Elon Musk pode ficar em apuros por oferecer dinheiro aos eleitores americanos

65 Comentários

O apoio de Elon Musk a Donald Trump é oficial desde julho, mas escalou, agora, para um patamar potencialmente ilegal. Por este motivo, Josh Shapiro, governador democrata da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América (EUA), pediu às autoridades policiais para investigarem o empresário.



Com as eleições dos EUA muito próximas, Elon Musk decidiu usar a sua fortuna para influenciar a corrida à Casa Branca, apoiando Donald Trump por meio de dinheiro.

Neste momento, o America PAC, um grupo de ação política que Elon Musk criou para apoiar Donald Trump nas eleições presidenciais, está a desempenhar um papel importante, pois está a ajudar a mobilizar eleitores e a motivar registos em estados que podem decidir o resultado da eleição.

Aliás, segundo divulgações federais, Elon Musk já forneceu, pelo menos, 75 milhões de dólares ao America PAC.

Elon Musk e Donald Trump

 

Elon Musk está a oferecer dinheiro aos eleitores dos estados decisivos

O empresário está a prometer dar um milhão de dólares por dia a alguém que assine a sua petição online, onde se lê: “A Primeira e a Segunda Emenda garantem a liberdade de expressão e o direito de portar armas. Ao assinar abaixo, estou a comprometer-me a apoiar a Primeira e a Segunda Emendas”.

Para poderem receber o milhão de dólares, os signatários da petição têm de estar registados como eleitores e viver num dos chamados swing states, de acordo com o site do America PAC: Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin.

Além disso, segundo a imprensa, a petição oferece 100 dólares a cada eleitor registado da Pensilvânia que assine e 100 dólares por indicar um eleitor registado para assinar.

Indo ao encontro do que prometera, Elon Musk ofereceu um cheque de um milhão de dólares a um participante no comício em Harrisburg, na Pensilvânia, no sábado; e entregou um segundo cheque a uma mulher num evento em Pittsburgh, no domingo.

 

Governador democrata pede investigação

Este domingo, o governador democrata da Pensilvânia, Josh Shapiro, apelou que Elon Musk fosse investigado, na sequência das suas ofertas de dinheiro.

No programa “Meet the Press” da NBC, Shapiro disse que o plano do empresário de dar dinheiro a eleitores registados na Pensilvânia é “profundamente preocupante” e “é algo que as autoridades policiais poderiam analisar”.

Vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, e o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, em Filadélfia. Crédito: Kevin Mohatt/ Reuters
Vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, e o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, em Filadélfia. Crédito: Kevin Mohatt/ Reuters

De facto, à medida que as eleições dos EUA se aproximam, a legalidade da oferta de Elon Musk poderá ser alvo de escrutínio. Nos EUA, é um crime federal, punível com pena de prisão, pagar a pessoas com a intenção de as induzir ou recompensar a votar ou a registar-se.

O crime abrange quantias monetárias, bem como qualquer coisa de valor monetário, como bebidas alcoólicas, segundo um manual de crimes eleitorais do Departamento de Justiça citado pela Reuters.

 

Leia também:

Bilionários da tecnologia reforçam apoio a Trump: o que está em causa?

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Estão aflitos com a possibilidade do Trump ganhar.
    O Musk faz o que bem entender com o seu dinheiro.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Faz desde que seja legal. Se for ilegal tambem o poderá fazer mas terá de enfrentar a justiça.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        E achas que ele fez algo ilegal?
        Já estava preso meu amigo, eles só querem é assustar e denegrir é o normal na campanha política americana.

        1. Avatar de Perfectly Balanced
          Perfectly Balanced

          Eu não sou advogado mas para um leigo o que se encontra na lei parece ser bem claro: oferecer ou aceitar incentivos para se registar ou votar é ilegal.

          “Whoever knowingly or willfully (…) pays or offers to pay or accepts payment either for registration to vote or for voting shall be fined not more than $10,000 or imprisoned not more than five years, or both (…)”

          Eu deixei só a parte relevante mas para quem quiser procurar trata-se da Lei 52 U.S.C. 10307(c).

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Como disse ele já estava preso se fosse ilegal.
            Deixem de mentir ele não está a comprar votos.

            Ele está a oferecer dinheiro em sorteio quem assina a petição (liberdade de expressão, direito de porte de armas).
            Já existe juristas a dizer que o pode fazer e está enquadrado em “liberdade de expressão” e ainda para mais existe precedentes legais anteriores tipo a quem colecta assinaturas para registro e não foi considerado ilegal em outros casos antigos em tribunal.

