Modding – Novo aspecto a baixo preço!

33 Comentários

Surgiu a ideia de fazer um pc para o meu pai navegar à vontade. O objectivo é obtermos um pc que seja “bonzinho” e ao mesmo tempo “baratinho”. Tinha aqui uma caixa em casa velha, de um 286.


Mãos à obras:
Desmontei a caixa, limpei os Kg de pó existentes e comecei a estudà-la…

Nesta imagem podem ver que tem já o suporte para os HDD, mas para o CDRom terei de arranjar outra alternativa.  Decidi fazer um modelo em 3D com as peças e respectivas dimensões a ver o tamanho mais pequeno possível que poderia ter a caixa e posição ideal para alojar as respectivas:

Aproveitei umas partes que tinham ficado de um outro projecto… mas chega de palavras, que venham as fotos:

Fotos antes do teste acima e que estavam no telemóvel:

Estas são as partes que cortei num outro projecto para colocar o radiador, foram aproveitadas aqui. Está preso ao fundo da caixa.

Aqui estão aqueles parafusos onde prende a motherboard, com os “buraquinhos” nos sítios certos 😉

Vista panorâmica sobre a caixa no total 🙂

Estava assim enquanto estive a fazer os testes… O disco está por baixo do CDRom. Pensei mal no suporte do disco e do CDRom, porque são, claro, medidas diferentes…

Coloquei o suporte dos discos ali, como havia espaço, ficando sempre a possibilidade de meter 2 discos, invés de um disco e um CDRom apenas!

Fica um espaço por baixo e entre os discos para bom arejamento.

Aqui estávamos a ver a reverificar a altura para colocar o CDRom e sua posição em relação à Motherboard e Fonte.

Pegámos em umas folhas de alumínio que tínhamos em casa e fizemos isto. Prendemos ao fundo, para que não andasse a bailar dentro da caixa.

Aqui podem ver como fica em relação aos discos e motherboard. Fixe hein?

Aqui estávamos já a arrumar as coisas, o CDRom também foi preso, de um lado e do outro, arrumando os cabos Molex e depois metermos os cabos IDE.

Aqui já tinha os cabos IDE, desculpem a foto estar escura, mas é que já era de noite e tivemos de fugir para a garagem. Como podem reparar, tive de adaptar a placa de rede wireless, retirando aquela chapa que normalmente prende à caixa.

Sabem onde é que está a ser montado isto?

Yep, é na gaveta de uma caixa registadora 😉

Usamos autocolante preto ao invés de tinta, assim não ficam “dedadas” e é fácil de limpar.

Podem ver aqui, que até ficou melhor do que se tivesse sido pintado…

Os botões e os leds:

No lado dos conectores e vemos ali a antena do WIFI

A parte da frente…

A parte de trás…

Já em funcionamento…

Outro ângulo…

E tá lá Big Grin o que começou como uma gaveta de uma caixa registadora.

NOTA: Este artigo foi desenvolvido pelo Zeon, colocado no Fórum e cedido ao Peopleware.

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Martins
    Nuno Martins

    Muito bom sim senhora, com uma caixa antiga torna-la moderna, sim senhora gostei, modding a baixo custo.
    E serve perfeitamente para um media center, um bom exemplo sem dúvida.

  2. Avatar de Paulo Sousa
    Paulo Sousa

    Gostei, muito original!!
    Podias fazer mais destes para o pessoal tirar ideias!
    Eu como tu tambem sou adepto do modding e adoro ver novas construçoes e totalmente diferente do que se ve dia a dia.
    Continua assim.

  3. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    bem, bruta modding! pena nao ter jeito para estas cenas de “bricolage”! lol
    Muito fixe mesmo!
    Eu tenho um projecto que é “montar” um pc dentro da caixa de uma xbox, mas a 1ª xbox! Se eu puser aqui as medidas da caixa alguem me pode dar umas dicas? O meu maior problema neste momento prende-se com a fonte de alimentaçao que é muito “alta” para la caber! Pelo menos a que tenho aqui disponivel para uso!

  4. Avatar de Paulo Ribeiro

    Tinha força de caixas 286, 386 e 486 no meu sotão da casa onde estava anteriormente. Sempre disse à minha mãe para nao as deitar fora, iam dar jeito, um dia mudamos de casa e 50% das peças foram para o lixo, basicamente as caixas e leitores de disquetes estragados com o tempo etc.
    Na altura fiquei aliviado por ver aquilo no lixo mas depois comecei a ver tutorials fantasticos no instructables e agora este e pronto ja tou a começar a sentir-me “traido” :p

    3 vivas à partilha de informação livre e já agora ao teu projecto

  5. Avatar de pirata

    Realmente ficou muito gira a caixa, de um pc perdido deu-se vida =) tem um bom aspecto =)

    Cumps
    http://soupirata.net/

  6. Avatar de joao
    joao

    muito bom!
    bravo!

  7. Avatar de mushi
    mushi

    quem fez isto tem demasiado tempo livre:)

  8. Avatar de Dario
    Dario

    ya, respeitosamente tb digo que o que invejo é o tempo que puderam dedicar ao projecto sem stressar com o que está por fazer aqui e ali… mas cada um colhe o que semeia, e o projecto está excelente, parabéns!

  9. Avatar de aver
    aver

    Ficou janota sim senhor, embora já não tenha paciência para montar um computador de raiz (ultimamente tenho pago € 30 pela montagem e ensaio).

  10. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Já havia visto desde sábado no fórum, e faço os seguintes apontamentos:

    1. Não penso que este mod provenha a ventilação adequada, dada a baixa altura e a falta de entradas dianteiras de ar;
    2. Seria preferível ter pintado, uma vez que até nas fotos é possível ver as bolhas que ficaram, devidas ao uso do autocolante.

