TDT Portuguesa: uma oportunidade perdida

130 Comentários

Por Yagi para o PPLWARE.COM

Após terem sido realizados três desligamentos “piloto” (Alenquer, Nazaré e Agualva-Cacém), inicia-se esta quinta-feira o desligamento em larga escala dos emissores e retransmissores de televisão analógica, processo designado por “Switch-Off” ou “apagão”. O processo será gradual e está previsto que fique concluído após 26 de Abril, data da terceira fase dos desligamentos. Depois desta data, apenas será possível receber o sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT).

O processo de implementação da Televisão Digital Terrestre em Portugal está repleto de peripécias a que infelizmente a maioria dos media portugueses não deu o devido destaque em tempo útil. Só muito recentemente muitas das situações para as quais alguns cidadãos têm alertado (eu incluído) mereceram destaque nas notícias e na agenda política.


O desenrolar de todo o processo

O processo de introdução da TDT em Portugal, recorde-se, remonta a 2001, altura da primeira tentativa que viria a ser abandonada em 2003, alegando-se falta de condições. Em 2008 são abertos dois concursos, um para a oferta FTA (Mux A – canais de acesso gratuito) e outro para Pay-TV (Muxes B-F – canais pagos). Ao concurso da TDT FTA concorreu apenas a PTC. À TDT Paga concorreram a PTC e a sueca Airplus Portugal. A Media Capital (TVI) foi dada como forte candidata na altura, mas acabou por vender a sua rede de emissores à PT em troca da sua desistência. A PTC acabou por vencer ambos os concursos apesar da Airplus ter contestado o resultado e ter interposto recurso na justiça. O arranque oficial da TDT de acesso livre (Mux A) verificou-se a 29/04/2009, mas poucos meses mais tarde a PTC viria a anunciar a desistência de lançar a sua oferta de TDT Paga (MEO DT), que prometia até 49 canais, tendo a ANACOM aceite a desistência e inclusivamente devolvido os 2.5 milhões de Euros de caução à PT. A ERC foi contra. Mais sobre o assunto aqui.

A oferta da TDT de acesso livre era bastante menos ambiciosa: apenas um canal adicional em definição standard (5º Canal) e um canal em Alta Definição partilhado pelos três operadores (RTP, SIC, TVI). Na TDT da Madeira e Açores é ainda emitido o respectivo canal regional da RTP. Nem o 5º Canal nem o Canal HD vingaram: as duas únicas propostas ao concurso do 5º canal foram chumbadas pela ERC e as estações RTP, SIC e TVI nunca chegaram a acordo relativamente ao Canal HD. Ao contrário da esmagadora maioria de países, em Portugal, a migração para o digital terrestre não trouxe qualquer melhoria da oferta televisiva. Os canais portugueses ainda há poucos meses afirmaram (através da CPMCS) duvidar da viabilidade de novos canais FTA. Nem sequer o operador público RTP, que disponibiliza canais classificados de interesse público nas redes de TV por assinatura (RTP Memória e RTP Informação), mostrou qualquer interesse na TDT, ao contrário das suas congéneres europeias (TVE, RAI, BBC, etc.). Mais informação aqui.

Na ausência de uma oferta de programas minimamente atraente e diferenciadora, a publicidade apostou numa mensagem que pretende induzir o medo na população a fim de forçar à migração. Alguma da informação disponibilizada pelo próprio regulador chegou mesmo a induzir a população em erro. Mais informação aqui.

Para além da ausência de uma oferta alargada de canais relativamente à televisão analógica, a selecção da norma de compressão MPEG-4, superior ao MPEG-2 já utilizado pela maioria dos países, mas com a desvantagem da reduzida (na altura) oferta de equipamentos de recepção compatíveis e a preços bastante superiores aos equipamentos MPEG-2, acabou por dificultar ainda mais a massificação da TDT, justamente o contrário do que estava previsto nos concursos TDT. A subsidiação dos equipamentos só foi introduzida em Abril de 2011 e só nos últimos meses os preços das boxes TDT MPEG-4 mais acessíveis baixaram para valores na casa dos 30€. Mais informação aqui.

Mas a ausência de uma oferta melhorada de programas relativamente à TV analógica, a necessidade da maiorias das pessoas comprarem uma ou mais boxes TDT e em muitos casos ter de trocar de antena não são os únicos obstáculos à migração. Em muitos locais a recepção do sinal TDT é deficiente ou mesmo impossível, sendo necessário recorrer à recepção via satélite que, na maioria dos casos, acaba por ficar muito mais dispendiosa (mais informação aqui). Isto porque a cobertura da rede TDT (90% segundo a PT) é inferior à da rede analógica, tendo sido privilegiadas as zonas mais populosas em detrimento de outras. Isso tem originado o protesto de algumas populações que se consideram lesadas.

De acordo com fonte próxima da PT, a rede TDT seria composta por 180 emissores, mas a PT acabou por instalar apenas 173, alguns dos quais apenas nos últimos meses. A título de exemplo, em Espanha a cobertura dos Muxs utilizados pela televisão pública é de 98,5% da população. A melhor cobertura e muito superior oferta de canais da TDT espanhola, tem motivado a migração das populações de várias zonas de Portugal, onde é possível receber dezenas de canais de TV e rádio espanhóis, em absoluto contraste com o resto do país onde a população muda para a TDT apenas para não perder o acesso aos quatro canais de sempre. Mais informação aqui.

Se considerarmos o que foi alcançado em tantos outros países com a introdução da TDT, em que, para além da melhoria da qualidade de imagem e som, se verificou a multiplicação da oferta de canais gratuitos e a introdução de novos serviços, a única conclusão possível relativamente a Portugal é que a TDT foi mais uma oportunidade perdida de mudar a televisão em Portugal.

NOTA: as imagens presentes no artigo são da autoria do editor, Hugo Cura.

Blog TDT em Portugal
 

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

130

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de POC

    Em Portugal, o TDT foi visto como uma oportunidade de negócio e pouco mais. E essa oportunidade, reside na venda de descodificadores para a população.
    É isto.

    De resto fica tudo na mesma.

    Cumprimentos,

    http://simaoescuta.blogspot.com

    1. Avatar de Criziot
      Criziot

      Vejo mais como a “necessidade” de vender espectro para o 4G.
      Rendeu mais de 200 Milhões.

      1. Avatar de POC

        Bem visto e também verdade.

    2. Avatar de tide
      tide

      A TDT é sem duvida uma grande oportunidade, mas não para a população, significa uma grande oportunidade para os emissores de canais fechados poderem ter maiores lucros.
      O investimento da UE seria suficiente para a reformulação da TV portuguesa e o aparecimento de novos canais, no entanto todo o investimento foi concentrado na garantia de um sistema fechado e limitado a 4 canais, de futuro e caso se pretenda alterar a situação, será necessário um novo e avultado investimento, agora sim por parte dos contribuintes. Isto no meu entender é lesar o estado e os contribuintes, apenas não é assim entendido porque tudo isto foi apadrinhado pela entidade reguladora ANACOM e os seus membros da maçonaria.
      Acho ridículo que se fale em transparência e se lese as populações, privando-as de direitos como o acesso a informação e entretenimento, empurrando algumas populações para a influência do idioma e culturas espanholas.

