Quem troca mais rápido de smartphone, os utilizadores de Android ou de iPhone?

69 Comentários

Uma das razões pra o abrandamento das vendas de smartphones é a opção de reter os equipamentos por mais tempo. Ainda assim, as trocas acontecem a cada novos modelos. Para responder à questão de quem troca mais rápido de smartphone, foi feito um estudo e a resposta já existe. Será que são os utilizadores de Android ou de iPhone?

troca smartphone Android iPhone

Quem troca mais rápido de smartphone?

De acordo com um inquérito realizado pela CIRP, os utilizadores do Android são mais rápidos a desencadear a atualização do que os utilizadores do iPhone. 57% dos utilizadores de Android que responderam ao inquérito disseram que mantiveram o seu último telefone durante menos de dois anos, em comparação com 34% dos utilizadores de iPhone que mantiveram o seu dispositivo anterior durante menos de dois anos.

No outro extremo do espectro, apenas 21% dos utilizadores do Android mantiveram o último telefone durante mais de três anos. Compare isto com os 32% de utilizadores do iPhone que mantiveram o telefone anterior durante mais de três anos. Existem várias razões para isso.

Os dispositivos Android estão disponíveis numa variedade de gamas de preços diferentes e alguns dos modelos de preços mais baixos não são fabricados com a qualidade de construção ou especificações que permitiriam que fossem utilizados durante três anos ou mais.

troca smartphone Android iPhone

Serão os utilizadores Android ou iPhone?

Além disso, com os modelos Android mais baratos, um utilizador conseguirá atualizar para um novo smartphone sem esperar até três anos. Algumas destas compras podem ser baseadas em recursos. Os telefones Android são fabricados por tantos fabricantes diferentes que os utilizadores podem decidir mudar para uma marca diferente para comprar um telefone com características novas ou específicas.

Estudos anteriores também descobriram que os iPhones tendem a reter mais valor. Embora a Samsung e a Google ofereçam sete atualizações do Android para os seus principais telefones, quase em linha com a política de atualizações do iOS da Apple, a maioria dos telefones Android perde o suporte antes do iPhone.

Os que gostam de comprar smartphones usados ​​para aproveitar preços mais baixos têm uma variedade atraente de telefones Android relativamente novos. Os resultados da pesquisa indicam que os utilizadores do Android negociam inúmeros telefones com menos de dois anos. Devem ser alimentados por um processador produzido recentemente e ter outras especificações que não são muito diferentes das disponíveis nos telefones Android atuais.

Utilizadores do Android que mudam para iPhone geralmente compram modelos mais baratos

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aves
    Aves

    Uns autênticos asheeps o pessoal do Android, sempre a querer exibir-se com o último modelo 🙂

    1. Avatar de virtuacool
      virtuacool

      Mesmo!

      Mas só utilizam o Facebook, Instagram,X e tirar fotos.

      Nem sabem utilizar as funções restantes do telemóvel.

      Ah! Sabem também fazer e receber chamadas!

      1. Avatar de Hugo Santos
        Hugo Santos

        Lol. Iphone fanboy, divide então o ecrã no teu aimaçã, usa então a Aí para gerar vídeos em português no teu aí maçã, copia partes de texto de uma SMS, sem a teres de copiar toda e onde a colas andares a separa feito toro… Etc. Android é muito mas muito mais versátil.. A única coisa boa do ios é a fluidez. Mas até isso tens de ir pó 16pro, porque em 2024 64hertz? Do 16 É só rir.. Ate um xioami de 150€ tem 120hertz. Mas aimaça é que é bom. Lololl

        1. Avatar de Vítor M.

          Dividir o ecrã? Coisa de criança. https://pplware.sitedev.pt/apple/apple-5-aplicacoes-fantasticas-para-o-seu-iphone/

          Aliás, isso a Apple usa onde faz sentido, no iPad, por exemplo. 99,9% dos utilizadores que têm isso no Android… não usam. É inútil.

          Assim como os 120 Hz. Dizes que um Xiaomi de 150 euros tem, mas com um ecrã fraco.

          Eu explico 😉

          Em termos práticos, um ecrã com taxa de atualização de 60 Hz é atualizado 60 vezes por segundo. Já um ecrã de 120 Hz duplica esta frequência. Este ganho faz as imagens com ações rápidas serem reproduzidas de modo mais responsivo e suave.

