Maior produtor europeu de baterias luta pela sobrevivência

71 Comentários

A Northvolt é um dos pontas de lança da transição energética na Europa. Trata-se do maior produtor de baterias no continente, abastecendo algumas das grandes marcas de automóveis. Mas o futuro parece ser sombrio.


Corte em 1.600 postos de trabalho na Suécia

A grande esperança da Europa para a independência na produção de baterias está a lutar pela sobrevivência após a empresa anunciar que vai cortar 1.600 empregos e reduzir os planos de expansão.

Falamos da Northvolt, a “queridinha” da indústria europeia de tecnologia limpa, e que atraiu milhares de milhões em investimentos de alguns dos maiores fabricantes de automóveis, bancos e governos do mundo. Hoje, com pelo menos um investidor a questionar o seu relacionamento com a empresa, o futuro parece sombrio.

Para os legisladores em Bruxelas, o sucesso da empresa sueca era visto como fundamental para a segurança energética da Europa. Desenvolver uma fonte europeia de baterias permitiria à UE manter as suas ambições para veículos elétricos (VE) sem depender de fornecimentos chineses, numa altura em que os fabricantes de automóveis procuram abandonar os motores de combustão tradicionais.

Declínio da Europa

Os problemas na Northvolt refletem um mercado em declínio para fabricantes de baterias na Europa. A diminuição da procura, os altos custos e as dificuldades técnicas, somados à expansão esmagadora da manufatura chinesa, tornaram a produção de baterias de forma lucrativa e em grande escala um desafio quase insuperável para as empresas ocidentais.

Lançada em 2015 por antigos executivos da Tesla, a Northvolt abriu uma fábrica no norte da Suécia para construir baterias de última geração para veículos elétricos usando energia limpa. A empresa atraiu milhares de milhões em investimento, em grande parte através de dívida. No início deste ano, tinha assegurado cerca de 15 mil milhões de dólares em fundos.

A Volkswagen possui 23% da empresa, mas a Goldman Sachs e a BMW também são investidores e a Volvo Cars assinou uma parceria para colaborar na pesquisa, design de células e produção. A Northvolt assinou contratos de entrega futura de baterias com fabricantes de automóveis europeus, criando uma fonte de receita futura contra a qual poderia pedir empréstimos a outros credores.

Mas atualmente, a empresa está em queda. Problemas técnicos têm prejudicado o projeto no Ártico. A empresa conseguiu produzir milhares de baterias, mas estas não têm atendido aos padrões exigidos pelos fabricantes de automóveis nem alcançados volumes adequados.

Imagem projeto ártico da Northvolt

Se a BMW retirou encomendas no valor de 2 mil milhões de dólares, após a empresa não cumprir o prazo inicial de entrega das baterias, representantes da VW afirmaram que estão em estreito contacto com a Northvolt para apoiar o aumento da produção industrial, enquanto a Volvo declarou que a Northvolt continua a fazer parte da sua estratégia de diversificação da cadeia de fornecimento.

No entanto, a Northvolt já anunciou que irá cortar 1.600 postos de trabalho na Suécia e que vai abandonar os planos para duplicar o tamanho da sua fábrica em Skellefteå. Em setembro, a empresa anunciou a intenção de construir uma fábrica no Canadá, recebendo cerca de 700 milhões de dólares dos governos locais e nacionais.

Os fabricantes de baterias europeus enfrentam agora a incerteza de competir com os asiáticos, que dominam a produção e a sobrevivência da Northvolt e de outras fabricantes de baterias ocidentais parece depender de esforços governamentais concertados e/ou de parcerias com fabricantes asiáticos já estabelecidos.

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Mais um golpe na transição energética para o eletrico….

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Não é golpe nenhum simplesmente é difícil competir com os chineses eles numa década inovaram muito deixado para trás a concorrência nesta área.

      1. Avatar de David
        David

        E foram subsidiados pelo estado para fazerem isso, e’ muito mais simples inovar quando nao e’ necess’ario ter lucro.

        Precisamos de tarifas justas para poder competir com isso.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Esta empresa tem tido ajuda do estado e da União Europeia em fundos a anos, só em janeiro deste ano foi aprovado mais uma ajuda da UE em quase Mil Milhões de €, sim leste bem mil milhões €.

