4000 euros para apoio à compra de carro elétrico! Há mais novidades…

122 Comentários

O Governo atual vai dar 4.000 euros para compra de carros elétricos, mas atenção, vai ter de cumprir um requisito e há agora novas informações, pois os avisos já foram publicados em Diário da República.

Conduzimos o novo Dacia Spring: bonito e totalmente elétrico


Apoio para a compra de elétricos começa desde 1 de janeiro de 2024

O Governo vai dar um apoio para a compra de um veículo elétrico ligeiro de passageiros cujo o valor total não seja superior a 38.500 euros. No entanto, para quem tal seja possível será necessário que faça o abate do atual.

Segundo os avisos publicados em Diário da República, o novo incentivo para elétricos vai abranger os veículos comprados desde 1 de janeiro. Por outro lado, o pedido pode ser submetido ao Fundo Ambiental até final do ano.

“Assim que estejam reunidas as condições” para o pagamento do apoio, este será feito por transferência bancária. Quem compra o veículo tem de o ter em posse durante um período não inferior a 24 meses a contar da data de aquisição. Fica também proibido de o exportar, isto porque o objetivo é que Portugal tenha cada vez mais veículos “amigos” do ambiente.

Está previsto um apoio total de 20 milhões de euros para a aquisição de veículos de emissões nulas, que podem ser ligeiros de passageiros, bicicletas elétricas e convencionais, motociclos e dispositivos de mobilidade e ainda carregadores de veículos elétricos.

Relativamente aos ligeiros de passageiros, estão previstos 1050 incentivos de 4000 euros por veículo que custe até 38 500 euros. No que diz respeito à tipologia de carregadores para veículos, estão contemplados 216 incentivos de 80% do preço de venda (IVA incluído) do posto de carregamento, até 800 euros, mais 80% do preço da instalação elétrica, até 1000 euros.

Segundo a Lusa, na modalidade de mercadorias, está prevista uma despesa total de 1,5 milhões de euros em 2024 (1,2 milhões para ligeiros de mercadorias elétricos e 300.000 para bicicletas elétricas de carga), e de dois milhões de euros em 2025.

No caso dos ligeiros de passageiros destinados a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), a comparticipação será de 4.000 euros por veículo até aos 38.500 euros como para o consumidor final, com uma majoração de 5.000 euros.

Comentários

122

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JL
    JL

    Yamahia, já pode enviar o cangalho velho para a sucata e comprar algo que desdenha há muito. Loool

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Se 4mil€ são um fator decisivo na compra de um carro de quase 40mil talvez seja hora de repensarem as vossas prioridades.

      1. Avatar de JL
        JL

        Não é para carros de quase 40 mil euros, é sim até….

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Aprende com as dicas aqui do PPLWare:

        – Compra o carro com 1 ano, assim em vez de pagares €40.000 só pagas €20.000.

        Agora o problema é encontrar esses carros a esses preços, mas de certeza que não faltam pelo que estão constantemente a dizer que desvalorizam.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ou melhor ainda, segundo o secalharya com 3 anos e apenas 8 mil euros.

          Sobre a bateria ainda tem 5 anos de garantia.

          Looool

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          €20.000??? Na Alemanha estão a €1.000.
          Em certas zonas estão tantos ao abandono que pagam-te para ficares com 1.

        3. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Não dá para carros usados. Dá?

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Por isso mesmo…

            Assim já compra um Dacia Spring por €8.500 passado 1 ano.

          2. Avatar de JL
            JL

            E ficava por 4500 euros com incentivo, era a loucura total e gente a puxar pelos cabelos.

        4. Avatar de Z3cAntunes
          Z3cAntunes

          o meu amigo há umas semanas vendeu o Tesla model S P75 por 20 e poucos mil… com perto de 250k km’s. Achei pouco e o carro estava estimado. Comprou o 3º Tesla entretanto.

      3. Avatar de Mort
        Mort

        Se nao tirares rendimento do carro que te permita cobrir a despesa, é sempre um gssto, por isso quanto mais barato o carro, melhor.
        O resto é conversacdd pseudo ambientalistas subsidiodependestes ou importadores de sucatas eletricas usadas

        1. Avatar de JL
          JL

          Então qual teve e vendeu ?

