Apple – iPhone faz hoje 5 anos

21 Comentários

A máquina que mudou o mundo moderno das comunicações faz hoje 5 anos, data desde que foi apresentada ao mundo pela mão do seu criador, Steve Jobs. O iPhone trouxe um novo formato às comunicações móveis, o multi-toque nunca havia sido encarado com tamanha utilidade e foi a partir da apresentação deste dispositivo que um novo mundo começou a fervilhar na sociedade tecnológica.

O smartphone da Apple foi anunciado a 9 de janeiro de 2007, lançado no dia 29 de junho de 2007 nos EUA, a  9 de novembro de 2007 na Alemanha e no Reino Unido e em 29 de novembro na França. Em 2008 foi lançado no mercado asiático e resto da Europa. Em Portugal o primeiro iPhone nunca chega a ser lançado, no entanto, no resto do mundo este atinge o valor de 4 milhões de unidades vendidas até janeiro de 2008.

O mundo acabava de receber o que seria a revolução dos dispositivos móveis.


O desenvolvimento do iPhone não era propriamente destinado ao iPhone, Steve tinha um projeto onde pretendia usar um ecrã multi-touch para interagir com um computador de forma em que ele pudesse digitar diretamente no ecrã, removendo literalmente o teclado e o rato físico.

Jobs recrutou um grupo de engenheiros da Apple para investigar a ideia como um projeto paralelo. A evolução do projeto chegou a um patamar que levou Steve a equacionar se o que fora obtido não seria melhor aplicado num “telemóvel”. Estavam lançados os dados para o smartphone da Apple.

O iPhone Original ou 2G tinha as seguintes especificações:

  • Tamanho do ecrã: 8.9 cm (3.5 in)
  • Resolução do ecrã: 320×480 pixels em 160 dpi
  • Método de entrada: Ecrã Multi-touch sensível ao toque (O botão “home” é o único botão frontal físico.)
  • Sistema Operativo: iOS 3.1.3 (versão final)
  • Armazenamento: 8 GB e 16GB, memória flash interna
  • Sensores: Acelerómetro, Proximidade
  • Quad band GSM (GSM 850, GSM 900, GSM 1800, GSM 1900)
  • Wi-Fi (802.11b/802.11g), EDGE e Bluetooth 2.0 com EDR
  • Câmara de 2.0 megapixel
  • Bateria interna não-removível e recarregável, Com autonomia aproximada de 8 horas de conversação, 6 horas de uso de internet, 7 horas de reprodução de vídeo e mais de 24 horas de reprodução de música, além de aproximadamente 250 horas em standby
  • Tamanho: 115×61×11.6 mm (4.5×2.4×0.46 in)
  • Peso: 135 g (4.8 oz)
Conteúdo da embalagem
  • iPhone
  • Auscultadores estéreo
  • Dock
  • Conector USB para Dock
  • Adaptador de força USB
  • Documentação (incluindo dois autocolantes da Apple)
  • Flanela de limpeza

História

O desenvolvimento do iPhone começou com o CEO da Apple Steve Jobs. A Apple criou o dispositivo durante uma colaboração sem precedentes e em secreto com a AT&T, anteriormente Cingular Wireless.

O custo estimado de desenvolvimento da colaboração foram de 150.000 mil dólares ao longo de um período de trinta meses. A Apple rejeitou o projeto que tinha rendido o Motorola ROKR E1, uma grande colaboração com a Motorola. Em vez disso, a Cingular Wireless deu à Apple a liberdade para desenvolver ela própria o iPhone.

Jobs apresentou o iPhone ao público em 9 de janeiro de 2007. O iPhone foi colocado à venda nos Estados Unidos a 29 de junho de 2007, às 06:00 horas no horário local, enquanto centenas de clientes faziam fila fora das lojas por todo o país. O iPhone original foi disponibilizado no Reino Unido, França e Alemanha, em novembro de 2007 e na Irlanda e na Áustria, no outono de 2008.

