Pavel Durov, o fundador e CEO do Telegram, detido em França

46 Comentários

O fundador e CEO de uma das aplicações de mensagens mais populares do mundo terá sido detido em França. Pavel Durov, o criador e chefe máximo do Telegram, estaria a deixar o seu jato privado no aeroporto francês de Bourget, nos arredores de Paris, quando ocorreu a detenção.

Pavel Durov Telegram detido França

Segundo informações de meios de informação franceses, citando fontes não identificadas, Pavel Durov foi detido com base num mandado de captura da polícia francesa. As autoridades estariam a investigar alegações de falta de moderadores no Telegram.

Esta falta de moderadores permitiria, de acordo com a polícia, que atividades criminosas não moderadas passassem pelo serviço de mensagens, o que, segundo as autoridades, poderia tornar Durov cúmplice.

Até ao momento, o Telegram ainda não fez comentários sobre a alegada detenção de Pavel Durov, nascido na Rússia. Fontes afirmam ainda que nem o Ministério do Interior francês, nem a polícia francesa fizeram qualquer comentário sobre este assunto.

Pavel Durov Telegram detido França

No entanto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo fez uma declaração, dizendo trabalhar com a sua embaixada em Paris para obter mais informações sobre o tema. Apelou ainda às organizações ocidentais para exigirem a libertação de Pavel Durov.

O Telegram foi lançado pela primeira vez em 2013 por Pavel Durov, que deixou a Rússia após fundar a rede social VK e depois vender a sua parte do negócio ao governo. Desde o lançamento do Telegram, há 11 anos, a aplicação de mensagens, que inclui funcionalidades de encriptação de ponta a ponta para chat, voz e videochamadas, tem vindo a tornar-se cada vez mais popular. Em julho, o Telegram anunciou que atingiu os 950 milhões de utilizadores. A empresa tem como meta atingir a marca dos mil milhões de utilizadores em 2024.

A popularidade do Telegram também fez de Pavel Durov uma pessoa muito rica. Em 2021, a Forbes referiu o seu património líquido atingiu um pico de 17,2 mil milhões de dólares. Atualmente, estima-se que o seu património líquido seja um pouco menor, mas, ainda assim, de 15,5 mil milhões de dólares.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    A França, ninho de terroristas islâmicos, os quais não consegue conter, vai prender o Durov porque… criou um sistema com encriptação.

    AlFrança sempre a surpreender…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Encriptação essa que tem de ser activada para cada chat, não é sequer automático como em outras aplicações similares.

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        O «Telegram» utiliza o seu próprio protocolo de encriptação, o «MTProto», ao contrário do que se escreve e diz sobre o assunto é mentira que o aplicativo não traga activada por padrão a encriptação das comunicações.

        Existem dois tipos de encriptação no «Telegram», um que já vem activado por padrão e oferece os requisitos essenciais para proteger as comunicações efectuadas, e outro que oferece um sistema de encriptação de ponta-a-ponta extremamente robusto para conversas/comunicações privadas, superior e incomparável ao que existe em aplicações do género.

        Recomendo que façam uma pesquisa e leiam vários artigos, não é um, nem dois, nem três, mas sim vários artigos tanto a favor, como contra, ou imparciais, sobre o aplicativo «Telegram» e tirem as vossas conclusões.

        1. Avatar de João
          João

          Pois… parece que há muita notícia mas pouca investigação!!!

          Ainda assim, quanto à encriptação “incomparável” tenho algumas dúvidas!!!

          A do signal parece-me melhor e o facto do software dos servers também ser OpenSource -ao contrário do telegram em que só o cliente é – também ajuda a tornar este último mais apetecível

          1. Avatar de Figueiredo
            Figueiredo

            Fui dos primeiros a escrever aqui que o «Signal app» foi criado pela Agência Central de Inteligência («CIA»), o que é verdade:

            – How CIA Created Signal Messenger App

            https://greatgameindia.com/how-cia-created-signal-messenger-app/

            – Signal facing collapse after CIA cuts funding

            https://english.almayadeen.net/articles/analysis/signal-facing-collapse-after-cia-cuts-funding

            – Huawei engineer exposed SIGNAL has CIA backdoor — Please do not use SIGNAL has been subverted

            https://github.com/signalapp/Signal-Android/issues/8974

            – Telegram CEO calls out rival Signal, claiming it has ties to US government

            https://www.theregister.com/2024/05/14/telegram_ceo_calls_out_rival/

            Mas ainda tinha esperança neste aplicativo devido ao facto de ter sido recomendado por Edward Snowden, no entanto, o que está por detrás do «Signal app» é um esquema de espionagem, e as recentes notícias sobre falhas de segurança neste aplicativo provam isso mesmo, pior, as pessoas que representam esse projecto quando foram alertadas reagiram com desprezo, arrogância, e respostas evasivas.

