Já está definido: rendas das casas sobem 2,16% no próximo ano

12 Comentários

O Instituto Nacional de Estatística já fez a conta e em 2025 as rendas das casas em Portugal vão subir 2,16%. É um valor em linha com os dados mais recentes da inflação e vai impactar a carteira dos portugueses.


Os senhorios vão poder aumentar as rendas das habitações até 2,16% em 2025, em linha com os dados da inflação divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística. É um aumento bastante inferior à subida de 6,94% registada no ano passo, no que constituiu a maior atualização de rendas em Portugal desde 1993.

O coeficiente de atualização anual de renda é definido por uma portaria a publicar no Diário da República até 30 de outubro de cada ano. Neste documento, é apontado o valor do aumento das rendas, que reflete o valor da inflação.

Este coeficiente usa como indicador a variação do índice de preços no consumidor, sem habitação, apurado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O coeficiente tem em conta os últimos 12 meses para os quais existam valores disponíveis à data de 31 de agosto.

Assim, numa renda de 600 euros, o aumento das rendas previsto para o próximo ano traduz-se num incremento no orçamento das famílias de 13 euros por mês ou de 155,5 euros por ano.

O senhorio não é obrigado a atualizar o valor da renda. Mas se o fizer, a lei determina que deve comunicar o aumento da renda com uma antecedência mínima de 30 dias em relação à entrada em vigor. Esta comunicação, enviada em carta registada com aviso de receção, deve indicar o coeficiente de atualização e o valor da nova renda que daí vai resultar.

Nos 30 dias seguintes à comunicação de um novo valor, e caso não concorde, o arrendatário pode denunciar o contrato, tendo seis meses para desocupar a casa. Durante estes seis meses continua a pagar a renda antiga, isto é, sem atualização.

Caso o inquilino não responda, o silêncio será entendido como uma aceitação.

E se houver um despejo?

Para além da atualização das rendas, muita gente está a deparar-se, em especial nos grandes centros urbanos, com ações de despejo. Os senhorios contestam a parca subida das rendas e preferem rentabilizar os imóveis de outra forma. No entanto, este tipo de ações não é realizada de qualquer maneira. A lei dá aos inquilinos a possibilidade de contestarem a decisão do senhorio, mas há prazos e procedimentos a ter em conta.

Uma ação de despejo tem como objetivo fazer com que o inquilino desocupe o imóvel. No entanto, tem de ser fundamentada e só pode ocorrer em algumas situações. O que significa que o inquilino pode, em certos casos, contestar o despejo sem ter de recorrer aos tribunais.

Antes de contestar o despejo, há que perceber qual a forma como esse despejo está a ser feito. A lei prevê duas formas: a ação de despejo e o procedimento especial de despejo.

Em ambos os casos o inquilino tem a possibilidade de se opor, embora a forma de o fazer seja diferente.

A ação de despejo recorre à via judicial para ordenar a desocupação do imóvel e, por isso, só pode acontecer em situações de incumprimento do contrato como:

  • Não cumprimento de regras de higiene, sossego, boa vizinhança ou de normas que constem do regulamento do condomínio;
  • Utilização do imóvel de uma forma que contrarie a lei, bons costumes ou ordem pública;
  • Utilização para um fim diferente daquele a que se destina;
  • Se não usar o imóvel durante mais de um ano;
  • Se o inquilino subarrendar ou emprestar o imóvel sem autorização do senhorio;
  • Incumprimento no pagamento de rendas.

Quando estão em causa situações como a falta de pagamento de rendas ou a oposição do arrendatário à realização de obras, o senhorio pode recorrer ao tal procedimento especial de despejo. Como é um procedimento extrajudicial, é mais simples e rápido.

No entanto, o recurso a esta via extrajudicial só é possível se existir um contrato de arrendamento escrito e se o senhorio tiver a situação fiscal do imóvel regularizada.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Damnupa Kot
    Damnupa Kot

    Na minha opinião, legalizar os imigrantes sempre ajuda mais um bocadinho, porque são uma ótima mão-de-obra e vão ajudar os portugueses preguiçosos a serem protegidos pela segurança social! Impacábel!

