Afinal quando deve trocar os pneus do seu veículo?

84 Comentários

Os pneus são dos componentes mais importantes no que diz respeito à segurança dos veículos. O preço dos pneus dependem de vários fatores. Mas afinal quando deve trocar os pneus do seu veículo?


Pneus: olhe para a Banda de Rodagem…

Trocar os pneus no momento certo é fundamental para garantir a segurança e o desempenho do seu veículo. Há vários fatores que podem obrigar à troca, mas a primeira coisa a analisar é o desgaste da Banda de Rodagem (conhecido como Tread Wear Indicator – TWI).

Verifique regularmente a profundidade dos sulcos na banda de rodagem (a parte do pneu que tem contacto com a estrada). Em Portugal, a profundidade mínima legal é de 1,6 mm. Muitos pneus possuem indicadores de desgaste, que são pequenas elevações entre os sulcos. Se os sulcos estiverem ao mesmo nível que esses indicadores, é necessário substituir os pneus.

Mas há outros fatores, como, por exemplo, a idade. Mesmo que os pneus não estejam muito desgastados, é aconselhável substituí-los a cada 5 a 6 anos. A borracha dos pneus envelhece com o tempo, o que pode comprometer a sua aderência e segurança, mesmo que o veículo faça poucos quilómetros.

Verifique também se o pneu tem algum tipo de corte, bolha ou outros danos visíveis nas laterais ou na banda de rodagem.

Há alguns pneus que apresentam um desgaste Irregular. Tal pode ser devido a problemas de alinhamento da direção ou pressão dos pneus ou até mesmo problemas na suspensão.

Não se esqueça também sempre de estar atento à quilometragem. Por norma os pneus podem durar entre 40.000 e 60.000 quilómetros (também aqui dependendo de vários fatores, especialmente do piso onde circulam). Se notar que a aderência ou o desempenho do pneu está comprometida antes de atingir essa quilometragem, é recomendável a sua troca.

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cK
    cK

    Sim sim, até à jante é tudo pneus. Já vi malta a anda com a rede.

  2. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Pneus a durar 40 mil? Devem ser bons… Pneus que durem mais de 20 a 25 mil não valem nada…
    Ainda me lembro de ter pneus que com 10 mil já era mais que limite

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Fdx deves ser piloto F1, uso pneus Michelin, Dunlop, Bridgestone e sempre faço por volta dos 30k a 45k neles.

    2. Avatar de akou
      akou

      Os meus de origem (2019) com 30k só agora é que vou passar os de trás para a frente e mesmo assim não sei se será para já. Estive na oficina a reparar um furo a semana passada e os pneus ainda estão impecaveis.

      1. Avatar de Nuno José Almeida
        Nuno José Almeida

        Os pneus de trás devem ser os em melhor estado.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Errado, devem ser os de tracção

          1. Avatar de CromossomaXY
            CromossomaXY

            Wrong. É mesmo atrás que coloco sempre os novos, caso contrário, os de trás estão quase sempre novos quando tens de mudar os da frente

          2. Avatar de Savant
            Savant

            Errado.

          3. Avatar de JL
            JL

            Não, os melhores devem estar no eixo não direcional.

          4. Avatar de Damnupa Kot
            Damnupa Kot

            Ambos errados!
            Os pneus a corrigir são os do meio… os do meio da barriga de quem passa o dia alapado no sofá a beber cerveja e ver o Pplware!

          5. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Errado, devem ser sempre os de trás

          6. Avatar de Nirelle
            Nirelle

            Estás errado @Zé Fonseca A. pois são os de tracção que sofrem os maior desgaste. No meu caso são os do eixo da frente que sofrem mais desgaste e como tal são os do eixo traseiro que estão melhor.