            Dois dos elementos que fazem parte do «Signal app», Katherine Maher e Meredith Whittaker, a primeira faz parte do Conselho das Relações Exteriores («Council on Foreign Relations») e integrou o programa Jovens Líderes Globais («Young Global Leaders») do Fórum Económico Mundial («WEF»), é uma conhecida agente de mudança de regimes (as chamadas «revoluções coloridas» dos EUA); a segunda trabalhou na empresa «Google» conhecida pela sua espionagem e violação da privacidade dos usuários, quando confrontada com as falhas de segurança no «Sginal app» reagiu com vitimização e de forma evasiva.

        2. Avatar de boas
          boas

          Figueiredo com o spam do costume, acorda e vê se percebes que esses links não dizem nada de jeito e tu estás mal informado, coisas que dizes como “superior e incomparável” são completamente absurdas, aquele link para o github é só rir tal é o disparate, enfim. Olha a unica coisa de jeito que dizes é mesmo quando recomendas ao pessoal para fazerem pesquisa e lerem, algo que tu proprio não estás a levar muito a sério.

    2. Avatar de Veritas
      Veritas

      Aqui em França, no Telegrama, há prostituição, venda de armas, venda de estupefacientes, entre muitas outras coisas ilegais.

      Basta activar a localização por GPS no Telegram, para sermos inundados com propostas explícitas desses géneros.

      Salvo erro, é por este motivo.

        1. Avatar de Figueiredo
          Figueiredo

          Pavel Durov aterrou na França para abestecer o seu avião, minutos depois foi adicionado à lista de procurados pelo regime Francês.

          Isto não foi uma detenção por motivos judiciais, é um sequestro por motivos políticos.

          1. Avatar de Veritas
            Veritas

            Quanto ao momento exacto da emissão do pedido de detenção, não tenho informações, pelo que me abstenho de comentar. Contudo, sei que realmente há muita criminalidade no Telegram, sei-o porque eu enquanto cliente da Telegram a vi com os meus próprios olhos.

            A ser verdade que o mandato de detenção foi emitido após ter aterrado, podemos especular porque razão, sim.

          2. Avatar de Veritas
            Veritas

            Relativamente á saúde da justiça francesa, deixo aqui um pequeno relato. Há cerca de duas semanas atrás, um indivíduo foi detido, julgado e condenado por seis crimes.

            Suicidou-se na cela no dia seguinte ao julgamento.

            Descobriram post mortem que era totalmente inocente e tudo ( as acusações) não terá passado de um erro.

            Assim vai a justiça por estas bandas.

  2. Avatar de Elia
    Elia

    Mais um, não aceita censura vai dentro.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Ocidente, o expoente máximo da democracia e da liberdade de expressão.

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ai e tal a Rússia ainda o vai lixar e tal por não cumprir o que o Putin diz e afinal quem o lixa é a França…
    Mais uma vez o ocidente a não se dar bem com a liberdade de expressão e como sabemos o Telegram não cedia a pressões de governos, espero que não seja uma artimanha da América com o OK dos franceses para terem acesso a funcionalidade do Telegram pois como sabemos é a APP mais usada pelos Russos e Ucranianos e essa informação é valiosa para a guerra.

  5. Avatar de André+Oliveira
    André+Oliveira

    Será que o dono da ICEL vai dentro? com tantos esfaqueamentos está claramente a falhar na moderação.

    1. Avatar de PJA
      PJA

      Essa está muito boa. LOL.

  6. Avatar de daniel
    daniel

    foi por isso que o criador do bitcoin nunca deu a cara!

  7. Avatar de Aves
    Aves

    Detido ontem perto de noite vai hoje, domingo, a tribunal.
    As infrações que constam no mandato de detenção vão desde fraude, tráfico de drogas, cyberbullying, crime organizado, apologia do terrorismo e fraude.
    Diz o “Le Monde” que: “A justiça culpa Pavel Durov por não agir (falta de moderação e colaboração com os investigadores) contra os usos ilícitos do seu serviço de mensagens pelos seus assinantes. «Basta a impunidade do Telegram», elogiou um dos investigadores, surpreso por o bilionário, sabendo que estava a ser procurado em França, ainda decidiu vir para Paris”.
    Tem dupla nacionalidade, francesa e russa.

    1. Avatar de Algrivão
      Algrivão

      Obrigado por ires publicando comentários que vale a pena ler, cuja fundamentação contrasta fortemente com o lixo que aqui abunda, maioritariamente constituído por conversas de café e bojardas ignorantes, muitas vezes vezes prosseguindo uma agenda negacionista, conspiracionista e populista.