          Podes injectar o dinheiro que quiseres numa empresa se a tecnologia for atrasada ou só de promessas nunca vai conseguir vingar.

          1. Avatar de Naodou
            Naodou

            A comparação do tipo de ajudas nem sequer está ao mesmo nível, as chinesas conseguem vender a baixo do preço de custo só pra ganhar o mercado

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            @Naodou a tecnologia é que não está ao mesmo nível e isso faz com que não consiga vender, os apoios é tudo a mesma treta são milhões e milhões, agora o que dita o final da empresa é se tem produto mais avançado do que a concorrência e pelos vistos não.

        2. Avatar de Fusion
          Fusion

          E que tal a Europa fazer o mesmo? E que tal pararmos com estes lucros pornográficos e durante uma década fazermos exatamente o que o governo chines está a fazer?

          Por que ao invés de taxar os outros não fazemos nós igual?

          Não dá para concorrer com o mercado chines é verdade, mas impor taxas aos chineses ainda é pior, porque vamos precisar sempre deles, a menos que de um dia para o outro tenhamos os recursos naturais, as infraestruturas e e a mão de obra da china cá na europa.

          Taxando os chineses, o feitiço pode voltar-se contra nós, e acredita, precisamos mais nós deles do que eles de nós, pois nos dependemos a 100% da indústria e mão de obra que vem da china.

          Just my 2 cents.

          1. Avatar de JL
            JL

            E não faz já há muito tempo ?

            https ://www.google.com/amp/s/tvi.iol.pt/noticias/amp/economia/estado/autoeuropa-assina-contrato-de-investimento-de-677-milhoes

          2. Avatar de Jose
            Jose

            Eu não preciso. Nu ca precisei.

          3. Avatar de Fusion
            Fusion

            Ó José, es uma criança de 5 anos?

            Próxima vez que fores as compras num grande estabelecimento comercial da tua cidade (antes de mais pede autorização aos teus pais para ires) vê por detrás da embalagem onde foi fabricado esse artigo.

            Nem todos são, mas vais surpreender-te com a maior parte dos artigos em relação ao local onde foram fabricados.

          4. Avatar de Fusion
            Fusion

            @JL certo!
            No entanto pelo que vez, não chega nem de perto para conseguir ser sequer competitivo perante a oferta chines, portanto esses apoios deveriam ser ainda mais e mais e mais até se conseguir chegar a um ponto que seja viável para competir com eles.

            Até lá todos esses apoios é deitar dinheiro fora uma vez que não chega.

          5. Avatar de JL
            JL

            Pois é, já gastaram o dinheiro em tecnologia que se tornou obsoleta.

          6. Avatar de Mike
            Mike

            @Fusion: Que deixem de pagar os lucros pornográficos aos gestores e accionistas, que sobra muito dinheiro para investimento em R&D. O problema da UE e EUA é o capitalismo extremo. Quando metade da riqueza do mundo está em apenas 1% da população mundial, está tudo dito! E este ritmo não se vai aguentar por muito tempo… Quando as economias da UE e EUA vierem por aí abaixo, vai levar a revoltas da classe trabalhadora… A riqueza mundial está muito mal distribuída e cada ano que passa é pior (e nós ajudamos à festa ao comprar nas Amazon’s e afins em vez de apoiarmos o comércio local/nacional/europeu)… Se não fossem esses lucros pornográficos, os produtos “Made in UE” podiam ser tão competitivos como os produtos “Made in PRC”!
            Só para terem a noção a que me refiro, estas duas notícias são deste ano:

            https ://observador.pt/2024/02/25/portugues-a-frente-da-stellantis-recebeu-365-milhoes-em-2023/

            https ://auto.sapo.pt/noticias/66fa5f726a208b8311a587e4/stellantis-enfrenta-crise-queda-nas-vendas-excesso-de-inventario-e-crescente-rebeliao-dos-concessionarios

            Carlos Tavares, recebeu NUM ANO, 36,5 MILHÕES DE EUROS! E estamos apenas a falar do CEO, porque os accionistas também recebem e outros tantos gestores… Agora imaginem pegar nesses valores e, mesmo que invistam METADE, quanto não melhoraria os departamentos de R&D?…

      2. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Pois é Rodrigo mas deixando falir a indústria europeia fica se dependente da chinesa.1 dia tens 1 problema com a China e a mesma deixa de fornecer peças para seus elétricos na Europa ou ficamos á mercê deles

        1. Avatar de JL
          JL

          A grande diferença é que a industria europeia necessita da chinesa, e a chinesa não necessita da europeia.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 ainda me lembro quando era possível efectuar comunicações móveis. A Nokia faliu e nunca mais foi possível.

