Leva o telemóvel para a casa de banho? Não é uma boa prática

26 Comentários

Quase toda a gente já utilizou o telemóvel na casa de banho. Para alguns é uma distração, para outros tantos é um vício difícil de ultrapassar. Mas há uma série de boas razões para abandonar esta prática.

Ilustração do telemóvel na casa de banho


Telemóvel + carregador + internet = tempo infinito no WC

Nos dias de hoje, é comum utilizar o telemóvel onde quer que vá, independentemente do que estiver a fazer. Por essa razão, não estranha fazê-lo, também, na casa de banho. Mas usar o telemóvel na casa de banho não deve ser uma prática comum. Apesar de não existir nenhuma explicação científica, ou razão que afete (diretamente) a sua saúde – como acontece quando dorme perto do telemóvel -, existem alguns motivos que o devem fazer repensar este hábito.

Mas mesmo sendo levar o telemóvel para a casa de banho um hábito comum para muitas pessoas, existem várias razões pelas quais isso não é recomendável.

Aliás, muitos especialistas aconselham a que passe menos tempo perto do telemóvel, quer esteja em repouso, quer seja um ávido utilizador do mesmo.

É verdade que a vida e a rotina das pessoas está cada vez mais dependente dos telemóveis e das novas tecnologias. Só que às vezes deve fazer uma pausa. Como quando vai à casa de banho.

Atente nestes “riscos”:

  1. Risco de contaminação bacteriana: a casa de banho é um local propício ao desenvolvimento de germes e bactérias, como a Escherichia coli e o Staphylococcus aureus. Quando se leva o telemóvel para este ambiente, ele pode ser facilmente contaminado por estas bactérias, que se depositam nas superfícies e podem permanecer ativas durante horas ou até dias. Cada vez que se toca no telemóvel após usá-lo na casa de banho, corre-se o risco de transferir esses germes para as mãos, rosto e outros objetos, o que aumenta as hipóteses de infeções e doenças.
  2. Problemas de saúde relacionados com a postura: muitas pessoas tendem a passar mais tempo na sanita enquanto estão com o telemóvel, o que pode resultar em problemas de saúde. Passar longos períodos sentado na sanita pode causar tensão nas veias da região retal, o que pode contribuir para o desenvolvimento de hemorroidas. Além disso, a postura inclinada, comum quando se está a olhar para o telemóvel, pode provocar dores no pescoço e nas costas, e até mesmo lesões crónicas ao longo do tempo.
  3. Danos no aparelho: o ambiente da casa de banho é geralmente húmido, o que pode ser prejudicial para dispositivos eletrónicos. A exposição à humidade aumenta o risco de danos nos circuitos internos do telemóvel e pode reduzir a vida útil do aparelho. Mesmo com dispositivos à prova de água, a exposição constante à humidade pode afetar o desempenho a longo prazo. Adicionalmente, o telemóvel pode facilmente cair na água, o que pode resultar na perda total do dispositivo.
  4. Impacto na saúde mental: levar o telemóvel para a casa de banho pode reforçar comportamentos de dependência digital. Ao estar sempre ligado ao telemóvel, perde-se a oportunidade de estar presente no momento e de dar uma pausa ao cérebro. O uso excessivo de dispositivos eletrónicos, inclusive em momentos privados, pode aumentar o stress e reduzir a capacidade de relaxar.
  5. Riscos de privacidade: a utilização do telemóvel na casa de banho pode levar a descuidos com a privacidade. Em locais públicos, há o risco de ser observado ou até filmado por câmaras de segurança. Além disso, o uso do telemóvel nestes momentos pode levar a comportamentos impulsivos, como o envio de mensagens ou a publicação de conteúdos que mais tarde podem ser motivo de arrependimento.

Portanto, evitar levar o telemóvel para a casa de banho não só protege a sua saúde e o seu dispositivo, como também contribui para uma relação mais saudável com a tecnologia.

A próxima vez que for à casa de banho, considere deixar o telemóvel de lado e aproveitar para fazer uma pausa mental.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aves
    Aves

    6. Risco de cair na sanita.

    1. Avatar de Fraquinhos
      Fraquinhos

      Tu ou o telemóvel?

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Já de lá saíste, ó lombriga?

      2. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        Fizeste-me começar o dia da melhor maneira, com uma valente gargalhada 🙂

      3. Avatar de João
        João

        Eheheh
        top!!!

      4. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Fraquinhos, de onde pensa que o Aves se vai “inspirar” para os derrames verbais que por aqui escreve?

        1. Avatar de Aves
          Aves

          O que escreves cheira pior.

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Cheira a caril?

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Cheira a pocilga.

    2. Avatar de maxapadajá
      maxapadajá

      7. Se fosse livro era pior ou vocês acham que aquele cheiro esquisito que os livros deitam é de estarem muitos anos na prateleira? Quem nunca! LOL

    3. Avatar de Benito
      Benito

      Verdade. Cá em casa já se perderam 2 telemóveis. afogados.

  2. Avatar de Alejandro
    Alejandro

    Falta mencionar que é simplesmente nojento estar com o telemóvel no wc. Impressiona-me como em pleno 2024 quase a cumprir 1/4 do Séc. XXI este tipo de artigo ainda seja necessário como formador de literacia digital.

    1. Avatar de maxapadajá
      maxapadajá

      Eu levava o Game Boy vê lá tu. Acabei Super Mario Land na retrete da escola. MAI NADA!!!

  3. Avatar de Aiaiai
    Aiaiai

    “Riscos de privacidade: a utilização do telemóvel na casa de banho pode levar a descuidos com a privacidade. Em locais públicos, há o risco de ser observado ou até filmado por câmaras de segurança.”
    Algo de errado não está certo nestas duas frases…
    Como assim câmaras de segurança? nas casa de banho publicas? Wm wcs de acesso publico é proibido haver cameras! Se é em locais públicos que não um WC, qual o contexto com o resto do texto/paragrafo?

  4. Avatar de miguel
    miguel

    Ese 5. é desnecessário

  5. Avatar de SergioA
    SergioA

    Pernas dormentes. Sinal que tens que sair do trono

  6. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    Então neste caso, estamos todos lixados, porque basta alguém que conhecemos que faça isso e depois ande a mexer no lélé ao pé de nós e nos toque e estamos contaminados. Malditos!!

  7. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    telm na WC para responder a emails é a forma perfeita de começar o dia, de férias até o kindle vai

  8. Avatar de SVR
    SVR

    Quanto ao primeiro ponto dado o número de pessoas que vejo a sair da casa de banho sem lavar as mãos, acho que é uma luta perdida

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    No outro dia levei o telemóvel para o WC e comecei a jogar solitário e acabei por me esquecer do que ia lá fazer…

  10. Avatar de VaPoC
    VaPoC

    Se não houver jornal, limpa-se ao smartphone.

  11. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Cambada de gente alienada. Eu só faço três coisas dentro do wc.

    1. Avatar de SVR
      SVR

      Deve faltar aí alguma coisa também. Só maos, dentes e banho já são 3

  12. Avatar de Reader
    Reader

    Devia haver mais notícias destas, só para me rir com os comentários.