          2. Avatar de Perfectly Balanced
            Perfectly Balanced

            Eu acredito, podes-me dar o link para esses precedentes legais que falas?

          3. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            States v. Canales 744 F.2d 413, 423 (5th Cir. 1984)

            https://casetext.com/case/united-states-v-canales-2

          4. Avatar de Aves
            Aves

            O caso do link (States v. Canales) demonstra exatamente o contrário do que dizes.
            A sentença do tribunal de apelação (de Círculo) confirma a sentença do tribunal de 1ª instância (Distrital) – os réus foram condenados por comprar votos.
            Para se ver bem a importância que é dada à compra de votos, veja-se as quantias exíguas pagas – um dos réus (Elia Garcia) ofereceu um vale-alimentação de 20 dólares a uma pessoa e o outro réu (Aurora Canales) deu 30 dólares a outra. E tratava-se das eleições primárias democratas para um lugar de senador, ou seja quem ia concorrer ao lugar com o candidato republicano.
            Só em quem não tem o mais pequeno conceito de democracia é que pode ter a ideia de que a compra de votos é “liberdade de expressão”

          5. Avatar de jorgeg
            jorgeg

            le bem outra vez o que o sr Rodrigo escreveu e deixem de ver a cnn ou a nbc, e so propaganda comunista da kamamalaba!

          6. Avatar de Perfectly Balanced
            Perfectly Balanced

            jorgeg se calhar tu é que deverias ler bem e aplicar pensamento crítico, o que o Rodrigo escreveu não faz sentido nem aqui nem na China, o Elon Musk tal como o Rui apontou não pode usar o seu dinheiro para cometer ilegalidades.
            Segundo o facto de ele não ter sido preso também não prova que o que fez não seja ilegal, um porque a justiça não é assim tão rápida e depois basta olhar para o suposto exemplo que ele deu: Aurora Canales e Elia Garcia foram condenadas por comprar votos e a sentença foi uma multa e dois anos de prisão com pena suspensa por três anos, ou seja nenhuma delas passou um dia sequer presa.

            E eu não vejo nem CNN nem NBC, a notícia que a oferta do Musk seria crime foi divulgada em diversos meios de comunicação incluindo Fox News ou Newsmax, quem levantou a questão foi o atual governador da Pensilvânia que é advogado e anteriormente era o Procurador Geral do estado, alguém que esteve na posição com autoridade para lançar a investigação a Musk e foi aquilo que ele defendeu que deveria ser feito, outros especialistas em vieram à comunicação social explicar a lei e porque concordam que a oferta do Musk será ilegal, até hoje não li nenhum advogado/jurista a defender o contrário, o Rodrigo não conseguiu apontar na direção de nenhum, pode ser que o jorgeg consiga.

          7. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Perfectly, e oferecer frigoríficos para votar nele tb é ilegal?
            O Valentim fazia isso.
            Ao menos dava o frogorífico os outros não davam nada…

          8. Avatar de Perfectly Balanced
            Perfectly Balanced

            PorcoDoPunjab já cá faltava o whataboutism, desde quando é que a lei 52 U.S.C. 10307(c) dos EUA se aplica a Portugal?

    2. Avatar de X
      X

      Rodigo se os trumps desta vida matarem alguem da tua familia tu és tão vendido que vais continuar a apoiar os trumps desta vida, admite lá.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Trumps matarem?
        Não te trates não, Trump foi um presidente que não entrou em guerra com ninguém o que não é normal para os presidentes americanos gostam sempre de entrar em guerra com alguém!

        1. Avatar de qs
          qs

          seguindo o teu raciocínio, o Biden também não. ou, aonde é que o estado unidos está em guerra neste momento?

          Já agora, foi durante o tempo do trump no poder que a ucrania recebeu a formação, acompanhamento e armamento, que permitiu impedir que a ucrania fosse derrotada em 3 dias, como os russos sempre disseram ia ia ser!

          1. Avatar de João Manuel
            João Manuel

            Deixa de ver TV para ver se te cultivas !

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          O Salazar também não entrou na 2ª guerra, devemos fazer-lhe uma vénia por isso?
          O Trump conseguiu ser formalmente acusado e condenado por crimes relacionados com o mandato anterior. Não é qualquer um LOL
          Ainda falam em “denegrir”. Não há mesmo limites para a estupidez.