          Mas nem sempre taxas acima de 60 Hz são necessárias, e a perceção de fluidez pode depender também do tipo de uso.

          Os ecrãs fracos, como os desses telefones que referes, mesmo com 120 Hz, nunca vão ter grande qualidade para fornecer gráficos ricos em pormenor. Assim como os conteúdos convencionais, não tiram proveito dos Hz acima dos 60. Precisas de jogos e que tenham algum detalhe.

          Mas mesmo aqui há nuances. E os bons smartphones, como os que cobiças, usam uma tecnologia que se chama taxa de atualização variável (VRR). Esta atualiza os Hz conforme a necessidade. E isso gere melhor o consumo de energia. Tecnologia existente nos iPhones, nos Galaxy, etc…

          Portanto, o que dizes é prova de ignorância no domínio da informação.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Estamos mesmo a falar de ecrãs? Não foi aqui no Pplware que publicaram há 1 dia um artigo que revelava que o ecrã do iPhone 16 é inferior ao do iPhone 15 e está longe dos modelos de topo do mundo Android?

          2. Avatar de Vítor M.

            Não é inferior. Tem uma classificação de parâmetros, com afinação de software, que ainda não está ao nível do iPhone 15. Mas vai ficar melhor, com o iOS 18.2. Aliás, aconteceu isso no próprio iPhone 15.

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            Vai ficar igual ao 15. O hardware é o mesmo…

          4. Avatar de Vítor M.

            Nada disso. Houve uma evolução considerável. Não falem sem irem verificar. 😉

          5. Avatar de Hugo Santos
            Hugo Santos

            Lol cibiço? Tenho o s23. Lol achas mesmo que preciso de um aímaçãs?
            Dividir ecrã não utilizam? Eu uso 50% das vezes, porque faço muitos emails e preciso de uma special de segundo ecra para copiar dados dos clientes de um lado para outro e confirmarddados nos contratos etc.. Iphone é que só para Instagram é ticktock, aí sim não precisas de funcionalidades.. Eu felismente na minha empresa consigo o iPhone 16pro 256 por 830euros. Mas prefiro gastar no s24. Porque quero.. É melhor para a minha vida não sou fanboy de status.. Gosto é de utensílios que me facilitem a vida, não que má dificultem.. É para além disso se eu quisesse um. Iphone mesmo metia uma App de dividir o ecrã e tambem me safava.. Mas opah a mim a maçã não diz nada…nao sou obrigado a usar só porque outros dizem que é fixe. É além disso também não é pelo dinheiro, porque para além de ter desconto é ficar ser a de 500 euros mais baratos androids e iPhones. Mesmo que tive-se de dar 1500 preferia dar 1500 por um samsung o ou Huawei (se com Google)

          6. Avatar de Vítor M.

            Se precisas? Não, mas isso não impede que estejas “jealous” com o facto de o teu não ter o ecossistema que os iPhones têm. Quem tem de arranjar argumentos para estar bem consigo mesmo na escolha és tu; “Iphone é que só para Instagram é ticktock”. São palavras tuas. Tu sabes que não é verdade, porque quem quer de facto qualidade e usabilidade, usa o ecossistema Apple que tem o melhor dos dois mundos, o da Apple e o da Google (que paga para estar no macOS, iOS e afins).

            Tu usas o ecrã dividido? És o 0,1% dos que referi. Mais ninguém usa. Não falo sem saber, porque eu tenho o Samsung Galaxy S24 Ultra e sei bem que a qualidade dos conteúdos com o ecrã dividido é precária. Um vídeo em metade do ecrã não tem qualidade visual, uma app perde funcionalidades, e é mais uma “cena gimmick” que propriamente uma utilidade. Serve para ciumentos dizerem “o meu telemóvel divide o ecrã e o teu não” 😉 apenas para isso. Assim como usar a S Pen. Ninguém usa aquilo, está 99% das vezes lá enfiada no lugar.

            No mail do iOS, para copiar de um lado para o outro, basta deixar o dedo em cima do que se quer copiar e fazes isso com transição de ecrã, que é rápida e mostra o ecrã total. Aliás, até podes facilmente ter um ecrã em primeiro plano e mostrar em segundo um outro também visível, com todo o conforto. Mas isso é outra das coisas que não tem qualquer expressão. E também é verdade que o iPhone não é para todos. Pode não ser para ti, pode não te fazer falta na tua vida. Mas assume isso, em vez de inventares cenários para o justificar.

