Elon Musk revelou os planos da SpaceX para as viagens a Marte! Em 2026 começa a corrida

30 Comentários

Há algum tempo que Elon Musk não revela planos ou informação sobre a esperada viagem a Marte. A SpaceX tem desenvolvido o elemento essencial para essa missão única e que marcará um momento chave na humanidade. Agora que a Starship está no bom caminho, o CEO da SpaceX revelou os planos para as primeiras viagens a Marte.

Elon Musk Marte SpaceX Starship viagens

Elon Musk revelou os planos da SpaceX

Elon Musk anunciou que a primeira nave Starship com destino a Marte será lançada dentro de dois anos. Este momento acontecerá durante a janela de transferências de energia mínima entre a Terra e Marte que acontece aproximadamente a cada dois anos. Em outubro começa a deste ano.

A publicação do empresário na rede social X mostra os planos da SpaceX para esse momento:

Estas serão sem tripulação para testar a fiabilidade de aterragem intacta em Marte. Se estas aterragens correrem bem, os primeiros voos tripulados para Marte serão daqui a 4 anos.

A taxa de voo crescerá exponencialmente a partir daí, para construir uma cidade auto-sustentável em cerca de 20 anos. Ser multiplanetário aumentará vastamente a provável esperança de vida da consciência, pois já não teremos todos os nossos ovos, literalmente e metaforicamente, num planeta.

O fundador e CEO da SpaceX pensa que tornar a vida multiplanetária, o seu objetivo a longo prazo, é fundamentalmente apenas um custo por tonelada para o problema de Marte. Atualmente custa cerca de mil milhões de dólares por tonelada de carga útil para a superfície de Marte. Isto precisa de ser melhorado para 100 mil dólares/tonelada para construir uma cidade auto-sustentável, pelo que a tecnologia precisa de ser 10.000 vezes melhor, algo difícil, mas não impossível.

Corrida das viagens a Marte começa já em 2026

A SpaceX está atualmente a preparar-se para o quinto voo de Starship. A última missão de teste de junho (ITF-4) foi um grande sucesso, com a Starship e o Super Heavy booster a aterrarem na vertical pela primeira vez.

No entanto, o objetivo da próxima missão do ITF-5 é ainda mais ambicioso. A SpaceX está a preparar-se para a aterragem histórica do Super Heavy na torre de lançamento. Supõe-se que utilize as suas “garras” para o apanhar no ar, esperando que este procedimento torne a recuperação futura e a reutilização dos foguetões SpaceX muito mais rapidamente.

A Starship foi inicialmente anunciada em 2016. Conhecido como o Sistema de Transportes Interplanetários (ITS) na altura, visava as primeiras missões não tripuladas em 2022, com os primeiros astronautas em Marte em 2024. Dado o historial de cronogramas irrealistas de Elon Musk, é natural que a linha de tempo tivesse de ser ajustada.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor
    Vitor

    Sabendo como são os prazos do musk, é só multiplicar por 2 a diferença das datas…2029 tentam aterrar em marte, 2031 levam para lá astronautas com cancro terminal.

    https://www.youtube.com/watch?v=zSv0Y7qrzQM ->em 2022 estava planeado enviar para lá dois tanques de inox e em 2024 um com astronautas…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Os testes estão em andamento mais ano menos anos vai acontecer

      1. Avatar de Naodou
        Naodou

        Mais década menos década! O acordado com a NASA é que já deviam ter ido a lua.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Qual acordo? Que eu saiba a NASA é que está atrasada em ir à lua ahah e não é por causa da spacex o artemis 2 não tem nenhuma participação da spacex e está atrasadíssimo sendo que era para voar em 2016 mas isso são outros quinhentos, é melhor informares te melhor antes de dizeres asneira

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu quero ver é como é que mandam pessoas para Marte na Starship. Aquilo é grande, mas a maior parte do veículo está ocupado por motores e tanques. A parte utilizável para carga é pequena, e não cabem alias centenas de pessoas que o Elon Musk dizia que queria enviar. Pior ainda é a Orion da NASA, aquilo é uma lata, para ir à Lua ainda serve, mais do que isso não.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      É pequena? 1.100 m3 com capacidade para mais de 100 toneladas há mais do que capacidade para levar tudo para Marte e dificilmente irá só uma com rapadez com que eles as constroem vão uma mão cheia delas

      1. Avatar de Naodou
        Naodou

        Sim pequeno!! Porque não tem de transportar só pessoas!!!