  2. Avatar de Pastor
    Pastor

    Patum, tsss.

  3. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    O que aumenta os preços das rendas é a ilegal, criminosa, e inconstitucional “lei das rendas” elaborada pela ex-Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Maria Graça, que liberalizou e desregulou as rendas dos imóveis fazendo com que estas atinjam valores que não correspondem à realidade.

    As rendas não estavam congeladas, os preços dos arrendamentos de imóveis construídos para habitação e outros também não sobem por causa do “aumento da procura” ou do “mercado de arrendamento” (que não existe), nem por causa da inflação, é mentira, nem tão pouco por causa dos Estrangeiros que estão a ser deslocados para Portugal mas sim devido à chamada “lei das rendas” que liberalizou e desregulou as rendas dos imóveis fazendo com que estas atinjam valores que não correspondem à realidade, o objectivo, é tornar impossível o arrendamento permitindo assim aos proprietários criminosos de imóveis construídos para habitação colocá-los na modalidade de alojamento local, turístico, temporário, ou de curta duração, o que é, mais uma vez, proibido por Lei.

    Para acabar com o esquema basta revogar a chamada “lei das rendas” criada pela ex-Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Maria Graça, e fazer cumprir a Lei que determina que os imóveis construídos para habitação não podem ser colocados para alojamento local, turístico, temporário, ou de curta duração, e o valor dos arrendamentos volta ao normal.

    Importante referir que os Estrangeiros que estão a ser deslocados em massa para Portugal desde 2012 recebem subsídios para pagarem as rendas dos imóveis onde foram colocados a viver, assim, e com a liberalização e desregulamento dos valores das rendas, os Portugueses estão a financiar subsídios para pagar os arrendamentos dos outros e os proprietários de imóveis a cobrar valores ilegais, que não correspondem à realidade.

    A liberalização e desregulamento dos valores das rendas dos imóveis auxilia na lavagem de dinheiro.

    É também preciso descongelar as rendas antigas de contratos anteriores a 1990 que foram congeladas pela ilegal, criminosa, e inconstitucional “lei das rendas”, elaborada pela ex-Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Maria Graça, que através deste esquema está a violar a Constituição da República de Portugal (CRP), a promover a desigualdade e descriminação com inquilinos a pagarem rendas de valores exorbitantes que não correspondem à realidade e inquilinos a pagar rendas de valores muito baixos ou irrisórios que também não correspondem à realidade, tratando-se neste último caso de uma clara compra de votos através da “lei das rendas” que congela os valores dos arrendamentos nos contratos anteriores a 1990.

    A “lei das rendas” tem patente no seu texto todas as ilegalidades, crime, e inconstitucionalidade, não sendo compreensível que a revogação da mesma ainda não tenha sido efectuada, assim como também não se compreende como é que a dr.ª Maria Graça ainda não foi presente a Tribunal para responder e ser condenada pelo seu acto.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Eita, isso é que é azia.
      Eu cobro o que quero pela renda da minha casa. Não gosta vai ver de outra, Portugal não é assim tão grande e tem milhares de rendas e casas baratas. Onde tu queres é que não, mas temos pena, eu também queria muita coisa.

      1. Avatar de daniel
        daniel

        nem mais aprendao a votar!!1 e nao tenho casas para renda!!!

      2. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Você não cobra o que quer, nem você nem ninguém, a Economia e a Lei não estão ao serviço dos seus caprichos.

        «…Onde tu queres é que não…»

        O dr. Anung (ou dr.ª) está a trilhar um caminho muito perigoso para si e para quem pensa como você, está a esquecer-se – e dando-lhe agora a provar do seu próprio veneno – que os imóveis estão construídos nas Cidades, Vilas, e Aldeias de Portugal, ou seja, em território que pertence aos Portugueses naturais das mesmas e não aos seus proprietários, se não gosta, meta rolhas.

        Tenham cuidado com aquilo que desejam, e com o que fazem aos outros.

