Matemático explica porque é que conduzir a 140 km/h é um disparate

505 Comentários

Por vezes, achamos que por ir um pouco acima do limite de velocidade fará uma enorme diferença no tempo que levamos a chegar do ponto A até ao ponto B. Se o limite é de 120 km/h, numa autoestrada, qual será a razão que nos leva a ir a 140 km/h? Vamos chegar ao destino muito mais cedo? Um matemático mostra como é um disparate ir acima da velocidade imposta pela lei.


140 km/h ou 120 km/h: será que compensa infringir a lei?

Muitos condutores não partilham a ideia de que uma viagem a 120 km/h é a velocidade mais que suficiente para viajar nas autoestradas. Há quem questione por que razão não podemos ir a 140 km/h, se temos bons carros e boas vias. Mas será que a diferença entre viajar dentro da lei ou fora dela compensa?

Segundo um cálculo simples e uma explicação digna da escola primária, um matemático fez um vídeo a explicar que é um disparate. Este matemático explica porque é que conduzir a 140 km/h não faz sentido.

Contudo, o que todos os condutores que excedem o limite máximo de velocidade não sabem é que conduzir a 140 km/h não faz sentido. Quem o explica é um matemático, José Ángel Murcia, num vídeo que se tornou viral no Instagram.

Neste vídeo, o professor de matemática demonstra que, ao contrário do que a maioria dos condutores pensa, o aumento da velocidade não resulta numa poupança significativa de tempo.

Quando vou a 60 quilómetros por hora, percorro 60 quilómetros numa hora e um quilómetro num minuto. Por outras palavras, o tempo que demoro a percorrer um quilómetro é de 60 segundos. Se fosse a 120, demorava metade do tempo, porque a velocidade é o dobro, demorava 30 segundos.

Explica o professor.

 

O ganho é irrisório e os riscos são consideráveis

Mas será que vale a pena andar a 140 km/h? Murcia diz que não, porque quando passamos de 20 km/h para 40 km/h, demoramos metade do tempo, porque duplicamos a velocidade. No entanto, a partir dos 40 km/h, à medida que aumentamos a velocidade em 20 km/h, o tempo necessário para percorrer um quilómetro não diminui ao mesmo ritmo.

A 40 km/h são necessários 90 segundos para completar um quilómetro; a 60 km/h, são necessários 60 segundos (menos 30 segundos); a 80 km/h, são necessários 45 segundos (menos 15 segundos); a 100 km/h, são necessários 36 segundos (menos 11 segundos); a 120 km/h, são necessários 30 segundos (menos 6 segundos); a 140 km/h, são necessários 25,7 segundos (menos 4,3 segundos); a 160 km/h, são necessários 22,5 segundos (menos 3,2 segundos).

Por outras palavras, aumentar a velocidade de 120 km/h para 140 km/h apenas permite poupar 4,3 segundos por quilómetro percorrido. Este facto deve-se à relação inversamente proporcional entre a velocidade e o tempo necessário para percorrer o espaço.

Quanto mais rápido o veículo se desloca, menor é a redução de tempo por cada aumento de velocidade. Este princípio matemático mostra que, mesmo que a velocidade seja duplicada, a poupança de tempo diminui à medida que a velocidade aumenta.

Comentários

505

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Castro
    Castro

    Uma explicação destas é contraproducente, já que parece querer enganar as pessoas…
    Basta fazer contas com casos reais para perceber que existem ganhos teóricos significativos para algumas pessoas. Quem faça uma viagem fe 120 km demora menos 8 minutos a 140km/h vs 120 km/h. Para alguns 8 minutos fazem diferença, embora para esses o meu conselho seria para saírem 8 minutos mas cedo – não é assim tão complicado.

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      O que é um ganho teórico?

      1. Avatar de Castro
        Castro

        É um ganho teórico porque o tempo de chegada ao destino não depende apenas do percurso na autoestrada. Para além disso, para se ter uma velocidade média de 140 Km/h na autoestrada é preciso andar a mais do que 140 km/h durante parte do percurso

        1. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          Eu ajudo: um ganho teórico não é nada. Não existe. Ou se ganha ou não se ganha. E a conclusão é que não se ganha nada. Nem tempo, nem os 8 minutos. O dia continua a ter 24 horas e assim se mantem…

          1. Avatar de Realista
            Realista

            E é por isso que de 4 em 4 anos temos mais um dia para acertar o calendário, precisamente porque o dia não tem só 24 horas…

          2. Avatar de Realista
            Realista

            * Não é de 4 em 4 mas de 6 em 6 anos (bi-sexto) fica aqui a correção.

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            Eu ajudo: o ganho é potencial. Está melhor assim? Já agora, brilhante conclusão sobre o dia ter 24 horas e portanto não se ganhar nada no tempo das viagens… deves ser aquele que não se preocupa com os aumentos dos combustíveis porque mete sempre 20 euros.

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            Realista…. que confusão vai nessa cabeça… então é de 6 em 6 por ser bissexto?!?!? AHAHAHAHAH!!!!

          5. Avatar de há+cada+gajo
            há+cada+gajo

            Nuno: ganhas tempo ? O tempo não é igual ? Ou destinas o tempo que tens a outra atividade ? Que confusão aí vai com o tempo.

          6. Avatar de Nuno
            Nuno

            Olha “há+cada+gajo” se há coisa com a qual “não perco tempo” é a fazer desenhos com legendas para explicar algumas coisas. Pareces o “wokista” da semântica. Ou o empregado do café do “queria? já não quer?” haja paciência!!

          7. Avatar de Realista
            Realista

            @Nuno, nunca te enganaste? 🙂

            É pá, enganei-me a corrigir-me 🙂

          8. Avatar de Castro
            Castro

            parece que acordaste do lado errado da cama!
            Já alguma vez pensaste no que é produtividade?
            Se eu tiver uma tarefa para realizar e tiver um novo método de trabalho que demora menos 8 minutos, isso implica que ganho 8 minutos de tempo para fazer outras coisas.
            O mesmo se diz de ter um meio de transporte que demora menos tempo a chegar a casa… Ganho mais tempo para estar com a família ou amigos!
            Sinceramente…

            Já agora pergunto-me se é capaz de pensar no abstrato para avaliar pros e contras

          9. Avatar de Damnupa Kot
            Damnupa Kot

            cala-te pá! ele tinha de ir apanhar o avião para a Austrália!

          10. Avatar de há+cada+gajo
            há+cada+gajo

            Nuno, eu sei, a realidade é difícil de aceitar. Mas fazer querer que a definição de tempo é coisa da semântica já me parece desespero argumentativo.

          11. Avatar de há+cada+gajo
            há+cada+gajo

            Ò Castro, e tu já leste todos os meus comentários ? A pressa em fazer figura tristes é ridicula.

          12. Avatar de trabalhei da Altice, sabiam?
            trabalhei da Altice, sabiam?

            Tu ainda tens meia razao. Mas faz lá as contas para uma viagem de 1000km, por exemplo que eu faco para ir de férias. Sul de Espanha, por exemplo. 4.3 segundos por km, em 1000km sao 4300 segundos. Ora converte lá isso para horas e ve quanto tempo é que tiras a uma viagem. É tudo muito bonito, mas toda a gente faz as contas para viagens curtas, mas no que realmente tem interesse, em viagens longas já nao interessa fazer as contas.

          13. Avatar de Nuno
            Nuno

            “* Não é de 4 em 4 mas de 6 em 6 anos (bi-sexto) fica aqui a correção.”

            Errado nas duas vezes…

          14. Avatar de Realista
            Realista

            Então corrige-me sff…

          15. Avatar de Nuno
            Nuno

            Um ano bissexto ocorre a cada 4 anos excepto nas mudança de século que não sejam múltiplas de 400.

          16. Avatar de Realista
            Realista

            Então qual é a parte em que errei?

          17. Avatar de Nuno
            Nuno

            Não é nem de 4 em 4 anos nem de 6 em 6…
            2100 não é ano bissesto e se fosse de 4 em 4 anos já era…

          18. Avatar de Realista
            Realista

            portanto é de 4 em 4 salvo as exceções… é isso?

          19. Avatar de Nuno
            Nuno

            Sim, estás sempre certo exceto as vezes todas em que estás errado…
            Afinal o que estavas a tentar corrigir?

          20. Avatar de Realista
            Realista

            Ou seja, a regra é 4 em 4 anos… exceto nas mudança de século que não sejam múltiplas de 400.

            Está bom agora?

          21. Avatar de Nuno
            Nuno

            Quando se copia o texto de alguém mete-se entre aspas…
            Continuo sem saber o que estavas a tentar corrigir quando disseste que era de 6 em 6 anos…

          22. Avatar de Realista
            Realista

            Já referi que me enganei quando referi de 6 em 6 anos. O que queres que diga mais se já admiti que estava errado?

            Então a regra é “de 4 em 4 anos”, exceto nas mudança de século que não sejam múltiplas de 400, segundo o Papa Gregório XIII.

            Está bom agora?

          23. Avatar de Fumigah
            Fumigah

            Bissexto apenas quer dizer que os últimos dois dígitos do número total de dias desse ano termina em dois algarismos de número seis. Ou seja, um ano bissexto tem 366 dias, e um ano não bissexto tem 365.

          24. Avatar de Nuno
            Nuno

            A quantidade de pessoas que acha que é por isso até me impressiona…

      2. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Ganho teórico é aquele que se verificaria se a estrada fosse só tua ou um simples minuto não pudesse fazer toda a diferença entre passar sem transito ou ficar preso no pára-arranca.

        1. Avatar de tiago
          tiago

          @Realista: um ano bissexto é de 4 em 4 anos. E é chamado bissexto porque termina com 366 dias, dois 6 no fim, logo bi-sexto 🙂 , nao porque é de 6 em 6 anos

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Sim, tens razão. Eu é que me corrigi e enganei-me a corrigir-me 🙂

      3. Avatar de Teste Nulo
        Teste Nulo

        Não se esqueçam que este senhor fez o vídeo numa aula de primária.
        Logo isto é para ensinar crianças.
        Qualquer pessoa com um mínimo de sabedoria já tem noção do que se está a falar.
        Se por exemplo falarmos de uma diferença de 120kmh para 200kmh aí sim vão sentir uma diferença enorme e ele não diz isso.
        Os limites que existem são para pessoas que pensam que podem fazer o que querem na estrada sem pensar há mais condutores na estrada. Se assim não fosse talvez os limites de velocidade fossem um pouco diferentes.

    2. Avatar de Carlos Marques
      Carlos Marques

      URGENTE! Enviem um email para a F1, WRC, MotoGP, etc, conduzir àquelas velocidades é um disparate. Acima de 120 Km/h os ganhos de tempo são insignificantes! É um professor que o diz! E foi publicado na Pplware! Depressa! Isto pode decidir os campeões deste ano em todas as modalidades de velocidade!

      Fechem de imediato as autobahn na Alemanha! Ponham limitadores de velocidade nos Porsches!! Acelerar num 911 acima de 120 Km/h é um disparate! É matemática! Quem o negar, nega a ciência!!

      A Rússia que passe a usar fisgas em vez de mísseis hipersónicos. Os F16 que passem a voar mais devagar! Depressa, activem os travões dos satélites Baidou ou Glonass! E alguém avise os Franceses que o TGV é um disparate! E os Japoneses, para que querem o maglev a 500 Km/h. É só disparates em todo o lado, ninguém vê a razão deste site e deste professor, que tragédia…

      Ahahaha, agora a sério, lê-se com cada disparate, realmente, mas este post de hoje leva a medalha de ouro da estultícia! Nem os discursos do bisavô genocida e neonazi chéché da Casa Branca chegam a este nível de senilidade, cum catano!!

      1. Avatar de AP
        AP

        A falar assim pareces um daqueles que querem andar a assapar, a chatear o resto da malta na estrada e a 220 à hora, e depois quando deres duas cambalhotas e perderes alguém vá no lugar do pendura vais r clamar que os outros é que andam demasiado devagar e metem-te a ti em perigo…

        Ou estou enganado?

      2. Avatar de JL
        JL

        Mas eles conduzem em auto-estradas, no meio de camiões e todo o tipo de veículos ?

      3. Avatar de Alexandra Manuel Nunes
        Alexandra Manuel Nunes

        Adorei!!!

  2. Avatar de Xixas
    Xixas

    Que numa viagem de 500km sao quase 40 minutos. Ou seja, compensa imenso.

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Sim, em 500km de seguida sem paragens. Quem o faz ?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Deves ser novo aqui.

        O @Yamahia faz 1000km na hora de almoço para ir a casa.

        1. Avatar de Holiday
          Holiday

          REALISTA , ANO BISSEXTO –

          O termo “bis sexto Dies” refere-se ao ano bissexto, que é um ano com 366 dias (DOIS SEIS), ao invés dos 365 dias usuais. Este dia adicional é acrescentado ao mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias em vez de 28.

