado sitio não deixo protestar da maneira como são tratadas estas pessoas.

        1. Avatar de Eduardo
          Eduardo

          A hipocrisia não é de tu comprares os produtos, mas de achares que são outros que são moralmente mais reprováveis!!

          1. Avatar de Bónus Betclic

            De acordo!
            Se se culpa a Apple ou Microsoft por encomendarem os produtos aos chineses, da mesma forma também é culpado quem os compra.

    2. Avatar de @lmx
      @lmx

      boas…
      isso é o que tu pensas…actualmente estaos todos reféns da china meu caro, nenhuma marca pode passsar a fazer os seus productos noutro lado sobre risco de falir.
      Eles teem nos na mão!!

      cmps

    3. Avatar de Arcanjo_Gabriel
      Arcanjo_Gabriel

      Deixem de comprar produtos feitos na China, simples. O consumidor tem a faca e o queijo na mao.

  3. Avatar de Paulo Ricardo
    Paulo Ricardo

    Só uma sugestão:

    A UE tema mania de se meter em tudo podia tambem criar um certificado como o energético para o nivel de escravidão para os produtos.

    Assim os consumidores sabiam o nivel de incorporação de mão de obra escrava e semi – escrava 🙂

    P.S: Quem não for solidário com a causa dos trabalhadores da foxconn depois não venha de indignar quandos os alemães e outros nos querem impor medidas de exploração para sermos mais competivos.

    Nota: Não sou de esquerda!

    1. Avatar de Pisca
      Pisca

      E se fosses ? Já é proibido ?

      1. Avatar de E
        E

        Boa! lol A Escravatura tem que ser combatida por todos … hoje o vizinho e amanha a vocês mesmos … É essa a verdade. Por outro lado assiste-se aos resultados da gula ou golpe dos mercados e banca e este é um dos lados… já temos o exemplo no nosso País …

      2. Avatar de Paulo Ricardo
        Paulo Ricardo

        Aqui a questão n é obviamente de ser de esquerda. Realço o facto de não ser de esquerda pois a esquerda tem sempre um discurso contra o capitalismo e o resto…

  4. Avatar de Hattori Hanzo
    Hattori Hanzo

    Enquanto brincamos com nossos XBox 360, Xperias, iPhones e Galaxy S2, os chineses que s fazem são tratados como escravos. Da mesmo o que pensar até quando o governo chinês vai segurar a massa.

  5. Avatar de Telmo Neves

    Eles querem é ganhar o máximo de dinheiro com o mínimo de custos. ou então não teriam a fábrica nesse país. é bom que os robôs façam este tipo de trabalho para evitar que ocorram erros de fabrico e para aumentar a produção mas por outro lado são muitos postos de trabalho que irão desaparecer. A tecnologia é boa mas tem as suas desvantagens. Apesar disso, são muitos os locais onde os postos de trabalho irão e têm vindo a desaparecer. Penso que nada podemos fazer senão adaptarmo-nos.

  6. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Sim, os robots são definitivamente a solução. O argumento de que as máquinas “roubam” o emprego aos humanos é inválido nestes casos. Estes são postos de trabalho precário que nenhum ser humano devia ter de suportar.

    1. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      Não concordo… Não acho que trabalhar nas portagens das auto-estradas seja precariedade. Certo que o vencimento não é o melhor e é preciso trabalhar por turnos, mas são postos de trabalho reduzidos! Conheço bem quem não se importasse de ir para lá trabalhar a receber 500€.

      Além disso, o mercado está cada vez mais tecnológico. Disso não há duvidas. Se todos estes componentes tecnologicos não levarem mão de obra humana o que é que vai acontecer? Aquilo que as pessoas mais consomem será feito por robots, e onde é que está o trabalho para as pessoas? Há coisas que nunca serão substituídas mas também é preciso ter conta, peso e medida no que se substitui!

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Dude, pareces um velhote a falar, desculpa.
        «Conheço bem quem não se importasse de ir para lá trabalhar a receber 500€.»

        Sim, acredito que haja gente assim. Mas o problema tem de ser cortado pela raiz. Se não arranja trabalho que não seja precário, que volte a estudar. Sei que é difícil, ou se calhar não faço ideia de como é difícil, mas as coisas têm de evoluir assim! Este tipo de trabalhos tem de desaparecer.

        «Se todos estes componentes tecnologicos não levarem mão de obra humana o que é que vai acontecer?»
        O que vai acontecer é o aumento da capacidade de desenvolvimento tecnológico e uma redução drástica de problemas provocados por erro humano.