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Hugo, sim, devia fazer-lhe uma vénia por ter livrado Portugal da guerra.
            Se não o tivesse feito talvez vc não andasse por cá porque o seu avô teria sido enviado para combate e como bem sabemos, basta ver o que aconteceu na Primeira guerra com o corpo expedicionário, armas, treinamento e logística era coisa que não iria faltar aos nossos soldados…

            Em relação aos crimes, vc sabe muito bem que tudo o que o Trump faz, e o que não faz, é crime para um democrata woke.
            Claro que tudo o que um woke faz de crime não tem nada… Tudo gente super recomendável.

            Já faz lembrar o pai da lambona, a ir buscar o dinheiro a quem o acumula.
            Resultado? Foi assaltar bancos, está certo…

      2. Avatar de João Manuel
        João Manuel

        Os Trumps é que matam ? Diz me la quantos países foram bombardeados e quantas guerras começou Trump ?

      3. Avatar de X
        X

        Discurso de ódio racista xenofobo para dividir para reinar, mentiroso patológico contra serviço de saude “gratuito” e apoiante de ditadores não dá em mortes? dá, e tudo isto para proteger a fortuna dos ricos, se não és vendido és muito tapadinho.

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          X, olhe que andou a apoiar o Saddam, o Kadafi e outros que tais, não foi o Trump.
          Olhe que quem criou o Estado Islâmico não foi o Trump.

          Esse discurso do ódio e do racista e do xenófobo, isso já mete nojo de tão gasto que está.
          Não arranja outra cassette melhor? Já parece o Jerónimo a falar da revolução e dos proletários… Já lhe disse para voltar para a madrassa da lambona e fique por lá.
          Mania de sair para a rua sem autorização e dizer disparates….
          Vou recomendar que lhe metam um casaco de forças.

      4. Avatar de Anung
        Anung

        X se os kamalas desta vida matarem (por consumo de droga) alguém da tua familia tu és tão oferecido que vais continuar a apoiar e acariciar os kamalas desta vida, admite lá.

  2. Avatar de João Manuel
    João Manuel

    Jorge Soros desde 2004 a doar Biliões aos Democratas, só este ano já vai em mais de 60 Milhões ! Mas o problema é o Musk … Okay !

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Bingo!!

    2. Avatar de qs
      qs

      Mas doou à campanha democrata ou andou a dar aos cidadãos? É completamente legal doar às campanhas. E mais, é normal, a mesma entidade/pessoa, doar aos 2 partidos… chama-se lobby, algo legal na america.

      por fica a duvida, o Soros andou a dar dinheiro aos cidadão que iam votar nos democratas?

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Mas chegaste aqui de Marte oh que? O homem é mais do que conhecido por influenciar e até investir em propagar maluquices de extrema-esquerda em grupos que só assim por acaso votam na Kamala e até queriam que ela fosse mais longe, isto não é o mesmo?

    3. Avatar de Anung
      Anung

      E não esquecer hollywood.

  3. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Presidente Trump como trabalhador do MacDonald’s:

    https://www.youtube.com/watch?v=gCFE24BtqGo

    1. Avatar de qs
      qs

      gosto mais da versão de atirar papel higiénico! 😀
      https://www.youtube.com/watch?v=kEe7_zgZbuI

    2. Avatar de João Manuel
      João Manuel

      A Kabala disse que tinha trabalhado no Mac, claro que é mais uma mentira dela e o Trump aproveitou se disso para gozar.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        A Kamela, segundo dizem as más línguas, trabalhou uns tempos na Kikas, a recibos verdes.
        Era independente….

        É o que dizem, porque eu não entro em locais desses… Foi um amigo.

    3. Avatar de X
      X

      Nem Mcdonald’s sabes escrever, é igual ao nivel de conhecimento que o trump tem de trabalho no duro no mundo real a ganhar ordenado minimo, fantochada.

      1. Avatar de João Manuel
        João Manuel

        Vai tomar os medicamentos ! Não percebes o significado de sarcasmo !?

        1. Avatar de Paninhos quentes
          Paninhos quentes

          Ve se cresces miudo, deixa a conversa para os adultos

        2. Avatar de X
          X

          O Figueiredo se não me engano é todo extrema direita, não me pareceu sarcasmo.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        A Kamala e o biden é que sabem muito bem o que é trabalhar no duro no mundo real.
        Não te internes não.