          A origem do termo vem do latim “bis sextus”, que significa “dois sextos”, e está relacionada à contagem regressiva dos dias no calendário romano, onde o dia extra era inserido como o segundo “sexto dia” antes das Calendas de março.

          O ano BISSEXTO é de 4 em 4 anos.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Sim, tens razão. Eu é que me corrigi e enganei-me a corrigir-me 🙂

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          ≠ 900 kms depois do trabalho e é para jantar e depois abanar o capacete.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Aparentemente a maioria do pessoal, Basta ver os comentarios, tudo que seja menos de 1000km seguidos é considerado utilizacão diaria.

      3. Avatar de chatGTP4o
        chatGTP4o

        Exacto! Se tu ganhas 40min mais as pausas pelo meio, dá quanto? Se eu ganhar 1h ou 1h30 (Depende das pausas) é bom, não?

      4. Avatar de Dark.Spider
        Dark.Spider

        É fácil relativizar as coisas. O matemático demonstra o tempo em segundos, e está certo mas acaba por cair na sua própria ilusão. Isto porque o tempo vai-se compondo e de uns meros 4.3 segundos de diferença entre 120 e 140, passa-se para horas, tendo em conta os quilómetros anuais e piora mais se forem calculados em vida. Mas se pensarmos em termos anuais, o ACP diz que cada português percorre em média 9000Km/ano. Aqui a diferença aproximadamente 11 horas. É claro que não vamos sempre a andar a 140Km/h, até porque não é possível, mas se pensarmos na mesma diferença de andar a 60 em vez de 50 e a 100 em vez de 90, vai dar ao mesmo.

      5. Avatar de Dinis
        Dinis

        Eu, na boa… 4 horas 400km sem suar… mas pode se fazer à vontade 4 horas 500 km

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Sai 40 minutos mais cedo. Simples.

      1. Avatar de rui
        rui

        Estás a assumir que é sempre possivel sair mais cedo, já me aconteceu ter de estar em Sitio X a Y horas e não ser possivel sair mais cedo e estar os tempos todos a justa.

      2. Avatar de Vitor
        Vitor

        Perdes 40min de sono só porque definiram o limite de 120km/h a 80anos atrás?

        Para umas coisas a sociedade é para frentex agora para reduzir na receita das multa é que ninguem pode tocar.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Por isso é q os alemães são o povo mais atrasado da UE, andam sp depressa nas AE.

          1. Avatar de JL
            JL

            Depende da ae, vê mais estrangeiros a andar depressa nessas partes de auto estrada que nacionais.

        2. Avatar de coisinho
          coisinho

          *há
          e se é há, já é atrás.

          se usasses essa bonquice para aprender, seria um uso mais relevante do teu tempo

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      80 minutos em 1000km

  3. Avatar de KP
    KP

    Quais sao os riscos de conduzir a 140 numa autoestrada? Eu vou ao algarve em 1hora de lisboa, a 180kmh e nunca corri perigo. Tenho um model Y

      1. Avatar de P+J
        P+J

        Ele é o maYor (Model Y…) (maYor da cantareira!)

        1. Avatar de Cidadão Preocupado
          Cidadão Preocupado

          A 180 o que ganha em “tempo”, perde no carregamento do Y.
          Já que a 180 não chega ao Algarve a não ser que more no raio de poucos kms.

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        É o maior mas não em inteligência

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Antes de te vangloriares disso, devias era pensar que os outros também andam na estrada, e os riscos não são apenas para ti. Não há perigo, até ao dia que ….. houver. Vê lá é se depois não é tarde demais para pensar nisso.
      E já agora devias era partilhar a matricula do teu foguetão 🙂

      1. Avatar de Tiriri
        Tiriri

        No dia que houver já não é risco, é facto!…

    2. Avatar de Jack
      Jack

      Eu vou 190km/h e poupo meia hora. Hehe

      1. Avatar de Pi
        Pi

        Eu vou a 200.. GANHEI!

        1. Avatar de Aristides Barros
          Aristides Barros

          eu vou a 240 km/h, portanto, vocês perderam … esperem, acordei, afinal só ia a metade dessa velocidade que é o limite máximo autorizado 🙂

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            190Km nas nossas AE com o habito dos tugas em não fazer pisca, não estou a ver qual é o perigo 🙂 🙂 🙂

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tens a A6 para Badajoz qs sp deserta à noite. Qual é o perigo?

          3. Avatar de JL
            JL

            O que não faltam são acidentes em auto-estradas supostamente vazias e à noite, onde alguém ia a andar bem e não vi um que ia a cumprir…..

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Alguns até vão a cumprir bem demais. Estou-me a lembrar de pelo menos 2 casos mediáticos:
            O que vitimou a cantora é o que vitimou a filha do cantor.

    3. Avatar de Castro
      Castro

      uau! comentário de quem não tem noção dos riscos, especialmente para os outros. Imagina apanhares mesmo à tua frente alguém a fazer uma ultrapassagem a outro carro a 120km/h, isto porque não consegue perceber que tu vais a 180…
      Não só a grande diferença de velocidade aumenta o risco de poderem existir colisões (não é à toa que existe uma velocidade minima nas autoestradas), como em caso de acidente maiores velocidades implicam maior probabilidade de haver vítimas mortais ou feridos graves… E melhor nem falar no menor tempo de reação que tens para o caso de acontecerem outras coisas na estrada.

      1. Avatar de Bitol
        Bitol

        Amigo limite de velocidade nas autoestradas existe ca mas não existe la fora. Na Alemanha andas a velocidade que queres, ai ja não ha risco? Voces so veem o que ensinam ao rebanho, aposto que es daqueles que pensa que cereais com leite ao pequeno almoco e saudavel so porque o marketing diz que sim

        1. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          não andas sem limite de velocidade em todas as auto-estradas, mas sim em algumas. Mas deixa que te informe de uma coisa muito mais importante do que a velocidade, chama-se civismo, por cá, existe muito pouco. Na Alemanha, quando é indicado que a velocidade máxima é de 80km/h, tudo vai a 80.

          1. Avatar de Patinhas
            Patinhas

            Pois vai, sabe que a probabilidade do radar estar dentro da caixa é enorme. Como nos semáforos que têm caixa para o radar. Ou está ou não

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Em Portugal em muitos sítios dizem que a velocidade máxima é 80km/h e vai tudo a 30km/h…

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Na Alemanha os limites fazem sentido.

          4. Avatar de none
            none

            Aqui o radar diz 80 e todos abrandam para 40.. bando de idiotas empanam tudo por não saber ler os sinais.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Normal, se passarem a 81 comem. Mais vale prevenir que remediar. A vida está cara.

        2. Avatar de Castro
          Castro

          Bitol, na Alemanha não só muitas das estradas começaram a ter limites de velocidade, como duma forma geral os condutores lá em conduzem bem melhor do que os portugueses, isto sem falar na fiscalização … as estatísticas da sinistralidade na estrada falam por si! Por cá os portugueses acham que as regras não são para eles…

          1. Avatar de Pedro Martins
            Pedro Martins

            Claro! Eles tiveram o Schumacher, Vettel, Frentzen, etc….

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E nós tivemos o Lamy.

        3. Avatar de Hugo Andre
          Hugo Andre

          Umh… eu cá sou daqueles que como cereais ao pequeno almoço…. será que me devo preocupar com a longevidade por causa disso,.. ou baixo um pouco na velocidade… É que a mim ensinaram-me que tempo é dinheiro… Não consigo comprar tempo para o que quero as vezes… E por vezes se cometem umas falhas ali e acolá… Secalhar deixo de comer cereais e arranjo dinheiro para comprar umas passagens de avião… Se tiveres razão com os cereais talvez pense nisso… Não posso é ser como aquele homem que deixou de dar palha ao cavalo, até que um dia o cavalo coitado já não era cavalo…

        4. Avatar de Marafa
          Marafa

          Mentira. Existe lá fora em quase todo o lado. Na Alemanha são só algumas auto-estradas. E quando colocam limites, seja de 120 ou de 100 toda a gente cumpre. Toda? Não. Há sempre os tugo-trolhas que acham que os outros é que são parvos.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Vai dizer isso aos alemães!
        Ahhh e o índice de sinistralidade/mortos deles é 1/3 da nossa! O problema é outro!

        1. Avatar de JL
          JL

          Talvez porque saibam conduzir melhor , mas passe 6 kmh do limite e depois reclame.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quanto é 6 kms depois do ilimitado?

          2. Avatar de JL
            JL

            Muito dinheiro.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quero é saber qual é a velocidade 6 kms/h acima do ilimitado.

          4. Avatar de JL
            JL

            Meu caro, ilimitado só nalguns troços das AE, não é em todas e não é em toda a sua extensão, você ainda está convencido que é em todas ? LOLL

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É em boa parte.

          6. Avatar de Cá estou
            Cá estou

            Oh companheiro…
            Kmh não é unidade de medida de velocidade, mas sim km/h…

          7. Avatar de JL
            JL

            Tem razão sim sr.

        2. Avatar de Castro
          Castro

          :S o problema é fácil de explicar e verificável pelos vários comentários que vão aparecendo por aqui.
          Arranja um amigo da Alemanha, pede-lhe para vir ver como é que os portugueses conduzem em Portugal…
          Os condutores portugueses acham que quando estão ao volante a estrada é deles e as regras não existem ou não fazem sentido porque eles é que são os donos da verdade!
          Que lixe a segurança e a saúde pública, riscos não existem porque eles são clarividentes, perfeitos… se acontecer alguma coisa a culpa não é deles porque é suposto eles saberem tudo antes de acontecer, não há imprevistos, acreditam que controlar um carro a 180 km/h é mais fácil do que a 60 km/h, e ultrapassar pela esquerda é o mesmo que pela direita, o gajo que está a ser ultrapassado é que está mal e obviamente é ele que tem ter todo o cuidado do mundo, não quem ultrapassa!
          Os portugueses não conseguem perceber o significado de risco… acham que porque não acontece nada nas dezenas de vezes que não respeitam as regras então nunca vai acontecer nada e assim as regras são estúpidas

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tratas-te mesmo mal. Por acaso és galego?

    4. Avatar de TICOTECO
      TICOTECO

      Campeao!!!

    5. Avatar de O segundo maior da minha aldeia
      O segundo maior da minha aldeia

      UAU!!!
      Quando for grande quero ser como tu

      1. Avatar de Bitol
        Bitol

        O model y tem autopilot, na ao estrada nem mexo no volante ele vai sozinho

      2. Avatar de Caneleiras de Gesso
        Caneleiras de Gesso

        Burro?

    6. Avatar de Yesir
      Yesir

      Parabéns a ti. És um ser humano superior

    7. Avatar de Pedro
      Pedro

      até uma roda saltar

    8. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Toy és tu?

    9. Avatar de xicofdf
      xicofdf

      Tens ai uma grande coisa digo-te já. E lindo que ele é??

    10. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Este pessoal ainda responde ao trol. Como é que ele vai de Lisboa ao Algarve em 1 hora a 180km/h ??? Devem ter chumbado nas aulas de geografia…

      1. Avatar de Patinhas
        Patinhas

        Pode sair de Mértola

      2. Avatar de Zé Gato
        Zé Gato

        Exatamente, mas a asneira nem começa aí. Ele num Model Y não consegue ir de Lisboa ao Algarve a 180km/h com uma carga. A essa velocidade o Model Y nem 200km de autonomia tem. Vai a 120 como os outros e cara alegre.

      3. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Chega ali à serra do Caldeirão e encosta por falta de bateria. Para ele o Algarve deve ser isso looolool

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Quem souber de geografia sabe que a serra do Caldeirão fica no centro do Algarve

          1. Avatar de Adérito
            Adérito

            Quem sabe de geografia sabe que a serra do caldeirão é a fronteira que separa o Algarve do Alentejo. O centro do Algarve é o barrocal que não fica na serra do caldeirão

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Certas zonas serra do caldeirão ficam mais perto da praia que do alentejo

          3. Avatar de Aves
            Aves

            As três sub-regiões do Algarve: a serra (cerca de 50% da superfície da região), o barrocal e o litoral. A serra do Caldeirão separa o litoral e o barrocal das planícies alentejanas.
            https://montegordo.tripod.com/algarve.htm

    11. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      Espero que no dia em que te esbardalhes todo, sejas tu o amassado e não a familia de pai, mãe e filhos que vão calmamente a 120km/h iniciar as suas férias. Se queres desgraçar uma família, que seja a tua.

    12. Avatar de Anung
      Anung

      Eu faço o mesmo, mas num model 3….com meia carga

    13. Avatar de PoPeY
      PoPeY

      Também o faço e alguns vezes ate mais… Porem a parte dos riscos é subjetiva. Porque é bastante comum carros que vão na faixa da direita, esperarem a nossa aproximação para iniciar a manobra também eles de ultrapassagem. Muitos deles sem pisca. Alguns ate acho que o fazem de propósito para “Obrigar a travar”. Por isso é importante fazer atenção. Ir em excesso de velocidade exige muito mais de nós. Diminui o tempo de reação e existem imensas variáveis a ter em conta.

