Será um bom investimento equipar os serviços do estado com carros elétricos?

162 Comentários

Os carros elétricos estão na ordem do dia, com as marcas e os governos a investirem na transição que acreditam ser a necessária e/ou desejada (pelos clientes e cidadãos). Com o crescimento desta mobilidade mais verde e as ações que têm vindo a ser tomadas por alguns países nesse sentido, queremos saber se, na sua opinião, será um bom investimento equipar os serviços do estado com carros elétricos. Participe na nossa questão!



Será um bom investimento equipar os serviços do estado com carros elétricos?

Um dos grandes entraves à compra de carros elétricos – que consequentemente interfere com uma adoção massificada – é a autonomia, não havendo ainda confiança na infraestrutura de carregamento.

De facto, na sexta-feira noticiámos que, pelo Algarve, estavam parados 81 carros que tinham como destino o apoio a doentes. Apesar de as viaturas estarem disponíveis, não havia carregadores para os veículos eletrificados.

O Ministério da Saúde adquiriu, após um concurso público para a eletrificação da sua frota em 2023, 53 viaturas da BYD.

Conduzimos o novo Dacia Spring: bonito e totalmente elétrico

Desde 2023, a compra e aluguer de automóveis do Estado português tem novas regras, que definem apenas poderem ser objeto de compra como veículos de serviços gerais os que tenham motorização 100% elétrica.

Segundo o jornal Público, na altura, o Governo ressalvou que esta obrigatoriedade “não é aplicável quando, excecionalmente, não seja possível a aquisição onerosa de veículos com as características nele previstas, devendo essa situação ser devidamente justificada no pedido de contratação”.

Nestes casos, a opção “deve recair preferencialmente” sobre as motorizações de emissões reduzidas, como os veículos híbridos plug -in, híbridos ou a gasolina, sendo que a opção por outras motorizações “é excecional, devendo ser devidamente fundamentada”.

Posto isto, queremos saber se, na sua opinião, será um bom investimento equipar os serviços do estado com carros elétricos. Pode votar a partir da sondagem abaixo.


Participe na nossa questão desta semana

Será um bom investimento equipar os serviços do estado com carros elétricos?

  • Não (55%)
  • Sim (45%)

Total Votos: 1.311

Loading ... Loading …

Obrigado pela participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

162

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Sim, claramente.

    Secalhar já começariam a aperceber-se da deficiencia do sistema de carga elétrica e começavam a apostar a sério nas infrastruturas eléctficas para cargas rápidas (150-250Kwh).

    1. Avatar de B
      B

      Não teria dito melhor.

    2. Avatar de André R.
      André R.

      E sabes quanto isso custa? Tens a mínima noção de quanto de custa um posto de transformação para dois ou três carregadores desses, incluindo licenças, e todo o equipamento de carregamento?

      1. Avatar de Ficoixado
        Ficoixado

        Deve ficar infinitamente bem mais barato que construir um posto de combustível fóssil.

      2. Avatar de JL
        JL

        Cerca de 9 mil euros, facilmente rentabilizados por alguns carros a andar durante um ano

        1. Avatar de ABAIXO O JL decima primeira volta
          ABAIXO O JL decima primeira volta

          9 mil euros, só!!!, isso nem chega para comprar um transformador pra o PT, é sempre o mesmo é tudo fácil e barato, o homem não sabe puto disto, mas continua a dar uma de entendido e está sempre a enfiar-se em buracos e depois é valentemente entalado por quem percebe disto, é como as tomadas reforçadas, sempre em altas em JL…

          1. Avatar de JL
            JL

            Tanto chega que foi o orçamento que um empresa que trabalho.recebeu para instalar um.

            Além disso pode simular o valor no site da eredes.

            Prove o contrário.

        2. Avatar de Bravo
          Bravo

          Um posto de transformação só 9 mil euros??? Quero ver esse orçamento detalhado para perceber onde e como é que alguem que deu esse orçamento vai fazer esse trabalho por esse montante, eu trabalho na área e dou orçamentos e um posto de transformação mais os inerentes nunca na vida custa só isso, um PT só o PT sem o ligar a lado nenhum dependendo da potência requesitada pode chegar aos 50k, se me disser que esses 9k correspondem ao carregador ai já é outra história, mas ainda assim está barato…

          Devia abster-se de falar de coisas que não tem domínio pois isso não é assim como está a dizer…

          1. Avatar de JL
            JL

            De 120 kVA sim, e se for de menos potência, até fica mais barato.

          2. Avatar de JL
            JL

            Isto é apenas o custo da ligação eredes com posto de transformação a 200 metros da instalação.

            Um posto de carga rápido para 120 kW custa entre 12 a 18 mil euros.

            De qualquer modo não faz sentido este tipo de instalação, postos AC de 22 kW fazem mais sentido.

        3. Avatar de Bravo
          Bravo

          Lá está, o amigo tem de expor as coisas todas e não falar só como lhe dá jeito, o que acaba por induzir os outros em erro,.

          Então afinal está a falar da ligação de um ramal pela E-redes para um carregador, quando o outro user falou num PT e todo o envolvente que bate certo que é isso que vai acontecer na maioria das infraestruturas do estado por não terem capacidade dimensionada para meter carregadores vai haver necessidade de aumentos de potencia para aplicar os carregadores elétricos, mas isso não é trabalho para custar 9k€ mas muito mais, portanto, não misture assuntos que não domina pois isto tem muito mais voltas que aquelas que está a dar implicando mais custos adicionais, uma coisa foi para o seu caso em especifico cujo o qual foi orçado, outros serão diferentes e muito mais caros pois isto não é assim tão linear como pensa as obras de instalações elétricas…

          outro ponto o que custa ou deixa de custar A,B ou C isso é irrelevante pois é tido em conta muitos outros factores, não mande valores ao ar que isso não fica por esse valores que está a dar, daqui a pouco vai você compra-los e faz a montagem a ver se fica por esses valores…

          Eu quando não tenho certezas absolutas não invento, simplesmente vou averiguar e isto são coisas que não estão publicadas nas internet por isso escura de ir pesquisar, quer saber telefone para as empresas para lhe darem orçamentos, mas como isto não é para brincar, ninguém vai andar a perder tempo só na base de possibilidades só para ver custos envolvidos…

          1. Avatar de JL
            JL

            Eu respondi à pergunta que alguém fez, se não deu por isso tivesse lido.