        1. Avatar de X
          X

          Não sabes o que é empatia não percebes não tens capacidade, o trump tambem não.

  4. Avatar de Eu
    Eu

    Tanta gente iletrada nestes comentários! Ou serão apenas tendenciosos?
    A questão aqui abordada nesta notícia não é o facto de alguém financiar um dos partidos, ou um dos candidatos, mas sim o estarem (neste caso o Ellon Musk) a pagar aos eleitores para que votem no Trump.
    Isto é que é ilegal: comprar os votos!

    1. Avatar de João Manuel
      João Manuel

      O iletrado aqui és tu ! Falas sem saber do que falas …

      “Musk said Saturday the goal is to get between 1 million and 2 million voters in battleground states to sign the petition “because I think this sends a crucial message to our elected politicians to, you know, care about the outcome in battleground states.”

      The new giveaway appeared to refer to anyone in a battleground state who signed the petition.

      Musk delivered the first of the checks Saturday to a man who emerged from the crowd to loud cheers, saying the man “had no idea” he’d be selected. “The only thing we ask for the million dollars is that you be a spokesperson for the petition, and that’s it, really,” Musk said.”

      1. Avatar de qs
        qs

        João Manuel 21 de Outubro de 2024 às 15:06
        Deixa de ver TV para ver se te cultivas !

    2. Avatar de Perfectly Balanced
      Perfectly Balanced

      Não foi isso que o Elon Musk fez, ele está a sorter $1M a quem na sua petição, para te habilitares a ganhar o prémio tens que pertencer a um dos “swing states” e estar inscrito para votar, não há qualquer referência se és um eleitor republicano ou democrata ou qualquer obrigação em votar.
      Quem se inscrever na petição terá que fornecer os dados à PAC do Elon Musk, este é o principal objectivo: obter dados dos eleitores para que sejam alvos de publicidade direcionada com propaganda do Trump.
      No entanto o sorteio não deixa de ser ilegal, segundo a lei 52 U.S.C. 10307(c) incentivar ou aceitar incentivos financeiros para se inscrever nas eleições ou votar é crime.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Deixem de mentir ele não está a comprar votos.

        Ele está a oferecer dinheiro em sorteio quem assina a petição (liberdade de expressão, direito de porte de armas).
        Já existe juristas a dizer que o pode fazer e está enquadrado em “liberdade de expressão” e ainda para mais existe precedentes legais anteriores tipo a quem colecta assinaturas para registro e não foi considerado ilegal em outros casos antigos em tribunal.

        1. Avatar de Perfectly Balanced
          Perfectly Balanced

          Link sff

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Queres a papinha toda? Pronto toma lá.

            States v. Canales 744 F.2d 413, 423 (5th Cir. 1984)

            https://casetext.com/case/united-states-v-canales-2

          2. Avatar de Perfectly Balanced
            Perfectly Balanced

            Portanto o teu precedente legal é um caso de 1984 em que os arguidos foram condenados em primeira instância por um júri:

            “The defendants Aurora Canales and Elia Garcia were convicted, following a jury trial in June 1983 in Laredo, Texas, on one count of vote buying and one count of conspiracy to buy or offer to buy votes in violation of 42 U.S.C. § 1973i(c) and 18 U.S.C. § 371.”

            No recurso o caso foi ouvido por três juízes “Before GARZA, GARWOOD, and HIGGINBOTHAM, Circuit Judges.”

            Que na conclusão afirmam o julgamento da primeira instância:

            “Having determined that none of appellants’ complaints presents any reversible error, the judgment of the district court is affirmed.

            AFFIRMED.”

            Mas realmente um dos juízes “GARWOOD, Circuit Judge” escreveu uma citação em que discorda, e como tal nós somos todos mentirosos porque um Juiz concorda com a tua opinião, o advogado do Estado que trouxe a acusação, o júri, o juiz de primeira instância, os outros dois juízes que confirmaram a condenação são todos corruptos e mentirosos, porque afinal não é crime…

          3. Avatar de Aves
            Aves

            Então e o meu comentário que se sumiu? 🙂

          4. Avatar de Vítor M.

            Não sei, mas tens um ao mesmo autor.

          5. Avatar de Aves
            Aves

            Esqueçam. Está mais acima. o link do caso States v. Canales é que está em dois lados.

