Astronautas da Polaris Dawn efetuam com sucesso o primeiro passeio espacial comercial

12 Comentários

A Polaris Dawn é já uma das missões mais emblemáticas da exploração espacial comercial. A SpaceX completou hoje uma atividade extraveicular pela primeira vez na história – quatro pessoas foram expostas ao vácuo do espaço. Duas espreitaram-no através de uma escada. E foi tudo transmitido em direto!


Polaris Dawn proporciona imagens impressionantes

Pela primeira vez, a nave Crew Dragon da SpaceX abriu-se para o nada. A 700 quilómetros acima da Terra, o comandante da missão, Jared Isaacman, esperou até que a cabine estivesse totalmente despressurizada para subir a Skywalker até ao espaço exterior.

O que se seguiu foram algumas das imagens mais inspiradoras que a SpaceX nos deu desde que Elon Musk lançou o seu Tesla Roadster vermelho para o espaço em 2018. A câmara do capacete de Isaacman, na primeira pessoa, mostrou-nos enquanto ele subia a escada e espreitava para o azul chocante da Terra e o negro aterrador do vazio (de 02:01:45 até 02:02:23).

Em casa, todos temos muito trabalho para fazer, mas daqui parece um mundo perfeito.

Disse Jared Isaacman quando se tornou a primeira pessoa a espreitar para fora de uma nave espacial comercial em órbita do planeta Terra.

Depois, uma câmara na terceira pessoa a partir da própria nave espacial mostrou-nos como estava a verificar todas as articulações do fato espacial da SpaceX. Esta tarefa foi repetida minutos mais tarde por Anna Menon, outro membro da tripulação da nave espacial e funcionária da SpaceX.

A Polaris Dawn é a primeira de três missões financiadas pelo multimilionário Jared Isaacman e pela SpaceX para “acelerar” o desenvolvimento dos voos espaciais tripulados. A bordo estão o próprio Isaacman (comandante), Kidd Poteet (piloto), Anna Menon (oficial médica) e Sarah Gillis (especialista da missão).

SpaceX bate recordes atrás de recordes

Em pouco mais de 24 horas após o lançamento, a Polaris Dawn bateu vários recordes de altitude:

  • Atingiu uma altitude de apogeu de 1400 km, a maior distância que alguém já esteve da Terra desde a missão Apollo 17, há mais 50 anos.
  • Ultrapassou a missão Gemini 11 de 1966, na qual dois astronautas da NASA sobrevoaram a Terra a uma altitude de 1373 quilómetros.
  • É a maior distância jamais alcançada por uma nave espacial comercial tripulada.
  • É o mais longe que duas mulheres alguma vez estiveram da Terra, uma vez que nenhuma missão Apollo tinha uma tripulação feminina.

E no seu terceiro dia de voo, a Polaris Dawn fez história com o primeiro passeio espacial comercial – e bateu mais recordes:

  • Primeira atividade extraveicular por uma nave espacial privada e realizada por pessoas que não são astronautas de carreira.
  • Maior caminhada espacial em órbita terrestre, ultrapassando as das missões Space Shuttle e Gemini.
  • Primeira vez que uma nave espacial com uma atmosfera de oxigénio e nitrogénio foi totalmente despressurizada.

 

Leia também:

Elon Musk revelou os planos da SpaceX para as viagens a Marte! Em 2026 começa a corrida

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge
    jorge

    Inspirador….

  2. Avatar de Tafc
    Tafc

    Medo. Se os Teslas perdem peças na via pública imagino a qualidade de construção desta cápsula. É um desastre em contagem decrescente.

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Essa é da boeing que teve de vir vazia por estar cheia de problemas, vão ter de enviar uma destas para resgatar os astronauta que lá deixaram. Tendo em conta que a spacex recebeu metade do dinheiro da boeing e as vezes que ja voou com sucesso parece-me um sucesso

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      O desastre está aí para tu veres e chorares.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Tudo material bom e concebido por mentes brilhantes.

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se a Space X é assim nem quero imaginar as outras empresas e agências

  3. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Fantastico SpaceX & Musk estao de parabens!!!

  4. Avatar de Algrivão
    Algrivão

    Assim a olho, parece-me um hino à insustentabilidade ambiental.

  5. Avatar de João
    João

    Faltou um recorde na notícia: primeira vez que 4 astronautas foram simultaneamente expostos ao vácuo do espaço.

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Mas o carro fumarento do coitado do Zé das Iscas é que está a matar o ambiente e o planeta

  7. Avatar de José Bonifácio Boni.
    José Bonifácio Boni.

    Jared Isaacman, se lascou, porque no momento dessa exposição, estava ocorrendo uma erupção no DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TEMONUCLEAR, que como os antigos faraós, ainda chamam primitivamente de SOL.

    Eu sempre alertei sobre o perigo da RADIÇÃO TERMONUCLEAR emitida pelo DEAT, ainda mais agora, bem próximo de ocorrer a 3° MACRO (DES)PROJEÇÃO E RÉ-PROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA, em que as atividades: estão maiores.