            Eu também não inventei, fui ao site da e-redes e fiz a simulação, e sim, os custos já contam com a ligação ao cliente.

          2. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Muita parra, pouca uva, os carros são para muitos serviços e muitas localizações, se ficarem 2-3 carros por serviço, de certeza que carregam á noite (nunca fazem 300-400km dia) só precisam de ligações CA , de certeza que nem precisam de aumentos de potência, por norma os serviços públicos têm ligações trifásicas e bem abonadas

        4. Avatar de Bravo
          Bravo

          Não comece a fugir a deturpar as coisas a seu favor e ainda me está a dar razão, foi a um simulador, pior ainda, pois este apenas serve para dar uma ideia de custos mas muito longe dos custos reais…

          Por isso volto a frizar não tente dar uma de entendido numa área que não domina só está a fazer más figuras…

          Era bom que fosse assim tudo como o amigo está a pintar, mas não é…

          1. Avatar de JL
            JL

            Não fugi nem deturpei, vá lá ler o que está lá em cima.

            Exato, o que queríamos era uma ideia de custos, já que não estamos a contratar a obra.

            Nem eu dei numa de entendido, só lhe deu uma ideia dos custos já que a empresa onde trabalho contratou uma puxada dessas, devo saber quanto gastaram.

            Se fosse como você quer pintar, não ainda estávamos no início do século 19 em termos de infraestrutura.

        5. Avatar de PJA
          PJA

          Lololollololololol. Não consigo parar de rir.

        6. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          9000€ não chega para pagar o terreno = 15 m2 para estacionar um carro em frente ao carregador, qt mais para o resto. Grande lírico!

          1. Avatar de JL
            JL

            E porque tinham de comprar terreno ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então é de borla? Alugar? Sai mais caro!
            E o restante? Tb não compra nem paga nada? Infraestrutura Equipamentos, gestão de pagamentos, ligação à rede , actualização da capacidade elétrica, licenciamentos, regulamentações é td à borla? Só paga o carregador?

          3. Avatar de JL
            JL

            Mas tem de comprar terreno porquê? Conhece algum hospital sem estacionamentos ?

          4. Avatar de JL
            JL

            Para o estado muita coisa é de borla sim.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Deve pensar que estão lá de perna aberta para os srs dos postos elektros. Se instalarem pagam a parcela do terreno ou a concessão.
            Vá lá querer fazer a festa com os 9000€ do carregador ( que é mais) e vai ver o q lhe acontece. Seja no hospital, seja no terreno da Maria Joaquina.

          6. Avatar de JL
            JL

            Estão lá porque são do hospital para ser usado pelo hospital, simples assim ?

            Ninguém falou em 9000 por um carregador, nem precisam de gastar 1/3 disso.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            As empresas tb têm armazéns, para serem usados pelas empresas e se for bom gestor como diz tem que incluir os custos desse armazém nas actividades que pratica. Ou é de borla?

          8. Avatar de JL
            JL

            Exato, mas sendo um custo fixo, pouco ou nada altera.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ai isso é q altera pq o espaço tem q ser rentabilizado e de certeza q o lugar /espaço dará muito mais rendimento se aplicado para outros fins que não sejam estarem ocupados com carregadores e carros elektros.
            Já que está a falar de hospitais, por acaso sabe qt custa 1/2 dia no parque ao ar livre do Hospital de Santa Maria? Exacto, mais de 20€, agora multiplique por 4. Cada lugar rende no mínimo 80€ dia=2 400,00€/mês por lugar. Acha que algum gestor no seu perfeito juízo vai abdicar dessa fonte de rendimento e dar de borla a um lugar a para carregar um elektro? Ganhe tino. Se quiser instalar tem que pagar. O tempo dos beneméritos já lá vai e os elektros não merecem nenhum tipo de iniciativas beneficentes.

          10. Avatar de JL
            JL

            Nesse caso é bem rentabilizado, queria o quê, que vendessem ali farturas ?

            Vão ocupar os mesmos espaços que os carros a combustão iam ocupar, ou os elétricos são maiores e dão para empilhar em cima uns dos outros ?

            Então quer dizer que se fizerem gastar menos de 2 depósitos de combustivel por dia, já é mais rentável que ter ali carros estacionados.

            Um dia tem 48 horas ? ena….

            Tanto que abdicam que já abdicaram, mas você é que é o bom gestor, mete-os todos a gastar gasolina.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            48 horas? Meio dia são 6 horas.
            Mas que ganda Tón!
            Qt ao espaço, não chega, é caro e nc há lugar. Mais houvesse. Para darem concessão a carros eletktros, quem os instalar tem que pagar bem! Mesmo que seja a própria empresa. O departamento A paga ao B. Não há almoços, acorde!

          12. Avatar de JL
            JL

            Que eu saiba 1/2 dia são 12 horas, você disse para multiplicar por 4.

            De noite estão abertos ?

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nem sempre podemos levar as coisas à letra.
            Exemplo: Se alguém diz “vou trabalhar meio dia”, pode significar que a pessoa trabalhará por um período de 4 a 6 horas. O mesmo sentido a aplicar ao parque.
            Ou no período da noite, “metade da noite” as mesma 20 e tal berlaitadas.
            Acho um exagero. Tomei conhecimento atráves de uma pessoa que amiúde tem que fazer lá tratamentos.
            É o país que temos!

