Governo vai dar 4.000 euros para compra de carros elétricos

61 Comentários

A mobilidade elétrica tem sido uma prioridade para os vários Governos. Nesse sentido, tem havido interessantes apoios para quem quiser adquirir veículos elétricos. O Governo atual vai dar 4.000 euros para compra de carros elétricos, mas atenção, vai ter de cumprir um requisito.



O Governo vai dar um apoio de 4.000 euros na compra de um veículo elétrico ligeiro de passageiros até 38.500 euros. No entanto, para quem tal seja possível será necessário que faça o abate do atual.

Segundo revela a Lusa, esta é uma das medidas quer será hoje aprovada pelo Conselho de Ministros. De referir que o Conselho de Ministros reúne esta sexta-feira no Entroncamento, no âmbito do Pacote Mobilidade Verde, para a melhoria da mobilidade de passageiros e mercadorias.

Segundo documento a que a Lusa teve acesso, está previsto um apoio total de 20 milhões de euros para a aquisição de veículos de emissões nulas, que podem ser ligeiros de passageiros, bicicletas elétricas e convencionais, motociclos e dispositivos de mobilidade e ainda carregadores de veículos elétricos.

No caso dos ligeiros de passageiros destinados a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), a comparticipação será de 4.000 euros por veículo até aos 38.500 euros como para o consumidor final, com uma majoração de 5.000 euros.

Autor: Pplware
Partilhar:
Tags:

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António Silva
    António Silva

    Para o valor médio de um EV, uma verdadeira fartura.

  2. Avatar de Infinity
    Infinity

    E… vai a maioria do €€ para as empresas

    1. Avatar de PML
      PML

      Precisamente. A regra deveria ser essa – ser para comtribuintes pessoa singular. Se não, já se sabe o que acontece… Na verdade a compra deste tipo de veículo não deveria ter qq incentivo fiscal porque estamos todos a pagar para poucos usufruirem. Utilizador/pagador deveria aplicar-se à maioria dos casos.

      1. Avatar de GM
        GM

        Mesmo pessoa singular pode ser TI. E deduz o IVA. A pensar. Mas talvez não. É tal e qual as promoções: “poupe 15% na compra de X”. Se estiver a necessitar, poupa. Se quiser aproveitar a promoção só porque sim, gasta.

  3. Avatar de Infinity
    Infinity

    Dacia Spring, a partir de 20.405 €
    Citroen C3, a partir de 23.300€
    Renault Twingo, a partir de 27.025€
    Fiat 500e, a partir de 28.350€
    Opel Corsa-e, a partir de 29.990€
    BYD Dolphin, a partir de 29.995€
    MG MG4, a partir de 31.969€
    Renault Megane, a partir de 32.995€
    MINI Cooper E, a partir de 34.800€
    MG ZS EV, a partir de 34.969€
    Smart #3, a partir de 38.002€

    1. Avatar de Mercedes
      Mercedes

      Smart #3 a partir de 38000€, diz-me onde que compro já dois. Enfim…

      1. Avatar de David
        David

        Preços sem IVA?
        Preços para empresas?

      2. Avatar de smart
        smart

        Desde 7950 com iva…esta na pagina

    2. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Esse preços são sem papelada e sem transporte. Acho que papelada é cerca de 100 euros e o transporte, acho que são 20 euros por km (no mínimo)

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Faltam aí as despesas administrativas e de transporte, que são mais uns 1500 a 2500 euros, dependendo do modelo e da marca.

      Além disso, estão aí muitos carros que não servem, de todo, para ser um carro para uma família. Não têm dimensões nem autonomia suficientes para tal. Servem é para quem tem guito para gastar num segundo carro para passear só na cidade e arredores.

      Mas a maior parte destes subsidios vai ser mamado pelos empresários, tal como foram os anteriores.

    4. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Não quero contrariar a sua perspetiva até porque concordo mas
      A nova versão do Dacia Spring começa nos 17k

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    O melhor é o pessoal comprar porque têm de trocar de carro e não estar a espera de receber do incentivo.

  5. Avatar de Pe@ce
    Pe@ce

    Carros, o pior “investimento” que se pode fazer.

    1. Avatar de Outro trolha
      Outro trolha

      Tens que ver as minhas shitcoins. O meu carro por mais que desvalorize ainda nao fez um “rug pull” e fugiu com dinheiro!!!

    2. Avatar de jorge
      jorge

      Nem sequer é um investimento!

      1. Avatar de GM
        GM

        Depende. Se for ferramenta de trabalho, é um investimento, sobretudo um modelo que te faça poupar, maximizando as margens do rendimento do trabalho.

    3. Avatar de Paulo Azevedo
      Paulo Azevedo

      Logo a seguir às mulheres…

  6. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    Atribuir o Rendimento Básico Incondicional que isso dos EVs se pagam automaticamente.

    1. Avatar de GM
      GM

      Se queres rendimento, trabalha. Depois, há que ver o rendimento que aporta fruto do trabalho. Essa é outra questão. Agora, o lema do LIVRE não lembra nem ao careca.