        2. Avatar de MLopes
          MLopes

          embora seja o que as casas de pneus normalmente aconselham e até exibam vários vídeos com demonstrações sobre o assunto, é relativo.
          os ditos vídeos mostram como uma viatura de tração dianteira perde mais facilmente o controlo da traseira em curva à chuva se nela tiver instalados os penus com menos rasto. é verdade e como não é o eixo direcional nem de tração as probabilidades de recuperação são quase nulas.
          o problema começam quando se percebe que os ditos vídeos são feitos em situações limite de tração e o condutor normal praticamente nunca fará uma curva à chuva nos limites de tração da viatura.
          mas um condutor normal fará, também à chuva, algumas travagens inesperadas e mais violentas devido a incidentes diversos e facilmente apanhaá lençois de água mais ou menos extensos, especialmente nas nossas estradas, de forma completamente inesperada.
          nestas situações a relevância de ter os melhores pneus atrás diminui dramáticamente e até haverá interesse em ter os melhores pneus à frente já que assim conseguirá uma travagem mais controlada e em menos distância bem como uma probabilidade de entrar em aquaplaning muito menor.
          num carro de tração atrás, bom depende. depende do tipo de condução. se a condução for um bocado mais agerrida talvez seja melhor mantes os melhores pneus atrás pois é mais fácel recuperar de uma subviragem do que de uma sobreviragem. caso seja uma condução normal ter os melhores pneus à frente aproveita´ra das vantagens que já elenquei anteriormente.
          pessoalmente, que tenho em casa um carro de tração à frente automático e um desportivo de tração atrás manual, prefiro andar com bons pneus, e UUHP de preferência, nos dois eixos antes que a coisa dê para o torto

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Depende se é um pneu macio ou rijo e se fazes muita AE ou não a a que velocidade fazes

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        qualquer pneu “rijo” terá uma performance muito inferior e poderá ser até perigoso especialmente em tempo de chuva

    4. Avatar de Grunho
      Grunho

      Deves ter um negócio de pneus e pensar que os outros andam a trabalhar só para o fazer prosperar. Um jogo de pneus é para fazer render. E fazer render quer dizer 100k mínimo.

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        um pneu que dure 100k deve ter umas performances espetaculares

    5. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Porra tu para poupar pneus és pior que o Verstappen os meus têm 55 mil e ainda estão aí para as curvas aos 65 vou começar a considerar trocar

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Que desperdício! E que sujeira para o ambiente.

    6. Avatar de LS
      LS

      Tenho continetal (os de origem) atrás e feuvert à frente.. Ambos com aprox 45 mil km.. E fazem ainda mais 10 sem grande problemade acordo com a banda de rodagem que em ambos está em boas condições
      Acho que vou ter que trocar os feuvert pois a borracha na zona lateral começa a apresentar alguns sinais da exposição solar (borracha nota-se a ficar ressequida)

      Tem muito a ver com o estilo de condução – travagens e acelerações bruscas (entre outos)

  3. Avatar de Vanderlei
    Vanderlei

    Tenho um Tesla (Model 3) e infelizmente, são pneus de 10.000 em 10.000 KMS. No contrato de ALD tenho apenas 2 jogos de pneus e ando bastante preocupado, pois já prevejo que irei pagar caso necessite do terceiro jogo de pneus….

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Se parares de dar tanga ao resto do pessoal na estada os pneus duram muito mais tempo…
      Aliás a testa aconselha a rodar os pneus a cada 10.000km e não a trocar.

      1. Avatar de Jota
        Jota

        O que o @vanderlei refere é verdade. Há fóruns onde esse problema é referido. Esse é uns dos vários problemas desse modelo, para além do problema crónico na suspensão.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então mostre lá esses foruns ?

          1. Avatar de Andre
            Andre

            Já cá anda o infantil do JL

          2. Avatar de JL
            JL

            Então e você disse algo de adulto ?

            Sim, e vou continuar a andar.

      2. Avatar de MLopes
        MLopes

        rodar os pneus é uma boa maneira de gastar um pipa de massa de uma só vez ao invés de gastar metade de tempo a tempo. isto numa viatura se tração a 4 rodas, claro

    2. Avatar de JL
      JL

      O meu model S fez 70 mil com os últimos.

      1. Avatar de PeDrO
        PeDrO

        Tem um carro de 500 eu 600 cv, e quase 2T de peso. Para fazer os 70.000 tem de andar a passo de caracol.
        Senão não lá se vão os pneus e a autonomia, e carregar em espaços públicos não compensa (comparando com os a combustão).
        Também não pode virar muito as rodas sem o carro estar em movimento.

