Moeda dos “Xutos e Pontapés” chega a 4 de setembro

4 Comentários

O Banco de Portugal colocará em circulação, no dia 4 de setembro de 2024, uma moeda de coleção com o valor facial de 5 euros, designada “Xutos e Pontapés, Rock ‘n’ Roll desde 1979”, integrada na série “Músicos Portugueses”.


Moeda dos “Xutos e Pontapés” será assim…

Segundo refere o Banco de Portugal, a distribuição ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

A moeda “Xutos e Pontapés, Rock ‘n’ Roll desde 1979” apenas tem poder liberatório em Portugal e apresenta:

No anverso: 

  • No campo central, o “X”, primeiro símbolo gráfico da banda, à esquerda da legenda “Rock ‘n’ Roll desde 1979”;
  • Na orla superior esquerda, circundando o “X”, a legenda “Xutos & Pontapés”, seguida do valor facial e do escudo nacional;
  • Em baixo, na orla inferior direita, cinco estrelas;
  • No círculo exterior, pequenos pontos dispostos em circunferência.

No reverso:

  • Ao centro, a representação de dois antebraços cruzados, um gesto iconográfico da banda;
  • À esquerda, a legenda “Casa da Moeda” e a indicação do autor;
  • À direita, a legenda “Portugal” e o ano “2024”;
  • Em baixo, ao centro, cinco estrelas;
  • No círculo exterior, pequenos pontos dispostos em circunferência.

As caraterísticas desta moeda foram aprovadas pela Portaria n.º 440/2023, publicada no Diário da República, 1.ª série — n.º 242, de 18 de dezembro. Foi ainda definido que apenas haverá 30 000 moedas.

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mais um
    Mais um

    No próximo mês “vamos” homenagear a “Maria Joana”

  2. Avatar de JS
    JS

    Que triste pais que faz uma cunhagem de moedas com uma banda de musica
    Nem sei o que diga
    Qualquer dia é o Benfica/Porto/Sporting etc
    È uma autentica R Bananas
    Haja bom senso

    1. Avatar de Mloite
      Mloite

      Triste é quem não liga puto a isto e vem fazer este tipo de comentários…

      Bom senso será entender porque se faz…

      1. Avatar de JS
        JS

        Triste é quem responde e não tem noção o que é ser Portugues que se levanta todos os dias para contribuir para o país e ao fim de 45/50 anos de trabalho são lixo e recebem reformas miseráveis