        2. Avatar de JL
          JL

          Neste caso é para enviar sucatas eléctricas que consomem combustível para a sucata.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “Neste caso é para enviar sucatas eléctricas…”
            Olha, fugiu-lhe a boca para a verdade.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, eu disse bem, já que eléctricos são todos, uns consumem combustível e outros não…..

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os elektros não consomem combustível? Desde quando?

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Eu não o fazia se tivesse um orçamento apertado.
      1º tens de te atravessar com o guito;
      2º Tratar da papelada toda no sucateiro do abate do carro com mais de 10anos;
      3º Submeter essa papelada ao estado
      4º Entrar para uma lista de espera onde já estão os que se candidataram aos apoios dos anos anteriores
      5º Esperar para que eventualmente o estado se digne a pagar o que pode passar mais que um ano dada a lista de espera.
      6º O apoio para viaturas tipo motociclos, quadriciclos e bicicletas é uma piada de mau gosto (até 500paus)
      Em Espanha os concessionários atravessam-se pelos clientes e refletem logo o desconto na viatura EV que adquirires. Aqui os apoios é para quem esteja remediado ou tenha quem lhe trate da papelada (empresas).

      1. Avatar de JL
        JL

        Ena, que trabalheira.

        As bicicletas custam menos, tal como os motociclos.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        @freakonaleash

        Um casal amigo meteu 3 aparelhos de ar condicionado no ano passado ao abrigo dos apoios do Estado, o processo foi aprovado e passado mais de 1 ano ainda não receberam nenhum guito. Assim tb eu prometia subsídios.

        1. Avatar de JL
          JL

          E preenchia os requisitos? Não me parece que a compra de 3 aparelhos se encaixe nos requisitos desse programa….

      3. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “…bicicletas é uma piada de mau gosto (até 500paus)”
        Já dá para uma pedaleira minimamente decente.

  2. Avatar de Johnny
    Johnny

    38.5k? Ate um simples Tesla 3 custa 40k …portanto sera interessante ver que carros VE irao encaixar neste requisito. Só se for um Zoe ou um Leaf …

    1. Avatar de Lelo
      Lelo

      Ou MG4, BYD dolphin, Megane e tech 40, R5, Citroën e c3, opel corsa e, peugeot 208/2008, Dacia spring, e mais alguns…

      1. Avatar de Fla
        Fla

        O valor de 38.5k foi mesmo para evitar a maioria dos carros decentes.

        1. Avatar de Lelo
          Lelo

          Os preços têm vindo a baixar e tem aparecido mais oferta
          Pessoalmente creio ser um valor justo.

        2. Avatar de PTO
          PTO

          Mas então como é?
          Andam aqui os fanáticos das chaleiras elétricas a dizer que já existem modelos de jeito a 25k e afinal não são chaleiras decentes? Só valem a pena acima de 40k? Em que ficamos, afinal? 🙂 🙂

          1. Avatar de JL
            JL

            Andam por aqui os fanáticos das chaleiras a combustão a dizer que não existem modelos de jeito a 25k e afinal são chaleiras decentes, depende do uso que lhe dão.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Ninguem está proibido de comprar carros acima desses valor, até se pode comprar carros de 1milhao €€.
      Isto é para apoiar pessoal que compra gama baixa.
      Quem está de olho em carros de 50k nao o mesmo pessoal vai comprar um Corsa.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Quem compra Corsas não é garantidamente o publico alvos dos electricos just saying

        1. Avatar de JL
          JL

          Depois de ter tido um corsa B comprei o meu primeiro eléctrico.

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Então? Qual é o publico alvo dos elétricos? Quem tem porsches?!!!

  3. Avatar de Valter Silva
    Valter Silva

    Se obrigassem as Entidades Bancárias a taxar um máximo até 4% de juro com isenções de selo e afins no crédito automóvel exclusivamente a esses veículos elétricos o Tuga pelintra comum até sonhava conseguir comprar ou trocar o chasso.
    Automoveis elétricos que no fim de a maioria o pagar custou metade da habitação onde vivem… ou quem pode custa 1/3 da sua habitação.
    Dár cheques a quem já pode comprar…
    Palhaçada.
    Enfim….