          14. Avatar de JL
            JL

            Então não sei porque havia de multiplicar por 4, até porque alguns estacionamentos fecham.

            Claro que acha exagero, tudo para si na me é exagero, e quando não é tenta adicionar para ser.

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não fecham, é 24/24 e clientela não falta.

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E então? Não é 80€ , mas é 70€/dia=2100 ao mês =25.200€ ao ano por 15 m2. Lá vem vc discutir tostões
            Alguém no seu perfeito juízo vai abdicar dessa fonte de rendimento para que vc possa colocar lá o pópó elektro a carregar? Ganhe tino. No mínimo tem que pagar ≥ para cobrir as “perdas por ociosidade”.

            Se quizer arranjo-lhe um terrenozito jeitoso com os 15 m2 em Lisboa por 120.000€, ou um aqui nos arredores por 30.000€, tem é que fazer o caminho para poder lá chegar com o carrito. Depois criar as condições para carregamento é toda uma outra história!

          17. Avatar de JL
            JL

            Mas ainda não entendi, precisa de abdicar dessa porquê? Esse é o estacionamento público, podem é usar esses lugares para carregamento público.

          18. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Desde q paguem igual aos outros, sem problema. Força nisso.
            Claro que o local onde fica o carregador e respectivas cabines de apoio terá que ser pago.

          19. Avatar de JL
            JL

            Mas já pagam igual, tal como um a gasolina paga igual a diesel, nem que um pague mais que o outro.

          20. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se pagarem está melhor, mas o que temos assistido é o contrário. Ou seja querem ocupar o espaço e não querem pagar pq estão a carregar o carro. E pior, acham que têm esse direito pq lhes disseram que estão a zelar pelo ambiente loool
            Já agora uma compensação para as x’s que os estacionamentos não estão facturar pq não chegam carros elektros e os combustão que chegam tb não geram receita pq não podem lá estacionar.
            Portanto nestas circunstâncias, por cada estacionamento elektro sem actividade, o OPC arrota com 70€ ao dia/lugar para compensar as perdas. O mesmo para períodos do dia.

          21. Avatar de JL
            JL

            Mas porque haviam de meter um OPC num estacionamento privativo ? Essa é boa.

          22. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Privativo? Ainda há pouco vc próprio disse que era parque público.
            Concentre-se!

          23. Avatar de JL
            JL

            Eu estou concentrado, você é que não, o tema eram estacionamentos para carregar os carros dos hospitais, onde até disse:

            “Mas ainda não entendi, precisa de abdicar dessa porquê? Esse é o estacionamento público, podem é usar esses lugares para carregamento público.”

      3. Avatar de Alfe
        Alfe

        Sou motorista numa USF em Gondomar. Conduzo uma Citroen elétrica faço os domicílios e expediente sem nenhum problema temos dois carregadores para 3 carros e não me parece que tenha custado grande fortuna.

  2. Avatar de Elonao
    Elonao

    A melhor piada do Domingo.

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Proponho aviões militares de combate a pilhas.
    Proponho tanques militares de combate a pilhas(que seria uma evolução porque parece que só existia talvez 1 tanque militar a funcionar na prática).
    Proponho barcos militares de guerra a pilhas. Talvez até com uma inovação incrível de terem mesmo canhões que disparam coisas para os mauzões fugirem ou morrem.

    1. Avatar de JL
      JL

      A pilhas é impossível, não restava espaço após inserirem os tanques de combustível.

    2. Avatar de JL
      JL

      Mas está a precisar de guerra ? Pode ir para a Ucrânia, de certo que aceitam voluntários.

    3. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @Joao Ptt, não foste militar, se não sabias que os tanques são onde se lava a roupa e os carros de combate é que vão para a guerra 🙂 🙂
      São daquelas coisas típicas de militar que não te podes enganar, para quem esteve em Cavalaria que foi o meu caso, RC4 Santa Margarida só te enganavas uma vez.
      Acredita já se passaram mais de 30 anos mas ainda me lembro bem, mas fica descansado na tv estão sempre a cometer esse erro 🙂 🙂

  4. Avatar de JL
    JL

    Sim, faz todo o sentido

    1. Avatar de ABAIXO O JL decima segunda volta
      ABAIXO O JL decima segunda volta

      Háaaaa, já percebi tudo, és funcionário do estado, deves passar o dia a fingir que trabalhas na repartição de finanças e na realidade passas aqui o dia a reinar com a malta, pronto está explicado…

    2. Avatar de Joao
      Joao

      JL admiro a sua paciência para responder aos múltiplos comentários em diferentes publicações.

      Como escutei num podcast sobre problemas no nosso país, tanto na habitação como na saúde quando alguém menciona construir mais casas ou formar mais médicos como soluções para os respectivos problemas há sempre os que comentam que não são soluções válidas, em que os jornalistas adiantam a sua opinião de que é o comum no nosso país: imenso alarido sobre se uma solução é uma solução, enquanto o problema mantém-se e nada resolve.

      A mesma coisa se aplica a eléctricos e áreas académicas: “sempre leccionei esta matéria, a nova deverá estar errada”, “o meu carro a diesel faz 4l/100 em autoestrada, carros a pilhas é uma conspiração da Greta” e o mundo gira enquanto em Portugal gostamos de viver na nostalgia do passado, é o estado natural de inércia do nosso povo.

      Quantas mais perguntas fizer numa dialética de tentar encontrar a verdade empírica mais irritados ficam, porque não querem as suas ilusões, os seus dogmas destruídos.

