Ucrânia proíbe o Telegram em dispositivos de Estado em nome da segurança nacional

16 Comentários

O Telegram era até agora uma das principais ferramentas que a Ucrânia usava para comunicar. Com a guerra com a Rússia a decorrer, este serviço era uma das armas usadas. Esse cenário muda agora, com as entidades oficiais a ficarem proibidas de usar o Telegram, tudo em nome da segurança nacional.

Ucrânia Telegram segurança

Ucrânia proíbe Telegram em dispositivos de Estado

Os funcionários do governo, os militares e os trabalhadores de infraestruturas críticas não serão autorizados a utilizar a popular aplicação de mensagens. Apesar desta proibição. os ucranianos continuam livres de a utilizar nos seus dispositivos pessoais.

A Ucrânia proibiu que o Telegram fosse instalado pelas autoridades em dispositivos emitidos pelo Estado. O Centro Nacional de Coordenação de Cibersegurança apelou à proibição, descrevendo a medida como necessária para a segurança nacional durante a guerra com a Rússia. O anúncio foi feito na sexta-feira pelo Conselho de Segurança e Defesa da Ucrânia, em comunicado no Facebook.

Durante uma reunião na quinta-feira, o Serviço de Segurança da Ucrânia e o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia disseram que o Telegram é utilizado ativamente pela Rússia. Usa este serviço para ataques cibernéticos, phishing, disseminação de malware, estabelecimento de localizações de utilizadores e calibração de ataques de mísseis.

Medida tomada em nome da segurança nacional

Será permitida uma exceção à proibição para as pessoas que utilizem a aplicação nas suas funções oficiais. Os ucranianos são livres de utilizar a aplicação nos seus dispositivos pessoais. A aplicação é amplamente utilizada na Ucrânia não só para enviar mensagens de texto, mas também para ler notícias, incluindo atualizações sobre ataques aéreos russos.

É também a principal forma de as autoridades ucranianas, incluindo o Presidente Volodymyr Zelenskyy, interagirem com o público e transmitirem os desenvolvimentos da guerra. É provável que Zelenskyy continue a utilizar o Telegram nas suas comunicações públicas, uma vez que se encontra na sua qualidade oficial.

O chefe dos serviços de informação da Ucrânia, Kyrylo Budanov, disse que os serviços de informação russos conseguem aceder às mensagens pessoais dos utilizadores da aplicação. Estão incluídas mensagens apagadas, bem como os seus dados pessoais, segundo revelado no comunicado.

O Telegram está com problemas? União Europeia lança uma investigação

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Depois do que acontece com o dono do Telegram em França estão preocupados que ele pode ter cedido a alguma pressão para comprometer a segurança do Telegram.

    Acho bem tanto os militares russos como os ucranianos deveriam usar uma aplicação sua e não depender de terceiros.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      A Ucrânia tem o seu próprio sistema de comunicações militar – o BARS, desenvolvido com apoio da NATO.
      O teu amado exército russo é que tem um sistema de comunicações tão mau que os militares preferem o Telegram. Por isso ficaram tão preocupados com a detenção de Durov.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Oh ave de rapina vai ver se o chatgpt está a funcionar.

        Caso tu não saibas os Militares Ucranianos sempre preferiram o Telegram mesmo os cidadãos Ucranianos é a APP que mais utilizam para comunicar.

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Eu não leio nada amigo tu é que só lês o que o chatgpt te dá, só ver as reportagens feitas pela imprensa ocidental e verificas que tudo uso Telegram seja na Ucrânia ou Rússia.

          2. Avatar de Aves
            Aves

            O que a Ucrânia veio dizer é que: “Os serviços de inteligência russos podem aceder às mensagens pessoais dos utilizadores da aplicação, incluindo mensagens apagadas, bem como seus dados pessoais”.
            A imprensa ocidental com frequência referiu as suspeitas que o desbloqueio do Telegram na Rússia, em junho de 2020, teve contrapartidas.
            Das dúzias de comentários que escreves a dizer que o WhatsApp e o Signal estão infiltrados pelos serviços secretos ocidentais e a fazer propaganda ao Telegram, sempre os li da mesma maneira – o Telegram está infiltrado pelos serviços secretos russos e por isso os russos e pró-russos gostam tanto dele.

