Incêndio em Prior Velho! Fogo terá começado num carro elétrico

485 Comentários

O dia foi de muito calor e foram vários os incêndios registados em mato. No entanto, ao final de tarde, foi registado um enorme incêndio nos armazéns na zona de Prior Velho, numa empresa de estacionamento que dá suporte ao aeroporto. Segundo informações, havia mais de duzentos veículos estacionados.


A notícia está a ser avançada pela CNN, que indica que aparentemente o fogo terá iniciado num carro elétrico. O alerta foi dado pelas 18h00 e no local estão cerca de mais de uma centena de operacionais apoiados por 48 veículos. Os bombeiros tentam evitar que as chamas alastrem ao armazém próximo ao parque de estacionamento.

Por volta das 20:45 havia ainda uma situação “complexa”, de acordo com a Proteção Civil, até porque se trata de um edifício com vários pisos onde estavam “dezenas largas de veículos” a combustão, mas também elétricos, revela a CNN.

As autoridades confirmaram também que não há qualquer vítima a registar, referindo que as várias pessoas que foram vistas no local trabalham noutras zonas.

A empresa de aluguer de carros tem material inflável, sobretudo combustíveis dos automóveis, o que torna o combate às chamas mais complicado. O trabalho dos bombeiros também está a ser dificultado pelo vento, revela a SIC.

Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, muito perto do local do fogo, já tomou medidas de precaução, espaçando as partidas e as chegadas dos aviões.

Autor: Pplware
Partilhar:
Tags:

Comentários

485

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Santos Mota
    Santos Mota

    Mentira os electricos sáo seguros.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      NADA é totalmente seguro.

      1. Avatar de 2 dedos de testa
        2 dedos de testa

        Verdade,mas ainda bem que se pode escolher entre um risco alto e risco baixo, no caso de baterias deitio, existem muitos números quq qualquer um pode consultar e tirar conclusões.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então os seus telefones que usam bateria de litio já arderam quantas vezes ?

          Sim, e os números não enganam,.

          1. Avatar de Joõa
            Joõa

            Algumas baterias já viciaram 😛

          2. Avatar de JL
            JL

            Sim, algumas que se produziram até há 30 anos atrás, a partir daí não há baterias que viciam, já que se deixaram de produzir.

    2. Avatar de Medina
      Medina

      Efectivamente os elétricos são mais seguros.
      A informação pode ser consultada aqui:
      https://www.motortrend.com/features/you-are-wrong-about-ev-fires/

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Em teoria talvez, na prática está à vista de todos, da um passeio pelo YouTube e vês

        1. Avatar de JL
          JL

          Não há no youtube carros a a combustão a arder ? até há alguns que dizem ser elétricos.

          1. Avatar de Zoye
            Zoye

            Este está sempre em modo negação. Seja honesto uma vez na vida. Mas os vendedores são assim…

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu neguei onde ? quem parece estar em negação é você.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Estacionados?
            Combustão a arder o normal é o FAP, tirando isso não há muitos casos

          4. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Além disso as consequências são inferiores e os fogos mais fáceis de apagar

          5. Avatar de JL
            JL

            Como sabe que é o fap ? mostre lá um artigo a confirmar que é sempre pelo fap.

            Tanto estacionados como a andar, o que não faltam são exemplos disso, tem o caso do aeroporto de Londres, também foi o FAP ?

          6. Avatar de Jose
            Jose

            Oiça la. Você sabe o que é um Relé.
            Um Relé é um dispositivo electrónico, que tem função on/of. Um Relé não provoca curto circuito, ele pode receber tensão superior, sobreaquecer ou queimar.
            O curto circuito é na entrada de sinal, não na saida.
            Se pode originar um incêndio? Pode, mas é muito improvável.
            Quero é que as pessoas avancem pra tribunal, juntamente com os peritos da marca do automóvel e as testemunhas.
            Agora burro não sou. Aquele é um parque descoberto no andar de cima, e não tem uma camera?
            Isto cheira a vigarice, não fosse a marca em questão, que alegadamente tem milhares de processos em tribunal!

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Bom comment.

          8. Avatar de JL
            JL

            Sei, um relé é uma electro-iman, já por si é um fio enrolado num ferro com uma resistencia baixa, logo um curto circuito, basta ele estar muito tempo ligado para aquecer, ao aquecer o isolamento vai-se deteriorando, com isso a resistência ainda baixa mais e melhor curto circuito faz.

            Errado, um relé é um circuito eléctrico, de electrónico não tem nada.

            Já agora, o que não faltam recals das marcas devido a problemas com reles:

            https://haagglobal.com/recalls/relay-control-wire-may-short-circuit-ineos-automotive-americas-llc-is-recalling-certain-2024-grenadier-vehicles/

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @Medina, é ao contrário.
        A relação de carros ardidos anda nos 1 combustão para 10 elektros.
        Se te quiseres dar ao trabalho de fazer contas com nrs oficiais, arderam em Lisboa em 2023 8 carros elecktros contra 105 a combustão, a informação é do subchefe principal do Regimento de Sapadores dos Bombeiros de Lisboa divulgada em entrevista de vídeo pelo ACP.
        Há 1% de carros elecktros a circular em PT. Agora é fazer contas.

        1. Avatar de Fernando+Meira
          Fernando+Meira

          Isso não é assim tão elementar.
          Os últimos dados oficiais conhecidos totalizam cerca de 250k VE com bateria de um total de cerca de 7,5 M veículos.
          É só fazer as contas!

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eh lá 250k? De BEV’s? Nop só se estiverem a contar com híbridos e PHEV.

        2. Avatar de Fernando+Meira
          Fernando+Meira

          Com o acidente de ontem foi mais 1 VE e mais cerca de 199 veículos a combustão.
          Total em Lisboa:
          9 VE e 304 de combustão.
          Exactamente os mesmos cerca de 3% do parque automóvel.
          Contas feitas!!!

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nop. Ontem não entra na contabilidade de Lisboa. Aquilo ali é Loures.
            E de certeza que só foi um elektro à vida?

        3. Avatar de JL
          JL

          M;as não são 1 %, portanto começou logo mal nos números.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então qts % é?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E então? Continuam a arder mais elektros que combustão.
            Mas já agora baseou-se em quantos elektros esses 1,87%?

          3. Avatar de JL
            JL

            Onde ? mostre lá ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Onde o quê? Em quantos elektros se baseou para chegar a esses 1,87%?
            Acho que a questão é bem clara.

          5. Avatar de JL
            JL

            Baseei-me nos artigos que saíram sobre isso, ou agora o jornalismo não vale ? só vale quando dizem o que quer ?

            Sim, a questão é bem clara que está mais que desmistificada.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            VC deve ter-baseaso é nas estatísticas do ZeBigodes lá no site da UVE. Só soma os que são vendidos, NC subtrai os que são perdidos ou saem para outros países.

            Para ter 1.87% precisava ter em 2023 140000 elektros a circular por ai e o que é facto é que não tinha. Qt muito tinha 110000.

            Adiante mesmo que foss m 1.87% a relação de carros elektros ardidos passava de 7.7 elektros para cada 1 a combustão ardido, para 4.12 elektros ardidos para cada 1 combustão ardido.

            Conforme já lhe tinha dito 3ou 4 posts acima, os elektros continuariam com uma taxa de incêndios superior aos combustão, a exemplo do já verificado na CN e no UK.
            Arrivederci

          7. Avatar de JL
            JL

            Números compilados tem estes e com fontes.

            https://www.warpnews.org/transportation/fewer-fires-in-electric-cars-compared-to-fossil-fueled-cars-in-the-worlds-country-with-the-highest-share-of-electric-cars/

            Agora quando nem sabe o número de incêndios de uns, e nem o número total de carros, só dá mesmo para rir.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Outra vez o Norueguês q concluiu q os elektos ardem mais q os híbridos? Mas vc não pára de postar esse link? Ainda não reparou como é ridículo? E vc está a fazer a mesma figura de cada vez que posta esse link looolooolool

          9. Avatar de JL
            JL

            Em certa altura sim, agora já não.

            Pelo menos os mostro, números, aqueles que você não tem e não são inventados por si.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nop, os nrs q lhe mostrei são .gov (LIS, UK e CN).

            Já vc vem para aqui repetidamente com esta alarvidade que quer provar q se optar por um híbrido que trabalha com motor a combustão e com bateria de iões de lítio passa a ser mais seguro do que carros que trabalham só com motores a combustão ou carros que trabalham só com baterias de iões de litio.
            Mas isso cabe na cabeça de alguém?
            O que preocupa ainda mais é q vc acredita e quer q os outros acreditem.

          11. Avatar de JL
            JL

            Os números do US são os dos seguros, os tais onde os eléctricos incendeiam 200x menos.

            Do UK e da China não têm os ICE.

            Tanto não passa a ser mais seguro um híbrido que estão ali os resultados, só multiplicam várias vezes os números dos eléctricos, isto nos EUA.

            Na cabeça de pessoas que vêem os números como eles são, não.

        4. Avatar de kmlml
          kmlml

          O factor que contribui mais para que carros ardam é a IDADE, independentemente se são eléctricos ou combustão.
          Isto é afirmado por carradas de relatórios disponíveis na Internet.
          Ainda não há parque de eléctricos com IDADE suficientemente numeroso para se poderem tirar conclusões claras sobre quem se incendeia mais.

          1. Avatar de JL
            JL

            O que influi a idade num eléctrico ? Ganha fugas de combustível e óleo para cima de equipamentos que trabalham a centenas de graus ?

        5. Avatar de Antonio
          Antonio

          Exactamente amigo

    3. Avatar de Tiagoj1981
      Tiagoj1981

      Os carros a combustão também ardem, mas normalmente em andamento.
      Já os elétricos manifestam esta tendência quando estão parados.

      1. Avatar de JL
        JL

        Este também estava a circular ?

        https ://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-destruido-pelas-chamas-em-parque-de-estacionamento-de-praia-em-alcobaca

  2. Avatar de Costa
    Costa

    Começou num elétrico, mais propriamente num Tesla. Mas contra factos, vamos ter de seguida, os evangelistas dos EVs a dizer que é tudo mentira.
    Vai ter um aí, que vai dar bastante ao dedo.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Não sei se é mentira ou não, mas a tecnologia vai evoluir e estes casos deixam de acontecer. Os primeiros passos já foram dados com as baterias de estado sólido. E vais ter automóveis eléctricos com mais autonomia que os de combustão.

      1. Avatar de Tel
        Tel

        Amigo como tudo na vida leva o seu tempo a evoluir, no entanto, as baterias independentemente do seu estado, tipologia sofrem do mesmo problema não se dão bem com temperaturas ambientes elevadas, o que num problema de sobreaquecimento corre mal, e pelo que vejo ainda é algo que tem de ser melhorado…

        1. Avatar de JL
          JL

          Então porque há baterias que funcionam a 250 º C ?

    2. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
      Mascotes electricas nao obrigado.

      Esse ainda não apareceu…está em reflexão

      1. Avatar de André
        André

        +1 um pobre coitado

    3. Avatar de Tel
      Tel

      Falaste no diabo e está ele em força e pregar como se fosse pastor de uma seita, ehehe…

      1. Avatar de JL
        JL

        Ele é diferente dos outros em que aspecto ?

      2. Avatar de André
        André

        Não tem mais nada para fazer na vida. Dizem que vende elétricos usados, para os lados de Torres Vedras.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então prove lá ? ou então fazemos uma aposta, que tal um ferrari ? ou uma casa no Algarve ? que prefere ?

      3. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
        Mascotes electricas nao obrigado.

        Ai está ele..o Jeoverde (JL) a pregar a sua doutrina eléctrica munido com o Livro de Elon!!

        Hoje vai no versículo 16:08 “Em lume brando o Senhor os queimará”.

        Missa hoje a tarde na igreja do Prior Velho as 18.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ai está ele, o jeoverde mascote, a pregar a sua doutrina ridícula.

          Então você é o padre ?

        2. Avatar de Jose
          Jose

          Ha um livro, não transcrito para Português, que se chama “A mafia verde” . Mas ha outros, nas este é interessante

          1. Avatar de JL
            JL

            Então onde posso ler esse livro ?

    4. Avatar de João
      João

      Belos factos que saíram hoje nas notícias!

  3. Avatar de Santos Mota
    Santos Mota

    A uns anos os carros a gaz não podiam entrar em locais fechados os electricos que são bombas relogio com rodas não tem problemas olha acontecer num tunel com engarrafamento ou no shoping num dia que esteja cheio mas ninguem quer saber estão preocupados em cumprir com as agendas maçonicas 2030

    1. Avatar de k
      k

      Usa pontuação para a próxima. Podes ter toda a razão do mundo mas se tiver que voltar para trás e ler de novo para tentar perceber o que estás a tentar dizer, nem sequer vou tentar.

