X suspende atividade no Brasil devido a uma polémica sobre censura

32 Comentários

A rede social X diz que está a encerrar as operações comerciais no Brasil com efeito imediato. Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, ameaçou um dos representantes legais da plataforma com prisão se não “cumprisse as suas ordens de censura”.


X suspende as operações no Brasil

De acordo com a Reuters, de Moraes exigiu que o X removesse certos conteúdos da sua plataforma. Em vez de cumprir, a rede social optou por encerrar as suas operações locais “para proteger a segurança do nosso pessoal”.

Segundo o X, de Moraes fez a ameaça numa “ordem secreta”, que partilhou publicamente. Elon Musk, diretor do X, afirmou que a exigência “exigiria que quebrássemos (em segredo) a lei brasileira, argentina, americana e internacional”.

Além disso, acrescentou que “a decisão de fechar o escritório do X no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com as exigências (ilegais) de censura secreta e entrega de informações privadas de @alexandre, não havia como explicar as nossas ações sem nos envergonharmos”.

Apesar de os nossos numerosos apelos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre estas ordens e de a nossa equipa brasileira não ter qualquer responsabilidade ou controlo sobre se o conteúdo é bloqueado na nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar a nossa equipa no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo.

As ações [de Moraes] são incompatíveis com um governo democrático. O povo do Brasil tem uma escolha a fazer – democracia ou Alexandre de Moraes.

Disse o X, numa declaração na sua conta de Assuntos Governamentais Globais.

Musk tem-se insurgido contra de Moraes há meses

Em abril, ele disse que iria desafiar as ordens do legislador para bloquear certas contas no Brasil, alegando que elas eram inconstitucionais. Em resposta, Moraes abriu um inquérito de obstrução à justiça contra Musk. Mais tarde, em abril, o X disse que iria cumprir todas as ordens dos tribunais superiores do Brasil.

Mais tarde, a Comissão Judiciária da Câmara dos Representantes divulgou um relatório provisório em que afirmava que o governo brasileiro estava a tentar forçar o X a censurar mais de 300 contas – incluindo a de Jair Bolsonaro.

 

Leia também:

EUA pedem que Musk corrija o seu chatbot de IA, porque espalha desinformação eleitoral

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    O Brasil encontra-se sob uma ditadura Judicial.
    Controlado por um maniaco de um juiz, inacreditavel!

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Jorge, e quem é que vc pensa que manda no juíz?
      Hein hein? Está a falhar na formatura…

  2. Avatar de Anônimo
    Anônimo

    Isso mesmo! O Brasil está sob ditadura judicial e apoiado pela esquerda brasileira, inclusive quase todos os meios de comunicação de esquerda.
    Nunca foi tão difícil de ser brasileiro e morar aqui.
    Estão querendo controlar quase tudo o que fazemos.
    Estamos pagando as maiores taxas de impostos do mundo, estamos pagando as maiores taxas de importações do mundo, não deixam os brasileiros se manifestarem nas ruas e nas redes sociais. O nosso governo atual não criticou o Maduro da Venezuela porque está fazendo exatamente o mesmo que ele, controla o exército, o judiciário, o legislativo e o executivo.

  3. Avatar de Anônimo2
    Anônimo2

    Estamos na lista de países que sofrem censura nas redes sociais. Não estamos diferentes da Rússia e da China. Temos que utilizar VPN para acessar os constantes bloqueios do WhatsApp, X e Telegram. As pessoas não tem mais coragem de falar abertamente o que pensam nas redes sociais, talvez por isso o mundo ainda não saiba o quanto estamos sofrendo. Nós brasileiros estamos finalmente sob uma ditadura de esquerda. Por favor nos ajudem!!

    1. Avatar de Damnupa Kot
      Damnupa Kot

      serem governados pela esquerda é uma mera sensação de coincidência /s

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Não votaram neles?
      Agora aguentem…

  4. Avatar de Anônimo
    Anônimo

    Isso mesmo! O Brasil está sob ditadura judicial e apoiado pela esquerda brasileira, inclusive quase todos os meios de comunicação de esquerda.
    Nunca foi tão difícil de ser brasileiro e morar aqui.
    Estão querendo controlar quase tudo o que fazemos.
    Estamos pagando as maiores taxas de impostos do mundo, estamos pagando as maiores taxas de importações do mundo, não deixam os brasileiros se manifestarem nas ruas e nas redes sociais. O nosso governo atual não criticou o Maduro da Venezuela porque está fazendo exatamente o mesmo que ele, controla o exército, o judiciário, o legislativo e o executivo.

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Assim mesmo Musk mostra a esse ditador Alexandre que o X não precisa de ter actividade para funcionar lá e se é para a segurança de represálias contra funcionários no Brasil foi mesmo a melhor atitude.