    3. Avatar de kish
      kish

      É mesmo negócio. A PT vende os aparelhos de satélite para as zonas que não vão ser abrangidas por 40€! Isso é um preço de um digital dos mais baratos e de marca! Eles compram aos lotes e fazem esse preço? Comprem o aparelho numa loja qualquer e deixem de dar dinheiro a esses gatunos!

      1. Avatar de N. Roque
        N. Roque

        kish, tás enganado. A PT não vende nada por 40€, 77€ é o primeiro descodificador, e 96€ é cada um adicional, isto esquecendo a parabólica que é à parte e pode ser adquirida incluindo a instalação por 61€.
        Exemplo:
        -Tenho 2 TVs em casa;
        -Não tenho cobertura da TDT normal;
        -Não sei instalar a TDT, nem possuo a parabólica.

        2 aparelhos (77+96=173) + Parabólica e instalação (61) = 234€

        Se comprares numa loja qualquer como dizes, quem é que te descodifica os canais, e te garante que o aparelho que compras é compatível?

        Conheço inclusivamente um caso, em que, no inicio de Dezembro foi instalada a TDT normal, com boa recepção, e passado 2 semanas o transmissor foi desligado, e passou a ser impossível apanhar a TDT sem ser por Satélite.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Atenção que o que referes é satélite normal, o mesmo do MEO, mas apenas com 4 canais. Nada tem a ver com TDT, é um “desenrasque” para tapar os olhos.

          Por isso friso, será que “a televisão digital terrestre é para todos os portugueses”?? Resposta óbvia.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            @Hugo Cura, seguramente a TDT seria para todos os portugueses se não vivêssemos num país onde todas as instituições estão corrompidas, desde o topo até à base.

            2- Segundo aquilo que era proliferado pela televisão pública antiga (o velhinho sinal analógico que raramente falhava…) não seria necessário mais nada a não ser uma TV ou descodificador que suportasse a norma adoptada por Portugal no TDT, ou seja, o TDT era para ser a mesma coisa que o sinal analógico, apenas com esse “pequeno” pormenor…

          2. Avatar de Rui
            Rui

            é de mim, ou isto apareceu-me como artigo ultra mega recente, e tem quase um ano ? wtf pplware…

          3. Avatar de Hugo Cura

            O artigo foi repartilhado no Facebook pois, mesmo todo este tempo depois, tudo se encontra na mesma. Quem tem problemas continua com eles e nada mudou. O negócio tem a mesma transparência desde início e o assunto do artigo mantém-se perfeitamente actual.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          tendo em conta que um descodificador TDT de marca branca, com suporte a gravação e mais, fica por 30/40€. não sei porque carga de água o público deve ir comprar descodificadores á PT. É do conhecimento público que a TDT foi uma jogada da PT para monopolizar os serviços de comunicações, e que se eles quisessem o serviço funcionava como funciona noutros países (do meu conhecimento o caso finlandês, que tem TDT desde 2006 +/-). para não falar da palhaçada da fibra óptica que cobre 90% do país ( se o país for Porto, Lisboa e arredores das mesmas cidades, esses 90% devem-se confirmar)… Continuo a morar a 4 Kms da zona centro de braga e não há alternativas á PT, nem a PT me oferece serviços em condições (fibra óptica, ADSL 2+ com condições para ter serviço MEO, etc.), tendo eu acesso aos mesmos serviços de que dispunha em 2006, e mais caro, diga-se.

    4. Avatar de mario lopes
      mario lopes

      Temos de levar em consideração um factor muito importante, conhecimento leva as Populações a serem menos manipulaveis e essa situação em Portugal não pode ser alterada.
      A TDT é apenas uma estensão de tantas outras situação que têm acontecido em Portugal, o 25 de Abril por exemplo cada vez mais se torna num acontecimento que detorpado pela corrupção das hostes politicas leva ao empobrecimento do povo, a Constituição nunca explicada ao povo, não interessa estragava o negocio a tantos,o País e o povo continua a ser um povo subjugado por estes esquemas e outros que levam um povo a pagar de novo por algo que ja paga actualmente.

  2. Avatar de Carlos D
    Carlos D

    Infelizmente o que nasce torto, tarde ou nunca se indireita…e todo este processo de migração da TDT foi uma baralhada pegada desde o inicio, e não acredito que va haver grandes mudanças no futuro.

  3. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Deixo uma questão no ar:
    -Se a tdt se implementasse como deveria de ser, o que seria da Zon, Meo e companhia?
    Pois… É o habitual no nosso país!

    1. Avatar de NZXT
      NZXT

      Teriam de ter preços competitivos e melhor serviço.
      E em vez de ganharem várias centenas de milhões anualmente provavelmente andariam mais nas dezenas…

      Uma coisa é certa 40€ por mês no serviço estando este em Portugal onde isto representa 1/10 do ordenado mínimo – ridículo

      1. Avatar de mig
        mig

        completamente verdade!!!

    2. Avatar de Gil
      Gil

      Eu acho piada é que a PT tenha ganho o concurso.

      Tendo um serviço para vender (MEO) não vai andar a apregoar as capacidades da TDT no que toca a novos canais/serviços.

      1. Avatar de Hugo Cura


        Existem por aí muitos locais onde existe a publicidade com o seguinte texto “Prepare-se para a TDT, continue a ver televisão, a PT tem soluções para si”. Esse banner aponta para esta ligação e o que menos vejo aí são soluções para a TDT, incluindo pseudo testes de cobertura TDT (que afinal é para ADSL e fibra MEO).

  4. Avatar de JoseM
    JoseM

    TDT em Portugal é mau de mais para ser verdade.
    Denota total INCOMPETÊNCIA por parte das entidades responsáveis pelo processo.
    O facto da ANACOM ser uma “subsidiária” da PT não ajuda nada, bem pelo contrario, são um vaso de flores em cima da mesa.

    1. Avatar de Legion
      Legion

      A ANACOM são uma cambada de chulos que em vez de regularem andam metidos nas tachadas das empresas e a encher os bolsos.

      Quero acreditar que a razão é corrupção porque a ser incompetência é preciso ser muito retardado mental para fazer muitas das parvoíces que eles fazem.

  5. Avatar de Nuno Félix
    Nuno Félix

    Yagi,

    Concordo contigo, mais uma oportunidade perdida. O desligamento do sinal analógico e consequente evolução para TDT trás também o LTE que faz com que Portugal esteja na vanguarda das comunicações móveis. É certo que é mais um negócio como diz o POC, mas temos que saber aproveitar as oportunidades de evolução.

    1. Avatar de mario lopes
      mario lopes

      Faz-me lembrar a Constituição Portuguesa é das mais avançadas do mundo e depois não é posta em pratica e ignora-se.
      Qual é o valor de estar na vanguarda e termos o mesmo de quando não estava-mos

  6. Avatar de Viriato
    Viriato

    A questão é que os interesses instalados da Pay TV em Portugal não querem o sucesso da TDT.

    Mais uma vez o Tuga é roubado pelos grandes grupos económicos.

  7. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Se todo este processo de melhoria, que é o que se pretendia, tivesse sido aproveitado no sentido de oferecer às pessoas mais e melhores serviços, da minha parte justificava a contribuição da taxa de audiovisual (factura EDP/outro)que faço todos os meses.
    Mais uma vez ficamos na cauda de uma europa que se quer só para alguns.

