Combustíveis: governo volta a “travar” descidas no gasóleo e gasolina

48 Comentários

Na passada sexta-feira informámos que os combustíveis iriam baixar esta semana. No entanto, mais uma vez, o Governo volta a “travar” as descidas no gasóleo e gasolina. A culpa é a taxa de carbono. Saiba quanto tem de pagar pela mesma.

Combustíveis


Taxa de Carbono nos combustíveis: 1,5 cêntimos por litro na gasolina e 1,6 cêntimos no gasóleo

Para quem tem acompanhado o segmento dos combustíveis, os preços têm vindo a descer, mas o Governo tem vindo a “travar” as descidas no gasóleo e gasolina.

Para hoje estava previsto uma descida no gasóleo em cerca de 2,5 cêntimos e a gasolina deveria baixar 1,5 cêntimos. No entanto, com o aumento da taxa de carbono, há um “valor extra” de 1,5 cêntimos por litro na gasolina e 1,6 cêntimos no gasóleo. Com estes valores, as descidas dos preços do gasóleo e gasolina ficam quase sem efeito.

Segundo a Portaria n.º 210-A/2024/1, de 13 de setembro, “a taxa do adicionamento sobre as emissões de CO2 é de 81 euros/tonelada de CO2”. Esta é a terceira vez consecutiva da subida da taxa de carbono.

Combustíveis sintéticos

A taxa de carbono é um imposto cobrado sobre as emissões de dióxido de carbono (CO₂) e outros gases de efeito estufa. O  objetivo é incentivar empresas e indivíduos a reduzir as emissões desses gases, que contribuem para o aquecimento global e mudanças climáticas.

Onde atestar o depósito e pagar menos?

Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis (gasóleo e gasolina) praticados nos postos de abastecimento, está disponível o Portal Preços dos Combustíveis Online.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a terra é plana
    a terra é plana

    Desgovernos globalistas, constantemente contra a população. Baixar os combustíveis para, pelo menos, os níveis de Espanha, seria o mínimo que se exigia para uma economia competitiva. Enfim.

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Aos níveis da Venezuela, para ficar ainda mais competitiva. Há que subsidiar tudo.

      1. Avatar de a terra é plana
        a terra é plana

        Ao contrário, ao contrário! Os combustíveis estão baratos, o que força este preço exagerado são os impostos que representam 60% do preço em Portugal!

        Sei bem o que fazia a estes impostos “verdes”, impostos pela elite não eleita Europeia!

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Há dias na A13 ia um camião a minha frente e tinha um autocolante que dizia “veiculo movido a 35% de gasóleo e 65% de impostos”
          Em Espanha no fim de semana passado atestei a minha carrinha com diesel a 1.26€, j á fiz 960 Km e ainda tenho dois tracinhos de combustível

          1. Avatar de PTO
            PTO

            O que é que o preço do combustível tem a ver com a quantidade de kms que consegues fazer?

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Não são 65% de impostos, em julho foram 45,5% no gasóleo simples. Tem andado dentro da média da UE.
            – Preço de referência por litro: 1,654€
            – Impostos: 0,752€ (45,5%)
            – Custos e margem: 0,216€ (13,1%)
            – Incorporação de biocombustíveis: 0,062€ (3,8%)
            – Logística e reservas: 0,006€ (0,4%)
            – Cotação e frete: 0,617€ (37,6%)
            (ERSE, Boletim do mercado dos combustíveis e GPL de jullho/2024)

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Subsidiar com corgas brutais de impostos?
        Que belo subsidio….

    2. Avatar de Medina
      Medina

      Só o mês passado o ISP na fatura do gás aumentou perto de 30%
      … á calada.

  2. Avatar de Paulo+Pedroso
    Paulo+Pedroso

    Na proxima segunda feira vamos ter um post igual…

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Não, não vamos. A taxa de carbono já não sobe mais de 0,6 cêntimos este ano. Só no próximo.

  3. Avatar de Diogo
    Diogo

    Dão com uma mão e tiram o dobro com a outra, arrependido de ter votado PSD

    1. Avatar de Cenas+e+coisas
      Cenas+e+coisas

      Apesar de ter votado no mesmo e nao ser a favor da re-introducao do imposto, acredito que o razao pelo quase ficou tanto tempo ativo foi pela aproximacao das eleicoes, acredito que qualquer governo nao de direita fosse fazer o mesmo

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Qual aproximação de eleições? Esqueces-te que o governo PS ainda tinha 2 anos de governação pela frente, faltava muito para as eleições.

        Agora a verdade é que o Montemegro, o testa de ferro do Passos Coelho, se fartou de dizer que era preciso baixar o preço dos combustíveis.

    2. Avatar de rui
      rui

      Não querem ter AEs “grátis”? e reforços disto e daquilo? os €€€ vão ter de cair de algum lado…

      1. Avatar de Naodou
        Naodou

        Errado, tem nada a ver.
        Se So sao grátis pro ano entao porque se está a aumentar agora?

