Nova disciplina obrigatória no secundário inclui literacia financeira e análise de dados

37 Comentários

De nome Literacias, uma nova disciplina será testada em sete escolas do país, no âmbito de um projeto-piloto que arranca já no próximo ano letivo.

Literacia financeira

A nova disciplina obrigatória chama-se Literacias e vai focar-se em vários módulos, com destaque para a literacia financeira, política, democrática e análise de dados.

O projeto-piloto arranca já no próximo ano letivo em sete escolas públicas, privadas e profissionais. Embora fosse um tema abordado no currículo de Educação para a Cidadania, daqui em diante terá mais peso na formação dos estudantes.

O anúncio foi feito em julho, depois de a avaliação dos testes PISA ter demonstrado que os alunos portugueses pioraram nesta matéria, colocando Portugal em 9.º lugar numa lista de 20 países.

Aluna na secretária da escola

Conforme avançado pelo jornal Público, há mais alterações aos projetos-piloto de inovação pedagógica (PPIP) criados pelo anterior Governo para promover o sucesso escolar. Estes abrangem também os cursos profissionais e vão estar à experiência durante os próximos três anos.

Segundo citado pela SIC Notícias, o ministério da Educação esclareceu que, nos agrupamentos que têm estes planos, continua a ser possível criar percursos formativos à medida de cada aluno, que pode escolher entre todas as disciplinas que existem na escola, mesmo que sejam de cursos diferentes. Apesar desta liberdade de escolha, é obrigatório frequentar e ter aprovação às quatro disciplinas da formação geral: Português, língua estrangeira, Filosofia e Educação Física.

Além da nova disciplina Literacias, há uma nova área curricular chamada Projeto Pessoal, por via da qual os alunos têm de fazer uma prova de aptidão pública. O objetivo passa por incentivar a autonomia, dar maior liberdade e permitir uma formação mais abrangente.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Food Gym Todo
    Food Gym Todo

    Finalmente… é preciso chegar a adulto e saber o que são impostos

  2. Avatar de PAULO PEDROSO
    PAULO PEDROSO

    Finalmente, a grande maioria dos jovens não sabem o que é um IRS, o motivo de pagar impostos, que impostos pagam , não sabem ver se estão com dividas na segurança social, ainda não há muito tempo passou uma reportagem de uma jovem , que devia 500€ a seg social por desconhecimento de ser obrigatorio as declarações trimestrais quando se tem atividade aberta, é um pequeno exemplo de coisas que se podem e devem ensinar, preparar adultos.

    1. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      É uma boa altura para acabar com os impostos, criar um imposto único por exemplo, e digitalizar e automatizar todos os procedimentos inerentes às finanças.

      O liberalismo significa impostos e mais impostos, isto tem de acabar.

      1. Avatar de GM
        GM

        Impostos e mais Impostos, e mais Impostos, significa Socialismo e Comunismo. Veja-se o famoso Adicional ao IMI, mais conhecido como Imposto Mortágua. Essa célebre política da área Liberal, quiçá Extrema Direita. Ou não??

        1. Avatar de Figueiredo
          Figueiredo

          O Bloco de Esquerda é um partido político liberal/maçónico assim como os restantes partidos políticos com ou sem assento Parlamentar, basta ler os seus programas.

          E o liberalismo para além de impostos e mais impostos, significa também mais Estado para os liberais menos Estado para os Cidadãos.

        2. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          GM, não é essa lambona filha de um assaltante de bancos que diz que tem que se ir buscar o dinheiro a quem o está a acumular?
          Quem sai aos seus não degenera…

          Só se deixa enganar quem é burro.

          1. Avatar de GM
            GM

            Sim, essa Liberal encostada à Extrema Direita. Só que continuou a andar à roda e só parou depois do batente. Na Extrema Esquerda.

    2. Avatar de CF
      CF

      E 99% dos adultos também não sabe.

      Os impostos servem para o cidadão comum pensar que os governos pagam as contas públicas com os impostos do povo.

      Nada mais errado, servem para camuflar a impressão de dinheiro que é que realmente o que financia os governos e não convém que o povo saiba caso contrário (parafraseando Henry Ford) havia uma revolução amanhã de manhã.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E principalmente ensinar a gerir finanças pessoais e investimento. Para não haver milhões e milhões parados em depósitos à ordem. E também para explicar que precisamos de investir para termos um complemento da nossa reforma, que vai ser uma miséria.

  4. Avatar de Zé

    Acho bem, mas também acho que parte devia ser ensinado em casa. Só fazia bem aos pais e aos miúdos se bem que, infelizmente, alguns pais nem para eles.
    Lembro-me de ter de explicar a alguns amigos já adultos que o valor recebido de IRS era um reembolso proveniente de um acerto de contas e ainda assim havia quem achasse estranho nunca receber IRS, mesmo sem descontarem.

    1. Avatar de GM
      GM

      Esses últimos teriam simplesmente um complemento de vencimento.

  5. Avatar de César Boaventura
    César Boaventura

    muito bem agora não se esqueçam de acabar de vez com disciplina a Cidadania e Desenvolvimento com a sua ideologia LGBTQIA+ e com vies político totalmente Woke

    1. Avatar de Veritas
      Veritas

      Isso é que não, nunca. Essa, aos olhos dos wokes, é a disciplina mais importante. Diria mesmo, primordial.

    2. Avatar de GM
    3. Avatar de Gringo Bandido
      Gringo Bandido

      Tanto bates na tecla woke… queres mesmo que o woke pegue sem duvida, dava algum sentido á tua vida, aparecias logo como heroi!

  6. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Pela sigla («PPIP») será mais uma medida digna de «pedabobos» – para utilizar esta expressão do Sr.º Prof.º Santana Castilho que infelizmente já cá não está – e que nada trará a não ser manter o situacionismo existente no Ensino em Portugal.