  8. Avatar de opas
    opas

    O fundador e CEO de uma das aplicações de mensagens mais populares do mundo terá sido ILEGALMENTE E SEM QUALQUER FUNDAMENTO detido em França.
    Os tais “valores democráticos” que os fascista em Bruxelas tanto apregoam.

  9. Avatar de John Mateus
    John Mateus

    Ele fugiu da ditadura Russa por não aceitar a censura e foi parar nas mãos da democracia da bela fraternité e liberté Francesa. Que comédia. A Europa está ficando cada vez mais parecida com a Russia e China. Estamos caminhando para lá.

    1. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      Eu acho que já lá estamos…

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      “A Europa está ficando cada vez mais parecida com a Russia e China. Estamos caminhando para lá.”

      Precisamente, ficaram frustados por não conseguirem fazer o mesmo ao Musk.

    3. Avatar de zeb
      zeb

      Basta ver para perceber tudo: https://www.youtube.com/watch?v=3hbGZbRI3Zg E depois a Rússia é que é uma ditadura…

    4. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      John Mateus, lamento informar mas não estamos a caminho de ser uma Rússia ou China.
      Nestes países há orgulho na sua história e tradições, coisa que na Europa, devido aos Wokes, só falta andarmos a dar vergastadas nas costas todos dias por sabermos que os nossos tatatataravós traficavam escravos, mas como é óbvio, nunca se diz que eles os compravam a traficantes africanos.
      Como se em África as tribos não fizessem escravos dos prisioneiros de guerra… enfim.

      Vamos a todo o vapor a caminho de sermos um novo Líbano…
      Agradeça depois nessa altura aos Guterres, à Merkel, à corrupta Ursa e aos Soros desta vida.

      Ontem ou antes de ontem na Alemanha foram mais três… Isto antes acontecia na Europa? Parece-me que não….
      Em breve haverá mais notícias destas, agora é quase diário.

      Já disse e repito, estamos a dar os mesmos passos que o Império Romano…

  10. Avatar de Manuel Espamo Pau
    Manuel Espamo Pau

    o Elon Musk deve estar a rir muito

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Porquê? Os teóricos da conspiração e grupos de ódio, como o QAnon e neonazis vão deixar o Telegram e passar para o X? Já lá estão, igualmente sem moderação.
      Quando o comprou, Musk anunciou que ia fazer do Twitter um serviço neutro e livre de censura. O que fez foi por o X ao serviço da extrema direita e neonazis, tal como o Telegram. Por isso Musk e Durov são tão apreciados por eles.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Aves, um sítio bom para vc comentar é o Esquerda.net ou o Adiante ou o Público.
        Dar facadas em inocentes não é ódio, é amor.
        Está apresentado….
        Cheira a caril…

  11. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ele foi burro deixar o Dubai, ele já sabia que a América estava mortinho por lhe deitar as luvas pois ele não abria a APP para os Americanos nem para os Russos por isso é que os Russos e Ucranianos optam por esta aplicação por saber que era segura, mas agora deixou de ser!

    Se fosse Russo neste momento removia a APP pois neste momento coordenadas de GPS de cada utilizador militar pode estar nas mãos do ocidente.

  12. Avatar de berlaitadav2
    berlaitadav2

    Este pessoal pensa que podem andar no território ocidental como andam lá na Terra deles? Eles lá também prendem tudo o que é ocidental e torturam envenenam.

    Ora os franceses agora vão fazer o mesmo, vão obrigá-lo a ver o Moulin Rouge várias vezes ao dia e vai ter de assistir a espetáculos de orgia francesa para se adaptar ao ocidente.

  13. Avatar de Contraditório
    Contraditório

    Pois…pois…a Europa a ser “repressiva” 🙂 Tá-se mesmo a ver que se a Europa não se tornar tão “repressiva” como a Rússia e China brevemente será um quintal de toda a escória humanista e esquerdista que têm como único objectivo o Caos 🙂 Há por aí uma data de gente que entende que a Europa devia de ser uma igreja só com bonzinhos, puros e a dar a face a todos aqueles que estão mais interessados numa Eurásia de esquerda repressiva e dominadora do que defender a sua História e a sua Cultura que, de uma forma ou de outra, bem ou mal, foi o motor do Planeta ! Até parece que poucos acreditam que o Ocidente num futuro próximo deixará de existir 🙂

  14. Avatar de PJA
    PJA

    A UE começa a preocupar-me. Esperemos que o bom senso pondere. O inimigo é o Sr. Putin não é o povo russo.

    1. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      O inimigo não é o Sr.º Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, é o regime da Inglaterra (Anglo-Sionistas) e as ilegítimas tiranias liberais/maçónicas que usurparam o poder nos Países vassalos da OTAN e que fazem parte da união europeia.