    1. Avatar de André Vieira
      André Vieira

      Boas,

      se quiseres nao pagas essa taxa.. apenas tens qe ir â edp e preencher um formulário em como nao queres pagar isso e pronto.. ja houve muita polémica sobre isso, pois parece que havia facturas da luz de um Cemitério que pagava essa tal taxa Audiovisual, o que por sinal é ridiculo.

      era só um aparte… 🙂

      ah e aqui na suiça por 54 euros tenho internet (20mb down/2mb up), telefone (posso ligar pra nr fixos na suica gratis) e tenho 160 canais de tv, 20 deles HD. Ah, e ganho 4300 euros.. lol

      era so pra criar uma comparação, como tamos no tema tv.

      cumprimentos..

      1. Avatar de B80
        B80

        @Andre Vieira

        Peço desculpa pelo off-topic mas sabes onde posso ver empregos na àrea de IT na Suiça?(de preferencia em cantoes franceses?)

        Obrigado!

        1. Avatar de André Vieira
          André Vieira

          Boas B80,

          O melhor site que encontrei e que junta variadissimas agencias de emprego é http://www.jobs.ch. Pesquisas por exemplo “it support francais” e depois ordenas por data. é a melhor coisa qe podes fazer.. e depois é despejar CV’s.. 🙂

          boa sorte, cumprimentos..

          1. Avatar de B80
            B80

            Muito obrigado!! 🙂

    2. Avatar de tide
      tide

      concordo em tudo

      1. Avatar de darth
        darth

        lol… ya, mas pagas uma renda de 2000€, e creche é tipo 1000€ por crainça. tenho familiares que la tb vivem… mas sim, o nivel de vida la é outro. cumps 😉

        1. Avatar de darth
          darth

          (sorry, comment era para o andré)

          1. Avatar de André Vieira
            André Vieira

            é assim, eu tava a viver em lisboa e a trabalhar la.. ganhava 710euros limpos a trabalhar em IT.
            pagava 180 por um QUARTO com uma familia “relativamente” grande africana.. (nao sou racista) mas por vezes incomodavam, tambem o espaço nao era o maior..
            mas resumindo, pagava comida, net, tv, comboio, renda carro, seguros e por sinal as finanças andavam sempre em cima de mim… ou seja, ao fim do mes tinha uns 5euros qe sobravam.. lol
            aqui, ganho 4300, pago 765 por uma casa so pra mim, pago 205 de seguranca e uns 500 de impostos sobre o ordenado.. e pronto, é isso.. tirem as vossas conclusões… 🙂

            cumprimentos..

          2. Avatar de darth
            darth

            (ja k nao da para te rsponder, vai aqui)
            lol, assim, de facto, fizeste bem em bazar. o nosso Primeiro ate que tem a sua razão: bazem todos 😉

            cumps, e toda a sorte para a tua vida.

          3. Avatar de André Vieira
            André Vieira

            Obrigado darth… 🙂

            portugal é muito mau em relaçâo a oferta de emprego e hipotese de subir no emprego pra quem tem pouco dinheiro..
            aqui no estrangeiro somos correspondidos.. 🙂
            eu aconselho todos meus amigos a sair de portugal.. porque nao se ve futuro, nem hipotese de atingir seja o que for.. 🙁 enfim..
            cumprimentos

  8. Avatar de Rafael Alves
    Rafael Alves

    Eu sou da opinião de que os aparelhos foram construídos, e tinham de ser vendidos, para alguém ganhar com isso.

  9. Avatar de Anderson Gouveia
    Anderson Gouveia

    TDTreta … Vamos lá. A grande questão que vejo como profissional, seria apenas o momento que foi feita ( sem haver necessidade ) e quantidade de canais disponiveis, ou seja, quase nada. Em primeiro lugar deveriam ter feito uma consulta publica, não gastar milhões nisso, para além, seria talvez mais economicio ou obrigar empresas ( ZON e PT ) a distribuirem o sinal grautitamente sem custos, coisa que não existe ( em na pratica ).

    1. Avatar de mario lopes
      mario lopes

      Eu não lhe chamo TDT dou-lhe o nome DDT

  10. Avatar de moonnn
    moonnn

    Não pode haver muitos canais senão o controle dos media ia por agua abaixo.

    Europa anda para a frente 🙂
    Portugal anda para traz 🙁

  11. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    No entanto o $ foi gasto, muita gente vai ficar sem televisão, mas ninguém se queixa, no final quem não tem TDT vai aderir à Zon ou Meo e fica calado! Enrabados 2 vezes e gostam!

  12. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Típica hitória de país de leste, com os grupos mafiosos a controlar o sistema, e a política a vergar-se aos interesses económicos de alguns. A única diferença é que temos mais sol, o que ainda permite ir à praia em vez de ficar a ver um dos 4 tristes canais de tv. Patético…

    1. Avatar de darth
      darth

      aposto que ha um grupo de trabalho do estado a estudar a possivel taxação das entradas nas praias… duvidas? 😉

  13. Avatar de Fakir
    Fakir

    Como sempre, o bom português queria de graça, mas esquece que de graça e arregaçado só mesmo o …Portanto, se querem TDT de graça e com qualidade, peçam à Santa Casa de Misericórdia, ou então invistam o V. dinheiro e ofereçam TDT a todos, que o povinho agradece. Esta mentalidade miserabilista já chateia e seguramente não nos leva a lado nenhum.

    1. Avatar de andere
      andere

      mas a questão não é querer-se TDT de graça, a questão é que é um custo que nos é imposto. Eu não pedi para mudar para a TDT! Vou ser obrigado a mudar, a comprar um descodificador e quem sabe ainda ir à antena do prédio mudar a orientação da antena, serviço esse que se não for eu a fazer tenho de pagar a quem o faça. E isto é num sitio “normal”. No interior do país onde o sinal não chega são obrigados a gastar 70€ (sendo q 30€ são mais tarde devolvidos) para comprar uma antena parabólica e respectivo receptor, fora mão de obra se necessário! Achas isto certo? Eu não!

    2. Avatar de tide
      tide

      O serviço de TDT é uma imposição da UE, como tal grande parte do investimento foi feito pela UE tendo em vista melhorias para as populações. Graças a ANACOM’s temos um serviço rasca, limitado, insuficiente e a longo prazo com custo para todos os contribuintes, como podes ver, aqui a “graça” vai ter um custo para todos :-), e o que não nos leva a lado nenhum é ter de pagar para ter precisamente os mesmos canais.
      Quanto a ter melhor qualidade de imagem, espero que seja verdade porque de momento e comparando com a emissão espanhola não vejo grandes melhorias.

      1. Avatar de mario lopes
        mario lopes

        Ou TIDE em Portugal as melhorias são para o bolso de alguns,não da população.

    3. Avatar de darth
      darth

      que se pague, tudo bem. agora tu nao recebs nada em troca. tens os mesmos 4 canais, e acabou. nada mais. e estas a pgar uns 30€ por box/tv

      se ha mentalidades miseraveis, e a tua, desculpa. levas, e ainda agradeces

    4. Avatar de DragonSeat
      DragonSeat

      Fakir não é o meu caso pois tenho tv por cabo mas pessoas que nao o tem sabias que toda gente paga um a taxa pela televisão???ou nao sabias?e agora eu pergunto já que pareces tão esperto quem nao aderir ao tdt perde o direito de ver televisao tudo muito bem mas continua pagar a taxa???ah pois é por essas e por outras é que estamos assim….

      1. Avatar de Mim
        Mim

        Quem não vir televisão TDT (normal ou por satélite) vá à empresa que fornece a electricidade pedir a remoção dessa taxa. Se não usufrui não tem que pagar.

