Combustíveis: gasóleo e gasolina voltam a baixar. Saiba quanto!

40 Comentários

Mais uma sexta-feira e já há previsões para o preço dos combustíveis na próxima semana. A gasolina e o gasóleo vão baixar na próxima semana. Saiba quanto vai poupar.



 

Combustíveis: gasóleo baixa 2,5 cêntimos e a gasolina 1,5 cêntimos

Finalmente, as previsões apontam para uma descida na gasolina e no gasóleo. De acordo com informações do setor, para a semana de 16 de setembro a 22 de setembro o gasóleo baixa 2,5 cêntimos e a gasolina 1,5 cêntimos.

 

Atualização: Governo volta a mexer na taxa de carbono

Conforme informámos, na segunda-feira, entrou em vigor uma nova taxa de carbono de 74,429 €/tonelada de CO2, que desacelerou a redução dos preços dos combustíveis.

A partir de amanhã, e pela terceira semana consecutiva, a taxa volta a ser agravada. Segundo a Portaria n.º 210-A/2024/1, de 13 de setembro, “a taxa do adicionamento sobre as emissões de CO2 é de 81 euros/tonelada de CO2”.

 

Onde atestar o depósito e pagar menos?

Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis (gasóleo e gasolina) praticados nos postos de abastecimento, está disponível o Portal Preços dos Combustíveis Online.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guachimen
    Guachimen

    pois … os consumidores de GPL estamos a vos sustentar!!!!

    1. Avatar de PAULO PEDROSO
      PAULO PEDROSO

      continuam sem baixar é impressionante em pouco mais de 1 mes a gasolina baixou 0,20€ (nao estou a contablizar o aumento do imposto) o gpl nada… lol

  2. Avatar de Mário
    Mário

    Só vou abastecer segunda feira, quero pagar mais taxa de carbono… assim não se polui.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Não faltes alto que o governo tira já qualquer ajuda de taxa e fica tudo igual.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        @Rodrigo, já anularam a descida…
        Para quem criticou tanto a carga fiscal nos combustíveis (Montenegro) agora está a subi la.

        1. Avatar de André R.
          André R.

          Calma lá, vamos lá a ver a coisa com olhos de olhar: o PM não está a subir nada… está apenas a aproveitar o calor que vai sentir-na próxima semana, para DESCONGELAR o imposto. Ele não o está a aumentar…

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Está pior que o Passos, o André R.
            O Passos também disse “nós não aumentámos a eletricidade”, “aumentámos o iva, não aumentámos a eletricidade”.
            O que me interessa é o que vai á carteira.

  3. Avatar de Tuga Comido
    Tuga Comido

    Falta é mencionar que o nosso querido governo vai descongelar novamente a taxa carbono portanto podemos esquecer as descidas!

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        Quero ver se o governo vai ser tão ágil a congelar de volta a taxa de carbono quando os combustíveis voltarem a subir.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Obviamente que não.
          Engraçado quando isto era no governo PS, havia noticias todos os dias… agora nem falam.

    1. Avatar de znax
      znax

      É o chamado Descongelamento Infinito…
      O Zé povinho come e cala. (não paga mais nem menos, só mete 10€)

      1. Avatar de Contador
        Contador

        É como tu, comes e calas. Faz alguma coisa? Ou agora não tens tempo?

        1. Avatar de znax
          znax

          vou a Espanha abastecer… fica a dois passos.

  4. Avatar de dncj
    dncj

    Calma que o Governo vai aproveitar para descongelar novamente a taxa de carbono.

    1. Avatar de Aristides Barros
      Aristides Barros

      estava a pensar o mesmo…

  5. Avatar de aaa
    aaa

    prefiro pagar mais taxa de carbono e saber que estou a contribuir para o ambiente. diz não às descidas!