      Espero que consiga manter a coragem de continuar a responder.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        de que te vale construir mais casas agora, elas eram preciso ter sido construídas há 10 anos atrás, investires agora em construção, embora o devas fazer já não vai resolver o problema, só evitar outro ainda maior no futuro, se em vez disso protegessem os senhorios e baixassem as mais valias haveria muito mais casas no mercado. invisto no em imobiliário e já me queimei por não ser protegido ao arrendar casas..

        outro ponto giro, formar mais médicos, sabes que somos o segundo país da EU com mais médicos per capita? pois é.. e mesmo que formasses mais médicos eles vão todos para fora ou para o privado.. nos ultimos 8 anos duplicaram o investimento no SNS e o serviço só piorou.. o problema não é falta de médicos é má gestão do SNS, aprendam com a NZ que teve um problema semelhante e soube por mão na situação..

        os EVs na verdade só têm uma utilidade, poupar na fatura de abastecimento, o mito do green não passa de uma falacia contada pelas forças politicas para arrecadar votos e contribuir para o PIB através da venda de carros de valores considerados altos, a poluição continua a existir e o abandono dos EVs face ao mercado de usados dos veiculos a combustão vai provocar um flagelo de poluição muito maior com baterias a aprodecer a contaminar solos, isto sem tocar no tema da mineração..

        parece-me que ouves podcasts e não sabes o que ouves e nem sequer tens capacidade de pesquisar e pensar pela tua propria cabeça, é mais facil cair nos achismos e acreditar nos fanboyismos biased de pessoas como o JL

        1. Avatar de JL
          JL

          Porque haviam de ficar a contaminar os solos ? é o mesmo que os motores e baterias dos a combustão estão a fazer nos locais abandonados ?

          Então mostre lá essas pesquisas.

          Deve ser como a sua pesquisa no outro dia onde inventou que os carros que arderam foi numa empresa de aluguer e que conhecia o dono.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            contaminam também, a diferença é o tamanho das baterias de um de outro, até as hélices das eolicas e os paineis fotovoltaicos em fim de vida são colocados em aterros a contaminar solos..

            talvez não saibas como funcionam os estacionamentos low cost do aeroporto mas a maioria dos lugares são de carros low cost para alugar onde ficam com a chave na fechadura ou é enviado para o telemovel metodo de abertura do carro..
            mas percebo que depois de comprar o tesla pela moda ficasses sem dinheiro para viajar

          2. Avatar de JL
            JL

            Então e os litros de óleo que saem todos os anos do seu carro, não contamina ? é que basta alguns anos a rodar para prefazer o mesmo peso de uma bateria.

            Sei muito bem como funciona, agora não precisa de inventar uma desculpa de algo que não funciona como diz.

            E sim, fiquei com muito dinheiro para viajar, tanto que neste momento nem estou em Portugal.

        2. Avatar de JL
          JL

          Está a ser diferente de um fanboy em que aspecto ?

        3. Avatar de Joao
          Joao

          a sua resposta só comprova o que escrevi, precisamente no “de que te vale construir casas agora… já não vai resolver o problema, só evitar outro ainda maior no futuro” é a típica mentalidade portuguesa de discutir soluções e não aplicar nenhuma, médicos a mesma coisa, falácia do green, por aí a fora.

          “parece-me que ouves podcasts e não sabes o que ouves e nem sequer tens capacidade de pesquisar e pensar pela tua propria cabeça” outra típica resposta de quem não sabe argumentar, etc.

          1. Avatar de JL
            JL

            É por pesquisar é que disse o que disse, afinal você não pesquisou nada e preferiu ir na conversa dos podcasts que tentam influenciar rebanhos, não viu que esse argumento serve para ambos os lados ?

            Mas que falácia é essa diga lá ?

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Joao, está dificil por esses lados, mas eu argumentei factualmente os pontos não me limitei a dizer “mentalidade tuga”, aqui quem tem falta de argumentos e analise critica ve-se bem quem é

          3. Avatar de Joao
            Joao

            Zé Fonseca para mim não tá nada difícil.

            Casas: investir no mercado imobiliário é mau por causa das mais-valias. Nada contra, também considero que o Estado deveria cobrar menos impostos. Em quê que isso invalida construir mais casas/prédios para atenuar o problema? Atuamos sobre um problema de forma binária, ou seja, ou só se aplica 1 única solução ou não se aplica nada? Construir mais casas, reduzir mais valias, simplificar processos de licenciamento, etc. Tudo é válido

            Médicos: o que interessa se Portugal forma a maior quantidade na OCDE? Formar mais implica aumentar a probabilidade de ficarem cá mais, se imigram ou não é o mercado a funcionar, agora se quiser podem-se aplicar medidas socialistas de regulação, como impedir de imigrar se a formação aconteceu numa universidade pública – querem imigrar pagam as propinas devidas ao Estado, pois um aluno numa universidade não custa 1000€ de propinas por ano, custa bem mais. E em que invalida formar mais médicos? Novamente uma solução tem que ser binária, é tudo ou nada? Não podem ser aplicadas várias? Desde mais formandos, aumento de ordenados, aumento de condições, etc.?

            “parece-me que ouves podcasts e não sabes o que ouves e nem sequer tens capacidade de pesquisar e pensar pela tua propria cabeça” – usar ad hominem é infantilidade argumentativa, nem irei responder sobre se sou ou não influenciável ou se influencio, não tenho que o fazer porque é irrelevante

          4. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Parece que não percebeste não dá Johny boy..
            É claro que tem de se construir casas a questão é que já vamos tarde para o problema actual, nunca mais vamos ver o mercado baixar o preço, só estabilizar, o problema já existe e muitas famílias não terão solução digna de habitação nunca devido ao problema causado, a única coisa que se pode fazer é impedir que o mesmo se repita daqui a 5-10 anos com outro Boom imobiliário provocado por escassez.