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Porra se este é pequeno imagino os restantes que todos juntos não fazem isto

  3. Avatar de sergio m
    sergio m

    Nem sequer à Lua (que fica mais perto) conseguiram alegadamente lá voltar, em 45 anos.
    Como é que pretendem ir a Marte que fica mais longe? E a maioria de lançamentos teste dos foguetes Space-X, explodem.
    Primeiro preocupem-se em não explodir, depois talvez tenham sucesso em visitar Marte, talvez no ano 2050.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Explodem ? é melhor informares te melhor ahah

      1. Avatar de Naodou
        Naodou

        Qual é a mentira? Já não explodiu pelo menos 2 vezes?

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Estamos a falar da starship que ainda está em campanha de testes ou do falcon 9 que é actualmente o foguetão mais fiável e que mete 90% da carga mundial no espaço? A starship sim até foram mais e ainda vai rebentar muitas mais daí ser uma campanha de testes e não estar a transportar nada para o espaço a não ser uns simuladores de peso

    2. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Convém ter em perspectiva da quantidade de explosões que é preciso até ter sucesso garantido. Ver a historia desde o programa Gemini, passando no Apollo até ao vaivém.

  4. Avatar de José Bonifácio Boni.
    José Bonifácio Boni.

    O que ninguém pergunta, é como ele resolverá o problema de altíssima RADIAÇÃO TERMONUCLEAR, existente por lá?

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      Ou a espacial

      1. Avatar de José Bonifácio Boni.
        José Bonifácio Boni.

        Naodou; Como tu és uma pessoa inteligente, na postagem posterior a esta deste mesmo conceituado site PPLWARE, e meu comentário: tu entenderás.

  5. Avatar de Hélder+Lemos
    Hélder+Lemos

    É fantástico acompanhar a SpaceX, e no que toca à democratização do espaço e ao desenvolvimento e evolução do Super Heavy + Starship. Às vezes é preciso alguém com ideias malucas e vontade de desenvolver essas ideais para transforar aquilo que parecia ser ficção em realidade.

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      A spacex não veio revolucionar nada! Nem a nível de custos nem a nível de reutilização, o Musk diz é muita coisa sem que primeiro seja verdade e segundo sem que as pessoas confirmem a sua veracidade!
      Tem falhado prazos (já devia ter ido a lua) e o investimento vem no governo americano (que já se esgotou) e não do bolso dele.

      1. Avatar de Tucas
        Tucas

        Então diz-me la quem meteu os foguetões a aterrar e a serem reutilizados mais de 20 vezes para agora ter o monopólio dos lançamentos mundiais? Já devia ter ido À lua quando? ele nunca quis ir à lua ele vai fornecer o veiculo de aterragem na lua para a NASA mas para isso a NASA tem que lá chegar primeiro que está difícil. A crew dragon meteu a boeing a canto tal como se tem visto se não fosse isso ainda dependiam dos russos

        1. Avatar de PTO
          PTO

          O space shuttle já fazia isso, dava era mais trabalho. Os foquetes auxiliares de combustível sólido, que esgotavam o combustível e caiam, eram depois recuperados e reutilizados.

          Há mais de 40 anos atrás.