      1. Avatar de Contraditório
        Contraditório

        hummm há por aí muito vodka 🙂

      2. Avatar de PJA
        PJA

        Não concordo com a sua opinião. Alguma razão que poderia existir sobre o comportamento da NATO, o Sr. Putin perdeu completamente quando começou a guerra. A Rússia tem a experiência diplomática, e a OBRIGAÇÃO, suficiente para resolver os assuntos sem o conflito militar.
        O conflito físico deve ser usado somente para nos defendermos de algo, nunca para hostilizar um país, um vizinho ou outra coisa qualquer.

  15. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    A razão para a detenção é simples: o Telegram recebeu 93000 milhões de euros, em 2023, principalmente à boleia da parte paga, que é usada por grupos criminosos, para combinar várias situações.
    Uma delas foram os 82 ataques (quase em simultâneo) a estruturas do TGV na noite anterior à abertura dos Jogos Olímpicos. Assim como um grupo de assaltantes, detidos no dia 18 de Agosto, que assaltavam casas de luxo, fazendo-se passar pelos técnicos das empresas de segurança, possuindo os dados correctos para desligar os sistemas de alarme.
    A polícia francesa terá exigido acesso a comunicações, que foram apagadas dos telemóveis desses grupos, à Telegram e a empresa disse que não irá dar nenhum dado, pois viola o RGPD europeu.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Amigo a história é simples a América quer aceder as comunicações do Telegram e ele caiu na burrice de sair do Dubai!
      Agora vão ser inventadas mil e uma coisas, faz lembrar o Assange até agentes secretos foram activados para fazer criar processos contra ele em vários países com mentiras de violação e afins…

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Rodrigo, basta usar PGP.
        Nada mais simples.
        Devidamente usado é inquebrável…

        Aqui está uma amostra da potência deste programa…

        —–BEGIN PGP MESSAGE—–
        Version: Encryption Desktop 10.4.2 (Build 10384)
        Charset: utf-8

        qANQR1DBwEwDB/Yx3q97MlMBB/0cMtkJsRonqwFP8Ck5Zxlub/1sUaFSmEyuAWwq
        wvwG05FBEb8S5e+5iTzf1ttINAzaBa709La3XJtGqnYgXbG28agYPJaK1E9roOMd
        LVD+pxBoOhhXHh6ksTYKdiWuqc4TUrd2S49pvFFhH7YazUPFAsAU6YW9lp893Fd7
        XG04Fitbh9rXwU7xeGhxoY4n0DqqX27j4a9tI5FkTkZSKllz1wzFYhB10WOdCkZo
        mGkrd+yREX3GDxBFG0rlW9a9VNVQaCv48AcRJNr9s4Z9zzdf3QyngUoSCrnftupT
        4RtqJDavsaXh7EgsUIplXfdfU2298Ozn65M8Ipokd4LPjkAQ0jkBVfEpBx4tXyeo
        pXZKQzUpTiSOc9jrVx1eFtezVonE8rep6Ird2VuUAkWVaOFr4ARY6+vk3TTY2CY=
        =Maz2
        —–END PGP MESSAGE—–

        Absolutamente à prova de bala.
        O único ponto fraco aqui é o elemento humano, como sempre.
        Se não souber proteger devidamente a password ou se esta for fraca, compromete tudo.

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Se eu vez de Durov se chamasse Ibrahim, ninguém em França lhe tocava…

      1. Avatar de Yamahia
  16. Avatar de supersilva
    supersilva

    Engraçado que para o dono de facebook e e outras são intimados para prestar depoimento e mudar suas políticas. O cara simplesmente é preso sem explicações.

    Lembra o Brasil com o X (twitter), como falar que é diferente? Liberdade e democracia, como dizia a Mafalda, é de rir mesmo.

  17. Avatar de Profeta
    Profeta

    Isto pode acontecer a qualquer um de nos. Deter so porque sim eu posso e quero e caladinho. Isto esta bonito esta, se a moda pega seja na Europa ou fora dela ja fomos todos juntos.

  18. Avatar de Ivo
    Ivo

    Os governos ocidentais sempre controlam a narrativa. Se os russos bloqueiam o Telegram, o fazem porque são contra a liberdade de expressão e querem reprimir os opositores do governo. No Ocidente, o governo pode assediar pessoas como Durov e Assange à vontade para “proteger” o público de desinformação, cibercrimes, etc. Somente os governos ocidentais detêm a chave da verdade e opinião controlada; tudo o mais é uma narrativa falsa. Se Trump perder a eleição, Elon Musk será o próximo da lista nos EUA.
    Liberdade de expressão é seletiva na UE e EUA.

  19. Avatar de VpokaFP
    VpokaFP

    Muitos esquemas fraudulentos no Telegram. Deviam encerrar a plataforma.