Bombeiros avisam para não carregar o smartphone durante a noite enquanto dorme

22 Comentários

Se utiliza moderada ou intensivamente o seu smartphone durante o dia, é provável que aproveite a noite para o carregar, especialmente enquanto dorme. Por saberem que se trata de um hábito muito comum, os bombeiros de Montreal aconselham os utilizadores a deixarem de carregar o seu smartphone durante a noite.

Rapariga a carregar o smartphone

As autoridades de emergência da cidade de Montreal, no Canadá, estão a aconselhar os utilizadores de smartphones a não carregarem os seus dispositivos durante a noite, enquanto dormem.

O aviso surge, após um incêndio devastador, no porto de Montreal, há poucas semanas. Na altura, um contentor que transportava 15.000 quilos de baterias de iões de lítio, equivalentes a cerca de 200 automóveis da Tesla, incendiou-se e provocou um incêndio descomunal.

Aliás, o fumo e o cheiro a químicos queimados terão permanecido no ar durante horas, e 100 pessoas tiveram de ser foram evacuadas, segundo a imprensa.

 

Na dúvida, tente carregar o smartphone durante o dia

Conforme o alerta deixado pelos bombeiros, a preocupação prende-se com as baterias de iões de lítio utilizadas para alimentar os smartphones, que podem pegar fogo enquanto o telemóvel está a carregar e o utilizador está a dormir.

Quando uma destas baterias se inflama, fá-lo com uma intensidade semelhante à de um maçarico, desencadeando um incêndio difícil de apagar, que exige muito tempo e muita água.

Smartphone explodido

Assim sendo, ao certificar-se de que está acordado e alerta enquanto o smartphone carrega, se houver um incêndio, pode apagá-lo antes que se espalhe e se torne problemático.

Além de carregar o smartphone durante o dia, ou enquanto estiver acordado, certifique-se de que utiliza um carregador adequado/ original, e não uma imitação que pode dar problemas, e assegure que coloca o seu dispositivo a carregar numa superfície dura, não inflamável.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Velha Semente
    Velha Semente

    Sendo assim é melhor nem dormir face a todos os riscos que corremos.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A pessoa apaga o incêndio como? Uma vez que o incêndio despolete o mesmo não pode ser apagado porque a própria reacção química no lítio não pode ser interrompida, a pessoa tem de esperar que se esgote por si mesmo.

    Pode ser que alguém invente um método no futuro para apagar estes incêndios, mas de momento não se conhece nenhum método, o que existe é só para tentar conter o fenómeno, e não para extingui-lo.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Podes tentar retirar o oxigênio cobrindo o incêndio.

    2. Avatar de OutroChegano
      OutroChegano

      apenas é possível apagar o incêndio “afogando” o equipamento, ou seja, por exemplo no caso de um telemóvel, colocando-o na sanita e efectuar descargas frequentes

    3. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Remover o ar, ou enfiá-lo em água não extingue o incêndio, pelo simples motivo de que se trata de uma reacção química que contém em si mesma tudo o que precisa para a combustão em si.

      Apesar de meter em água não extinguir o incêndio, em alguns casos pode ajudar a extinguir mais cedo se a maneira como a bateria for feita permitir que os componentes que separam o lítio dentro da bateria impeçam a propagação porque a água arrefece esses componentes a ponto de não permitir que a combustão avance internamente… partindo do princípio que tal bateria tem tais componentes, algo duvidoso quando se fala de baterias tão pequenas como as dos smartphones.

      Nas companhias de aviação o procedimento é meter smartphones que comecem a arder dentro de umas bolsas feitas de um material especial que aguenta essas temperaturas muito elevadas e que então contêm o incêndio dentro da bolsa… não extingue, mas impede que se propague ao resto do avião.

  3. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    LOL que patetice. Onde já se viu carregar o smartphone de noite. Quem nunca?

