“Cinto-me Vivo” arranca hoje! Atenção ao telemóvel…

7 Comentários

​A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam hoje, a Campanha de Segurança Rodoviária “Cinto-me vivo”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024. Atenção ao telemóvel enquanto conduz.

"Cinto-me Vivo" arranca hoje! Atenção ao telemóvel...


A decorrer entre os dias 15 e 21 de outubro, a campanha tem como objetivo alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução.

Numa colisão, um veículo para numa fração de segundo. Mas os ocupantes, caso não usem cinto de segurança, continuam a seguir na direção do movimento com uma velocidade igual à que seguia o veículo no instante inicial do acidente. Numa colisão frontal a 50 km/h, um condutor com 70kg, sem cinto de segurança, sofre um impacto equivalente a uma queda livre de um terceiro andar.
O uso do capacete de modelo aprovado, devidamente apertado e ajustado, reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente.

Está igualmente comprovado que a utilização correta de cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança, reduz em 50% o risco de morte. Em crianças até aos 18Kg, a utilização de uma cadeirinha voltada para a retaguarda, combinada com a utilização de cinto de segurança, reduz até 90% o risco de lesões graves ou morte.

"Cinto-me Vivo" arranca hoje! Atenção ao telemóvel...

A campanha “Cinto-me Vivo” integrará:

  • Ações de sensibilização da ANSR em território continental e dos serviços das administrações regionais dos Açores e da Madeira;
  • Operações de fiscalização pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário e de acordo com o PNF 2024, por forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que diz respeito à correta utilização dos dispositivos de segurança.

As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:

  • Dia 5 de abril, às 08h00: Praça do Vitória FC, Setúbal (38.529768, -8.890963)
  • Dia 8 de abril, às 16h00: Praça das portagens Santarém A1 (39.26229, -8.71825)
  • Dia 9 de abril, às 09h00: Rotunda D. Dinis, Leiria (39.739214, -8.818320)
  • Dia 10 de abril, às 07h00: IC2 – Km 244,500, Albergaria-a-Velha, Aveiro (40.670103, -8.474070)
  • Dia 11 de abril, às 14h00: Estrada de Nelas, a seguir ao Estabelecimento Comercial Mercadona, Viseu (40.631989, -7.909271)

Quais os riscos do uso de telemóvel?

  • Os condutores que utilizam o telemóvel durante a condução são mais lentos a reconhecer e a reagir a perigos;
  • A distração ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo, o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação;
  • O uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito pelas regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.

A ANSR, a GNR e a PSP relembram que a utilização dos dispositivos de segurança é fundamental e apelam a todos para que os utilizem de forma correta.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Elektro
    Elektro

    Pena é que os serviços do autenticação.gov continuem em baixo e sem ninguém ser responsabilizado.

  2. Avatar de Tony Pessegueiro
    Tony Pessegueiro

    Tenho ouvido “conversas de café” que usar o telemovel como GPS, preso ao ao tabelier do carro, também pode ser alvo de multa. Mas ninguem me sabe indicar a fonte desta informação…

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      É óbvio que é permitido. Basta ver o caso dos TVDE que usam como ferramenta de trabalho.
      O que é proibido é o manuseio do telemóvel durante a condução e o uso de fones que depois não permita ouvir o som ambiente.

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Ainda hoje vinha um à minha frente com o telemóvel poisado em frente do velocímetro e a ver uma série enquanto “conduzia”! E sim, já não é a primeira vez que vejo outros a fazer o mesmo. Pois é… enquanto as autoridades não andarem de moto à paisana, podem fazer as campanhas de segurança rodoviária que quiserem, que de nada vão servir!

  4. Avatar de Droide
    Droide

    Os taxistas não precisam de usar cinto dentro das localidades. Seria útil haver também uma isenção para o uso do telemóvel uma vez que é instrumento de trabalho.

  5. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Mas há quem não use cinto de segurança ainda hoje em dia?!
    Qualquer carro ou carrinha, mesmo com 20 anos não pára de apitar para quem não usa cinto!
    Deve ser mesmo muito pouca gente, acho estranho que seja ainda necessário campanhas para isso!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Parece mentira mas é verdade.
      Conheço pelo menos duas pessoas que fazem questão de NÃO USAR sempre que possível com o argumento de que em não sei que situação a pessoa ficou presa e bla bla. É o usar a exceção pra provar a regra lol