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Depois obrigavam a pagar 500 euros mensais, pela manutenção da conta bancária, a todos os clientes. Era uma festa eficaz. 900000 milhões de euros, emprestados para 7 milhões de carros eléctricos de 65000 euros para cima, e o pessoal todo a pagar 500 euros mensais para ter conta bancária.

      1. Avatar de JL
        JL

        Diga-me em que planeta se paga 500 euros mensais de manutenção de uma conta ?

        Não é 900000 milhões, são 9000000000000 triliões.

        Enfim, não acerta uma.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @JL, desculpa perguntar, mas ouvi um comentário de um dono de Tesla a dizer que tinha de pagar uma mensalidade de 100€ para ter o sistema sempre ativo de segurança do Tesla, penso que é as câmaras sempre a filmar, sabes se é verdade ou mais uma desinformação/ mito popular.

          PS Desculpa estar constantemente a perguntar-te coisas, mas daqui a dias vou voltar à carga por causa dos paneis solares 🙂 🙂 🙂 mas primeiro vou de ferias.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então ouviu mal ou ele explicou mal, são 9.9 euros para aqueles que não têm conectividade premium associada ao carro.

            Isso é o valor das comunicações internet do carro.

            Faz as perguntas que quiseres, respondo a todas as que souber.

            https://www.tesla.com/pt_pt/support/connectivity

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    E a Classe-Média Portuguesa no desemprego, na pobreza, e na miséria, a pagar todo este chulanço e não há ninguém que meta mão nisto.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Desemprego está em mínimos históricos

      1. Avatar de Aristides Barros
        Aristides Barros

        isso é igual a formação de desempregados em máximos históricos 🙂

        1. Avatar de freakonaleash
    2. Avatar de Aristides Barros
      Aristides Barros

      claro que há quem meta a mão (nas nossas carteiras), são é sempre os mesmo 🙁

    3. Avatar de X
      X

      Quando conseguires fazer dinheiro sozinho sem teres um país nem infrastruturas nem estradas etc ai sim ninguem te vai pedir para pagares impostos, podes ficar com o dinheiro e come-lo!

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Mesmo. Era meter estes tacanhos todos numa ilha e era vê-los a comerem-se uns aos outros.

    4. Avatar de JL
      JL

      Cada vez vejo mais patrões a queixarem-se que não conseguem pessoas para trabalhar, portanto ou não há pessoas para trabalhar, ou não querem trabalhar…

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Ou são mal pagas.

      2. Avatar de Hélder
        Hélder

        Ou esses patrões oferecem condições “precárias”… e eu pessoalmente nem me posso queixar, mas tenho visto cada coisa. Digo isto por pessoas que conheço que são próximas e por experiência de algumas entrevistas que aceito fazer…

      3. Avatar de Juanlia
        Juanlia

        Geralmente esses patrões o que querem é escravos não quem trabalhe e receba um ordenado decente

        1. Avatar de JL
          JL

          Não tenho razão de queixa, até hoje nunca nenhum patrão me pagou menos que aquilo que eu pedi, pode pensar que peço pouco, nos últimos anos nunca pedi menos do mínimo, mas por semana….

      4. Avatar de JL
        JL

        E também acontece o contrário, alguns até recebem demais.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Por acaso tenho vários amigos e familiares que dizem o mesmo, mão de obra especializada é pouca ou nenhuma, inclusive pagam acima da média para não perder os funcionários que têm.
          Eu quero só recordar que o ordenado mínimo é como o próprio nome indica, é o mínimo que um trabalhador pode receber, por outras palavras os patrões podem pagar mais do que isso,, não podem é pagar abaixo disso.
          Em Espanha o ordenado mínimo geralmente é pago a quem trabalha em par time os empresário em Espanha pensam de maneira diferente dos tugas.