        1. Avatar de Andrade Cunhal
          Andrade Cunhal

          Para os que não sabem a taxa cobrada pela edp só pode ser removida se o consumo de electricidade for superior a uns 100 e tal euros por mês.

          Eu que gasto uns 40€ por mês não posso pedir (nem que seja de joelhos) para não me cobrarem a taxa. Eu não tenho sinal de tv em casa. Já há anos que acho a programação das tvs abominável.

          A única coisa que vejo é o que vai passando no computador.

          Um amigo meu rico que tem os ar condicionados sempre ligados, mesmo no inverno, no frio, pediu e tiraram-lhe a taxa. Foi ele que me informou que tal era possivel…
          Que só os ricos que consomem muito é que podem despensar a taxa! ahahahah… País de burros!!!

          Depois o Cartoga vai para chairman depois de ter dado barraca e todos julgam que está tudo conforme…

      2. Avatar de RCT
        RCT

        Tu ainda tens tv por cabo, e consegues ter sinal em todas as televisões de casa, eu que já tenho meo, só consigo ter sinal em 2 (e pq pago mensalidade das boxes), e nas restantes? Na cozinha por explo? tenho lá uma das pequenas q dá jeito? pq razão tenho q investir num descodificador? e a eletricidade que estes descodificadores consomem?

    5. Avatar de jojo
      jojo

      Mentalidade miserabilista é ver os interesses que estão por detrás desta negociata mafiosa e achar que está tudo bem! Mais uma vez entregaram o negócio aos mesmos, que prometem com muita facilidade, cumprem com muita dificuldade e que pura e simplesmente borrifam-se para o serviço publico! Já não é de hoje! Quantas vezes teve de a UE ameaçar a PT para que o mercado ISP começasse a funcionar como deve ser! Sem concorrência o mercado não funciona! Com negociatas destas não vamos a lado nenhum!

    6. Avatar de LUIS LELIS
      LUIS LELIS

      Nao me parece isto miserabilista.
      E porque? Eu justifico.
      A empresa (era publica) investiu os nossos impostos ,que muito custou a pagar, pois a crise aj dura .. vai para 50 anos não se vá pensar q e de agora.
      Nao faz o minimo de sentido que, nos ,contribuintes que pagamos, nao exijamos uma mais valia pelo nosso investimento.

      Imagina que andas a pagar, durante 5 anos, o teu carro e quando acabares de pagar dizem-te.. Olhe isto pertence ao Sr Wigario. Se quiser continuar a usar tem de pagar, mensalmente e ainda, pq eles mudaram fechadura, vendem-te outra chave.
      Pensando bem …somos mesmos uns miseráveis por nao fazermos ouvir a nossa voz. Gratis com mais canais e sem pedir por favor.

    7. Avatar de Rui
      Rui

      O teu papá é que paga não é? Assim também eu tinha esse discurso… cambada de…

  14. Avatar de Mal cheiroso
    Mal cheiroso

    Agradeçam a PT…

    1. Avatar de SexOnaSal

      não é à PT, é ao povo PortuguÊs

      Obrigado a Nós !

  15. Avatar de David Gonçalves
    David Gonçalves

    Penso que o verdadeiro negócio não vai ser para a Zon, Meo, venda das boxes ou outras formas de retirar dinheiro do povo pela implementação da TDT. Os 4 canais vão ser transmitidos numa só frequência em vez de 4 (4 canais), esta libertação de espectro de frequência pode/há-de ser vendida/alugada a alguém por parte da ANACOM ou por outros tipos que gostem de mandar.

    Se o TDT é assim tão fantastico para o país, quando chegar o dia de se vender o espectro toca de apresentar o recibo do descodificador à ANACOM o valor do mesmo de volta, não é justo toda a gente gastar dinheiro em algo para um futuro beneficio de alguns.

    1. Avatar de António
      António

      Já fui vendido para o 4G as 3 operadoras móveis, por isso é que a data de migração tem mesmo de cumprir o final de Abril devido a contratos já realizados.

      1. Avatar de Hugo Cura

        … e que “teoricamente” tudo se deveu a uma imposição/decisão da comissão europeia!… (not) Os 370 milhões arrecadados sabem bem melhor 😉

  16. Avatar de Ricardo Cardoso

    Eu sou daqueles que não aceita pagar canais de televisão para ver publicidade ou para ver aquilo que me obrigam a ver, logo, a minha opção foi sempre em primeiro lugar a internet (faço o que me apetece!) e depois, a custo zero, a televisão.
    Como na minha zona o sinal analógico estava a deteriorar-se, bem cedo comecei a sondar o assunto TDT; estava radiante e desejoso por esta mudança que ocorreu no inicio do ano passado.
    Na minha ingenuidade pensei que o TDT era pura e simplesmente um pulo tecnológico com o objectivo de oferecer um melhor serviço publico. Em blogs questionava-se como seria para as pessoas que viviam em lugares mais remotos; dizia-se que a PT seria obrigada a fornecer o serviço a quem já o tinha, gratuitamente, ou seja, a PT teria que colocar as parabólicas de recepção.
    Agora a poucos dias da mudança definitiva, o povo é que tem que pagar para ver televisão; por sinal, não é assim tão pouco! Sinto que é um abuso.
    Entretanto, numa noticia verifico que o estado tem que cumprir com a data do “apagão”, caso contrário corre o risco de ter que indemnizar as operadoras de telecomunicações num valor de cerca de 500 milhoes de euros!!!! Foi aqui que fiquei a saber que afinal o interesse não nem nunca foi servir melhor o povo, mas sim para servir outros interesses, vejamos:
    a frequência usada na rede analógica é essencial para a futura rede 4G; desta forma, os operadores precisam dela. A rede 4G, inicialmente irá servir quem é mais abastado e que pode pagar por um acesso desta natureza. Os idosos que vivem em Trás os Montes, que são portugueses, que não sonham o que é o 4G nem o TDT, só ficam a saber que a partir de uma determinada data ou deixam de comprar os medicamentos durante uns meses para puderem comprar um kit de TDT ou então simplesmente deixam de ter a companhia de vários anos!
    Isto é um abuso, é uma falta de respeito, é uma discriminação.
    Para mal dos nossos pecados este governo nada pode fazer porque os negócios foram firmados com o governo anterior.
    Isto é demasiado desonesto. Fomos enganados!
    Antevejo que daqui a poucos anos o TDT não será gratuito e teremos que pagar os canais.
    Em 1957 a televisao era gratuita. Volta Salazar!

    1. Avatar de darth
      darth

      o amigo, daqui a poucos anos ja ninguem ve tv. com a net, para ver tv?

      1. Avatar de LuiSousa

        Oh amigo, deves pensar que a fibra chega a todo o lado em Portugal…

  17. Avatar de Toni
    Toni

    TDT nas mãos da PT é como colocar uma raposa a guardar o galinheiro.

  18. Avatar de serva
    serva

    Lamentável , é de facto a palavra que mais me ocorre , estou completamente de acordo com os comentários acima , quem vai ganhar com isto são as operadoras que já andam a vender 4 canais mais telefone por 9,90 € , toda esta gentalha que nos governa deveria ter vergonha na cara ou ter uma misera reforma de € 200,00 como muitas pessoas têm e que nem dinheiro têm para comer e comprar os medicamentos quanto mais ainda sobrescreverem um pacote de televisão e telefone .

