O primeiro carro elétrico começou a circular há… 136 anos!!

258 Comentários

Pois é verdade. Nem Musk, nem a Tesla descobriram a pólvora. Foi um alemão que construiu, e pôs a circular, o primeiro carro elétrico de que há registo no mundo. Não vingou, é verdade, muito pelas críticas à autonomia e falta de infraestruturas para carregamento. Onde já ouvimos isto?


E se os elétricos tivessem “arrancado” há mais de 100 anos?

O Flocken Elektrowagen, criado por Andreas Flocken em 1888 na Alemanha, é amplamente considerado o primeiro carro elétrico do mundo. Flocken, um inventor e empresário, desenvolveu este veículo movido a eletricidade, inspirado nas carruagens sem motor que já existiam na época.

Feito na sua fábrica em Coburg, na Baviera, o Flocken Elektrowagen era um veículo com quatro rodas, cuja estrutura lembrava as carruagens de cavalos, mas, ao invés de utilizar animais, era impulsionado por um motor elétrico.

Este carro representou um marco na história da mobilidade, apontando para uma alternativa silenciosa e livre de emissões para o transporte.

O Flocken Elektrowagen tinha uma estrutura simples, com uma carroçaria de madeira e rodas de aço. Equipado com um motor elétrico, o veículo era alimentado por baterias de chumbo-ácido. Embora os detalhes técnicos sobre a capacidade e a autonomia do carro sejam escassos, acredita-se que ele tinha uma velocidade máxima muito limitada, mas suficiente para ser usado nas ruas da época.

O principal objetivo de Flocken era demonstrar que era possível criar um meio de transporte motorizado simples e prático. Apesar do potencial do veículo, o Flocken Elektrowagen não se popularizou devido a várias limitações tecnológicas e a uma falta de infraestrutura adequada. Naquela época, as baterias eram caras, pesadas e tinham baixa capacidade de armazenamento de energia, o que limitava a autonomia e o desempenho do carro.

Elétricos cruzam o Atlântico

Pouco tempo depois, em 1890, foi introduzido o primeiro carro elétrico nos Estados Unidos por William Morrison, um químico de Des Moines, Iowa.

A viatura de Morrison era um veículo de seis passageiros com um design simples, capaz de atingir uma velocidade máxima de cerca de 22 km/hora. Marcou o início da exploração dos carros elétricos na América, e foi o precursor de uma série de modelos elétricos que surgiriam nas próximas duas décadas.

No ano de 1890, William Morrison, de Des Moines, Iowa, construiu o primeiro carro elétrico americano. Este carro elétrico era uma espécie de “carrinha” para seis passageiros que podia viajar a uma velocidade máxima de 22 km/h.

Tal como o Flocken Elektrowagen, o carro de Morrison operava com baterias de chumbo-ácido, e sofria das mesmas limitações: baixa autonomia e desempenho limitado. Ainda assim, o interesse pelos carros elétricos começou a crescer nos Estados Unidos e, nos primeiros anos do século XX, representavam cerca de um terço de todos os veículos nas estradas americanas.

Razões para o fracasso

Apesar do interesse inicial, os primeiros carros elétricos, tanto na Europa quanto na América, enfrentaram desafios que impediram a sua ampla adoção. Uma das principais limitações era o desempenho das baterias, que eram volumosas, pesadas e tinham uma baixa densidade energética. Isso significava que os carros elétricos tinham uma autonomia muito curta e demoravam muito tempo para serem recarregados.

Outro fator que contribuiu para o fracasso dos carros elétricos foi o custo elevado de produção. Na época, fabricar veículos elétricos era caro, o que tornava esses carros inacessíveis para a maioria da população. Em contrapartida, o motor de combustão interna passou por avanços rápidos e tornou-se mais barato e eficiente, graças ao trabalho de inventores como Karl Benz e Henry Ford.

O Benz Patent-Motorwagen, construído em 1886, é amplamente reconhecido como o primeiro automóvel, ou seja, um veículo “projetado” para ser movido a motor.

A partir de 1910, a produção em massa de carros a gasolina, liderada por Ford, reduziu significativamente os custos e popularizou os automóveis movidos a combustível fóssil.

Além disso, a falta de infraestrutura de carregamento e de redes elétricas confiáveis em áreas rurais e remotas também prejudicou a adoção dos veículos elétricos. Enquanto a gasolina estava amplamente disponível e podia ser facilmente transportada, as redes elétricas estavam ainda em desenvolvimento e tinham uma cobertura limitada.

Renascimento dos elétricos

Embora os primeiros carros elétricos não tenham vingado, estabeleceram as bases para o desenvolvimento futuro da mobilidade elétrica. Durante várias décadas, os carros elétricos permaneceram em segundo plano, mas voltaram a ganhar relevância com as preocupações ambientais e a busca por alternativas sustentáveis ao petróleo, especialmente a partir dos anos 2000.

O EV1 foi a primeiro veículo elétrico moderno lançado no mercado e produzido por uma grande empresa automobilística, a General Motors. Foi introduzido no mercado em 1996, estando disponível nos EUA, apenas nalguns estados. A produção foi interrompida em 1999, e entre 2003 e 2004 todos os carros alugados foram removidos do mercado. A maioria foi destruída.

Hoje, os veículos elétricos estão em plena ascensão, com empresas como a Tesla liderando o setor e governos de todo o mundo incentivando a transição para uma mobilidade mais sustentável.

O Flocken Elektrowagen e o carro de Morrison representam o começo de uma longa jornada que agora está a dar frutos, com tecnologias avançadas que permitem superar as limitações dos pioneiros e construir uma alternativa viável e amiga do ambiente para o transporte moderno.

Comentários

258

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Excelente artigo, parabéns!

  2. Avatar de Tafc
    Tafc

    O charlatão Musk nem enganar sabe! Só caem os patinhos!

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Só um tolinho é que acha que o Musk ‘inventou’ o carro eléctrico

      1. Avatar de Tafc
        Tafc

        Olha, o JL é um deles.

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde eu disse isso ?

    2. Avatar de JL
  3. Avatar de Henrique
    Henrique

    O carro eléctrico já vai na quarta geração, as tres primeiras não vingaram e esta atual vai pelo mesmo caminho e sempre por causa dos mesmos problemas.
    E que o carro elétrico é menos poluente que o carro a combustão, nem aqui nem em lado nenhum.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sim tal como o comboio a carvão é muito mais eficiente e menos poluente que o comboio elétrico…

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Boa comparação. Também vou comparar alhos com bugalhos.

        1. Avatar de JL
          JL

          E porque não comparar os que falou, é deixar referências e factos que provem o que diz.

          Eu também posso dizer por aqui muita coisa.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Podes e dizes 🙂 🙂 🙂
            Aqueles que dizem que o VE polui mais, então façam a seguinte experiencia, vão para Lisboa de mota e fiquem parados atrás de um autocarro, e depois ficam parados atrás de um elétrico e vão perceber a diferença.
            Até o nosso churrasco de fim de semana faz danos ao planeta, aqui a questão é na utilização do dia a dia o VE acaba por ser menos poluente, mas até chegar as nossas mãos vai poluir da mesma forma que um ICE, a diferença é que o ICE vai continuar a poluir quer na queima do combustível, quer nos lubrificantes que vai perdendo.

          2. Avatar de Tafc
            Tafc

            E nem em 2024 o carro elétrico é viável.

            Quem comprou…ardeu!

          3. Avatar de JL
            JL

            Ardeu ? qual ? o seu ?

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      As gerações anteriores cairam porque não eram viáveis em termos económicos porque sempre se soube que é menos poluente.

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Só é menos poluente na deslocação, porque desde a produção até ao abastecimento…

        1. Avatar de JL
          JL

          Então mostre lá factos e estudos que o comprovem ?

        2. Avatar de Fábio
          Fábio

          A poluição provocada pelo desgaste dos pneus é entre 2600 a 4000 vezes superior à da combustão.

          Só acredito que os elétricos sejam realmente menos poluentes quando deixarem de usar pneus ou inventarem um novo tipo de pneu.

          Por isso até agora a diferença de poluição é um valor super baixo e isto sem falar da poluição na produção.