  6. Avatar de joser
    joser

    que aplicação estao a usar para iPhone para ver?
    estao 2 descontinuadas…

  7. Avatar de Aves
    Aves

    Bem, convém ir fazendo o histórico da atualização da taxa de carbono, incluída no ISP:
    – Em 2021, face à subida dos combustíveis, foi suspensa (congelada) a atualização da taxa de adicionamento sobre as emissões de CO, que ficou em 23,921 euros/tonelada de CO2
    – Em 2023 houve vários descongelamentos. O último, a Portaria 106-A/2023, de 17 de Abril, passou a taxa para 56,246 euros/tonelada.
    Desde final de agosto deste ano, com a de hoje, houve três descongelamentos (aumento da taxa de carbono):
    – a Portaria 189-A/2024, de 23 de Agosto – aumentou essa taxa para para 68,368 euros/tonelada de CO2. Isto correspondeu a um aumento de 3 cêntimos por litro.“A este valor [os 3 cêntimos] acresce o IVA a 23%, pelo que a subida será à volta de 3,7 cêntimos, esclarece António Comprido, secretário-geral da EPCOL, associação de Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes.” (“DN”, 23/08/2024)
    – a Portaria n.º 203-A/2024/1, de 8 de setembro, aumentou a taxa de carbono para 74,429 euros/tonelada de CO2. Isto corresponde a 1,5 cêntimos por litro, com IVA 1,85 cêntimos
    – a Portaria n.º 210-A/2024/1, de 13 de setembro (hoje) aumentou a taxa de carbono para 81 euros/tonelada de CO2. Isto, há de corresponder a um aumento de 1,6 cêntimos por litro, o que dá 2 cêntimos com IVA.
    Desde final de agosto, a taxa de carbono sobe 6,5 cêntimos por litro, ou seja, 8 cêntimos com litro.
    E ainda não pararam os descongelamentos? Segundo a última Portaria a taxa está nos 81 euros por tonelada e, se não se não se mantivesse ainda algum descongelamento estaria nos 83,524 euros em 2024 – o que dá margem para um descongelamento, ainda este ano, de 0,6 cêntimos por litro.
    E quando terminarem os descongelamentos deixa de aumentar a taxa de carbono? Não trava, vai continuar a subir porque a taxa de carbono de 2025 vai ser superior à de 2024.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Desde final de agosto, a taxa de carbono sobe 6,5 cêntimos por litro, ou seja, 8 cêntimos com IVA.

    2. Avatar de André R.
      André R.

      Eh lá que texto enorme…
      Sabes que há vida lá fora?

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Se te deres ao trabalho de procurar:
        – Fiz um comentário a propósito da Portaria 189-A/2024, de 23 de Agosto, onde apanhei o fio à meada, especialmente os 23% de IVA sobre o ISP de poucos falam
        – Fiz outro a propósito da Portaria n.º 203-A/2024/1
        Juntar-lhe agora a Portaria n.º 210-A/2024/1 é canja.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          @Aves podes investigar o IVA sobre o ISV que é aplicado em todos os veiculos á anos, Portugal foi multado e continua a ser, e ninguém quer saber.
          Chama-se dupla tributação e é Ilegal, mas é feita.

  8. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    O povo acustumou-se a isto… Se todos não ligassem à propaganda de marketing para alimentar as petrolíferas, isso não acontecia.
    Agora, cada vez que ditam uma coisa, o povo vai a correr às bombas.

    1. Avatar de Contador
      Contador

      É como tu, já te acostumaste a isto.

  9. Avatar de obvio
    obvio

    Humn, então mas durante as eleições compremeteram-se a …………… e agora vão……………pois……………sai ao tio Marcelo este………………….já chamam os da outra geração para ajudar nas mais recentes polémicas e ilegalidades detectadas………………….mas se outros podiam ser criticados e devem como é óbvio, estes aqui são o quê mesmo?……………Certo…………vá não vão é para os extremos que isso então é de mal a muito pior……………boas votações pessoal, até já!

  10. Avatar de pv
    pv

    Esta informação foi dada antes ou depois de se saber que o governo vai descongelar, outra vez , a taxa de carbono?

