União Europeia deve reduzir taxa a aplicar aos elétricos da Tesla e de algumas marcas chinesas

18 Comentários

A União Europeia resolveu reagir à aparente “invasão” de carros elétricos extracomunitários. Após a UE ter definido um valor da taxa extra a aplicar, surgem agora informações de que a Tesla e outras marcas podem ver estas taxa reduzidas.

elétricos taxas União Europeia Tesla chinesas

Qual a razão deste ajuste na “nova” taxa?

A União Europeia poderá reduzir as taxas finais propostas sobre a Tesla. Ao mesmo tempo, irá fazer o mesmo e cortar ligeiramente nas taxas que irá aplicar aos carros elétricos da China. Isto acontece depois de terem em conta as submissões das empresas, disse uma fonte familiarizada com este assunto.

A taxas propostas para a Tesla diminuirão de 9% para 7,8%, disse a fonte que levantou este tema. Para a BYD, não deverá haver qualquer alteração na taxa a aplicar, que deverá ser de 17%. Para a Geely, a nova taxa seria de 18,8% relativamente aos 19,3% anteriores. Uma taxa de pico de 35,3% seria aplicada à SAIC e a outras empresas que não teriam cooperado com a investigação da UE.

Estas novas tarifas estão acima da taxa de importação de 10% padrão da União Europeia para os automóveis. A Comissão Europeia, que conduz a sua investigação anti-subsídio aos carros elétricos fabricados na China, não quis comentar. A Tesla também não respondeu imediatamente aos pedidos que recebeu para fornecer um comentário sobre o tema.

elétricos taxas União Europeia Tesla chinesas

Empresas chinesas também foram visadas, mas não todas

No mês passado, a União Europeia estabeleceu a sua proposta inicial para os valores finais. Aí estabeleceu uma taxa separada de 9% para os carros elétricos da Tesla, uma redução grande ao valor superior que se aplicará a todas as empresas cooperantes, agora estabelecida em 20,7%.

Esta tarifa deve ser aplicada a certas marcas chinesas, como Chery, Great Wall Motor Co e NIO. A mesma deverá ser também aplicada a uma série de joint-ventures entre empresas chinesas e fabricantes de automóveis da União Europeia.

A China e as empresas afetadas receberam 10 dias para apresentar os seus comentários e a Comissão teve em conta esta informação para estabelecer taxas revistas. Os valores finais propostos serão sujeitos a uma votação dos 27 estados da União Europeia e serão implementados, caso haja uma maioria qualificada de 15 membros que representam 65% do voto da população.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Qq dia ainda pagam ao amigo americano para vender carros Chinos na UE. Aliás já pagam, em créditos de carbono!

    1. Avatar de JL
      JL

      Ainda bem, assim os outros só têm de fazer o mesmo.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Como diz o ministro dos transportes e ambiente italiano :
        “…pois a “visão ideológica” já falhou… ”
        Exacto!

        1. Avatar de JL
          JL

          Falhou a dos italianos ? Sim, daí estarem tão preocupados.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Os outros chineses fazem o mesmo. Tb fabricam os carros na China como a Tesla.

        1. Avatar de JL
          JL

          Os chineses não produzem teslas, a tesla é que produz, senão podemos dizer que os chineses também produzem marcas europeias.

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    Se não baixassem a taxa iria acontecer o que esta a acontecer na VW, mais despedimentos devido à redução de vendas…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Despedimentos onde? Na China? Para o lado que dormia melhor. Infelizmente com essas baixas, os despedimentos vão acontecer é na UE.

  3. Avatar de Tafc
    Tafc

    O Musk já anda a tremer. O seu plano dos elétricos está a ir por água abaixo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então depois de reduzirem as taxas está a tremer ?

      1. Avatar de Tafc
        Tafc

        Nem a fazer descontos todas as semanas o pessoal compra Teslas.
        Há melhores EVs no mercado.

        1. Avatar de JL
          JL

          Estão a fazer descontos onde ?

        2. Avatar de JL
          JL

          Se há melhores porque não compra ?

          Ah secalharya.

        3. Avatar de Anung
          Anung

          Não, não há nem vai haver tão depressa.

        4. Avatar de ElectrorelvaS
          ElectrorelvaS

          Relamente há “automóveis” mais bonitos que os Teslas na minha modesta opinião. Já comprá-los é que tá quieto porque não há €€€…

          Mas o Mustang seria a minha opção…

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Isto não é concorrência desleal? É esperem só até ver o que a china vai fazer, fazem bonito por um lado mas quem se lixa é sempre o mexilhão. Aguardemos as novas taxas chinesas e outros setores como retaliação.

  5. Avatar de Anung
    Anung

    A parlamento europeu foi onde pessoas que ganham 40k discutiram se a banana é um fruto ou um vegetal.

  6. Avatar de ElectrorelvaS
    ElectrorelvaS

    Tudo serve como desculpa para gamar €€€ aos consumidores…