Em 11 de julho de 2008, a Apple lançou o iPhone 3G em 22 países. O 3G já foi lançado em mais de oitenta países e territórios. A Apple anunciou o iPhone 3GS a 8 de junho 2009, juntamente com planos para o lançar mais tarde, em junho, julho e agosto, a começar nos Estados Unidos, Canadá e nos principais países europeus a 19 de junho.

Numa tentativa de ganhar um mercado mais amplo, a Apple manteve o iPhone 3G de 8GB num preço mais baixo. Esta é a última de várias reduções de preço desde o lançamento do iPhone em 2007, mas agora é vendido por um sexto do preço original do iPhone de 8 GB, quando se tornou disponível.

Em 24 de junho de 2010 a Apple disponibilizou a venda do iPhone 4 nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Japão. O iPhone 4 apresenta uma estrutura remodelada e conta agora com 2 câmeras (a traseira com capacidade de gravar videos em HD) e FaceTime.

A Apple vendeu 6,1 milhões de unidades do iPhone original ao longo de cinco trimestres. A empresa vendeu 3,8 milhões de unidades do iPhone 3G no segundo trimestre de 2009, que terminou em março de 2009, e 12,6 milhões de iPhones 3G e 3GS, totalizando 33,7 milhões de iPhones vendidos até hoje. Vendas em 2008 ultrapassaram temporariamente a do BlackBerry da RIM vendendo 5,2 milhões de unidades, o que fez Apple brevemente a terceira maior fabricante de telemóveis, apenas depois da Nokia e Samsung. Aproximadamente 6,4 milhões de iPhones estão ativos nos Estados Unidos.

A parte traseira do iPhone original era feita de alumínio com a base de plástico preto. O iPhone 3G e 3GS são feitos todos de plástico. O iPhone 3G está disponível num modelo preto de 8 GB e a opção de branco ou preto para o modelo de 16 GB. O iPhone 3GS está disponível nas duas cores, independentemente da capacidade de armazenamento.

O iPhone 4 é feito de alumínio e vidro na frente e atrás com um aço inoxidável na borda que serve como antena sendo que existem dois modelos atualmente: Preto e Branco (Lançado em 28 de abril de 2011).

iPhone 4S é o novo smartphone da Apple anunciado no dia 4 de outubro de 2011 no evento “Let’s Talk iPhone” da Apple. Sucessor do iPhone 4, é a quinta geração do iPhone, um dispositivo que combina um iPod widescreen com ecrã sensível ao toque, um telemóvel e Internet. É o segundo gadget da Apple a usar o processador dual-core A5 e vem equipado com o novo sistema operativo iOS 5.

A sua apresentação marcou também o fim de um ciclo, esta seria a primeira vez que Steve Jobs não estaria presente numa Keynote. Faleceria no dia seguinte a esta Keynote tendo esta sido apresentada pelo novo CEO Tim Cook.  Uma das grandes novidades deste smartphones foi uma tecnologia inovadora, o Siri, um programa de reconhecimento de voz que acompanha o iOS 5, assim como a potenciação dos serviços baseados no iCloud.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Borges
    Borges

    Realmente este senhor tinha o seu carisma nas suas keynotes…

  2. Avatar de NZXT
    NZXT

    A 1ª coisa que me lembrei ao ver a imagem do iPhone 2G foi logo a celebre “dead stripe” XD

    1. Avatar de Vítor M.

      Por acaso ainda não consegui comprar um, já tive oportunidade mas o estado dele e o preço pedido não me agradou, pois é um equipamento mítico.

      Ainda estou á cata de um…

      1. Avatar de Qu!NaS
        Qu!NaS

        o que é o “dead stripe”?

        1. Avatar de NZXT
          NZXT

          É só pesquisar na net, encontras logo. É um pequena “lista” digamos que deixa de funcionar no ecrã, ou seja perdes o touch nessa zona o que muitas vezes invalida totalmente o tlm. :S

      2. Avatar de Tiago Dias

        São bastante difíceis de arranjar, é verdade, e mais difícil ainda estarem em condições impecáveis.

