O Telegram está com problemas? União Europeia lança uma investigação

22 Comentários

O Telegram enfrenta uma investigação da União Europeia. As autoridades desta região não acreditam nos relatórios da empresa sobre o número de utilizadores e isso pode tornar-se mais uma fonte de problemas para este serviço de mensagens.

Telegram União Europeia problema

Este serviço atravessa um período bastante turbulento desde a semana passada. O seu fundador e CEO da empresa, Pavel Durov, foi detido em França. Embora os responsáveis ​​franceses e da União Europeia afirmem não estar envolvidos nesta investigação, afirma-se que será lançada uma investigação para a aplicação Telegram.

O Telegram terá informado incorretamente o número de utilizadores na União Europeia para evitar regulamentações mais rigorosas. Neste contexto, a União Europeia irá avaliar se o Telegram divulgou com precisão quantos utilizadores ativos mensais tem em 27 países.

De acordo com a Lei dos Serviços Digitais (DSA), os serviços com mais de 45 milhões de utilizadores mensais na Europa são considerados “plataformas muito grandes”. As grandes plataformas estarão sujeitas a regras mais rigorosas em matéria de controlo de conteúdos, transparência publicitária e proteção de dados.

Telegram União Europeia problema

O Telegram afirmou ter 41 milhões de utilizadores na União Europeia no início deste ano. No entanto, quando solicitado por novos dados, não forneceu um número específico, apenas indicou que era inferior a 45 milhões. As autoridades da União Europeia suspeitam que o número real de utilizadores do Telegram na Europa ultrapassa os 45 milhões.

Se for provado que reportou incorretamente as suas estatísticas, poderá enfrentar sanções graves ao abrigo da DSA. Consequentemente, podem ser impostas multas até 6% da receita anual global da empresa. Com cerca de 1 mil milhões de utilizadores em todo o mundo, as penalizações financeiras poderão atingir duramente a empresa.

A investigação é o resultado de uma repressão ao Telegram e ao seu CEO Pavel Durov. As autoridades francesas apresentaram uma queixa-crime contra Durov, alegando que o Telegram não cumpriu os pedidos de terrorismo e propaganda.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Estavas tão bem no Dubai amigo, eles querem mesmo a força toda €€€€ e as chaves…

  2. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Protecção de dados? Mas não estão a prendê-lo porque querem um backdoor na app??

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      Não até porque existe o signal que é encriptado ponto a ponto que é exactamente o as agências europeias usam devido a segurança onde não têm possibilidade de backdoor. O problema é a ferramenta ser usada para fins maliciosos e criminosos.

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        O grupo terrorista “Estado Islâmico” usa viaturas da Toyota, porquê que não prendem o director-executivo dessa empresa e proíbem a fabricação de viaturas dessa marca?

        O aplicativo «Signal» foi criado pela Agência Central de Inteligência («CIA»):

        – How CIA Created Signal Messenger App
        https://greatgameindia.com/how-cia-created-signal-messenger-app/

        – Signal facing collapse after CIA cuts funding
        https://english.almayadeen.net/articles/analysis/signal-facing-collapse-after-cia-cuts-funding

        – Signal’s Katherine Maher Problem
        https://www.city-journal.org/article/signals-katherine-maher-problem

        «…Macron tem medo do que está no Telegram. Macron e a sua equipa usam esse mensageiro há anos. Ele achava que todo o poder estava em suas mãos, mas esse não é mais o caso. Ele tem medo de que algo se torne público…» – Florian Philippot

        1. Avatar de Winthorpe
          Winthorpe

          pura ignorância mais um com acesso à internet mas não a sabe utilizar

          1. Avatar de Godlike
            Godlike

            E tu? és muito culto, mas o que estás a adicionar à conversa?

            Apresenta um contra argumento pelo menos.