    2. Avatar de JPP
      JPP

      Ainda bem que está identificada a causa.
      Para ter tantas certezas eu acho que foi este cidadão a atear

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Hummm? Onde é que vives @JPP?

  4. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    E foi um Tesla que originou o incêndio!
    E ainda há quem diga que os elétricos são o futuro….
    Só se for “dos incêndios”…

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      A tecnologia tende a melhorar. Daqui a poucos anos deixa de ser um problema, e os primeiros passos há foram dados com as baterias de estado sólido.

      1. Avatar de André
        André

        És tu J L?

        1. Avatar de JL
          JL

          Então mas pensa que são todos malucos como você e os 50 clones que andam aqui do outro Hugo ?

  5. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Tesla

  6. Avatar de kmlml
    kmlml

    Parece-me haver uma correlação.
    Não me lembra de ouvir falar de casos de Teslas a incendiarem-se. Os poucos que havia nem eram notícia.
    Desde que começaram a ser Made in China, ouve-se com significativamente mais frequência Teslas a pegarem fogo.
    O controlo de qualidade deve ter ido por água abaixo… ou pela fogueira a dentro!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Os Tesla já pegam fogo há anos!!!Em que planeta o senhor vive?Cheguei a pensar que o fogo tivesse começado na romela dos BYD!!!

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não eram as LFP made in China que eram à prova de incêndios? O problema é que a malta papa tudo.

      1. Avatar de JL
        JL

        E são, o que malta papa tudo é que é sempre um eléctrico, nem que seja um camião carregado de tomates. Loool

          1. Avatar de JL
            JL

            É tipo este ? falam que a carregar pegam fogo, qual é a semelhança para este que está a abastecer ?

            https://www.youtube.com/watch?v=pDax9UQLkX0

          2. Avatar de RicM
            RicM

            @JL Uau. Isso é que é dar um tiro no pé!
            Vê-se nitidamente o indivíduo no exterior do veículo a lançar algo para o lugar do passageiro que explode de seguida. O próprio comportamento após a explosão não é de alguém que não esperava que o seu carro desatasse a arder.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O homem está desesperado. Nem sequer faz análises do que posta.

          4. Avatar de JL
            JL

            Mas pegou fogo ou não ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não tem noção. Não vale a pena. Deve der mais um incendiário de carros a combustão.

          6. Avatar de JL
            JL

            O dono queria pegar fogo ao seu próprio carro ? ainda por cima com a mulher lá dentro ? secalhar ficou desesperado com o preço que estava na bomba, e decidiu que o melhor era queimar o carro e pronto, assim resolveu todos os problemas. LOOOL

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ainda o mês passado foi em Mafra um camião com teslas novos.
      Os casos são aos magotes, basta ires ao YouTube e não faltam vídeos a acontecer em tempo real

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Levava uma carrinha electrónica que pegou fogo, infelizmente. A intenção era devolve-la à procedência pq tinha um defeito que tinha q ser resolvido na fábrica Stellantis de Vigo.

          1. Avatar de JL
            JL

            Levava ? só porque você diz ?

            Bela história inventada, sendo que ainda não tinham produzido nenhuma.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pois levava. Onde pensa que são fabricadas as carrinhas elektras da Stellantis? (agora parece que já fabricam cá tb.)

          3. Avatar de JL
            JL

            Nessa altura não era fabricada nenhuma, já que só dias depois foi anunciado o inicio do fabrico.

            Mas prove lá que era eléctrica, esteja à vontade, se quiser vou buscar mais fogos desse género, para fazer essas analises toscas.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          *eléctrica…

        3. Avatar de Andre
          Andre

          Seja honesto, para não aplicar outro adjetivo, compreendeu?

          1. Avatar de JL
            JL

            Onde não fui honesto ?

      1. Avatar de JPP
        JPP

        Ó homem foi o camião que ardeu.
        Os tesla ficaram estragados exteriormente. É só testemunhas de quarta mão

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Epá nem com óculos chegas lá.

          1. Avatar de JL
            JL

            Que disse ele de errado ? então agora já não vale a máxima que as baterias para apagar precisam de muita água e muitas horas ? assim se prova as mentiras que se vêm por aqui.

            Então e o Y que postei ? também queimou a bateria ?

        2. Avatar de Pixas
          Pixas

          Tens cá um ar…

    4. Avatar de Braga
      Braga

      Ainda não se faziam Teslas na China, e ja ardiam como fósforos…. E so ir a net!
      Deixe de ser tendensioso!

  7. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Estes VE são tão seguros como um colete à prova de balas a tentar parar um míssil.

  8. Avatar de luisa
    luisa

    Num parque de automoveis com dezenas de carros a combustão e alguns electricos e sem dados que confirmem o que originou o incendio, acho ridículo dizer que é electrico!
    Qualquer gajo vê um carro a arder e diz logo que é electrico, no entanto o que não falta é carros a combustão a arder… mas pronto

    1. Avatar de Tiagoj1981
      Tiagoj1981

      Sim mas neste caso foi um elétrico e testemunhas não faltam.
      Tesla ao sol num dia de altas temperaturas, queimou a junta da colaça e pufff….

      1. Avatar de JL
        JL

        Então onde estão as testemunhas ?

        O comandante da Proteção Civil a falar na TV, todos os jornalistas a insistir que começou num eléctrico e ele dizia sempre :” não temos essa informação”.

        Enfim, é sempre eléctrico, até o camião com tomates que tombou.

        1. Avatar de Tel
          Tel

          A sério que ainda vez dar uma de não foi como está a ser noticiado em todos os telejornais, redes sociai, forums, blogs, e tu queres provar que não foi um eletrico da tesla a causa…

          Fantástico não podias bater mais no fundo…

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas os telejornais estavam lá quando começou o fogo ? Onde estão as imagens ?

            Ah papa tudo.

            Onde disse que não foi ?

          2. Avatar de JL
            JL

            Já agora, quais todos jornais ? só vi um, a CMTV.

        2. Avatar de rafael nunes
          rafael nunes

          Não se pode estragar os negocios nem tocar em agendas, depois os comprometidos politicos davam-lhe logo um pontapé no fundo das costas e isso é visivel hoje os jornais nem mostram o assunto.

          1. Avatar de Jota
            Jota

            Rafael, sabe que as pessoas já começaram a perceber essa mesma agenda. Que decide o que comprar, sou eu e elétrico cá em casa, jamais!

          2. Avatar de fernando
            fernando

            alguém sabe dizer? O que o (amigo Musk )veio fazer recentemente ao nosso jardim á beira mar plantado? Fácil de adivinhar. Tá calado

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL continua em negação, and counting, looolooolool

        3. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Conheço o dono do stand que me confirmou ter sido um tesla

          1. Avatar de JL
            JL

            Então não conhece, porque não era um stand, mas deixe lá, já ouvimos outras invenções como a sua.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            É stand sim, alugam viaturas a valores low cost e vendem carros da frota após X kms ou anos, o proprietário é o Sr Alberto Dias, todos os amigos que vêm de fora visita Portugal aluga carro la por minha indicação, muitas alugam teslas 😉

          3. Avatar de JL
            JL

            Qual é o nome da empresa ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL em modo desespero looolooolool

          5. Avatar de JL
            JL

            O que eu neguei, diga lá ?
            Então não sabem o nome da empresa ? conhecem tudo e não sabem algo tão simples ? qual o medo ?

          6. Avatar de JL
            JL

            Desesperados estão vocês com tanta invenção e estão a ver a coisa com perna curta.

          7. Avatar de JL
            JL

            Então já sabe o nome da empresa do amigo ?

            E já agora não alugavam veículos, nem vendem, porque esse não é trabalho deles.

            Quando quiser eu deixo aqui o nome da empresa.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Comprovado que foi num Tesla…..Sabe ler???

      1. Avatar de JL
        JL

        Comprovado onde ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A causa já foi confirmada @JL. Pode parar de espernear.

          1. Avatar de JL
            JL

            Onde ? mostre lá ?

            “desconhecendo-se ainda as causas do sinistro.”

            https ://www.dn.pt/7648739657/fogo-em-armazem-de-veiculos-no-prior-velho-destruiu-mais-de-200-carros/

            Estou a ver que sabe mais que os jornalistas e que o comandante da proteção civil.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            TVI esta tarde. Causa do incêndio confirmada. Foi um carro elektro.
            Quer q grave a declaração ? Ou consegue localizar? Com box ou app do operador online consegue facilmente. Se precisar de ajuda, apite.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então mostre lá a confirmação deles ?

            Junto com a da proteção civil.

          4. Avatar de JL
            JL

            Então mas:

            “Acredita-se que tenha começado num carro eléctrico que estava carregar…”

            Isto é uma confirmação? Looooooool

    3. Avatar de Mário
      Mário

      Tbm havia fobia dos GPL que explodiam quando na verdade até são mais seguros que os carros a gasolina.

      1. Avatar de GM
        GM

        Um carro a GPL é também a gasolina…..

        1. Avatar de Paulo Rodrigues
          Paulo Rodrigues

          Sim por cá é assim… em determinados países são apenas a gpl. Possuem um sistema que substitui o evaporador. Engraçado que possui um veículo a GPL (continuo com este combustível) ainda com sistema manual de permuta, onde podia o colocar de imediato a funcionar a gpl…

          Um veículo a gpl, se apenas tivesse este combustível, nunca explodiria… o depósito possui válvula de descarga em caso de alta temperatura/pressão.

          Curioso… ontem estive a falar com alguém que terá gasto cerca de € 180 nas férias com o carregamento do seu veículo elétrico… eu disse-lhe que o meu a gpl não gastaria mais de € 100….

          1. Avatar de JL
            JL

            E quanto gasta o resto do ano, e ele ?

          2. Avatar de JPP
            JPP

            Eu ontem gastei 5€ a carregar o carro… Só para não chegar a Sesimbra muito em baixo

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Para chegar a Sesimbra tiveste que recarregar @JPP? Isso anda mesmo mal looolooolool

        2. Avatar de Mario
          Mario

          @Sr. Prior aka JL, vê-se mesmo que nunca andou num carro a GPL. Sim é muito mais económico e ecológico que outros a combustão sim. E mais seguro, porque não sei se sabe mas é preciso fazer uma inspeção do tipo B quando se instala um kit GPL, e se o carro tiver sido acidentado nornalmente não leva o kit porque a probabilidade de não passar numa inspeção do tipo B é elevada. Mas vá, o que eu digo é mentira e o Sr. é que sabe, porque antes dos elétricos andava a pé. com 12€ de gás há 10 anos fazia 400 km por semana com ele num clio 1.2

          1. Avatar de JL
            JL

            Sr prior aka Mário. Já andei sim.

            Mostre e prove que é mais ecológico ?

            É na inspeção tipo B que provam que é mais ecológico ?

            Antes dos eléctricos andava com diesel, já que está sempre a perguntar.

            Eu com 12 euros há 10 anos fazia mais de 1000 KMS, e hoje faço mais mais de 500.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tudo é mais ecológico que BEV @JL
            Deixe de espernear.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então prova lá que é ?

    4. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @Luisa, foi um Tesla.
      Fica aí um vídeo com o resumo de algumas notícias em diversos canais;
      https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrb1bt6MvPsVMhU-G_A?e=MRallB

      1. Avatar de JL
        JL

        Claro que foi, até o comandante da Proteção civil dizer que não se conhecia a origem. Looool

        1. Avatar de Avelino
          Avelino

          JL, Luísa, estou cada vez mais baralhado. Use um Nick e não vários .. triste

          1. Avatar de JL
            JL

            Eu uso sempre o mesmo.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          É a retórica própria das autoridades e nc cospem cá pra fora as conclusões, em nome dos superiores interesses dos vendedores de elektros
          Claro que ele não sabe, não estava lá, estava na tasca a beber umas bjecas e a comer uns tremoços, quem viu é que sabe e foram muitos a ver.

          1. Avatar de JL
            JL

            Nunca cospem porque não sabem, o jornalista estava lá quando começou o incêndio ? você parece pior que eles.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quando chegam a uma conclusão, essa nunca chega ao conhecimento opinião pública. Capisce?

          3. Avatar de JL
            JL

            Então não chega ? ainda há pouco mostrei a conclusão do outro do festival, quer o do navio ? de qual navio ?