          1. Avatar de JL
            JL

            Nem mais.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          O primeiro que acha que recebe de mais que se acuse

      5. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Eu já ajudei muitos patrões a queixar-se disso. Pensam que sao os maiores e o pessoal vai fazer a vida para outro lado, e tenho levado uns colegas comigo 😀

  5. Avatar de Pulito
    Pulito

    Agora não ha desculpa, quem não usa eletrico paga mais ou nem entra nos centros das cidades. Aqui na rua e logo risco duma ponta a outra

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Agora queres mandar no dinheiro dos outros, não???
      Quem te encomendou a autoridade??? És das forças de segurança???
      Viver na tua rua seria fixe: quando menos esperasses, tinhas um morteiro nos dentes… deves pensar que és o maior, não???
      Cresce, rapazinho… tu não mandas na propriedade dos outros, por muito que discordes delas…
      … um risco comias tu no nariz, só pela mania!!!

  6. Avatar de PTO
    PTO

    Fraquinho, muito fraquinho.

    Só abrange 1050 veículos e 216 postos de carregamento.

    A este ritmo só lá para 2050 é que teremos a maioria do parque automóvel nacional com EV’s. 🙂 🙂

    Gastaram mais em estádios de futebol, alguns deles para estarem às moscas.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Na Europa as vendas de carros eléctricos novos estão a despenhar em 64%, comparadas com 2023. E as empresas dizem que as encomendas, para os próximos 36 meses, mostram que ainda vai descer mais.

      1. Avatar de JL
        JL

        Isso é mentira, caiu 43.9% em Agosto, relativo ao mesmo mês do ano passado, no entanto não foi apenas nos eléctricos, a maior queda e devia ter dito foi de 68 % na Alemanha, na maioria dos paises continua a aumentar, tal como em Portugal.

        https://observador.pt/2024/09/24/venda-de-veiculos-caiu-183-na-europa-e-os-electricos-439/

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Se o carro elektro se quiser impor, tem q rapidamente começar a vender mais q a soma de todas as restantes soluções… isso está longe de ser conseguido e cd vez está pior para o lado elektro.
          Com tanto subsídio e isenção já deviam lá ter chegado e se não chegaram é porque não prestam.

          1. Avatar de JL
            JL

            Já acontece noutros países.

            Tal como chegaram os a combustão?

            O problema não é a falta de subsídios , é a falta de rede de carga.

            Tantos ou tão poucos ?

            Se não prestassem você não estava preocupado.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quais países? Na NO, o condado dos excomungados da UE?

          3. Avatar de JL
            JL

            Noruega, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Luxemburgo,Suécia, Irlanda e China.

            Alguns destes já vendem mais, outros têm a maior cota.

            Os diesel deixaram de ter subsídios e isenções e estão pela hora da morte.

            Se não prestassem você e outros não estavam preocupados.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL, Irlanda???!!!
            Em que mundo é que vc vive looolooolool
            Adiante
            Nenhum dos países mencionados vende mais BEV’s q combustão.
            Pior, nenhum desses países faz parte dos 4 grandes mercados da UE.
            Já que foi buscar a CN, apenas 25% dos veículos novos vendidos na China eram 100% elétricos (BEVs) de JAN a AGO de 2024.
            Não se trate que não é preciso.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qt aos Diesel, tb não sei pq os foi buscar, venderam mais de JAN a AGO de 2024 que os elektros. E não estou a contar com os PHEV’s
            Incha…

          6. Avatar de JL
            JL

            Eu disse:

            “Alguns destes já vendem mais, outros têm a maior cota.”

            4 dos mencionados vendem mais ve que a combustão, e não tem híbridos incluídos, pode ver separadamente na Acea.

            Exato, eu disse:
            “Alguns destes já vendem mais, outros têm a maior cota.”

            Vá, enfie a viola no saco.

          7. Avatar de JL
            JL

            Talvez tivessem vendido mais em alguns países, mas não no total.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não há, tenha paciência.

          9. Avatar de JL
            JL

            Há, tanto que está lá na acea, é só consultar por país.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Exacto. E salvo os excomungados da UE mais nenhum atinge a cota de 50,01% de vendas elektras.
            E mais uma vez, nos 4grandes mercados da UE, os elektros vão de mal a pior.