    3. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      O iletrado ao que parece és tu! O homem está a oferecer dinheiro para uma PETIÇÃO, não está a oferecer nada por votos.. deixa de ser mentiroso!

    4. Avatar de Anung
      Anung

      Mas onde é que ele está a comprar votos? Mostra lá isso com a tua literacia.

    5. Avatar de Aves
      Aves

      Musk sabe que não pode pagar a eleitores para votar em Trump, porque é ilegal.
      Arranjou foi uma manigância para comprar eleitores para Trump, sob outro pretexto – paga a quem se comprometa a assinar uma petição com pontos principais do programa republicano, e paga um 1 milhão de dólares a uma pessoa que vá a um comício de apoio a Trump.

    6. Avatar de Eu
      Eu

      Ora bem!
      Com que então não é comprar votos?
      Quem é que está mais interessado nesse direito de porte de armas?
      Eu adianto-vos a resposta: Republicanos!

    7. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Eu, eu quero um frigorífico, ou então um micro ondas.

      Dar subsídios a inúteis para não fazerem nada, não é comprar votos?
      Ora pense lá bem…

      dar aumentos imediatamente antes das eleições, não é comprar votos?
      Ora pense lá outra vez…

  5. Avatar de Bibo'
    Bibo’

    Não sei até que ponto pagar a alguém para se registar será eficaz. O voto é secreto, não controlável, podem dizer que votam Trump e votar Kamala.
    A verdade é que Musk esta a colocar-se na sombra de Trump e se ganharem é ele que vai manipular as marionetas. Trump só quer anular os processos que tem e, com 80 anos está a encostar as boxes.

  6. Avatar de Claudio
    Claudio

    O assunto aqui nem são as guerras ou ter iniciado guerras, o Trump iniciou uma guerra com a Huawei , claro que não implica bombas e armas mas prejudicou toda uma marca que é gigante e muito boa. Se o Musk tem legalidade para pagar milhões para votarem no Trump então a Huawei pode fazer o que quer porque cada país tem as suas leis, e os outros não podem implicar. Eu pessoalmente não gosto do Trump mas quem quiser votar nele tem a liberdade de k fazer agora pagar para mudar a ideia da pessoa isso não é correto, mas como. Este mundo anda podre já não me admira em nada. É muito triste as pessoas serem burras ao ponto de se deixarem iludir com dinheiro . O Ser Humano é uma podridão triste dizer mas é realidade. Era muito bem feito o Musk ficar bem castigado pela justiça.

  7. Avatar de Z3cAntunes
    Z3cAntunes

    LOLOL…. os democratas com o rabiosque apertado porque têm medo de perder o poder… só lixaram o país, e esses sim, pagaram para deixar a mitralhada toda entrar ilegalmente!
    Já não bastava o demente do Bidé e agora basta ouvir a palhacice pegada da maluca que não dá uma pra caixa que se percebe que se os democratas vencessem, o povo americano estava entregue à bicharada e à chulice!

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Para falares assim deves ser dono de alguma multinacional 🙂

      1. Avatar de Z3cAntunes
        Z3cAntunes

        basta ter olhos na cara e 2 dedos de testa

  8. Avatar de Jacs
    Jacs

    Musk vigaro quero os 7500 eruos do FSD nao vale 10 , trafulha

  9. Avatar de PJA
    PJA

    Vejam lá quem é que tem razão, mas os americanos votem na Kamala para se ter um presidente menos ignorante. É uma vergonha operantes os ET a nação mais poderosa do planeta ter um presidente tão básico. Por outro lado perderemos um bom comediante.

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Tenho acompanhado as eleições Americanas mas não pelo canais nacionais, e sinceramente, o Trump é mau mas a Kamala não é melhor… Venha o diabo e escolha

  10. Avatar de artista34
    artista34

    Em apuros estamos nós (Poortugal) que somos pobres que doi…

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      artista? Pobres? Não parece…
      Já foi à rua hoje? Não viu o trânsito dos infernos?
      É assim todos os dias.
      Há dinheiro para carros, seguros, iuc, manutenção, combustível…
      Isto nunca esteve tão bom…

  11. Avatar de epa
    epa

    votar na Kamela é muito menos arriscado do que votar num monstrinho neofascista multimilionário que já tem a casa dos representantes e provavelmente o senado do seu lado.
    o resultado vai ser decisivo para os europeus também