    2. Avatar de Paulo Gaspar
      Paulo Gaspar

      Acho que não percebeste a parte do problema ser o trabalho ser precário. O que se tem de mudar, OBVIAMENTE, são as condições de trabalho, e não substituir humanos por algo que não se queixe nem faça greves ou ameaças de suicídio.

  7. Avatar de John
    John

    Essa história do “enquanto nós brincamos com as XBOX e telemóveis e afins, há quem esteja a ser escravizado para os produzir…”
    Eu pago o preço do produto com o meu trabalho, não ando a roubar para o ter, logo, o mal está em quem sabe disso e continua.

    Estes senhores Microsofts e Apples e etc.. se quiserem sabem bem como as coisas são produzidas, por quem são produzidas e tudo mais, simplesmente são é coniventes com a situação.
    Enquanto houver lucro e nada se disser está tudo bem…

    Mais acho um pouco hipócrita a Microsoft ter uma imagem bastante filantropa (talvez seja mais através do Bill Gates, ou era) e depois nestas coisas fazem vista grossa.
    Talvez seja a necessidade de competitividade no mercado ou algo que eu não entenda por não estar na posição deles.

    Mas está muito mal… isso está.

    1. Avatar de Gaius Baltar
      Gaius Baltar

      Esqueceste da Google, Samsung, LG, Philips, Adidas, Nike, etc. Além disso as empresas sabem como são produzidos, VOCÊ sabe como são produzidos, portanto não aqui inocentes. Não venha com “Mas está muito mal… isso está.” pois o pior hipócrita é aquele que se acha superior “a tudo que está por aí”.

  8. Avatar de Tony_tha_Mastha

    Só um pequeno reparo: no artigo está escrito “comvenceu”. Vá lá, não se chateiem.

  9. Avatar de Pisca
    Pisca

    Enquanto isto por cá:

    Mais meia hora por dia, para ajudar à recuperação economica

    – Não isso não dizem as Confederações, temos uma ideia melhor, por exemplo, entre outras

    – No caso de morte de familiar directo (Pai, Mãe, Irmão, Esposa, Filho) pode faltar mas tem que trabalhar esse dia depois

    – Reduzir o horário de trabalho em 20%, e o salário em 20% também

    Em que ficamos é preciso mais trabalho ou apenas pagar menos ?

    Enfim vou aos pastéis de nata para ajudar a aconomia

  10. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    jaja criam na China a lei queseo funcionario de matar os familiaresnao serao reembolsados, e para a emrea é so contratar outro funcionario,afinal sáo quase escravos, trabalhando como formigas, lamentavel

  11. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    MArisa uma sugestão de artigo na senda deste tema a Apple acabou de publicar o seu relatório referente a ao ano transacto. Há mais alguma empresa da área das tecnologias a publicar??
    http://www.apple.com/supplierresponsibility/reports.html

    Na mesma altura comunicou que aderiu a FLA Fair Labor Association e todas empresas que fornecem a Apple vão passar a ser auditadas por esta.
    http://www.macrumors.com/2012/01/13/apple-partners-with-labor-group-to-monitor-workplace-conditions-at-suppliers-factories/

    http://www.fairlabor.org/fla/

  12. Avatar de Paulo Correia
    Paulo Correia

    Enquanto vigorar a era do consumismo, capitalismo, a noção de Aldeia de global, isto só tende a piorar, este tipo de situações só existe porque há consumo para justifica-lo, consumo em demasia, a cada ano que passa quer-se cada vez mais e mais rápido.

    Para isso há quem tenha de se sujeitar a doenças de trabalho…

  13. Avatar de Mrs Engineer

    Que? Eu até consigo aceitar que eles não se sintam felizes com as condições que lhes são dadas, mas daí a suicidarem-se em massa?
    Se não gostam daquele trabalho, arranjem outro!
    Agora matarem-se? Que falta de consideração pela própria vida! Cada vez mais acho que os chineses batem mal da cabeça

    1. Avatar de -

      imagina o desespero …

    2. Avatar de NT
      NT

      Tenta ir para lá viver como um deles… Depois diz se batem bem da cabeça ou não.
      Não te esqueças que a china é um regime e se calhar essa coisa do muda de emprego não é tão fácil assim… Só para teres noção existem zonas rurais da china onde os habitantes são obrigados a ter passaporte, passado sob algumas condições, para irem a grandes cidades… Essas mortes em massa sempre chamam a atenção e as pessoas preocupam-se (pelo menos enquanto se dá alguma atenção a isso por parte do media) e muita gente sacrifica a vida a favor do resto da família.