          11. Avatar de JL
            JL

            China por exemplo, são 55%.

            Se quer falar dos piores, é ver os diesel, e também os plugin.

          12. Avatar de JL
            JL

            É isso, só os alemães é que andam de carro.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            CN é outro campeonato e outros interesses. De qq forma, vendas de BEV na China andam nos 25%.
            Esses 55% q vc fala incluem híbridos.

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Alemanha, Itália, Espanha e França são os grandes mercados da UE. Feudos como o Luxemburgo nem sequer deviam ser considerados.

          15. Avatar de JL
            JL

            Portanto não interessa os mercados que vendem muito, interessa é os que vendem pouco .

            Looooool

    2. Avatar de JL
      JL

      E é essa a ideia.

      Sim, é verdade.

  7. Avatar de Mango
    Mango

    é só apoio para carros? nao existe para motos?

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O icone das motos elektras acabou de fechar portas.

      1. Avatar de JL
        JL

        A UMM, a Rover, a Saab entre muitas outras também eram ícones e fecharam.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Havia ícones muito maiores! A recente falência da Energica, que era o grande ícone das motas elektras, é um exemplo perfeito dos riscos de ser um early adopter. Esta marca foi uma das pioneiras no segmento de motas elétricas de alta performance, mas acabou por se lixar quando as crises no mercado elétrico e a falta de guito bateram à porta. Quem comprou uma destas máquinas está agora com as calças na mão, sem garantias de que vai ter assistência técnica. Basicamente, ser um early adopter sai caro.

          Estes problemas são facilmente correlacionáveis com o mercado de carros elektros. Tal como nas motas, quem compra um elektro corre riscos sérios e pode perder imenso dinheiro. Por exemplo, quem comprou um Taycan em 2021 ainda com subscrições válidas, agora já não consegue vendê-lo por mais de 33.000€ — e isso na melhor das hipóteses, visto que as ofertas andam pelos 30 mil ou menos. Resumindo, 90.000€ para o lixo. É isso que acontece.

          Entretanto, as pessoas começaram a perceber que a opção elektra acaba por não compensar. No fim das contas, sai muito mais caro do que um carro (ou mota) tradicional a combustão, tanto em manutenção como em desvalorização.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não, não foi pioneira, já houve outras.

            Quem compra um carro a combustão já sabe que perde muito dinheiro

            Onde está ele a 33 mil, por esse dinheiro vendo Tesla e compro esse ? Bora, venha ele !

            Mas as pessoas perceberam é que compensa, daí venderem cada vez mais.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Esse preço não é para vc. Esse preço é para o desgraçado que o quer vender às plataformas de compra de usados. Comprou o carro por 120000£ em 2021 e agora, apesar de estar actualizado, não consegue despacha-lo por mais de 33mil.
            Se quiser confirmar o facto na 1ª pessoa, gravo-lhe o testemunho.

          3. Avatar de JL
            JL

            Ah afinal não existem, bem me parecia.

            Ok, grave, mas do dono, e não do não dono.

  8. Avatar de João
    João

    Parecem ser adeptos do partido comunista chino! Nem que fosse o dobro queria uma torradeira com extensão elétrica

    1. Avatar de JL
      JL

      As torradeiras só têm extensão eléctrica quando é para carregar a bateria de 12v.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não trates tu de tomar conta da tua “extensão” e desembolsas o que gasto eu em 5 anos de manutenção no meu 😀

        1. Avatar de JL
          JL

          Não tenho extensões, nem devem ser usadas.

          Estou muito bem, o obrigado.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Lá estás tu a fazer-te de tapadinho. Sabes muito bem do que falo.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então quanto gastou na sua “extensão” ?

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            O meu carro não tem “extensão”, nem é isso que está em causa.

          4. Avatar de JL
            JL

            O meu também não.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Volta dois comentários acima e diverte-te nesse loop LOLOL

          6. Avatar de JL
            JL

            O Hugo é que voltou, não eu.