  6. Avatar de Aves
    Aves

    Musk está fazer os seus ensaios. Já incentivou os motins em Inglaterra, contra o governo democraticamente eleito, de uma grande país europeu. No Brasil ataca a magistratura judicial.
    Quando, daqui a 3 meses, Harris ganhar as eleições nos EUA, é provável que Musk incentive á rebelião, alegando que as eleições foram roubadas. Vai fazer do assalto ao Capitólio, de 06/01/2021, uma brincadeira.
    Quanto à citação, que lhe parece dar razão: “Mais tarde, a Comissão Judiciária da Câmara dos Representantes divulgou um relatório provisório em que afirmava que o governo brasileiro estava a tentar forçar o X a censurar mais de 300 contas – incluindo a de Jair Bolsonaro”, tem que se perceber que os republicanos têm a maioria na Câmara dos Representantes (e os democratas a maioria no Senado) e que essa Comissão é presidida pelo republicado Jim Jordan, um representante da extrema direita que atrelou a sua imagem a Trump, tal como Musk. Esses relatórios provisórios, a favor de Musk e do X, e contra os procedimentos para controlar a desinformação nas redes sociais não são relatórios aprovados pelo Congresso, mas pelo presidente da Comissão.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Não digas asneiras não fazes ideia do que se passa na realidade no Brasil, fala com qualquer Brasileiro que ele te explica antes de vires dizeres asneiras.

      1. Avatar de Eccos
        Eccos

        Sou brasileiro, moro no Brasil, e digo que ele não esta errado, o Musk esta sim a abusar de sua influencia para fazer levantes politicos.
        Não concordo com muitos dos atos do Moraes, mas admito que certos perfis, que só propagam desinformação, e incitam a violencia devem sim ser banidos de qualquer rede social. “Ai ai ai, mas e a liberdade de expressão” se a sua liberdade de expressão poe em risco a vida de outras pessoas ela deve ser sim censurada. A liberdade de expressão não me permite dizer que certas pessoas merecem ser abusadas, ou que vão metralhar a ptzada ou outras afirmações do ex presidente.
        Quem divulga mentiras, agressões ou prega a morte de outras pessoas, não importa se é de esquerda, de direnta, centrão ou a merda que for, deve ser responsabilizado por isto.

        Porém, sim, corcordo que uma decisão de um alto magistrado NÃO pode ser OCULTA ou SECRETA.

        Agora, se tem uma ordem judicial, e uma empresa não cumpre, esta na lei de quase todos os paises que o responsavel da empresa, naquele pais, será judicialmente responsabilizado.

    2. Avatar de Luís+Costa
      Luís+Costa

      Epah cala-te ou ao menos vai perceber a realidade do Brasil, ou mesmo do UK.. wtf cada mer** que um gajo lê

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Usa um tradutor, retardado: “Inciting rioters in Britain was a test run for Elon Musk. Just see what he plans for America”
        https://www.theguardian.com/commentisfree/article/2024/aug/18/inciting-rioters-in-britain-was-a-test-run-for-elon-musk-just-see-what-he-plans-for-america

        1. Avatar de Luís+Costa
          Luís+Costa

          Uiuiui fui buscar uma opinião de alguém que é literalmente uma ativista de extrema esquerda.. oh retardado vai dar banho ao cão pah

      2. Avatar de Cenas+e+coisas
        Cenas+e+coisas

        Como alguem que vive no UK em Londres, o que e’ que ele disse de mal do UK? Que a estupidez do Musk a falar em Guerra civil quando os riots foram criados por misinformation e a malta de extrema direita andou a fazer merda porque sao meio burros?? Mais uma vez Musk a falar de merdas que tem menos conhecimento que o meu gato.

        Podes achar que ele esta’ a puxar a brasa a’ sua sardinha no assunto, mas dizer que a realidade do UK e’ diferente neste caso dos riots com guerra civil e’ meio parvo.

    3. Avatar de Damnupa Kot
      Damnupa Kot

      cala-te pá!
      tás a ver as coisas pelo funil que te colocaram… o resto da censura não vês tu e preferes ignorar toda uma realidade que milhões estão a sentir na pele só pra defenderes a tua posição. isso não é ser inteligente e sábio mas sim tendencioso e manipulado!

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Tu é que vês as coisas pelo óptica do teu Deus Musk. Ele não está acima da lei brasileira. Por muito que ele e outros discordem dela têm de cumprir as decisões legais.

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Lei brasileira? Vou buscar os óculos porque não acredito nisto.

          Existe lei no Brasil? Hehehhohohiahahah

    4. Avatar de André
      André

      Aves, certamente que isto
      https://x.com/ProtonVPN/status/1825181050701586730
      Também é culpa do Musk e do Jim Jordan.
      Ou então é assumir que o Brasil está numa ditadura que apoia o Maduro, o Ortega, o Pooh, etc….