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Mais um investimento falhado da VW, onde já não bastava a queda das vendas assim como ter de fechar duas fabricas na europa e duas na China ainda investiu na empresa errada…

    As marcas tradicionais europeias vão implodir não tarda nada e os sinais cada vez são mais evidentes.

  3. Avatar de PortuguesePatriot
    PortuguesePatriot

    Que lute! Os carros elétricos são um scam autêntico, é impossível carregar uma enorme quantidade de carros.

    E não só. Quando avariar tudo tendo em conta que é mais eletronica do que sei lá o que, sai muito mais caro a reparação (e não digam que não!)

    E também não venham dizer que os carros a combustão têm electrónica sim eu sei dentro do carro porém sai muito mais barato que uma bateria nova!

    Os carros elétricos são um autêntico scam além disso não são assim tão seguros como querem dar a entender. Há mais incêndios e estão propensos a avariar mais facilmente. Basta ver os casos da TESLA onde morreram sem conseguir sair do carro entre outros casos.

    Para um cidadão comum um carro a combustão é a melhor escolha. Vejam lá que eles acreditam tanto nos carros elétricos que querem banir e proibir os carros a combustão!

    Se os carros elétricos são assim tão bons nunca precisariam de criar leis para impedir a compra ou uso de carros a combustão! É óbvio que a proibição que virá daqui a alguns anos é para forçar o uso de elétricos mas como é óbvio eles sabem que com a proibição é o único método eficaz de obrigar as pessoas a usar!

    Porque se fosse legal e se ficar legal os elétricos não ganham aos carros de combustão em nada! Não me venham com tretas!

    É mais scam que sei lá o que! Ahhh e carros automáticos e automatizados a conduzir por nós já existe chama-se autocarros! Não tirei a carta para andarem a conduzir por mim. Se assim for que façam a devolução do dinheiro!

    Podem vir com teorias que quiserem de que os elétricos poupas mais. Se surgir uma avaria na bateria e em todo o sistema elétrico dentro do carro quanto é que uma pessoa não terá que desembolsar? Pois é.

    Mais uma vez eu sei que os carros a combustão também tem displays e afins mas sai muito mais barato do que um carro elétrico em termos de manutenção e avarias. Podem vir os fanáticos dos carros elétricos.

    Como disse são tão bons que querem obrigar as pessoas usar algo que não querem… ahh e antes que venham com a conversa do ambiente blah blah quem causa mais esses problemas são as fábricas e países como a China e claro a devastação de árvores que são importantes para o ecossistema da natureza!

    Quantas mais árvores destruídas pior, quantos mais fábricas pior. Quantas mais guerras a mandarem mísseis balísticos para o mar pior, nuclear pior. Tudo isso estraga o meio ambiente e nem vou falar de um avião!

    Por tanto sim os carros a combustão são mais económicos que os carros elétricos! Não acreditam? Deixem a bateria avariar e todo o mecanismo elétrico.

    A única maneira de sustentar um carro desses é com bons salários porque a grande maioria dos portugueses na sua grande realidade não tem como suportar essas despesas dos elétricos. Sim até podes poupar com o acarretamento mas quando avaria a conversa e a história é outra e nem vou falar dos carros elétricos que acabam pegando fogo etc etc

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Misturas tudo, o que raio tem a ver carros eléctricos com o teu salário?

      Dizia o meu bisavô que na altura dele os cavalos é que era no entanto só tinha dinheiro para ter um burro…

    2. Avatar de JL
      JL

      Então já o obrigaram a trocar de carro ? Que arma lhe apontaram ?

      Não acertou uma.

      Mas quais são os eléctricos que pegam fogo ? É que são só 200x menos que aqueles que está a tentar defender.

      Então qual eléctrico teve que lhe avariou a bateria e quanto custou o arranjo ?

      Então e quantos acidentes quer de acidentes que envolveram combustão de pessoas que também não conseguiram sair dentro deles ?