        3. Avatar de Aves
          Aves

          Há protocolos de investigação das causas dos fogos. Antes dessa investigação os bombeiros e a Proteção Civil nada dizem sobre a causa de um fogo.
          Agora, alguém há de ter visto o fogo a começar num Tesla e isso chegou aos jornais. Mas pode ser uma mentira? Poder pode, mas ia mentir para quê?

  9. Avatar de PTO
    PTO

    Mais uma torradeira com rodas que deu curto-circuito 😀 😀

    1. Avatar de JL
      JL

      Sim, os a combustão, são autênticas torradeiras, mesmo até quando não ardem por completo.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ai como ele anda.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então ? que disse de errado ?

  10. Avatar de rafael nunes
    rafael nunes

    Aquele edificio não vai ficar em condiçoes temperaturas de 1000ª e facil atingir nos electricos depois agua com fartura talvez agora as pessoas pensem quando colocam carros electricos nas garagens dos condomios o perigo que pode representar para o predio e se tem capital para suportar os custos se acontecer um incendio destes.

    1. Avatar de JorgeM
      JorgeM

      No meu condomínio, estamos com essa questão. A maioria está contra, por esse mesmo facto, se houver um incêndio num elétrico, ficamos sem casa. Assunto demasiado sério.

      1. Avatar de JL
        JL

        E se for num a combustão ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          É accionar o extintor. Está lá para isso. Infelizmente não resulta nos elektros.

          1. Avatar de JL
            JL

            E se for um elétrico ? qual é a diferença ?

            Diga antes assim, não resulta se o incêndio for na bateria, e como sabe esses são raríssimos.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            São muito frequentes. Não venha com tangas.
            Não é à toa que cada vez mais condomínios vetam os carros elektros nos lugares subterrâneos. Quem tem c* tem medo.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então mostre lá quantos foram ?

            É que temos o comandante dos bombeiros a confirmar que são raros.

            Não há condomínios a vetar lugares, nem podem, isso aconteceu nos GPL, também era por arderem muito ?

          4. Avatar de JL
            JL

            Ok, portanto não há aquilo que estava dizer, mais uma invenção com perna muito curta.

      2. Avatar de Camoes
        Camoes

        Por isso mesmo que não entra nenhum “pilhento” na garajem do meu condominio. Houve um proprietário bem tentou alegando “até touxe advogado” que a lei permitia. No fim só pedimos uma declaração em que assumia a responsabilidade (pagar todos estragos) em caso de desastre provocado pela viatura.
        Conclusão, morreu ali a historia até aos dias de hoje.

        1. Avatar de Paulo Rodrigues
          Paulo Rodrigues

          Não existindo legislação que proíba o condómino de utilizar a garagem/box que lhe pertence para estacionar o seu veículo elétrico (e penso que não existe), este não é obrigado a preencher qualquer “declaração de responsabilidade”… se assim existisse esta obrigação, então poderia a pedir aos outros condóminos com veículos a combustão o mesmo… não é incomum incêndios nestes últimos, nomeadamente por instalações de sistemas multimédia/alterações eléctricas feitas por “curiosos”….

          É possível que, começando a acontecer esta situação em veículos elétricos, que seja colocada a possibilidade de proibir o estacionamento dentro dos edifícios (residências/comércio/outros/parques)….

          Não será de admirar que as seguradoras possam, também, aumentar o preço do seguro para estes veículos….

          As temperaturas a que a laje do edifício esteve sujeita podem ter tornado este imóvel impróprio para usar….

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Subscrevo.

        2. Avatar de JL
          JL

          Não o pode fazer, muito menos assinar uma declaração de responsabilidade, ISSO É MENTIRA.

      3. Avatar de rafael nunes
        rafael nunes

        Á 2 semanas na Coreia do Sul foi um KIA num shopping começou a arder do nada 140 carros pra sucata.

        1. Avatar de JL
          JL

          Errado, foi um Mercedes.

          Assim se vê aquilo que vocês engolem.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O Mercedes foi num bloco de apartamentos!

          2. Avatar de JL
            JL

            Foi o mesmo que ardem com 140 carros.

    2. Avatar de TM
      TM

      O meu está farto de arder…Tenho os bombeiros em speedial..

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      *2700º
      Este parque era ao ar livre (terraço) mas já muito elektros arderam em garagens subterrâneas. Inclusive muitos parques e instituições de saúde já lhes vedaram o acesso. Em PT desconfio de pelo menos 2 casos, mas por cá as autoridades mantêm uma tendência incompreensível para esconder o problema. Haverá certamente interesses ocultos muito fortes pelo meio.

      1. Avatar de JL
        JL

        Desconfia, é mesmo apenas só isso.

        Há uns anos até era lei carros a combustão estacionarem em parques subterrâneos.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Então pq fizeram os parques? Para as moscas?

          1. Avatar de JL
            JL

            Ah não se lembra, ou não quer lembrar ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu sp entrei e nunca os vi vazios.

          3. Avatar de JL
            JL

            Portanto lembra-se e não quer dizer.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ai sim? Explique lá isso.

          5. Avatar de JL
            JL

            Não se lembra dos gpl terem sido proibidos nos parques ? mesmo até sem ter havido problemas ?

      2. Avatar de SF
        SF

        Os interesses ocultos estão a tentar denegrir a imagem dos eléctricos. Não conheço nenhum edifício onde sejam proibidos os carros eléctricos.

        1. Avatar de Avelino
          Avelino

          Se tiver um EV, no meu condomínio, não entra!

          1. Avatar de JL
            JL

            Não o pode proibir.

          2. Avatar de JPP
            JPP

            Se você vier para o meu não estaciona Diesel fumarento sem passar declaração que se responsabiliza por tudo e mais alguma coisa

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Uma garagem que se preze tem ventiladores de extração de gases de escape que funcionam sempre duas vezes ao dia e com sensores que ativam o sistema sempre que os níveis subam acima de determinados valores. A tua não tem, JPP?
            Já agora que sistemas tem a tua garagem que garanta segurança do condomínio no caso de uma fatalidade com um carro elektro ali estacionado?

          4. Avatar de JL
            JL

            Existe algum requisito para estacionamento de carros eléctricos em garagens ?

          1. Avatar de JL
            JL

            Olha, os a combustão até em Portugal tiveram:

            https ://www.deco.proteste.pt/auto/carros-eletricos/noticias/carros-a-gpl-em-que-parques-estacionar

          2. Avatar de Andre
            Andre

            Nao esquecer o navio que ardeu perto dos Açores, por causa de um elétrico. Esses julgo que se dão bem com água, lol

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ainda hoje não entra se não tiver selo verde e mesmo com ele, parques que não disponham de ventilação adequada e por isso assinalam devidamente com o si al de proibição a GPL, mesmo com selo verde, pode ter a certeza que não entra. Se entrar sujeita-se às consequências.

          4. Avatar de JL
            JL

            Yamahia, não se esqueceu nada para poderem estacionar nesses parques ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O Felicity já está provado que foi um Porsche elektro e a VW a passar um mau bocado nos tribunais por causa das indemnizações. Deixe o @André em paz.
            Foi de tal forma que outros armadores já vetaram o transporte a elektros. Balsas na NO incluídas.

          6. Avatar de JL
            JL

            Está provado onde ? mostre lá o relatório final ?

      3. Avatar de rafael nunes
        rafael nunes

        Claro

    4. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      O mesmo acontece com automóveis de combustão

      1. Avatar de rafael nunes
        rafael nunes

        E devido a invenção do filtro de particulas uma grande ajuda efectuada pelos acamados e bem pagos politicos cheios de lobbys da UE.

        1. Avatar de JL
          JL

          E porque nunca se prova que foi no filtro de partículas ?

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Não prova? Basta veres onde começa o incêndio, já vi alguns na A5, sempre no para arranca

          2. Avatar de JL
            JL

            E onde começa o incêndio ? Há tantos locais para ele começar.

  11. Avatar de SF
    SF

    Tanto ignorância junta que até mete medo. Primeiro não está provado que foi num elétrico, alguém acha que foi e toda a gente transmite a notícia como se já estivesse confirmado. Segundo, mesmo sendo num elétrico é uma situação que não é normal, senão com a quantidade de elétricos que existe em Lisboa e as temperaturas dos últimos dias já todos tinham ardido. A ser num elétrico algo de grave se passava com o elétrico, provavelmente a bateria estava fisicamente danificada. Mas quero esperar para ver porque não é primeira vez que acusam um elétrico e afinal a razão era outra.

    1. Avatar de rafael nunes
      rafael nunes

      Tambem não tem problema o futuro vai trazer muito disto e aos incredulos a realidade vais mostrar isso.

      1. Avatar de JL
        JL

        O presente há trás, basta seguir alguns grupos e ver quais realmente andam a arder.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      E quando são novos e ardem no transporte? Também está danificada?

        1. Avatar de Andre
          Andre

          Quais, o do barco que ardeu junto aos Açores, por causa de um elétrico. Que anedota este tipo

          1. Avatar de JL
            JL

            Onde é dito que foi por causa de um electrico ?

            Um ano depois ainda não sabe, mas o André sabe, devia informá-los, pelo menos fazia algo pelo assunto.

            “The cause of the fire is still unclear.”

            https://www.thedrive.com/news/its-been-exactly-one-year-since-the-felicity-ace-caught-fire-with-nearly-4000-cars-onboard

            Se quiser fogos em navios de transporte de carros, existem dezenas, podemos ir buscar…

          1. Avatar de JL
            JL

            Sou diferente de si em que aspeto ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu não me repito. Só vc me obriga a repetir-me qd vai buscar o mesmo assunto e posta 50x’s no mesmo tópico.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então mas consegue provar que era elétrica ou não ?

  12. Avatar de Luís
    Luís

    Quem quer comprar carros elétricos, ponha o dedo no ar?
    De um momento para o outro um gajo fica sem carro!
    Tem seguro? Quanto passará a custar um seguro depois de se ouvir falar em tantos casos? E abrange os carros todos, da garagem de um condomínio?

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu comprei, e já tive 2 a combustão que arderam, mas não foi por isso que os deixei de comprar.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A si acontece-lhe tudo, desde que seja a combustão.

        1. Avatar de JL
          JL

          São 2 factos, não há como negar.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Na sua cabeça. Mostre lá os seus 2 carros consumidos pelas chamas. De certeza que tem por aí fotos.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não tenho como mostrar, na altura ainda nem se usava camaras digitais e telefones com camaras.

            Mas se fosse realmente mentiroso ai buscar fotos que existem por ai…

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso não é desculpa. Se perdeu os carros há fotos.

          4. Avatar de JL
            JL

            Há fotos como ? aos anos que foi.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Estão no processo. Vá lá buscá-las ou solicite a quem de direito. GNR, a seguradoras etc e poste-as aqui que imediatamente lhe descubro a careca.

          6. Avatar de JL
            JL

            Qual processo ? um deles foi reparado e andou mais uns anos, outro foi vendido para peças.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então não focaram carbonizados.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            *ficaram…

          9. Avatar de JL
            JL

            Eu disse que foram carbonizados?

      2. Avatar de Mario
        Mario

        E pelo ódio que tem a carros a combustão, antes de haver elétricos andava de burro ou de mula.

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde mostrei ódio a carros a combustão ? mostre lá sff ?

          )/%())(/&$%&%$#

          1. Avatar de Mario
            Mario

            Basta ler os seus comentários. é o maior, tem uma frota de teslas á porta de casa, não sei quantos paineis que produzem não sei quantos kilobatos de eletricidade, ainda lhe pagam para andar de carro e o diabo a 7. (não sou eu que o digo, é o sr.)

          2. Avatar de JL
            JL

            Onde ? Mostre lá um onde mostre ódio ?

          3. Avatar de JL
            JL

            Onde disse que me pagam ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E paga a potência mínima à rede. E depois ainda vende. É só lucro.

          5. Avatar de JL
            JL

            Eu não vendo energia à rede.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não? Ok vou registar.

          7. Avatar de JL
            JL

            Não vendo porque não vale a pena, prefiro fazer bom uso dela, foi para isso que meti baterias, e olhe, ainda não arderam. lol

    2. Avatar de Joaquim silva bastos
      Joaquim silva bastos

      O Proprietario que segue modas , o seguro vai ser o 1º a colocar-se de fora.
      Tenho um colega comprou um mercedes na Alemanhaacom Tudo !! só faltava engraçar os sapatos mas não avisava do filtro de particulas logo começoua arder pelo filtro de particulas carro para a sucata, seguro todos os riscos, mas as companhias de seguras ratas como são não engloba incendio, já sabem da historia ele nunca se apercebeu que incendio não estava contemplado ficou a arder em 60.000 € não recebeu nada.