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            hahahahahaahah. Enfim

      2. Avatar de Hélder+Lemos
        Hélder+Lemos

        As missões do Artemis Program da NASA tem vindo a sofrer atrasos, mas não me parece de todo por causa da SpaceX…pois estes só começam a participar na 3ª missão…ainda só aconteceu a 1ª, estando a 2ª está agendada para 2025.
        A maior parte das missões efetuadas pela SpaceX não são para o governo, são privadas e geram muita receita, tanto para colocar Satélites Starlink para expandir/renovar a rede deles (que é também um serviço que gera muitas receitas para a empresa), como missões para outras empresas para colocar Satélites no espaço.
        https://en.wikipedia.org/wiki/Reusable_launch_vehicle
        https://en.wikipedia.org/wiki/Space_launch_market_competition
        https://research.contrary.com/company/spacex

  6. Avatar de A
    A

    Primeiro: quem paga ? Depois , qual é o interesse disto ? Cá para mim o gajo está aflito porque sabe que apoia um maluco ou dois e quer fugir antes que isto estoure tudo …

  7. Avatar de Hélder+Lemos
    Hélder+Lemos

    As missões do Artemis Program da NASA tem vindo a sofrer atrasos, mas não me parece de todo por causa da SpaceX…pois estes só começam a participar na 3ª missão…ainda só aconteceu a 1ª, estando a 2ª está agendada para 2025.
    A maior parte das missões efetuadas pela SpaceX não são para o governo, são privadas e geram muita receita, tanto para colocar Satélites Starlink para expandir/renovar a rede deles (que é também um serviço que gera muitas receitas para a empresa), como missões para outras empresas para colocar Satélites no espaço.
    https://en.wikipedia.org/wiki/Reusable_launch_vehicle
    https://en.wikipedia.org/wiki/Space_launch_market_competition
    https://research.contrary.com/company/spacex

  8. Avatar de Tafc
    Tafc

    O Musk podia ir para Marte já hoje. Não faz cá falta este charlatão.

    1. Avatar de Tucas
      Tucas

      A industria automóvel e aeroespacial agradecem, visto que na aeroespacial a spacex ficou com os cliente de toda a gente tem agora o monopólio dos lançamentos nos automóveis os europeus iam adorar já não ter que se preocupar mais com os eléctricos para ver se conseguiam continuar a gamar dinheiro ao zé povinho, estavam eles tão bem a fazer carros teve de vir um gajo que lhe mudou o negocio todo

  9. Avatar de PJA
    PJA

    Segundo o que Musk diz daqui a 6 anos o ser humano vai chegar a Marte. Acho muito difícil, levar a nave até ao planeta poderá ser possível, mas uma missão de 34 meses nos confins do espaço, afastado completamente da Terra é impossível no estado actual da tecnologia. Relembro que o recorde de permanência no espaço e é do Valeri Polyakov de 437 days.

    1. Avatar de José Bonifácio Boni.
      José Bonifácio Boni.

      Nobre PJA, 437 days, muito abaixo dos CINTURÕES DE VAN ALLEN, porque além, com esta constituição corpórea molecular, totalmente vulnerável e mortal até mesmo a baixos níveis de RADIAÇÃO TERMONUCLEAR: nenhum homem foi, ou irá.

      Assim sendo, pergunto:

      O ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que estabiliza a rotação e ciclo das marés do nosso PLANETA, estabilizador, que chamam primitivamente de LUA… Também o PLANETA-H4 que como os antigos legionários romanos, ainda chamam indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA: situam-se abaixo ou acima dos CINTURÕES DE VAN ALLEN?

  10. Avatar de PTO
    PTO

    Este Musk é um cromo alucinado.
    Em 2016 afirmou que em 2024 aconteceria a primeira missão tripulada para Marte. Depois mais tarde mudou essa data para 2026. Em 2022 anunciou que seria em 2029. Agora afinal em 2026 será sem tripulação e eu aposto o meu ordenado que vamos ver passar todo o ano de 2026 sem tal acontecer.

    O que é pena, porque com o ego descomunal que a criatura tem não me admiraria que ele quisesse fazer parte da tripulação e como tenho cá uma suspeita que a primeira viagem vai acabar por se transformar numa viagem só de ida, seria uma mudança muito positiva para este planeta.