Governo “trava” descida acentuada dos combustíveis para segunda-feira…

61 Comentários

Na passada sexta-feira foi anunciado que os combustíveis iriam ter uma descida acentuada a partir de segunda-feira. No entanto, uma portaria do Ministério das Finanças publicada na sexta-feira em Diário da República, vem mudar o cenário. Saiba o que está em causa.


Combustíveis: taxa de carbono vai aumentar…

Se estava à espera de usufruir dos preços mais baixos no combustível a partir de segunda-feira, depois do que aconteceu na sexta-feira fique a saber que não será bem assim.

A taxa de carbono será atualizada a partir da próxima segunda-feira, 26 de agosto, aumentando para um valor de 68,368 euros/tonelada de CO2. De acordo com o Governo, esta subida no valor a cobrar pelas emissões com “a evolução recente do preço dos combustíveis e a evolução do preço resultante dos leilões de licenças de emissão de gases com efeito de estufa, em particular, verificando-se uma tendência de redução dos preços dos combustíveis e uma trajetória crescente no preço das emissões de CO2”.

O Governo retoma assim o descongelamento gradual da atualização do adicionamento sobre as emissões de dióxido de carbono.

A taxa de carbono tinha sido suspensa em dezembro de 2022, numa altura de aumento do preço dos combustíveis. Em maio de 2023, o anterior Governo tinha iniciado o descongelamento, mas em agosto voltou a interrompê-lo.

O Governo lembra que o congelamento “constituiu uma medida excecional de apoio às famílias e empresas em face do referido aumento extraordinário dos preços dos produtos energéticos que, em consonância aliás com as recomendações da Comissão Europeia, deverá ser progressivamente eliminada à medida que a evolução do mercado da energia o permitir”.

De referir que Portugal é atualmente o segundo país da zona euro, a par com a Croácia, onde estas medidas extraordinárias mais pesam no saldo público. Estima-se que dedique 0,6% do PIB a estas medidas até ao fim do ano (apenas ultrapassado por Malta com 2% do PIB). Em 2022, Portugal perdeu 1.490 milhões de euros em receitas e 1.041 milhões de euros em 2023.

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Nojentos

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Queixa-te ao chega e ao PS que estão a governar na vez do PSD.
      Não há milagres, se não os deixam governar as coisas só tendem a piorar, tem de se ir buscar dinheiro que os outros roubaram ao orçamento

      1. Avatar de Damnupa Kot
        Damnupa Kot

        o CHEGA! não está a governar… antes estivesse!

  2. Avatar de manuel
    manuel

    Qual apoio aos combustíveis?
    O governo tem é que baixar os impostos…

  3. Avatar de Aves
    Aves

    Abreviando o que já escrevi noutro post:
    – Em 2021, face à subida dos combustíveis, foi suspensa (congelada) a atualização da taxa de adicionamento sobre as emissões de CO2, que ficou em 23,921 euros/tonelada de CO2
    – A Portaria 106-A/2023, de 17 de Abril – descongelou parcialmente essa suspensão, passando a taxa para 56,246 euros/tonelada
    – Agora, a Portaria 189-A/2024, de 23 de Agosto – voltou a descongelar parcialmente e passou essa taxa para 68,368 euros/tonelada de CO2. E diz a Portaria que se não se mantivesse ainda um congelamento parcial – a taxa aplicável, em 2024, seria de 83,524 euros. Por isso é de esperar que, quando houver nova descida do preço do crude nos mercados internacionais o governo aproveite para aumentar, por esta via, os impostos sobre os combustíveis em mais alguns cêntimos.
    O atual descongelamento traduz-se num aumento de 3 cêntimos por litro. A este valor acresce o IVA a 23%, pelo que a subida será à volta de 3,7 cêntimos.

    1. Avatar de Mais um velho
      Mais um velho

      Obrigado Aves!
      Nem o copilot faria melhor 😉

    2. Avatar de Ar Condicioná
      Ar Condicioná

      Bom comentário. E para onde vai o dinheiro destas taxas?