  9. Avatar de JS
    JS

    Porque nos VE há aqui sempre um sabe tudo?
    E curioso!

    1. Avatar de JL
      JL

      Só um ? Eu vejo tantos.

    2. Avatar de PJA
      PJA

      Eu acho que devia falar de VE seria só engenheiros electotecnicos, ou melhor com um mestrado, e mais nada. Eu sou tão inteligente.

  10. Avatar de João Magalhães
    João Magalhães

    O governo devia investir o dinheiro dos contribuintes em coisas sérias e não nesta fantochada dos carros elétricos, ajuda ou “incentivo” para comprar um carro de 40 mil balas é para rir.

    1. Avatar de JL
      JL

      Fantochada ? Então quando deram para carros a gasolina e ainda dão para diesel também é fantochada ?

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Concordo em parte, assim como o IRS jovem pessoal com força de trabalho vão ficar isentos de pagar e depois vamos todos os outros pagar por eles, não valia mais baixarem o IVA, assim era mais justo.
      Outra das medidas é a baixa do IRC, as grandes empresas estão com lucros históricos e ainda vão baixar os impostos, mais uma vez pergunto, não era melhor baixar o IVA, ganhávamos todos empresas e contribuintes.

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Para baixares o IVA tens de falar com a comissão europeia, o IRS ou IRC penso que não. Além de que qualquer medida de que falaste nunca será justa para um grupo, o IVA baixas os ricos também beneficiam, o IRC baixas já estás aí com a cantiga das grandes empresas (temos imensas não hajam dúvidas), o IRS já estás aí com balelas, os velhotes não andam a beneficiar de aumentos extraordinários nas suas reformas faz anos? E quem paga isso? Não são eles de certeza.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Exato os velhotes como tu lhe chamas já não conseguem contribuir, já os jovens em plena força de trabalho são dispensados, e ao baixares o IRC quem é que vai beneficiar mais, as pequenas e médias empresas ao as grandes empresas.

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Então espera, eu jovem já sou chulado a torto e a direito para garantir regalias a quem nunca se interessou a descontar (sim porque os velhos que estão na reforma maioria preferiu receber por baixo) devo descontar ainda mais porque aqueles que não o quiseram fazer nessa altura tenham ainda mais regalias é isso? Quem é que vai querer ficar neste país? Volto a dizer, o nosso país é fortemente constituído por MICRO EMPRESAS, quem vai beneficiar disso é óbvio que serão as micro, e com esse teu pensamento é que o investimento estrangeiro aqui é migalhas e estamos todos contentes porque já não vêm para cá aqueles mauzinhos capitalistas grandes empresas, pois não, vão para os países do leste que nos estão a ultrapassar

          2. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Os ricos não podem pagar menos IVA e assim beneficiávamos todos . mas os acionistas da Galp e afins já podem por mais €€ ao bolço porque vão pagar menos IRC como tal vão poder distribuir mais dividendos.
            Ok estamos entendidos.

          3. Avatar de Luís+Costa
            Luís+Costa

            Foste logo dar o exemplo da Galp em que o estado seria um desses que ganharia dividendos.. mas as grandes empresas já não pagam pelos lucros? E esses dividendos já não tem 28%? Quantas mais vezes queres taxar o mesmo dinheiro? Cada melro que aparece

  11. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Só andarei com “carrinhos de pilhas” quando Estado os DER GRATUITAMENTE, em boa maneira Comunista (e espero que seja NUNCA). E vou andar nele somente para o levar a um comerciante para o vender.
    Enquanto eu tiver de pagar quero um carro de combustão interna, nem que tenha de o comprar do Japão, Coreia ou EUA.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então vai ter o carro de combustão interna, porque a “pilhas” nem sequer se vendem cá, quanto mais darem.

      No entanto nos EUA ficam quase de borla, cerca de 25 % o custo deles em novo.

  12. Avatar de SergioA
    SergioA

    E que tal investir em ferrovia a serio? Tanto vicio para comprar carro… enfim.
    O que? Compraram casa na suburbia? Nao comprassem!