        Espere só até a suspensão pneumática começar a dar estalidos e fazer uns cliques e claques. Depois é só ver o bordo de dentro dos pneus a ir até à malha.

        Tem ai uma bela maquina…. nem se fala no que eles desvalorizam, especialmente os modelos S.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não é preciso andar a passo de carracol, coisa que nem acontece, é preciso é usar pneus bons e não andar sempre a fazer arranques a fundo

          Compensa e bem.

          Então tem problemas de autonomia ?

          O meu não tem suspensão pneumática, e esse problema que fala nem tem a ver com a pneumática.

          Normal terem desvalorizado, os novos ficaram melhores e mais baratos.

        2. Avatar de Antonio
          Antonio

          Os meus pneus traseiros fizeram 160.000. Troquei-os há duas semanas. Os da frente fizeram 80.000

        3. Avatar de Grunho
          Grunho

          É duas vezes bom: no dia em que se compra e no dia em que se vende.

          1. Avatar de JL
            JL

            Qual vendeu ?

        4. Avatar de Realista
          Realista

          Tenho um carro com quase 2T e não preciso de lhe mudar pneus a cada 10.000km… e mais, os pneus são de neve lol

          O peso não é, nem nunca foi, um problema para os pneumáticos.

      2. Avatar de Damnupa Kot
        Damnupa Kot

        fez fez… andas é de trotinete!

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Looolooolool tb acho.
          Fala tanto do S e nunca o vimos.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Moço, tem cuidado com o que está no screenshot…

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu vi, a morada, é de uma das empresas onde vou.

            Não há problema, é parque fechado.

      3. Avatar de Tafc
        Tafc

        Pneus duros dos chineses com zero aderência. Deves andar bem devagar lol

        1. Avatar de JL
          JL

          A Pirelli é chinesa ?

          1. Avatar de MLopes
            MLopes

            qual pirelli usas?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Deve ser o PZero, zero kms num Tesla!

          3. Avatar de JL
            JL

            Power powergy

          4. Avatar de JL
            JL

            Pirelli powergy

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Este gajo é o maior. Não anda devagar..não usa pneus duros….e os pneus duram o dobro da média que é suposto.
          Se isto não é mentira…é um milagre lolol
          No entanto quando andava em fumarentos era sempre a rebentar LOLOLOL

          1. Avatar de JL
            JL

            Milagre ? Então porquê?

            Era ? Então mostre lá onde disse que era a rebentar ?

            Enfim, não ganha mesmo vergonha.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Carros que ardem…tiveste dezenas de automóveis e só te dão problemas e despesas. Não precisas afirmá-lo literalmente…está à vista que ou és um “arrasa” ou estás a mentir.
            Como usuário que nunca falha e tem literalmente SEMPRE explicação para tudo e passa a vida a questionar os outros e exigir que afirmem com base em experiências pessoais suponho que essas conversas sejam sobre ti e não “histórias”.

          3. Avatar de JL
            JL

            Mas estou a mentir em quê?

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            O que eu disse foi “ou és um “arrasa” ou estás a mentir”. Basta saber ler…mas pelos vistos não fiz bem as contas. Aguardo correção e talvez reavalie o que disse lolol
            Podes sempre acrescentar informação nova como é hábito, tipo comprares e venderes viaturas… qualquer coisa. Demonstrará clara desonestidade ao fim de tanta conversa mas pelo menos será uma desculpa esfarrap….uma desculpa vá.

          5. Avatar de JL
            JL

            Comprei sim, vender só vendi uma, o resto foi sucata.

            A desonestidade sempre veio de si, a inventar números.

          6. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ok, vamos reformular.
            Afirmaste que te arderam 2 carros…
            Afirmaste que nem 5% dos teus carros arderam…
            NUNCA falaste em família…
            Depois de eu questionar acerca das dezenas de carros que tiveste (tendo em conta os números apresentados) continuaste a omitir o termo “família” e ainda me acusaste de não saber fazer contas sem explicar o que quer que seja.

            Miúdo, em termos de honestidade tens muito mas MUUUUITO que aprender. Provavelmente não o serás nesta vida mas nunca é tarde para mudar um pouco que seja.