            Há pessoas que não se veem fora das plataformas Apple porque privilegiam o ecossistema, qualidade do sistema operativo, funcionalidade das apps, atualizações até 7 anos, e uma longevidade impressionante dos equipamentos (Apple, Watch, AirPods, Apple TV, Apple Music, etc…), ainda de forma fluída, coisa que tu não terás na Samsung. Aliás, tens um smartphone da Samsung, com sistema operativo da Google. Apps da Google tapadas pelas apps da Samsung. Pagas recursos para esconder um sistema operativo. Diz lá se não é estranho!

            “Ai e tal se eu quisesse comprar…” depois os outros é que são fanboy de status 😀

            Deixa-te disso. Aceita que um tamanho não serve a todos e que cada um escolhe o que quer. E os outros que não têm, têm de aceitar isso sem inventar cenários parolos.

          7. Avatar de Nuno
            Nuno

            Faz-me uma confusão tremenda estes fanáticos a defender a Apple,.o iPhone e o ecossistema (quando maior parte das vezes o iPhone é o único produto apple que têm) e depois não conseguem responder a um mail e adicionar 2 ou 3 anexos de fontes diferentes…
            Já nem falo da trabalheira que é meter um mp3 como toque de telemóvel…

          8. Avatar de Vítor M.

            Misturam ignorância com confusão e baralham-se a definir saber com fanatismo. São os dois uns incultos do assunto em causa, pelo que transparece! Um MP3 funciona com um clique no play, basta colocar numa qualquer pasta no Files ou no iCloud (ou até num disco externo). Mas a vossa profunda falta de conhecimento torna-vos opacos à aprendizagem e isso é apenas um problema vosso, atentem isso!

            Responder ao email é um botão, chama-se mesmo responder e facilmente podem anexar imagens, PDF, até podem inserir um PDF e fazer uma assinatura digital (ou digitalizar um documento para PDF). E podem mesmo fazer por várias formas, ou copiar/colar, ou invocar o ficheiro que pode estar num qualquer lado do planeta, numa cloud montada no Files ou até no armazenamento do iPhone. Além de poderem ter muitas opções simples, que se adaptam a ao utilizador, em vez de vos obrigar a adaptar ao sistema 😉

            Percebo que os argumentos que expus anteriormente sejam incómodos pela factualidade, até pelo referido investimento no status (como é gastar dinheiro num S23 para mandar emails, por exemplo) não corresponde ao que ambicionam. Mas são escolhas vossas. Sim, totalmente lícitas. Mas são vossas. Não critico.

            Mas é ridículo transpirar o seguinte: “…quando maior parte das vezes o iPhone é o único produto apple que têm”… sim, mas temos visto que é o princípio. Depois vem o Apple Watch, depois os AirPods, mais tarde um Mac e para muitos um iPad. Sem falar nos AirTags que cada vez estão mais na moda.

            Depois, como devem saber, muitas pessoas querem mesmo um iPhone porque é bom. E, nessa altura, nasce aquela segunda e terceira vida dos dispositivos, como quem diz, os usados e os recondicionados. Isso é factual. E não é pelo status, não é pelo fanatismo, é mesmo porque gostam, porque sabem que terão um bom equipamento.

            São duas marcas fantásticas, mas enquanto a Samsung estiver debaixo do domínio da Google… nunca será uma marca a ombrear com a Apple. Tem muita concorrência “interna” 😉

          9. Avatar de Nuno
            Nuno

            A gana de responder é tanta que nao só não leste em condições nem viste que o que disseste fazer é impossível, ou não entendeste e estavas a falar para quem comprou o tal s23…

          10. Avatar de Vítor M.

            Óh Nuno, o comentário foi para ambos (está no plural). Já que estão em dueto. E é feio deixar de responder às pessoas. É as gana de ser educado. O que é então que não dá para fazer Hugo?

    2. Avatar de GM
      GM

      Sou utilizador ANDROID, anteriormente Windows 10 Mobile. O meu telefone NOKIA 7.2 está comigo há 4,5 anos. Acabei de comprar o PIXEL 8 PRO, porque o NOKIA não tem suporte há 2 anos, e o desempenho est fraquinho.