          1. Avatar de JL
            JL

            Qual poluição ?

          2. Avatar de Pinky
            Pinky

            Curioso, o meu Soul eletrico fez este mês 8 anos. Tem os pneus de origem.
            Na inspeção disseram pa trocar antes do próximo ano, pois ja tem umas gretitas laterais… em desgaste de piso fez mais que o clio que tive antes deste; o clio pouco mais de 40 000, este soul mais um cadito chega aos 60 000. Provavelmente vou troca-los quando começar o frio…

    3. Avatar de JL
      JL

      Devia ter lido o artigo, assim não dizia disparate.

      Então quais problemas ?

      Então prove lá com um estudo que polui mais ?

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Depois da leitura do artigo, recomendo que consulte os livros de história automóvel.
        Não ía comentar sem ter uma base de conhecimento sobre a matéria, vejo que a sua se reflete neste artigo.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Portanto, nada melhor do que “pesquise você” para não se ter o trabalho de responder e correr o risco de estar errado…

          lolol

          1. Avatar de Figueiredo
            Figueiredo

            Você queria era a papinha toda feita, vá pesquisar, estudar, informe-se você mesmo, ou está à espera que sejam os outros a fazer tudo por si?

          2. Avatar de JL
            JL

            Então onde posso pesquisar e estudar ? Pode deixar referências ?

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Descrição do melhor Professor do ano.

        2. Avatar de JL
          JL

          E parece que realmente não tem conhecimento, mas diga lá quais são esses livros de história automóvel para eu consultar.

          1. Avatar de Figueiredo
            Figueiredo

            «…Então onde posso pesquisar e estudar ? Pode deixar referências ?…»

            Com certeza, dirija-se às bibliotecas e consulte literatura e documentos disponíveis sobre o tema, vá a livrarias ou alfarrabistas e compre livros sobre a temática, fale com pessoas formadas na área ou em outras áreas que possam ser do interesse da matéria em questão.

            Se tiver dificuldade em fazer isto pode tentar uma pesquisa pela Internet que é mais básico.

            Não esteja à espera que lhe dêem a papinha toda feita – pode esperar sentado – deixe de ser um parolo(a) mimado(a), piegas, e arregace as mangas.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ok, então qual biblioteca e quais livros devo consultar ?

            Quais pessoas falou para eu falar também ?

            Na internet? Então quais links consultou ?

            Não estou à espera que façam a papinha, mas que me dêem referências, porque todas as que li estão contra aquilo que disse, portanto se tem uma informação contrária, que a forneça, terei todo o gosto em consultar.

    4. Avatar de SilvaEs
      SilvaEs

      Que tal fazer o t.p.c.?

      1. Avatar de João
        João

        Já aqui anda o cromo!

        1. Avatar de JL
          JL

          Já aqui anda o incomodado que muda de Nick todos os dias.

  4. Avatar de X
    X

    O tuga comum que paga os mercedes do patrão ainda não tem dinheiro para comprar um EV decente passado estes anos todos!

    1. Avatar de JL
      JL

      O que é um tuga comum ?

      1. Avatar de X
        X

        O povo que trabalha e continua pobre.

        1. Avatar de JL
          JL

          Que são uma minoria, certo ?

          https ://expresso.pt/sociedade/2023-11-27-Pobreza-aumentou-em-2022-e-abrange-17-da-populacao-178-milhoes-de-pessoas-vivem-com-menos-de-591-por-mes-fac23c13

          1. Avatar de X
            X

            Minoria?! não,a classe média tambem é pobre.

          2. Avatar de JL
            JL

            Classe média é pobre ? Então mas afinal quem define o que é pobre ?

          3. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            O JL que vá gozar com o %€#…Hoje em dia quem trabalha a ganhar o ordenado mínimo ao qual corresponde a esmagadora maioria da população portuguesa apenas consegue, e mal, pagar contas. Quem ganha pouco mais que o ordenado mínimo até 1200€ =…acha mesmo que há dinheiro para aventuras de EV para o comum mortal. Eu quando leio sobre os carregamentos de EV até me saltam os olhos fora de órbita, chegar a um posto, não ter vaga, arriscar a que o posto não trabalhe, arriscar a que os cabos ou a tensão não seja compatível, pagar através de uma aplicação móvel sem saber afinal quanto ao certo é que vai pagar. EV ou carrega como um carro a combustão a saber ao exato quanto vai pagar como numa bomba e permite pagamentos em dinheiro ou com multibanco ou então não têm interesse. Não passam de um sonho para os remediados. Mas mais uma vez quantos mais alpha e beta testers melhor!

          4. Avatar de JL
            JL

            Se não sobra para ev, menos sobra para outro, eles ficam mais caros.

          5. Avatar de Lelo
            Lelo

            @freak, em relação aos pagamentos.

            “No entanto, um novo cenário está a surgir com a implementação da ‘Alternative Fuels Infrastructure Regulation’ (AFIR) da União Europeia. Esta regulamentação estabelece a obrigação de os postos públicos de carregamento de veículos elétricos instalados após 13 de abril de 2024 integrarem leitores de cartões de pagamento, incluindo a opção de pagamento através de cartão bancário. Esta medida, deverá estar completa até 1 de janeiro de 2027”.

          6. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            JL…JL…um Dacia Sandero novo fica 12k, estamos a falar de um segmento B bem espaçoso. Mostre aí um BEV com preço e características equivalentes! A mim não me consegue pôr as palas!

            Lelo, são boas notícias e oxalá isso seja implementado cá o quanto antes!

          7. Avatar de Realista
            Realista

            O Dacia Spring tem mudanças automáticas, espaço semelhante e se deres o fogareiro antigo para abate fica-te ao mesmo preço…

          8. Avatar de JL
            JL

            Ficam mais caros no uso, tem combustível e oficina de borla ?

          9. Avatar de JL
            JL

            Pois não conseguem meter palas, já as tem

          10. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            O Spring é equivalente a um Sandero…deixa-me rebolar a rir com mais uma tentativa de pôr as palas a quem não se verga perante o vosso sacrossanto altar de EV salvador da humanidade.

  5. Avatar de subtrassao
    subtrassao

    tinha eu dois anos

  6. Avatar de Manuel
    Manuel

    As anteriores tentativas do carro elétrico falharam por causa do peso, e esta quarta também não resolveu o problema do peso como ainda acrescentam tamanho, aerodinâmica e arrasto, tudo na forma de SUV…

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas o artigo não fala em tentativas, onde inventou isso ?

      Em termos de tamanho até são melhores, porque em todos eles existe mais espaço.

      Tudo ? Desde quando são todos em forma de SUV ?

  7. Avatar de João
    João

    Numa viagem na A1 nunca vi tanta gente a viajar num carro elétrico a 100/120km/h, com o vidros abertos. Uma coisa percebi, é que um carro elétrico deixa qualquer acelera num condutor passivo, amante da paisagem e borradinho de calor!
    Parados na berma será que dão para jogar tetris ou a apanhar pokémon’s?
    Se querem modernizar, vou soletrar devagarinho: hi·dro·gé·ni·o

    “eradegénio”

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu digo o contrário, nunca vi tanta gente a viajar de combustão e andarem tão devagar e com vidros abertos.

      Então o seu a combustão dá para fazer isso ? Jogar Tetris enquanto arrefece ?

      Hidrogénio são eléctricos na mesma, só que custam 5x mais a abastecer.

      Quando gasta no seu a hidrogénio?

      1. Avatar de João
        João

        JL, tens de entender que quando andas no carro elétrico, viajas no banco de trás com o realista.
        Logo, não tens a melhor visão da estrada, vais entretido a jogar Pokémon naqueles visores todos.
        Mas a verdade é essa, quem conduz o tesla em que viajas, sabe muito bem que não se pode esticar na velocidade, não pode ligar o AC e, por vezes, pede-te para desligares o gameboy.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Existe é mais gente que quando quer ultrapassar desliga o A/C para o carro ter mais potência… LOLOLOL (BTDT)

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Só se for o GenZ empertigado aka realista!
            Há muito tempo que o ar condicionado deixou de fazer diferença….
            E nos açores… carros eletricos carregados com energia a partir de… FUEL… tãaaao bom!