    Seria interessante era saber o conteúdo desta nova disciplina que quase de certeza será de doutrinação e propaganda liberal/maçónica, ou seja, mais do mesmo.

    Deviam a reduzir o número de alunos por turma, voltar às aulas de 60 minutos, horário da manhã (a começar às 9:00 e a terminar ao 12:30) ou da tarde (a começar às 14:00 e terminar às 17:00), ser obrigatório fornecer nas Escolas Primárias e Básicas o Pequeno-Almoço, criação de cantinas administradas pelo Estado em todos os Estabelecimentos de Ensino.

    Os professores e demais funcionários do Ensino Público em Portugal têm de ser obrigados a declarar se colaboraram/pertenceram ou colaboram/pertencem à Maçonaria ou a outras sociedades secretas, depois de identificados terão de sair, e os sindicatos, a greve, e toda ou qualquer actividade sindical, proibidos.

    «…Há muita gente que não tem qualidades nem capacidades de ensino, não devia estar a ensinar, não por razões morais mas por razões técnicas, profissionais, porque não sabem para elas quanto mais para os outros…» – Joaquim Letria

  7. Avatar de Nai sinvestor
    Nai sinvestor

    A ideia é muito boa, mas penso que vai ser mal executada. No dia em que o povo português for financeiramente literado, o socialismo vai passar mal e o sistema bancário também. Ninguém vai querer ter as suas poupanças a render 0.5% de juros e ninguém vai fazer créditos para pagar carros, férias e afins.
    Ou seja, o sistema de tudo vai fazer para que isso nunca aconteça e portanto, nunca iremos ser um povo financeiramente literado.
    Esta medida, apesar de ter grande potencial, é só atirar areia para os olhos.
    De qualquer forma, tem de se começar por algum lado.

    1. Avatar de CF
      CF

      Por isso mesmo o socialismo votou contra essa proposta em parlamento que foi vetada com o apoio do BE etc.
      Povo com literacia é mais difícil de enganar e isso não convém.

  8. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Alguém me explique o que a literacia política, literacia democrática e a analise de dados tem a ver com projeto Pessoal?
    O governo se a sua estupidez.

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Mas estão incluídas no Projeto Pessoal denominado Literacias

  9. Avatar de Luís+Silva
    Luís+Silva

    Já vão tarde! Isso começa em casa de pequeno. E os vícios que se aprendem em casa já são difíceis de arrancar quando se está no secundário.

  10. Avatar de VapokaFP
    VapokaFP

    Finalmente.

  11. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Como se os governos tivessem interesse em que as pessoas estejam informadas e tenham conhecimentos financeiros.

    1. Avatar de CF
      CF

      Basta ver aposição que o BdP e os políticos sempre assumiram relativamente ao bitcoin em vez de o estudar e ensinar.

      Vão acabar a comprá-lo para reservas a preço 1000 vezes mais caro do que podiam ter feito no bom tempo.

      E no caso do bitcoin sempre podiam ter a auto-custódia que não tem atualmente em 50% das reservas de ouro que estão nas mãos dos ingleses e ainda pagamos despesas de armazenamento e segurança.

      1. Avatar de GM
        GM

        Com um apagão informático, agarras-te ao “TOTTA”. Imagina se, decorrente dos conflitos em curso que venham a escalar, os russos cortam os cabos submarinos que ligam o continente americano ao europeu. Pois, já foste. Esquemas.

        1. Avatar de gFan
          gFan

          Sabes quantos cabos submarinos existem? Então e os satelites? Também vão ser destruidos? Basicamente aquilo que estás a dizer é que vamos todos voltar a viver na caverna… é isso?

          1. Avatar de GM
            GM

            Se não houvesse preocupação quanto a esse tema, quando houve a crise no NRP MONDEGO, na Madeira, e os demais atravessamentos de navios russos de “investigação científica”, não teria sido notícia e preocupação para as autoridades nacionais e estrangeiras.
            Exemplo: https ://www1.folha.uol.com.br/tec/2024/07/cabos-de-internet-submarinos-viram-alvos-militares-e-preocupam-ocidente.shtml

        2. Avatar de gFan
          gFan

          A extensão do continente europeu ao continente americano? Existem sistemas de redundancia, por exemplo entre africa e america do sul… esses também não ser cortados? E se não me engano também existem sistemas de redundancia entre europa e asia… não estou a ver os russos a cortar esses cabos todos…vamos ser realistas.

    2. Avatar de paulo Baptista
  12. Avatar de paulo Baptista
    paulo Baptista

    Mais uma medida avulso. Desde os anos 90 que andamos nesta saga de experimentações, tipo escola pública proveta, para ver se resulta. Inventa-se uma nova roda que é diferente da anterior porque o autor é diferente. Criam-se expectativas do tipo “agora é que vai ser”, mas que nunca chega a ser. Muda o governo, pintam-se rodas velhas com novas cores. E é isto. A parte boa é que ainda há quem acredite que um dia vamos quebrar este circulo vicioso. A parte má é que continua a haver quem acredite que “agora é que vai ser”, só porque quem manda agora é o novo Messias. O ensino precisa de ser repensado de alto a baixo porque contínua assente em pilares do século passado e não resiste à erosão do progresso apenas com “Nova disciplina obrigatória”

  13. Avatar de Miguel+Ângelo+Figueiredo+Oliveira
    Miguel+Ângelo+Figueiredo+Oliveira

    Não há professores, mas querem colocar mais uma disciplina

  14. Avatar de Carlos Castanheira
    Carlos Castanheira

    Quem me dera ter tido esta disciplina, coloquem isto em todas as escolas !