      Sobre o artigo… A matemática diz uma coisa, porem a minha experiencia diz-me outra. Algo está errado nessas contas. Provavelmente confundir velocidade média com velocidade instantânea.

    14. Avatar de Jorge
      Jorge

      Eu se tivesse um eletrodoméstico feito pelo Musk não o tirava da cozinha.

    15. Avatar de Nuno
      Nuno

      De Lisboa ao Algarve (Faro) são 250 kms…

    16. Avatar de Ferreira
      Ferreira

      Valentes multas

    17. Avatar de JL
      JL

      Mas do Algarve a Lisboa são bem mais de 180 kms, portanto não o faz numa hora.

    18. Avatar de SM
      SM

      A essa velocidade não faz Lisboa Algarve sem ter de parar para carregar.

      Mas matematicamente falando, o prazer da condução é inversamente proporcional à falta de experiência e ao coeficiente de cagaço.

      Por isso, é uma diferença abismal ir a 120 ou a 140 numa AE no que respeita ao prazer da condução.

    19. Avatar de tiago
      tiago

      Lisboa – Albufeira sao 245kms…. se andas a 180km/h nao chegas ao Algarve de certeza, porque só fazes 180km numa hora. E já nem falo no facto de teres de parar para carregar que essa autonomia a 180 baixa dos 400kms para menos de 200kms a 140kmh, quanto mais a 180….

      Há com cada um nesta geração Z !!

      1. Avatar de JL
        JL

        Não, um modelo y faz mais de 300 KMS a 140 kmh.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Quem é que falou em 140?

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A fazer fé no teste deste gajo nem a 121,5 kms/h, quanto mais a 140.
          https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbd5_bEd9smTXZ65ZQ?e=EBjPSs
          -Sem chuva.
          -Sem AC (tens que sofrer)
          Míseros 275 kms, este nem chegava a Tavira sem fazer antes uma visita a Loulé, só rir loooloooloool
          Vc droga-se, só pode!

          1. Avatar de JL
            JL

            Esse é o SR, o LR faz à vontade.

          2. Avatar de JL
            JL

            Vi agora, é um LR dos primeiros, onde usou apenas 89% da bateria, e andou abaixo de 8ºC.

            36 kms e ainda sobrou 8 %, que dava 388 kms.

            https://www.youtube.com/watch?v=dCVWgIq8-EQ

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Viu mal. Os 275 kms estão calculados para bateria cheia.
            Aliás tem todos os dados no lado esquerdo do print. Nem sei qual é a sua dúvida.

          4. Avatar de JL
            JL

            360 kms e não 36…

          5. Avatar de JL
            JL

            Não, tanto que está lá a capacidade calculada, que não corresponde aos 100%, mas sim aos 89%.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ele só percorreu 192 kms, os 275 kms foram aferidos para a bateria 100-0%

            Já agora esse teste do TiRogerio que vc aí linkou, cujo consumo resultou em 18 e tal, foi feito à media de 100kms/h… veja bem onde isto já vai. Começou com um user nos 180 kms/h

          7. Avatar de JL
            JL

            Errado, tanto que está lá a capacidade dos 89%.

            Como sempre você não sabe o que é a velocidade média.

            A velocidade média é o resultado de um percurso, ele fez à velocidade de 125 kmh.

            Nem um ferrari consegue fazer média de 180 nas auto-estradas portuguesas, nem nas Autobahn como já vimos.

          8. Avatar de JL
            JL

            Não sei se viu, mas eu discordei dos 180 kmh do rapaz….

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem lá os dados do lado esquerdo do print (volto a repetir)
            A velocidade média apurada pelo próprio foi 121.5 kms/h

          10. Avatar de JL
            JL

            Pois tem, e é o que lá está.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que lá está é 121,5 kms/h e a essa velocidade 275 kms de autonomia com bateria a 100%.
            Precisa de uns óculos?

          12. Avatar de JL
            JL

            É porque estão mal, não fazem qualquer sentido.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não estão nada.

        3. Avatar de Anung
          Anung

          Mas mas é 600 kms. Aldrabão.

          1. Avatar de JL
            JL

            Quem falou em 600 aldrabão ?

    20. Avatar de Éisso
      Éisso

      A 180km/h = 180km

      O Algarve pra ti deve ser mais perto que para os outros…

      Ahhh e todo o pessoal que acha que ganha resmas de tempo a andar mais rápido deve pensar que a estrada é aberta só para eles e que a velocidade deles é sempre constante…devem ser aviões… Parabéns pelos pseudo-ganhos, os postos de combustível agradecem.

  4. Avatar de Camões
    Camões

    Eu ando (carro/mota) a 140km/h ou mais sempre que posso fazê-lo em segurança (minha e dos outros), nas autoestradas e scut s, quero lá saber do tempo e economia.

  5. Avatar de caracol
    caracol

    mas esse matematico acha que os burros que passam dos limites sabem fazer contas? quem é inteligente sabe isto (e mais) e nao passa dos limites. os burros que andam armados em corredores sao burros, nao sabem fazer contas

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Sabes o que é que não tem limites? a estupidez humana.

  6. Avatar de JR
    JR

    A inocência das pessoas não tem limite, perdoai-nos senhor eles não sabem o que fazem e dizem.

  7. Avatar de Владимир Путин
    Владимир Путин

    120Km/h é em Portugal… Outros Países têm velocidades máximas diferentes incluindo dentro das cidades.

    1. Avatar de tiago
      tiago

      https://viagem.estudarnaeuropa.eu/s/4106/78493-Autoestradas-limites-de-velocidade-normais.htm

      As diferenças nao são relevantes, e PT está na média. Só mesmo a Polónia e Bulgária têm 140kmh de limite em AE para veículos ligeiros!

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E não esquecer a Alemanha que até pode acima disso.
        De qq forma parece que o consenso médio aponta mais para 130 do que para 120.

  8. Avatar de Kanjy6
    Kanjy6

    Para alguém que faça 3500km/mês, dos quais 2500 em autoestrada, a diferença são 36h por ano; praticamente uma semana de trabalho!!!

    1. Avatar de Jovem Dinamico
      Jovem Dinamico

      perdes mais tempo na internet

  9. Avatar de Vitor
    Vitor

    Que grandes matemáticos vocês saíram. Sao 4 segundos é verdade mas por KM por isso é que parece pouco. A diferença é que se fizermos 10h de condução a 120 fazemos 1200kms se fizermos a 140 fazemos 1400 kms. Se fizermos a comprar ação deveria ser feita em percentagem de tempo reduzido. Esta analise só serve para confundir quem não sabe fazer contas.

    1. Avatar de Vítor M.

      Heheh 😀 mas nunca conseguirás fazer isso. Ele fez contas no razoável, tu fizeste no impossível. Depois, há que ter em conta os consumo, a velocidade de lei, a segurança. A mensagem foi clara. Depois cada um baralhas e dá como entender 😉

  10. Avatar de V6 750Nm
    V6 750Nm

    A maioria da europa vai a 130. Polonia e Hungria nao querem saber e o limite é 140. Na alemanha andas por tua conta porque eles garantem o alcatrão (esse é o segredo). Já se fala em aumentar de maneira geral a velocidade para 150. Dá minha parte faz sentido pelo incremento de aceleração instantanea dos eletricos. os EV causam mais acidentes de acordo com as estatitiscas pelo tempo de resposta ao pisar no acelerador ser menor. Em uma ultrapassagem onde o outro decide que andar a 120 o coloca fora de perigo por estar dentro da lei, é uma piada.

    1. Avatar de rui
      rui

      A realidade é que numa AE como a A1, especilamente na zona com 3 faixas, mesmo a 150km/h parece que vais parado, existe outras AEs que 120km/h teria de continuar ou até menos pois a qualidade dos troços deixa a desejar, mas noutras não vejo o problema de subir…

    2. Avatar de tiago
      tiago

      percebo que há malta que gosta de acelerar… eu também gosto , mas dai a dizer que os limites estão errados…. vai lá pesquisar a maior causa de acidentes rodoviários no mundo

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A maior causa de acidentes não é a velocidade. Nem de perto.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não estás certo. Segundo os relatórios das autoridades, a maior causa de acidentes na estrada pode variar dependendo da região e do contexto, mas, nos números em geral, os principais fatores contribuintes para acidentes de trânsito incluem:

          1. Excesso de velocidade: conduzir acima do limite de velocidade reduz o tempo de reação e aumenta a gravidade dos acidentes.
          2. Conduzir sob efeito de álcool ou drogas: o consumo de substâncias que afetam a capacidade de julgamento e coordenação é uma causa significativa de acidentes.
          3. Distração ao volante: Usar o telemóvel, comer ou realizar outras atividades enquanto conduz pode levar a perda de atenção e aumento do risco de acidentes.
          4. Condições meteorológicas adversas: chuva, neblina, neve e gelo podem diminuir a visibilidade e a aderência dos pneus, tornando as estradas mais perigosas.
          5. Conduzir cansado: a fadiga reduz a capacidade de concentração e tempo de reação, aumentando o risco de acidentes.
          6. Infrações de trânsito: desrespeitar sinais vermelhos, não usar cinto de segurança, e desconsiderar regras de trânsito contribuem para muitos acidentes.
          7. Condições da estrada: estradas mal conservadas, buracos e falta de sinalização adequada podem causar acidentes.
          8. Erros humanos: decisões imprudentes ou falhas na avaliação dos condutores são causas frequentes de acidentes.

          A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) divulgou o Relatório Anual de Sinistralidade relativo a 2023. No documento apresentado é referido que houve um total de fiscalizações a 177,7 milhões de veículos e que a maior contraordenação cometida foi excesso de velocidade, com uma percentagem de 58,1%.

          Portanto, não digas disparates.

          1. Avatar de Pois, Pois
            Pois, Pois

            Como chegas à conclusão que o facto da maior percentagem de multas corresponder a excesso de velocidade prova que a maior percentagem de acidentes está associada a excesso de velocidade?

          2. Avatar de JL
            JL

            O código da estrada assim o confirma.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se assim fosse a Alemanha tinha mais acidentes e mortes por milhão de habitantes que Portugal e o que se verifica é que a Alemanha tem apenas 1/3 das mortes por milhão de habitantes.
            Portanto não é o excesso de velocidade. E atenção que uma coisa é excesso de velocidade e outra é velocidade excessiva. Não é igual andar a 120 na A1 para Alverca às horas de ponta (velocidade excessiva) do que andar na A6 quase sp deserta para Badajoz a 230 (excesso de velocidade) A probabilidade de haver um estouro é muito maior no 1⁰ exemplo mas não é multado. Há que ter noção!

            Adiante.
            O que se passa e é cada vez mais visível é que somos dos povos que mais paga para as estradas e/ou pelo uso do carro e somos dos que têm as piores estradas. Muitas delas delas levam ao engano e muitas x’s ao acidente. Eu às x’s já me guio mais pelas Ervas secas nas bermas das estradas do que pelas marcações no piso que não existem em cada vez mais estradas em especial onde émais perigoso: nas curvas, algumas que entroncam com saída e/ou entradas e aqui nem ervas há para servir de guia.(exemplo troço Tocadelos-Malhapão). Sinalização vertical tapada pelas ramagens da vegetação é recorrente, depressão nas vias por abatimento do solo por kms de extensão e ng arranja(vide recta Montijo-Porto Alto), etc.

          4. Avatar de Vítor M.

            Não é se fosse assim, é assim. Os dados e os factos dizem isso. O teu achismo é que pronto…

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Por acaso um post teu é que estava aqui ao qual respondi. Simplesmente o teu post passou lá pra baixo e o meu post desapareceu. Assim não vale.
            De qq forma, não é achismo. É preto no branco.

          6. Avatar de Vítor M.

            Atenção ao que colocas nos links. Há material que é apenas publicidade e não faz sentido estares a trazer isso “encapotado” nos comentários.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu não faço publicidade. Comento apenas por lazer.
            E a única polémica q o meu post tinha era uma condutor que teimava em manter-se na faixa da esquerda com a direita livre e barafustava com quem pretendia ultrapassa-lo. Mas td bem.

          8. Avatar de JL
            JL

            Porque os alemães não andam todos a 200, aliás, são os que andam mais devagar, dai haver lá partes de auto-estradas sem limites, já sabem que eles não abusam,

          9. Avatar de Jesus
            Jesus

            Lamento informar mas isso está errado, esse texto foi publicado assim por ordem de algumas chefias e foi chamado á atenção antes da publicação que estava errado. O original referia a verdadeira causa, velocidade excessiva.
            Portanto, o maior número de acidentes deve-se a velocidade excessiva e não a excesso de velocidade.

          10. Avatar de Vítor M.

            Sim, deve-se à velocidade excessiva e não ao excesso de velocidade. Semântica.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Há que ter em consideração a diferença entre a velocidade mínima e máxima… poderes andar à vontade a 150, quando o mínimo é 50, isso é que é perigoso!