    Parabéns pelo artigo

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Navyseal
      Navyseal

      Nesse caso compensa, os idosos pagam 18€ pelo aluguer do telefone + chamadas. Com esse serviço não se chateiam com a TDT e deixam de pagar tanto o aluguer como chamadas para números fixos! A maioria dos idosos tem telefone e não telem!

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Pois…. a maioria não tem é telefone nem tlm….. E para o interior, a pub enganosa é mesmo para pagarem o telefone no modo de mensalidade(que provavelmente não utilizam) com a desculpa dos 4 canais!!!

        Enfim.. é para roubar e mais nada!!

        1. Avatar de Olly

          Se assim fosse até compensava, o problema é que esses 9,90€ (ou 24,90€ com internet a 12Mb) são apenas para quem tem acesso por cabo, ou seja, como o cabo da ZON apenas chega a algumas cidades, nem isso salva ninguém.

  19. Avatar de Miguel Ribeiro

    Então quem explora isto também fornece um serviço de televisão Pago (E bem pago). Para que haveriam eles de querer que corresse bem?
    Quem entregou isto aos do costume é que tem a culpa!

  20. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    É hábito nos países subdesenvolvidos as pessoas serem coagidas a pagar cada vez mais para terem o mesmo, por isso não me espanta este processo.
    Havia várias formas de implementar a TDT foi escolhida a que a PT e os restantes donos das tecnologias de informação acharam por bem mais uma vez o cidadão foi completamente ignorado…

  21. Avatar de darth
    darth

    por acaso ja tenho tv por cabo, mas se nao tivesse, acho que nunca compraria a box da TDT, a menos que passase a haver mais de 4 canais. honestamente, preferia deixar de ver tv, nem que fosse por uma questão de principio. pagava para quê? para os mesmos canais de me*** que so passam novelas, reality shows e pseudo-noticiarios de “infotainment”. para isso, mais vale ficar a jogar ou ir à net. my opinion

  22. Avatar de Carlos
    Carlos

    “A melhor cobertura e muito superior oferta de canais da TDT espanhola, tem motivado a migração das populações de várias zonas de Portugal, onde é possível receber dezenas de canais de TV e rádio espanhóis, em absoluto contraste com o resto do país onde a população muda para a TDT apenas para não perder o acesso aos quatro canais de sempre.”

    Na verdade é pior que isso.

    Há regiões em Portugal onde a única TDT que há é a espanhola. Há largos milhares de portugueses que a partir de dia 26 de abril só vão ter acesso gratuito* à TV espanhola. Se quiserem ver os canais portugueses ou desembolsam os mais de €100 para a instalação DTH ou passam a ter uma qualquer oferta de TV por assinatura.

    * – só terão de comprar um descodificador que custa uns €25. O descodificador DTH custa cerca do dobro disso, e o preço anunciado pela PT não inclui nem a antena parabólica nem a instalação.

  23. Avatar de canelas
    canelas

    Ontem, foi um dia negro para a TDT cá em casa. Nem canais portugueses nem espanhóis.

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      Boas…
      para ti só foi ontem…??!
      Numa zona entre serra da Penêda e Gerês, é um caos todos os dias(ou falta dele)!!!Rádios espanholas a pontapé, televisão espanhola a pontapé, mas portuguesa…mal se apanha a analógica quanto mais digital!!!Ainda por cima o único transmissor que está na serra Amarela e que serve toda aquela imensidão de Área, vai ser desligado!!!
      É sempre a curtir…!!
      Isto já era demasiado grave, tão ou mais grave é que ninguém neste Pais quer saber do assunto!!!
      A verdade é que os Portugueses são “mansos” comparativamente com os Espanhóis, se assim muito de repente chegassem 3-4 milhões ali a assembleia e fizessem um ultimato ao PMinistro, ou resolve a situação, ou os Portugueses metem-no na Rua…ai a coisa já piava fininho, mas…somos um povo de gente “mansa”, de facto triste!!

      cmps

  24. Avatar de Mike
    Mike

    Eu tenho o serviço clássico dos tempos da TV Cabo (nada de boxes), e tenciono manter-me assim. Se esse serviço acaba bem que fico sem televisão em casa. E eu com isso; tenho internet e não troco por nada que a TV portuguesa possa oferecer.

  25. Avatar de Pedro
    Pedro

    IMPORTA TÃO SÓ E APENAS QUE A TELEVISÃO EM SINAL ABERTO TENHA FIM, AO LONGO DE ANOS SE TÊM CRIADO TODOS PARA PÔR TERMO À TELEVISÃO NÃO PAGA. A DESACREDITAÇÃO E DESINFORMAÇÃO FORAM AS MELHORES ARMAS.
    INTERESSADOS:
    OPERADORES PRIVADOS , SIC, TVI…;
    PRESTADORES DE SERVIÇOS PAGOS, PT, ZON, MEO, SONAE, etc;
    EMPRESAS DO RAMO AUDIOVISUAL, PRODUTORAS;
    GRUPOS DE COMUNICAÇÃO;

    COM a conivência dos GOVERNOS portugueses!!

    1. Avatar de darth
      darth

      epa… produtoras nem por isso. trabalhei/trabalho, e muito honestamente, para cabo nada de faz. é quase tudo comprado la fora. e o que se faz, é “quase” de borla, que nao pagam nada. se ha produtoras é porque ha tv de sinal aberto, senao chapeu.na cabo esta tudo teso

  26. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Se as oportunidades perdidas em Portugal se restringisse à TDT, isto seria o paraíso! 🙂

    Bem hajam!

  27. Avatar de Bruno Marques
    Bruno Marques

    Parabéns pela informação…Fiquei mais esclarecido neste texto do que no próprio site da “TDT”.
    Tenho um exemplo real em que necessitei de comprar o descodificador(porque nos anúncios dizem que Basta um descodificador) e afinal vou ter de gastar ainda mais dinheiro para verificar a antena…Quantos milhares de portugueses não vão ter o mesmo problema…Posso dizer neste momento e esta semana se existir o apagão não vou ter TV ;(

    1. Avatar de Texugoelectrico
      Texugoelectrico

      Ora aí está mais uma grande parte do problema, que será ainda maior quando se perceber que muita, mesmo muita gente vai ter que comprar a antena. Dou também o exemplo da minha avó que vive aqui numa terra bem perto de Santarém e no entanto bem posso virar a antena para a direita, esquerda, cima baixo e não apanha sinal (apesar de no site dizer que estão a transmitir, já nem digo nada…).

      Este processo mete nojo desde o inicio (já agora, os primeiros testes TDT foram feitos na Expo 98, há muito tempo mesmo… É o avanço tecnológico por cá…), a ANACOM segue a mesma “onda” de todas as entidades públicas que servem para regular que em última análise se percebe que ainda que quisessem mesmo regular, nada poderiam fazer neste governo comprado. Depois claro que quem se lixa é o mexilhão e aparece uma TDT que é imposta para o povo gastar dinheiro, ou então, como diz o Granger, ficam às escuras.

      Outra piada é o facto de anunciarem uma grande melhoria na imagem, coisa que nunca poderá ser assim tão significativa sendo que não tem HD e ainda o facto da grande maioria das tvs serem das mais antigas que nunca conseguirão transmitir nada de muito melhor.

  28. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    Já utilizo TDT à muito tempo, desde que comprei a TV à 2 natais que esta automaticamente configurou o sinal digital que uso desde então.