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Porque este governo dá tudo a todos. É subsídios para policias, é reposições de ordenado a professores, é aumentos a militares, é baixas de IRS, é isenções de imposto para compra de casa, é portagens de borla para uns privilegiados, etc, etc.

          Ora, o dinheiro não nasce nas árvores por isso têm de o ir buscar a algum lado. Não me surpreende que se o Orçamento passar a seguir venham mais medidas, taxas e impostos para aumentarem a receita.

          1. Avatar de Naodou
            Naodou

            O interior do país é privilegiado?

    3. Avatar de fait
      fait

      Não me digas que se fosse hoje terias votado PS.

  4. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Calma que quando for para subir a subida tb será travada lol…

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    O que ale é que espanha fica aqui ao lado.. atesta-se o deposito e ainda sobra para o almoço… 🙂

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Já estou a imaginar a repeticão do filme das filas de camiões a
      abastecerem do lado de lá da fronteira.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Deve ficar ao lado para ti, para quem mora longe da fronteira lá se vai bem mais que a poupança só na viagem de ida e volta.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @PTO, eu acho que compensa.
        Em vez de ires fazer turismo para a Comporta, vais visitar monumentos para Badajoz É só o dobro dos kms, não vem daí mal ao mundo.
        Chegas lá a vapores e metes 70 litros gasóil (-21,00€). Levas 3 jerris de 20 litros para trazeres gasosa para o gasosas e para a mota (-21,00€). depois vais ao SPAR que vende no mínimo os bens de supermercado 30% mais barato que o super mais barato de PT. Compas para o mês, digamos que cá ficava em 400 cá (-120,00€)
        A brincar…a brincar, num dia poupas 162,00€ e ainda fazes turismo à borla, loooloooloool

  6. Avatar de Lopes
    Lopes

    Ad é igual PS , Montenegro igual António costa mentirosos populistas incompetentes e ditadores quem e tacho viverem rica e francesa povo lixe não justiça saúde educação do corrupção cunhas e tachos e compadrio e ditadores socialista/comunista

  7. Avatar de João Matos
    João Matos

    Os “Xuxas” são os culpados, sempre foram, são e serão!!! Hehehe

  8. Avatar de Naodou
    Naodou

    Não votaram na AD agora aguentem-se!!
    quando perceberem que o PSD não é de direita nem nunca foi, vão aperceber porque são parecidos com o PS.
    aliás está lá escrito no nome de ambas, “socialista”..

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Tens a certeza que o PSD têm escrito no nome “socialista”? Olha que socialismo e social democracia não são sinónimos. No entanto o nome é irrelevante, o que interessa é as políticas que praticam. O “PSD” pode-se intitular de social democrata, no entanto, pratica políticas liberais. O PS pode-se intitular de “socialista”, no entanto, este também pratica políticas liberais.

      Primeiro, socialismo é um sistema socioeconómico caracterizado pelos meios de produção serem propriedade social. Se o PS nunca fez qualquer tipo de esforço ou tentativa de abolir o segundo em favor do primeiro, este não é socialista.

      A social democracia é um sistema socioeconómico capitalista. Capitalismo é qualquer sistema socioeconómico cujos meios de produção sao propriedade privada. Na social democracia, os aspectos mais predatórios do capitalismo são contrabalançados por uma intervenção social e económica do estado no sistema. Isto para haver uma melhor distribuição de riqueza e regulação económica.

      1. Avatar de Naodou
        Naodou

        Tenho, social vem de socialista que vem do marxismo.
        Vai ouvir o sa carneiro, é ficas logo a saber se é ou não de esquerda.
        Mas se ainda tiveres na duvida, vai ver na Europa em que bancada está sentado o PSD. E se mesmo assim tiveres na dúvida vai ver que o PSD tentou entrar pra mesma família política onde está o PS só não entrou porque já lá estava o PS

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Errado. O socialismo é mais antigo que a variante socialista do marxismo.

          O PSD como um partido formado no pós 25 de abril, devido á consciência política do povo, foi forçado a usar um nome á esquerda, bem como um discurso á esquerda. No entanto, existe uma diferença entre discurso e políticas praticadas. E á medida que a consciência política do povo foi mudando, também o discurso do PSD mudou. Se o PSD fosse de esquerda, quanto mais socialista, este não teria votado contra á formação do SNS.

          O mesmo se diz do PS, mesmo sendo um partido pré 25 de abril, após este evento as políticas que estes praticavam eram tudo menos o que o nome indicava. Se o PS fosse de esquerda, isto para não falar socialista, este não teria sido instrumental na privatização da banca. Como o seu secretário geral disse, colocou o socialismo na gaveta, isso é se alguma vez o tinha tirado de lá.

          Bem como se fossem ambos de esquerda não faríamos parte da zona euro.

          Mesmo o CDS, apenas aquando a geringonça, estes abandonaram o título de centristas para realmente refletir o que são, de direita.