    3. Avatar de TogasPacho
      TogasPacho

      Não é bem isso que se no mundo real…

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Para isso é que se fazem os inquéritos e as estatísticas – para o pessoal não “achar” o que acontece no mundo real.
        Se desconfias desta estatística procura outra, mas todas te dizem o mesmo – quem usa iPhone troca menos vezes de smartphone – ou, o que é o mesmo, preocupa-se menos em exibir o último modelo.
        Os asheeps preocupam-se mais com isso que os isheeps.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Dão 1000 paus por um telefone e depois não o trocam porque não querem exibir o último modelo… Claro… Nem é porque não têm dinheiro para derreter nem nada…

  2. Avatar de Miguel+A.
    Miguel+A.

    Mais uma guerra montada..

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Já fui buscar as pipocas 🙂 🙂

  3. Avatar de Elsa Santos
    Elsa Santos

    É um facto que os Iphones duram imenso tempo e não existe muita necessidade de mudar de modelo.
    Ao contrário dos android que volta e meia deixam de ser suportados e o pessoal mesmo tendo comprado há um ano tem de comprar um novo modelo como aconteceu à minha mãe.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Comprou um telemóvel que deixou de ser suportado? Comprou um com 10 anos? Ainda estou curioso…

  4. Avatar de virtuacool
    virtuacool

    Só gostava de saber se trocam de PC com a mesma velocidade que trocam um telemóvel!

    A verdade é que um telemóvel pode durar anos.

    Tenho um Xiaomi Mi A3, com alguns sistemas de segurança instalados por mim (pois a segurança que recebemos das marcas pode ser substituída por software).

    Siga! Faz chamadas e recebe, e tenho todas as aplicações atualizadas pelo Google play.

    Só vou trocar de telemóvel quando realmente precisar de trocar.

    O resto é só modismos.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Cada um vive a vida como quer e gasta o seu dinheiro como lhe apetecer. Nem tu estás certo, nem os outros estão errados, são apenas opções pessoais.

    2. Avatar de juliotec
      juliotec

      bom para ti, eu ainda uso o MiA1, ganhei xD

      1. Avatar de virtuacool
        virtuacool

        Altamente!

        Só para a malta saber:

        O teu foi lançado em 03/2017 (7 anos).
        O meu foi lançado em 07/2019 (5 anos).

        O meu está rijo!

        A única coisa que vou trocando é a capa!

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Tenho um mi A1 e A2 com os meus filhos. Se o A1 é pouco usado porque o puto prefere o tablet ou o portátil, já o A2 do mais novo é pau para toda a obra! Levou uma bateria e está novo!

  5. Avatar de Claudio
    Claudio

    Agora daqui para a frente já não vai ser bem assim, a Google a Samsung teem 7 anos de actualização por isso , fica equilibrado. Mas há que dizer que a malta de iPhone troca de iPhone todos os anos porque apesar das actualizações também adoram exibir a maça . A malta de iPhones é mais manienta que a malta de android.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Não, não troca. Aliás a própria notícia demonstra isso.
      Além disso não precisam de trocar todos os anos para exibir a maçã, já que todos têm a maçã e ela é igual em todos os modelos.

    2. Avatar de GM
      GM

      Por essa razão optei pelo PIXEL 8 PRO recém adquirido, ainda com 6 anos de actualizações, em detrimento do HMD SKYLINE. Este último era a minha primeira escolha, mas o processador modesto, apesar de muito recente (09/2023), e sobretudo a política de actualizações não compatível com a filosofia do equipamento (reparável pelo utilizador e disponibilidade de peças por 7 anos no iFixit) ditaram a escolha pelo PIXEL. Além de tudo o mais, os testes que vi também não eram os mais favoráveis, pelo menos em parte dos items. Está para sair outro modelo com melhor “hardware”, mas agora é tarde para eles. Estou servido.

    3. Avatar de Miguel+A.
      Miguel+A.

      Cláudio, não troca. Eu conheço pessoal ainda com iPhone 6S, iPhone 8, ou SE 2a geração. E só trocam quando não der para instalar as apps que precisam. Isso é uma falácia muito repetida pelos utilizadores Android, com a história do estatuto. Eu tenho um iPhone 12, a minha mulher tem um XS Max e ninguém cá em casa está interessado em ir correr a comprar um iPhone novo… Isso são ilusões nas vossas cabeças…

    4. Avatar de virtuacool
      virtuacool

      Atenção: 7 anos desde o lançamento do equipamento e não 7 anos desde a compra (o que acho mal).