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Deixou de fazer diferença? Até parece que o compressor do A/C não vão buscar a energia ao motor interno… hahahaha

            Então nos carros a gasolina 1.4 para baixo é que se nota, liga-se o A/C e as rotações aumentam para acompanhar o gasto, caso contrário o carro ia abaixo lolol aliás para usares o A/C precisas de ter o carro ligado caso contrário o compressor não funciona porque está ligado pela correia de distribuição. Deves pensar que quem tem carros elétricos nunca tive carros a combustão… xD

            Se nos açores usam Fuel para produzir energia, melhor para mim porque é mais uma fonte de energia que o meu carro anda.

            Aliás ele pode andar a gás, fuel, carvão, bio-massa, térmico, solar, hídrico, eólico… mas sobretudo o melhor é andar alimentado do ódio dos condutores de fogareiros! Hahahaha

            🙂

          3. Avatar de JL
            JL

            Nos Açores é 56 % fuel, cerca de 36 % renovável, já os navios que transportam o seu combustível é 100% fuel, pensava que era ambientalista e se preocupava….

        2. Avatar de JL
          JL

          Ena, não arranjou argumento melhor ?

          Não pode esticar porquê? Tem um relato meu feito nesta pagina onde me estiquei bem e até me alertaram que vou receber multas, tem de andar mais atento e inventar menos.

          1. Avatar de Figueiredo
            Figueiredo

            Veja lá se não se estica ao comprido.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então porquê?

        3. Avatar de JL
          JL

          Não poder ligar o AC é um problema nos a combustão, que gastam imenso com ele ligado.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Gasta? prove isso? O meu gasta o mesmo… Já o do JL deve produzir eletricidade com ele ligado, que o seu tesla foi feito unicamente para si.

          2. Avatar de JL
            JL

            Se o seu gasta o mesmo é porque anda com ele desligado. Tal como é costume os a combustão andarem, não é novidade nenhuma.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Antes parado na berma a jogar tetris num carro elétrico do que na berma com um carro a combustão de extintor na mão…

      trololol

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Sou da mesma opinião até porque se um carro elétrico pegar fogo evitam de ir ao extintor. Não o apagam

        1. Avatar de JL
          JL

          Tanto apagam que usam extintores classe D.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Andar de avião é mais seguro que andar de carro mas ao andar de carro tens um sentimento de segurança maior quando não o é…

          Da mesma forma sabes que um carro elétrico é menos propenso a incêndios, mas como são eventos raros e passam mais vezes na televisão tens um sentimento que um carro a combustão é mais seguro, quando não o é…

          O problema está na forma como recebes a informação, até porque não consegues apagar um incêndio de um carro com um extintor normal.

          https://portocanal.sapo.pt/noticia/354881

  8. Avatar de jota
    jota

    …mas o lobi das petrolíferas conseguiram sempre abafar os carros elétricos…até hoje! Agora parece-me que não há mesmo volta a dar!

    1. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      Sabe porquê que os carros eléctricos estão a ser promovidos? Porque dependem dos combustíveis fósseis, caso contrário não andam nem funcionam, é de todo o interesse das petrolíferas promoverem o carro eléctrico.

      1. Avatar de JL
        JL

        Eles não andam com combustíveis fósseis.

        Então mostre lá uma petrolífera a promover o carro eléctrico ?

        1. Avatar de Realista
          Realista

          As petrolíferas promovem o carro a hidrogénio… que por coincidência tem um modelo de negócio idêntico ao petróleo.

        2. Avatar de Fraquinhos
          Fraquinhos

          A BP e a Shell têm interesses em postos de carregamento de VE. A agenda implica que todos, sem exceção, sigam o green new deal. É natural que até as petrolíferas promovam algo que lhes vai dar retorno, até porque, sejam os VE ou as eólicas, há algo a que não conseguem fugir. Lubrificação dos componentes. Para isso precisam de óleo. Os VE, além disso, precisam de pneus. As refinarias de petróleo não irão desaparecer tão depressa. Só na cabeça oca dos muito bem patrocinados das climáximo por esse mundo fora.

          1. Avatar de JL
            JL

            A agenda de quem ? Então mas afinal esses não deviam ser contra ? Já que está mobilidade é um unicórnio.

          2. Avatar de Fraquinhos
            Fraquinhos

            Não sou contra os elétricos. Acho que o mercado deve ser diversificado e não aquilo que o estão a tornar. Já o escrevi diversas vezes. Não temos, nem iremos ter, redes elétricas que suportem um mercado automóvel puramente elétrico. O objetivo é dizerem-nos mais tarde que lamentam o erro, mas não há energia elétrica para todos poderem deslocar-se nos seus veículos elétricos.

          3. Avatar de Figueiredo
            Figueiredo

            Entram milhões nas empresas que promovem o “Acordo Verde”, muitas delas estão a falir, e há quem diga que mesmo acontecerá com os veículos eléctricos.

          4. Avatar de Realista
            Realista

            Então a EDP andou a fechar centrais a carvão porque estávamos com excedente energético e não compensava ter essas centrais a funcionar e dizes-me que não temos capacidade para mais?

            Achas que as empresas que produzem energia são estáticas e não aumentam ou diminuem a sua produção conforme as necessidades?

          5. Avatar de JL
            JL

            E é e vai ser diversificado, onde viu que não é assim que vai ser ?

            Se não têm redes porque a promovem ?

            Se não tiverem, criam, não entendi qual a dificuldade disso.

            Não há ? Onde viu que não havia ?

          6. Avatar de JL
            JL

            O que é o acordo verde ?

            Quem diz que vai acontecer o mesmo com eléctricos ? A Maya ?

          7. Avatar de Fraquinhos
            Fraquinhos

            Realista, prova-me que a produção de energia na Europa irá suprir a demanda caso o mercado automóvel seja todo elétrico?

          8. Avatar de Realista
            Realista

            https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Electricity_production,_consumption_and_market_overview

            Se reparares a produção elétrica na UE passou de 2132 TWh na EU em 1990 para um pico 2844TWh em 2008.

            Em 18 anos aumentamos a produção em 712TWh e para colocar em perspetiva:

            1TWh = 1 000 000 MWh = 1 000 000 000 kWh

            Agora prova-me a mim que a rede não pode ser expandida ou reduzida para satisfazer necessidades…

          9. Avatar de JL
            JL

            O curioso é que quando se trata de eléctricos não chega, mas quando se trata de soluções que consumem até 10x mais, já chega.

          10. Avatar de Realista
            Realista

            @JL o problema é quando se mostra em gráfico a evolução da produção elétrica ao longo dos anos, os problemas com questões energéticas deixam de fazer sentido pois esquecem-se que a nossa procura pela eletricidade tem aumentado ao longo dos anos e produção responde em conformidade.

            E felizmente as soluções energéticas renováveis em muito contribuíram para a independência dos países sem recursos.

          11. Avatar de JL
            JL

            Verdade, a malta esquece-se que a tecnologia também consome energia. Os carros são o que consomem menos em casa

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Grande treta.
            Bastam 1500 kms por mês para o carro consumir o equivalente a uma casa de uma familia de 4 pessoas com tudo a q tem direito.

            Mais caricato que o exposto, é que com esse nível de quilometragem não consegue rentabilizar o investimento no carro elektro.
            É só queimar dinheiro.

          13. Avatar de JL
            JL

            Uma família de 4 pessoas que consome 260 kWh mês não é uma família normal.

            Além disso são poucos os que fazem esses KMS por mês.

            Sim, é só enterrar dinheiro em veículos a combustão, tal é a sua prova, porque quando se trata de rentabilidade não fazem KMS, quando se trata de consumo, já fazem todos e mais alguns, decida-se.

          14. Avatar de Realista
            Realista

            1500km por mês para mim são 180kWh de consumo…
            Seriam €30 a mais de eletricidade.

            Mete gelo na queimadura que passa.

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL, deixe de divagar.
            Vc afirmou que o carro elektro era o item que consumia menos numa casa. Isso é mentira.
            Concentre-se

          16. Avatar de JL
            JL

            Na minha é, e na sua ?