            Os médicos não estava a referir-me aos médicos formados mas sim aos médicos no activo, somos o segundo país da UE com mais médicos PER CAPITA.. dá que pensar não?
            E btw, não existem em Portugal escolas privadas com curso de medicina, muito por culpa do sindicato dos médicos que acha que as médias devem ser altas e os cursos teóricos para ser como era no tempo deles, curiosamente a minha mulher fez medicina em PT mas guardou a especialidade para fazer nos EUA numa lógico, e o nível de ensino não só é menos exigente como com menos exigência preparam melhor para a função, tanto que hoje retornando a PT pode literalmente escolher o privado onde quer trabalhar

            Pensai, usaide a cabeça que não servides só para usardes boneis 😉

        4. Avatar de Antonio+Vasco
          Antonio+Vasco

          Os seus podcasts vê se logo donde vêem… Então os fumos dos combustão só nos alimentam… E as plantas… E os animais … Os VEs é que são o mal dos mundos…

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            eu não consumo podcasts, isso foi o vosso amigo Joao que falou

      2. Avatar de Jota
        Jota

        Oh João, melhor JL, sempre a mudar de nicknames?

  5. Avatar de Ricardo Abonado
    Ricardo Abonado

    O futuro e elétrico quem pensa o contrário é tonto..

  6. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
    SouHumanoNaoOcidental

    Seria como criar uma casa pelo telhado.
    Duas razões iniciais para dizer que não:
    Custo inicial
    Aumento do consumo de energia que implicaria aumento do custo de eletricidade para o consumidor final.
    Temos de compreender que uma das funções do Estado é aumentar a qualidade de vida da população em geral.
    Ao trazerem a público esta ideia de mudança da frota do Estado compreende-se duas coisas à partida:
    1- a população portuguesa não tem ideia de qual a função inicial do Estado português e deveríamos mudar essa percepção para que no futuro não surjam ideias estúpidas de aplicação de dinheiros públicos
    2- E as pessoas que representam o Estado português infelizmente não sabem qual a sua verdadeira função e como todos os governos portugueses que já existiram comprova-se que a pobreza e má qualidade de vida dos portugueses é um problema de decisão política e não de circunstâncias externas como guerras, crises mundiais.

    1. Avatar de JL
      JL

      E nesse caso uma redução do consumo de combustível ao consumidor.

  7. Avatar de Mapril
    Mapril

    Para o Estado a gasolina fica a metade do preço. Economicamente compensa mudar para eléctricos? Sei não… Mas duvido…

    1. Avatar de JL
      JL

      Nesse caso também a electricidade fica.

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Até de borla, os contribuintes é que pagam tudo do estado. É tudo muito bonito até começarem a pagar mais e mais de eletricidade, ou pensas que os “investimentos” em carregadores e afins são de borla? Quem achas que vai pagar? A luz aumenta 2€ e já os tugas se estão a espumar da boca. Agora são “meia duzia” de carros elétricos, quando forem milhões….

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas sabe o que é o estado ? O estado somos todos nos.

          Os carregadores são facilmente rentabilizados.

          Então mas afinal o combustível é dado ?

          Sinceramente esta malta deve ter poços de petróleo no quintal.

          1. Avatar de Mapril
            Mapril

            O combustível não é dado. Mas para o Estado fica a metade do preço, já que metade do preço é impostos e taxas. Já quanto ao preço da electricidade, o estado paga praticamente o mesmo que os cidadãos – os impostos sobre electricidade são muito baixos.

          2. Avatar de JL
            JL

            São poucos ? É metade da factura.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pelo contrário. O estado paga para manter o preço da electricidade baixo!
            Para ter essa capacidade precisa carregar nos combustíveis que rendem 11,5 mil milhões ao ano.
            Manter a electricidade a preços baixos custa 4.8 mil milhões ao ano.

          4. Avatar de JL
            JL

            Por acaso não está a carregar, está sim a dar subsideos.

    2. Avatar de Paulo+g.
      Paulo+g.

      E de onde vem a gasolina que lá metes?
      Vem de onde? Se vier do excedente dos meus painéis solares fica bem mais barato para o estado.
      O carro elétrico para o estado, também é bem mais barato.

      1. Avatar de Mapril
        Mapril

        Eu falo em alhos e tu respondes em bugalhos. Eu disse que para o Estado a gasolina custa metade do que custa aos cidadãos, porque metade do preço pago volta ao estado sob a forma de impostos e taxas. Já na electricidade, o estado paga quase o mesmo que os cidadãos, quase não há retorno de impostos (apenas 6% de IVA, creio).
        Em suma: para o cidadão, um eléctrico pode ser, e é em muitos casos, vantajoso em termos económicos. Mas para o Estado? não sei não, é fazer as contas como dizia o outro.

        1. Avatar de JL
          JL

          Se não fosse vantajoso não tinham criado uma lei para que as novas aquisições de viaturas fossem de viaturas eléctricas.

          Ninguém anda a dormir.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @Paulo+g. Solar mais barata?. A solar está a ser paga ao produtor a 0,35/kWh. Sai ao preço do diesel já com impostos.

        1. Avatar de JL
          JL

          E ainda bem, é preciso acabar com aquilo que não temos.

  8. Avatar de Histórias
    Histórias

    Bem aqui é daquelas situações em que quero ver como o estado vai descalçar a bota, se com o seu parque automóvel atual a combustão aquilo é uma vergonha no que toca a manutenção, é andar até cair e muitas viaturas acabam encostadas porque não há verba para uma peça de alguns euros, nem quero imaginar o que vai ser quando se converterem em elétricos…

    O estado deveria ser o exemplo mas não é isso que acontece o Estado português é o pior em gestão, por isso é que este país está como está…

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      O estado Central pode e troca de viaturas de 4 em 4 anos, o restante estado como por exemplo autarquias as viaturas só podem ser trocadas ao fim de um de muitos anos, não sei se ainda é assim, mas acho que só podiam ser trocados ao fim de 10 anos.
      Faz sentido para carros que fazem poucos km por dia serem VE, tipo higiene e limpeza, autocarros, quanto as carros de emergência ai acho que ainda é cedo, mas é apenas a minha opinião pessoal ou no mínimo 50% de cada.
      Nos tradicionais há uma reserve para os veículos de emergência que os postos são obrigados a manter em caso de escassez, nos VE não sei como funciona em caso muito específicos.