      Ou seja, quem comprar um pixel 8 hoje, praticamente já perdeu um ano de atualizações e “só” tem 6 anos.

      No entanto é obviamente muito melhor do que os 2 ou 3 anos.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    chama-se Choice-supportive bias.

    o pessoal do iphone dá um rim pelo equipamento, e depois andam anos e anos arrastar um telemóvel lento, muitas vezes partido e obsoleto.

    depois ficam “WoW” quando um android recente e barato tira melhores fotos que o seu iPhone com 3 anos lol, mas o que importa é o logotipo

    1. Avatar de D.
      D.

      Claramente nunca tiveste um IPhone. Eu também era céptico antes de ter um. Tenho o iPhone 11 (sim, já tem 5 anos) e não é mais lento do que era na primeira vez que o liguei. Continua super fluído, sempre atualizando com a versão mais recente do iOs e as fotos são boas. Não sinto qualquer necessidade de trocar de telemóvel.
      Agora de disseres “agora o que não faltam são telemóveis melhores que o teu” estarás a dizer a verdade. Afinal o meu telemóvel já tem 5 anos. Mas se quiseres andar sempre com um equipamento que não seja datado teria de comprar um novo de 6 em 6 meses.
      Um amigo meu quis comparar a velocidade do seu Samsung galaxy s24 com o meu telemóvel. Disse que não valia a pena mas ele insistiu. Obviamente o dele foi mas rápido e aproveitou isso para se gabar que os iPhones não valem nada. Não sei do que ele estava à espera.

      1. Avatar de Halnaweb
        Halnaweb

        Pois claro. Tenho o xs à sei lá qantos anos, sempre rápido ,sem qq tipo de problemas e só reinicia qando sai uma versao do ios. Bateria sempre ok, claro, uso capa e vidro de protecção.
        E recebeu o ios18 🙂 Maravilha!

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        a dissociação é tão forte, que consegues ter uma experiência de “continua rápido de fluído” que mais ninguém tem.

        Se for só para chamadas não tenho qualquer dúvida, que deve ser o caso.

        para todos os outros casos podes continuar a contar mentiras a ti próprio, mas não contes a nós

    2. Avatar de PTO
      PTO

      iPhone lento? Ahahahahahahahahah 🙂 🙂 Diz-me que nunca usaste um iPhone com 4 anos sem me dizeres que nunca usaste um iPhone com 4 anos. 🙂 🙂 🙂

      Quanto à questão da fotografia, enfim, mau era que um smartphone topo de gama recente não tirasse melhores fotos que um com 3 ou 4 anos de idade. Chama-se a isso evolução tecnológica. Vai ver no Google o que significa.

  7. Avatar de Pastor
    Pastor

    Já repararam que os que compram constantemente novos telemóveis são os que têm menos dinheiro?
    Façam o teste, vão reparar que são os mesmos que vivem de créditos.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Fontes da tua cabeça, certo? 🙁

      1. Avatar de Miguel+A.
        Miguel+A.

        É verdade. Até tenho exemplos no meu trabalho. No meu gabinete, tenho um colega q anda sempre aflito financeiramente. De 2 em 2 anos, troca de android, e compra as prestações na meo. Eu tenho um iPhone 12 e o meu outro colega tem um iPhone 13 mini. Compramos a pronto e o iPhone tem que durar mais uns tempos. Eu deixei de comprar android por causa dos telemóveis de média gama, de 2 em 2 anos, com as atualizações ficam lentos. E os topo de gama android são tão caros como o iPhone, para isso, prefiro usufruir do ecossistema da Apple, já que tenho Mac…

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Aposto que esses teus colegas em 10 anos gastam menos que tu num iPhone…
          E é curioso eles trabalharem contigo e não conseguirem 200 paus a pronto e tu consegues 700€ sem problema…
          O meu Android vai fazer 4 anos em janeiro e custou 200 paus. Se um iPhone durasse o dobro do tempo ainda assim era caríssimo…