  11. Avatar de Mondrulho
    Mondrulho

    E para quem faz 600km, um ganho de mais de 40 minutos não vale a pena??
    Realmente não vale a penas quando fazemos viagens de 20km… Mas isso é tudo muito relativo…

  12. Avatar de Anung
    Anung

    Já tinha ercebido isso, por isso tento sempre ir acima dos 170!

  13. Avatar de luisa
    luisa

    Visto ao segundo a diferença parece ser minima! Já visto aos km, quantos mais fizeres maior a diferença! Em duas horas de viagem estamos a falar em mais 40km

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    Matematicamente 160km/h é melhor que 140km/h 😀

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Matematicamente, se 68% dos sinistros acontecem com pessoas sóbrias, portanto é melhor conduzir embriagado…

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Falta-me um dado essencial, a percentagem de condutores em cada estado 😉

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Solido!

          Posso garantir com 100% de certeza que todos os condutores estava em estado sólido…

          1. Avatar de luis
            luis

            Se 70% do seu corpo for água, estão mais para o liquido 😀

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Então mas tu não conduzes?

  15. Avatar de luisa
    luisa

    Visto em termos monetários ainda é mais diferente já que para uns 200€ é muito dinheiro e para outros 200€ são trocos! Em termos de perder pontos ou não em Portugal a justiça é uma piada e qualquer pode mentir em tribunal desde que tenha um bom advogado!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Devia ser em função do rendimento.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então haviam muitos ricos que não pagavam nada. Loool

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Isso já são outros 500

  16. Avatar de Essa do Queirós
    Essa do Queirós

    quem viaja a 120 tem maior risco de adormecer

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      e a 90 é ainda maior 😀

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Depende da estrada. Na serra a 90 não adormeces de certeza eheheh

  17. Avatar de PT
    PT

    Esta discussão em Portugal não leva a nada, todos são os maiores do bairro a conduzir, não correm perigos nenhuns, não colocam os outros que não têm culpa do seu incumprimento em perigo, enfim tudo o que se aprende no código e na condução é para não fazer. Mentalidades. Depois vão conduzir em países que cumprem à regra e têm um choque na carteira e têm que cair na real há força.

  18. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Esse matemático deve é ser um reformado que já não sabe como matar o tempo!
    E qual risco? Risco é andar a 120 numa AE deserta, dá sono e depois um gajo espeta-se!
    Risco de multa? Pode ser, mas o risco de multa é igual a 140 ou 150=contraordenação leve sem retirada de pontos, tanto lá como cá. Um risco pequeno até pq a maioria das autoridades não actua a essas velocidades pq dá pouco guito. E a 150 daqui a Almeria são 6 horas, se for a 120 são 7,5 horas. Poupança de hora e meia. De regresso a mesma coisa. Num fim de semana é muito tempo. Entre ir e vir poupa meio-dia, ou seja 25% do fds q podia ser aproveitado para se divertir ou relaxar, mas este matemático é dos que prefere passá-lo na estrada.

    1. Avatar de Vítor M.

      30 quilómetros hora acima da velocidade permitida não é graves? Tu é que dás sono.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nop!
        Exemplos Práticos:
        -Se circular a 140 km/h (20 km/h acima do limite):
        Multa: Entre 60 e 300 euros.
        -Se circular a 150 km/h (30 km/h acima do limite):
        Multa: Entre 60 e 300 euros.

        É considerada uma infração leve. Não há perda de pontos nem sanção acessória de inibição de conduzir. Só as graves e muito graves é que podem dar.

        1. Avatar de Vítor M.

          Fora das localidades
          até 30 km/h: 60€ a 300€ (infração leve);
          de 30km/h a 60 km/h: 120€ a 600€ (infração grave incluindo inibição de conduzir de 1 mês a 1 ano.);

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso mesmo.
            Portanto a penalização seria a mesma quer fosse a 140 ou a 150. Daí entre as 2, preço por preço, a escolha óbvia são os 150 para chegar mais depressa eheh
            De qq forma eles a 150 não multam. Dá muito trabalho para pouco rendimento.
            Já tive um Nissan branco a cheirar-me o escape durante uns kms a picar a ver se eu dava mais um bocadinho. Como não dei, assim que lhes dei passagem seguiram para outro tipo de caça looolooolool

          2. Avatar de Vítor M.

            Para quem dizia que não era grave, estás um pouco confuso. E continuas a tentar enganar as pessoas. Acho que deverias pensar mais antes de comentares cenários falsos.

          3. Avatar de yamahia
            yamahia

            Para q fique claro, deixo o exemplo de Espanha:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbgba5-B2YJ9F51sjA
            Muito parecido com o português, tlv nós sejamos mais rigorosos nas localidades o q até acho bem.

          4. Avatar de Vítor M.

            30 km/h acima do limite, é grave. E tiram-te 2 pontos.

          5. Avatar de yamahia
            yamahia

            Acresce as tolerâncias de radar. Portugal 10%, Espanha 7%.

          6. Avatar de Vítor M.

            Essa dos 10% acredita 😉 que vais ver se tens essa margem. Atualmente, com o sistema de radares, é como eles quiserem. Falo por experiência. E vais ver se te safas.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            31 kms sff.
            Só tiram pontos aos 151. Até 150 tasss bem 😛

          8. Avatar de Vítor M.

            Sim sim…. experimenta e depois logo verás 😉

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Acresce que nem sequer aos 151, somente aos 161 em Espanha e aos 166 em Portugal é que tiram por causa da margem de erro do radar. 🙂

          10. Avatar de Vítor M.

            Essa margem de erro dos 5 km/h até deveria funcionar, mas nem sempre é assim.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nada me espanta @Vitor M, já multaram camiões trailer a 200 e ainda queriam ter razão.

      2. Avatar de Paulo Jácome
        Paulo Jácome

        So a partir dos 40 kmh

        1. Avatar de Vítor M.

          Fora das localidades
          até 30 km/h: 60€ a 300€ (infração leve);
          de 30km/h a 60 km/h: 120€ a 600€ (infração grave incluindo inibição de conduzir de 1 mês a 1 ano.);

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então 150 é infração leve, tal como 140.
            Não disse nem mais nem menos.

    2. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Se dá sono é porque andas a dormir mal e assim o teu problema é de saúde e não de condução.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A condução monótona que é o que se verifica numa autoestrada deserta a velocidades constantes em torno dos 120, pode causar sonolência por várias razões:
        1’Falta de estímulo mental: AE’s longas e rectas, sem muitas mudanças, não estimulam o cérebro o suficiente, levando a uma sensação de tédio e cansaço. A condução a uma velocidade baixa e constante e sem mudanças pode induzir um estado de relaxamento que facilita o sono e também provocar fadiga visual sempre a olhar para a mesma estrada sempre igual ao longo de dezenas de kms por longos períodos, especialmente de noite que não se vê nada que possa entreter, cansa os olhos e dá sono.
        Não é doença, é próprio do ser humano. Não há estímulo vem o sono.
        E muitas x’s sem avisar. Não há volta a dar.
        Nessas condições compete ao condutor criar estímulos e um deles passa pelo aumento da velocidade. Não é preciso ir sp no prego. Mas de vez em quando convém dar uma sapatada.
        Como explicas que nas Autobhan o índice de morte seja a terça parte das AE de PT? Pois têm muito a ver com isso.

        A acrescentar a isso temos quem ande ai enfrascado em medicamentos e andam a dormir acordados. Isso é o verdadeiro perigo e as autoridades isso não controlam.
        25 % das mortes nas estradas de PT foi por causa do sono!

        1. Avatar de JL
          JL

          Então deve ser porque os alemães sabe melhor conduzir e dormem mais. Loool

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Está enganado. Têm é leis e sinalização e estradas como deve ser.
            Nem é preciso ir à Alemanha para confirmar as diferenças no q concerne a estradas e sinalização, basta um saltinho aqui ao lado a Espanha.

          2. Avatar de JL
            JL

            Algumas estradas melhores até têm, mas têm melhores condutores que olham para a sinalização, logo conduzem melhor, eu não falei em pilotar, é que conduzir e pilotar são coisas diferentes.

            Sim, eles ganham mais, são mais dedicados, respeitadores, trabalhadores, e não andam na estrada a apitar uns aos outros.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu tb olho para a sinalização, simplesmente a maioria das x’s não a vejo pq está tapada ou apagada. Manhas tipicas das autoridades portuguesas…

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não sejas tonhó. Todas as piadas têm uma explicação, sim, nem que sejam “private jokes” sem piada absolutamente nenhuma. Burro.
            Que tenhas orgulho em ser mentiroso é problema teu, não chames é ignorantes aos outros.

        2. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          Começas a falar da fadiga e acabas nos enfrascados em medicamentos. E achas que não há aqui problemas de saúde que motivam o sono ? Ok !

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quem é que falou em fadiga?
            Só se for fadiga ocular

        3. Avatar de JL
          JL

          Não me admira que tenha condução monótona e aborrecida quando conduzem carros aborrecidos e monótonos.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Monótonos são os elektros. Só se ouve os pneus e um barulho irritante tipo motor de dentista.

          2. Avatar de JL
            JL

            Como sabe ? já conduziu algum ? tinha de vir logo a negação.

            A velocidade de auto-estrada não houve barulho nenhum, além de uma boa música e algum vento.

          3. Avatar de yamahia
            yamahia

            É preciso?
            E sim, acho tem som de motor de dentista e bem irritante por sinal:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbgcpuJDWz9u6ha88w
            Vc gosta?

          4. Avatar de JL
            JL

            Ah foi nesse que andou ? Curioso, nunca vi nenhum na estrada.

            E mesmo assim gosto, dá mais pica que ouvir uma caixa de ferros a bater uns nos outros. Um guizo usa o meu gato. Loool

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Há gostos para tudo looolooolool

          6. Avatar de JL
            JL

            Estou a ver que sim.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Repare no chinfrim do 2⁰ carro (EV6). Barulho de dentista disfarçado. looolooolool
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbgjiyVkZHQQlxUKWQ

          8. Avatar de JL
            JL

            Continua a ser barulho do vento.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Hun? Barulho de vento loool.
            Já agora aprecie como o diesel de 105 cavalos é mais silencioso e anda mais que elektros com 500 pilecas looolooolool

          10. Avatar de Realista
            Realista

            Mas não gostas de carros a combustão por fazerem barulho e estas agora a elogiar um carro a combustão por fazer… menos barulho?

            Simplesmente não entendo a tua lógica.

          11. Avatar de JL
            JL

            Pois, também não entendi, é da panka da combustão, usar argumentos sólidos não, é mesmo só negação.

          12. Avatar de JL
            JL

            Um diesel silencioso ? É que diesel e silêncio na mesma frase não combina.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quem dizia q os elektros eram silenciosos a alta velocidade eram vossemecês e mais alguns q frequentam o tempo do KKKelektro. Eu sempre disse o contrário.

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            *templo…

          15. Avatar de Realista
            Realista

            Os argumentos dos fogareiros é ser “anti”…

            Assim é qualquer argumento é desculpa, pois se faz barulho então gosto do silêncio e se faz silêncio então gosta do barulho.

            E se por ventura o carro permitir ao condutor fazer barulho ou silêncio conforme as suas preferências então o problema já passa a ser os pneus, bateria ou até mesmo o design no carro…

            Vai ter sempre, sempre, sempre um problema.

          16. Avatar de JL
            JL

            E são silenciosos, porque não têm lá um motor a vibrar e fazer barulho, por isso é que há malta que se queixa de barulhos parasitas nos eléctricos, não têm lá nada a “tapar” os barulhos parasitas.

          17. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já lhe expliquei x’s sem conta que a velocidades mais altas, o ruído de rolamento sobrepoem-se ao do motor e q no caso dos elektros esse ruído é maior por causa do peso extra que têm.
            Inclusive já lhe tinha mostrado um gráfico com o aumento dos dB em função da velocidade.
            Seja como for tem aí a prova preto no branco. Pode ser que agora lhe caia a ficha.

          18. Avatar de Realista
            Realista

            Quer dizer o ruído de um V6 é abafado pelos rolamentos…

            Tá certo.

          19. Avatar de JL
            JL

            Se sobrepõem aos outros barulhos é porque tem os rolamentos gripados, não sei se sabe mas isso e muito perigoso.

          20. Avatar de Hugo
            Hugo

            Barulho dos rolamentos? LOLOLOL …que cambada de janados AHahah

          21. Avatar de JL
            JL

            Não se pode dizer uma piada que vem logo o fiscal.

          22. Avatar de Hugo
            Hugo

            “Quer dizer o ruído de um V6 é abafado pelos rolamentos…

            Tá certo.”

            Explica-me a piada então e retiro já o que disse.

            (sabes que eu sei que não vai acontecer LOL)

          23. Avatar de JL
            JL

            Essa não é minha, peça-a a outra pessoa.