  9. Avatar de suyi
    suyi

    Quem vier a usar os carros, passa a ter motivo para produzir uma hora a menos por dia, senão mais. Tempo o qual vai estar a aguardar que o carro carregue a bateria durante deslocações.
    Conheço fábricas que mudaram a frota e arrependeram-se, precisamente pelo motivo que as deslocações passaram a ser muito menos eficientes em tempo. E tempo é dinheiro.

    1. Avatar de JL
      JL

      E porque haviam de produzir uma hora menos ? Estão sempre dentro do carro.

      Eu também conheço fábricas que mudaram e não só se arrependeram de não o terem feito mais cedo.

      1. Avatar de ABAIXO O JL decima terceira volta
        ABAIXO O JL decima terceira volta

        Vergonhoso é ainda vires aqui espalhar o charme a ferrar mentiras, não conheces nada, é pura treta e todos sabemos disso…

        1. Avatar de JL
          JL

          O que disse que é mentira ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Claro que é.

          2. Avatar de JL
            JL

            O que é mentira ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Que mudarem e estão contentes.

          4. Avatar de JL
            JL

            Ah também sabe se estão contentes ou não ?

          5. Avatar de JL
            JL

            Os seguros é que estão descontentes ?

            Claro que é mais caro, os carros também são mais caros, que novidade.

  10. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Faz, mas apenas quando com baterias de estado sólido

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Vou chamar-vos à terra!
    Quando o Estado começar a equipar os seus serviços com carros eléctricos, excepto os Ministros, Secretários de Estado e restantes chefias, quando os carros precisarem de baterias vão para o lixo!

    Até parece que não conhecem o país em que vivem e vêem quantos anos têem de durar esses carros!!!!!

    Outro aspecto, e onde existe essa energia excedentária para abastecer tanto carregador rápido? Sabem quantos kwh precisa permanentemente cada carregador? Por isso é que o país está outra vez sem dinheiro e já nem o PRR sai do sítio!!!!!!
    Perguntem às Câmaras onde está o dinheiro das dezenas de projectos que têem prontinhos para arrancar!?!?!

    1. Avatar de JL
      JL

      Então porquê? Não podem ser reparados ou é apenas uma coisa que não lhe convém ?

      Energia excedentária ?

      E você sabe quanto consome ?

      Está sem dinheiro ? Para enviar para os árabes ?

      1. Avatar de ABAIXO O JL decima quarta volta
        ABAIXO O JL decima quarta volta

        e continua já se viu que não dá para mais…

        1. Avatar de JL
          JL

          Isso, continue a chorar.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        o estado vive de capex, tudo o que é opex não funciona no estado e é encostado, até tens a prova disso nas actuais frotas a combustão, até em serviços de IT

        1. Avatar de JL
          JL

          Então e depois ?

    2. Avatar de Bravo
      Bravo

      Bem num certo sentido e como conheço bem como funcionam as coisas no estado é certo que as coisas irão nesse sentido, pois é tudo muito burocrático para orcamentar a compra de uma simples caneta, se houver verba há se não houver espera e depois depende de cada entidade do estado defenir prioridades o que as coisas depois acabam todas num canto e morreu, por isso isto da mobilidade eléctrica quero ver como vai ser quando o estado não consegue sustentabilidade porque é só mais decisões…

      Tenho ali orçamentos para obras pedidas a edificios do estado, remodelações e é um fartote, querem tudo no fim querem dado e arregaçado. Já nem falo de quando é para receber…

  12. Avatar de Zelig
    Zelig

    O primeiro-ministro Antonio Costa mandou comprar um Nissan Leaf elétrico só para parecer bonito.
    Depois como não tinha carregadores na garagem, nem a potência estava prevista, vai daí instalaram um GERADOR a diesel. Ainda lá deve estar, é conformarem. Eu vi e fotografei .

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      A ser verdade essa história, os assessores do ex-primeiro ministro, ou quem o aconselhou, foram pelo cominho mais complicado…

    2. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      Potencia para carregar um Leaf? Que disparate eheh. Se ainda fosse um Porche ou outro de alta capacidade, mas um Leaf? Vocês não fazem a mínima ideia de potências eléctricas.
      São capazes de ter em casa uma máquina de lavar, uma de secar e um fogão , tudo a funcionar ao mesmo tempo, mas carregar um carro que pode ser carregado como uma máquina de lavar, ou como 2 em metade do tempo, isso já é um problema.

    3. Avatar de JL
      JL

      Isso é mentira, não foi comprado, foi cedido pela Nissan.

      Outra mentira, um leaf carrega em qualquer instalação.

      Então meta cá a foto.

  13. Avatar de Luis
    Luis

    O Não ganha a votação. Prova-se uma vez mais a minoria ruidosa dos fanáticos do elétrico. Quando é que percebem que quem manda é o mercado e não as ideias que têm na vossa (pequena) cabeça.

    1. Avatar de JL
      JL

      E prova-se mais uma vez que os fanáticos da combustão, como você não entendeu que este assunto não tem nada a ver com mercado.

    2. Avatar de Mestre
      Mestre

      @luis +1 Lá porque o fanático faz barulho, não representa o mercado. É um triste

      1. Avatar de JL
        JL

        Não sei porque os fanáticos vem falar de mercado quando o assunto aqui é outro .

