Prepare-se! Portagens devem aumentar 2,23% em 2025

19 Comentários

Como é normal, a cada ano há produtos e serviços que aumentam de preço. Com o início de 2025, prepare a carteira para pagar mais quando passar nas autoestradas portuguesas.

Prepare-se! Portagens devem aumentar 2,23% em 2025


Concessionárias podem ainda aplicar o adicional de 0,1 pontos percentuais

Segundo as estimativas mais recentes da inflação divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as portagens deverão sofrer um aumento de cerca de 2,23% no próximo ano. A este valor as concessionárias podem ainda aplicar o adicional de 0,1 pontos percentuais como compensação ao travão ao aumento aplicado em 2023.

As portagens cobradas nas autoestradas portuguesas no ano passado atingiram o valor mais elevado de sempre, que corresponde a cerca de 3,7 milhões de euros por dia. Face a 2022, estas receitas das concessionárias subiram mais de 200 milhões.

Além do recorde do aumento de receitas das portagens em 2023, registou-se também um crescimento recorde no tráfego das autoestradas com uma média diária de 17 780 veículos, o que representa um aumento de 8,3% face ao ano anterior.

Prepare-se! Portagens devem aumentar 2,23% em 2025

Portugal ocupa o sexto lugar dos países onde mais se fatura com portagens. França lidera com 11,9 mil milhões de euros, seguida da Alemanha (7,876 mil milhões) e de Itália (5 mil milhões).

No que diz respeito a identificadores eletrónicos destinados ao pagamento de portagens, em Portugal há 3,2 milhões de dispositivos ativos.

Relativamente aos dados agora avançados pelo INE, correspondentes a outubro, estes deverão ser confirmados a 13 de novembro.

Partilhar:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Contador
    Contador

    Já estou preparado. Cada vez mais ando pelas estradas nacionais. Vou nas calmas, poupo mais combustível, deixo passar todos os rodrigos que tentam fazer atentados contra a minha vida e a dos outros, para facilitar, e para que ninguém morra.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Vida de desempregado ou reformado é assim no entanto uma parte da população precisa de ir trabalhar.

      1. Avatar de Contador
        Contador

        A vida não gira em volta da tua pessoa pequena e absolutamente desonesta. Uns precisam de auto-estrada constantemente, eu não preciso. E não é preciso ser-se desempregado ou reformado para que isso aconteça. ahahah. Há que ser inteligente e saber aproveitar as coisas. Sei que para ti isso é novidade mas pensar faz bem. Experimenta, ò rodrigo.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Vai trabalhar malandro!

        2. Avatar de Luís
          Luís

          Querem chegar mais cedo a qualquer sítio, saíam de casa com tempo. Se virem menos séries á noite, acordam mais cedo e vão nas calmas, a não ser que seja um docente do norte que dá aulas no Algarve. Já tive identificador para via verde mas já não tenho. Até a pilha era cara pois para ser legal era mudada por eles. Ou às estradas estão mais compridas ou o bolso do estado está cada vez mais fundo.
          Em suma, comprem carros elétricos de 300 e tal CV para ir para a AE e além das portagens são as multas. O meu 1.0 três cilindros não põe lá os pneus.

        3. Avatar de Grunho
          Grunho

          Ele recebe comissões da Brisa para lavar o cérebro das pessoas e tê-las ali a bater o gravete. O lema deles é “pagas e não bufas, e até tens orgulho nisso”.

  2. Avatar de MACnista
    MACnista

    UAUUU que boas notícias para começar bem o ano!!! FELIZ 2025!!!!!

    1. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Deixa lá, quando chegar a passagem de ano, o pessoal abre as garrafas de champanhe para comemorar todas as mudanças e diverte-se à grande a festejar o novo ano!

      1. Avatar de X
        X

        O pessoal festeja o novo ano? pensava que festejava ter sobrevivido o ano anterior sem grandes maselas.

      2. Avatar de MACnista
        MACnista

        … pois, entretanto às 11.59h já está tudo bêbado!! LOLOLOL

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Só para informar que a Alemanha não tem portagens!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Não é bem assim. Passo a explicar.

      A Alemanha, ao contrário de muitos países europeus, não possui portagens para veículos ligeiros de passageiros em autoestradas e estradas principais. No entanto, existem algumas considerações e exceções:

      1. Portagens para pesados de mercadorias: Desde 2005, a Alemanha cobra portagens para veículos pesados com peso superior a 7,5 toneladas. Este sistema, chamado de “LKW-Maut”, aplica-se à maioria das rodovias (Autobahnen) e algumas estradas principais (Bundesstraßen). O valor depende de fatores como a distância percorrida, peso do camião e classe de emissão de poluentes.
      2. Zonas Ambientais: Algumas cidades alemãs implementaram zonas ambientais (Umweltzonen), onde apenas veículos com determinadas classificações de emissão podem circular, o que requer a compra de um selo ambiental (“Feinstaubplakette”). Este sistema não é uma portagem direta, mas implica em custos adicionais para veículos que não atendem aos padrões.
      3. Planos para Portagens Futuras: Houve discussões no governo alemão sobre a implementação de um sistema de portagens para veículos ligeiros de passageiros, mas estes planos enfrentaram obstáculos legais e não foram implementados até o momento.

      Portanto, para turistas em carros “de passeio”, não há necessidade de pagar portagens para utilizar as Autobahnen, o que é uma característica distinta do sistema rodoviário alemão.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Isso faz sentido. Aqui não se cobram portagens para entrar em Lisboa e Porto e o resultado disso é carros parados a entupir completamente as vias e a gasear a população e atentar contra a saúde pública. Cobram nas autoestradas e o resutado é carros e camiões a fugir para as secundárias, a esburacar pavimentos, a fazer disparar os acidentes e a queimar mais combustível. Só nesta anedota de país.

        1. Avatar de Jaquim
          Jaquim

          Coloquem parques nas entradas e depois acesso fácil a transportes públicos de qualidade. Assim o pessoal não entrava nas cidades…

  4. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Manual de como fazer grandes negócios à conta dos otários contribuintes Tugas.
    1… Ser concessionário de uma autoestrada
    2… Assinar contrato em que passem carros ou não, tenho que receber valor X.
    Se não passarem carros suficientes, o Estado paga.

    Resumo, como perder dinheiro num negócio destes?
    Aprendam com o PorcoDoPunjab

    Outro negócio bom, pagar 20% ou menos de uma ponte importantíssima e ficar com a concessão da mesma durante décadas.
    É só escolher…

    1. Avatar de Jaquim
      Jaquim

      E da outra de das que forem construídas! Corrompe o ministro responsável e depois dá-lhe tacho é lucro garantido

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Jaquim, o artista responsável por estes belos actos de gestão foi o Ferreira do Amaral.
        Mas o Coelho tb foi parar à Mota Engil e nem sabe o que é um tijolo.
        Portanto, são todos iguais…

  5. Avatar de Carlos Caramelo
    Carlos Caramelo

    O alcatrão aumentou de preço ou é para pagar o buraco da CP ?