      Scam ? Não entendi, foi enganado em qual ?

    3. Avatar de Realista
      Realista

      “Se surgir uma avaria na bateria e em todo o sistema elétrico dentro do carro quanto é que uma pessoa não terá que desembolsar? Pois é. ”

      Toda gente sabe que se avariar um motor a combustão de um carro com 8 anos a substituição é gratuita…

      1. Avatar de luisa
        luisa

        Hahahaha! Ai é? 8 anos de garantia? Para substituir um motor?? Onde é que te disseram isso?

        Acho que confundiste com os 8 anos de garantia da bateria do electrico!

        Picachu volta para a pokeball

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Luísa, o que é que queres que eu te diga?

        2. Avatar de Leonel matos
          Leonel matos

          Ele estava a ser irónico Luiza. Estava a querer dizer que se tendo problemas nos elétricos se tinha despesas nos carros a combustão também se tem despesas que podem ser maiores ou menores dependendo do tipo de problema

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Hehe verdade, tenho um colega que comprou um motor de BMW por 4000€ de sucata porque a marca queria 18.000€ pelo motor resumindo durou 2 anos lol.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Tens empresas que vendem motores reconstruídos com garantia de 2 anos e muito mais baratos que nas marcas.
          Mas também sabemos se comprasses o carro a peças pagavas muito mais por ele.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Fora a instalação…

    4. Avatar de Jose
      Jose

      Essa mania de impor o eléctrico é para dar mais dinheiro à China! Andam-nos com essa conversa para alimentar esse regime. Basta ler o que os chineses estão a fazer para impedir a exploração do litium em Portugal e outros países. Devemos comprar europeu e evitar tudo que venha da China, pelo nosso futuro, e dos nossos filhos. Leiam o artigo de hoje no “J. Económico”, usem duas células cinzentas, por favor! O link: https ://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/china-esta-a-prejudicar-sector-portugues-do-litio/

      1. Avatar de JL
        JL

        Impor ? Onde ? Na China ?

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Desde 2020, “O Lado Negro das Energias Verdes” já havia exposto claramente que não tínhamos quaisquer hipóteses de competir com os chineses neste domínio, e explicou detalhadamente as razões para tal. A verdade é que a China assegurou o controlo de grande parte da cadeia de fornecimento de minérios cruciais para a produção de baterias automóveis, como o lítio, o cobalto, cobre e o níquel, posicionando-se como líder incontestável neste setor estratégico.

    Enquanto isso, os lunáticos promotores da mobilidade elétrica na Europa e na Califórnia continuaram a impulsionar as suas agendas, aparentemente alheios à realidade deste monopólio chinês. É como se estivessem a lançar políticas de transição energética sem terem em conta o facto de que dependemos, quase totalmente, das importações destes recursos essenciais, controlados por um único jogador dominante. Sinceramente, não sei do que estávam à espera.

    Pelo que parece, esses mesmos lunáticos decidiram censurar o documentário a nível global, forçando, no caso português, que a RTP o removesse dos seus arquivos.
    Quando nos deparamos com atitudes deste género, creio que está tudo dito sobre a falácia que os promotores da mobilidade elétrica pretendem impingir, carregada das habituais doses de dogmas e hipocrisias.

    A censura de um debate aberto e fundamentado, que poderia revelar as contradições e os interesses por detrás deste movimento, só reforça a desconfiança de que a narrativa dominante tem os dias contados. Timmermans que o diga.

    1. Avatar de JL
      JL

      Enquanto isso os lunáticos contra a transição energética continuam a inventar argumentos para justificar os maus investimentos que fizeram no passado.

    2. Avatar de JL
      JL

      Já agora, o documentário foi apagado porque tinha informações falsas, mas também tinha verdadeiras, espero que façam um com as verdadeiras.

      Sim, esperamos que haja um debate onde revelem todos os interesses por detrás desses movimentos.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Se um documentário tem informações falsas é apagado da RTP, eles terão de apagar quase todos os documentários e até boa parte do arquivo de notícias.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então porquê? Encontrou informações falsas noutro ?

          Exemplo ?

    3. Avatar de Jose
      Jose

      Mas é claro, o meu professor i.9 automóvel será um híbrido, europeu e com análise muito cuidadosa à origem dos componentes, como sempre faço.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então não compra nenhum.