          24. Avatar de Hugo
            Hugo

            Parecem ser a mesma pessoa. Sempre a defender-se, o argumento do “era uma piada”, valer tudo para ter razão…..foram separados à nascença lol
            Mas vá…explica a tua então….

            (sabes que eu sei que não vai acontecer LOL)

          25. Avatar de JL
            JL

            Então só para os outros é que não serve ? mas para si e seus argumentos já serve ?

            Explico ? leia novamente e tem a explicação.

          26. Avatar de Realista
            Realista

            @Hugo se sabes ler consegues entender, pois está a alguém a afirmar que o barulho dos rolamentos é superior ao barulho de um motor…

            A questão é, concorda com isso?

          27. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que é q o ruído de rolamento tem a ver com os rolamentos @Realista?

          28. Avatar de Hugo
            Hugo

            JL vai passear com a conversa do “lê outra vez”…ou explicas ou não te faças de estúpido. Uma vez na vida..vá lá.
            Realista não vi ninguém falar do barulho de rolamentos, aliás…se o visse ia achar bastante absurdo.

          29. Avatar de JL
            JL

            Quem se está a fazer de estúpido é o Hugo, porque está lá explicado.

          30. Avatar de Hugo
            Hugo

            Já li e não entendi o que defines de piada.
            “Se sobrepõem aos outros barulhos é porque tem os rolamentos gripados, não sei se sabe mas isso e muito perigoso.”
            Explica sff.

          31. Avatar de JL
            JL

            Não sabe o que é barulho dos rolamentos gripados ? então informe-se primeiro, senão vai andar por ai 3 semanas sem entender.

          32. Avatar de Hugo
            Hugo

            Sim sei. E a piada? Explicas?

            Repito pela 3a vez: (sabes que eu sei que não vai acontecer LOL)

            Começaram a falar de outro assunto com a sede de razão e agora estás feito parvo a enrolar uma explicação de uma mentira (pois ambos sabemos que não foi piada nenhuma). Dilemas de desonestos…é lidar.

          33. Avatar de JL
            JL

            Para entender tinha de ler a conversa toda desde o início, e precisava de ter sentido de humor, como não reune essas condições, vai continuar sem entender.

            É por nunca conseguir entender que não vale o esforço no desenho.

          34. Avatar de Hugo
            Hugo

            Miúdo acorda para a vida. Por eu já saber que te ias enrolar nessa conversa da treta é que reptei TRÊS VEZES depois do pedido de explicação…esta será a QUARTA:
            “sabes que eu sei que não vai acontecer LOL”

          35. Avatar de JL
            JL

            Eu estou acordado, você é que não, se já sabia, então é porque anda a dormir.

          36. Avatar de Realista
            Realista

            Não alimentes o troll..

          37. Avatar de Hugo
            Hugo

            Troll é ?=)%//(%#a. Foram vocês que mudaram de assunto argumentando que era uma piada. Só pedi uma explicação para perceber tal estupidez.
            Fossem honestos em vez de mentir e não faziam essas figuras ahahah

          38. Avatar de JL
            JL

            Quem está a fazer figura é o Hugo, já viu mais alguém fazer o mesmo ? pois…

          39. Avatar de Hugo
            Hugo

            Apenas pedi uma explicação ao que disseste. Nada mais.
            Se não consegues explicar ou afinal era mentira ser uma piada sou eu que estou a fazer figuras? Vá lá…noção rapazinho.

          40. Avatar de JL
            JL

            Está aqui a explicação:

            Se sobrepõem aos outros barulhos é porque tem os rolamentos gripados, não sei se sabe mas isso e muito perigoso.

          41. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não te faças de desentendido. Eu sei ler.
            O que pedi foi que explicasses a piada (o que não vai acontecer). Se a piada não tem explicação é porque não é uma piada.
            Vou assumir então que simplesmente confundiram velocidade de rolamento com rolamentos e em vez de serem homenzinhos decidiram dizer que era uma piada LOOOOOOOOL

          42. Avatar de JL
            JL

            Com toda essa sapiência já devia saber que piadas não se explicam, senão deixam de ser piadas.

            Vamos então assumir que você é um homenzinho sem sentido de humor.

          43. Avatar de JL
            JL

            Eu disse que não tinha explicação onde ? Burro !!!

            Não menti em lado nenhum.

            Eu chamei ignorante onde ?

          44. Avatar de Hugo
            Hugo

            Tanta pergunta e eu só pedi uma resposta básica LOL. A arte de complicad TUDO.
            Se não me respondes assumo que não tens explicação e se não sabes explicar a piada é porque mentiste e não era uma piada… apenas começaste a falar de rolamentos por lapso (o que também não vais assumir mesmo que seja verdade). Qual é a tua dúvida? Explica-te…

          45. Avatar de JL
            JL

            A arte de complicar está você a fazer, não sabe o que quer dizer aquela frase tão simples ? Raio de complicador.

          46. Avatar de Hugo
            Hugo

            Já disse o que tinha a dizer…entendi muito bem ainda assim tu não sabes explicar se é uma piada ou começaste a falar de rolamentos por alma do fraco Português. Fim 🙂

            (eu disse que sabia que não ias explicar VÁRIAS VEZES LOL. Já é hábito…)

          47. Avatar de JL
            JL

            Se soubesse ler tinha entendido, mas a preguiça de ler é maior que a de escrever.

          48. Avatar de Hugo
            Hugo

            Moço, não precisas arranjar desculpas. Faz como o Realista e cala-te, escusas de inventar mais desculpas LOLOL

          49. Avatar de JL
            JL

            Que desculpa foi essa ?

          50. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mau mas eu falei chinês este tempo todo? Depois de tantos pedidos de explicação ainda não percebeste. Esquece.
            Obviamente que tens razão. Foi uma piada, e das boas lol. Não foste tu que confundiste termos e começaste a falar de rolamentos à toa.

          51. Avatar de JL
            JL

            Não, quem falou chinês fui eu, e como você não o entende, ficou-se por aí a lamentar que não entende.

            Tenho razão em quê? Só disse uma piada.

            Errado, falamos em rolamento e barulho, depois alguém falou em rolamentos, e eu juntei os 2 para falar de algo muito comum nos veículos. Mas enfim, não chegou lá.

          52. Avatar de Hugo
            Hugo

            Estás todo queimado dessa mona.
            Sabes explicar a piada ou era mentira ser uma piada? Se não vais responder boa noite…

          53. Avatar de JL
            JL

            Então agora no fim de explicado já não sei explicar, e eu é que estou queimado ? Enfim.

            E não, não era mentira.

          54. Avatar de Hugo
            Hugo

            “Errado, falamos em rolamento e barulho, depois alguém falou em rolamentos, e eu juntei os 2 para falar de algo muito comum nos veículos. Mas enfim, não chegou lá.”
            Ah isto é a explicação da piada? LOOOOOOOL

            “JL
            5 de Agosto de 2024 às 19:07

            Se sobrepõem aos outros barulhos é porque tem os rolamentos gripados, não sei se sabe mas isso e muito perigoso.”

            Isto não é uma piada. Ponto. Talvez sejas apenas mau com o Português.

          55. Avatar de JL
            JL

            Ninguém tem culpa que não tenha sentido de humor, já tinha reparado antes, que é uma parede.

          56. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mas qual sentido de humor. Abre a pestana.
            Qual é a punchline dessa piada? É uma “private joke”? Uma piada seca?
            Não sabes explicar não digas que é uma piada. Não me estás a mentir a mim…estás a mentir a ti próprio LOL.

          57. Avatar de JL
            JL

            Se não entende a piada é porque não tem sentido de humor, portanto abstenha-se, faz melhor figura.

          58. Avatar de Hugo
            Hugo

            O que te diferencia de pessoas normais como o realista é que ele ao perceber que não se estava a falar de “rolamentos” decidiu não mentir.
            “ah e tal era a brincar” lolol já te disse e repito que não tenho a tua idade. Topo desculpas esfarrapadas a milhas.
            Em última análise se era mesmo uma piada e não sabes explicá-la então tens um problema ainda mais grave 🙂

          59. Avatar de JL
            JL

            Em ultima análise mesmo depois de explicar a piada ele não a entende, portanto sem sentido de humor e sem inteligência, é mesmo um caso perdido.

          60. Avatar de Hugo
            Hugo

            Repito: “Qual é a punchline dessa piada? É uma “private joke”? Uma piada seca?”

            Se não sabes explicar cala-te e não inventes. Tens a mania que podes mentir a quem te apetece mas já te disse…aqui levas chapadas até abrires a pestana.
            RESPONDE. Qual é mesmo a piada. Bora… vomita lá isso (não vai acontecer) Ahahah Aldrabão crónico

          61. Avatar de JL
            JL

            A mim nenhuma me atingiu, e não menti. Mas pode continuar com as suas lamentações que ficam todas gravadas na folha de couve.

            Eu já expliquei ali em cima, leia novamente, pelo menos 100x.

          62. Avatar de Hugo
            Hugo

            Aquilo não é uma explicação de absolutamente nada. És um mentiroso. Não era piada…estavas apenas a falar de rolamentos LOLOL
            Tivesses feito como o realista e não fosses mentiroso agora não precisavas mentir novamente a dizer que “já explicaste”.

          63. Avatar de JL
            JL

            Para quem não entende há primeira, nem há segunda, e continua a não entender, pode sempre dar a desculpa mentirosa que não é explicação, e depois ainda aldraba dizendo que não expliquei, além de limitado, deve ter internet a menos.

          64. Avatar de Hugo
            Hugo

            Outra vez? Deixa de ser tanso.
            Tu explicaste o que disseste, não explicaste a piada, portanto mentiste. Qual é a dúvida? Se é uma piada dita por ti deves saber dizer o que é suposto ser engraçado, digo eu. Se nem tu sabes como é que alguém vai entender que é uma piada sequer? LOLOLOL

          65. Avatar de JL
            JL

            Tanto que expliquei que está ali em cima.

        4. Avatar de Nuno
          Nuno

          Subscrevo a 100%

        5. Avatar de Paulo Jácome
          Paulo Jácome

          Verdade. Quando conduzimos acima do limite de velocidade automaticamente ficamos mais em alerta logo não há tanto sono. Por isso sempre a 150 e o radio com AC/DC a berrar

        6. Avatar de Dinis
          Dinis

          O perigo da monotonia é muito grande mas não é com mais velocidade que se resolve. É com limites de velocidade variáveis e adaptados à estrada e curvas impostas de x em x km na AE.
          Nas nossas estradas não muita volta a dar-lhe…
          Eu prefiro ir perto do limite para ver sobra uma espinha para contar…
          Quanto às velocidades mais altas num carro não sei muito bem mas na minha mota só ouço o “rolamento” se for em ponto morto…
          Numa Mercedes C220 que eu tive, sim só se ouvia o rolamento. Mas o motor nunca se ouvia quer em baixas quer em altas…

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Carros premium por norma fazem um esforço extra para isolarem o som do motor para a cabine, assim como possuem isolamento acústico nas portas e cavas da roda…

            Já cheguei a ter um BMW em que nem a buzina se ouvida do interior do veículo. Mas abrindo a janela já se ouve-se tudo…

            Coincide com o que temos dito por aqui.

    3. Avatar de Caladoerasumpoeta
      Caladoerasumpoeta

      E aprender o código? Contra-ordenação leve?

      Tens sono? Dorme mais que não só te ajuda na condução como a dizer menos postas de pescada.

  19. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Outro dia tive que ir a Guimarães e tinha alguma pressa em lá chegar.
    Saí de Lisboa eram 0800 e cheguei a Guimarães às 0755 do mesmo dia.
    Tinha alguma pressa mas se fosse mesmo urgente chegava lá antes de sair daqui…

    palavra dada palavra honrada…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Eu se sair no dia 27 de Outubro do Porto às 01:55 chego a Guimarães as 01:45 do mesmo dia…

      O horário de inverno tem destas coisas.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Realista, não esperei pelo 27 Outubro, lamento.
        Falta muito para lá chegar e tinha alguma pressa.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Uhauuuuu …………….que loucura………
        Mais loucos só a malta de Elvas quando vai a Badajoz.

  20. Avatar de Batata de pacote
    Batata de pacote

    É de mim ou o matemático se esqueceu da seguinte teoria: quanto mais tempo passa na estrada, mais risco corre. Logo, quanto mais rápido for, menos tempo passa na estrada

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Exato! É como correr à chuva! Apanhas a chuva que apanhavas se fosses a andar, mais a chuva que cairia à tua frente!!!! Tudo teorias válidas!