  13. Avatar de jota
    jota

    Vamos ter muitas sabotagens por parte das petrolíferas e gasolineiras, mas os elétricos vão vingar, já não há volta a dar!

    1. Avatar de Mendes
      Mendes

      Sabe o que é a diferença entre virtual e real? Não tem mesmo noção.

  14. Avatar de JL
    JL

    Um facto tão simples que nem sequer são esclarecedoras, se é um parque pago de estacionamento, se é um armazém de uma rent-a-car. Mas sabem logo que foi um tesla.

    É como o fogo de Sintra, era o Tesla que tinha ardido, mas depois o fogo era do Opel Astra, e aqui dá para ver onde veio o fogo.

    https://ibb.co/vY9f13q

    1. Avatar de Tel
      Tel

      Deixa de tentar justificar algo que todos sabem como foi só para ficar bem na fotografia, todos sabemos que és um lunático da tesla que aqui anda…

      1. Avatar de JL
        JL

        Tentar justiça? Não entendi ? Só provei que um incêndio que tinham noticiado que começou num eléctrico, de facto começou num outro carro.

        Sabe ? Então como foi ?

        Todos sabemos que é lunático que muda de Nick todos os dias, e pensa que vem aqui calar alguém. Looll

        1. Avatar de Jota
          Jota

          Um dia destes vai ser o teu stand de vendas

          1. Avatar de JL
            JL

            Não tenho stand nenhum, portanto pode ser nesse à vontade.

  15. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Coitado do JL, tudo lhe acontece.

    Um fogo destes num estacionamento subterrâneo, tipo dos centro comerciais e etc como é que se combate as chamas se os veículos dos bombeiros não conseguem entrar ou se entram é com dificuldade?
    Já para não falar na massiva acumulação de fumos que torna a presença humana impossível… É deixar arder.
    Qualquer dia os eléctricos não entram nos parques subterrâneos, como os veículos a gás.

    1. Avatar de JL
      JL

      E se alguém vieres dizer que o fogo começou num a combustão ? Como ficamos depois ?

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        JL,, li recentemente uma notícia qualquer que na Coreia do Sul andam a arder demasiados veículos eléctricos.
        Parece que o governo já tomou medidas e quer saber o que se passa com as baterias.
        Vou procurar e se encontrar meto aqui o link.

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        JL, aqui está https://insideevs.uol.com.br/news/729896/coreia-incendio-carros-eletricos/.

        Fogo num Mercedes.
        Danificou seriamente o prédio e arderam 140 carros.
        Já deve ter acontecido diversas vezes porque o governo reuniu-se para discutir o que se pode fazer quanto a isto.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Aqui o Pplware tb tinha dado nota desse facto.

        2. Avatar de JL
          JL

          Então afinal foi só um ?

          Curioso, porque cá também já houve incêndios que alastraram em muitos carros, dou um exemplo, festival de Andanças, também foi um eléctrico que fez arder 400 carros ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Foi a erva seca à qual alguém decidiu pegar fogo.
            No entanto foi um carro elektro que pegou fogo ao Felicity Ace que destruiu um navio inteiro e 4000 carros.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Qual foi mesmo a causa??

          3. Avatar de JL
            JL

            Ah ok, se tivesse lá um eléctrico tinha sido a bateria. Lol

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…Vamos apresentar um conjunto de prova que demonstra que não houve limpeza correta do espaço – a erva seca foi cortada mas ficou no local -, que havia um alerta para o risco elevado de incêndio, que no plano de segurança não foram cumpridos vários requisitos legais…”

          5. Avatar de JL
            JL

            Como sabe que foi um carro elétrico ? foi como este, ninguém confirma que foi, mas como apetece a si e alguém dizer que foi, é porque foi. LOL

          6. Avatar de JL
            JL

            Portanto se não foi fogo posto, foi o mais comum, um carro que ateou fogo a todos os outros.

            https://expresso.pt/sociedade/2017-02-02-Arquivado-caso-do-fogo-no-festival-Andancas

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            JL a ser desonesto, como é habitual.
            “Os procuradores revelaram algumas das conclusões do caso. Entre eles que o fogo teve início no interior do parque de estacionamento e na proximidade de três viaturas que ali se encontravam estacionadas, “excluindo-se que o mesmo se tivesse ficado a dever a qualquer causa eléctrica e/ou mecânica desses veículos”.”
            Já te disse que mentir é feio e ainda que o fogo tivesse origem num veículo a combustão é apenas ignorância usar um caso para provar a regra. Acidentes acontecem a qualquer um, elétrico, combustão ou assim assim…mas mentir és tu que o escolhes fazer…

          8. Avatar de JL
            JL

            Onde é que fui desonesto ?

            Onde disse que foi um a combustão ?

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É só pq ele quer no seu imaginário de horizontes estreitos. Vulgo PALAS.

          10. Avatar de JL
            JL

            Mas onde dizem que foi a erva ? E onde disse que foi um a combustão ?

            Até perguntei se foi elétrico.

            E ?

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não vou postar novamente, vá lá ver.

          12. Avatar de JL
            JL

            Mas não está lá escrito que foi a erva, você é que inventou isso.

          13. Avatar de Hugo
            Hugo

            Então se não querias insinuar que foi um a combustão o que querias dizer? Que existem incêndios que não deflagram em elétricos? LOOOOOOL

          14. Avatar de JL
            JL

            Queria dizer o que está lá escrito, bastava ler.

          15. Avatar de Hugo
            Hugo

            Tens de aprender a escrever melhor porque, segundo tu, ninguém entende o que queres afinal dizer e, para variar, não vais explicar ou vais baralhar ainda mais o texto como se fossemos todos maluquinhos como tu, que já vais com quase 200 comenários neste post LOLOL Mas és tu que estás bem…o resto é uma cambada de burros e clones que decidiram embirrar contigo 😀

          16. Avatar de JL
            JL

            Então mas afinal não é diferente dos outros, sou isto, sou aquilo, tenho muitos posts, mas afinal não consegue dizer ou provar aquilo que me acusa.

            Enfim, eu é que sou doente. Looool

          17. Avatar de Hugo
            Hugo

            Tens alguns 200 comentários e queres provas de que tens um transtorno compulsivo? LOLOL

          18. Avatar de JL
            JL

            Tem a certeza que sabe o que é um transtorno compulsivo ?

            E se fossem 400, era diferente?

          19. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não desvies o assunto.
            Está à vista a tua paranoia. Ninguém tem dúvidas lol

          20. Avatar de JL
            JL

            Então mais uma vez fala por todos ? Isso é que é presunção e água benta.

            Eu mudei de assunto ?

            Ok, vou colocar mais alguns.

          21. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não falo por todos, falo por muitos que já se manifestaram.
            Se há tanta gente com uma opinião formada sobre ti talvez seja fruto do teu comportamento. Não ralhes comigo, a culpa não é minha.

          22. Avatar de JL
            JL

            Eu não ralho com ninguém, como já disse sou a paciência em pessoa.

            Esteja descansado, porque vai continuar tudo na mesma. Lol

    2. Avatar de JL
      JL

      A mim não me aconteceu nada, obrigado pela preocupação.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        JL que bom saber que a si não lhe aconteceu nada, independentemente de poder acontecer a outros.
        Rei Sol Tuga, talvez?

        1. Avatar de JL
          JL

          Está um bom Sol sim, aproveite.

    3. Avatar de PM
      PM

      O seu comentário demonstra profundo desconhecimento acerca de SCIE. Em primeiro lugar, um carro de combate a incêndios nunca entra num edifício em chamas. Segundo, existe a obrigação de projeto de medidas contra incêndios onde são definidas os meios e técnicas de prevenção, deteção e combate a incêndios que devem estar implementaras e vistoriadas pela ANEPC, nomeadamente sistemas de deteção, desenfumagem e extinção, seja por água, CO2 ou outro.
      O que acontece muitas vezes é um dado edifício estar dimensionado para uma dada utilização e essa utilização não corresponder à utilização real, levando a que a carga de incêndio seja diferente da prevista em projeto, levando depois a que os meios existentes sejam completamente insuficientes para um combate inicial.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        PM, que um carro dos bombeiros não entra num edifício em chamas isso sei eu.
        Até porque mal se aproximasse o calor seria insuportável e o carro pegava fogo, a começar logo pelos pneus.
        O que eu quis dizer é que se há carros a arder num parque subterrâneo alguém vai ter que lá ir e com os fumos e calor não vai ser qualquer um que se possa aproximar

    4. Avatar de Mario
      Mario

      A ele acontece lhe tudo, mas depois troca se todo naquilo que diz…. Conheço imensos vendedores assim, um dia comprei um Renault e ele ah isto é muita bom e n sei que mais.
      Anos.mais tarde apanhei o na Peugeot, e ele ah isto é muita bom, Renault não presta.
      Confrontei o e ele lá teve que engolir em seco.
      Amanhã se disserem que os carros a gasolina são o futuros o JL compra logo 3 ou 4

      1. Avatar de JL
        JL

        Onde me troquei, mostre lá sff ?

        PS: e sim, vou continuar.

        Não compro, porque não pertenço a nenhum rebanho, onde um diz e os outros obedecem, o Mário é que está habituado a isso, eu não vou nessas manias.

        1. Avatar de Mario
          Mario

          eu não… o Sr. é que é o maior galo da sua aldeia, que se pavoneia de elétrico a dizer “eu sou o maior”.
          O sr. é que vai atrás do rebanho dos elétricos…. e já agora… se preserva o ambiente, já ligou para a EDP para desligarem as centrais a gás? Eu enterrava-me se o meu carro andasse com 1 kwh produzido por energia suja.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então não sabe responder ? Começa logo a inventar mais ?

            Eu faço novamente a pergunta

            Onde me troquei, mostre lá sff ?

  16. Avatar de Medina
    Medina

    Aliás as estatísticas indicam que por cada 100.000 automóveis a percentagem de incêndios ocorridos é superior nos carros de combustão.

      1. Avatar de JL
        JL

        Para quê se tem pelo menos um numero errado ?

        Curioso porque no pais que mais VE tem, verifica-se o mesmo que ao redor do mundo:

        https://www.warpnews.org/transportation/fewer-fires-in-electric-cars-compared-to-fossil-fueled-cars-in-the-worlds-country-with-the-highest-share-of-electric-cars/

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Está aí um erra tremendo nessa análise. Não viu?
        Híbridos ardem tendencialmente menos que elektros?
        Penso que não preciso dizer mais nada.

        Já agora a NO não é o “pais que mais VE tem”. Esse galardão pertence à CH. Tem que ter mais cuidado com o que escreve.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, ardem mais, veja bem.

          E na China acontece o mesmo, isto até com os seus números.

          Mais ve tem em termos de partilha.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Explique-se que ng entende.
            Tirando o último ano, segundo esses dados arderam mais elektros que híbridos.

            Qt à CH estamos conversados
            https://e-vehicleinfo.com/global/chinas-electric-explosions-7-electric-vehicles-catch-fire-each-day/amp/
            A incidencia é 10x’s superior aos de combustão. O seguro aumenta 20% a cada ano.
            Não se passa nada:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcra1TRVdNoQvCgFlOqg

          2. Avatar de JL
            JL

            Onde diz ai que são mais que os outros ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sabe procurar qts carros há na China ou quer que lhe faça a paparoca novamente?

          4. Avatar de JL
            JL

            Então mas da outra fez a conta e deu errado, onde foi descoberta a carreca.

            Mas continuo a aguardar, onde estão os números dos ICE que ardem ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Endoidou de vez.

          6. Avatar de JL
            JL

            Não, estou bem normal, já lhe tinha pedido isso mais vezes, mas nunca apareceu com eles.

  17. Avatar de Luis Sousa
    Luis Sousa

    Uma catástrofe está à espreita. Um dia destes um destes carros vai-se auto-incinerar dentro da garagem de um prédio durante a noite ou num estacionamento de um shopping num domingo de inverno.à tarde…. mas sim, continuarão a querer enfiá-los pela goela abaixo das pessoas, quer estas queiram quer não queiram…e é precisamente aqui que devemos desconfiar…..alguém falou nos carros a GPL, nunca ninguém obrigou ninguém a comprar um carro a GPL. Se os eléctricos fossem assim tão bons não seria preciso onrigar ninguém a comprar

    1. Avatar de JL
      JL

      Então qual é o seu eléctrico ?