    3. Avatar de Bezzy
      Bezzy

      O problema é que o país é tem uma super população, e é difícil conseguir emprego lá.
      .
      E os malditos empresários capitalistas, exploram isso, dando condições extremamente precárias para os funcionários, fazendo o rico cada vez ficar mais rico, e o pobre cada vez mais pobre.

  14. Avatar de Btxeize
    Btxeize

    Apenas mais um degrau no caminho inevitável de protestos em massa na China… Com a força que os sindicatos têm cada vez mais lá, é uma questão de tempo.
    E acho muito bem, sindicatos servem para ajudar classes desfavorecidas e exploradas. Ao contrário de cá, que servem para manter as regalias a funcionários públicos com demasiados direitos adquiridos e muito poucos deveres adquiridos!

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    So gostava de aqui dizer aqui ao pessoal que anda a meter a culpa dentro das empresas como microsoft e apple, que a culpa nao é deles, a culpa é da Foxconn a empresa que é contratada para fazer os productos em si. Esses senhores da foxconn sao pagos pelos senhores da microsft, apple, etc para montarem os seus productos e em vez de pagarem aos seus funcionarios aquilo que eles merecem sao gananciosos e vivem milionarios.

  16. Avatar de Bónus Betclic

    As empresa como a Apple, Microsoft, Asus, etc, compram os componentes/serviços a quem faz melhor preço.
    Se os chineses são escravizados, o problema está na legislação chinesa.
    Sempre foi assim, porque é que agora estão a culpar as empresas ocidentais?

    1. Avatar de Bezzy
      Bezzy

      Se o bandido não encontrar quem compra seus produtos, porque ele irá continuar a roubar?
      .
      Se essas empresas ocidentais continuarem visando só o lucro, e pouco se importando com a humanidade na china, sempre haverá escravidão.

      1. Avatar de Paulo Ferreira
        Paulo Ferreira

        Alguma vez, ao longo da história humana, deixou de haver escravidão ou exploração dos mais fracos?

      2. Avatar de Bónus Betclic

        Seguindo o teu raciocínio, os culpados são os consumidores finais que compram os produtos.
        Se os consumidores (como tu e como eu) continuarem visando só a compra de produtos a baixo preço “e pouco se importando com a humanidade na china, sempre haverá escravidão”.

  17. Avatar de aver
    aver

    Que coisa mais sem graça … “Segurem-me senão eu mato-me”.
    Ainda prefiro “Segurem-me senão eu mato-o”.

    E parem lá de chamar escravidão. “No dia 2 os trabalhadores haviam pedido um aumento, e a Foxconn referiu que tinham duas hipóteses: continuavam a trabalhar sem aumento; ou saíam com uma indemnização.” Isto tem tanto a ver com escravidão como o cu com as calças. É capitalismo. Por cá até vai ser um bocado pior: continuam a trabalhar por menos dinheiro ou saem com uma indemnização cada vez mais reduzida.

    “O suicídio apenas foi evitado, porque o presidente da câmara de Wuhan, China, onde a fábrica da Foxconn de encontra, de dirigiu aos funcionários e os convenceu a voltar para o interior do prédio.” Pois sim, Jaquim.

  18. Avatar de Pisca
    Pisca

    A questão no essencial passa por uma permissa que tem vindo a mudar o mundo:

    – As empresas funcionam para satisfazer os clientes ou os acionistas ?

    Ou seja, se eu tiver uma fábrica de alguidares e produzir os melhores do mercado, os acionistas vão querer um retorno maior, portanto só existem solucões a ver:

    – Reduzir a qualidade do produto (pode ser mau, mas tentemos)
    – Reduzir salários (mais simples)
    – Reduzir trabalhadores (outra solução)
    – Substituir a mão de obra válida e com experiencia por gente precária que vá fazendo as coisas (outra forma de dar a volta ás coisas)

    Nunca em caso algum reduzir o que os acionistas entendem por serem os seus “direitos adquiridos”, esses serão sempre sagrados como se comprova pelo mundo fora, para isso ganham prémios os “gistores”

  19. Avatar de bintoito
    bintoito

    escravidão na china? tenham calma que já não tarda muito para os papeis se inverterem.

    nós cada vez + deslocalizamos para lá, gerando lá a riqueza e cá o desemprego. tanto anda, tanto anda que a riqueza que nós, os povos ocidentais tínhamos acumulado, vai ficar totalmente depauperada. Sim vão haver aí uns quantos mais ricos que nunca (os que mandaram deslocalizar).
    Voltando à pescada de rabo na boca, vamos para o desemprego pq mandamos fazer tudo lá, construímos robots (Made in CN claro!) para acabar com o que sobra, e daqui a poucos anos vamos pedir-lhes esmola (bem vistas as coisas, já andamos a pedir há algum tempo).

    ok, ok discurso pessimista. Concordo. Pago para me enganar.