          1. Avatar de Miguel+A.
            Miguel+A.

            Cada um gere o dinheiro como sabe, por acaso esse meu colega que paga a prestações, ganha mais que eu. A diferença é que eu não preciso do subsidio de natal para pagar contas ou seguros do carro. Se o meu dura uma média de 5 a 6 anos, e ele compra androids de 450€ de 2 em 2 anos. Eu não gasto mais que ele. O meu iPhone 12 custou 700€. E vai ter que durar mais 2 anos. Nos últimos 10 anos tive 3 telemóveis, ele teve 5 ou 6… Além disso, o telemóvel drle está isolado. O meu iPhone é uma extensão do meu trabalho, dentro de um ecossistema Apple, que dá imenso jeito. Ele não faz nada disso, e fica admirado. São opções. O mais irónico é que deu ao filho um XS recondicionado, pq o filho não quis outro. Já lá vai 2 anos que o filho tem, e o pai entretanto trocou de android…

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Se ele compra Androids de 450€ de 2 em 2 anos então ainda bem que não compra iPhones senão era de 2 em 2 anos na mesma…
            Sabemos os 2 que um Android de 450€ dura bem mais de 2 anos sem qualquer problema.
            O meu custou 200€ e faz 4 anos em janeiro…
            Problemas de gestão financeira são indiferentes do dinheiro que se ganha.
            Aliás, até acabas por te contradizer todo…
            Primeiro concordas que quem ganha menos é que troca mais de telemóvel e dás um exemplo do teu colega e no comentário a seguir afinal o teu colega até ganha mais que tu…

          3. Avatar de Miguel A.
            Miguel A.

            Eu disse que ele andava sempre aflito, não disse que ganhava menos que eu. Eu tenho outra pessoa em casa que ganha dinheiro a par comigo, ele já não. Cada um tem a sua vida e fazem escolhas. E tu não percebeste pq não quiseste perceber. A partir do momento em que ele se sente obrigado a ter que comprar um telemóvel a prestações, porque não lhe sobra ao fim do mês ou não tem um subsidio de natal disponível para oferecer uma prenda a ele próprio, acaba por ir para uma gama média. Fazendo com que ande a trocar mais vezes do que um de gama alta. Aliás, eu próprio cheguei a fazer isso no passado, com androids. Percebi que era uma estupidez. E comecei apenas a comprar telemóveis de gama alta, ainda com android. O problema é que nos dias atuais, Androids de gama alta são tão caros ou mais que o iPhone, coisa que no passado não era assim. Se é para isso, prefiro iPhone, pq tenho mac e todo o ecossistema é uma mais valia. Se o teu custou 200€ e está a fazer 4 anos, então não és pessoa exigente com smartphones….

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            Não sou exigente ou não me importo de esperar 2 décimos de segundo…
            De resto, uso diariamente iPhone e Android porque o iPhone me limita e o Android não…
            O iPhone 11.que tive na mesma altura ficou com a porta avariada e a Apple mandou-me pastar à conta da humidade (num telemóvel ip67) e lá tive de ir buscar o 13. O que vale é que a empresa é que os paga…
            Mas lá está, cada um o gasta onde quer…

        2. Avatar de Outro trolha
          Outro trolha

          Tu gostas do teu iphone e fazes juizos de valor das pessoas que fazem uma escolha diferente.
          Os meus androids de 200 euros têm durado uma média de 5 anos.
          E nem por isso acho que a minha escolha é melhor que a sua. Nao gasto dinheiro em telemoveis, gasto noutras merd*s.

        3. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “deixei de comprar android por causa dos telemóveis de média gama, de 2 em 2 anos, com as atualizações ficam lentos.”
          Não ficam nada.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Temos de gramar com este mito até ao fim de toda a eternidade…
            Eu compro telemóveis de 200 paus e duram bem mais de 2 anos… O meu Poco X3 NFC está a fazer 4 anos em janeiro e nem de gama média é… Enfim…
            Malta que precisa de justificar o investimento na maçã roída…

    2. Avatar de Outro trolha
      Outro trolha

      Pastor, deixa o pessoal gastar o guito em paz.
      Eu gosto de os ver dar 200 euros de iva ao governo quando trocam de telha.

  8. Avatar de PTO
    PTO

    O meu iPhone anterior era de 2019 (iPhone 11) e só o troquei no final do ano passado por um iPhone 15 Pro Maz. Aliás, não o troquei, continua a ser utilizado pela minha mulher, que ficou com ele em substituição do iPhone 6 que ela tinha.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      imagina ter orgulho em usar equipamentos obsoletos só para dizer que tem iphone.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Obsoletos em quê? O iPhone 11 acabou de ser atualizado com a última versão do iOS 18 e funciona impecávelmente.