    1. Avatar de JL
      JL

      E vão fazer uma ferrovia para cada localidade ?

  13. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “será necessário que faça o abate do atual.”
    Acrescento que tem q ter mais de 10 anos.
    Nice

    “ter em posse durante um período não inferior a 24 meses”
    Nice x2

    “Fica também proibido de o exportar,”
    Nice x3

    Agora é q se vai ver a verdadeira motivação por detrás da compra de elektros em PT.
    Falta aplicar as mesmas medidas a empresas para q tenham acesso às ambicionadas deduções.

    1. Avatar de JL
      JL

      Exato, essas condições sempre existiram, e viu a motivação anterior ? Pois é, quem compra é para ficar com eles.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Quem compra acaba por se arrepender. É melhor desfazer-se deles e trocar por um bom e fiel a combustão. Mesmo que seja usado, porque gastou o que tinha e o que não tinha no elétrico. É sempre preferível e faz um serviço muito melhor.
        Cada vez mais uma realidade, infelizmente para quem caiu no logro.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então quem se arrependeu ?

          Eu não.

          Então porquê ?

          Gastei ? Então quando custou ?

          Melhor como ?

          Quem caiu ?

  14. Avatar de e-Dummy
    e-Dummy

    Só não consigo perceber este requisito: então quem tem um carro para abate, que será à partida quem não teve oportunidade de o trocar e por isso se sujeitou a “aturá-lo” até ao fim de vida, é que vai investir num VE?… Não faz grande sentido, mesmo considerando que há algumas opções no limiar dos 38.5k…

    1. Avatar de JL
      JL

      Por acaso há opções a menos de metade desse valor.

      1. Avatar de e-Dummy
        e-Dummy

        Não são opções muito credíveis, ou pelo menos equiparáveis ao que se conseguiria comprar com o mesmo valor no mundo de combustão, diria, e não devem ser muitas.

        Mas o meu ponto principal é mesmo o da quantidade de malta que estará na disposição de se atravessar tanto por um parco benefício de 4k€. Se eu tivesse um carro em fim de vida, seria certamente por não ter possibilidades de comprar outro, por isso ou enveredaria por um crédito automóvel para chegar ao VE e assim obter o benefício, ou continuaria a comprar usado e a combustão. O crédito provavelmente custaria mais do que o benefício!

        1. Avatar de JL
          JL

          Todas são equiparadas aos a combustão na mesma gama, simplesmente paga mais para ter algo melhor e mais economicamente rentável.

          A situação é a mesma quando houve o mesmo incentivo para os a combustão, davam um valor pelo carro a abater na compra de um novo, foi tão famoso que muitos defendem que esse incentivo deva voltar.

    2. Avatar de rui
      rui

      Não obrigatoriamente, há quem tenha carros com 20 anos porque foi caro na altura e nunca deram grandes problemas ao longo da vida, mas não quer dizer que não possam comprar um carro novo.
      Especialmente a população mais velha é habitual, tinha um vizinho que trocou um ford fiesta com 35 anos por um ford ka novo em folha, tenho um conhecido que anda num mercedes de 97 e a mulher num Renault de 99 mas ofereceu a cada filho um BMW serie 3 novo como prenda de casamento, pura e simplesmente está a borrifar para o carro e o mercedes que tem satisfaz as necessidades…
      Já agora tens também malta com 2 carros em casa, trocam de carro a cada 10 anos sendo sempre o mais velho substituído e o menos velho fica para carro secundário…

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Falam em subsídios, os EVs que o mercado não quer, mas que a toda a força querem que comprem… O que me riu disto tudo. Vá comprem os telemóveis que usados ninguém os vai querer. Vão ficar com os monos nas vossas mãos. Força nisso.

    1. Avatar de Jota
      Jota

      +1
      Jamais compraria um telemóvel usado!

    2. Avatar de JL
      JL

      Se não quer porque se vendem e estão a aumentar ?

      Claro que querem que comprem, nenhum fabricante produz para não vender.

      E compram telemóveis usados, comprei um que durou 4 anos até trocar por outro, porque partiu.

      Sim, com muita força.