Há um “ruído estranho” a sair de um dos altifalantes da Starliner da Boeing. Ouça!

18 Comentários

A Starliner da Boeing está perto de regressar à Terra, sem tripulação. No sábado, um dos astronautas pediu ajuda para perceber a origem de um “ruído estranho” que saía de um dos altifalantes da nave espacial.

Starliner da Boeing

No sábado, o astronauta Butch Wilmore alertou o Controlo de Missão da NASA para um inexplicável “ruído estranho” proveniente de um dos altifalantes da Starliner. Esta deverá desacoplar-se da Estação Espacial Internacional (em inglês, ISS) e fazer a sua viagem de regresso à Terra, sem tripulação, dentro de poucos dias.

No fórum da NASASpaceflight, foi partilhada uma parte da conversa entre o astronauta e o Controlo de Missão, pelo meteorologista Rob Dale, conforme detetado pelo Ars Technica.

O “ruído estranho” começa nos 45 segundos do áudio abaixo. Este ouve-se, após o astronauta Wilmore explicar a situação e admitir desconhecer o que está a provocá-lo.

O astronauta deixou o ruído tocar durante mais alguns segundos, até que o Controlo de Missão perguntou: “Só para ter a certeza de que estou na mesma página, isto está a sair do altifalante da Starliner; não nota mais nada, nenhum outro ruído, nenhuma configuração estranha?” Segundo Wilmore, tudo estava normal.

Para já, a origem do “ruído estranho” é desconhecida.

A nave espacial da Boeing está acoplada à ISS desde o início de junho e os engenheiros têm estado a tentar resolver os problemas que surgiram, entretanto, durante o seu primeiro voo com tripulação. Conforme informámos, os dois astronautas que a compõem, Butch Wilmore e Suni Williams, só regressarão a casa em fevereiro de 2025, numa Crew Dragon da SpaceX.

 

Atualização (04/09/2024)

Entretanto, a NASA identificou o “ruído estranho” que o astronauta Butch Wilmore relatou estar a ouvir. Este devia-se ao feedback dos altifalantes.

O feedback do altifalante foi o resultado de uma configuração de áudio entre a estação espacial e a Starliner. O sistema de áudio da estação espacial é complexo, permitindo que várias naves espaciais e módulos sejam interligados, e é comum registar ruído e feedback.

Escreveu a agência espacial norte-americana, numa mensagem nas redes sociais, explicando que “o feedback do altifalante, conforme relatado por Wilmore, não tem impacto técnico na tripulação, na Starliner ou nas operações da estação, incluindo o desencaixe da Starliner da estação”.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André R.
    André R.

    E.T. ?? Voltaste amigo?

    1. Avatar de João
      João

      E.T. fone home…

    2. Avatar de Gringo Bandido
      Gringo Bandido

      o E.T. ficou grávido de um facehugger e saio-lhe um xenomorph pelo torax sendo fatal para o E.T., não penses que aquilo que nos espera na escuridão do universo é amigável!

    3. Avatar de Chico
      Chico

      os dedos do E.T parecem percebes , aquela cena do marisco

  2. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    assutador

  3. Avatar de Contraditorio
    Contraditorio

    Impulso pré-Warp de “nave”-“objecto” em aproximação 🙂

  4. Avatar de Henrique
    Henrique

    Já varias pessoas afirmam que o ruido deverá ter origem em um microfone que ficou ligado algures previamente usado para comunicarem com a terra, e o som em si é feedback com uma latência elevada

  5. Avatar de MataPorcosDoPonjab
    MataPorcosDoPonjab

    Cá pra mim a coisa está assombrada.

    1. Avatar de Beetlejuice
      Beetlejuice

      olha, talvez o fantasma do Joshua Dean ou John Barnett…

  6. Avatar de Vitor
    Vitor

    esqueceram-se de um estagiário indiano no convés da cápsula

    1. Avatar de Chico
      Chico

      e o som é ele a bater na cápsula?

  7. Avatar de Chico
    Chico

    Parece um radar ou algum tipo de som de alterta ou erro

  8. Avatar de Veritas
    Veritas

    Vento solar a bater em algo, que por sua vez é captado por um microfone ou amplificado por qualquer outra coisa.

  9. Avatar de Veritas
    Veritas

    Um extraterrestre que está a aprender código morse lol

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      heheheheheeh

  10. Avatar de Pedro+H.
    Pedro+H.

    Já foram ver se é da correia de distribuição? ou se calhar é malta de óleo de travão 😀

  11. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É o som do inferno… Aquela nave está diretamente ligada ao outro mundo.

  12. Avatar de J.+C.+Lopes
    J.+C.+Lopes

    É o micro ondas.