        3. Avatar de Fraquinhos
          Fraquinhos

          “Shell’s Bold Move Towards Electric Vehicle Infrastructure: Selling Gas Stations, Building Charging Stations”.
          “EV charging, bp pulse promotes the very first public corridor for e-trucks in Germany”.
          “Repsol promotes EV transition via mobility partnership in Spain”

          1. Avatar de JL
            JL

            Porque sabem que senão mudarem o foco, depois fecham.

          2. Avatar de Fraquinhos
            Fraquinhos

            Mais exemplos ou estes chegam?
            A agenda de quem? É preciso mesmo responder?

          3. Avatar de JL
            JL

            Mas não estão a ser promovidos porque precisam de combustíveis fósseis, promovem porque não querem ficar para trás.

    2. Avatar de Tafc
      Tafc

      Os elétricos não prestam. Nem em 2024 têm uma eficiência interessante.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então qual é a eficiência interessante ?

        1. Avatar de Fraquinhos
          Fraquinhos

          JL, foi a última vez que argumentei contigo. Se quiseres diálogo fala com a maya.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então porquê ? Não tem argumentos ? Basta ver o que usou embaixo, “então a empurrar eléctricos pela goela abaixo”. Looooool

      2. Avatar de Fraquinhos
        Fraquinhos

        Discordo. Para trajetos citadinos e onde o carregamento pode ser feito com a produção de energia elétrica via painéis solares, são uma mais valia. De resto, estão a empurrar-nos os elétricos pela goela abaixo.
        A partir de 2035 vai ser ver o custo da gasolina e do gasóleo a subirem desmesuradamente para dar a machadada final nos consumidores.

        1. Avatar de JL
          JL

          Nem é preciso chegar tanto longe, já o é hoje.

          Mas depois vem a gasolina sintética, e como sempre vão dizer que vai ficar mais barata. Lol

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…cerca de um terço de todos os veículos nas estradas americanas. …”
    Os lunáticos promotores da ME não aprenderam nada com a história.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então porquê? Afinal nunca foram maioria.

  10. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    O pessoal esquece de mencionar que a nível de desgaste de pneus os carros a pilhas são mais pesados e desgastam bastante mais pneu. Ora sendo o pneu feito de borracha e a borracha é poluente então não gera emissões de gases mas desgasta mais borracha. Além de que as baterias não são recicláveis. Mas cada 1 que compre o que entender com o seu dinheiro

    1. Avatar de JL
      JL

      Não existem cá carros a pilhas.

      Então quanto durarem no seu ?

      Não são ? Então mas a northvolt diz que são.

      Então quer dizer que você não quer que os outros comprem o que querem, já que sugere com falsos argumentos.

    2. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      O problema é que os liberais/maçonaria, neste caso concreto que aqui se discute escrevemos sobre os Portugueses adeptos dos carros a pilhas, não querem que exista liberdade de escolha, liberdade de oferta, concorrência, e alternativas, que permitam aos Portugueses escolher o que querem utilizar e pagar com o seu dinheiro, não, o que eles querem é impor a sua vontade, o seu meu modo de vida, e as suas escolhas aos outros, mesmo que as mesmas sejam infundadas e mentirosas.

      1. Avatar de JL
        JL

        Não querem que exista? Antes pelo contrário, são os adeptos da combustão que não querem que exista essa liberdade de escolha .

        Já agora, não existem carros a pilhas à venda em Portugal, portanto nem os argumentos que usa são verdadeiros

        1. Avatar de Leonel matos
          Leonel matos

          Para mim gastar combustível e eletricidade também não e grave. é tudo questão de perspetiva. Eu apenas mencionei uma desvantagem dos carros elétricos não ofendi ninguém que tenha ou tencione ter. Cada 1 compra o que quer ou pode

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas não é desvantagem, é uma vantagem.

            Também não ofendi ninguém.

            Exato, tal como sempre foi, a diferença é que antes não os podíamos comprar.

        2. Avatar de Leonel matos
          Leonel matos

          Sei muito bem que não existe carros a pilhas foi uma brincadeira irónica

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas eles até existem, 2 em Portugal, não foram foi vendidos cá.

        3. Avatar de Figueiredo
          Figueiredo

          «…são os adeptos da combustão que não querem que exista essa liberdade de escolha…»

          Precisamente, porquê que acha que é de todo o interesse das petrolíferas promoverem o carro eléctrico? Para que não exista liberdade de escolha, substituí-se os automóveis tradicionais pelos veículos eléctricos devido ao facto dos últimos dependerem dos combustíveis fósseis, caso contrário não andam nem funcionam.

          «…não existem carros a pilhas…»

          Pilha é sinónimo de bateria.

          1. Avatar de JL
            JL

            Porque não querem ficar a arder com o tamanho que têm, ou acompanham ou tornam-se em “nokias” e “Kodaks”.

            Nunca uma pilha foi sinónimo de bateria, no máximo pode dizer que um conjunto de pilhas ligadas em serie ou em paralelo formam uma bateria, no entanto não falei em carros a bateria, falei em carros a pilhas, que são completamente diferentes além de partilharem alguns equipamentos, como motor e bateria.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Pilha de roupa é sinónimo de Bateria de Roupa?

            TMYK…

      2. Avatar de Fraquinhos
        Fraquinhos

        Agora é que disseste tudo, Figueiredo.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 gastar pneu é muito grave. Qualquer meio de transporte que desgaste borracha deveria ser banido. É a unica forma de se reduzir a poluicao

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    O carro elétrico é menos poluente a libertar carbono para a atmosfera e é esse o poluente mais importante, descarbonizar a economia é o objetivo principal. Agora podem falar das baterias poluem dos pneus de tudo mas isso não e o objetivo principal infelizmente porque pneus com grande durabilidade não é o que indústria vai produzir no futuro apenas carros que descabornizem a economia.

    1. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      Pior que os automóveis tradicionais são os peidos e arrotos das vacas, você já viu que há milhares de anos, há séculos, que a Humanidade corre o risco de morrer toda, de se extinguir e o Mundo acabar por causa dos peidos e arrotos das vacas? Não sei como é que o Ser-Humano sobreviveu até aos dias de hoje.

      Um dia destes uma vaca dá um pu ou um arrotinho de satisfação e é o fim do mundo em cuecas.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não tarda sai taxa carbonara. Vcs em vez de estarem caladinhos…Lá vai o bife da rabadilha para 100€ o kg, faço ideia o do lombo. fdx

        1. Avatar de JL
          JL

          Ui, então isso vai ficar mau para os a combustão.

    2. Avatar de Fraquinhos
  12. Avatar de Fusion
    Fusion

    Adoro que no fim do dia os problemas que tiveram os primeiros carros elétricos para não vingar, são praticamente os mesmos passados 137 anos, é incrível.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Deixa de ser literal JL, é uma maneira de falar, uma expressão portuguesa.

        É me ao litro se vinga ou não o elétrico, sabes perfeitamente a minha posição em relação aso carros a pilhas.
        Nada contra os mesmos, no entanto na minha vida só serão viáveis quando os carregamentos forem máximo 5 minutos ou houver carregadores em todas as ruas em abundância.

        Até lá nunca serei o publico alvo de um elétrico.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas os carros a pilhas já abastecem em 5 minutos, em situações ideais.

          Não usam carregadores, só estações de abastecimento próprias.

          Se não é, deixe que os outros sejam.

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Quais são as situações ideais? Diz-me um carro elétrico que consiga carregar completamente em 5 minutos, sem ser um protótipo (e mesmo assim, nem tenho a certeza se existem protótipos que consigam tal feito).

            Mas, onde é que, no meu comentário original ou em qualquer outro sobre carros elétricos, eu alguma vez sugeri que os outros não os devessem comprar ou usar?

            Eu, pessoalmente, não estou preocupado com a tecnologia do veículo, seja ele elétrico ou de combustão interna. O que realmente importa para mim é que o veículo satisfaça os meus propósitos e objetivos. E o que tenho dito é que, neste momento, um carro elétrico é, para mim, um enorme “não”, porque não atende às minhas necessidades básicas, nomeadamente a capacidade de “abastecer” em menos de 5 minutos (visto que não tenho onde carregar o veículo) e o preço elevado.