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Não vejo o que tem de mal uma opinião que é igualitária para ambos os lados, mas mesmo assim o usuário Aves veio aqui destilar ódio como já tem sido habitual em alguns artigos, acho que a moderação deveria ter mais atenção a este usuário.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Devias ter acrescentado “acho – como pró-Putin convicto”.

        2. Avatar de Mancebo
          Mancebo

          Exato… Só vê telejornais e está totalmente alheio á realidade… Outra coisa… As ferramentas bancárias usadas por bancos, o primeiro avião stealth, e outras dezenas de coisas vêem da Rússia.. incluindo o gasóleo que mete no carro depois de dar meia volta pelo planeta…

  2. Avatar de tiny
    tiny

    Recomendam o WhatsApp ou o messenger da Meta. Estes sim são seguros

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Os cidadãos da Rússia como da Ucrânia sempre optaram pelo Telegram por ser seguro e anónimo porque existe canais tanto a criticar a Rússia e a Ucrânia e tanto a Rússia como a Ucrânia nunca conseguiram eliminar nem saber de quem são os canais e ate hoje nenhum dos lados tinha razões para duvidar de interesses terceiros.

      Pois o dono do Telegram já tinha fugido da Rússia para o Dubai para não ter que prestar contas a ninguém o problema dele foi confiar que podia entrar na UE e que os Americanos não iriam forçar a independência do Telegram.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Isso de Durov fugido da Rússia é uma ficção. Em junho de 2020, logo a seguir a levantar voo, o Telegram foi desbloqueado na Rússia. Depois disso, Durov continuou a viajar regularmente para a Rússia e os países seus aliados.

    2. Avatar de Naodou
      Naodou

      Nenhum dos dois, tanto que as agências europeias não os usam devido a exactamente a segurança.

  3. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Nenhum Estado e demais Entidades Estatais utiliza aplicativos de terceiros para se comunicar, tem os seus próprios meios e a sua própria tecnologia para o efeito, no caso da Ucrânia é indiferente porque não é nem nunca foi um País.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Claro que os Estados utilizam aplicativos e equipamentos de terceiros, e já existiram diversos escândalos ao longo dos anos devido a espionagem, por exemplo o Vaticano tinha as suas comunicações todas interceptadas em claro porque uma empresa da Suíça forneceu equipamento comprometido. O mesmo com o presidente da Itália (ou o primeiro ministro?) que também tinham um telemóvel supostamente seguro e mais tarde descobriram que tinham lhe vendido um modelo comprometido que permitira interceptar todas as comunicações.

      A esmagadora maioria dos países não têm um departamento do próprio Estado a criar de raiz equipamentos para comunicações seguras. E como os Estados TUDO fazem para comprometer a segurança das comunicações seja legal ou ilegalmente, depois acaba sempre por afectar os políticos e outros membros importantes da sociedade, porque como a disponibilidade de tais equipamentos é extremamente limitado é muito fácil controlar os poucos que disponibilizam tais equipamentos, seja criando empresas de fachada para vender equipamento comprometido, ou atacando tais empresas (legal ou ilegalmente) para garantir que os equipamentos são comprometidos, ou caso seja impossível, para pelo menos parar o funcionamento com a habitual desculpa de proteger as criancinhas e desculpas similares.
      Aliás, se toda a gente tem equipamentos inseguros, e só os políticos e militares de topo usarem equipamentos realmente seguros, isso por si só pode ser suficiente em alguns casos para os destacar das demais pessoas e assim torná-los alvos prioritários, em especial em ambiente de guerra.

  4. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Sim, o Telegram, é um ninho do criminosos escondidos!