  4. Avatar de Paulo+Pedroso
    Paulo+Pedroso

    Vira o disco e toca o mesmo…

  5. Avatar de Grunho
    Grunho

    Afinal os fachos sempre mexeram no ISP. Mas como foi só na parcela da taxa de carbono foi por igual para o gasóleo e para a gasolina. Em Outubro quando actualizarem o ISP todo no orçamento quem vai levar a porrada grande vai ser a gasolina.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Grunho, a sua definição de facho é, tudo o que não for comuna dinossauro.
      Quer um bilhete só de ida para a Venezuela?
      Pago-lho de bom gosto. Única condição é que tem que lá ficar pelo menos 10 anos para ver os prados verdes e os amanhã que cantam.

      1. Avatar de AJ
        AJ

        eu pago por mais 10 anos.

      2. Avatar de Padre Remedios
  6. Avatar de Pastel de nata
    Pastel de nata

    Não gastem tanta gasolina que isso polui com efeitos inreversiveis, fiquem em casa a investir na cultura.

    1. Avatar de PAULO PEDROSO
      PAULO PEDROSO

      o que se gasta mais em portugal não é gasolina, é gasóleo.
      Que é mais poluente e mais barato…

      1. Avatar de Pastel de nata
        Pastel de nata

        O barato vai sair caro, pedrada neles todos.

  7. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    O Governo dá com uma mão mas rouba com 3 mãos

  8. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    Basta de poluir pessoalmente evito caminhar em zonas que passem carros só carros elétricos acabar com a combustão viva o ar puro

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Qual é esse videojogo que falas? Parece fixe.

    2. Avatar de Pastel de nata
      Pastel de nata

      Já vens tarde, ar puro já está extinto.

    3. Avatar de RicM
      RicM

      Epá, respira!

  9. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Na campanha eleitoral, a tónica do PSD era baixar os impostos, e mesmo sendo do conhecimento de toda a população portuguesa que os impostos em Portugal sobre os combustíveis, são dos mais altos na Europa, mesmo assim o governo do PSD/CDS ainda aumenta mais aquilo que já de si é muitíssimo alto! Mais uma vez, o PSD mentiu aos eleitores!

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Joaquim, meta uma coisa na cabeça, repita isto cem vezes, os impostos em Portugal nunca irão baixar.
      Se baixarem um sobem dois logo a seguir.
      A despesa é cada vez maior, há muito corrupto para sustentar e há muita gente que não quer fazer nada que tem que receber subsídio ou chateiam-se.
      Portanto, é assim.
      Está mal, mude-se, porque isto aqui se mudar é sempre para pior.
      Aliás, se for novo e tiver condições, encorajo-o vivamente a fazer vida noutras paragens porque isto aqui é sempre a cair.

      1. Avatar de Mario2
        Mario2

        Por isso é que o pessoal vem de outros países cá tratar-se aos hospitais…
        Como disse um emigrante aqui na minha terra… ah venho cá porque cá não pago, lá na suiça tenho que pagar e bem.

      2. Avatar de Naodou
        Naodou

        Isso só acontece porque o PS é o PSD são de esquerda, sim o PSD é de esquerda, só está a direita do PS. Enquanto não ganhar a direita oa. Impostos nao baixam

        1. Avatar de Mario2
          Mario2

          A direita quer menos impostos (justo) excepto se houver uma desgraça ou um devaneio da malta de direita… aí o Estado já tem que pagar o prejuízo.

    2. Avatar de Pastel de nata
      Pastel de nata

      Joaquim mete outra coisa na cabeça, um cenário onde não se paga impostos ou se paga muito pouco seria necessário comprares um carro blindado!

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Pastel de nata, como é que é?
        Onde não se paga imposto ou onde se paga pouco tem que andar de carro blindado?
        Nos Emirados não se pagam impostos e aquilo é super seguro.
        Mónaco idem.
        Macau, Hong Kong, idem.
        Acho que vc anda muito mal informado.

        De que adianta pagar muitos impostos se depois desaparece tudo na corrupção?