            Se daqui a 10 anos a tecnologia avançar de modo a que um carro elétrico faça sentido para mim, terei todo o gosto em comprar um.

            E antes que comeces a ficar indignado com o meu comentário, deves saber que a maior parte das pessoas pensa como eu. Deveria ser o mercado a ditar as regras, e não os políticos. Nunca te esqueças: se algo for realmente bom, não precisas de convencer ninguém, porque as pessoas irão usá-lo naturalmente. Isso aplica-se tanto aos carros elétricos como a qualquer outra coisa. Se os carros elétricos fossem assim tão bons, as vendas já teriam disparado, e ao fim de 10 anos já deveríamos ter uma quota de mercado superior a 50%. No entanto, neste momento, em Portugal, estamos apenas nos 3%. Mas, na tua perspetiva, são os 97% das pessoas que estão erradas, não é?

          2. Avatar de JL
            JL

            Não ter tido nenhum a abastecer antes durante um período de 15 a 20 minutos, temperatura ambiente abaixo de 10 graus e o carro ter os tanques a uma temperatura baixa, ou seja, não pode ter rodado muito antes.

            Como sabe que pensam como você ? Onde está essa estatística?

            Tanto que tinham disparado que dispararam, e as pessoas não vão a correr trocar de carros que ainda estão em vida útil.

          3. Avatar de Fusion
            Fusion

            @JL
            Num cenário ideal se a minha avó tivesse rodas até poderia ter sido um trator. Bem, mas indo de encontro ao que disseste, primeiro não entendi metade do que disseste, e do que entendi sabes perfeitamente que esses cenários no dia a dia não existem. A vida real não é testes em laboratório e cenários controlados.

            Posto isto, não sou eu que o digo, são as estatísticas. (podes fazer uma rápida pesquisa no Google do número de veículos elétricos na globalidade em Portugal e verás que não passa os 3%).

            “..e as pessoas não vão a correr trocar de carros que ainda estão em vida útil.”
            -> Acreditas mesmo no que dizes ou é só porque fica bem na tua retorica? Em Portugal, mais ano, menos ano, a média de anos que o comum cidadão troca de veículo é de 10 anos. Os carros elétricos já andam por cá a 10 anos (de forma mainstream, antes disso havia, mas era residual). E do que vejo os números globais não passam dos 3%, portanto o que me está a falhar? É as pessoas que não trocam de carro, ou que quando trocam optam por um carro a combustão em prol dos carros elétricos?

          4. Avatar de JL
            JL

            No caso dos veiculos a pilhas então meta zeros a seguir à virgula, em Portugal só existem 2.

            Errado, a idade média do veiculo em Portugal são 13.6 anos, logo essa é a média com que trocam, o mercado de eléctricos só começou a crescer de 2019 para cá, até lá era residual.

            Não, há 10 anos tinha 3 modelos de veiculos, todos eles caros e com pouca autonomia, o único que havia com autonomia custava perto de 100 mil euros.

            As pessoas compram carros elétricos conforme a sua disponibilidade financeira e condições para os ter, conforme os preços forem baixando e as condições evoluírem, as vendas vão aumentar, que é o que se tem visto.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          5 minutos é muito tempo… o meu demora 10 segundos.

          – 5 segundos para ligar a ficha quando chego de noite
          – 5 segundos para tirar a ficha quando saio de manhã.

          😉

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Ainda bem que todos temos uma garagem com ficha não é seu Pokémon raro

          2. Avatar de JL
            JL

            Nem todos têm, mas a maior parte tem.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lole 😛

          4. Avatar de Realista
            Realista

            A maioria das habitações em Portugal (ilhas incluídas) possui pelo menos um lugar de garagem…

            Agora uma tomada é aquela peça de tecnologia que é mesmo impossível de atingir para muita gente.

          5. Avatar de Mário
            Mário

            O meu demora muito menos que isso… olha tenho 50 km de autonomia… Diz a mulher, vamos jantar a qq lado? 2 minutos e tenho 1500

          6. Avatar de JL
            JL

            Então faça um vídeo a provar que leva apenas 2 minutos, desde o desvio que tem se fazer para ir abastecer, até voltar ao ponto inicial.

          7. Avatar de Realista
            Realista

            Adoro aqueles cenários em que se mora no meio do nada e para ter carro elétrico é preciso ter sempre o carro com bateria para 500km para o caso de ter uma emergência a meio da noite, mas curiosamente as bombas de gasolina estão sempre ao lado de casa, não encerram durante a noite e não se perde tempo a deslocar-se para uma e nem sequer estão movimentadas…

            Ou então as torneira em casa devem dizer rotuladas da seguinte maneira:

            – Água Fria
            – Água Quente
            – 95 sem chumbo
            – Gasóleo

            xD

          8. Avatar de Mário
            Mário

            @JL tenho o privilégio de ter um posto de combustivel a 150 metros de casa há mais de 20 anos… e imagine… nunca pegou fogo.

          9. Avatar de JL
            JL

            Eu tenho 5 pontos de carga em minha casa, como foi herdada do meu pai e ela já tem mais de 50 anos, pelo menos esse tempo tem, e também nunca ardeu.

          10. Avatar de Realista
            Realista

            E mais importante, está aberta a meio da noite?

          11. Avatar de JL
            JL

            Sim, está sempre aberta, e até para os amigos lá “abastecerem” quando vêm de longe.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Eu adoro como os problemas estão a ser reduzidos, num tão curto espaço de tempo.

      Aliás se recuar 10 anos tinha carros com no máximo 180km de autonomia, duas horas de carregamento dos 0 aos 80% e a custarem a €50.000 enquanto que hoje já tem carros a €17.000 com autonomias de 300km e carregamentos em 30 minutos…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        E a CATL já anda anunciar que estava em fase de testes a baterias com quase o dobro das densidades por kg das atuais (520wh/kg vs 260wh/kg)

        Enquanto isso no Japão – em agosto – uma universidade anunciou o quadruplo das densidades por kg (820wh/kg).

        A constante inovação no campo dos veículos elétricos é simplesmente avassaladora, tanto é que a Tesla esta semana lançou o M3 com maior autonomia de sempre…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Ja existe? Então esquece.
          O q tem acontecido é mais kWh=maior volume e peso.

          1. Avatar de JL
            JL

            Ou o contrário, mais kWh menos peso.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            A da CATL sim, existe e testaram em aviões. 🙂

            O que tem acontecido é mais kWh pelo mesmo volume e peso…

  13. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    O melhor dos carros elétricos ainda é as viagens longas. Tenho 1 colega meu que veio nas férias de agosto em 1 Tesla 3 e os pais em 1 c220 . Os pais pararam 3 vezes para atestar e aproveitaram numa dessas vezes para comer algo já ele teve de parar 7 vezes para carregar as baterias e como parava cerca de 1h cada vez nunca carregava totalmente quando chegou aqui em Portugal a casa já todos dormiram há horas

    1. Avatar de JL
      JL

      Portanto já inventou, um carregamento não demora 1hora, nem perto disso.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Eu pensei que ele quando tinha chegado a Portugal tinha ganho 7kg por ter jantado 7 vezes.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Não demoras 1 hora em cada paragem, mas sim entre 14 a 20 minutos.

      Para além disso fazer uma viagem de 2000 km em 20 horas em vez de 18 horas é um problema desgraçado. Olha o cansaço dessas duas horas a conduzir com tempo de descanso! Que perigo!

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “Não demoras 1 hora em cada paragem, mas sim entre 14 a 20 minutos.”
        Que lírico
        Só para o desvio vao-se embora os 14 minutos looolooolool e depois e preciso q haja postos livres e a comunicar

        1. Avatar de JL
          JL

          Então e os a combustão não fazem desvios de 14 minutos ?

          1. Avatar de Yamahia
          2. Avatar de JL
            JL

            Não, há bombas em todo o lado ? Curioso, porque na autoestrada elas ficam nos mesmos locais.

            Da minha morada até há bomba mais próxima são 12 kms, port nacional, portanto são 24 KMS de desvio que leva bem mais de 14 minutos.