      1. Avatar de Gringo Bandido
        Gringo Bandido

        Cuidado GM que o trabalho no duro vai dando cabo do planeta, tens que começar a sair da caixa e equacionar novas maneiras de estar no mundo, andam a dar cabo do planeta só porque não querem distribuir justamente a riqueza.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Observação interessante.

        2. Avatar de GM
          GM

          O que é distribuir justamente? É uns trabalharem, e outros receberem incondicionalmente??

          1. Avatar de Gringo Bandido
            Gringo Bandido

            As maquinas trabalham, todos recebem incondicionalmente alguns trabalham temporariamente e ninguem acumula grandes foturnas, o dinheiro circula como sangue para nutrir as necessidades humanas.

          2. Avatar de GM
            GM

            Por acaso, no meu caso, as máquinas trabalham, operadas por mim, nomeadamente o PC. Mas é uma mera ferramenta, eu é que desenvolvo o trabalho intelectual.

  7. Avatar de Parecia
    Parecia

    Não têm ideias para usar os fundos. Simplesmente atiram-no, medida que serve apenas para inflacionar o preço em 4000 euros.

  8. Avatar de Anung
    Anung

    Lol, com 4000 euros compro um diesel usado para fazer mais 150 ou 200 mil quilometros.

  9. Avatar de Outro trolha
    Outro trolha

    Eu acho que o titulo do artigo devia ser: Impostos dos portugueses sao usados para financiar os carros de uma minoria da populacao!

    Uma idea meia estupida, e que tal nao cobrarem esse dinheiro aos contribuintes e deixa-los escolher o carro que quiserem?

    1. Avatar de Gringo Bandido
      Gringo Bandido

      Nem para salvar o planeta queres pagar impostos? preferes morrer ou matar as gerações futuras só para guardar alguns trocos no banco?

      1. Avatar de Outro trolha
        Outro trolha

        vais savar o planeta tu com o teu carro eletrico?
        Achas que portugal, um pais minisculo ccom 0.125% da populaçao mundial tem algum impacto no ambiente?
        Posso-lhe responder com outra pergunta. Quem é mais amigo do ambiente, um rico que troca de eletrico todos os 5 anos, ou um pobre que usa o seu carro a combustao durante 30 anos?

        1. Avatar de GM
          GM

          O rico (ironia). Porque é “amigo” do ambiente, e sobretudo amigo da economia e dos fabricantes.

        2. Avatar de Gringo Bandido
          Gringo Bandido

          EVs salvam a vida de humanos e animais, salvar o planeta tambem passa por isso. Vivo em Portugal é aqui que começa a minha acção depois o mundo. Os ricos nunca tiveram juizo mas os EVs já deviam de estar dessiminados à muito, tenho pressa que o futuro chegue.

          1. Avatar de Outro trolha
            Outro trolha

            Tudo bem, se acha que é melhor ter um eletrico deve pagar por isso. Nao deve usar o dinheiro dos outros contribuintes para realizar os seus desejos.
            Por falar de injustiça social, porque é que os eletricos que sao mais pesados e desgastam e destroem mais as estradas nao pagam IUC que em teoria é usado para a manutençao das vias?
            Andam os pobres dos carros fumarentos a pagar, ja que os donos dos Teslas de 75 mil euros nao podem porque estao ocupados a salvar o mundo?
            Ao falar em salvar vidas, nao se deve estar a referir às vidas das pessoas e crianças que trabalham nas minas em africa que excavaram os materiais necessarios para produzir a bateria de Litio

          2. Avatar de Nirelle
            Nirelle

            Pois mas com 80% da população a receber menos de 900 euros e os preços da comida cada vez mais altos certamente preferem mais o carro a combustível do que ter que “fechar a porta da cozinha e a da casa de banho”.

          3. Avatar de Gringo Bandido
            Gringo Bandido

            @Outro trolha “Nao deve usar o dinheiro dos outros contribuintes para realizar os seus desejos.” Em tempo de guerra ou quando a sobrevivencia está em causa temos que ir buscar as gorduras dos ricos e depois dos semi ricos etc..

          4. Avatar de Outro trolha
            Outro trolha

            @Gringo Bandido Que tempo de guerra é que esta a falar?
            Eu conduzo um clio de 92, e pago impostos para ver riquinhos no seu eletrico que nem IUC pagam.
            O dinheiro dos imposto deve ser usado para o bem comum e nao para o bem de alguns. Ou dao eletricos a todos ou nao dao a ninguem.
            Voce fala de tirar as gorduras ao ricos. Eu vejo isto como tirar sardinhas aos pobres para dar caviar aos ricos.

    2. Avatar de Anung
      Anung

      E essa minoria encontra-se completa por pessoas que ganham bem.
      É um eu sou do tempo de 4o e tal mil euros por um carro não era para qualquer um.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        E continua a não ser para qualquer um. Quem come estes subsídios todos são os empresários, que depois até vão recuperar o IVA.

  10. Avatar de Test User
    Test User

    Este limite de até 38.500 euros, é mesmo que não dar incentivo.
    Artistas anteriores inventavam medidas, estes continuam.
    Dão com uma mão, tiram com outra

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      O limite devia até havia era de baixar assim obrigava os stands a baixar os preços.

