México vai fabricar o seu próprio “carro elétrico pequeno e compacto”. Conheça o Olinia!

22 Comentários

Apesar de as marcas estarem a tentar democratizá-los, os carros elétricos não são, ainda, para todas as carteiras. Por esse motivo, o México decidiu avançar com uma alternativa nacional, desenhada e produzida no país, por forma a oferecer um “carro elétrico pequeno e compacto”.

Microlino

Com a tecnologia a ser explorada e as melhores alternativas a serem, ainda, descobertas, os carros elétrico são, para muitos, demasiado caros. Embora as marcas tentem criar modelos mais acessíveis, o valor de entrada não é, geralmente, apelativo.

Portanto, Claudia Sheinbaum, Presidente do México, anunciou que vai criar uma alternativa nacional. Conhecido como Olinia, o veículo será um carro compacto semelhante aos vendidos nos países asiáticos.

Queremos um carro elétrico pequeno e compacto, semelhante a alguns desenvolvidos, por exemplo, na China ou na Índia, mas com o nosso próprio desenvolvimento. De tal forma que tudo o que faz parte desse carro elétrico seja fabricado no nosso país.

Que, dentro do possível, importemos o mínimo possível para que isso gere cadeias de produção, gere empregos e outras possibilidades.

Este projeto integra um conjunto de 100 compromissos para o mandato de seis anos do Governo do México.

 

México avança com um carro elétrico nacional

Com vários protótipos em cima da mesa, o México aproveitará o facto de já existirem empresas que produzem motores elétricos no país, e incentivará o fabrico de materiais como o cobre e a extração de lítio.

A ideia é fazer um carro pequeno e compacto. Sabe que, nas cidades do nosso país, ou no mundo, há diferentes tipos de carros. Um carro Tesla, por exemplo, elétrico, é muito caro.

Portanto, o Olinia será barato, por forma a representar uma alternativa viável às motos, que são “muito perigosas” e, por vezes, transportam mais de duas pessoas.

MG Comet

O Olinia seria semelhante a compactos como o MG Comet, que oferecem recursos de nível básico a um preço não superior ao equivalente de nove mil euros. Atualmente, no México, os carros elétricos mais baratos são o Renault Kwid E-Tech e o JAC E10X, ambos a partir do equivalente a 16.900 euros.

Para já, não são conhecidos pormenores, como o design, o desempenho ou a possível data de lançamento do Olinia. Contudo, a Presidente comprometeu-se a mostrar os primeiros protótipos e a comentar a viabilidade deste projeto, no futuro.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Há uns 8 anos, atras propus uma coisa destas, mas mais pequeno ainda. Seria algo de apenas duas rodas, com principios semelhantes a uma segway, mas maior, passageiro sentado, talvez dois lugares, coberto. Talvez fosse demasiado radical 😀

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        É mais uma mota (mp3) coberta que um carro.

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Muito fixe! Por um preço ajustado a quem ganha o SMN ou perto disso seria bastante tentador.

  2. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    Um carro do tamanho da ambição de muitos portugueses…

    1. Avatar de X
      X

      Imagina que eramos todos perversos como tu, ambição desmedida, já tinhamos dado cabo do planeta à muito.

  3. Avatar de Dinis
    Dinis

    Muito bonito mas depois não pode ser vendido na Europa por causa da segurança….

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Frase no texto diz tudo: alternativa viável às motos, que são muito perigosas e, por vezes, transportam mais de duas pessoas.

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Os quadriciclos, presumo que seja isso que o México pretende fazer, não estão sujeitos às mesmas normas de segurança dos automóveis. Um AMI nem airbag tem!

  4. Avatar de YamahiaP
    YamahiaP

    O carro da 1ª imagem é uma cópia descarada do BMW Iseta.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Não foram divulgadas imagens do(s) protótipo(s).

    2. Avatar de Cargons
      Cargons

      Concordo consigo, tive um amigo que teve um.

  5. Avatar de Hacker Alhinho
    Hacker Alhinho

    “importemos o mínimo possível para que isso gere cadeias de produção, gere empregos e outras possibilidades”, para isto é que os (des)governantes portugueses deviam olhar!

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Muito bom! 😀

  6. Avatar de Mus
    Mus

    É uma cópia, desavergonhada, do Isetta.
    https://en.wikipedia.org/wiki/Isetta

    1. Avatar de Eu
      Eu

      A imagem é meramente ilustrativa!
      E, trata-se do Microlino. Que é uma versão moderna baseada no Isetta, com porta frontal.

      Ainda nem sequer sabem como será o Olinia. Apenas foi lançada a ideia do que querem fazer.

      1. Avatar de Mus
        Mus

        Muito obrigado pelo esclarecimento, Eu.

        E seria melhor se imagens estivessem legendadas.

  7. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    Chega para passar a fronteira para os USA LOLOL