  14. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Mesmo que fosse 40 minutos em 5 atesta se carro a combustão. No entanto andando em distâncias mais curtas que dê para carregar de noite será certamente compensatório mas em longas viagens ainda é inviável

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Em longas viagens não fazes paragens?

      Se não fazes é porque não são muito longas.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        O que são longas viagens? Como defines isso?

        Eu se estiver sozinho sem mulher ou criançadas sou capaz de estar a vontade 4 / 5 horas ao volante sem me cansar ou ter que parar .

        1. Avatar de JL
          JL

          Pode ? E quantas faz por ano ?

        2. Avatar de Realista
          Realista

          As viagens definem-se por km e não por tempo.
          Ainda hoje demorei 1 hora para fazer 20km no Porto….

      2. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Andei 10 anos na Bélgica fazia 4 vezes por ano a viajem e parava 3x

        1. Avatar de JL
          JL

          Fiz o planeamento no carro de Lisboa até Bruxelas, são 10 paragens de com uma média de 30.8 minutos por cada 1, logo são 5 horas de carga.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O outro com um Polestar de última geração, carro com capacidade de carregamento mais rápido, com curva de carregamento que encosta os teslas a um canto, com bateria maior, com carregadores de 320 que a Tesla não tem, carregou 6x’s para fazer metade desses kms.
            Mas como sempre o @JL é o mais melhor bom de todos looolooolool

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Podes tirar o pobre de Portugal mas não tiras Portugal do pobre…

            Uma viagem de avião de Bruxelas a Lisboa demora 2 horas, se juntares 3 horas com duas de espera e “1 hora só porque sim para embirrar” tens uma viagem que de demora 5 horas.

            Fazer 2000km come-te um dia de férias…

            Para além disso no ABRP mostra de Bruxelas a Lisboa 7 paragens com a maioria delas a ser entre os 14 a 20 minutos. Tecnicamente seriam mais duas horas e meia a conduzir e se conduzisse sem parar demoraria 18 horas.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então daqui até Alemanha é metade do caminho para a Bélgica que fica ao lado da Alemanha ? Não entendi.

            Sim, e esses também gastam mais, logo mesmo que carreguem mais depressa, também usam mais. Ele explica isso muitas vezes, pena não o tenha ouvido.

            Mas agora a sério, Bélgica fica mais perto que Alemanha….

          4. Avatar de Realista
            Realista

            Ele conduz um VW de 1940… os mapas do GPS ainda mostram a Bélgica como sendo a Alemanha.

            lolol

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quem é que falou em Alemanha? Grandes toinos.
            Foi Porto-Algarve-Porto ≈ 1080 kms.

            E o mais giro é que gastou em electricidade o dobro do valor do que gastaria com um carro a gasoleo e , como se não bastasse, demorou mais 4 horas a comparar com um combustão.

            Já andamos nisto há anos. Todos os anos a mesma “cumbersa” mais evolução elektra, mais
            velocidade elektra, mais PCURS, mas no fim é sp a mesma constatação:- Elektros não saem da cepa torta. Elektros sp a levar na corneta.

          6. Avatar de JL
            JL

            Mas ele falou foi numa viagem da Bélgica para Alemanha, e não de ida e volta.

            Se gastou é porque não sabe meter combustível ou carregar nos mais baratos.

            Então antes demora menos 4 horas ?

            Isso não faz sentido, porque uma viagem se 1000 KMS num eléctrico não demora mais de 1.5 horas.

            Eles saem, daí você estar tão preocupado.

          7. Avatar de JL
            JL

            Aliás, da Bélgica para Portugal.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc baralha tudo homem.
            Agora veja lá se BXL-LIS não são sensivelmente o dobro dos kms OPO-LOULÉ-OPO.
            Agora leia novamente:
            https://pplware.sitedev.pt/motores/o-primeiro-carro-eletrico-comecou-a-circular-ha-136-anos/comment-page-1/#comment-3541945
            Vc como é especial de corria faz o dobro dos kms com metade dos carregamentos, capisce? 😛

          9. Avatar de JL
            JL

            Você é que confunde tudo, ninguém aqui falou em Polestar, só você.

            E não o Polestar não tem a curva mais rápida, além de consumir mais, logo perde em todos os aspetos.

          10. Avatar de JL
            JL

            Já agora, um LR faz uma carga pelo caminho do Porto a Faro, outra no destino e outra pelo caminho, portanto são 3 cargas para 1050 kms.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O último LR que vi a fazer isso. Parou para carregar em Matosinhos PowerDot, Fátima, em Alcácer e em Loulé (isto para baixo) Portanto 4x+s para 540 kms.
            Miséria de tempo desperdiçado.
            Para cima carregou mais 2 ou 3 x’s demorou mais tempo, bastante mais que o Polestar.
            Aguente-se que é de amigo.

          12. Avatar de JL
            JL

            Então viu mal, era em SR.

            Aguente-se compare o comparável.

          13. Avatar de Realista
            Realista

            Mas viu o carro a para 4x como?

            Não ia a 200km/h?

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem razão, o LR não parou em Alcácer (estava com medo q houvesse fila e deu mais carga no carregamento anterior em Fatima onde chegou ainda de madrugada e apanhou um slot livre, aproveitou para ficar mais lá mais tempo a ocupar o posto, de tal forma q qd saiu de lá já estavam 9 a 11 teslas na seca)

            @Realista 200? Nem pensar. O máximo admitido eram 130 e os últimos 154 kms até Loulé já pouco passou dos 110 para poupar bateria a ver se lá chegava.

          15. Avatar de JL
            JL

            Isso foi apenas um sonho seu, como aliás são a maioria dos posts que mete por aqui.

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já se esqueceu?
            3 carregamentos Matosinhos – Loulé.
            Aqui não há sonhos, só há realidades.:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbdSGC1alBz3b0mz4A
            Tristes realidades.

          17. Avatar de JL
            JL

            Então agora já foram 3 ?

            Também tem muitos com 1, porque vai sempre buscar o pior ? Dos inexperientes ?

          18. Avatar de JL
            JL

            Sim, a triste realidade da desinformação, aliás tem aqui boas provas disso.

            Obrigado por contribuir mais uma vez para o sucesso do artigo.

          19. Avatar de Realista
            Realista

            Eu pergunto-me como é que viste…

          20. Avatar de YamahiaP
            YamahiaP

            @JL o amigo do LR é inexperiente? Com 2 anos com o carro e mais de 50000 kms?
            Qd é que considera que uma pessoa é suficientemente experiente para guiar um carro elektro? looolooolooool

            @Realista, vi aqui:
            https://youtu.be/KpiI7j4h1Nk?si=sQBIc5vruPQzRZjb

          21. Avatar de Bogas
            Bogas

            Sim, agora já deve ser experiente, nessa altura não era.

    2. Avatar de JL
      JL

      Então afinal inventou, senão sabia o tempo. E também não são 40 minutos.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      também pagas 3 ou 4 vezes mais. Um carro elétrico hoje em dia não esta Feito para longas viagens mas em Portugal num país tão pequeno não vejo Qual é o drama. Tal como o drama de carregar um carro em 10 ou 20 minutos.

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Aí está Pedro o ponto que estava a referir para longas viagens leva bastante mais tempo. Em Portugal é até em muitos países no dia a dia não disse pelo preço total na compra não duvido que seja viável. Mas por exemplo quem tiver 1 Dacia spring ou 1 Renault twizy e quiser ir mas férias para o Alentejo ou Algarve se for do norte ou do Minho a menos que tenha outro carro é outro problema. No entanto nunca disse a ninguém que não compre elétrico nem sou pago pelos fabricantes de carros a combustão. Sempre digo as pessoas que sendo o dinheiro delas que comprem o que gostem e entendam servir seus propósitos.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Ir num Renault Twizy do Porto para o Algarve era um problema mesmo que tivesse um motor a combustão…

          https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/63/Eng_Renault_Twizy_ZE.jpg

          Aliás o carro nem pode andar pelas AE por ser um quadriciclo.

  15. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    JL não inventei ele disse que parou 7x e que parava entre 45 a 60 minutos não lhe fui perguntar ao pormenor. Da próxima vez peço para cronometrar queres

    1. Avatar de JL
      JL

      Exato, então sempre comprova que inventou, já que não falou com ele.