        1. Avatar de Aristides Barros
          Aristides Barros

          nesses países há outras fontes de rendimento para sustentar a máquina estatal …

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Aumentou? Só desbloqueou, nada de mais, com os outros a manipularem o orçamento é preciso ir buscar o dinheiro que os outros subverteram

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Desbloqueou e com isso aumentou os impostos sobre os combustíveis em 3,7 cêntimos por litro. Que se vai continuar a pagar, quer o preço internacional do petróleo suba ou desça.
        Isso de se tratar de ir buscar receita para as despesas aprovadas pelo PS e o Chega na AR é treta. O PSD não tem ministro das finanças, tem um “banqueiro do povo” para ganhar votos – e é preciso ir buscar o dinheiro a algum lado.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          O imposto já existia, nunca foi abolido, apenas temporariamente pausado, se o chega e o PS não andassem a meter o dedo nas contas públicas nada disto seria necessário.

  10. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Cada vez vale mais vala a pena ir a Badajoz comprar caramelos.

    1. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Ou a Fuentes de Oñoro.

  11. Avatar de Simão
    Simão

    Quem é que pensam que ia pagar as “brincadeiras” que PS/CHEGA andam a fazer na Assembleia?
    Acabaram com as SCUTS que eram para pagar por quem utilizava, alguém tem que pagar esses milhões.
    Aliás, assim até vão entrar mais €€€ nas contas pois em vez do Utilizador/pagador, pagamos todos.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Todos ???? E os elektros?

      1. Avatar de danyyel
        danyyel

        Os elektros também pagam deixa lá. ou achas que a energia vem toda do céu? o que se vê mais por ai são geradores a gasóleo para carregar elétricos.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Isso é um facto, mas não sei se será gasóleo agrícola ou ainda pior que isso. Vai na volta é gasóleo isento de impostos e ainda recebem subsídio para sair de borla dado que q se destina à produção de electricidade.

      2. Avatar de Jacs
        Jacs

        os electricos pagam mais do qua a gasolina , se carregares o carro electrico de 75kw na rua gastas muito perto de 75€ e só fazes 400 kms . é uma falacia

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          75kwh para fazer 400 kms ? Só se for a pisar ovos.

    2. Avatar de Manel
      Manel

      As SCUT são financiadas pelo ISP assim como as AEs. O tuga é que gosta de ser enganado pela gatunagem política e ser duplamente tributado, então a classe política desvia a receita do ISP para o pote do OE e ainda cobra portagens à parte quando a receita do ISP devia ser alocada exclusivamente às AE incluindo as SCUT.

  12. Avatar de ahahah
    ahahah

    A culpa é do Chega.
    Sempre a governar Portugal.

  13. Avatar de Marinho
    Marinho

    Mais um subsidiozinho para os elétricos…. agora já posso poluir mais porque pago mais. É apenas e só esta a visão do governo, embora existam “meninos” que acham que o governo tem toque de ambientalista. Que acordam de manhã a pensar no ambiente.
    Enquanto isso, continuam a ir para as cimeiras do ambiente cada um no seu jato privado que emite mais numa viagem do que um diesel euro 6 na sua vida útil toda.
    E é bom que os elétricos passem a pagar CSR, pois desgastam tanto as estradas como o meu.
    Ah mas se pagassem deixavam de ser competitivos pois é…
    Ah e tirando os carros do JL que não poluem, não gastam eletricidade, não desgastam a estrada e os pneus auto regeneram-se.

  14. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    A verdade é que ainda hoje vim da margem sul para Lisboa e o trânsito estava infernal.
    Ainda há dinheiro para combustível, podem subir mais…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Eu acho q a culpa é os TVDE e dos TukTuk’s. Ainda hoje fui dar uma volta por Lisboa centro e tirando meia dúzia de gatos pingados, eu incluído era só TVDE’s e TukTuk’s.
      Triste Lisboa naquilo que te transformaste:
      https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrb51WPBgYUk3q8-SKQ

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        É agosto, os lisboetas estão ou no Algarve ou na Costa, ninguém fica cá para ver turistas

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Pá ó @Zé manda o Algarve às malvas. Tinhas o Marriott em Almeria para 4 pessoas e 11 noites por 1900€. E não andam lá aos tiros.
          Se andassem de carro elektro desculpava. loool

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Tenho os amigos dos meus filhos com os pais no Algarve na mesma altura, infelizmente não posso mandar o Algarve às malvas, bem preferia ir para outro lado, mais caro que Algarve na Europa só mesmo sul de Itália ou duas das ilhas gregas

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Mais ódio daqueles que se julgam aristocratas progressistas ás actividades das pessoas.