  11. Avatar de Atento
    Atento

    pois,
    o problema é: para onde vai a taxa de carbono …
    A aplicação dos valores cobrados estão a ser auditados ? É que a lei que implementa o imposto … perdão, «taxa», determina regras para a utilização das verbas

    1. Avatar de nnunxx
      nnunxx

      Pois é!
      Também gostava de saber para o que servem os valores cobrados e que tipo de auditoria transparente é feita.
      Isto porque a maior responsável pelo aumento global do carbono é a desflorestação e a agricultura intensiva. Pagam taxas? Pois, pois!…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Os valores servem sobretudo para comprar mais escavadoras para deitar abaixo mais sobreiros e para comprar mais espingardas para matar mais uns veados inocentes que estão a atrapalhar a implementação de mais espelhos e ventoinhas!

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Serve para descarbonizar…. ou seja, se pagares a taxa podes poluir á vontade porque o aquecimento global ja não vai acontecer.
      Obviamente que a taxa vai para tapar buracos.

  12. Avatar de JosefR
    JosefR

    Por mais voltas que se dê ao contexto, estamos sempre na mesma. Portanto é comer e calar, e se falares/chateares muito começam as subidas, já que as palavras do dicionário do DESCER nem existe. Portanto o barato não é para existir mas o subir é sempre a bulir.

    Já a minha avó dizia, que se lixe a democracia.

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Claro, que se lixe a democracia!! Pessoas inteligentes!

  13. Avatar de JosefR
    JosefR

    Deixa para lá, nem os de agora o são seres inteligentes. Basta haver um burro com dinheiro já tem influencia de um ser inteligente, o mesmo se aplica ao ser inteligente, cria-se uma contradição sem solução de ambas as partes.

  14. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Este governo que prometeu baixar ou aliviar a carga fiscal sobre as famílias, tem vindo agora semana sim, semana também, a descongelar a taxa de carbono, que provoca a subida do custo dos combustíveis. Depois, o mesmo governo, por outro lado, quer que haja, mais construção de casas, e sobretudo casas mais baratas, alimentos mais baratos, taxa de inflação mais baixa, etc.
    Ora este governo, tal como o anterior, deve também querer que os portugueses acreditem no Pai Natal e passem todos a andar de carro elétrico (ou de comboios elétricos que não existem) e que a industria, a construção civil e agricultura funcionem em modo elétrico ou a pilhas.
    Infelizmente, Portugal está condenado a isto, baixos salários e uma pesada carga fiscal para alimentar o monstro do Estado que não pára de crescer, para sobretudo fazer crescer e alastrar a pobreza.
    Não comecem a cortar (e já!!) nas mordomias e no despesismo do Estado que não é preciso!
    Fiem-se no turismo e no crescimento económico, e não corram!

  15. Avatar de Grunho
    Grunho

    Quando em Fevereiro ou Março os parolos forem votar para as legislativas antecipadas vão lembrar-se de quem lhes escaldou ainda mais o preço da gasolina.

  16. Avatar de Grunho
    Grunho

    Com uma diferença de 35 cêntimos do outro lado da fronteira compensa investir nuns jerricans de 20 lts. Para mim já hoje é bicicleta durante a semana, carro só só fim de semana e com gasolina toda comprada em Espanha.

  17. Avatar de Gusmão
    Gusmão

    É nos assalariados do Estado que se ganham e perdem eleições e eles (políticos) sabem bem disso e é por essa razão que o “aparelho” Estado não pára da crescer, seja em número seja em valor…
    Este que agora está no Governo (igual aos outros todos…) está a “oferecer” tudo aos que para ele interessa, de tal maneira que já diz “… os Portugueses estão com o Governo”…

    Não esquecer que o “Estado” não tem dinheiro, esse provem dos Impostos sacados aos Portugueses, sejam os directos ou os indirectos (as já famosas taxas e taxinhas…). Cada vez que se aumenta uma despesa do Estado (ordenados, subsídios, apoios, …) é um Imposto que o irá pagar!

    Não esquecer, o “Estado” não tem dinheiro!!!

  18. Avatar de PJA
    PJA

    Para mim é igual, amanhã vou atestar. Ando de carro porque preciso, não é por modas.