    Acredito que devemos evoluir mas não desta maneira enquanto isto for visto como um negócio pois pagar 50€/mês por serviços mal prestados e contratos enganadores (não falando em traffic shaping que ninguém o admite mas todos o praticam) é o que rende a estas empresas sem se preocuparem com a satisfação dos clientes.

    1. Avatar de Olly

      Também já sou utilizador TDT há quase 2 anos e o serviço deixa muito a desejar.
      Se chove não há sinal; se faz vento não há sinal; se faz bom tempo são os sacanas dos “freezings” a dar cabo de tudo… é para isto que os meus pais e os meus irmãos vão ter de comprar uma parabólica? Vergonha!

  29. Avatar de Eu mesmo

    https://twitter.com/icp_anacom

    twitter da ANACOM, eu já lá estive a protestar, vamos inundar aquilo de mensagens, estes gajos metem-me nojo, uma autentica subsidiária da PT

    das duas uma, ou há alguém que não está a trabalhar como devia por ser completamente ignorante e incompetente ou está a ganhar algum por beneficiar de tal forma a PT, uma vergonha

  30. Avatar de André Ferraz
    André Ferraz

    E que tal o povo juntar-se em bloco e fazer um abaixo assinado contra o TDT? afinal, quem manda é o povo ou vivemos numa ditadura parlamentar?
    Já tenho TDT a tres meses, a unica diferença que noto é que posso ver a programação para os 2 dias seguintes, que nem sempre corresponde a programação real e tambem posso gravar a emissão, tirando isto, não ha diferença alguma.
    TDT obrigatoria?! se soubesse o que sei hoje, não teria gasto 49,9eur no descodificador, se me querem obrigar a usar um serviço, paguem-me para tal

    1. Avatar de Gil
      Gil

      Há uma diferença de ser contra a TDT e ser contra o serviço de TDT que nos impuseram!

      A TDT tinha um potencia que não foi aproveitado em Portugal, mas a PT tem um serviço pago (MEO) que precisa de rentabilizar, por isso quem sofre é quem os ajuda a pagar os “investimentos”.

      Realmente, contratar uma empresa com outros interesses para instalar um serviço é o que se utiliza neste país.

      “Well Done Portugal”

    2. Avatar de tide
      tide

      Concordo contigo. No entanto queria apenas referir uma pequena coisa, ja tenho TDT a alguns meses mas na minha zona sempre que chove a qualidade de imagem é péssima, várias falhar e uma imagem cheia de pixel, nada tem a ver com a qualidade da TDT de Espanha.

      1. Avatar de Jose Lapao
        Jose Lapao

        O problema está em:

        TDT Portuguesa = MPEG4
        TDT Espanhola = MPEG2

        passa-se o mesmo com o Satélite, vivi em Inglaterra 2 anos o MEO lá ganda bosta, a ZON impecável, pois o MEO usa S2 MPEG4, mais canais, na mesma largura de banda a ZON usa S1 MPEG2 maior largura de banda por canal, ou seja imaginemos a 25 de Abril antigamente tinha 2 vias em cada sentido, com uma se segurança hoje têm 3 vias, mas a ponte não foi alargada, antigamente se houvesse um acidente usava-se a via de segurança e chegava-se mais cedo hoje confusão total. Ou seja em Inglaterra resolve-se o assunto colocando uma parabólica maior para que se consiga fixar melhor o sinal, na TDT em Portugal se querem MPEG4, têm de aumentar a cobertura, se não passem para MPEG2

    3. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      “E que tal o povo juntar-se em bloco e fazer um abaixo assinado contra o TDT?” e depois como as pessoas viam televisão em acesso livre ? A Europa toda já vê televisão na TDT a anos, em Portugal a gente com ideias de acabar com ela, acho que PT agradece, se fizerem isso , pois mais clientes ganha, o mal não é a TDT é sim quem implementou-a ou seja a PT, em Espanha são mais de 40 canais em acesso livre e rádios na TDT e têm canais como MTV,canal disney , discovery channel em sinal aberto na TDT , em Portugal ainda há gente que contra , pois para esses deve ser bom pagar todos os meses 30 euros para ver tv que ao fim de um ano é 350 euros gastos com os meos e zons. temos lutar sim é por uma TDT melhor que esta e não acabar com ela , pois é isso que os meos e zons querem “em acabar com a TDT e o acesso livre aos canais”

    4. Avatar de Mim
      Mim

      É uma imposição da União Europeia.

      Devia ter sido uma empresa independente a instalar e manter o sistema, tanto o terrestre como o via satélite. Depois outras forneciam os canais conforme quisessem. Como a PT é parte interessada (tem o MEO por Internet e satélite) tem todo o interesse em que o TDT não funcione bem e esteja indisponível em tantos sítios quanto for possível, tão simples quanto isto.

    5. Avatar de João Ramiro
      João Ramiro

      O problema é que a maioria da população não sabe como é a TDT lá fora. Se fosse dado a conhecer à população os serviços que nos podiam ser disponibilizados e não o são porque há quem precise de vender o seu peixe, isso levaria à mudança

  31. Avatar de Sousa Faria
    Sousa Faria

    Não é contra a TDT que temos que fazer um abaixo assinado, é sim, contra os políticos que não sabem aproveitar uma ocasião de ouro que seria a inserção de mais canais, de tv radio etc.
    Este sinal bem implementado como está em Espanha, vai dar muito que falar, pois a população tem acesso a outros conteúdos que não tinha antes da TDT em Espanha.
    Portugal, simplesmente, uma vergonha, não se entende como é que não se injecta mais informação.
    Canais livres que se apanham no satélite, deveriam de ser injectados na TDT, foi para isso que a TDT na Europa nasceu, não foi só para injectar 4 canis, que digamos para alguns é só RTP2 como é o meu caso. De resto, todos os outros são clones, não apresentam nada de novo.
    Temos que gritar bem alto para que possamos sair deste marasmo, que é, a falta de visão dos políticos ao longo de todos estes anos.
    Estamos em Lisboa apanhamos TDT de todas as direcções, saímos de Lisboa é um deserto autêntico, tenham um pingo de inteligência e façam uma cobertura nacional racional.

    1. Avatar de tide
      tide

      Cara Sousa Faria, eu moro em zona com cobertura TDT de sinal manhoso, por isso a indignação é maior ainda.
      Também sou da opinião que TV, sendo analógica ou digital, é um direito de todos, contudo esta nova TDT foi concebida para emitir 4 canais, não mais que isso. A UE até pagou parte do investimento para a implementação das infra-estruturas mas a verdade é que a TDT portuguesa foi concebida/barrada para saída de 4 canais.
      A RTP a SIC e a TVI tem outros canais como TV memória, sic radical, sic mulher, tvi24 etc etc, estes canais até são livres mas para serem inseridos na TDT portuguesa a norma MPEG-4/H.264 não o permite, já os espanhois optaram pelo norma MPEG-2 que sendo inferior emite mais de 30 canais.
      Será isto negligencia ou …

      1. Avatar de Hugo Cura

        @tide, permite sim. Dá uma olhadela no vídeo deste artigo no minuto 13:30.
        No canal utilizado é possível o total de 9 canais SD ou 5 SD + 1 HD.

      2. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        Quando muito, seria o contrário: o MPEG4 permite ter mais canais e com melhor qualidade que o MPEG2. A razão porque não temos mais canais não tem rigorosamente nada a ver com a tecnologia.