          7. Avatar de JL
            JL

            E era preciso falar, agora a seguir pede o numero de filhos e enteados ?

            Portanto desonestidade é não contar a vida toda em cada post. LOOOOOOOOOOOOOOL

          8. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não quero que contes a vida toda, apenas pedi que esclarecesses as tuas afirmações.
            O que foi mentira ou entendi mal afinal???
            Arderam-te 2 carros?
            Esses 2 carros nem 5% dos carros que tiveste representam?
            Fala…o que foi que eu não entendi ou calculei mal?
            Entretanto já falas de família…quando dizes “EU” referes-te à tua família inteira?
            Se calhar não fui eu que entendi mal mas sim tu que omitiste informação/foste desonesto, ainda que pareça cada vez mais que são apenas desculpas esfarrapadas acrescentadas à história lol

          9. Avatar de JL
            JL

            Número de cabeça tendo em conta as 3 a 4 dezenas de veículos que já passaram por casa.

            Não falei de eu, e família refiro me aos moram em casa e estão sobre minha tutela.

            Portanto não contei toda a minha vida, sou desonesto. Loooool

          10. Avatar de Hugo
            Hugo

            Então afinal sempre eram 40 viaturas??? Tinhas dito que eu não sabia fazer contas porquê então?
            Desculpa lá mas tens de me explicar. Rematas em todos os sentidos e não bate a bota com a perdigota.
            Que contas falhei eu afinal???

          11. Avatar de Hugo
            Hugo

            E sim, estás a ser desonesto e pior… a tentar remediar a coisa com mais aldrabices. O que disseste foi, literalmente:
            “Nem 5% dos que tive arderam.”
            Acusas-me de não entender que falavas da família a partir dessa premissa? LOLOL
            Das duas uma…ou assumes que te esqueceste dessa informação ou que é mentira ou qualquer coisa, agora acusar-me de não saber ler ou estar a mentir pah…estás a ser borrego…

          12. Avatar de JL
            JL

            Não disse e nem sei ao certo.

            E não, não é mentira.

          13. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mau, vai lá chamar mentiroso á tua mãe rapaz Já não há paciência pra tanta mentira. Comporta-te sff.

            “Onde disse que os meus carros ardem todos ? Nem 5% dos que tive arderam.”

            É uma transcrição literal, não inventei nada oh trafulha.

          14. Avatar de JL
            JL

            Quem lhe chamou mentiroso ? Provavelmente o post foi moderado dessa pessoa.

            Então e depois ? Que mal tem esse post ? Está certo, já que você insistiu que todos ardem, o que é mentira.

      4. Avatar de Hugo
        Hugo

        Dito pelo anónimo que afirma que cárteres se partem facilmente, dois dos seus carros arderam e já teve pelo menos 40 automóveis…. não vou acreditar, embora fosse das mentiras menos estapafúrdias que por aqui já disseste 😀

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim, partem, é só alguma coisa lhes tocar. Não, não disse isso.

          E tem em não disse que tive 40. Portanto não inventei nem minta.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Um cárter parte se levar uma cacetada e não “se alguma coisa lhes tocar”. Saber conduzir ajuda.
            Disseste que te arderam dois carros…e disseste que nem 5% dos carros que tiveste arderam, portanto é fazer as contas ou mentir menos.

          2. Avatar de JL
            JL

            O que é uma cacetada ? Não é um toque ?

            Disse que tive incêndio em 2 carros. Exato, basta fazer contas.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mentiroso. Disseste também que nem 5% dos teus carros arderam. Mente mais loool

          4. Avatar de JL
            JL

            Mas menti onde ? Você confunde-se todo.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Então o que significava essa afirmação dos 5%?
            Aposto que tens uma explicação nada rebuscada e em Português acessível.
            Vai lá ler bem o que escreveste e inventar suposições nas entrelinhas.
            Força…sou todo ouvidos….

          6. Avatar de JL
            JL

            Significava exatamente aquilo que disse, se sabe fazer contas.

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não explicas o que queres dizer…O costume portanto. Mandas postas e depois “entendam o que quiserem…porque o que eu quis dizer não foi isso” LOOOL Que cromo.
            Para te avivar a memória e “tentares” aldrabar mais um bocadinho:

            “Onde disse que os meus carros ardem todos ? Nem 5% dos que tive arderam.”