        2. Avatar de Froglike
          Froglike

          “…Telegram offers users end-to-end encryption for their communications, but — contrary to a popular misconception — this feature is not on by default. Users have to switch on the option. It also doesn’t work with group chats….”

          https://apnews.com/article/telegram-pavel-durov-arrest-2c8015c102cce23c23d55c6ca82641c5

          Na Signal a correspondência com as autoridades (intimações/mandados) são publicos e o que têm para dar é praticamente nada, mais concretamente “…identified through a phone number, is the time of account creation and the date of the account’s last connection to Signal servers…”

          https://signal.org/bigbrother/

          https://www.malwarebytes.com/blog/news/2021/12/heres-what-data-the-fbi-can-get-from-whatsapp-imessage-signal-telegram-and-more

          o telegram é simplesmente inferior, no signal está tudo encriptado por defeito, TUDO. Significa que logo à partida existe o mesmo nível de segurança e privacidade em todas as conversas SEM excepção. Não quero dizer com isto que a signal seja o melhor serviço de mensagens que existe à face da terra e arredores, apenas que é claramente melhor que o telegram.

          De resto teorias da conspiração e desinformação não são a minha praia mas já deu para perceber que há por aqui alguns aficionados.

  3. Avatar de Aves
    Aves

    Escreve a “bíblia da informação” (The Guardian):
    “A Comissão Europeia manteve distância da investigação francesa sobre Durov. “É puramente uma investigação criminal a nível nacional, realizada pelas autoridades francesas … com base no direito penal francês”, disse um porta-voz. “Não tem nada a ver com o DSA [Lei dos serviços digitais]”.
    Mas esta visão está a ser contestada: “Se há um problema tão grande com a moderação de conteúdos que é criminalmente relevante … por que é que isso ainda não foi abordado pelo DSA?” disse Jan Penfrat do grupo europeu de direitos digitais (EDRi), uma associação de ONGs.”
    “Até agora, não estava sujeito à regulamentação mais rigorosa que se aplica apenas às maiores plataformas, como o Facebook e o X [e o Tikok]. De acordo com a lei da UE, apenas plataformas com mais de 45 milhões de utilizadores ativos mensais são “plataformas on-line muito grandes” [VLOPs] sujeitas aos requisitos mais rigorosos e à supervisão direta da comissão europeia.”
    “O Telegram é um problema”, disse Vĕra Jourová, vice-presidente da Comissão Europeia, à Bloomberg em maio. “Agora estamos a verificar se o número está correto”, disse ela, acrescentando que “mesmo as plataformas menores podem fazer um trabalho muito perigoso em vários estados membros”, referindo-se à popularidade do Telegram nos países orientais da UE com grandes minorias de língua russa.”

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Já agora sobre o X, que é considerado VLOP, nos termos da DSA. A Comissão Europeia anunciou em 12/07/2024 que o X “não cumpre a DSA nas principais áreas de transparência. Ele engana os utilizadores, não fornece um repositório de anúncios adequado e bloqueia o acesso aos dados para os pesquisadores”. O X foi notificado das conclusões preliminares para responder, o processo ainda não terminou.
      Isto deu post. Mas houve entretanto um acontecimento relevante que não deu.
      O Comissário Europeu (individualmente, não a Comissão Europeia), em 12/08/2024, enviou uma carta a Musk, antes de este entrevistar Trump, que começa por “Estou a escrever-lhe no contexto dos recentes acontecimentos no Reino Unido ” (a carta está reproduzida no link)
      Musk limitou-se a responder, num même, “Dê um grande passo a trás e foda a sua própria cara”.
      A UE não respondeu oficialmente ao insulto ao comissário europeu, mas é de esperar que não deixe passar em claro – ou então deixam que Musk, o suposto arauto da liberdade de expressão cague e mije nas leis e nas instituições da UE.
      https://www.euronews.com/my-europe/2024/08/13/eu-commission-not-drawn-on-musk-insults-against-breton

      1. Avatar de Contraditorio
        Contraditorio

        Mas ainda existe alguém com poder político e/ou outro que considere a UE ? A UE a curto prazo vai deixar de existir e, mesmo quando estiver a dar o último estertor, ainda se vão ouvir aqueles “humanistas” todos e as várias “virgens ofendidas” da Ditadura do Politicamente Correcto a filosofar que “todo o humano” nasce para o bem e para dar “a outra face” 🙂 🙂 🙂 A UE foi inventada dentro de uma corrente filosófica sem aplicação prática…pelo manos pelos actuais Humanos que a compõem 🙂 O pai-natal não existe mas ainda acreditam nele 🙂

  4. Avatar de Quantum
    Quantum

    Para quem vê e apoia o Genocídio na Palestina e acha “normal” não sei de que a Comissão Europeia quer do Telegram… Só pode ser mesmo controlo total e censura.