        Os que tenho visto nunca baixam dos 120-150 €, e a maior parte das vezes, embora funcionem, vêm com algum problema… Para se encontrar um em óptimas condições..ui ui

        Mas que é mítico, é…

        1. Avatar de TiagoP
          TiagoP

          Olá Tiago.
          Tenho que concordar contigo, é mitico.
          Tenho um praticamente desde que saiu e até hoje não troquei de telemovel, tenho tentado mante-lo impecavel, a unica marca de uso é na parte traseira, alguns riscos no aluminio.

          Tirando isso, está novo com tudo a funcionar. Quem vende um aparelho desses por 120/150 euros não sabe o que tem nas mãos! 🙂

          Tenho andado a namorar o 4S, vamos lá ver, pode ser que perca a cabeça 🙂

      3. Avatar de NZXT
        NZXT

        Um amigo meu tinha um, mas a “death stripe” atacou-o. Só trocando o ecrã agora.

        Mas não gostei do que a Apple lhe fez. Achei fantástico como equipamento para a altura(agora claro desatualizado), mas o update máx torna-o lento tal como aconteceu no 3G. :S

      4. Avatar de NZXT
        NZXT

        Mas afirmo que em termos de qualidade de contrução, embora um pouco grande no bolso, é simplesmente o melhor em que mexi até hoje.
        E se à marca que gosto é htc pela mesma razão, no entanto o 2G está fantástico.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim a HTC é outra das marcas que pauta pela qualidade de construção e elegância dos seus equipamentos.

  3. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Tenho um e está impecável ainda. Só tem um problema, está com pixeis mortos perto das horas e perto da operadora , mas de resto funciona perfeitamente.

  4. Avatar de #9
    #9

    Ainda é o meu telemóvel! Apesar de agora sentir que realmente está atrasado (parou no firmware 3.3.1). Mandei-o vir á 4 anos pelo ebay porque ainda não existia cá… foi um sucesso com aqueles tweaks tipo de formigas no ecrã! 😀 Todos queriam brincar com ele.

    Agora ando ver se junto €’s para comprar um novo. Porque a partir de agora só dá iphone!

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Não sei se te interessa, mas sempre podes utilizar um visual mais novo no 3.3.1. Conheces? http://www.whited00r.com/

  5. Avatar de Telmo Neves

    As características ainda continuam a ser razoáveis heheheh

  6. Avatar de Paulo Simões
    Paulo Simões

    Tenho um e está impecavel seja a nivel de ecrã, seja a nivel do restante hardware, so gostava mesmo de arranjar a capa traseira (de aluminio) e a tampa do fundo em plastico, pois ambas de encontram um pouco riscadas :\

    Por acaso ninguem sabe onde encontrar as mesmas?

    1. Avatar de TiagoP
      TiagoP

      Aqui Paulo:

      Iloja.pt

      1. Avatar de Paulo Simões
        Paulo Simões

        Obrigado Tiago já conheco a iLoja à muito, e recomendo, mas infelizmente à muito tempo que não tem material de reparação pro “2G” :\

  7. Avatar de Enio Mezzomo

    Eu tenho toda a colecao de iphones haha. Sempre fui um grande fã da engenharia de Jobs. Antes de comprar o iphone tive em media uns 25 aparelhos em 8 anos. Depois disso, nunca mais larguei a apple. A unica falta é a carencia de um bluetooth liberado

    1. Avatar de Paulo Simões
  8. Avatar de Diogo Fonte
    Diogo Fonte

    Pedro boa noite, queria avisar que agora fazendo o jailbreak tethered do 5.0.1, basta ir ao cydia e instalar o programa corona para o tornar untethered. Abraço

    1. Avatar de TiagoP
      TiagoP

      Boa tarde Diogo.

      Isso é valido para o Ipad 2?

      Abraço