          8. Avatar de JL
            JL

            Então mas não sabe calcular 100% daquilo que são 5% ? que bur…

            Quer um numero exato ?

          9. Avatar de Hugo
            Hugo

            Fiz as contas com base nas tuas afirmações e a questão das 9 viaturas que tinha um “SÓ” lá pelo meio nem interfere nas mesmas.
            Venha de lá esse numero exato então para perceber onde mentiste ou onde eu interpretei mal.
            Para perceber a tua conversa só mesmo com desenhos.

          10. Avatar de JL
            JL

            Sei lá o número exato, foram tantos, a família é grande, acha mesmo que os vou contar para si ?

          11. Avatar de Hugo
            Hugo

            Então mas dizes que eu recuso provas do que dizes??? Não os vais contar mas mandas um “5%” ao ar?
            Opah edita aí uns documentos e manda print. Neste momento está a valer tudo. É a tua honestidade em causa LOL

          12. Avatar de JL
            JL

            Mando, por tenho a noção de quantos foram, mas não tenho numero exato.

            Os documentos dos que já não tenho já não existem.

            Só lhe posso mostrar os que tenho ou então a lista que está nas finanças.

    3. Avatar de Ze Alberto
      Ze Alberto

      Carros mais modernos, nomeadamente hibridos e eletricos permitem aumentar muito a durabilidade de um “bom pneus” bastante. Há relatos de pneus a chegarem quase aos 100k. Isto deve-se á superior gestão de tração por parte destes veiculos (nomeadamente em arranque que causam menos “micro” desgaste por excesso de potencia ás rodas) e em grande parte a uma forma de condução mais calma de forma a reduzir o desgaste nestas situações. Pneus usados em contexto citadino e com pouco cuidado nos arranques tem mais desgaste que pneus utilizados em auto estrada (não estou a falar de arranques-picanços, estou a falar de arranques que qualquer pessoa faz no dia a dia que apesar de não ser perceptivel o pneu derrapa mais e cria mais desgaste).

    4. Avatar de jpr
      jpr

      O meu model Y está com 47.000 e ainda estão com bastante piso, está a indicar agora para trocar os da frente com os de tras.

  4. Avatar de Yuri Ervilha-Roca
    Yuri Ervilha-Roca

    depois de ouvir as historias do kadafi dos pneus ja nada me surpreende. ha muito negocio e muita gente a ganhar dinheiro com os pneumaticos.

  5. Avatar de Jonas
    Jonas

    Infelizmente o desgaste irregular (às vezes desgastados só na borda exterior), nem sempre é da direcção desalinhada. É culpa das estradas nojentes em péssimo estado que temos.
    Eu perguntei isso a mecânicos numa conceituada oficina de pneus.
    As nossas estradas têm imensos buracos, fissuras no alcatrão, desgaste do alcatrão, e até mesmo muitas rotundas em que circulamos todos os dias, fazem desgaste dos pneus irregular.

    Quanto ao resto, podemos ver “a olho” quando o pneu começa a ficar desgastado.
    Eu evito pneus de “marca branca” ou “barata”, ou pneus recondicionados como algumas pessoas optam, esses duram pouco tempo (além de já poderem ser velhos, em armazém).

    Quanto à borracha, existe algumas espumas em spray que ajudam a preservar a borracha do pneu e prolongar o tempo de vida pelo menos mais um ano, e protegem dos raios UV do sol no verão, já usei. Prefiro da marca “Wurth”.

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Eu é qd chega ao taco. Ou seja com 1.6mm de rasto, creio!

  7. Avatar de Tafc
    Tafc

    No meu Ferrari, a cada 5000 km.

  8. Avatar de MataPorcosDoPonjab
    MataPorcosDoPonjab

    Na minha Famel Zundap de 1989, troco de pneus quase todos os 10k km, a carroceria é o meu canastro e tenho que cuidar bem dele, já dei cabo dos cromados 2x por causa dos pneus em mau estado.

  9. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    No meu opel é até ficarem quase carecas!! Não há guita para estar a trocas a cada 6 anos.