      Não é preciso cronometrar, fica tudo registado no carro.

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Ou eu não falo português ou não entendes algo errado não está certo. Não disse que não falei com ele disse que ele me disse e eu não tive sequer a mínima curiosidade em perguntar quanto tempo leva a Tesla a carregar até pork até onde sei tem variantes dependendo de onde carrega mas não estou certo. Agora queres reconhecer oa desvantagem que te falo é contigo. Eu reconheço que são mais económicos que a combustão não me custa reconhecer mas a questão da poluição tem prós e contras. Ainda ninguém me disse como se recicla as baterias. Aos onde sei no final da validade vai para um sítio qualquer poluir o ambiente.

        1. Avatar de JL
          JL

          Toda a gente já disse que recicla baterias, se não ouve ou lê, é um problema de informação.

          Quem faz uma viagem dessas num Tesla vai usar os carregadores da Tesla, e esses já se sabe a media de velocidade deles numa viagem, se me disser de onde vieram e para onde foram deixo aqui uma rota criada pelo carro, que não muda muito o tempo na realidade, na verdade até falha por defeito, na ultima viagem que fiz, na vinda do Algarve, parti com cerca de 75% do Algarve, o carro dizia que tinha de carregar 20 minutos para chegar a casa, na verdade só carreguei 16.

  16. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Tu não vais aceitar o facto de que em grandes viagens os elétricos não são tão viáveis a nível de tempo devido ao limite da carga da bateria e a maior verdade do mundo não vai mudar isso por isso acredita no que quiseres. Se fica registado na carro o carro é dele eu nem no meu vejo registos

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu aceito que em longas viagens não têm a mesma performance que os a combustão, nem nunca vão ter, a questão é, será que para o utilizador norma, um, 2 ou 3 viagens num ano onde demoram mais meia ou 1 hora , isso é importante ? Já que no resto do ano eles ganham muito mais tempo porque não terem se abastecer ? Tendo em conta que carregam enquanto não estão a usar o carro, daí eu dizer que gasto 10 a 20x menos tempo com um eléctrico em carregamentos que naquele que tinha a combustão durante um ano.

  17. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Duvido que em 1 viagem de 2000 km só demore mais 1h no entanto como já disse em 1 comentário aqui acredito que no dia a dia seja compensatório. Assim como também já disse que cada 1 deve comprar o que gostar e atender suas necessidades. Não estou a tentar desincentivar ninguém a comprar elétricos. A meu ver existe vantagens e desvantagens como tudo na vida então é questão de gosto e em certos casos possibilidades já que o preço dos elétricos europeus pelo menos ainda é um pouco salgado

    1. Avatar de JL
      JL

      Tem a resposta ai em cima, não é 1hora, são 5, já fiz muitas viagens pela Europa e as mesmas tornam-se menos cansativas. Se é uma desvantagem perder 5 horas em vez de 2 ou 3 numa viagem dessas, é consigo, não acho que uma viagem de 2150 kms, 2 horas a mais seja uma grande diferença.

      No entanto faço no máximo 1 vez por ano essa viagem e dentro de Portugal faço muitas, só nos ultimos 15 dias fiz desde a zona Oeste até ao Algarve 2 vezes, nas 2 viagens gastei apenas 16 minutos e 18 minutos, ambas na vinda, porque sai de casa com 98% e cheguei lá com 22 %, mas devido ás voltas que dei, sai de lá com 75% e tive de carregar pelo caminho.

      Portanto perder 34 minutos em 1400 kms, não me parece muito, mas cada um sabe de si.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Grande tretas.
        Os outros foram num TDI de Marrocos a Londres num só dia, enquanto o fala para as paredes para percorrer uma distância semelhante desde o centro da Europa até Gaia demorou três dias e teve que pagar 3 noites em hotel a 200€ cada=600€ só
        para dormir incha !!!! looolooolool

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Para quem poupa mais de €2000 por ano até podia ter ficado 10 dias a dormir que ainda tinha lucro…

          trololololol

        2. Avatar de JL
          JL

          De Marrocos a Londres são quantos KMS?

          Pagou porque quis, era continuar a andar, tal como fizeram os gajos de Marrocos a Londres.

          1 noite num hotel custa 200 euros ? Anda a pagar bem, onde inventou esses valores ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Custa se for sozinho. Se for com a família é capaz de ficar em 800!

          2. Avatar de JL
            JL

            Sozinho custa menos num eléctrico, pode dormir enquanto carrega.

  18. Avatar de Madalena
    Madalena

    Boa noite, raramente escrevo comentários, mas vou fazê-lo, como um alerta.
    Recentemente adquiri um Tesla Model 3. Ouvi alguns amigos que me aconselharam esse automóvel. Após a compra a minha vida mudou. Comecei a planear tudo, face à carga da bateria, perdi oportunidades porque a autonomia não deixava viajar a distância que queria, tempos perdidos a carregar e além disso vários problemas. Tive um problema na suspensão (barulhos) e ainda problemas nos pneus (desgaste rápido). Além disso fui aconselhada a andar a pouca velocidade na autoestrada, chegando sempre atrasada ao trabalho… Arrependida consegui livrar-me deste problema, tendo conseguido trocar o Tesla por um automóvel a combustão. Experiencia a nunca mais ter e espero que este testemunho ajude outros a não ficarem arrependidos…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Estou a planear comprar outro carro elétrico. Quer-me vender o seu?

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Compra compra… daqui a uns anos temos um desastre ambiental com carros abandonados aí pelas terras e garagens e as baterias a verterem… mas está tudo bem.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Nunca se viu foram carros a combustão abandonados… isso é que é inédito.

        2. Avatar de JL
          JL

          Então porquê senhor ambientalista ?

      2. Avatar de PTO
        PTO

        @Realista
        Ela disse claramente no seu comentário que já o trocou. Não sabes ler? Ou gostas mesmo de ser indelicado?

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Se colocar questões é ser indelicado… estamos conversados 😀

    2. Avatar de JL
      JL

      Consegue dizer qual é a versão de software do seu carro ?

      Já agora qual é o modelo ?

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Aprende a ler… está lá escrito.

        1. Avatar de JL
          JL

          Está escrito onde ? Mostre lá ?

    3. Avatar de JL
      JL

      Qual era o consumo e autonomia que tinha ?

    4. Avatar de João
      João

      Bom dia Madalena, sou outro proprietário de um veículo elétrico, neste caso um Renault Zoe. Tinha uma autonomia ridícula, e tal como descrito, vivia a minha vida dependente disso. Também voltei a ter um veículo normal (combustão) e pretendo manter-me assim.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Tu e +50% dos proprietários de carros elektros que tb querem voltar à combustão.
        O meu vizinho gastou a guita toda num Y e agora comprou um skoda velho com jantes de ferro já desgastadas do andamento. Com aquelas características deve ter sido importado usado.
        Mantém o Tesla mas é mais um q já deve ter percebido q para distâncias maiores é melhor contar com o velho e fiável carro a combustão.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então mostre lá essa estatística ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se vc sabe que é verdade pq é está a questionar?
            Olhe hoje é exemplo mais uma condicionantes do carro elektro.
            400.000 pessoas estão sem acesso à electricidade. Portanto se é verdade que existem 1,85% de carros elektros, significa que 7 400 portugueses estão a andar a pé debaixo de chuva q é para aprenderem.

            Também hoje, a Florida mandou evacuar com urgência cerca de 1 milhão de pessoas por causa do furacão Milton. A fila da evasão já é enorme. Não se vê um elektro. Quem tinha só elektro leva com o furacão porque não consegue sair dali.

          2. Avatar de JL
            JL

            Se é verdade onde está a estatistica ?
            Na sua cabeça ?

            Mas foi só hoje ? Tempestade ?

            Então mas está a falar dos eléctricos de Lisboa ? Mas em Lisboa falhou a luz nas cantenarias?