  21. Avatar de RJ45
    RJ45

    O artigo deveria se apresentado sobre outra perspetiva, a distância percorrida por hora.
    E assim, se demonstrava que efetivamente quanto maior é a distância da viajem mais ganhos se têm de tempo.
    Para uma viajem de 4 horas em autoestrada, e de seguida uma paragem para o cafézinho, temos:
    100 km/h – 400 km
    120 km/h – 480 km
    140 km/h – 560 km
    160 km/h – 640 km
    180 km/h – 720 km
    E agora expliquem-me lá que a velocidade não faz toda a diferença!
    É claro que para ir jantar ao restaurante a 10 km de casa tudo isto não faz sentido…

    1. Avatar de JL
      JL

      A diferença é que não tem estrada nenhuma no mundo, à exceção das pistas onde consiga essa velocidade média.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nas autobhan até consegue mais.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, nem por isso, tem muito transito.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem diss

          2. Avatar de JL
            JL

            Tem dias que até está tudo parado.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Têm Têm.
            Nenhuma tem
            Hamburgo-Berlim, tudo limpo e sem limites.
            https://maps.app.goo.gl/D5guyhe3MZXupCgT9?g_st=aw
            Entretenha-se e tente descobrir uma congestinada.
            Eu não encontrei. Nem aquela que liga fronteira com a Dinamarca, no norte, até a fronteira com a Áustria, cá em baixo de quase 1000 kms.

          4. Avatar de JL
            JL

            Ora bolas, não estão congestionadas quando ninguém anda na estrada, normal.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pois, é qd gosto de viajar. Ainda não tinha reparado?
            Mas já lá fói hoje? Só vai encontrar uma pequena resistência na saída de Hamburgo. De resto é sp no prego.

            De qq forma sábado à noite, tem sítios que é a loucura lool

          6. Avatar de JL
            JL

            Por alguma razão não andam lá, não vou lá para férias…

      2. Avatar de Dinis
        Dinis

        Ei vim da Alemanha com uma Mercedes e fiz a uma média de 113Kmh. E a Mercedes só dava 220 e pouco…

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Uau…concluíste sozinho que ao dobro da velocidade demoras metade do tempo. Parabéns, só faltou entenderes o artigo, no contexto apresentado.

  22. Avatar de AlexS
    AlexS

    Pobre matemática quando tem estes matemáticos… rendimentos decrescentes, sim mas isso é apenas um dos factores.
    Há outros, por exemplo a 140 obriga-te a estar mais atento enquanto a 120 muitos carros já são condução de rotina.
    Distância, quanto mais distância mais a velocidade importa. Numa viagem de 300km estamos a falar de 1290 segundos ou 21,5 minutos.

  23. Avatar de João
    João

    Curioso!!! Ando a dizer o mesmo à mais de 20 anos!!!! Para grande revolta de muitos…

  24. Avatar de JR56
    JR56

    Porque será que a malta da F1 quando viajam nos seus carrinhos andam normalmente como pessoas normais ? Devem ser muito azelhas 🙂 Ahh e a matemática parte de premissas abstratas para aplicações abstratas 🙂 A realidade só se enquadra na matemática pós-mortem 🙂 🙂 🙂

  25. Avatar de Sousa Dr
    Sousa Dr

    Ainda sobre este matemático que ninguém conhece, se eu aumentar a minha velocidade de 120 km/h em mais20 km/h, significa que numa viagem de uma hora percorri mais 20 kms que o matemático que ninguém conhece percorreu seguindo a 120 Km/h. Ponto final parágrafo. Já agora, deixo uma pergunta ao matemático que ninguém conhece, quais são os tais riscos que se correm indo a 140 e não a 120 km/h? Será que o matemático que ninguém conhece desconhece que a diferença de potência de travagem de um carro atual de 120 para 140 km/h é muito similar? Será que o matemático que ninguém conhece já pensou que se toda a gente circulasse a 120 km/h, por exemplo, na A1, a distância entre Porto e Lisboa seria uma interminável fila de automóveis, que culminaria num enorme engarrafamento no fim da viagem?

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não é preciso tanto. Basta tentar passar na Vasco desde q activaram os radares de velocidade média. Mesmo Agora no período em q não está cá “ninguém” é certo levar com um granel de meia ponte.
      Faço ideia como vai ser qd a malta regressar ao trabalho e às escolas.

    2. Avatar de Zé

      Potência de travagem é o quê? Se estás a insinuar que distância de travagem de 140km/h para 120km/h é similar, desenganas-te. Num exemplo, de 100 para 110 km/h, a distância de reação + distância de travagem vai de 98 para 113 metros (em seco). 15% de aumento da distância só para 10km/h de diferença. A força de inércia do carro aumenta quando mais rápido se vai, logo não é só a “velocidade” que conta, mas a força total.
      Claro que a travagem varia muito de veículo para veículo, de piso para piso, de pneu para pneu…
      Em relação às filas de trânsito por causa da velocidade, por acaso é o contrário. Em muitas situações, reduzir a velocidade máxima faz o trânsito fluir melhor e diminui os tempos de viagem. Em algumas cidades faz-se isso. É um conceito estranho, mas está mais que estudado há décadas.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “reduzir a velocidade máxima faz o trânsito fluir melhor e diminui os tempos de viagem”
        Que verdade é essa de que muitos falam e nc ng provou?. És capaz de mostrar as bases disso?
        Entretanto pela Vasco e depois diz qq coisa. Ponte depois de instalados os radares de velocidade média, fora da hora de ponta, meados de Julho e 30% da malta fora da AML:
        https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbVQ9LnbikW0LR-C0Q?e=BmQnGf

  26. Avatar de José M Silva
    José M Silva

    Da maneira como o sr matemático apresenta os dados, naturalmente que os 4,3s/km que se poupa parecem irrisórios.
    No entanto, considerando uma viagem de 300km (aproximadamente Lisboa/Porto ou Lisboa/Faro), os ganhos de tempo entre 140 km/h e 120km/h são quase 30min a menos, ou seja, menos 1/5 do tempo, diferença entre fazer a viagem em 2h30m ou 2h00m. Toda a diferença em termos de cansaço e de conforto.

  27. Avatar de Azul
    Azul

    O problema é os tugas racers terem a mania… com os seus clios, ibizas, golfs, corsas… sem manutenções e com mais de 20 anos (coisas que não vês na Alemanha). Na minha opinião, os limites de velocidade deveriam ter em conta o carro utilizado… 120km/h num smart, numa 4L, num 745 ou num Ferrari são coisas muito diferentes….

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Irra, a nossa sorte é que a tua opinião não conta para nada!!!

    2. Avatar de Anung
      Anung

      745 é pesado, lento e nada ágil. Um problema se te quiseres desviar rápidamente de um obstáculo. Também demora muito a imobilizar.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Claro, o que importa é o teu carro…os restantes são insignificantes lolol

      1. Avatar de Azul
        Azul

        Não é assim… O carro da esposa é um citadino (matiz) com 22 anos e uns pneus 155/65/13 e sem quaisquer ajudas… o meu é um familiar (745) com 2 anos e pneus 285/35/21 com mais ajudas do que necessário. Sei perfeitamente a diferença de segurança e travagem… Garanto que 140/160km/h trava melhor (mais depressa, em menos distancia e muito mais seguro e estável) no meu do que 120km/h no “bolinhas”… Mas o que interessa (xunings) é ver ibizas/civics azeiteiros a ultrapassarem-me na A1 (nao concordo, mas cumpro os limites) todos confiantes e “cheios de estabilidade”… Resumindo, Portugal tem um parque automóvel velho (com o mínimo de manutenção para poupar uns cobres), e em relação aos novos é só “bombas” Dacia e ainda por cima, quase tudo empresa (já o Jeremy Clarkson dizia que os carros mais rápidos não são os nossos, mas sim de empresas e rent-cars)… Por isso de julgar mais correto os limites por carros (AEs)… Isso claro, se pensarmos em segurança…

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Porque compraste um 745? Para mostrar aos vizinhos?

    4. Avatar de AG
      AG

      Decerto que a maioria que tem esses carros nomeados acima não os terá apenas por exibição, mas sim porque é o que consegue ter. A luta da vida não gira á volta de um carro. Quanto ao comentário da velocidade ser relativa ao carro é de uma infantilidade e idiotice tremenda. Tens unhas? Sabes tocar viola?

  28. Avatar de Augusto Alves
    Augusto Alves

    Para além dos fóruns dos fanáticos de algumas marcas alemãs, nunca tinha lido tanto disparate junto!
    Alguns comentários são razoáveis e de pessoas minimamente assertivas, mas 99% não sabe mesmo o que escreve.
    Talvez por isso se perceba que Portugal tenha um dos mais elevados indices de sinistralidade viária da Europa e um indicador de mortos/milhão de habitantes tão exagerado.
    Enfim, Portugal no seu melhor!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Calma que os radares salvam vidas.

  29. Avatar de José Gonçalves
    José Gonçalves

    Há tempos, por distração, ultrapassei os limites. Cheguei aos 250……… euros de multa.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Qual é a infração que dá 250€ de multa?

  30. Avatar de Andre
    Andre

    Para mim a velocidade máxima deveria ser 60km/h se andam acima disso e passam à minha beira, estão a colocar a minha segurança em risco.

    Mas eu também meto outros em risco quando passo por eles a 60kmh e eles acham arriscado velocidades acima de 30kmh

  31. Avatar de Stanley
    Stanley

    Movimento retilíneo uniforme. Ninguém viaja assim, principalmente em terreno não-plano. Sempre há variações, obstáculos (como um carro lerdo, um cachorro na pista, obras, etc). Portanto, posso dirigir por um momento a 140km/h para compensar outro momento que dirigi a 100km/h.

  32. Avatar de Bruno
    Bruno

    A realidade é que quando vou a 120km hora e vejo balas a passar por mim… encontro-os mais à frente… em portagens… em filas… e etc. Por MUITAS vezes o ganho é ZERO.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Olha eu já fiquei retido por me armar em bom samaritano. Saí do vermelho e fiquei logo no outro a seguir. (calçada de Carriche). 10kms/h a mais e teria escapado. Claro que à 1ª todos caem, à 2 ª só cai quem quer e à 3ª quem é burro ou não tem arte. Já a minha avó dizia.
      Não dei 2ª hipótese.

  33. Avatar de António
    António

    Como vi li umas babuseiras, vou deixar a minha. Pondo de parte as multas, a 140 ninguém é multado no AE. Depois ganho 8 minutos, se fizer klms suficientes, ganho 16 minutos. É bom para poder descansar no meio da viagem, urinar, comer algo para enganar o estômago. Além disso com as condições dos carros no geral, ir a 120 no AE é uma soneira, um ralaxo que não sei o condutor não vai relaxado demais. Enfim, para min, não quero AE, nem limites de velocidade a não ser, o trânsito, a condição da estrada, o carro que tenho e como eu estou. De Lisboa ao Algarve, pela nacional, 2 horas com 2 curtas paragens. 46 anos a conduzir, 0 acidentes, 6 multas de excesso por ir a 71 (2×), 105 e 80 (2×) e uma a 55. Para quem anda sempre depressa, não está mau. HÁ E SEM ACIDENTES. não me venham com a conversa que tem a ver. Os acidentes têm a ver com várias coisas, principalmente a cabeça de quem conduz.

    1. Avatar de Lulu
      Lulu

      Só discordo na parte dos 140 ninguém levar multa, pois eu já levei e não foi só uma

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Foste multado a 140Km/h num sítio de 120Km/h?
        Qual foi a velocidade indicada na multa? 128Km/h ou 129Km/h?

  34. Avatar de Cá estou
    Cá estou

    Continuando na matemática… 4,3s por Km, em 354km (viagem que faço com regularidade) são 25min. É capaz de não ser assim um grande disparate, aliás, é só pensar que em cada hora percorremos mais 20km.

  35. Avatar de Claudino Caridade
    Claudino Caridade

    A comparação não pode ter sido efectuada por um matemático. Basta considerar a velocidade e o tempo gasto, para ver que o tempo gasto é inversamente proporcional à velocidade. Se considerarmos a primeira e a última velocidades, vemos que para 4 vezes a velocidade (40 Km vs 160 km/hora) temos 1/4 do tempo (90 segundos vs 22,5 segundo). O resto é treta porque em matemática não há estados de almas nem pode comparar-se o que não é comparável. Se fizerem as contas para as restantes velocidades apresentadas, a proporcionalidade inversa mantém-se sempre. Se a velocidade aumentar 1/3 (40 Km vs. 60 Km) o tempo reduz-se em 1/3 (90 segundos para 60 segundos) e assim para todas as velocidades apresentadas.

  36. Avatar de Tomas santos
    Tomas santos

    Ou seja, de lisboa ao Algarve poupa se 20 min, e a 150 30 minutos. 30 minutos é tempo

  37. Avatar de papagaio
    papagaio

    e ir á velocidade minima permitida nas autoestradas ,é seguro?

  38. Avatar de supersilva
    supersilva

    Pra que fazem carros que passam de 120 Km/h?! Para aplicar multas, uai

  39. Avatar de Manel da Tropa
    Manel da Tropa

    Quando era mais jovem tinha a mania de andar depressa de mais. Depois, comecei a ter consciência que gastar mais 30 minutos de viagem gastava bem mais em combustível. Em vez de média 7 ou 8 passei a 5, vá lá 5,5.
    Vale a pena. Poupa-se dinheiro, carro e ainda se vai mais seguro. Velocidades altas não resolvem nada!

