OpenAI responde à ação judicial de Elon Musk e acusa-o de montar uma campanha de assédio

8 Comentários

Num recente desenvolvimento legal, a OpenAI levantou acusações sérias contra Elon Musk, alegando uma campanha de assédio dirigida à empresa de Inteligência Artificial (IA). Este confronto segue-se às anteriores alegações de Musk de que foi induzido em erro pelos seus co-fundadores para investir na OpenAI.


Elon Musk saiu por não conseguir dominar a empresa

De acordo com um relatório do Los Angeles Times, Altman apresentou o caso da OpenAI num tribunal da Califórnia, afirmando que as ações de Musk foram motivadas por um desejo de obter vantagens competitivas através da intimidação.

A ação judicial é o mais recente passo na campanha cada vez mais arrojada de Elon Musk para intimidar a OpenAI em prol da sua própria vantagem competitiva.

Afirmou Altman, sublinhando o compromisso da empresa com o avanço seguro e benéfico da Inteligência Artificial Geral (AGI, originalmente). Altman reconheceu o apoio de Musk à missão da OpenAI no passado, mas observou que o magnata desistiu quando os seus esforços para exercer controlo sobre a empresa falharam.

A divisão entre Musk e Altman, que co-fundou a OpenAI em 2015 com o objetivo comum de garantir os benefícios sociais da IA, agravou-se devido a visões diferentes para o futuro da empresa. Musk, que anteriormente defendia um modelo sem fins lucrativos, mais tarde entrou em conflito com a transição da OpenAI para uma estrutura híbrida que visa a sustentabilidade.

Altman não quis juntar a OpenAI com a Tesla

Numa declaração pública sobre a saída de Musk da OpenAI, Altman esclareceu que as discussões sobre a direção da empresa e as necessidades de recursos, em especial no que diz respeito à capacidade de computação substancial para o desenvolvimento da AGI, foram fundamentais.

Musk propôs uma fusão com a Tesla ou a aquisição do controlo total da OpenAI, o que Altman considerou divergir dos objetivos altruístas da organização. Musk acabou por sair da OpenAI em 2018, anunciando a intenção de prosseguir o desenvolvimento da IA na Tesla.

Embora Musk tenha inicialmente retirado o seu processo, as tensões persistiram, com alegações de manipulação e práticas antiéticas a continuar a ofuscar a disputa dos ex-parceiros.

Altman e a sua equipa jurídica contestaram vigorosamente as alegações de Musk, e instaram o tribunal a rejeitar o que descrevem como acusações infundadas destinadas a manchar a reputação da OpenAI.

 

Leia também:

Quantos utilizadores tem o ChatGPT? A OpenAI revelou os dados mais recentes

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de me and me
    me and me

    musk a ser musk

  2. Avatar de Aves
    Aves

    Diz o post: “Embora Musk tenha inicialmente retirado o seu processo …”
    São dois processos, em dois tribunais diferentes, exatamente sobre a mesma matéria. Musk não queria o juiz do primeiro tribunal. Já contei a história num comentário (link).
    Pode ter sido o ego que motivou Musk a processar a OpenAI e Sam Altman – mas tem razão no essencial e que deixa toda a gente preocupada (alguns com muito medo), dada a importância da OpenAI no desenvolvimento da IA: após a sua conversão integralmente numa empresa com fins lucrativos, recentemente anunciada, vai orientar-se pelos interesses dos donos ou pelos interesses da humanidade, como estava previsto no acordo de fundadores?
    Musk não é flor que se cheire, mas Altman, que levou a cabo um golpe na OpenAI para obter o controlo da empresa também é de desconfiar.
    https://pplware.sitedev.pt/inteligencia-artificial/elon-musk-reabre-batalha-contra-a-openai-e-alega-que-foi-manipulado/

    1. Avatar de SVR
      SVR

      Pois… mas visto que o próprio Musk tem apostado fortemente em IA e que é sabido que tentou competir com a Open para estar presente quer na Microsoft quer na Apple, soa só a desculpas de mau perdedor… Mais uma vez…

      Musk tem tanto de génio como de asqueroso mesmo…

  3. Avatar de Someone
    Someone

    sempre a chorar este…não há um minuto de sossego com este hipócrita e sociopata milionário…

  4. Avatar de alexander de Moraes
    alexander de Moraes

    a extrema esquerda e as elites da agenda 30 tem odio do musk entao eu sou sempre a favor do musk

    1. Avatar de Coelho
      Coelho

      O que é isso, um bot analfabeto?

    2. Avatar de SVR
      SVR

      Deixo só um reparo em relação a este comentário. E não só em relação ao Musk. As pessoas falam de assuntos políticos como se estivesse a falar de futebol na tasca.

      Ah o rival defende isto por isso eu vou, automaticamente, defender o oposto. Isso não faz sentido. A extrema esquerda também ataca Israel, quem for de direita vai apoiar então?

      Saibamos ter pensamento crítico, independentemente do que este ou aquele diz ou defende.