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Não e culpa de Musk nem de Jim Jordan, é a estupidez natural dos bolsonaristas a fazerem-se de vítimas.

        1. Avatar de Andre
          Andre

          Certo!!!! Como a censura na Venezuela é culpa dos venezuelanos, na Coreia do norte são mortos por culpa própria pois não se portam bem, e na China também teem de andar a fazer tráfico de VPN porque não são em condições de terem liberdade.

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Uma cortina de ferro caiu sobre o Brasil, a mesma da Venezuela, da Coreia do Norte e da China!
            Os bolsonaristas nem enxergam o ridículo que são 😉

          2. Avatar de Andre
            Andre

            Certo, são os bolsonaristas que expulsaram o X e estão a pedir censura secreta a vpn’s.
            A prender gente por 18 anos por estarem no sitio errado à hora errada, etc…..

    5. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Que grande comuna ignorante ou para se defender este tipos de situacoes tem que se ser igual aos criminosos.

      https://x.com/EndWokeness/status/1825511320705216755

      https://x.com/Rothmus/status/1820668124414276066

    6. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Aves, os motins em Inglaterra não foram incentivados pelo Musk.
      Tenha vergonha na cara e não seja um reles mentiroso manipulador.
      Os motins foram provocados porque as pessoas estão fartas destes esfaqueamentos diários, que nem crianças poupa.
      Se lhe acontecer a si ou a um seu familiar algo parecido, depois venha aqui contar como se sentiu.
      Aposto que vai dizer que a culpa será do Musk, ou do Trump ou quiçá do Passos Coelho.

      Já não tenho paciência para estes wokes que estão a destruir o que levou séculos a ser feito.

      Mas qual magistratura judicial no Brasil?
      Aquilo é um antro de corruptos ao mais alto nível, corruptos autoritários marxistas.
      Entre o Maduro e o Lula a diferença é apenas no nome…

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Quando foi apresentado em tribunal, o juiz disse que o suspeito poderia ser nomeado, apesar de ser menor de idade, tendo em conta o “motim idiota” que ocorreu em partes do Reino Unido. Trata-se de Axel Rudakubana, de 17 anos.
        Ao contrário dos boatos nas redes sociais não é um requerente de asilo, nem chegou recentemente à Grã-Bretanha atravessando o Canal da Mancha ilegalmente numa jangada. Nem era um refugiado numa lista de observação.
        Nasceu em Cardiff, País de Gales, de pais originários do Ruanda a viver em Southport há algum tempo. No tribunal, a acusação disse que Rudakubana havia sido “diagnosticado com autismo” e não estava disposto a sair de casa e a comunicar-se com a família por um período de tempo”.
        Os vizinhos disseram ainda que a família Rudakubana estava fortemente envolvida com uma igreja local e descreveram o adolescente como um “menino de coro sossegado”.
        A onda de violência teve início quando centenas de participantes da Liga de Defesa Inglesa (EDL) — um movimento da extrema direita — convocou protestos após o surgimento de rumores sobre a religião e a identidade do autor. Vários polícias ficaram feridos.
        Onde chafurdas não é coisa que me interesse.
        O que me interessa é que os EUA e a Inglaterra são muito diferentes. Enquanto aqui os manifestantes o que mais que usam são pedras e paus, levam umas bordoadas da polícia e vão para casa, nos EUA há milícias armadas. Se lá Trump voltar a perder as eleições e Musk atacar a presidenta eleita como atacou o governo inglês as consequências podem ser trágicas.

  7. Avatar de Guarda+Noturno
    Guarda+Noturno

    os brasileiros já tinham exercido a sua censura no Facebook e Tiktok tendo essas redes sociais aceite banir apagar vídeos e comentários desfavoráveis aos comunistas brasileiros. Desta vez não resultou.

  8. Avatar de Joao Mendes
    Joao Mendes

    Se fosse só isso estava bom. Estamos tendo problemas para baixar VPN no Brasil neste exato momento.

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Não votaram no Lula?
    O que ele está a fazer não é nada de surpreendente.
    Todos os comunistas agem assim…
    Agora é aguentar ou então sempre podem vir a turismo a Portugal e ficar por cá muitos anos porque temos muitas coisas bonitas para ver.
    Ver tudo demora décadas…. Depois podem voltar para a cidade maravilhosa…

    Brasil, sempre no caminho certo.
    Um país assim mas mãos de um povo como deve de ser, tipo Suíços ou Dinamarqueses, e seria o país mais rico do mundo.

    1. Avatar de André
      André

      A minha duvida é entre o Lula e o Morais saber quem manda e quem é o poste.
      Eu aposto que quem realmente manda é o Morais.

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    Não é polémica sobre. É censura mesmo

  11. Avatar de Stanley
    Stanley

    Alexandre de Moraes é o Juiz Dredd brasileiro. Só falta a arma.