      1. Avatar de Tel
        Tel

        E qual é aquele que tu tens? Nenhum é um tesla imaginário LOL…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Por acaso por x’s penso o mesmo, tal a carga de contradições que vai naquela cabeça.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então vamos a apostas, quanto vale ? um superdesportivo à vossa escolha ? um casa no Algarve ? sejam homens e façam valer a vossa palavra.

        2. Avatar de JL
          JL

          Tenho, mas se ele diz que é obrigado, perguntei qual era.

          Podemos fazer apostas, se tenho eléctrico ou não.

          O que quer apostar ? Um Ferrari ? Lamborghini?

          Vá seja homem, faça as suas palavras valerem, já que nem um Nick consegue ter.

          1. Avatar de Zoye
            Zoye

            Comentário Infantil

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tb me pareceu.

          3. Avatar de JL
            JL

            Infantil porque ?

    2. Avatar de Joaquim silva bastos
      Joaquim silva bastos

      A realidade vai acordar aqueles que dormem e passaram a adorar a pilha electrica com rodas mas tambem esperemos que tenham a carteira recheada quando tiverem de assumir os custos provocados pelo seu briquedo a pilhas se arder é que quando começa tem de arder até ao fim nada apaga aquilo.

      1. Avatar de JL
        JL

        Esteja descansado, cá não se vendem carros a pilhas, com esse nem quero imaginar o que acontecia ali.

        1. Avatar de Mario
          Mario

          Por isso é que as células das baterias se parecem com pilhas….até mesmo as dos portáteis

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas não se parecem, a única semelhança é algumas, repito, ALGUMAS serem cilíndricas.

            Já agora, os sistemas que armazenam energia nos carros a pilhas também são cilíndricos.

      2. Avatar de JPP
        JPP

        Espero que seja homenzinho e assuma o mal que o seu diesel fumarento já fez

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Estás a falar com quem @JPP?

  18. Avatar de Vitor Afonso
    Vitor Afonso

    Todos os carros ardem, sejam a combustão ou elétricos!

  19. Avatar de Camoes
    Camoes

    Os carros a combustao ardem tanto como os eletricos, mas com uma pequena diferença.
    Geralmente os a combustao ardem (nas estradas) porque estão ou estiveram muito recentemente em movimento, enquanto os eletricos ardem quando estao parados (garagens).

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Há uma diferença ainda maior. É impossível controlar o incêndio num elektro!

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Não digas isso… Só não se apaga um fogo num elétrico porque n se quer… Palavra de JL
        O gasóleo em estado normal custa a entrar em ignição. Mas isso é fake segundo o sr sacerdote

        1. Avatar de JL
          JL

          Tanto apaga que apagaram, conhece algum que não tenham apagado ? mostre lá ?

          Basta aquecer, e ele entra em combustão, parece-me que isso é o mais normal NUM INCÊNDIO.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Podes mandar cigarros acesos para um tanque de gasóleo que ele não arde

          2. Avatar de Mario
            Mario

            O lítio não arde… até se mete na salada de alface para dar tempero… ecológico.

          3. Avatar de JL
            JL

            Depende da temperatura dele.

          4. Avatar de JL
            JL

            O lítio puro reage tanto com o oxigénio como com a água, o bom é que não é usado lítio puro nas baterias.

      2. Avatar de JL
        JL

        Tanto é possivel que foi controlado.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Onde? E as reignicões? Chuta para canto?

          1. Avatar de JL
            JL

            Ouve reignições ? se ouve porque não dizem ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Há sempre. Pode ser uma horas depois, uns dias depois, umas semanas depois… ng sabe. E chega qd menos se espera. O que se sabe é que só é seguro quando arder completamente.

          3. Avatar de JL
            JL

            Há sempre ? então mostre lá onde houve ?

            Então mas disse que havia ? agora já ninguém sabe ?

          4. Avatar de RicM
            RicM

            “Ouve” do verbo ouvir
            “Houve” do verbo haver
            https://www.infopedia.pt/bom-portugues/$houve-ou-ouve

          5. Avatar de JL
            JL

            Obrigado por confirma que a frase está correta.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não sabe o que éa reignicão peopria de uma bateria que nãofoi totalmente consumida durante o incêndio? Aproveite para aprender:
            https://www.evfiresafe.com/ev-fire-reignition

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “@JL mais atenção às acusações que faz a outros, Ok?
            Olhe lá bem para o que vc escreveu:
            “Ouve reignições ? se ouve porque não dizem ?”
            O @RicM está certo em corrigi-lo. Aproveite as oportunidades para aprender em vez de ser agressivo para quem lhe quer bem.

          8. Avatar de JL
            JL

            Hum, ok, não não vi essa. Peço desculpa.

            Não acusei ninguém.

          9. Avatar de JL
            JL

            E onde a CMTV viu baterias a arder ? e os bombeiros disseram onde ?

            OS BOMBEIROS MENTIRAM ? E A CMTV TEM RAZÃO ? é isso ?

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Foi controlado ou ficou sem mais nada para arder?

          1. Avatar de JL
            JL

            Se os bombeiros consideraram extinto as 22:50 ….

  20. Avatar de Aves
    Aves

    O fogo destruiu mais de 200 carros.
    No seguro automóvel: “O que é a cobertura de incêndio, raio ou explosão?
    Esta cobertura garante-lhe uma indemnização ou a reparação dos danos causados no seu carro em caso de incêndio, queda de um raio ou explosão. Mesmo que o carro esteja na garagem ou qualquer outro local.”
    A empresa era de estacionamento mas duvido que tivesse um seguro que cobrisse os danos dos veículos em caso de incêndio. Quem não tinha seguro de “incêndio, queda de um raio ou explosão” tramou-se.

    1. Avatar de Seal
      Seal

      Se determinarem qual foi o automóvel que deu inicio à desgraça será o seguro desse a pagar tudo, não ?

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Fiz a minha quota parte de pesquisa na net. Muitas notícias sobre incêndios em garagens de prédios e estacionamentos. Mas sobre os seguros nada dizem.
        No seguro de responsabilidade civil automóvel (“contra terceiros”) diz-se que um automóvel que já não circula continua a constituir um risco e por isso deve ter seguro. Assim, neste caso, o carro parado/estacionado continua a constituir um risco – e o maior é de se incendiar e de incendiar outros e, por isso, será o seguro do carro que se incendiou a pagar (até ao valor da da responsabilidade civil do seguro).
        Mas continuo a achar estranho em tantas noticias sobre incêndios em garagens e estacionamentos nada se dizer sobre seguros.
        E a empresa que recolhia os carros não tem seguro e responsabilidade civil neste caso?
        O caso do Festival Andanças (link), que atingiu 458 carros, não ajuda, porque não se conseguiu determinar a origem do fogo. A organização do festival e a sua seguradora foram absolvidas porque os carros nesse estacionamento não estavam à sua guarda.
        https: //www.dn.pt/pais/festival-andancas-absolvido-no-incendio-que-atingiu-458-carros-10582484.html/

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Neste país vale tudo.

        2. Avatar de Aves
          Aves

          Só um complemento, não há duvidas:
          Artigo 503.º, n.º 1 – (Acidentes causados por veículos)
          “Aquele que tiver a direcção efectiva de qualquer veículo de circulação terrestre e o utilizar no seu próprio interesse, ainda que por intermédio de comissário, responde pelos danos provenientes dos riscos próprios do veículo, mesmo que este não se encontre em circulação.”
          O risco de incêndio é um risco próprio do veiculo, por isso, mesmo parado/estacionado, o seu proprietário (e a sua seguradora) responde pelos danos causados.

  21. Avatar de Profeta
    Profeta

    De facto a comunicacao gosta de inventar. Isto foi fogo posto por um individuo. Agora obviamente que atingiu varias coisas, mas a ideia que da e que um electrico comecou a incendiar-se sozinho e nao foi o caso.

    1. Avatar de Mendes
      Mendes

      Olha o profeta do EV. Cada um pior que o outro.

      1. Avatar de JL
        JL

        Olha o profeta do ICE, cada um pior que o outro.

  22. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Os elétricos estão a ter má imagem ppr alguns arderem, e no entanto pelo que parece são só mais os da marca da Tesla, de outras marcas ainda não ouvi falar.
    A evolução deste tipo de veiculos está a ser feita, mas há sempre os do contra, principalmente quem quer deitar abaixo este tipo de veiculos ppr medo de o negócio do combustivel acabar.
    Não devemos temer esse tipp de veiculos, também não andam a arder assim em todas as esquinas, ou os outros tipos de veiculos também não ardem?
    O problema é que ainda é uma tecnologia recente e ainda tem de se aprimorar muito.
    Nós temos vários equipamentos a bateria e estão também sujeitos ao mesmo problema, também querem meter telemóveis a gasolina? Por causa do medo das baterias?
    Para mim essa percebtagem que ardem pode ser mesmo algum defeito que faz com que ardem, enquanto não houver melhor evolução e descobrir a maior causa deste problema as pessoas continuam com o gostinho de apontar o dedo ao que ainda têm medo.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O que mais há é elektros de outras marcas a arder.

  23. Avatar de NEO
    NEO

    Caros amigos, esta discussão nunca terá um fim, mas vamos a alguns factos:
    – É verdade que percentualmente existem mais incendios em carroa a combustão do que em carros elétricos, no entanto, tem sido preocupante o nª de incêndios a crescerem nos carros elétricoe e existem potenciais consequências graves nos condominios.
    -Permitam-me partilhar algumas situações reais. Não sou um leigo na matéria, já que durante vinte e cinco anos trabalhei em três grandes grupos multinacionais, dois deles da área eletrónica e envolvidos no desenvolvimento de sistemas de gestão e controlo das chamadas “baterias” para carros elétricos e o terceiro o maior construtor de automóveis mundial.
    – Também desde 2010 faço parte da administração de um condominio, de grande dimensão numa zona nobre da cidade do Porto, no qual, existem estacionados regularmente mais de 200 viaturas.
    – Como este condominio tem cerca de trinta anos, ainda não aplicou na rede de distribuição de energia da garagem, os regulamentos hoje existentes para a dimensão minima das cablagens a utilizar nas mesmas.
    Assim após uma análise detalhada, permitimos a instalação de cinco postos de carregamento, nem mais um, dada a incapacidade da rede suportar mais carros ligados em simultâneo.
    É este aspeto, que se não for devidamente cuidado, que cria as situações de risco associados aos carros eléticos. Os incêndios de carros elétricos nas garagens começam nas ligações, desde que não adequadas e depois transmitem-se aos carros.
    Isto não quer dizer que o risco de incêndio num carro eletrico não exista, ele é bem real, aliás talvez não no nosso país , mas noutros mais a Norte, a venda de carros elétricos está em lena queda, porque os carros elétricos reagem muito mal ao frio e por isso os nórdicos, o norte dos EUA o Canadá etc, bem como os alemães que deixaram de subsidiar os carros elétricos assim decidiram.
    Espero ter contribuido com alguma informação

    1. Avatar de JL
      JL

      Curioso, porque no pais mais a norte na Europa, que também é o mais frio, é o que mais de vende.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Mas não são os que mais andam.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que diz aí é que a procura por combustíveis rodoviários na NO permaneceu relativamente estável mesmo com a crescente adopção de elektros papagueda pelo governo.
            O que quer provar com isso? Só está a dar-me razão.
            Vc anda mesmo desorientado looolooolool

          2. Avatar de JL
            JL

            Então leu mal.

            Primeiro, reduziu 10 %, e está explicado porquê:

            “In addition to rising fuel demand from trucks and buses, a growing population and increasing reliance on passenger vehicles are also factors behind the resilient consumption trend. The Norwegian driving-age population – people over 20 years old – has grown by 800,000 since 2005, and the number of passenger cars has increased from 0.65 to 0.75 per person over the same period. This means that the average Norwegian is more likely to own a car, resulting in total fuel sales being stretched over a larger number of vehicles.”

            E pode ver no gráfico, o consumo dos veículos ligeiros passageiros diminui e aumentou nos outros veiculos.

            E o que queria mostrar é que os elétricos fazem mais kms.