          O PSD nunca tentou fazer parte do S&D, o PSD fez parte do ELD e EPP. E o teu argumento é estranho porque existe um segundo partido português que faz parte do grupo onde o PSD agora se integra, o CDS. Estás a confundir com a internacional liberal.

          1. Avatar de mesmo
            mesmo

            Bem Nuno tenho de dizer, no bias, information only, muito bem.

      2. Avatar de mesmo
        mesmo

        Exacto +100 , uma coisa é as linhas em que se definem do ponto de vista do passado ou formação ou até da sua mais recente herança partidária, outra coisa é o que praticam. Bom fim-de-semana jovem, estás em grande.

    2. Avatar de JC
      JC

      Estava previsto pelo Ex PM Costinha o mesmo decreto (Informação cedida pela Sic Notícias). Pensemos se vão abolir as portagens nas ex-scuts o dinheiro vai aparecer de outra forma. Para quem pode ir a Espanha vai, é o meu caso, os descontos em relação a Portugal já são enormes.

  9. Avatar de Aves
    Aves

    Continuam a esquecer-se do IVA (23%) sobre o ISP.
    Escreve hoje o Público: “A mais recente atualização da taxa de carbono implica, a partir desta segunda-feira, um aumento de 1,5 cêntimos por litro na gasolina e de 1,6 cêntimos no gasóleo, valores agravados ainda pelo IVA, o que coloca o agravamento total em aproximadamente 2 cêntimos por litro”
    Tal como eu tinha escrito na passada 6ª Fª, em que detalhei os três aumentos recentes (link na primeira linha deste post).

  10. Avatar de 0°0
    0°0

    Como é bom ver o estado a mandar no setor privado.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Qual setor privado? Os impostos aplicam-se a todos os setores.

  11. Avatar de O Empático
    O Empático

    Era para ter votado Iniciativa Liberal para rebentar de vez com Portugal mas tive pena dos meus concidadãos mas parece que o PSD vai fazendo lentamente a coisa, morte lenta sempre dá impotesse de espernear e ripostar, pode ser que aprendam a lição.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Fazes parte dos 4 ou 5% de cima? Se não fazes não te interessa nada a IL nem o PSD. O fito deles é concentrar o máximo de riqueza e rendimentos nos 5% de cima, que já estão a acumular muito mais que os 50% de baixo. O lema deles é “é preciso saber ir buscar o dinheiro onde ele está, ou seja, nos pobres. Eles não têm muito, mas em compensação são muitíssimos”.

      1. Avatar de Zé

        Sim, porque com os partidos do povo (PCP, PS e BE) ficámos muito melhor, não ficámos??? Desbastaram o país de alto abaixo, fora o que esconderam debaixo do tapete. E ainda falta vir o Sócas para PR e o Pedroso para ministro da juventude.

      2. Avatar de O Empático
        O Empático

        Concordo plenamente, era mesmo para arrasar os pobres para ficarem logo vacinados os pobres e criarem anti-corpos contra essa direita elitista que pensa que só os ricos devem gerir as coisas e o resto do país fica na sua sombra.

  12. Avatar de Anung
    Anung

    Enquanto a classe política viver bem demais estas coisas nunca vão acabar.

    1. Avatar de Uddu
  13. Avatar de Simão
    Simão

    Querem ter tudo ao mesmo tempo desde reposição de carreiras, ordenado mínimo sempre a subir, e ultimamente a “geringonça” PS/CHEGA a acabar com as SCUTS que eram de utilizador-pagador e agora são de pagamento por todos.
    O “ferro” tem que vir de algum lado 😉

    Cortem pelo menos 25% dos ordenados da classe política e regalias, mais as reformas chorudas de dezenas de milhares de euros dessa malta que não precisam de tanto.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Deixa subir o ordenado mínimo, é o único que sobem, qual quer dia recebemos todos o ordenado mínimo

  14. Avatar de Uddu
    Uddu

    A malta ainda não percebeu que Portugal não produz o suficiente e que o Rácio dívida/PIB é de 146,52% e que Rácio dívida externa/PIB já vai em 184.59%.
    Desde o primeiro “governo” de Mário “Só”ares que a maneira mais fácil que os vários desgovernos nos últimos 50 anos arranjaram para continuarem a ter salários e benefícios astronómicos é a “roubar” o pessoal que tem carro e taxas e impostos sobre tudo… incluindo sobre impostos, enquanto milionários e Bancos estão basicamente isentos.

  15. Avatar de PTO
    PTO

    O governo que em campanha disse que era preciso baixar o preço dos combustíveis.
    Votaram no testa de ferro do Passos Coelho, era mais que óbvio o que vinha atrás.

    1. Avatar de mesmo
      mesmo

      era óbvio, mas resolveram experimentar na mesma, é assim…

  16. Avatar de jota
    jota

    É a 3ª vez que o governo aumenta os impostos sobres os combustíveis nos últimos 30 dias! Tira a toda a gente para dar aos professores, policias e militares! Assim também eu!

  17. Avatar de Jose brites
    Jose brites

    Mudaram as moscas mas merd é a mesma !.