      Muito ficaram irritados quando as low cost proporcionaram viagens baratas, a partir do momento em que as pessoas tiveram acesso deixaram de ter voz para criticar a sua falta, por isso agora invertem a lógica e criticam por ter acesso.
      O que é importante para eles é que continuem a pregar.

  15. Avatar de pires
    pires

    Não percebo, ainda dizem que isto está mau, mas a malta não deixa de ir para o algarve e outros destinos, hoteis e casas alugas a valores loucos, e no entanto, crizes na habitação, na educação, saude, náa isso é para outra altura, agora é preciso é esbanjar o pilin que pedi emprestado para ir de ferias, depois o pagar logo se vê, o governo volta a meter a unha não tenho pena nenhuma, só tem o que merecem, os outros era os outros estes agora outra anedota, enfim…

    deviam era meter a gota a 10€ o litro que ninguém se ia ralar, é ferias ,a bola tem mais interesse…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Mas está mau onde? Os salários nunca estiveram tão altos, fui de férias 2 semanas na primeira quinzena de agosto e estava cheio mesmo com o hotel a cobrar quase mais 30% face ao ano passado, restaurantes também cheios, e não era malta que pedia créditos pra ir de férias.
      Paguei no pine cliffs 2 miúdos e 2 adultos, 1 suite + 1 quarto, 9k por 10 noites só com pequeno almoço. Algarve é cada vez mais destino de quem ganha bem, não fosse pelos miúdos estarem com os seus colegas de turma e tínhamos ido para fora

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        9k por 10 noites e só com pequeno almoço?
        Mais valia ir fazer turismo a Marte.
        Por certo sairia mais barato.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          O nosso Algarve há muito que se tornou isso, Lisboa igual

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Zé Fonseca, como já deve ter percebido para mim férias é no Oriente.
            Mas sei de muita gente que vai para o Sul de Espanha.
            Até já ouvi dizer que Santorini é mais barato que o Algarve.

            Para mim Algarve até podia ser de graça que não metia lá os pés.
            Detesto calor excessivo e locais sobrelotados.
            Por isto mesmo é que festivais de música o último ao qual fui foi o de David Bowie em Alvalade em 90 ou 91…

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Vou para lá por causa dos miúdos estarem com os amigos, Santorini ainda está mais caro que Algarve mas não será por muito tempo. Também concordo contigo, Oriente foi o meu sítio de eleição durante muitos anos, mas fora de agosto, as últimas férias de sonho que tive foi na Malásia e foram uma bagatela em comparação com os preços do Algarve e a qualidade

  16. Avatar de Naodou
    Naodou

    Não votaram neles, agora aguentem

  17. Avatar de VpokaFP
    VpokaFP

    Sempre a roubar.
    Não tarda está a 2€.

  18. Avatar de jhvs
    jhvs

    queria deixar aqui o meu agradecimento a todos os meus conterrâneos que fizeram o favor de eleger este governo. Muito obrigado

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      jhvs, conforme eu disse anteriormente, a carga fiscal em Portugal será sempre para aumentar.
      Se alguém lhe disser o contrário, já sabe que é mentira.
      Há muita gente para sustentar à pala do orçamento.
      Não há como fugir…

  19. Avatar de enfim, mais do mesmo
    enfim, mais do mesmo

    Cada vez temos menos soberania. A UE “instiga”, e os vários governos portugueses, como cães bem comportados, sedentos de cumprir e até ir mais além do recomendado (estilo Troika). O que esperar do PS e PS2 globalista? Vendam tudo…