            “Since 2018, the average BEV in Norway has driven more miles than passenger cars of any other fuel type. In 2022, the average BEV drove 12,950 kilometers (km), surpassing for the first time the average distance of 12,000 km for diesel passenger vehicles”

  24. Avatar de AL
    AL

    As VERDADES que não te contam sobre os carros ELÉTRICOS
    https://www.youtube.com/watch?v=uNlB3-T6k74

  25. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Aliás basta uma pesquisa e pode se constatar que não ardem assim tantos, o problema é que cada vez que sai mais é npticias de cada vez que um arde, dá-se uma diemnsâo maior do qie é real.
    Se sai-se tbém noticias dos outros veiculos que ardem teriamos a mesma impressão.
    Enfim o problema é a ignorância das pessoas, tantos outros equipamebtos estão suneitos a isso basta ter bateria não é?
    Tudo que é novo e ainda pouco conhecido tebta-se arranjar desculpa dos receios que por vezes não existe assim tanto.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “…basta ter bateria não é?”
      Correcção;
      … basta ter bateria de iões de lítio, não é?

  26. Avatar de Andre
    Andre

    O que já me ri com certos comentários, sempre do mesmo. Já foi dito que é infantil e além disso usa informação falsa. Mas para ele, apenas um conselho. Pode vir para aqui todos os dias, com todos os seus comentários, que elétrico esse, comigo, nunca! E como eu, a grande maioria.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então diga lá quem, e o que é falso, seja homem e não uma criança que só chora.

      Ainda bem que não quer, mais carregadores sobram, menos se importam com eles em termos de impostos, vamos ter durante mais tempo os benefícios que existem.

      NÃO COMPREM ELÉTRICOS POR FAVOR.

    2. Avatar de Tel
      Tel

      André ele aqui passa a vida como JL, no forum Motorguia intitula-se como ” Auto hoje” recentemente banido, agora voltou rencarnado como ” Austrália ” o mesmo circo, breve a moderação já lhe acerta o passo, não vale apena este gajo é um caso perdido…

      1. Avatar de JL
        JL

        Ah sim, então mostre lá esses lnks ?

        Auto-hoje ? que é isso ?

        1. Avatar de Tel
          Tel

          Pois agora é que foi, o problema é que vossa excelência foi apanhado, não preciso de mostrar nada quase todos que aqui andamos frequentamos os mesmos locais, logo é facil apanhar cromos como tu que tem sempre o mesmo comportamento e nos mesmos assuntos, deixas que o que andas a fazer no outro lado já te fazem a folha novamente e as vezes que forem precisa, só sabes destabilizar mais nada…

          1. Avatar de JL
            JL

            Apanhado onde ?

            Quais cromos ?

            Onde estão os links ?

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Tenho que ir ver esse personagem, loolool

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde ? também quero ver.

        2. Avatar de Tel
          Tel

          Pena não ser como do outro lado já lhe tinham acabado com o tempo de antena…

          1. Avatar de JL
            JL

            Qual lado, mostre lá os links ?

  27. Avatar de Joaquim silva
    Joaquim silva

    O Dono do Tesla que provocou a destruiçao de 199 carros vamos ver como vai pagar a despesa !
    A companhia de seguros vai fazer tudo para escapar.

    1. Avatar de JL
      JL

      E se for um dono de um BMW 318 ? ou de um Mercedes ? como vai pagar ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Mas vc ainda está em negação? Chiça…

        1. Avatar de JL
          JL

          O que neguei ?

          “foi dado por chamada telefónica, às 17:58, desconhecendo-se ainda as causas do sinistro.”

          https:// http://www.dn.pt/7648739657/fogo-em-armazem-de-veiculos-no-prior-velho-destruiu-mais-de-200-carros/

    2. Avatar de Aves
      Aves

      E por que é que ele ou a companhia de seguros dele iam pagar a destruição dos outros 199 carros? Pegou fogo ao dele de propósito? Onde é que está escrito que se alguém tiver o carro devidamente estacionado, o carro pegar fogo e pegar fogo aos do lado, que por sua vez pegam fogo a outros, é responsável?

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Acima já dei a resposta: Artigo 503.º, n.º 1 – do Código Civil (Acidentes causados por veículos)
        “Aquele que tiver a direcção efectiva de qualquer veículo de circulação terrestre (…) responde pelos danos provenientes dos riscos próprios do veículo, mesmo que este não se encontre em circulação.”
        O risco de incêndio é um risco próprio do veiculo, por isso, mesmo estacionado, o seu proprietário (e a sua seguradora) responde pelos danos causados.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O carro era de aluguer, pertencia a uma empresa, assim como 90% dos carros que arderam

  28. Avatar de Joaobarros
    Joaobarros

    Alguem vai ter de pagar, isso é indescutivel quem perdeu o carro vai olhar para onde começou.

    1. Avatar de Tel
      Tel

      Naturalmente que uma coisa desta magnitude vai ser um problema todo o tamanho até ficar tudo resolvido…

    2. Avatar de Mendes
      Mendes

      A seguradora do elétrico, vai ter de preparar bem a carteira. Pode ser que assim apreendam de vez!

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Se isto chega ao Fundo de Garantia Automóvel, a taxa do prémio para elektros aumenta 500%. Aliás em linha com a tendência em outros países.

        1. Avatar de JL
          JL

          E dos a combustão aumenta quanto ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pq? Fazem mal a alguém?

          2. Avatar de JL
            JL

            Não fazem? então e os elétricos fazem-lhe mal ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então não vê? Onde há elektros é só desgraças à volta.

          4. Avatar de JL
            JL

            Onde há desgraça há volta ? A desgraça é você que a está a fazer.

            Festival de andanças ? Aeroporto Londres ? Eléctricos ? Não entendi.

        2. Avatar de JL
          JL

          Então e aqui, também lhe aumentaram o seguro em 500% ?

          https ://www.publico.pt/2016/08/09/sociedade/noticia/seguradoras-pagam-um-milhao-de-euros-a-100-carros-destruidos-no-andancas-1740747

      2. Avatar de JL
        JL

        Qual elétrico ? nesse caso vai ter de ser a CMTV a provar que foi um eléctrico ?

        “..foi dado por chamada telefónica, às 17:58, desconhecendo-se ainda as causas do sinistro.”

        https ://www.dn.pt/7648739657/fogo-em-armazem-de-veiculos-no-prior-velho-destruiu-mais-de-200-carros/

        1. Avatar de Joaquim silva
          Joaquim silva

          A SIC noticias foi a 1º a dizer

          1. Avatar de JL
            JL

            A dizer que não conheciam as causas ?

  29. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
    Mascotes electricas nao obrigado.

    Já viu que você incompatibiliza-se com todos aqui?

    Já se tornou motivo de gozo essa sua doutrina eléctrica e a defesa dos carros eléctricos.

    Todos os carros podem pegar fogo é claro mas é ridículo negar que nestes ultimos dias todos os carros que pegam fogo sao electricos.

    Ja agora…ardeu mais um a poucas horas a frente do NorteShopping por isso…pode por na conta.

    Abraço e saudações eléctricas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Com todos não, com alguns. Ou você tem uma procuração para falar por todos ?

      Gozo ? de quem ? vocês são os mais gozados, tanto que se perdem nas respostas.

      Não meto na conta porque não ando a contar, não é nada para se alguém orgulhar disso.

      1. Avatar de Joaquim silva
        Joaquim silva

        Conversa de vendedor.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então só os vendedores é que não falam por todos ?

          E não, não sou vendedor, mas se quiser apostar, estou aberto a sugestões.

  30. Avatar de Historiador
    Historiador

    Estou seriamente a ponderar escrever uma extensão para o Firefox ou Chrome para quando vier aqui ler noticias sobre EVs ocultar os comentários do JL.

    Este senhor é incapaz de parar para pensar bem nas coisas que diz.
    A tecnologia relacionada com os EVs está muito longe de ter os níveis de fiabilidade dos veículos a combustão.

    Facto: veículos a combustão também se incendeiam!

    Facto: as razões porque a larga maioria dos veículos de combustão se incendeia prende-se com a manutenção do veiculo por parte do seu proprietário. Incêndios causados por falhas técnicas diretamente relacionadas com a parte mecânica ou elétrica são residuais.

    Facto: Nos EV as causas dos incêndios são na largamente causadas por questões relacionadas com a relação entre o software > sensores > baterias. Outras razões prendem-se com fatores climatológicos, acidentes e por ultimo, má utilização por parte do utilizador.

    Facto: A tecnologia de propulsão elétrica ainda está longe de ter os níveis de fiabilidade da propulsão dos veículos a combustão.

    Facto: Todos os sistemas que são comuns a ambas plataformas apresentam níveis de fiabilidade semelhantes.

    Façam as vossas pesquisas e tirem as vossas conclusões.

    PS: Colaboro com uma marca automóvel europeia que produz e comercializa EVs nos seus sistemas AUTOSAR C++14

    1. Avatar de JL
      JL

      Força, depois uso o mesmo para esconder os seus.

      Por parar para pensar é que digo o que digo, e não emprenho pelos ouvidos como você.

      Mas já mudou de nick novamente ?

      Você não vê que mesmo que mude de nick a maneira como escreve é sempre a mesma ?

      Ah sim, então mostre lá provas do que diz ?

      A tecnologia até é mais fiável, apesar dos carros terem tido alguns problemas, muito poucos foram devido à tecnologia elétrica, mas sim em relação aos sistemas infotaiment.

      Se é facto, prove.

      1. Avatar de Joaquim silva
        Joaquim silva

        O pior cego é aquele que não quer ver.

        1. Avatar de JL
          JL

          Pois, mas eu quero ver, dai ter feito perguntas, cegos são aqueles que não querem ver e então inventam.

      2. Avatar de Historiador
        Historiador

        “Mas já mudou de nick novamente ?”

        Pergunta ao Vítor M. Ele consegue dizer-te

        Quanto ao resto: existe aquilo que é difundido por aí e depois existe a realidade. Nenhuma marca de automóvel que produza EVs atualmente vai confirmar eventuais problemas, muito menos governos ou associações que estão a forçar a mudança para os EVs. Depois existe a realidade e essa só consegues ter uma perceção falando com os engenheiros por detrás destes sistemas. Já agora porque razão é que algumas marcas desaceleram a produção de novos modelos e atrasaram a data para abandonar os motores de combustão? Por razões meramente comerciais? Please!

        1. Avatar de JL
          JL

          Ele não sabe, pode registar outro Nick com outro email.
          E porque as marcas haveriam de assumir ?

          Estão a forçar ? Onde ?

          Os engenheiros é que vendem carros ? Curioso.

          Simples, porque as normas de emissões reduziram ou nada se alteraram e permitem a estás vender mais uns anos os a combustão que lhes dão mais lucro.

          Por ambas as razões.

          1. Avatar de Historiador
            Historiador

            “Os engenheiros é que vendem carros ? Curioso.”

            Tens grandes dificuldades em compreender Português, não tens? Vai lá ler o que escrevi de novo.

            Se fosses uma pessoa sensata e inteligente, olhavas para a tua participação nesta noticia e irias refletir um bocadinho se a tua postura se coaduna com o adulto que dizes ser. Uma pessoa equilibrada já teria parado de reagir a tudo e a todos, como eu também vou parar de responder a ti a partir de agora.

            ps: podes alterar o email as vezes que quiseres, que o Vítor M. irá conseguir sempre saber quem é quem.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ou então voce tem imensa dificuldade em explicar.

            Então uma pessoa que questiona sobre um acontecimento e não vai em cantigas antes de haver uma investigação com resultados conclusivos sobre o que realmente aconteceu, não é ser adulto ?

            Eu não reagi a tudo e todos, fiz apenas perguntas aos que sabem mais que os bombeiros e proteção civil, e outros que inventaram algumas informações que já se revelaram falsas.

    2. Avatar de Tel
      Tel

      Quando escrever essa extensão, disponibilize aqui que nós agradecemos, pode ser que se veja este blog mais limpo na secção de comentários…

      1. Avatar de JL
        JL

        Fixe, vá lá ajudá-lo.

    3. Avatar de Mendes
      Mendes

      Acho que deveriam ter mais atenção aos comentários desse utilizador JL, pelo facto de postar informação falsa ou sem qualquer base credível

      1. Avatar de JL
        JL

        Qual é a informação falsa, diga lá ?

  31. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Threat top, quase 300 comentários e 200 são do JL.
    De certeza que vai comentando enquanto espera que o tesla carregue 😀

    1. Avatar de JL
      JL

      E depois ? teve tempo de os contar ? já sabe qual é o nome da empresa ?

      De certeza que não.

    2. Avatar de Sandro
      Sandro

      Boa Zé. Ver o Tesla e julgo que também a companheira. Normalmente são assim, os vizinhos e amigos aproveitam bem as falhas.

      1. Avatar de Jota
        Jota

        Bem visto. Acho que nem ele sabe. O corn.. é sempre o último a saber.

        1. Avatar de JL
          JL

          Vejam lá se não vos calha a vocês.