    1. Avatar de Hugo Andre
      Hugo Andre

      Pode ser verdade para o seu tipo de carro o gastar menos combustivel…. Mas também não falo de automoveis electricos que não dá para fazer isto… pois começam a travar mal se tira o pé do acelerador… Mas, há automoveis que se for a 120km/h em AE gastam mais, do que por exemplo se for o mesmo automovel na mesma AE a 150km/h, para o mesmo trajeto. Explicando que há subidas e há descidas.. provável que o automóvel esforce menos o motor e embalado a 150 km/h, e consiga subir a subida a gastar 5 a 6 média por exemplo, pois sobe a subida em menos tempo, do que a 120km/h na mesma subida, que pode gastar 7 a 8, 9 média, o carro esforça-se mais a subir… Todos os automoveis a combustivel têm um ponto relativo aceleração devido a enercia, se chama ponto referencial inercial,….. uns automoveis são mais aerodinamicos que outros, em que não se precisa de acelerar tanto para subir e nem tão pouco para descer, ao contrário dos electricos que normal não deem para fazer isto, pois a maioria estão feitos para quando se desacelera , se tira o pé do acelerador, começam a travar para se carregar a bateria.
      Maioria dos carros electricos estão feitos para andar nas cidades… e não em AE. Quando houver automoveis hybridos talvez com as 2 opções 1000 km para cada lado.. creio que vi uma noticia aqui tempos atrás de uma marca chinesa que já vai lançar um carro com este feito… autonomia de quase 2000km… e creio que seja tipo hybrido tem combustivel e e electrico… creio que seria bom para as duas situações de estrada, AE e circuito urbano.

      1. Avatar de JL
        JL

        Só travam mal se tira o pé do acelerador se quiser.

        Se a 150 kmh gastam o mesmo ou menos que a 120 kmh, algo está errado no carro, anda a gastar demais em toda a velocidade.

  40. Avatar de Eu
    Eu

    O tempo pergunta ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo responde ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto o tempo tem.

  41. Avatar de Jorge Oliveira
    Jorge Oliveira

    Conclusão de Guimarães a Lisboa ganho 26 minutos ( dá para tomar o pequeno almoço e sobra algum tempo )

  42. Avatar de RUNESOCESIO
    RUNESOCESIO

    “mesmo que a velocidade seja duplicada, a poupança de tempo diminui à medida que a velocidade aumenta.”

    Para o dobro da velocidade será sempre metade. do tempo

  43. Avatar de nãoandoa120
    nãoandoa120

    Mais um académico que adora conduzir…carrinhos de supermercado.
    Aposto que quando faz as contas às poupanças e investimentos que tem, também não vê ganho nenhum ter melhores taxas de juros.

  44. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Estas férias vou fazer uma viagem de 800km para Espanha.
    800 a 120 KM/h = 6H:40M
    800 a 140 KM/h = 5H:44M

    Portanto a 140 vou poupar quase uma hora! Uma diferença muito significativa e que deita abaixo por completo a teoria deste video!

    1. Avatar de Vítor M.

      Primeiro, não vais a 140 o tempo todo. Depois, o exemplo foi para uma distância do dia a dia, do convencional. Além disso, é mais fácil ires mais tempo a 120 do que ires mais tempo a 140, havendo obviamente “um ganho” que se traduz… numa perda quando se coloca na equação a infração, o combustível e a segurança.

      Claro que podes deixar a imaginação à solta. Diz 1600 km que poupas 2 horas. Ou mais 😉 Vá, sejam equilibrados.

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Foi um exemplo obviamente. Nunca iria sempre a 120km/h, tal como nunca irei a sempre 140km/h.
        E sim é preciso fazer atenção ás multas.
        Mas em termos de tempo para viagens grandes compensa ir a 140 face a 120, e não é tão insignificante como o “el professor” diz.
        Só isso…

        1. Avatar de Vítor M.

          E se vires, no teu dia a dia, quando vais a 140 km/h o que ganhas face a ires a 120 km/h é nada. Quando fazes conta ao combustível a mais e ao risco,,, os minutos que ganhaste foi “perda”. E se pensares nisso, verás que ele tem razão. Não é que não cometamos todos os mesmo erro, eu não acredito que haja quem anda sempre a 120 😉 mas pronto! Fica o alerta dele em formato aula de primária a ver se as pessoas percebem.

    2. Avatar de Zé

      Levas com uma multa de 300 paus ou mais e estás sujeito a ficar um mês ou mais a pé. Além disso, aumentas o risco de acidente e os potenciais danos. Além de que é recomendado fazer pausas e nunca se deve conduzir mais de 4.5 horas seguidas (recomendação para veículos de mercadorias).
      A isto, soma-se mais gasto em combustível, mais desgaste de pneus e da viatura. E ficas com os mosquitos da frente do carro mais incrustados e difíceis de remover.
      Acrescentando ainda que vens de férias, deverias vir na descontra e não a abrir como se não houvesse amanhã. O local das férias é importante, mas a viagem e os sítios por onde passamos também o são. E vir com calma também é bom.

  45. Avatar de Jorge
    Jorge

    Faltou as contas da poupança de combustível …
    Mas os Tugas sabem que 140 de velocímetro é 120, e muitos, reais … e que os radares têm 8% de margem …

  46. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    no meu ponto de vista não será o tempo ganho, mas na concentração. a concentra de andar a a 120 não é a mesma que se andar a 140. pois muita gente está a conduzir sem atenção e ao que se passa em seu arredor

  47. Avatar de S.Carvalho
    S.Carvalho

    E o consumo srs., e o consumo?
    Vê-se que é tudo gente rica e apressada.
    E venham-me cá dizer que a 140 se consome o mesmo que a 120, que eu faço de conta que acredito.

    1. Avatar de Zé

      Mas em alguns carros os pneus e travões só funcionam bem a altas velocidades. Deve ser por isso 😀

    2. Avatar de JL
      JL

      Consome um pouco mais, mas nada de relevante, por aqui o amigo Yamahia diz que um carro a 120kmh consome 3.4 litros aos 100 kms, portanto a 140 deve fazer uns 3.5.

      LOL

      1. Avatar de TdSR
        TdSR

        Antes 3,4 litros que 3 horas a carregar o carro.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Outro…Onde disse q a 120 era 3.4??? Q grds totós.

          1. Avatar de yamahia
            yamahia

            Sou eu q digo ou é a UltimateSpecs?

          2. Avatar de JL
            JL

            Você, porque eles não dizem isso em.laro nenhum.

  48. Avatar de Realista
    Realista

    O tempo é relativo.

    Tanto pode ser muito como pode ser pouco.

  49. Avatar de ze
    ze

    Por aqui é bloquear o Cruise Control nos 110km/h e fazer tudo nas calmas, sempre na faixa da direita. As vezes até alguns Flixbus e camiões me ultrapassam nas descidas, mas… Quase nunca uso o travão, consumos na ordem dos 4 a 5l por 100. Não me ponho a jeito para acidentes. faço umas paragens com a família e amigos. Uns dormem, outros cantam… E faz-se a viagem tranquila, e o carro, dura, dura, dura e já é assim à 24 anos! 1.9 Tdi do aço! Só leva gasóleo aditivado para as viagens mais longas. É uma questão de organizar, e sair com tempo. Claro, às vezes à transito, acidentes… Mas é sair de casa um pouco mais cedo a contar com isso, e com 100km/h de média de velocidade! #ItWorksForMe

    Outra coisa é a distancia de segurança, principalmente no transito… É deixar o carro em 1ª ou 2ª sempre a andar devagarinho, mas depois nem travo e o transito flui, devagarinho, mas vai fluindo, do que acelerar e travar logo de seguida, criando o pára-arranca!

    É ter paciência! E chegar ao destino sem stress!

  50. Avatar de Aves
    Aves

    Então, 120 Kmh ou 140 Kmh em autoestrada. Depende do carro, tenho por regra não levar o carro no limite e manter uma boa dose de reserva de aceleração para o caso de ser preciso.
    O que acho bastante aborrecido e perigoso:
    – os que quem ultrapassam a 120 Kmh quem vai a 119 Kmh. Não tenho nada contra quem conduza a 120 Kmh, agora, que não se dê ao trabalho de acelerar para fazer uma ultrapassagem rápida não há paciência – ou o carro vai no limite, não dá mais, mas querem ultrapassar na subida. O mesmo para o que vai a ser ultrapassado na subida, vê que o outro fez asneira, mas não abranda nem um bocadinho para facilitar. E ai vão os dois patetas a 119-120 Kmh uma data de tempo.
    – os que, independentemente da velocidade, vão kms e kms na via do meio ou da esquerda com a da direita livre.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Nunca vi nada disso e tenho centenas de milhares que quilometris em AE.
      Tu devias ter feito isso uma ou duas vezes e agoras queres dar a entender que é prática comum nos outros. Enfim.

  51. Avatar de Jack Pereira
    Jack Pereira

    O triste é chegarmos ao ponto de vir alguém publicar um vídeo sobre isto, com algo tão básico como 2+2 serem 4. E ainda dar está discussão nos comentários.
    Coloquem o consumo na equação e aí sim, já se torna interessante analisar as conclusões.

  52. Avatar de TdSR
    TdSR

    E se for de carro elétrico ainda perde mais horas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então qual é o seu eléctrico ?

  53. Avatar de Diogocosta
    Diogocosta

    Não me interessa essas contas mas acho que deviam aumentar o limite de velocidade nas autoestradas. Pagamos bem pelas portagens e as nossas autoestradas tem condições para aumento do limite máximo.

    1. Avatar de Paulo Jácome
      Paulo Jácome

      Se fosse como na auto bhan na alemanha é que era fixe. Sem limite de velocidade

      1. Avatar de Vítor M.

        Na Alemanha, algumas partes da Autobahn (uma das redes de rodovias mais conhecidas no mundo) não têm limite de velocidade geral. No entanto, isso não significa que não haja regras ou restrições:

        1. Setores Sem Limite de Velocidade: Em muitas secções da Autobahn, os condutores podem conduzir a uma velocidade que considerem segura e adequada, desde que a condição das estradas e o tráfego permitam.
        2. Limites de Velocidade Específicos: Em algumas secções da Autobahn, há limites de velocidade impostos por motivos de segurança, como em áreas de construção, condições meteorológicas adversas ou em trechos com tráfego intenso.
        3. Recomendações de Velocidade: Embora não haja um limite de velocidade obrigatória em muitas partes da Autobahn, existe uma recomendação de velocidade de 130 km/h. Conduzir a uma velocidade significativamente mais alta pode aumentar o risco de acidentes e o consumo de combustível.
        4. Exigências de Segurança: Mesmo nas secções sem limite de velocidade, os condutores são obrigados a seguir as regras gerais de segurança, como manter uma distância segura do veículo à frente e não conduzir de forma perigosa.
        5. Limites Indiretos: Em casos de condições adversas como chuva intensa, neblina ou neve, a velocidade deve ser reduzida para garantir a segurança, e os condutores podem ser responsabilizados por conduzir de forma imprudente.

        Portanto, enquanto a Autobahn oferece a flexibilidade de conduzir a altas velocidades, a segurança continua a ser uma prioridade e há regras e recomendações para garantir que o tráfego flua de forma segura.

    2. Avatar de Lulu
      Lulu

      Não tens essas condições porque os portugueses não sabem conduzir e não tem a ver só com a velocidade. Ora, mas vejo que a maioria ultrapassa sem olhar e não se chega pa direita…

  54. Avatar de Fraquinhos
    Fraquinhos

    Aos pardalitos que acham que irem a 200 ou 220 os torna melhores que os outros, venham ter comigo que eu levo-vos à minha pendura de mota para perceberem o que é fazer Lisboa Porto depressa. Ofereço-vos a fralda para não me sujarem o banco. Se tiverem medo dos radares, eu tiro a matrícula.

    1. Avatar de JL
      JL

      Portanto um “heroi” a tentar ser mais herói que os outros. Loooool

      1. Avatar de Fraquinhos
        Fraquinhos

        JL, cinge-te aos teus carros a pilhas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu não tenho carros a pilhas, e você ?

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Fralda só se for por saberem que vai um nabo a conduzir.

  55. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Eu cá ando normalmente a 120 Kms/h. Basta e ainda por cima com é elétrico, nas AE não dá para abusar, se não, não chegou ao destino.

  56. Avatar de Paulo Gomes
    Paulo Gomes

    Uma coisa é saber se compensa o risco em função do tempo poupado, outra é se de facto poupa-se tempo, de facto poupa-se tempo. E é mais que claro que quanto maior a velocidade de um objecto, mais distância percorre em menos tempo ou então as Leis da Física estão erradas. É claro que em distâncias curtas o ganho em tempo é mínimo, mas em distâncias grandes o ganho é substancial. Fazer 600km a 120 km/h não é o mesmo que fazer a 140 km/h, poupa-se de facto tempo.