        1. Avatar de Zecarlos
          Zecarlos

          És um triste JL

          1. Avatar de JL
            JL

            Então porquê ?

            É que de triste não tenho nada.

            Mas olhe, vou continuar a fazer o que sempre fiz, nem que você mude de nick 100 vezes.

  14. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Um carro nunca é um bom investimento, principalmente elétrico, para pouparem 100€ em gasolina por ano gastam mais 10 mil e quando as baterias berrarem, digam o que quiserem já se sabe como são as baterias, gastam mais 10 mil.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então quantas baterias já lhe berraram ?

      Portanto as baterias berram ao fim de 1500 KMS ?

      Já se sabe ? Então quantas trocou ?

    2. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      Eu poupo 300€… por mês. E também poupo o ambiente e a minha saúde e dos meus. E também a sua e os seus

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        na carteira até podes poupar, no resto só na vossa redoma da fanboys de evs

        1. Avatar de JL
          JL

          E na vossa fanboys dos ices.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Poupa 300€ por mês, desculpe mas não acredito, que poupa €€€ tenho a certeza não poupa é 300€.
            quantos km fazia e quantos km faz agora?
            Os VE têm muitas vantagens mas que eu saiba ainda não
            aproximam locais.
            A não ser que seja taxista, e mesmo assim os taxistas são como os pescadores e caçadores, não são para ser levados a serio.
            Ainda no fim de semana recebi a visita de um colega, que veio ver como estava depois de uma procedimento cirúrgico de urgência na passada 6ª feira, estava a dizer que comprou um BMW I3 em segunda mão e está a gostar muito do carro, carrega sempre em casa e até a data o mês que pagou à mais foi 48€, eu perguntei mas toda a fatura ou pagas-te a mais os 48€?
            Resposta foi o que paguei a mais do que pago normalmente.
            Por enquanto carrega em casa e sem paneis solares, ainda está a construir casa própria.
            Segundo ele poupa mais ou menos um deposito de combustível, visto ainda manter um carro “normal” porque trabalha por turnos e a esposa não e necessitam de ter duas viaturas.

          2. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Para dizer a verdade até poupo mais, faço cerca de 4,000km mensais , como diz o outro, é só fazer as contas.
            Mas para além do combustível poupo nas revisões, nos travões e no imp.de selo.
            E ainda poupo no estacionamento numa série de cidades em que os VEs não pagam.
            E como espero que o Y dure 500.000 km , poupo nas depreciação do carro, que não é tão pouco assim.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            eu sou fanboy apenas de uma coisa, viagens sem paragens forçadas..
            depois sou contra tudo o que são modas de esquerda e de movimentos woke..
            não fosse por isso e era para o lado que dormia melhor, até tenho hibrido só para ter mais opções de estacionamento 😀

          4. Avatar de JL
            JL

            Se é contra modas, não entendo porque defende tanto com unhas e dentes aquilo que defende, é isso que continua na moda, tanto que são os que mais se vendem.

            Ah afinal tem um híbrido da moda, boa, afinal não parece ser diferente dos outros.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O Engº @Antonio+Vasco é taxista profissional. É Engºs dos taxis! E carrega electricidade à borla no poste do casal ventoso!

          6. Avatar de JL
            JL

            Ninguém tem a culpa de você usar o carro apenas na garagem, há quem faça kms, eu já fiz por mês muito mais que isso e não era taxista nem uber, neste momento faço um pouco menos.

          7. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Antonio Vasco é mesmo engenheiro, reformado, mas continua a trabalhar e espera trabalhar ainda por muitos anos. Para é morrer. E não tem nada a ver com Lisboa, é do norte

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pronto, passa a ser o Engº Papa Léguas.

  15. Avatar de MP
    MP

    Um exemplo de mercado.

    Um VW Polo a Gasolina custa a partir de 24.483,00 € (https://configurador.volkswagen.pt/cc-pt/pt_PT_VW22/V/auv/A01?variant=URBAN).
    O VW equiparado elétrico, o ID.3, a partir de 40.092,00 € (https://configurador.volkswagen.pt/cc-pt/pt_PT_VW22/V/auv/E04?variant=PURE).

    Quando é que a maioria das pessoas em Portugal iriam ter retorno dos 15.609,00 € de diferença?

    1. Avatar de Bernardo
      Bernardo

      Errado.

      Um ID3 é equiparado exteriormente a um Golf, não a um Polo. E o espaço interior estará entre um Golf e um Passat.

      Se um ID3 for comparado com um Polo com a mesma potência o preço é idêntico.

      Um Golf começa à volta dos 30k, mas com algum equipamento facilmente chega aos 40k.

      No fundo comparando potências e equipamento, para carros equivalentes, os preços são muito semelhantes.

      1. Avatar de MP
        MP

        O ID3 é ligeiramente é muito ligeiramente mais pequeno que o Golf (dimensões exteriores). Para as minhas contas utilizei o valor base de todos os modelos referente no site da VW.

        O Golf custa a partir de 28.773,00 € (https://configurador.volkswagen.pt/cc-pt/pt_PT_VW22/V/auv/D03?variant=GOLF) e continua a haver uma diferença de 11.319,00 €.

        1. Avatar de JL
          JL

          Só falta ver as restantes diferenças, um carro com 115cv vs 170 cv

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            quem compra não olha para isso porque para a larga maioria os 115cv são suficientes..
            além disso vocês dos EVs talvez não estejam habituados a comprar carros mas de alguém que troca de carros a cada 4-5 anos pensei no seguinte, os carros a combustão facilmente se conseguem descontos acima dos 10% em alemães, em italianos e suecos então chega aos 17% sobre o PVP, em EVs fazem-te um manguito (as mesmas marcas)

          2. Avatar de JL
            JL

            Se não olha porque há várias versões nos outros carros ?

            Quais marcas não fazem descontos ? é por serem melhores ?