    1. Avatar de Bónus Betclic

      Não é discurso pessimista. Infelizmente é essa a realidade…

  20. Avatar de Bónus Betclic

    Acho errado dizer que a culpa é das empresas ocidentais, porque elas até fazem esforços para melhorar a qualidade de trabalhos nas fábricas que não são suas nem estão nos seus países.
    http://www.care2.com/causes/chinese-workers-rights-apple-makes-a-small-step-forward.html

  21. Avatar de NT
    NT

    Porquê culpar ???

    Vamos é crescer como mundo! Vamos lá repensar o que está mal neste mundo, ver que tipo de soluções precisamos para resolver os nossos problemas… Chega povo! Fiquem ZANGADOS! MUITO ZANGADOS! Somos todos humanos e estamos a dar mais valor a gadgets e dizer que este ou aquele é culpado quando somos todos! Dêem valor à vida!

    Foxconn acho que vai fazer muito bem, substituir tudo por robots, acaba o trabalho precário… E se formos a ver muitas profissões de hoje podem ser substituídas por máquinas. SIM VAI CRIAR desemprego tal e qual quando se deu a revolução industrial, passou a existir novas profissões, basicamente o que hoje chamamos de serviços (call centers, vendedores de fast food, centros comerciais etc.), porém agora já não podemos continuar a crescer por esse meio, então o que está a falhar? Porque é que raio o presidente da republica tem direito a um 14 mês? E o resto do povo? Cortes, Impostos, Austeridade… Porquê? Para pagar negócios feitos com meia dúzia de maneis supostamente eleitos? Acordem, LUTEM (não é necessário andar à “batatada”) pelos vossos direitos, não esqueçam que também têm deveres e vamos construir melhor que as gerações anteriores, porque se “eles” são “culpados” por nos deixarem esta herança, nós também somos porque deixamos que assim continue!

    Bem Haja a todos!

    1. Avatar de Masahiro
      Masahiro

      Isso é muito bonito falado. cria ver se a porcaria do emprego como tu o consideras, fosse teu, e fosse o teu ganha pão para sustentar a tua familia. Então ai cria ver se dizias que não te importavas que fosses substituido por Robots. Eu sou completamente de apoio á tecnologia, e vejo a tecnologia como uma melhoria para a nossa qualidade de vida, mas é preciso pensar que há pessoas que dependem de certos postos de trabalho. Aqui neste post toda a gente fala de barriga cheia, cria ver se ela tivesse vazia…. Toda gente aqui se queixa do mundo e da falta de dinheiro, mas tenho acerteza que continuam a comprar os vossos iphones, ipads, outros gadgets, roupas de marca etc… No fundo somos é todps hipócritas. A queixar de emprego? a não muitos Kms a sul do país há pessoas a passar fome pessoal. Depois queixam-se dos ricos? Aseriu? Os ricos é que vos dão emprego, deviam era dar graças por existir ricos, porque provavelmente são eles que dão emprego a vós e aos vossos pais.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        “Os ricos é que vos dão emprego” deves ser rico. Então vê este video deste senhor que é rico mas teve a coragem de dizer a verdade, “não são os ricos que criam empregos, mas sim os consumidores” got it??? http://www.youtube.com/watch?v=CKCvf8E7V1g

  22. Avatar de Darcio
    Darcio

    F### mesmo eu trabalho na Foxconn aqui no Brasil/Jundiai, e só estou me f###### não tenho aumento de salario ja faz 4 anos… não adianta, infelizmente empresa chinesa é uma bosta mesmo…

    1. Avatar de Pedrokas
      Pedrokas

      oh Darcio essa nao abriu agora no final de 2011?!?

  23. Avatar de Wilson
    Wilson

    Quais Greves quais qué!!! Suicidios Colectivos é que está a dar!!! Ou Nos dão o que queremos ou atiramos-se para dentro de um poço!

    1. Avatar de horta
      horta

      Ora nem mais heheeh