        Post-Scriptum: Você não tem argumentos.

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Figueiredo, outra vez a mesma cassete?
      Já parece os Jurássicos do PCP.
      Já lhe disse o que tem a fazer, compre um T3 ou T4 no parque das Nações e alugue-mo a 50 euros por mês.
      Isso é que era.
      Do que está à espera para começar a praticar no que acredita?

      Sabe há quanto tempo está um inquilino caloteiro a viver numa casa cuja renda não paga?
      O proprietário foi para tribunal, claro.
      Finalmente ao fim de 1 ano e meio saiu a ordem de despejo.
      Um ano e meio sem pagar a renda…
      Vá, diga lá que o proprietário é o mau.
      Fica já a saber que não lhe vou pagar os 50 euros por mês e vou lá ficar quase dois anos e quando sair até a sanita trago comigo…

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Você é deficiente cognitivo?

        «…compre um T3 ou T4 no parque das Nações e alugue-mo a 50 euros…»

        Que estupidez, o preço correcto de um T3 ou T4 em grandes cidades como Porto e Lisboa é entre 500 € e 600 €, podendo subir mais um bocadinho dependendo da zona e características do imóvel, tenha mas é juízo e não escreva palermices.

        «…Já parece os Jurássicos do PCP…»

        O PCP e os seus apoiantes/militantes são dos maiores beneficiários da ilegal, criminosa, e inconstitucional “lei das rendas”.

        «…Sabe há quanto tempo está um inquilino caloteiro a viver numa casa cuja renda não paga? O proprietário foi para tribunal, claro. Finalmente ao fim de 1 ano e meio…»

        Não seja mentiroso, entre três a seis meses é quanto demora um processo de despejo, e com a nova lei dos despejos ficou ainda mais fácil.

        Se você ou outro não conseguem resolver problemas, a culpa é vossa, os Portugueses não podem ser responsabilizados por isso.

        «…Fica já a saber que não lhe vou pagar os 50 euros por mês e vou lá ficar quase dois anos e quando sair até a sanita trago comigo…»

        Está a ver, a diferença entre você e um mau inquilino é nenhuma.

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          3 a 6 meses para despejar um inquilino caloteiro?
          Em Portugal?
          Deve viver na Suiça ou Áustria, por aí, porque cá não é de certeza.
          Informe-se melhor porque quem lhe deu essa informação bem o enganou.

          O preço de de um T3 ou T4 em Lisboa é 500 ou 600 euros?
          Bem,. é que nem digo mais nada.
          Isso está muita gente a pagar por um quarto….
          Enfim, nem vale a pena…

          1. Avatar de Damnupa Kot
            Damnupa Kot

            o Figueiredo calça sapatos de meia lua e usa óculos de cabedal, só pode!

  4. Avatar de Profeta
    Profeta

    Isto tudo so acontece porque os governos estao empenhadissimos a resolver este problema. So que ja andam ha anos com esta conversa, por isso mais do mesmo. E claro que se nao criam leis claras e transparentes e nao colocam um tabela de valores justos para as rendas das casas, todo o que possa acontecer dai e o resultado de um saque sem precedentes, e cada um aproveita ate ao limite usufruir desse problema , por isso que vemos comentarios com o o urjat ou la como se chama a dizer que arrenda ao preco que quizer, isso e outro tipo de situacoes erradas vao acontecer semore, enquanto este problema nao for resolvido. Por isso tenham fe, este ano e que vai ser o governo finalmente vai resolver este problema de habitacao e vamos todos viver felizes para sempre. Se nao for este ano continuem a ter fe, algum ano ha-de ser. Sempre empenhados em resolverem os problemas do pais, ja andam nisto ha decadas mas ainda nao resolveram um unico problema, mas ha quem acredite que resolveram. E so rir.

  5. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Profeta, sem me querer alongar no comentário, porque a hora é tardia, controlar rendas sempre deu um péssimo resultado, sempre….
    Pode bater com a cabeça na parede as vezes que quiser, o resultado será sempre o mesmo,menos casas disponíveis.