Chegou a chuva! O que fazer em caso de aquaplanagem?

25 Comentários

Com o mau tempo, os sinistros tendem a aumentar. Algumas vias de circulação passam a acumular resíduos, há fraca visibilidade, os carros fazem aquaplanagem… o que fazer num cenário destes?



O que é aquaplanagem? Como reagir num cenário destes?

A aquaplanagem ou hidroplanagem, também conhecida como lençol de água ou aquaplaning, acontece quando a água acumula à frente dos pneus mais rapidamente do que o peso do seu veículo é capaz de a deslocar.

O resultado é que a água provoca uma certa pressão por baixo do pneu, criando assim uma camada fina de água entre a borracha e a superfície da estrada, fazendo com que os pneus percam a aderência. 

Se o seu carro entrar num lençol de água, deve segurar firmemente o volante para evitar que o veículo siga outra trajetória. Deve evitar acelerar ou travar neste tipo de cenário.

A GNR aconselha:

  • Verifique os seus pneus e a pressão dos mesmos com regularidade. Se a pressão do pneu for diferente da pressão recomendada, existe um aumento do risco de aquaplaning.
  • Verifique o desgaste e a profundidade das estrias do seu pneu. Quanto maior for a profundidade das estrias dos pneus, maior a aderência e menor o risco de aquaplanagem.
  • Reduza a sua velocidade. 

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Leitor assíduo
    Leitor assíduo

    Chegou a chuva! O que fazer em caso de aquaplanagem?
    Esqueceram-se da segunda parte do artigo?
    Definição, check!
    Cuidados para evitar, check!
    O que fazer em caso de aquaplanagem?…………..

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Se o seu carro entrar num lençol de água, deve segurar firmemente o volante para evitar que o veículo siga outra trajetória. Deve evitar acelerar ou travar neste tipo de cenário.

      A GNR aconselha:

      Verifique os seus pneus e a pressão dos mesmos com regularidade. Se a pressão do pneu for diferente da pressão recomendada, existe um aumento do risco de aquaplaning.
      Verifique o desgaste e a profundidade das estrias do seu pneu. Quanto maior for a profundidade das estrias dos pneus, maior a aderência e menor o risco de aquaplanagem.
      Reduza a sua velocidade.

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Ou seja segura o volante, mete o carro em neutro e larga os pedais.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Neutro nunca. Pezinhos longe dos pedais sim.

          1. Avatar de Nirelle
            Nirelle

            Tens a certeza? Em todas as mudanças tens velocidade, se o carro aqua-planar seja qual for a mudança vai ganhar velocidade mas em neutro não haverá ganho de velocidade pelo contrario vai existir uma perca de velocidade.

    2. Avatar de Cinco Dioptrias
      Cinco Dioptrias

      “Se o seu carro entrar num lençol de água, deve segurar firmemente o volante para evitar que o
      veículo siga outra trajetória. Deve evitar acelerar ou travar neste tipo de cenário.”

      Ler o artigo até ao fim – check!

    3. Avatar de gelzaraka
      gelzaraka

      O leitor assíduo, anda a ler mal….

  2. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    Se tiver fé em algum deus pode também rezar. Não resolve, mas fica com quem dividir o resultado.

  3. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Eu penso que travar com o motor e não por de imediato o pé ao travão também são boas recomendações.

    Travão de mão apenas para exibições e piões:)

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      A melhor opção é mesmo pé na embraiagem, assim as 4 rodas giram todas a mesma velocidade impedindo que haja peões.
      Eu devido as minhas antigas funções tive um curso de condução defensiva de 5 dias no cartódromo de Palmela e é assim que recomendam nestes casos, pé na embraiagem.

        1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
          José Maria Oliveira Simões

          Obrigado. Já fiz o teste. Nada como andar com muito cuidado (mesmo muito muito cuidado). 😉

    2. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      Nada que desencadeie força é aconselhável. O melhor conselho é segurar o volante e tentar manter a direção com os pés longe de qualquer pedal e esperar que o carro recupere a aderência.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Desculpa, mas o pé em cima da embraiagem, quando estamos a fazer a formação eles têm uma pista para simular estas coisas, primeiro não te dizem nada e andas como sempre andas e começas a fazer “asneiras”, depois explicam tenta agora mas com o pé em cima da embraiagem e é totalmente diferente.
        Entramos em pião por dois motivos, ou viramos mais para um dos lados do que do outro ou as rodas de um lado estão a girar mais depressa do que do outro, dai a necessidade de colocares o pé na embraiagem, para as rodas rolarem todas a mesma velocidade.

        1. Avatar de há cada gajo
          há cada gajo

          Meu caro, tens de fazer ainda muitos milhares de kms para aprender. Eu só dei um conselho. Aproveita que é de borla. Quando estiveres na situação lembra-te dele…

          1. Avatar de Aves
            Aves

            É melhor acreditares nos cursos de condução defensiva. O ACP diz o mesmo – carregar na embraiagem.

  4. Avatar de Fusion
    Fusion

    Chegou a chuva! O que fazer em caso de aquaplanagem?

    Geralmente, o povo português anda com terços no carro, e, se for o caso, é agarrar o terço e rezar para não bater em nada (outros carros, pessoas ou bens). Se bater, analisar os estragos e, por descargo de consciência, rezar um Pai Nosso antes de sair do veículo.
    Se não bater em nada, é voltar a colocar o carro em segurança e, assim que possível, estacionar e limpar-se, pois estas coisas, quando acontecem, fazem uma pessoa borr**-se toda!

  5. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Já me aconteceu e o melhor é mesmo não fazer nada, segurar no volante e deixar o controlo de tracção gerir

    1. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      E sem mexer em qualquer pedal…é isso mesmo !

  6. Avatar de Ezkerro
    Ezkerro

    dar umas voltinhas de kart para aprender a segurar o carro

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Aprender a segurar o carro? Em aquaplanagem? Boa sorte nisso.

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Menos filmes. Só te vai fazer bem.

    3. Avatar de Tafc
      Tafc

      Se for num Tesla estás safo porque ainda estás seguro no posto de carregamento.

  7. Avatar de ISAAC
  8. Avatar de Tafc
    Tafc

    Se for num Tesla, é melhor chamar um reboque e depois ir buscar o para-choques que deve estar a uns boas centenas de metros atrás.