    Quer dizer, houve um incêndio e agora ninguém carrega smartphones de noite quando 99% das pessoas carregam é de noite e nunca aconteceu incêndio descomunal nenhum. Ainda que alguns smartphones possam queimar e a cabeça de alguém possa explodir isso não é suficiente para andarem a alarmar toda a gente. LOL

    Quer dizer se explodir de dia é melhor? Antes prefiro morrer de noite sem sentir nada do que morrer de dia acordado e todo queimado. Vão-se lixar e falem de coisas boas.

  4. Avatar de SergioA
    SergioA

    E assim. Se usarem carregadores rapidos, nao recomendaria. Se usarem os velhos carregadores 5V2A, na boa. Ate o ideal seria 5V1A.
    Ou usem cabo sem transmissao de dados, que o telefone diz que o carregador e lento.
    Carregamento lento nunca fez mal a ninguem, nao aquece a bateria. E assim que carrego a noite (quando carrego).

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Muitos dos telemoveis atuais mesmo com carregador rápido ele configura o carregamento para acabar perto da hora do teu despertador e assim vai carregando suavemente a noite toda sem aquecer nada

      1. Avatar de poizé
        poizé

        Nos tlms com que lidei não funcionam assim. Carregam rápido até aos 90% e depois é que é lento.

    2. Avatar de maxapadajá
      maxapadajá

      Ya, até porque demorar mais tempo a carregar diminuem logo as chances de explosão LOL

      1. Avatar de SergioA
        SergioA

        Quantos dispositivos explodiram com carregamento lento?
        Pode-se aplicar a carros e ebikes.
        So naquela para comparar.

      2. Avatar de SVR
        SVR

        Tanto comenta e tem certas opiniões que parecem as do meu avô que nao entende nada disto… Acho que é fácil de perceber que usando um carregador menos potente, o risco de sobrecarregar e/ou sobreaquecer a bateria é menor…

      3. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Sim o que tem mais risco de incêndio e o que degrada mais as baterias é o aquecimento com os carregamentos rápidos quanto mais tempo demorar a carregar menos vai aquecer ou seja melhor para a bateria

      4. Avatar de PTO
        PTO

        Claro que diminui porque o carregamento rápido não só submete a bateria a um maior stress interno, como a aquece consideravelmente. Mas lá está, se tu percebesses o mínimo do assunto não tinhas dito a asneira que disseste. 🙁

      5. Avatar de maxapadajá
        maxapadajá

        Vocês é só teorias. Quando tem de explodir explode. Tudo bem que a voltagem é menor e aquece menos e tal, mas existem muitos outros fatores que não estamos a ter em conta. A explosão foi num contentor que atinge temperaturas sabe-se lá de quantos graus. Obviamente 15000Kg de baterias é uma quantidade assustadora e basta uma estar em sobreaquecimento, só que no artigo não dizem nada que estavam a carregá-las ou de um smartphone a ser carregado. Algo aconteceu que s fez explodir.

        É impossível um smartphone de 5000mah explodir mesmo com carregamento rápido se não era só casos desses. LOL

        1. Avatar de PTO
          PTO

          É impossível? Olha que não.
          Parece que já te esqueceste dos samsung galaxy note (e não só)

  5. Avatar de PM
    PM

    Também não se deve andar de carro porque morrem pessoas em acidentes, não se deve fazer desportos “radicais” e assim por diante… de milhões de telemóveis que carregam durante a noite, qual a taxa de incidência de incêndios acusados pelos mesmos?

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Agora é só adaptar esses procedimentos ao carro elektro. .ais vale perder 20 horas na vida do que a vida num minuto!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Se aplicassem esses procedimento ao carro a combustão, pela quantidade que ardem todos os dias, eram proibidos de circular de noite e de dia…

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    Aposto que as baterias tinham como destino final o médio oriente

  8. Avatar de paulo rodrigues
    paulo rodrigues

    O que penso que se deve fazer é colocar o telemóvel a carregar em cima de algo não combustível… cerâmica e pedra, por exemplo. Sim nem todos tem uma mesinha de cabeceira com o tampo em pedra ou o chão em cerâmica (no quarto/sala). Mas deixar o telemóvel a carregar no sofá ou na cama é “brincar com o fogo”….

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Bem visto