    3. Avatar de JL
      JL

      Então mas ainda não respondeu, qual era a empresa, é que assim confirma-mos aqui a mentira que inventou.

  32. Avatar de Fernanda L
    Fernanda L

    “Incêndio em Prior Velho! Fogo terá começado num carro elétrico”…que novidade..

    O pior é que as pessoas responsaveis vão ter que partilhar obrigatoriamente espaços com esses kamikazes..
    Felizmente não morreu ninguém , certo?

    1. Avatar de JL
      JL

      Então os bombeiros e proteção civil estão a mentir ?

  33. Avatar de LR
    LR

    O JL faz-me lembrar do saudoso Hélder, que por aqui andava há uns anos. Quando era para defender o iPhone, o homem até espumava, e esperneava por todos os lados.
    Caro JL, respira fundo, conta até 10, faz um pouco de meditação, vais ver que ajuda, No fundo, a forma como defendes as tuas posições e argumentos (mesmo que alguns estejam certos) e a maneira como “atacas” os que não concordam cegamente com o que dizes e que te contradizem, transforma-te num extremista, com tudo o que isso possa implicar. “Quem não está comigo, está contra mim”.

    1. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
      Mascotes electricas nao obrigado.

      Deixe parabeniza-lo por este excelente comentário, o JL deve ser a pessoa que mais se sente atacada neste website.

      Julgo que têm algo a ver com défice de atenção (com todo o respeito por quem sofre dessa doença), sente necessidade de responder a tudo e todos como se os EV’s fossem a salvação resolução dos problemas do mundo.

      Calma homem e respira que o mundo é mais do que EV’s 🙂

      Abraço

      1. Avatar de Paulo Rodrigues
        Paulo Rodrigues

        +1

      2. Avatar de JL
        JL

        Só me sinto atacado pelas mentiras que alguns postam aqui, depois quando são confrontados, ficam como você:”Bla Bla Bla não fiques assim, estas muito nervoso, vê lá se acalmas”. Ridículos.

        Responder ? Mas você saber ler ? Em praticamente todas as intervenções fiz foi perguntas. Aprenda a ler.

        Tenho calma sim, bem mais que a maioria aqui que se dedicou a inventar.

        1. Avatar de JL
          JL

          Claro que não é, mas o mundo é real, não uma ficção como aqui alguns querem.

    2. Avatar de JL
      JL

      Mas onde estou a espumar ? Vocês é que estão, tanto que tentam arranjar todo o tipo de desculpas.

      Ha aqui um que até veio dizer que conhecia o dono, que era uma empresa de aluguer de veículos, e afinal é mentira, é um parque de estacionamento para quem vai de viagem se avião, outros que juram a pés juntos que é isto ou aquilo.

      Viu me a defender alguma coisa ? Mostre lá onde ?

  34. Avatar de Diogo
    Diogo

    Recorde de comentários! Evidente que o desequilibrado precisa de ajuda médica, paranóico, depressivo. Você vai acabar mal.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Depois de ler a declaração da Aprose fico ainda mais preocupado com os carros elektros. Então quer dizer, estaciona um elektro ao lado do meu carro, o elektro arde e pega fogo ao meu carro. Fico sem carro e o seguro de responsabilidade civil do causador do dano não me indemniza? Fdx, afinal o que é a responsabilidade civil, só conta quando o causador do dano está a conduzir? Aí que caraças . Cada vez mais elektros é fugir deles.
      Ok, se algum condutor de elektro resolver estacionar ao meu lado ou tira o carro ou leva um bilhete que cai redondo. Pelos vistos vai ter que ser assim.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então e se for o contrário, se o seu arder ? nesse caso você paga ao outro ?

        Nesse caso temos de fugir dos a combustão, já que são os que mais ardem.

        Provavelmente ele pega no bilhete e mete no lixo, de diz-lhe “quem está mal que se mude.”

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Não arde. Esteja descansado. Arder ardem os elektros principalmente qd a carregar e/ou com índices de carga altos. Ainda não aprendeu nada ao fim de qs 400 posts?

          1. Avatar de JL
            JL

            Como sabe ? Já hoje arderam uns poucos.

            Aprendi de quem ? dos padres da combustão ?

  35. Avatar de Joaquim silva
    Joaquim silva

    Depois de se ler o acima descrito cheiram-me que muitos que não teram direito a nada vão-se juntar e espetar em tribunal o dono do carro que começou o incendio tem tudo para correr bem azedo.
    E os donos dos electricos se forem inteligentes podem ver nas costas dos outros e mudar rapidamente de veiculo.

  36. Avatar de JL
    JL

    É eles falarem com a CMTV.

    1. Avatar de andré matias
      andré matias

      Não se esqueça que os veiculos electricos são todos iguais e todos sofrem do mesmo colocar a cabeça na areia não anula o problema e todos eles são uma roleta russa nunca se sabe que é o próximo nem o momento de virar tocha ou choque para os que gostam de correm riscos não se esqueça que quando utilizar e levar familiares ou amigos está a coloca-los em risco , pense nisso.

      1. Avatar de JL
        JL

        Qual problema ?

        Então primeiro são iguais e depois já é uma roleta russa ?

        Curioso, já viu os incêndios que houve ontem e hoje em carros ?

        E quando leva os familiares nos carros que mais ardem, também pensa nisso ?

        Então qual foi o Kia na correia do sul que fez um incêndio que destruiu 140 carros ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Os carros que mais ardem são os elektros, facto agravado com o poder destruidor que envolve o incêndio num elektro. Começando na temperatura atingida 3x superior a um combustão, passando pelos gases que libertam no processo que são altamente inflamáveis e terminando na impossibilidade de os apagar pq não precisam de O2 para a combustão.

          1. Avatar de JL
            JL

            Tanto não é que todas as estatísticas indicam o contrário.

            É diferente do pode destruidor da erva seca ?

            Mas não é vezes superior, em 50% é.

            Os gases do combustível nos depósitos são diferentes ?

            Se há impossibilidade, porque o apagaram ? Melhor, porque apagaram tão depressa o incêndio do camião com teslas ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Outra vez? Mas vc é autista?

          3. Avatar de JL
            JL

            Não, sou realista, basta ver as noticias e os artigos.

        2. Avatar de andré matias
          andré matias

          Aconselho o amigo a ir até a escolha aprender a interpretar o que lê.

          1. Avatar de JL
            JL

            Faço o mesmo conselho, para aprender a escrever.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Só CMTV, @JL?
      Onde fica a SIC, a TVI, a RTP…pelo menos estes são unânimes a divulgar a informação confirmada de q a causa foi um elektro

      1. Avatar de JL
        JL

        A CMTV foi a primeira, os outros copiaram, mas também há os que deram as informações que tinham das autoridades, já deixei aqui algumas.

        Quem confirmou ? Mostre lá ?

        1. Avatar de Aves
          Aves

          O dono do carro onde começou o incêndio (e a respetiva seguradora) é responsável pelos danos, o que é uma grossa maquia. Repetes e voltas a repetir que o chefe dos bombeiros não confirmou que o incêndio começou no Tesla. Tal como noutros fogos, não confirmou nem pode confirmar enquanto a investigação não estiver concluída, porque o que disser é de grande responsabilidade. Tal como no caso do Festival Andanças em que o fogo atingiu 458 carros, foi chamada a Polícia Judiciária para investigar.
          A comunicação social deu a notícia que o fogo começou no Tesla, por certo porque alguém viu e lhes disse. E ia mentir para quê? Para chatear o JL, já se vê 😉

          1. Avatar de JL
            JL

            Não, para ter audiência, é assim tão difícil de ver ?

          2. Avatar de JL
            JL

            Não podem dizer ? e o comandante da Proteção Civil não pode dizer ? é que disse que não tinha conhecimento da origem.

  37. Avatar de andré matias
    andré matias

    Pois é o caso e serio e apesar de o comentador JL vir defender com unhas e dentes os carros electricos está mais do que documentado em video e descriçoes como isto e bastante frequente ocorreu o mesmo ainda a dias na Koreia do Sul por 2 vezes uma delas com um Kia e foram 140 carros danificados.
    Pode-se perguntar então e o que fazer por exemplo dos proprietários com carros recentes que ainda os estejam a pagar e agora vèm-se privados do mesmo, perda total e o seguro apresentar valores ridiculos de indeminização como vai ser ? Talvez venhamos a ter queixas colectivas em tribunal contra a companhia do carro por onde começou o incendio e esta companhia vai olhar pra quem ? cheira-me que para o dono.

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu defendi onde ? Consegue dar um exemplo ?

      Que tem a ver o acidente na Coreia do Sul com este ? As seguradoras vão responsabilizar o da Coreia ?

      Então mostre lá o caso do Kia ?

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Exemplos em que defendes com unhas e dentes os carros electricos? Devem ser para aí uns 250 comentários só neste post 😉
        E defendes mal, sempre da mesma maneira, à procura de um engano, como é o caso do recente incêndio na Coreia do Sul dos 140 carros, que começou num Mercedes e não num Kia. E saltas para “mostre lá o Kia”, e “as seguradoras vão responsabilizar o da Coreia?”
        Os vendedores de VE vão-se juntar e oferecer-te qualquer coisa para não escreveres nada sobre VE. Não ajudas a vender nenhum, antes pelo contrário.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então, mas defendi onde ? Quem falou em Kia não fui eu, dai ter perguntado.

          Acho bem que se juntem.

          Mas há exemplos ou não ?

        2. Avatar de JL
          JL

          Já agora, são 185 comentários, and counting….

          1. Avatar de Jota
            Jota

            Procure ajuda médica, com urgência.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não preciso, se você é médico.

            Não têm outros argumentos menos infantis ?

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Rapaz, não é infantilidade…não é de todo normal o teu comportamento.

          4. Avatar de JL
            JL

            Então chame lhe completamento super, já que não é normal.

            Mas vê aqui alguém normal ? A começar por si.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ser normal é relativo mas alguns saem completamente do padrão.
            Obviamente que não és tu mas sim o resto da sociedade.

          6. Avatar de JL
            JL

            Já lhe tinha dito que não ando com rebanhos. Loool

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            Chama-lhe o que quiseres. As coisas são o que está à vista e não o que tu imaginas.

          8. Avatar de JL
            JL

            Exato, está à vista de todos, basta ver os argumentos ridículos que alguns usam, até por médicos se tentam passar. Loool

  38. Avatar de TM
    TM

    https ://observador.pt/2023/12/05/electricos-ou-a-combustao-que-carros-ardem-mais-estudos-esclarecem/

    10 segundos e facilmente têm um estudo….

    Se os carros eléctricos fossem de facto mais propícios a incêndios, as seguradoras seriam as primeiras a aumentar os prêmios dos seguros, mas o pessoal treinador de bancada quem nem têm um EV acha que sabe mais que a indústria seguradora que por nada deste mundo perderia dinheiro…Eu já doce uma dezena de carros a combustão, mudei para eléctrico e sim, têm algumas coisas pior do que combustão mas não fica atrás em nada porque tmbm têm muitos pontos positivos

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Bem se vê, que é muito entendido em termos de seguros… O que diz, não é verdade. Se fosse como diz,, o valor do seguro alterava de acordo com a fiabilidade do veículo marca/modelo a segurar, de acordo com a sua fiabilidade/segurança. Uma falácia, o seu comentário. Deveria até haver mais critérios neste tipo de comentários falsos.

      1. Avatar de TM
        TM

        Exacto, se fosse assim o meu seguro do Tesla seria mais caro que o meu Mazda 3 …mas não, é praticamente o mesmo….mas pronto, se formos por fiabilidade, os EVs estão a anos luz dos de combustão

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Caro, se julga que pelo seu comentário consegue alterar a minha opinião sobre os EVs, está enganado. Se está satisfeito, ainda bem para si.

          1. Avatar de JL
            JL

            E quer alterar a opinião dos outros ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Está incluído. Tem a ver com o risco para o segurador. Se calhar pensa que são todos estúpidos.
            A um pediram logo 5000£ para se por fino. Tipo vai chatear outro loolool

          3. Avatar de JL
            JL

            O risco para o segurador é o condutor.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E o tipo de carro. Mais que evidente!

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lá está ele a comparar a árvore com a floresta.
            Não quer ir buscar um Bentley? É capaz de provocar mais impacto.
            Da mesma forma tem lá TDI’s 2.0 a 300£.

          6. Avatar de JL
            JL

            Ah agora já não convém comparar, mas tem lá o valor do seguro antes do aumento…..

          1. Avatar de JL
            JL

            China ? Ah ok.