  5. Avatar de Fofoqueiro
    Fofoqueiro

    A favor da liberdade (chat control, e agora isto). O maior cego é aquele que nao quer ver.

    Aquele cumprimento

  6. Avatar de joana lemos
    joana lemos

    Eu se fosse o Durov abandonava a EU,
    45 milhões de utilizadores para um serviço que tem 1 bilião…não é nada.
    Assegure os serviços contratuais dos serviços pagos, e o resto, com grande pena digo, mas quando o fascismo ataca e as pessoas desses estados não defendem a democracia e liberdade…então secalhar é porque querem repressão.

    A EU tem uma população á volta dos 430 Milhões, 27 estados membros, ora a Europa tem 54 Países.
    O telegram que fique com os restantes 27, e mande a EU a m*rda!
    Os EUA querem o mercado todo para eles, mas ja se nota muito Americano a mudar para o telegram, e isso assusta a inquisição por la..

    1. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      Chamará fascismo ao que na verdade se chama de liberalismo e será feliz.

  7. Avatar de Oh
    Oh

    Liberdade só para mim, os outros não precisam dela lol

    Está a ficar bonita esta UE

  8. Avatar de Mloite
    Mloite

    O fim do telegram está próximo, não vou sentir falta nenhuma…

    1. Avatar de soumaluco
      soumaluco

      se de facto conseguirem os codigos para abrir as portas do telegram, existem outras alternativas, e descentralizadas
      1. Matrix/Element
      2. Briar
      3. Dust
      4. Session
      5. Jami
      6. Tox

  9. Avatar de Miguel Silva
    Miguel Silva

    O unico problema que eu vejo é que tudo quer controlar a narrativa, seja Russia, China, Venezuela, Coreia do Norte ou Uniao Europeia.

  10. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    O jornal francês «Libération» revela alguns pormenores da detenção e interrogatórios iniciais do fundador do Telegram, Pavel Durov:

    «…Quando Durov foi detido nas instalações da Direcção Nacional Aduaneira Francesa de Combate à Fraude, ele, segundo uma fonte próxima da investigação, mostrou vontade de cooperar, entregando o seu telemóvel e até o código de acesso…», refere o comunicado.

    Ao mesmo tempo, a publicação admite que estava preparado para tal reviravolta e «…não parecia preocupado…» durante a sua detenção.

    Durante os interrogatórios, Pavel Durov «…tirou o seu trunfo e disse que abriu um canal oficial de comunicação com a Direção-Geral de Segurança Interna (DGSI) francesa na luta contra o terrorismo, com uma linha directa e um endereço de correio electrónico especial .

    O bilionário acrescentou que a França começou a enviar pedidos «…ilegalmente…» através deste canal sobre temas não relacionados com o terrorismo, razão pela qual ficaram sem resposta.

    Segundo uma fonte próxima da investigação, Durov afirma ainda que agentes da DGSI o visitaram no Dubai, mas recusou-se a revelar a natureza da visita porque poderia ser segredo de Estado.

    Fonte: https://www.liberation.fr/societe/police-justice/telegram-dans-les-coulisses-de-laffaire-pavel-dourov-lhomme-qui-en-cachait-trop-20240830_E6T2FXGS3RBPLAEH4S2UXHKVQA/

    1. Avatar de nhecos
      nhecos

      “O bilionário acrescentou que a França começou a enviar pedidos «…ilegalmente…» através deste canal sobre temas não relacionados com o terrorismo, razão pela qual ficaram sem resposta.” – Ele que mostre os “recibos” quando for a tribunal.

  11. Avatar de Victor
    Victor

    O poder dele felizmente para ele e para nós transcende muito os tribunais, a internet começou um movimento imparável de liberdade que alguns políticos querem controlar mas que verão que é impossível!