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            porque há publico alvo para, simplesmente os CV não vão pesar na balança quando o importante é o preço

            todas as alemãs, ou então fazem descontos 2-3%, é pelos custos de produção, não há margens para descontos e olha que aqui temos um contrato frota generoso com uma locadora grande capaz de grandes descontos

          4. Avatar de JL
            JL

            Mas pesam no dinheiro que custam, senão toda a gente comprava carros de 500 cv.

            E você julga-se tão importante e acredita em descontos para quem compra 1 ? enfim, depois dizem que os outros são todos e loucos.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @Bernardo, o ID3 está para o Polo.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então não entendo porque o comparam sempre com o Golf, até no tamanho da mala o ID3 ganha ao Golf:

          https://www.carbuyer.co.uk/family-hatchbacks/304277/volkswagen-golf-vs-volkswagen-id3-which-should-you-buy

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Os carros têm uma tendência para crescerem à medida de novos lançamentos.
          Por exemplo a última Passat já vai com 4,917m. Assim esta está para o ID7. E depois é vir emparelhando as gamas por aí abaixo Golf_ID4/5, Polo_ID3…

          1. Avatar de JL
            JL

            O Golf atual foi lançado 1 meses depois do ID3.

            A sério que compara um golf com um ID 4 ? tem tudo a ver, a não ser as 4 rodas.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Habitabilidade:
            Volkswagen Golf 2024
            Espaço para as pernas (dianteiro/traseiro): Aproximadamente 1.046 mm / 903 mm.
            Espaço para a cabeça (dianteiro/traseiro): Cerca de 987 mm / 979 mm.
            Espaço para os ombros (dianteiro/traseiro): Aproximadamente 1.420 mm / 1.370 mm.

            Volkswagen ID.4 2024
            Espaço para as pernas (dianteiro/traseiro): Aproximadamente 1.040 mm / 967 mm.
            Espaço para a cabeça (dianteiro/traseiro): Cerca de 1.045 mm / 1.020 mm.
            Espaço para os ombros (dianteiro/traseiro): Aproximadamente 1.469 mm / 1.457 mm.

            O ID4 só é maior por causa da marreca!

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já agora o Volkswagen ID.5 2024
            Espaço para as pernas (dianteiro/traseiro): Semelhante ao ID.4, com cerca de 1.040 mm / 967 mm.
            Espaço para a cabeça (dianteiro/traseiro): Ligeiramente menor que o ID.4, com cerca de 1.020 mm / 980 mm na parte traseira devido ao teto inclinado do estilo coupé.
            Espaço para os ombros (dianteiro/traseiro): Igual ao ID.4, com aproximadamente 1.469 mm / 1.457 mm.

          4. Avatar de JL
            JL

            Até nesses dados é bem maior.

    2. Avatar de JL
      JL

      Um Polo ? Um Id3 tem mais espaço que um golf, aliás.

      1. Avatar de Lusitano
        Lusitano

        Vai lá ver que estão a carregar nela, o teu vizinho o amigo. Lembra-te que tu serás sempre o último a saber 🙂

        1. Avatar de JL
          JL

          Então? Fala por experiência própria ?

          1. Avatar de Zecarlos
            Zecarlos

            Já foste, serás o último a saber JL

          2. Avatar de JL
            JL

            Outro experiente, então soube depois de quanto tempo ?

      2. Avatar de PJA
        PJA

        Lololololololol.

  16. Avatar de VpokaFP
    VpokaFP

    Não. Já chega de rebentar dinheiro.
    Nem metade dos barcos elétricos que compraram têm bateria e ainda são carregados por geradores a gasóleo.

    Carro elétrico é para quem quer rebentar dinheiro desnecessariamente.

    1. Avatar de JL
      JL

      Só não entendo porque não o metem a gerir este pais, e até a Europa.

      1. Avatar de PJA
        PJA

        Você é que devia ser um grande gestor, o engenheiro dos PT de 9000€.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ora nem mais, ninguém tem a culpa de não conhecerem os valores.

          1. Avatar de PJA
            PJA

            Compre que nunca foi usado. Lolololololol. Você é um cómico.

          2. Avatar de JL
            JL

            Só tem um pouco de pó por cima. LOL

          3. Avatar de Zecarlos
            Zecarlos

            Ainda diz que não vende!!

          4. Avatar de JL
            JL

            Sim, e vou continuar a dizer que não vendo.

            E você vai continuar a insistir ?

  17. Avatar de Fraquinhos
    Fraquinhos

    O mundo não produz energia elétrica suficiente para satisfazer a demanda de um parque automóvel exclusivamente elétrico. Não produz nem conseguirá alguma vez produzir.
    Agenda 2030. Taxa de carbono individual. Atingidos os valores mensais estabelecidos por indivíduo, o carro nem abre as portas, quanto mais ligar. Não abram os olhos enquanto é tempo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então porque não produz ? Porque você não deixa ou não quer ?

      Então e se for hidrogénio ou combustíveis sintéticos ?

    2. Avatar de Trul
      Trul

      Não acho que esta informação faça sentido “ O mundo não produz energia elétrica suficiente para satisfazer a demanda de um parque automóvel exclusivamente elétrico.”
      Se todo o parque automobilístico fosse EV teremos maior disponibilidade de combustível de combustão. Na pior das hipóteses estaríamos a queimar combustível para gerar elevação.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Na CN já há problemas e ainda agora a procissão vai no adro.

        1. Avatar de JL
          JL

          Só se fosse para hidrogénio e combustíveis sintéticos que consome 5 e 10x mais electricidade é que já iria haver energia para tudo.

      2. Avatar de JL
        JL

        Nem mais, isso na pior das hipóteses, mas o que é curioso é que muitos aqui defendem soluções de futuro que consomem 5 e 10x mais electricidade para fazer o mesmo que os bev.