Banco Central Europeu baixa taxas de juro pela terceira vez este ano

27 Comentários

Pela terceira vez este ano, o Banco Central Europeu (BCE) baixou as taxas de juro, salientando que a inflação na zona euro está cada vez mais controlada.

Banco Central Europeu (BCE)

Em mais uma boa notícia para quem tem créditos à habitação, o Banco Central Europeu reduziu em 0,25 pontos a sua principal taxa de referência, para 3,25%.

A primeira redução consecutiva das taxas de juro em 13 anos marca uma mudança de orientação do banco central da zona euro.

De acordo com o Banco Central Europeu, nesta quinta-feira, “as informações recebidas sobre a inflação mostram que o processo de desinflação está bem encaminhada”. Além disso, “as perspetivas para a inflação são, também, afetadas pelas recentes surpresas negativas nos indicadores da atividade económica”.

Conforme a Reuters, os últimos dados económicos deverão ter inclinado a balança no Banco Central Europeu a favor de um corte nas taxas, com os inquéritos sobre a atividade e o sentimento das empresas, bem como a leitura da inflação para setembro, todos ligeiramente inferiores ao esperado.

Christine Lagarde, presidente do BCE
Christine Lagarde, presidente do BCE

O Banco Central Europeu não deu qualquer indicação sobre futuras medidas, no comunicado partilhado, sublinhando que as decisões serão tomadas paulatinamente, “reunião a reunião”, com base nos dados mais recentes. Os mercados monetários, contudo, estão quase a prever três novas reduções até março do próximo ano.

Após a decisão, o euro registou uma subida.

A imprensa está a ressalvar que o Banco Central Europeu pode finalmente afirmar que conseguiu domar o “pior surto de inflação em pelo menos uma geração”.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Inflação, Juros altos, baixa a inflação, baixa os juros….
    As casas não diminuiram de preço, esperemos agora que aumentem mais um pouco com a baixa dos juros.

    1. Avatar de rdfhjk
      rdfhjk

      reduzir a inflação não é o mesmo que deflação. Se a inflação estiver nos 7% e reduzir para 3% os preços não descem mas sim não sobem tanto como se mantivesse nos 7%…

      1. Avatar de Pulito
        Pulito

        As pessoas aqui nem 4a classe tem…sao b urros como tudo nem vale a pena. Mas sim reduzir a inflação não baixa o preco pelo contrario

        1. Avatar de Aristides Barros
          Aristides Barros

          uauuu o sr. sabichão vem insultar os outros que, por acaso, até se expressaram correctamente !!! que tristeza de pessoas 🙁

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Os preços não são para reduzir nunca são pra aumentar de acordo com a inflação, essa sim deve ser controlada

        3. Avatar de Sérgio V.
          Sérgio V.

          Conheço muita gente com a 4a classe que sabe muito mais e ganha muito mais que doutores de carnudos

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Doutores gordos? Isso é body shaming

    2. Avatar de Aristides Barros
      Aristides Barros

      as casas nunca irão baixar de preço pq os (des)governantes querem iludir as pessoas dando-lhes a perspectiva de que são ricos devido ao seu património imobiliário

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Na verdade a culpa é toda a gente querer viver no mesmo local.
        O que não faltam são casas boas e acessíveis.
        Nunca houve expeculação ou bolha, é apenas a oferta procura a funcionar.

        1. Avatar de Guelindão
          Guelindão

          E tu vives onde?
          Deve ser no Cu de Judas e fazes 50km só para ires buscar pão

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Afinal tenho razão. Queres viver onde queres PAGA…..

        2. Avatar de Someone
          Someone

          então porque não vais viver para as aldeias de xisto…? tens lá muita acessibilidade, bons hospitais, boas escolas, acessos e deslocações a toda a hora…ah e emprego abundante…Até tens muita malta jovem…

          Sai mas é dessa bolha…

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Aldeias de xisto… vai ver quanto custa uma casa lá, também já é destino turístico com airbnb

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Ainda ondem vi im t2 na amadora por 143 mil euros.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Anung, no bairro 5 de maio? 😉

        3. Avatar de há cada gajo
          há cada gajo

          Nada disso. O mercado está desequilibrado pela vinda de estrangeiros com elevado poder de compra, principalmente em Lisboa, Porto, Algarve e …Grândola

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Sim o martim moniz está cheio de poderosos de compras

    3. Avatar de rui
      rui

      Sabes que as casas ficarem com o credito mais em conta é uma mera casualidade disto, o BCE está a borrifarse se meia duzia de pessoas em portugal com credito euribor vão ter a vida mais facil, eles querem é saber como é para as empresas se financiarem…

  2. Avatar de Tone
    Tone

    Sempre a imprimir dinheiro para ver se tiram a Europa da crise. Mais dinheiro a circular, mais inflação. Dinheiro barato, mais endividamento. Imigração descontrolada, mais procura de bens. Misturando tudo, mais inflação. Os salários é que convém manter baixos mesmo com o dinheiro mais barato. Enfim, tudo se conjuga para o surgimento a breve prazo de uma crise de proporções tais que superarão de longe a crise de 2010.

  3. Avatar de Someone
    Someone

    No terreno oposto…o FMI anuncia uma divida publica mundial quase a roçar (senão já ultrapassou) os 100 bilhões de dólares…

    Vou ver novamente os próximos anos o BCE a aumentar as taxas…se não tiver nos 7%, será muito perto disso…

  4. Avatar de Eu
    Eu

    Bitcoin corrige isso (na minha carteira)

  5. Avatar de João Matos
    João Matos

    A banca portuguesa para subir foi preciso esperar sentado. Para descer, agradece ao BCE a oportunidade é logo de seguida.
    A Trade Republic que até agora tem sido justa e “séria”, tem acompanhado estáas escidas e dentro de dias atualiza para 3,25. Tem sido o mais atrativo.
    Vai começar em breve a corrida aos certificados (2,5 + permanência).

    1. Avatar de João Matos
      João Matos

      Isto em relação aos depósitos… Esqueci de referir.

    2. Avatar de Lopes da Silva
      Lopes da Silva

      Aí é que te enganas. Os juros dos certificados de aforro estão ligados ao valor da Euribor que por si também está dependente do valor das taxas de juro. Ora, se as taxas de juro diminuem também os juros dos CE vão descer..

      1. Avatar de João Matos
        João Matos

        Claro que sei isso.
        Mas até essa descida acontecer, vais ver primeiro os bancos a fazer isso. E até lá, os Certificados vão ser alvo de procura.
        É sempre assim.

    3. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      Quem tem créditos com taxa variáveis, tem de esperar pela atualização no período contratual da mesma. Não sei onde está o drama. O cliente assinou um contrato.

    4. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      2,5%, parece um sonho tornado realidade.. dificilmente ficas por cima, era preciso a inflação andar nos 2% até decidires vender e mesmo assim ficavas quase com o mesmo poder de compra, certificados são úteis pra quem não sabe investir dinheiro