Tesla revela como vai funcionar o carregamento sem fios para o seu Cybercab

38 Comentários

Quando revelou a sua nova proposta, Elon Musk prometeu algumas funcionalidades únicas e que não existem ainda no dia a dia. A primeira delas parece estar agora apresentada e vem mudar como os carros elétricos vão carregar no futuro. Num vídeo partilhado no X, a Tesla revelou como funcionará o carregamento sem fios para o seu Cybercab.

Tesla Cybercab carregamento sem fios Elon Musk

Tesla mostra carregamento sem fios no Cybercab

A Tesla partilhou um novo vídeo mostrando as capacidades de carregamento sem fios do seu recentemente revelado Cybercab. Este vídeo mostra como a Tesla está a dar vida ao seu conceito de transporte totalmente autónomo. O Cybercab da Tesla será um veículo totalmente autónomo, sem controlos tradicionais como o volante e os pedais, e transportará passageiros sem qualquer intervenção humana.

Segundo Elon Musk, a visão de autonomia da Tesla não se limita à condução do veículo. Até mesmo o carregamento deste carro não requer qualquer intervenção humana. O Cybercab pode carregar-se passando sobre uma base de carregamento sem fios, recebendo depois a energia necessária.

Na verdade, a Tesla apresentou esta funcionalidade pela primeira vez no Investor Day em 2023. No novo vídeo, vimos isso com mais clareza. No vídeo, o veículo move-se em direção à base de carregamento e pode carregar a sua energia sem necessidade de cabos.

Este pode ser o futuro para Elon Musk

Outro pormenor que chama a atenção no vídeo partilhado é a potência de carregamento. A potência da base de carregamento é indicada como 25 kW. Ainda não é claro se a Tesla irá aplicar esta tecnologia de carregamento sem fios aos seus veículos existentes.

Em particular, a aquisição da empresa de tecnologia de carregamento sem fios Wiferion pela Tesla, há alguns anos, levou à especulação de que esta funcionalidade poderia ser incluída em modelos futuros. O Cybercab é também apontado como um grande investimento tanto para proprietários como para passageiros.

Os proprietários poderão utilizar o veículo para gerar rendimentos com uma aplicação a ser desenvolvida pela Tesla. Além disso, será oferecida aos passageiros uma experiência totalmente personalizável; detalhes como a temperatura e a música podem ser ajustados conforme a preferência do utilizador.

O futuro já chegou? Elon Musk apresentou o Cybercab da Tesla e trouxe mais novidades

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Se os Teslas já desperdiçam 17 a 20% nos carregamentos com cabo, com isto vão perder ≈ 90%.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Não estamos a falar de carros a combustão onde vai até 90% da energia desperdiçada.

      Normalmente anda ali nos 5% a 10% nos carros eléctricos, hehe tens que mentir melhor quando falas nos 90%.

      1. Avatar de Naodou
        Naodou

        Os carros a combustão ronda os 70% e não 90% que depois podes usar pra aquecimento algo que não fazes com os eléctricos.
        Sem contar que um litro de gasolina tem mais energia que o mesmo espaço ocupado por baterias.
        O que ele está a dizer é que a indução tem perdas de energia claramente superiores ao cabo mas isto não deveria ser novidade pra ninguém.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Confere por ti @Rodrigo:
        https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrb8vJp1QRaUcVAJRQA
        E cuidado qd falas das perdas de um combustão. É que um carro a combustão transforma a sua própria energia enquanto que um elektro precisa que lhe levem a papinha feita.
        Vai ver as perdas no sector elektro desde a central até à tomada e depois opina.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          O bom do combustão é essa mesma a energia aparece e é 100% aproveitada

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            100% não é obviamente, no entanto o desperdício é menor.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Obviamente que é menor. Vem tudo da fonte debaixo do posto de abastecimento

          3. Avatar de Marques
            Marques

            Se é bom faz a experiência da garagem e diz logo dizes qt é bom

        2. Avatar de luisa
          luisa

          Ai agora as perdas contabilizadas sao grandes da central á tomada???

          Explica lá como é que a gasolina chega ao teu carro!!!

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            luisinha, então que passa-se?
            Perdas na central
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrb8w_Zm465bWqYfR8A
            70% da centrais existentes são de ciclo simples.
            A rede se estiver em condições até que a energia chegue à tomada a norma de perdas são cerca de 10%
            Se a rede não for tão boa pode perder 23% como é exemplo Cabo Verde.
            Se houverem tempestades, fogos, etc Então é melhor esquecer que nem pensar nisso é bom.
            Um elektro em DC chega qs a 20% de perdas por resistência ou dissipação. Em AC pode chegar a 30% de perdas. Isto se as baterias estiverem em condições, sem degradação e relativamente novas. Caso isso não se verifique, as perdas serão maiores.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Toni, obviamente que não, tal como o necessário para a produção de electricidade não vem da fonte debaixo da central termoeléctrica
            https://images.app.goo.gl/3s34Ypds2FHAQLEr9

          3. Avatar de JL
            JL

            A sério que usou o meme do rebanho ?

            Looooooool

            E não, escusa de andar a mentir, as centrais combinadas têm até 65% de rendimento. Voltou a usar o relatório de 1980 ?

          4. Avatar de JL
            JL

            Mostre lá uma bateria degradada a ter menos eficiência ?