          2. Avatar de JL
            JL

            Nada a ver com o tema aqui, isso tem a ver com reparações.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Está incluído. Tem a ver com o risco para o segurador. Se calhar pensa que são todos estúpidos.
            A um pediram logo 5000£ para se por fino. Tipo vai chatear outro loolool

          4. Avatar de JL
            JL

            Então e estes foi por causa de quê ? a pagarem quase 3x mais ? Não vejo ali a falarem de elétricos, é coincidência ?

            Ah espere, um M3, um dacia e cayman não são electricos.

            https://rmsmotoring.com/forum/threads/car-insurance-increases.230197/

      2. Avatar de JL
        JL

        Ele disse: “Se…”

  39. Avatar de Hugo
    Hugo

    Bem o JL está em ácidos neste post…..e ninguém responde às centenas de perguntas retóricas, e absurdas, que ele faz, senão tinha mesmo um esgotamenteo lol

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu ? Sou dos mais calmos que está por aqui, parece que a malta está bem nervosa.

      Pois não respondem, porque não as têm, e não são retóricas.

      Mas como vê, já descobri algumas mentiras por aqui. Agradeça.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Eu não vejo nada, achas mesmo que alguém tem pachorra para seguir mais de 2 ou 3 conversas. És o único que vai a todas lol

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas eu sou a paciência em pessoa, não lhe disse já que sou programador de sistemas ? essa malta sem paciência mais vale dedicar-se a outra profissão.

          Sim, e vou continuar a ir a todas.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Personalidades agora estão indexadas a profissões? LOOOL Sempre a aprender.
            Paciência é ferver e contestar todas as centenas de comentários de anónimos na internet? LOOOOL Devias ser estudado

          2. Avatar de JL
            JL

            Há profissões onde se tem mais sucesso com certas características, um relojoeiro por exemplo, caso não tenha paciência e autodomínio.

            Se tivesse paciência não estava a ferver, portanto também não sabe o que é paciência.

            Aqui todos são anónimos, além de ter muita paciência, eu sou muito curioso.

  40. Avatar de TS
    TS

    ISTO É SÓ RIR! Ardem milhares de carros a combustão por ano e nunca é notícia. Ainda não há confirmação que o que originou o fogo foi um EV e vêm para aqui meio mundo revoltar-se contra os eléctricos. A percentagem de carros eléctricos por cada 1000 que ardem comparativamente com os de combustão é superior a 10X MENOS!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Vcs decidam-se. Já vi 60, já vi 20 e agora vejo 10.

      1. Avatar de JL
        JL

        Depende do país, não somos como você que usa os números de um país para justificar o que acontece noutro.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Ahhh ok se passar a fronteira da NO para a SE o elektro arde menos. Percebido

          1. Avatar de JL
            JL

            Ninguém falou na Suécia.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            EUA já serve ou ainda não?
            hutacars

            9mo ago
            Model 3 Performance
            “Can confirm… if anything forces me to sell my car, it’ll be insurance. I’m now at $1100/6 mo, whereas when I bought it in 2019 I was at $400/6 mo. I shop around about every other renewal. My last jump alone was $400.”

            Já deu para ver a sorte que vos aguarda ou quer com mais molho?

          3. Avatar de JL
            JL

            Mais uma que não tem nada a ver com o assunto, até porque o seguro pouco tem a ver com o carro, mais com o dono.

    2. Avatar de Pois, Pois
      Pois, Pois

      Não sei se ardem mais bev’s ou ic’s, mas dizer que percentualmente ardem 10x menos bev’s em cada 1000 que ardem é curto para tirar alguma conclusão. Por exemplo, em Portugal as viaturas elétricas em circulação são cerca 1.9% do total. Admitindo que são 2%, para facilitar as contas, significa que se arderem 98 ic’s e 2 bev’s no período de tempo em análise, a probabilidade de arder um ic é igual à de arder um bev.
      Como disse, não tenho números para tirar conclusões, mas não sei se arderão mais de 98 ic’s por cada 2 bev’s que ardem.
      Nesta abordagem poderia ainda entrar-se com a idade média das viaturas que arderam, já que as mais antigas terão, em princípio, maior probabilidade em ter uma ignição que origine um incêndio.

      1. Avatar de JL
        JL

        Ardem 10x menos no mesmo universo.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @Pois, Pois, tens nrs q finalmente alguém teve coragem para deitar cá para fora:
        -Cada 8 BEV arderam 105 combustão (2023)
        -Cada 4 BEV arderam 50 combustão (2024)

        1. Avatar de JL
        2. Avatar de Pois, Pois
          Pois, Pois

          Se esses números estiverem correctos e se se referirem a um universo como o Português, então os bev ardem mais do que os ice

          1. Avatar de jose Santos
            jose Santos

            Pois convem ler os dados não se pode cmprar . Claro que temos mais carros a combustão ardidos qual é a percentagem a circular se calhar são 95 a combustão para 5 electricos mas se for efectuar a percentagem de viaturas que arderam a combustão e electricas a percentagem é maior nos electricos tenho 85% pra 5% depois se retirarmos o filtro de particulas dos veiculos a combustão a queda dos incendios é brutal , porque um filtro de particulos imposto pela UE gera temperaturas de 600º uma peça que NUNCA devia ter sido permitida no carro com passageiros ,mas os politicos que temos são muito fraquinhos não se pode esperar muita qualidade são muito bons a fazer merd..a e serem bem pagos nisso são os maiores.

          2. Avatar de rafael nunes
            rafael nunes

            O Resultado de 10% de 1000 não é a mesma coisa de 10% de 100

            pode parecer igual mas não é.

          3. Avatar de JL
            JL

            A comparação é feita por cada 100 mil unidades vendidas de cada tecnologia, portanto o universo é o mesmo.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A oportunidade dessa notícia dá que pensar. Poucas horas depois do incêndio por culpa do carro elektro, surge a notícia com os argumentos da praxe e já bem conhecidos e gastos, incluindo a clássica opinião da seguradora nórdica que diz que os combustão ardem 60x+ que os elektros.
            Essa notícia deve estar em no backup em diversas linguagens e sempre q é preciso desculpar o carro elektro é só fazer copy+paste e publicar aleatóriamente.
            Suspeito q saiu uma notícia semelhante na KR aqui há uns dias na sequência do elektro que fez arder 140carros e destruiu um bloco de apartamentos.

          5. Avatar de JL
            JL

            Exato, tentaram logo culpar as minorias, mas depois como viram que a mentira tinha perna curta, mudaram logo de assunto e agora parece que preferem esperar pelas pericias.

            Pois, está a ver, essa é a narrativa, como sabem que já não conseguem enganar ninguém, passam a dizer que os números já são de um arquivo e tal, enfim o costume dos negacionistas.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Aos anos que leio esses argumentos. Esses e o outro do outro nórdico q diz que os híbridos ardem menos que elektros e ainda menos q carros a combustão.
            São parte integrante da Bíblia elektra desde os primórdios do carro elektro da era moderna.

          7. Avatar de JL
            JL

            Aos anos não, os dados são de 2023, não há mais de 8 meses.

            Tanto que não ardem que estão lá com números maiores, os padres da combustão é que nem números sabem ver.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Deixe de ser abrunho, vá lá ver os dados da sua fonte.
            https://pplware.sitedev.pt/motores/incendio-em-prior-velho-fogo-tera-comecado-num-carro-eletrico/comment-page-1/#comment-3507889
            Todos os anos arderam mais elektros q híbridos. Só em 2023 as coisas se inverteram ligeiramente.
            Resultado final 5-1, os elektros perderam de goleada para os híbridos no q diz respeito a segurança contra incêndios.

          9. Avatar de JL
            JL

            No último ano foi o contrário. Não se esqueça que híbridos são veículos a combustão.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sim tal coo já tinha dito, no último ano foi ligeiramente ao contrário no entanto os 5 anos anteriores até 2022 os elektros arderam sp mais (de acordo com a SUA fonte) e claro q não me esqueci q os híbridos são carros a combustão.

      3. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Convém acrescentar que os dados foram divulgados foram transmidos pela informação do subchefe principal do Regimento de Sapadores dos Bombeiros de Lisboa e está no ACP.
        E obviamente são nrs referentes apenas à cidade de Lisboa

        1. Avatar de JL
          JL

          Ah sim, então mostre lá os dados em relatório ?

    3. Avatar de Paulo Rodrigues
      Paulo Rodrigues

      Bem o que vou escrever, vale o que vale… As conclusões oficiais ainda não são conhecidas. Possivelmente, quando aparecerem (se aparecerem) já este tópico está “enterrado”. Mas, o que posso trazer aqui, é que conheço alguns dos elementos que estiveram no combate ao incêndio… todos dizem o mesmo, a origem foi no Tesla… foi neste, podia ter sido num veículo a combustão. Aparentemente a dimensão do incêndio terá ocorrido por uma má avaliação pela primeira equipe a chegar ao local… aparentemente.

      Uma curiosidade: nessa noite estava a jantar num conhecido estabelecimento em Loures (cidade), tendo sido a este que foi efetuada a encomenda de 100 frangos assados para os bombeiros que estavam a combater este incêndio… é normal uma encomenda desta “magnitude” neste estabelecimento… não é “do pé para a mão” que se responde a esta quantidade.

      1. Avatar de JL
        JL

        Curioso o comandante deles não saber. Looool

        A encomenda dos frangos deve ter sido ” 100 frangos para os bombeiros que estão a combater o fogo do tesla.” Lol

  41. Avatar de andré matias
    andré matias

    Depois da reportagem da RTP o caldo esta instalado como eu dizia todos vão olhar para o dono do causador do incendio e perguntar como é que é ! quem paga.
    Nunca mais se vai levantar sem dizer mal do dia em que comprou o electrico.

    1. Avatar de JL
      JL

      O dono do carro que provocou o incêndio ( se foi um carro) não o fez por dolo, logo nunca vai ser responsabilizado.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Deves ser menor, só pode. A vida não funciona assim LOLOL Aprenderás com o tempo. (e não tem mal nenhum)

  42. Avatar de r41m31
    r41m31

    https: //pt.euronews.com/my-europe/2024/08/17/cerca-de-200-carros-arderam-em-incendio-junto-ao-aeroporto-de-lisboa
    https: //www.cm-tv.pt/atualidade/detalhe/novas-imagens-mostram-mais-de-200-carros-destruidos-apos-incendio-em-armazem-perto-do-aeroporto-de-lisboa
    No primeiro link a notícia pela euronews, que quem avançou como origem do incêndio num elektro foi a imprensa local (devem ter estado no interior a ver como deflagrou).
    No 2º link para terem uma ideia que não era um estacionamento normal, era um depósito de carros que pela disposição poucas hipóteses tinham de o incêndio não alargar da forma que foi, e como os vizinhos estavam cheios de combustível ….
    Quem deve estar a suar em bica é o dono do “parque de estacionamento” que provavelmente não estava licenciado para tal e nem devia ter as medidas obrigatórias de segurança, eventualmente a empresa responsável pelo “depósito” automóvel.
    Agora se pesquisarem em vez de falarem de cor ou por ódio encontram a informação independente da realidade de que tipo de viatura tem tendência a se incendiar … considerem o país com mais eléctricos como exemplo…

    1. Avatar de JL
      JL

      E não estava licenciado nem podia ter carros no terraço, já saiu uma noticia sobre isso.

      Até houve aqui quem dissesse que era uma empresa de aluguer de veículos e que conheciam o dono, veja bem os disparates que se encontram por aqui.

    2. Avatar de Pois, Pois
      Pois, Pois

      Estava a concordar com tudo o que escreveste, era sensato, mas considero, eu, que a última frase passou a tendenciosa. Não me parece razoável considerar como exemplo o país que mais bev tem (admitindo que te estás a referir à Noruega). É que temperaturas altas ajudam ao aparecimento de incêndios, mesmo nos carros, e se fores ver as temperaturas médias e máximas na Noruega vais ver que são bem baixas. Acho que a avaliação sobre que tipo de veículo tem mais tendência para se incendiar terá que se basear numa amostra mais abrangente, sob todos os aspectos.
      Continuo sem ter a certeza de quais têm mais propensão para se incendiar…

      1. Avatar de R41M31
        R41M31

        Não era para ser tendencioso, de facto as temperaturas são bem mais baixas e, nesse ponto ajuda, mas não deixa de ser o país com o maior número de veículos em uso. Muitos dos incêndios até são em veículos à carga ou em sobrecarga. Se o factor temperatura fosse o maior problema então haveria muitos mais incêndios em todos o tipo de dispositivo com bateria. E bastaria uma.