        1. Avatar de Jose Lapao
          Jose Lapao

          Não ou da opinião, pois quanto mais comprimido, menos qualidade e a compressão MPEG4é maior que a MPEG2, podes ver isso quando editas um vídeo em Premiere por exemplo sem compressão são gigas e gigas de informação, em MPEG2 fica muito mais pequeno e em MPEG4 mais pequeno ainda, ou seja na era digital 1’s e 0’s quando há compressão há perda de informação outro exemplo é as fotos digitais TIFF, têm mais qualidade que o PNG, que tem mais que o JPEG, que têm mais que o GIF, no entanto são a mesma foto certo, na musica passasse o mesmo uma musica de 4 minutos em WAV ocupa 40 megas em MP3 ocupa 4 megas o que foi a vida, algo foi certo, dai que gosta de musica prefere o vinil ao CD porque será, agora que o MPEG4 permite por mais canais no mesmo espaço que o MPEG2 isso é verdade, mas mais qualidade isso duvido

  32. Avatar de SexOnaSal

    Dá-me vergonha isto tudo… !

    Falta uma revolução extrema, ou que os militares entrem de novo em acção nestes actos vergonhosos!

    Critiquem o que quiserem, apenas já enjoa os Portugueses se submeterem a tudo e todos.

    Cumps

    1. Avatar de darth
      darth

      ja dizia o Eça. Mesmo que mudes a merda,as moscas sao as mesmas…
      tens tipo as declarações do otelo ha semanas… epa, se o gajo fizesse o que diz, chegava lugar de PM e depois nem sabia para onde se virar. talk is cheap… achas mesmo que isto por ca tem concerto? sempre foi assim desde sempre

      1. Avatar de De Tanga
        De Tanga

        conserto (concerto só de música)

        1. Avatar de darth
          darth

          riiiight… oops

  33. Avatar de carlos fernandes
    carlos fernandes

    Desculpem este off-topic

    O amigo André Vieira da la ai uma dica como a malta pode ir para a Suiça a ganhar o que ganhas, até dividia o custo da casa contigo.
    Tambem estou no ramo do IT e Audiovisual e trabalho em Portugal nem sei onde ele anda da la ai umas dicas

  34. Avatar de Mike
    Mike

    Boas noites
    quanto a vocês eu não sei mas no distrito da Guarda (e estou a falar em vários pontos do distrito, onde fiz umas quantas instalações) o sinal portugues tem cortes entre as 19 e as 23 horas aproximadamente… já o sinal dos nossos vizinhos espanhois chega que é uma maravilha, sem qualquer problema.
    Cmps,

  35. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Muito bom…
    Assim é que é… Portugal sempre com problemas e mais problemas…

    Grande post parabens…
    Abraço

  36. Avatar de Deck
    Deck

    Vocês e a PT são o máximo. O que eu gosto mais é disto: ” O processo de implementação da Televisão Digital Terrestre em Portugal está repleto de peripécias a que infelizmente a maioria dos media portugueses não deu o devido destaque em tempo útil. Só muito recentemente muitas das situações para as quais alguns cidadãos têm alertado (eu incluído) mereceram destaque nas notícias e na agenda política.”

    A PT ganhou o concurso para informar os portugueses sobre a tdt. Actualmente tem uma campanha sobre as caixas, assim como a Zon tem os 9,90€ e todas as outras ganham. Há meses que eu sei disto e há anos que todo Portugal sabe disto da TDT.

    Ora vamos lá a pensar: de quem é a culpa? É da PT ou da Zon ou da Anacom? É vossa meus caros 🙂 Se já sabia disto, não era vir a 2 dias dos desligamento em Palmela e no mês do maior desligamento de emissores analógicos que se vem dizer: “A TDT é tudo treta e roubalheira!”.

    Para já não é a dizer que as coisas não prestam que vão lá, se não sabem manifestar-se como deve de ser, então não o façam. Além disso, aqui e em tudo o resto de internet, vê-se o modo de agir do português: TARDE!

    Chegam aqui e dizem que o tuga é que sofre e sofre porque gosta. Eu já venho preparado para o desligamento e tendo tv paga (não é o meu paizinho que paga, sou eu) preveni-me como é correcto.

    Critiquem quem vocês quiserem e o que quiserem, mas enquanto aqui em Portugal não se aprender a levantar a voz em vez de dar o cu, vão continuar a ser enrabados, sim. Não é a emigrar nem a destruir que se resolve. É a pensar e agir dentro do tempo. Não se fez nada porque não veio nas noticias da TVI e até agora esteve tudo a ver a Casa dos Segredos não foi?

    Boas 😉

    1. Avatar de Jose Lapao
      Jose Lapao

      Gente rica é outra coisa, experimenta viver com 300€ de reforma, pagares 150€ de renda de casa e 50€ de Luz, mas 15€ de agua e teres de ir ao medico quase todas as semanas e pagares 18€ de taxas moderadoras, experimenta e depois diz se és capaz de pagar 30€ de televisão paga.

      Obrigado

  37. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Parabéns pelo excelente e esclarecedor post.
    Agora já fiquei a perceber melhor os “meandros” da TDT.
    Obrigado

  38. Avatar de Luís Sousa
    Luís Sousa

    Meus amigos, aproveitem o tão publicitado novo portal do governo http://www.portugal.gov.pt e mandem mails para o gabinete do ministro Miguel Relvas a mostrar a vossa indignação.

  39. Avatar de Paulo
    Paulo

    Tem que haver mais união e acções conjuntas (uso da Internet por exemplo – conseguimos bloquear sites de agências de rating!), ou outras medidas mais severas contra estes f.d.p. que nos querem roubar as descaradas.
    O presidente da republica não faz nada para nos proteger, temos que agir (nem sei bem para que serve).
    Todo este processo é pura CURRUPÇÃO muito mais bem trabalhada que a máfia Ceciliana, para mal dos nossos pecados. O namoro PT/ANACOM assim o mostra.

    1. Avatar de Olly

      “à descarada”;
      “CORRUPÇÃO”;
      “Siciliana”

  40. Avatar de Visitante
    Visitante

    excelente artigo. péssimo país.

  41. Avatar de Designer
    Designer

    Vamos para a rua quebrar tudo, como os ingleses.. estes têm sangue nas guelras. “Nós por cá” temos sangue de barata

    OBrigado

  42. Avatar de AP
    AP

    Excelente artigo!
    TDTreta….

  43. Avatar de Miguel
    Miguel

    EU acho que nao ha problema nenhum no tdt, os 5 canais iniciais na tdt portuguesa contra os 27 canais iniciais da tdt espanhola, ou que nao esta nada mal, tendo em conta que mais de 2 milhoes portugueses tem tv paga, ou seja, cada canal tdt portuguesa da para uma media de 2 milhoes de habitantes.
    Portugal: 8 milhoes a dividir por 4 canais.

    Espanha: 45 milhoes a dividir por 27 canais: 1,7 milhoes por canal. a diferença nao é assim tanta, ou voçes pensam que a viabilidade economica nao meio disto tudo nao interessa?

    Quando é que a população se convence que ter das taxas de natalaidade mais baixas do mundo, e deslocação de zonas rurais para o estrangeiro e litoral so detriora e agrava a nossa situação? Nao podemos pedir justiça social quando o ze povinho é o primeiro a dar ao chinelo. hehe… ja sei que vai toda a gente criticar-me, mas o que é certo é que contra factos nao ha argumentos.