        A única coisa obsoleta aqui é nitidamente a tua mentalidade tacanha, mas isso nem com um upgrade tu consegues mudar.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Quem diz que um iPhone 11 trabalha impecavelmente tem de concordar que os outros telemóveis de 2019 também trabalham impecavelmente…

          1. Avatar de PTO
            PTO

            Não, não tem de concordar e sabes porquê? Porque eu falo da minha experiência, desconheço as dos outros e desconheço que telemóveis eles têm.

            E isto é puro senso comum, algo que aparentemente te escapa. 🙁

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Claro. Os outros telemóveis ao fim de 2 anos desligam…

          3. Avatar de PTO
            PTO

            Não faço ideia se desligam ou não, desconheço o que acontece aos outros, só falei de mim. Quem está a fazer afirmações generalistas és tu, mas isso é um problema teu, não meu.

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            Portanto, defendes um ponto de vista porque é o único que conheces…
            Fantástica argumentação! Top

  9. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Até que pode ser por exibismo ou não.
    Mas os que usam android muitos trocam rápido pois não têm dinheiro para comprar modelos melhores e mais caros, ora ai compram modelos mais baratos e muitas das vezes compram modelos que já estão quase ultrapassados (isto pesspas que não entendem do assunto). Ai os smartphones acabam tendo lentidão, falta de atualizações, software que deixa de funcionar bem, e também os processadores são reles muitas das vezes em poucos tempos já nem aguentam.
    Agora quem tem dinheiro compra um de gama média ou alta, que aguentam mais tempo e não trocam tão rápido.

  10. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Por aqui há um V30 e um P10 com 7anos cada e ainda funcionam muito bem.
    Qd tiverem 10anos podem montar outro artigo.

  11. Avatar de Raul
    Raul

    O que me espanta é tão pouca gente a trocar de smartphone com mais de 3 anos de uso. Mas em que sociedade consumista vivemos…

  12. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Ainda uso o meu “velhinho” Xiaomi Mi 4C, apenas lhe coloquei uma bateria nova.
    Chega e sobra para o que é necessário.

  13. Avatar de ramiro
    ramiro

    Bom, eu uso android há algum tempo, anteriormente já tive iPhones e Windows phone mas nada bate o meu fiel Blackberry. (Zanguem-se comigo agora ). Mas eu realmente troco de telemóvel com alguma frequência. Não porque deixem de ter suporte, mas porque eu tenho mãos de manteiga. Ou seja, acabo por partir quase todos…

  14. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    se m ler o relamnório típico que para aqui de comparação de genitália, a resposta é fácil, quem troca mais são consumistas cheios de dinheiro para gastar.

    Pouco interessa a marca, a capacidade financeira e perfil consumista dita o resultado

  15. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Se eu comprasse uma coisa por 2000€ também a espremia bem! No entanto, o meu Android já tem mais de 3 anos e está para durar. Não sinto que esteja ultrapassado em nada!

  16. Avatar de Nuno
    Nuno

    É óbvio que quem usa android troca muito mais rápido… Encomenda na 2ª-feira e na 3ª-feira está em casa…
    Quem usa iPhone compra 15 dias antes na pré-venda e depois de estar à venda há uma semana ainda andam a perguntar nas redes se os outros que encomendaram já os receberam…

    1. Avatar de Vítor M.

      Sabes que Apple domina há muitos anos o segmento dos smartphones Premium. É quem mais vende. E isso demora a fabricar. São milhões todos os anos.

      Já os android, que 70% são entrada ou média gama, até 350 euros, saem das fábricas as pazadas 😉 principalmente os de 150 euros.

  17. Avatar de Jakim+Zé
    Jakim+Zé

    Mais um inquérito / estudo mal feito.

    Se não há iOS sem ser “Premium”, há que excluir todos os Android que não são “Premium” do estudo.

    Segundo, há que fazer o estudo por país.

    Terceiro, por grupo etário.

    Quarto, por estrato social.

    E mesmo assim, será sempre uma sondagem que será indicadora de uma posição, mas nunca vinculativa. Já que depende de quem foi seleccionado para o estudo.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Nem imaginas a quantidade de pessoas que me dizem que trocar de android para iPhone foi uma maravilha para depois se perceber que mudaram de androids de 150€ para um iphone de 1000€…
      Estes “estudos” vão na mesma onda…

  18. Avatar de boa
    boa

    os que têm muito dinheiro…