        3. Avatar de JL
          JL

          Então quem é que converte o petróleo em gasolina ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O mesmo processo que refina o gás, carvão, petróleo, antes destes podererem ser consumidos pelas termoeléctricas.

          2. Avatar de JL
            JL

            Nenhum desses 2 são refinados, além de serem pouco usados.

    2. Avatar de elektro99
      elektro99

      Ou seja, quase nada em comparação à energia que perdes a destilar ódio contra os elétricos kkkkkk

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ódio? Esquece lá isso. Não gostar de “ser comido de cebolada”, na melhor das hipóteses, OK

        1. Avatar de JL
          JL

          Comido de cebolada ?

          Diz ali que o carro a combustão converte a sua própria energia ? E depois diz que não quer ser comido de cebolada ?

          Loooooooooooool

          1. Avatar de JL
            JL

            O gás não é refinado e o carvão também não, curioso que não saiba coisas tão simples.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ah pois não, vai com calhaus para dentro da central.

          3. Avatar de JL
            JL

            Filtrar, não é refinar.

    3. Avatar de wuuu
      wuuu

      Há alguns anos comprei um simples powerbank de 5200mA cuja manual trazia a seguinte informação: cerca de 30% da energia é desperdiçada durante o carregamento e cerca de outros 30% desperdiçada só no descarregamento durante o seu uso normal (não me lembro das palavras exactas mas no essencial era isto).

      Ou seja, além da perda durante o carregamento… depois, dos 5200mA, apenas tinha para uso 3640mA, segundo o próprio fabricante.
      Ora, sendo eu da área da electrónica… que há perdas significativas durante o carregamento e depois no descarregamento já eu sabia há muito. O que me deixou admirado foi o fabricante confessar perdas tão avultadas. Foi a primeira e última vez que vi tal tipo de informação num powerbank.

      Nos automóveis eléctricos é semelhante, confessem-no ou não os fabricantes… há perdas bastante significativas durante o carregamento e depois durante o descarregamento, isto só do lado da bateria.

      Quanto aos valores de perdas que nós vamos sabendo às pinguinhas dos fabricantes… fico sempre a pensar: essa alegada perda é onde? Na bateria? No motor eléctrico? Nos cabos? Na electrónica? Certamente não é a perda global a que se referem… não se atreveriam a tanto, ainda assustavam os clientes!

      1. Avatar de JL
        JL

        No seu caso é na conversão de energia em baixa tensão.

        No caso dos carros eléctricos existem perdas no carregamento e perdas na bateria por resistência e dissipação de energia.

        Todas aqui mostradas e até comparadas com outros sistemas

        https://static1.squarespace.com/static/5f0d42f16639a745affd633e/t/613226c869673e5e75509ffb/1630676682830/Why-Battery-Electric-Vehicles-Beat-Hydrogen-Electric-Vehicles.jpeg

    4. Avatar de luisa
      luisa

      Ai desperdiça?? Então onde? Tens dados disso?

    5. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Só 90%, eu acho que vai ser 130 ou 140% de perdas, ou seja, vai gerar energia! 17 a 20% no carregamento com cabo?!?! Estás bem de saúde ou és só ignorante?

      1. Avatar de Yamahia
  2. Avatar de Aves
    Aves

    “O Cybercab da Tesla será um veículo totalmente autónomo, sem controlos tradicionais como o volante e os pedais, e transportará passageiros sem qualquer intervenção humana.”
    Os passageiros são ao todo dois. Se num dos lugares houvesse volante e pedais ficava sem espaço nenhum. “Ah, mas a maioria das viagens de táxi são de uma ou duas pessoas, não há problema”. Há, se forem mais,
    Mas, sem volante, em caso de avaria, como é que se desloca/empurra o Cybercab?
    Os Waymo são carros grandes, para 4 ou 5 pessoas, com 4 portas – e volante, para uma emergência.
    Parece-me que o Cybercab vai andar, daqui as uns anos, nas poucas cidades onde o Waymo já circula. E que vai ter grandes dificuldades em concorrer com os Waymo.

    1. Avatar de Marques
      Marques

      Já ouviste falar em circuitos geofenced ou o termo ainda não te chegou aos ouvidos, amigo a estrada da Beira não é igual à Beira da estrada, certamente que levaria muito tempo a te explicar a diferença, não misture alhos com bugalhos.

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      É porque a Tesla não concorreu num dos mercados mais competitivos do mundo, com marcas centenárias e ainda assim é líder destacado nos carros elétricos e é o 2º construtor mundial de carros. Parece-me que o Musk deve mesmo estar cheio de medo da concorrência, esse gigante do mundo automóvel Waymo. LOL! Que piada!

  3. Avatar de Mango
    Mango

    tudo incomoda, vocês nunca estão bem.. façam melhor !

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    O carregamento sem fios é a mesma coisa que abastecer gasolina à distância com uma mangueira de esguicho. Mais de metade da gasolina vai para fora. E a electricidade idem.

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Se a Tesla usar um carregador de telemovel és capaz de ter razão, de resto é só ignorância pois não tens dados técnicos, só fontes trust me bro.

  5. Avatar de João Magalhães
    João Magalhães

    Tudo maravilha….o problema das pilhas é que esgotam e as pilhas destes popós não são nada baratas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Também esgotam, e até custam o dobro do que custam os carros.

      Já nas baterias é diferente, 1/4 a e 1/3 do carro.

      Quando custou a sua ?

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Diga-me que peça automóvel é barata hoje em dia? Quanto custa um motor novo?