            Não se vê? Então ? Conseguiu verificar todos ?.
            Enfim…

          3. Avatar de JL
            JL

            Que eu saiba os eléctricos são mais pesados, portanto menos afetados pelos furações. Loooool

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sem electricidade não vão longe. O Biden já avisou que é uma questão de vida ou de morte. A governadora da Flórida idem.
            Continue a brincar com coisas sérias e depois diga que é mau.

          5. Avatar de JL
            JL

            Então gastaram a electricidade do carro nas casas ? Ena, afinal já todos têm V2H.

          6. Avatar de JL
            JL

            Você é que está a brincar com coisas sérias.

          7. Avatar de Realista
            Realista

            400.000 estão sem acesso à eletricidade mas se for preciso podem ir a uma bomba de gasolina… porque as bombas possuem hamsters naquelas rodinhas a gerar eletricidade para fazerem funcionar o software de faturação e bombas para a trasfega do combustível.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Olá João.

        As primeiras versões do ZOE ZE tinham uma bateria de 22kWh, semelhante à que tenho no meu carro, mas com um motor com mais potência. Mas mesmo assim faço cerca de 19 a 20.000km por ano com ele… hehe

        Se calhar o problema foi ter adquirido as primeiras versões , porque as seguintes já possuíam baterias maiores de 42 e 55kWh.

        Para além disso, estou comprador de mais um veículo elétrico para substituir um a combustão… tens a venda esse ZOE?

      3. Avatar de JL
        JL

        Então que Zoe era ? Como se mete o drive no zoe ?

      4. Avatar de JL
        JL

        Mas é ou foi proprietário ? Ou será que apanhou boleia da Madalena ?

    5. Avatar de Pinky
      Pinky

      O Soul EV da maria fez em outubro 8 anos…
      Bateria de 27kWh, dizem k é pequena. Ela nao se queixa, plo contrario nem quer houvir falar em trocar de carro para outro com cx de velocidades…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Desde q suba o Tunel do Grilo a mais de 30 kmh tass bem, de contrário é um perigo para ela e restantes utentes da via.

        1. Avatar de Pinky
          Pinky

          potencia e energia sao coisas diferentes… Vai la com ela ao semaforo se queres ver como é o arranque.

        2. Avatar de JL
          JL

          Portanto se um carro avaria, todos avariam pelo mesmo ? É isso ?

          Já foi ver de tem o seu gripado ? É que isso já parece perseguição maldosa

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O carro que eu vi não estava avariado. E vc tb viu, não desconverse. Simplesmente baterias com 9anos não dão para mais

          2. Avatar de JL
            JL

            Estava avariado, o próprio comprou como avariado, não desconverse.
            Dão, desde que seja reparado.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É, avariado naquela fase que os elektros têm que levar uma bateria nova exactamente depois de expirada a garantia, mais mês menos mês.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, tanto que há com muito mais anos e KMS e sem avarias de maior.

            Se não fosse assim ele não tinha uns vídeos todos sensacionalistas, já que avarias que ele mostra nos a combustão não cativam ninguém por serem tão comuns.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os que tiveram a sorte de ter a bateria trocada em garantia (e foram muitos) é capaz.
            Mas mesmo a esses, mais ano menos ano vai acontecer.

          6. Avatar de JL
            JL

            Então quantos foram ?

  19. Avatar de Quintas
    Quintas

    Engraçado ver os apóstolos da eletricidade a não perceberem o que realmente se passa no mercado.

    1. Avatar de JL
      JL

      Engraçado ver os apóstolos da combustão a não perceberem o que realmente se passa no mercado.

  20. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    E passados 137 anos, os carros elétricos não vão sobreviver novamente pelas mesma razões. Mas enfim, há quem insista nas 1001 maravilhas dos carros elétricos e até lhes dá jeito, pois assim vão enriquecendo.
    Continuem a comprar Teslas e BYDs, vão assim ajudando uns a fazer fortunas e prejudicando muitos outros (como nós portugueses e restantes europeus) com a falência de muitas industrias europeias ligadas aos veículos europeus a combustão.
    Depois queixem-se que o desemprego está muito alto.

    1. Avatar de JL
      JL

      Porque você não quer ? mas eles têm sobrevivido desde sempre, não deu por eles ?

      Você é que insiste.

      Sim, eu vou continuar, até porque não conheço outros melhores, você conhece ?

      Ah sim, quem produz carros a combustão são todos uns pobrezinhos.

      Afinal quantos clones criou para dizer sempre o mesmo ?

    2. Avatar de Pinky
      Pinky

      Industria de carros a combustao nao faz fortunas?

      1. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Sim, é obvio que faz fortunas, mas pelo menos parte dessa fortuna serve para criar e manter postos de trabalho na Europa, ao contrário daquilo que acontece com a maioria dos carros elétricos.
        Mas por mim, pode comprar todos os carros elétricos que conseguir, esteja à vontade.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então os carros elétricos são produzidos em árvores ? é isso ?

          Então porque não podemos comprar ?

        2. Avatar de Pinky
          Pinky

          aqui a pergunta certa seria, porque é que os produtores tradicionais nao convertem fabricas europeias para producao de eletricos…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não há matéria prima. A maioria está nas mãos da CN.

          2. Avatar de JL
            JL

            Errado, até em Portugal temos, e não está na mãos de ninguém.

            Tiveram oportunidade de ter tudo isso, se não tivessem andado a perder tempo com enganar leis e normas.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não faz baterias apenas com o lítio!
            Assim por alto, são necessários 30 elementos e minerais distintos para produzir uma bateria para carro elektro e para os obter, para cada bateria de 500 kgs é necessário destruir aprox. 500tons de terra e rocha!

          4. Avatar de JL
            JL

            Faz se com outras coisas que também temos.

            500 toneladas ? Então e depois ? Só é 300 a 400x vezes menos que num a combustão.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sério?, que eu saiba o depósito de um carro a combustão, para ser fabricado, só precisa de meia-dúzia de kgs de um dos sub-produtos do petróleo.

          6. Avatar de JL
            JL

            Então mas agora já compara o depósito com uma bateria ?

            Então e o resto ?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qual resto?
            A chapa?

          8. Avatar de JL
            JL

            Todo o resto, já se esqueceu do que usa todos os outros e do muda, fora combustível que só dura uma vez.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A geração de electricidade tb usa combustível. Toneladas e toneladas dele.
            Os elektros tb usam óleos diversos e mais do que se pensa.

            Quer que lhe diga quantos kms fazia com 500 toneladas de gasóleo? ≈ uma bateria de 500kgs?

          10. Avatar de JL
            JL

            Errado, uma pequena parte usa combustível, ao contrário dos combustíveis usam uma grande parte de ambos.

            Usam uma milésima parte dos óleos que usam os a combustão.

            Diga, venha daí esses números só para me ir mais um pouco, é como o outro que gostavam 200 mil de gasóleo para produzir uma bateria. Loooooll

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É pouco é. Parece mas é as cascatas do Niagara.
            https://youtu.be/qIaPcpUBPoo?si=ohu1iJiW5PXxRnbl

          12. Avatar de JL
            JL

            Não pode ser grande cascata, leva no máximo 2 litros que nem é para trocar, não existe qualquer intervalo de troca desse óleo, ou também troca o óleo da caixa de velocidades ?

            https://teslamotorsclub.com/tmc/posts/7821917/

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A mim parece muito mais. Ainda por cima o outro levou um banho de romo o tamanho.
            Mesmo que seja 2litros. Há elektros com 4 motores, portanto tá a ver…Alguns levam mais óleo que um camião.

          14. Avatar de JL
            JL

            Claro que lhe parece, é um eléctrico.

            Nem chega a levar 2 litros, é cerca de 1.8, os motores que produziram a seguir a este é 1.5 litros, de óleo que muda aos 120 mil.

            No máximo levava tanto óleo como um a combustão, que nalgumas caixas chega a 20 litros+ motor e se tiverem caixa de transferência e diferencial por ter 4×4… É só ir somando.

            E também há carros a combustão, segundo você, com 3 motores eléctricos + o combustão.

  21. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Depois de ver uma parte do vídeo tenho de dizer que não imaginava que os elétricos utilizavam tanto óleo. No final não é como algumas pessoas querem fazer parecer

    1. Avatar de JL
      JL

      2 litros é muito ? que nem é para mudar.