  5. Avatar de Reis
    Reis

    Carros as pilhas só quase dados , enquanto não houver carregadores suficientes e rápidos em quase cada esquina não passam de 1 falácia. Enquanto isso deixo me andar com o meu a Combustão enquanto puder.

    1. Avatar de JL
      JL

      Sim, nesses não vale a pena, até porque não carregam, mas sim abastecem, e não existe nenhum posto público em Portugal para os abastecer.

  6. Avatar de luisa
    luisa

    Mas que grande filme!!! Tudo em grande parte da União Europeia e que quer criar uma economia unicórnio em que o consumidor e empresas pagam por tudo o que é mau no planeta e depois exportamos energia e produtos de outros paises onde estao se todos a lixar para os direitos humanos e o planeta!!!

    É só unicórnios nesta europa e como sempre, isto vai correr mal! Principalmente quando estamos no meio de todas as guerras… com gente corrupta a nos governar….

    1. Avatar de JL
      JL

      É verdade, já deram muito dinheiro para unicórnios.

      https ://www.google.com/amp/s/amp.expresso.pt/economia/2015-11-27-Bruxelas-aprova-apoios-do-Estado-portugues-a-Autoeuropa

  7. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Simples a U.E. subsidia a Northvolt, como o Estado Chinês.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      E já o faz só em janeiro a UE deu mais Mil Milhões de € do nosso dinheiro, o problema é que não consegue vender porque está atrasada em tecnologia quando comparada com a concorrência chinesa, até a Tesla já compra baterias aos chineses principalmente tecnologia LFP.

    2. Avatar de JL
      JL

      Tal como o estado Português subsidia marcas alemãs, mas a malta tem memoria curta.

      https ://www.google.com/amp/s/amp.expresso.pt/economia/2015-11-27-Bruxelas-aprova-apoios-do-Estado-portugues-a-Autoeuropa

  8. Avatar de Anung
    Anung

    Incrível como o maior impulsionador da mobilidade electrica vai ser o mais castigado economicamente com esta.
    A UE é governada por gente mimada e mesquinha que não sabe nada das dificuldades da vida.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não é o maior, nem perto disso.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Não têm é um produto convincente.

      Na Europa tens mais empresas como a SAMSUNG (Hungria), LG (Polónia) e a própria CATL (Alemanha)…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E das 9 prometidas na UE no curto prazo, apenas 3 fabricas foram avante.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então ninguém prometeu 9.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    E que tal começarem a pedir dinheiro ao estado? Já chega desta política europeia de não subsidiar empresas!!!

  10. Avatar de Infinity
    Infinity

    Carros eletricos sao como os telemoveis, ninguem compra usados

    1. Avatar de JL
      JL

      Deve ser por isso que a procura em segunda mão aumentou 103%.

      https ://eco.sapo.pt/2024/09/26/procura-por-carros-eletricos-usados-dispara-mais-de-100-em-agosto/

      Sobre telemóveis, até a Worten os vende em segunda mão.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Se vendem ou não, não sei, mas ontem estive no OLX só por curiosidade a ver os preços dos VE em segunda mão, e estão bem carotes, e se estão caros é porque alguém os compra caso contrário estavam baratos.
      Eu pessoalmente também não me estou a ver comprar VE em segunda mão a mão ser um carro de serviço com garantia de fábrica e mesmo assim tinha de ser um negócio da China. 🙂 🙂

      1. Avatar de Realista
        Realista

        É porque não pesquisaste aqui no PPLWare, porque encontras logo quem te diga que os veículos elétricos desvalorizam muito…

        Só não te mostram onde mas eles é que sabem que desvalorizam muito.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Dizem que na Alemanha há milhares de Teslas á venda por 1000€ porque ninguém os quer. Não me importava de jogar as mãos a um desses

          1. Avatar de JL
            JL

            Continuo há espera que digam onde. Lol

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Um carro “de servico” com garantia de fábrica são dos melhores negocios que há. Carros com 2 anos onde já perdeu a maior parte da desvolarizacao.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @Toni da Adega, a comprar VE em segunda só assim, como costumo fazer na compra de ICE. ir ao OLX, sinceramente não estou a ver comprar assim um VE.
          Espero que baixem mais um pouco, para mim a compra de um carro é um péssimo negócio mas é um “mal” necessário, lá para o final do próximo ano vou começar a procura de um VE, mas tenho de ver se faz sentido manter dois carros e duas motas.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            O ultimo ICE que comprei foi assim que comprei. Stand da marca, carro a fazer 2 anos menos de 10.000km garantia de fabrica com bom desconto em relacao a comprar novo. Usados no stand de esquina é um risco. Comprar VE é igual, preferivel pagar mais um pouco e comprar usado com garantia de fabrica