    Esta é a minha singela opinião, mas a idéia é louvável, sim senhor!

  11. Avatar de Paulo Ribeiro

    @Felipe Rei
    Mas agora que falaste digo eu: a mim ficou a parecer um RACK e provavelmente se coubesse watercooling dava para montar mais pcs em menos espaço em casa… agora que vem ai a fibra optica com 10mbps de upload eu vou montar 2 servidores em casa e até axo piada a este aspecto. Porque isto com watercooling (como ja disse, se couber) enfia-se numa gaveta dum armario na sala e ng sabe onde estão.

  12. Avatar de Renato Paupério
    Renato Paupério

    Muito a frente.
    Para um Media Center isso seria brutal.
    Abraços

  13. Avatar de Antonio Rocha
    Antonio Rocha

    Boas,

    Tentei um projecto identico, a partir de um leitor de dvd’s de sala, antigo, mas deparei-me com um problema e que nao estou a conseguir ultrupassar, o pc funciona +/- 30 min e depois deixa de dar imagem… a board liga, coloca as ventuinhas a trabalhar, mas imagem nem nada….

    depois de duas boards pifadas congelei o projecto, com muita pena minha pois estava a ficar muito porreiro, personalizei a fonte, usei um dvd de portatil,e tb fiz um suporte personalizado para o mesmo.

    Se alguem tiver ideias de como ultrupassar o problema, agradeço.

  14. Avatar de Paulo Ribeiro

    @Antonio Rocha
    é extremamente provável que o teu problema fosse algum contacto da board com a caixa, e isso faz curto por mto pekena que seja a voltagem faz com que a board nao funcione bem. ate podia ser um bocadinho de lixo ou mesmo um pino encostado.
    outros motivos possiveis: refrigeramento ou ram smi-danificada.
    quando falo em refrigeramento tem a ver com a saida do ar da caixa. se a caixa tiver 50 ventoinhas e nao ha renovaçao do ar, nao arrefece nada

  15. Avatar de Alenka
    Alenka

    Media Center ??

    Uma Xbox das antigas softmoded faz tudo isso 🙂

    e eu tenho uma !!! eheheheh

    http://www.youtube.com/watch?v=Wff3umsXqmM

    papa cópias dos jogos e etc : )
    Corre uma distro linux em lice cd , ou instalada !!

    tenho é dificuldade em arranjar jogos !!!

    recomendo

    Alenka

  16. Avatar de Fábio Martins
    Fábio Martins

    Muito bom trabalho, sério! A caixa ficou espectacular.

    Parabéns. O teu pai ficou aí com um pc porreirinho… (penso que….)

    😀

  17. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    Genial! Muita criatividade, adorei o resultado final! =)

  18. Avatar de leitor assíduo
    leitor assíduo

    Eu muito sinceramente adorei este post já basta de falar de software e “agredirem-se” uns aos outros é disto que é preciso por aqui….e como eu só apaixonado por tudo que se diz hardware em especial o informático então……estou como dizia o outro “tou maravilhado”……..engraçado que por momentos pensei que fossem montar o pc dentro da registadora….quem sabe para a proxima lol…..

  19. Avatar de Telmo M.
    Telmo M.

    Tá fixe, mas do que são aqueles botões analógicos na parte da frente do pc? é do som?

  20. Avatar de Paulo Ribeiro

    @Telmo M
    mto provavelmente alguns sao controlos da velocidade das ventoinhas

  21. Avatar de UKN
    UKN

    Tá porreiro. Entretanto mal tenha tempo (se o tiver) entretanto também devo fazer uma cagada qualquer … andava a pensar em aproveitar os legos que andam parados no sótão 😉

  22. Avatar de Denzil Ferreira

    @Telmo M
    É um controlador de ventoinhas, para a ventoinha da fonte, do processador, da gráfica e do chipset.

    @Fábio Martins
    O meu pai agora tem o PC só para ele 🙂

    O CPU que está aí é um Pentium 4 1.6GHz@2GHz, com temperaturas a rondar os 40ºc até os 55ºc dependendo do uso. Está bem arejada, pelas fotos parece que não tem espaço, mas areja o suficiente. Além de que a gráfica é onboard e a placa de som também, daí também não aquecer muito.

  23. Avatar de Vítor M.

    ergos nada temos a ver com esse fotocopiador. É apenas isso, um fotocopiador do Pplware. A malta não se capacita que mesmo com essas copias sem autorização, estão a dar créditos ao Pplware, pois quem é que não conhece o nosso estilo?

    Seja como for, a boa educação manda pedir autorização para colocar um post nosso, nunca copiar às cegas tudo o que aqui colocamos, enfim…

    Obrigado por mencionares mais este “gamanço” 😉

  24. Avatar de Covenant
    Covenant

    Isso são sites parasitas que plagiam o trabalho dos outros…

  25. Avatar de Exc4libur_
    Exc4libur_

    Tava a ver que reconhecia este projecto de algum lado, grande Zeon, está uma maravilha 😀

  26. Avatar de Paulo Ribeiro

    até mantem os links das imagens 😀

  27. Avatar de Ricardo Goulart
    Ricardo Goulart

    Lindo!!!

  28. Avatar de Helder
    Helder

    Esta ai um divino trabalho, gostei.

  29. Avatar de josepe
    josepe

    Um belissimo trabalho e com uma condicionante de ajudar a reciclar. É uma grande solução a melhorar as nossas ideias e o ambiente, aproveitando o que se tem muitas vezes em sotãos e nas garagens.

  30. Avatar de Fabio
    Fabio

    modding e mesmo isto pega-se num pc “velho” e transforma-se numa coisa co um desin agradavel e bonito.Mas nao so como a estectica mas tambem funcional tal como este

    Parabens grande trabalho