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Baixar os limites, estão a afastar-se do objectivo de abater carros. Como não e objectivo, cria-se este pseudo subsidio.

        Quando se abatia carro, deveriam dar um vale de 4000 para comprar um eléctrico, qualquer seja.. Alem do mais reduzia-se burocracia que adoram criar.

  11. Avatar de Mario2
    Mario2

    JL tens algum em fim de vida para vir papar mais um subsidiozito?

  12. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Os Portugueses para além de terem de pagar as rendas das casas dos outros, os créditos para habitação contraídos por outros, mais os subsídios para os negócios/empresas privadas que não fazem nada e não querem trabalhar, agora vão também continuar a pagar os carros dos outros, com a Classe-Média Portuguesa a sustentar todo este chulanço.

    1. Avatar de Outro trolha
      Outro trolha

      As fronteiras nao estao fechadas.
      Em espanha os impostos sao 15% do PIB, deste lado da cerca sao 23%.

  13. Avatar de Elonao
    Elonao

    Mais uma vez o engano e manipulação de mafia PS=PSD

  14. Avatar de PTO
    PTO

    Lá vão as vendas de EV’s subir dando a ilusão aos políticos de que a adesão dos particulares está de vento em popa. Mas na verdade quem vai papar estes subsídios todos são os empresários que metem a despesa do carro na empresa e ainda vão buscar o IVA. Depois vêm para aqui (e não só) dizer que não é nada caro comprar um EV, que só não compra quem não quer.

  15. Avatar de Johnny
    Johnny

    EV por 38.5k … ha-de haver muitos. Quanto muito isto ira servir para empresas … o particular nao tera grande hipotese. Qq eletrico custa praticamente acima de 40k.

  16. Avatar de Celestino carvalho
    Celestino carvalho

    Mas que insentivo e este tenho um carro com 5 anos vou avater carro com 60.000 km para ter 4.000 isto é gozar

    1. Avatar de GM
      GM

      Creio (ouvi de passagem, não confirmei) que é para viaturas com idade superior a 10 anos.

  17. Avatar de GM
    GM

    Dito dessa forma, fica a impressão que uns trabalham, e os restantes recebem a distribuição. Não combina comigo.

    1. Avatar de Outro trolha
      Outro trolha

      La por nao gostar, nao deixa de ser verdade. Os subsidios sao pagos com dinheiro dos impostos. Para uns receberem outros têm de pagar.
      Exagerando um pouco, se subsidios aos eletricos é muito bom, porque é que nao se aumenta o subsidio? Pk nao se sobe o subsidio para 30 mil? Nao cabe no orçamento? Nao faz mal sobe-se os impostos ou pede-se emprestado.
      Nao temos dinheiro para pagar aos professores, médicos, enfermeiros, bombeiros ou policias, mas para eletricos ha sempre asubsidios.

  18. Avatar de Jota
    Jota

    Mais uma machadada num futuro incerto. Apenas vai gerar um acréscimo do valor “real”. Vai ainda ajudar na cada vez mais acertada escolha por um combustão. Ainda recentemente adquiri o A5 3.0 TDI e não o troco por nada.

  19. Avatar de Pastor
    Pastor

    Tão amigo do ambiente que este governo é, tão preocupado com o futuro.

    1. Avatar de Tafc
      Tafc

      Daqui a 10 anos vendem Portugal à Espanha. Este pais está cada vez mais rebentado. Destroem todos os sectores públicos.

  20. Avatar de Aves
    Aves

    Em 2023, diz o ACP:
    “Os particulares que adquirirem após 1 de janeiro de 2023 um carro 100% elétrico podem candidatar-se [no Fundo Ambiental] a um benefício no valor de 4.000€ (…). O automóvel tem de ser novo e o preço não pode ultrapassar os 62.500€ com IVA e demais despesas.”
    Em 2024, este apoio estava parado e é agora retomado. O que muda – o preço máximo do veículo que baixa para 38.500 euros, quase metade.
    Pelo menos agora os contribuintes não têm contribuir para a compra de SUVs.

  21. Avatar de Mancebo
    Mancebo

    Dar? Ahahahahaha

  22. Avatar de AFPB
    AFPB

    Tbm vai oferecer uma casinha com garagem para se carregar a viatura? A todos? É q sem isso é só uma ideia estapafúrdia ter carro elétrico!

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Tenho um vizinho meu que já vendeu o seu elétrico, porque sem garagem… Não tinha meio de se deslocar. Comprar um EV sem garagem, nem vou aqui qualificar!

  23. Avatar de ZoomOut
    ZoomOut

    Alguém sabe se este incentivo é extensível aos carros usados?? (No anterior governo estava previsto ser possível atribuir esse subsidio a carros elétricos até 4 anos… mas não veja nada disso nas notícias que saíram…).

  24. Avatar de Tafc
    Tafc

    Mais dinheiro gasto desnecessariamente. O mercado não quer carro elétricos, está mais do que visto. Com tanto beneficio fiscal e ainda são menos de 5%.