    3. Avatar de Realista
      Realista

      https ://leitor.jornaleconomico.pt/noticia/portugal-e-dos-mercados-que-mais-tem-crescido-nos-ultimos-dois-anos-sublinha-ceo-da-swappie

  11. Avatar de mesmo
    mesmo

    yep, se não fosse assim estes não estavam com dificuldades de certeza ( e mesmo assim não acho que seja da dimensão do que consta da noticia, deve ser para ir buscar apoios da northvolt são demasiado organizados para cairem numa situação má financeira )

  12. Avatar de Simão
    Simão

    A indústria automóvel Europeia está quase a acabar.
    Comas manias de serem verdes e ecológicos deram tiros nos pés sucessivamente e agora já foram…………….

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Só acabam se os trouxas molengas dos actuais europeus deixarem! Nunca vi uma geração tão amorfa e tão dócil de manipular! Aceitam tudo sem pensar, depois queixam-se e querem uma vida de alto nível, julgando que a fartura e o bom nível de vida nascem na “árvore das oaracas”! Eu comprarei sempre: português, europeu ou ocidental. Nunca algo que venha de regimes tenebrosos e que usam todas as manhas para se imporem no dito mercado que tanto combatiam até há 40 anos.

      1. Avatar de JL
        JL

        Qual é a marca do equipamento com que escreveu aqui ?

    2. Avatar de Leonel matos
      Leonel matos

      Pior que é verdade e vamos permitir que os chineses acabem com a indústria europeia de automóveis é questão de 1 década pouco mais e depois ficaremos dependentes da China e EUA mas mais da China devido dos preços aí 1 dia queremos boicotar algum produto deles e eles ameaçam acabar com a venda dos carros ou peças para eles. Mas temos o que merecemos e fazemos por ter

  13. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    é mais fácil investir dinheiro em mídia para desvalorizar, minimizar e enxovalhar as viaturas elétricas do que investir em modelos e tecnologia como deve de ser.
    As velhas técnicas dos países que se dizem civilizados (e dos grandes grupos que os dominam) de abafar o que lhes pode fazer mossa do que tornar-se concorrenciais.
    Todos os dias é só publicidade enganosa sobre VE, quando deveria haver espaço para todos.
    Enquanto isso, os nossos amigos asiáticos investem e criam cada vez mais excelentes produtos, altamente tecnológicos e eficientes. Quando a Europa acordar desde desinvestimento ou investimento errado, vamos ver se não é tarde e se a história da VOLVO não se repetirá por quase todos os grandes fabricantes

  14. Avatar de Fraquinhos
    Fraquinhos

    A pouco e pouco a indústria pesada está a desaparecer da Europa. A Índia e a China riem-se.

  15. Avatar de Tafc
    Tafc

    Então mas as baterias não eram o futuro? Já ninguém cai na farsa do carro elétrico! Ninguém os compra!

    Os iluminados que compraram…azar! Abrissem os olhos! Agora o carro nem vale 20%.

    1. Avatar de JL
      JL

      Qual carro ? onde está ele ?

      1. Avatar de NunoManuelAlves
        NunoManuelAlves

        JL não percas tempo a perguntar a estes lindes onde estão os tais carros BEV que desvalorizam porque eles não sabem o que dizem nem sequer tem conhecimento nenhum sobre o assunto, leram a noticia, dps vêem para este espaço espalhar o seu retardamento cognitivo, parecem votantes lindes do bloco de esquerda com dois neurónios a lutarem pelo terceiro lugar …esquece não percas tempo :):) este fim de semana temos o salão BEv aqui no Porto e vou ver o que temos este ano pela 4 vez:) isso sim e importante estou ansioso de ver o Xpeng 🙂

  16. Avatar de Costa
    Costa

    Se os governos deixassem de subsidiar os combustíveis fósseis e usassem esse dinheiro para a transição energética…