    1. Avatar de Pisca
      Pisca

      Sem palavras, já nasceu assim “yeszinho” ou anda a praticar numa Jotinha ? Olhe que vai longe

    2. Avatar de Pisca
      Pisca

      EM linha com a sua amiga Manuela:

      Quem tiver mais de 70 anos, ou paga a hemodiálise, ou morre, simples e eficaz, matando a velharia toda acabam os problemas com a S.Social e TDT’s

    3. Avatar de JoseM
      JoseM

      Já agora, se sabes assim fazer tantas contas, compara também com o exemplo da Estónia…
      Se só vês números e não vês pessoas, a vida pode te trocar o passo. Pensa nisso.

    4. Avatar de Ricardo

      É por existirem pessoas a pensar desta forma que estamos como estamos. A lógica empresarial de colocar o lucro, a ganância e os números acima de tudo e todos é que originou a crise financeira que estamos a viver. O objectivo dos grandes grupos económicos é apenas obter mais lucro que no ano anterior e para isso utilizam todos os meios à sua disposição, fazendo pressões sob governos e instituições reguladoras que ao invés de servirem a a população que os elegeu, servem apenas os grandes interesses. A TDT é apenas uma gota de água no meio deste grande oceano que é o nosso país.
      É inacreditável como há pessoas a insistir e a defender esta lógica capitalista e falta de respeito pelos cidadãos.

  44. Avatar de Designer
    Designer

    Mais um Tecnocrata

  45. Avatar de JCD
    JCD

    E o anuncio da PT que diz que tem descodificadores a preços fantasticos para clientes PT? Já li em foruns que clientes PT compraram esses descodificadores por 10€, até aqui tudo bem mas houve outros que lhes foi pedido 50€!
    50€ por um descodificador MPEG4 é um preço fantastico??? Na worten há a menos e 30€, podem não ser dos melhores mas para quem tem pouco dinheiro e não quer gastar muito dá para o gasto.
    Desconfio que qualquer dia isso vende-se a 5 ou 10€ nas lojas dos chineses 🙂

    1. Avatar de Designer
      Designer

      No Jumbo vende modelos espanhóis e franceses a 15 🙂

  46. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Se ainda fosse como em muitos outros paises, em que a televisão digital oferece em Espanha, por exemplo, 20 e tal canais, em Itália são 40 e poucos… Em Portugal ficasse com os 4 “oficiais” e nada mais. Ao menos podiam disponibilizar os seus “derivados”, tipo sic – sic noticias, rtp – rtp informação, tvi – tvi 24. Acho que ai sim, valeria a pena se ter a tv digital. Agora mudar-se porque, segundo li, “irá libertar linhas para outras coisas”.

  47. Avatar de jorge
    jorge

    é tão triste saber que minha câmara municipal não vai poder ter um canal onde possa promover directos do desporto fora dos campeonatos profissionais, ou distribuir conteúdos audiovisuais do meu distrito… Pode ser que um dia obriguem a PT a subsidiar os pequenos canais, para ao menos legalizarem a corrupção!

  48. Avatar de Pedro
    Pedro

    @ Miguel:
    Não é só uma questão de números de canais, meu caro. Existem outras componentes no serviço de Televisão Digital, como a Alta Definição, o formato da imagem, serviços interactivos, etc. Este artigo foi escrito pelo Yagi, de quem podes consultar muitos outros artigos sobre este vegonhoso processo de implementação da TDT em Portugal, como por exemplo esta tabela comparativa com Espanha:

    http://tdt-portugal.blogspot.com/2011/07/tdt-portuguesa-espanhola-galicia.html

    Mas se queres ir pela população, Andorra (aprox.70.000 habitantes) não difere muito com Espanha no que ao número de canais diz respeito. E muitos mais exemplos haveria por essa Europa fora, com mais população, com menos, com mais PIB/capita, com menos. Somos do mais pobrezinho que há, ponto final. Até Marrocos tem uma TDT melhor que a nossa.
    Acho incrível vir aqui defender-se um processo obscuro, para dizer o mínimo, e que conduziu-nos a esta situação vergonhosa sem paralelo na Europa, onde não são tidos em conta os interesses dos mais desfavorecidos, e se acabe a defender os corruptos e os lambe-botas envolvidos neste lamentável episódio da televisão em Portugal.

  49. Avatar de carlos
    carlos

    A realidade é que apesarde toda esta chulice, nós portugueses desgraçados ainda estamos a pagar todos os meses o audiovisoal nas facturas da EDP. Como a maior parte das pessoas tem TV por cabo, significa que estam a pagar duas vezes o para ter um serviço que já está pago na factura da LUZ. A verdade é que o povo continua a encher os bolsos a meia duzia de usurpadores que estão a dar cabo do Pais.

    1. Avatar de Jose Lapao
      Jose Lapao

      Isso de pagar o áudio visual ainda vai, agora tínhamos de ter programas que valesse esse investimento, trabalhei em Inglaterra 2 anos e lá a licença de TV é de 136£ por ano, mas depois vês o retorno com os programas e documentários da BBC, alem disso a BBC não têm publicidade nos seus canais, só mesmo a publicidade institucional, agora aqui pagar audiovisual e depois em 24h de programação da RTP temos 25h de publicidade e programas de chacha isso não é digno.

  50. Avatar de João Cardoso
    João Cardoso

    Mais um jogo de interesses onde todos ganham. Ganha a PT e zon que angariam clientes, ganha o serviço 4g e quem o vende porque esta menos barrado, ganham as lojas que vendem os aparelhos. E o timing foi perfeito só que a crise era demasiado grande para ter efeito

  51. Avatar de xpto
    xpto

    Qualidade? Qual qualidade? Coloquei uma uma antena nova..apontei para figueira da foz..deu durante 2 dias e deixou de funcionar, apontei para a lousa..funcionou durante umas semanas e depois deixou de funcionar. Ha varias semanas que não tenho TV!!! Ainda me vem cá falar em CloudsPT. VigaristasPT, isso sim. E quem pagou mais uma vez foi o Zé povinho.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Também posso utilizar o emissor da Figueira da Foz ou Lousã. Inicialmente, por estar ligeiramente mais perto do da Figueira da Foz, virei para lá mas não tinha estabilidade suficiente. Optei depois pela Lousã (segundo parece é ligeiramente mais potente) e a técnica para não ter falhas foi inclinar a antena cerca de 20º para cima (a própria estrutura da antena, que também tive de comprar, permite inclinar). Isso evita interferências causadas maioritariamente por veículos que circulam na estrada que passa perto e assim funciona sem espinhas.

  52. Avatar de Xoxota
    Xoxota

    173 emissores?! Deve haver aí gente que ficou eles todos porque em minha casa a TV nem pia. Vigaristas, gatunos. Vão se lixar mais as cloudsPT, mais os Sapos, mais os codebits, mais tudo quanto é treta da PT. È tudo uma vigarice, no final estão a borrifar para os portugueses.

  53. Avatar de Ribeiro
    Ribeiro

    Olá amigos.
    Depois de muita luta (eu em 2013 reclamei directamente numa loja PT este facto) a Anacom deu-me razão, mas a luta ainda não acabou.
    http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1339739#.VOSKoCy4Jel.
    Por isso, peço a todos os utilizadores que possuem as boxes DTH, que reclamem junto da PTC para que as mesmas passem a ser OPEN SOURCE.