  57. Avatar de Paulo Gomes
    Paulo Gomes

    “Quanto mais rápido o veículo se desloca, menor é a redução de tempo por cada aumento de velocidade.”… A malta da F1 anda enganada…

    1. Avatar de JL
      JL

      Tanto não está que têm de atingir velocidades muito maiores para ver se ganham por milésimos de segundo.

  58. Avatar de Daniel
    Daniel

    De Lisboa para o Algarve sem paragens é a diferença entre demorar 2h30m ou 2h08m
    20min é algum tempo da para fazer 2 paragens de “borla”. Para alen disse a 140km/h dizes-se que estamos detro da tolerância

  59. Avatar de Mrlachon
    Mrlachon

    Pessoal é tudo muito bonito isso dá velocidade mas alguém sabe a quanto está o quilo do kiwi no pingo doce ? Obrigado

    1. Avatar de Paulo Jácome
      Paulo Jácome

      O kiwi Zespri embalagem de 400g esta a 3,29 ou seja fica por 8,23 o kilo. Eu sei porque estou a fazer a dieta do kiwi. Ou seja como tudo menos o kiwi. Espero ter ajudado

  60. Avatar de Aqui é zuca pá!
    Aqui é zuca pá!

    Gostava de ver, todos estes gajos que dizem que não compensar, ter uma ganda caganeira continuar a dizer que 4,3s não compensa com uma casa de banho a 1km de distância!

  61. Avatar de Miguel Gonçalves
    Miguel Gonçalves

    Por vezes não tem a ver com o tempo de chegada mas o prazer de conduzir um bom carro imaginem a conduzir uma Ferrari a 120 kmh uma SLK um M7 um Lamborghini etc etc etc não tem como ir a 120

    1. Avatar de Paulo Jácome
      Paulo Jácome

      Tambem é verdade. Tendo um bom carro da sempre vontade de carregar mais um bocado no acelerador.

  62. Avatar de Paulo Jácome
    Paulo Jácome

    Eu costumo fazer viagens de 2000 kilometeos. Se conduzir a 140 vou fazer mais 20 kilometros por hora. Ao fim de 20 horas de viagem recupero 400 kilometros de tempo. Acham um valor irrisorio. Essa teria pode ser valida em viagens curtas, mas em viagens longas sente se bastante a diferença

    1. Avatar de JL
      JL

      Duvido muito que faça viagens de 2000 kms a essa velocidade, é que para o fazer, tem de atravessar países, e não estou a ver ninguém arriscar tanto…

      1. Avatar de Aqui é zuca pá!
        Aqui é zuca pá!

        Eu faço na maior tranquilidade, eu adoro roadtripp, é uma questão de gostar!

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        140 não tem problema em Portugal, Espanha, França, Alemanha (acho que já chega para completar os 2000kms)

        1. Avatar de JL
          JL

          Depende de quem está lá, se for tolerância zero como é muitas vezes….

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como disse, as patrulhas não ligam a isso. Dá muito trabalho e pouco dinheiro. Já nos radares, tenho mais cuidado pq parece-me q é um processo automático. Nunca experimentei pelo que fico-me pelo parece-me. Na dúvida não arrisco.

          2. Avatar de JL
            JL

            Pois não ligam, por isso é que elas aparecem para pagar . Lool

      3. Avatar de Paulo Jácome
        Paulo Jácome

        Ate faço mais rapido quando sei que posso. Mas ja vi que não está muito a par das velocidades que se praticam quando se trata dos emigrantes portugueses quando vão de ferias a Portugal de carro. São muito poucos os que respeitam os limites de velocidade. Mas na verdade não é disso que se trata a noticia.

        1. Avatar de JL
          JL

          É por isso que muitos voltam com multas pagas e outras por pagar, também já me calhou, e foram 6 kmh acima do limite que está no sinal.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Só acredito se era uma zona de 30 ou 40…
            Por falar em 30…qq dia trago aqui ao Pplware mais uma armadilha das autoridades portuguesas. Trata-se de limitar a 30 a velocidade numa nacional, obrigando a reduzir abruptamente desde os 70 ou 90 (terei q reconfirmar) em poucos metros. Local ideal para montar um radar móvel e facturar à grande.
            PS. O sinal de limite de 30 não se vê à noite pois o local tem pouca iluminação e o sinal não foi fabricado com tinta reflectora.
            E mesmo de dia é complicado pq é canina e está meio que misturado com outros.
            É só artistas, looolooolool

          2. Avatar de JL
            JL

            Era uma zona de 90.

  63. Avatar de JM
    JM

    O tempo é um bem escasso e andamos a gastá-lo de forma estúpida circulando numa autoestrada com um limite de velocidade para o qual os veículos estão mais do que capacitados para circular a velocidades muito superiores.
    Quando a autoestrada não tem peões atravessando passadeiras, nem cruzamentos, nem veículos em sentido contrário, se não poupamos tempo onde nos for possível então porque não circulamos todos de carroça na autoestrada?
    Os individuos que tomam decisões sobre os limites impostos devem ser gente que vive no mundo da Alice onde provavelmente circulam no tempo e poderão repeti-lo se não tiveram tido tempo para fazer algo mais, mas na realidade que todos vivemos quando se somam 24 horas nós já estamos em outro dia, logo a velocidade é uma necessidade, por esse motivo nós circulamos com veículos com motores de combustão que nos permitem circular a velocidades mais elevadas poupando tempo e que até possuem sistemas de segurança e são inspeccionados periodicamente.
    Portanto para quem expôs está questão e seguindo a mesma linha porque não circular a 90km/h na autoestrada?
    Fazer um trajecto em 1h e 10 min ou 1h e 20 min em vez de o fazer em 1h, valerá a pena?
    Porque não 50km/h?
    Porque só o tempo de alguns é que é importante?
    Já agora porque não adquirir um carro eléctrico?
    Dessa forma como o tempo é algo sem qualquer importância, nós nem sequer envelhecemos, pelo menos sempre líamos livros enquanto gastamos o nosso tempo inútil esperando que o carro carregue as baterias.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Tal e qual. Esta malta ainda não reparou que a vida são 2 dias e o Carnaval são 3.

  64. Avatar de Sancevas
    Sancevas

    Esse matematico deve ser o ex ministro da economia do sokastre. Eu na Alemanha não tenho os 120 e vou dentro da lei… Por vezes tenho durante centenas de km o vento a favor e chego mais cedo 1h e gastei o mesmo combustível… Esse senhor é tão bom em matemática e deve ter empréstimos no banco….

  65. Avatar de Bruno
    Bruno

    Numa viagem de 10h poupa bastante tempo. Diferença de 20km por hora são só 200km poupados. Além de a maioria dos veículos atuais gastarem o mesmo a 120kmh como a 140kmh.
    Claro para fazer uma viagem de 1km não faz sentido. Abraço e um queijo

    1. Avatar de JL
      JL

      Se o veiculo gasta o mesmo a 140 kmh que a 120kmh, então a 120 está a gastar muito.

  66. Avatar de José Baptista
    José Baptista

    Detesto fazer contas, é para andar é para andar
    Pouco me interessa, a minha matemática e ter dinheiro e tempo

  67. Avatar de Santos Lemos
    Santos Lemos

    Baralhando e dando os cem posts “inteligentes”, resumindo e concluindo? Bola, boa!

  68. Avatar de MF
    MF

    Independentemente de tudo o que se possa argumentar em relação ao tempo ganho por viajar a 140Km/h, é de maior importância alertar que (de um modo geral, note-se) a maioria das viaturas consome muito mais combustível fóssil em proporção “não linear” se viajar 20Km/h acima dos 120. Afirmo-o com base em experiência própria.

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      A minha mota (Kawa Z900) liga o Eco até aos 140…

  69. Avatar de Dinis
    Dinis

    O matemático podia ter mostrado também o quanto 20Km/h a mais fazem à energia num carro.
    E=mc2 portanto a energia de um veículo é representado pela sua massa vezes a sua velocidade AO QUADRADO!
    de 120 para 140 poupamos os tais 4 segundos mas, admitindo que o carro tem 1000kg:
    E=(1000)x(120)ao quadrado portanto E=14.400.000 (acho que a unidade é Joule mas não tenho a certeza);
    E=(1000)x(140)ao quadrado portanto E=19.600.000
    Vejam a diferença. Para chegarem 4 segundos mais cedo por km tem mais 5.000.000 de unidades de energia para travar ou para bater…
    Agora o exemplo a 240 como tantos estão a dizer para pouparem 8 segundos por Km:
    E=(1000)x(240)ao quadrado portanto E=57.600.000 unidades de energia.
    O dobro da velocidade dá 4 vezes mais energia… Tudo isto é mais carga nos travões e se houver um acidente, já foram e tudo o que apanharem nos próximos 200 ou 300 metros também vai.
    Uma mota com 200Kg a 300 tem mais energia como um carro de 1000Kg a 120 (18.000.000 vs 14.400.000).

    Este é verdadeiramente o problema do excesso de velocidade.

    Por isso o limite de 30 em vez de 50 faz tanta diferença aos peões (e não esquecer que o nosso corpo consegue mais ou menos 30Kmh por isso estamos feitos para aguentar um embate desses).

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      Eu tenho uma mota e contra mim falo. Adoro andar depressa mas os limites de velocidade não foram escolhidos ao acaso… A 120 o separador está feito para aguentar, 140 já não se sabe…
      A 30 o peão sobrevive a 50 já é muito mais difícil.
      Eu gostava que houvesse mais facilidade e fosse mais barato ir para uma pista curtir…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Os separadores foram pensados em função do peso x velocidade.
        Isso é outro problema q faz pensar q tlz um elektro seja má ideia, pois à mesma velocidade o separador vai ceder por via do maior peso q caracteriza o elektro.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas não têm maior peso, têm é maior eficiência.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Têm lá agora. Para si a bateria deve ser em esferovite…

            Tem aí um estudo q comprova o q disse. As barreiras rodoviárias não estão preparadas para suportar o peso adicional do carro elektro.
            https://engineering.unl.edu/news/240131/mwrsf_evs_safety/

          2. Avatar de JL
            JL

            Sensacionalismo puro. Senão estavam preocupados com os camiões, mesmo a 20 ou 30 kmh fazem mais estragos.

            Então e como ficam os a.combustao mais pesados ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já viu uma barreira /rail reter um camião?

          4. Avatar de JL
            JL

            Depende de como ele lá bate, é o mesmo que acontece no seu exemplo, que eu saiba os carros não andam transversalmente à barreira, mas sim paralelamente.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Por isso é q o model 3 performance fica sem travões com meia Nurburgring.

    3. Avatar de RJ45
      RJ45

      Não podes utilizar a equação E=mc^2 para velocidades “humanas”, isto só faz sentido para objetos que se deslocam perto da velocidade da luz. Mas podes fazer o mesmo raciocino utilizando a energia cinética Ec=1/2 m v^2 a diferença é apenas metade do valor… esta sim é proporcional ao momento linear que representa o impacto dos objetos em caso de colisão. Mas isto é para outros tugas!

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        Que disparate. A formula para calcular a energia de um objecto é E=mv2 (massa vezes velocidade ao quadrado). A formula do Einstein é para dizer a energia de um fotão que anda à velocidade da luz… Se não acreditas vai ver…
        E a velocidade conta mais que a massa porque é ao quadrado. dobrar a velocidade é ter 4 vezes mais energia. Dobrar a massa é ter o dobro da energia…

      2. Avatar de Dinis
        Dinis

        Desculpa tens razão A energia cinética é com metade da massa. Mas não muda o meu raciocínio. No omni calculator tem um calculador de acidentes de carros. Um carro com mil kilos a 120 é como levar com 283.158 kg na cabeça. Já a 140 é como levar com 385.409 Kg.
        Claro que os 4 segundos contam. Em 100 Km são quase 7 min. Há pessoas que 7 minutos fazem difernça. A pergunta é: Vale a pena por 7 minutos andar com mais 100000Kg às costas?
        Quando morrem os condutores e ocupantes dos carros em excesso de velocidade eu não quero saber mas quando morrem outros que estão a cumprir já fico lixado. Para TU chegares 7 min mais cedo (de 120 para 140) EU levo com mais 100 toneladas em cima…
        Cumpram o código e vão fazer loucuras na pista… Portugal está mal servido mas em Espanha tem muitos sítios para curtir em segurança…

  70. Avatar de Zé da Costa
    Zé da Costa

    Acho que o limite de velocidade nas autoestradas deveria descer para 100! Sim, porque eles falam falam em transição energética e ainda por cima, deixam os fumarentos circular a mais de 100! Erro duplo!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      E depois como enchiam os cofres?

  71. Avatar de Rog
    Rog

    Ya ya ya, matematicamente perfeito. Mas a realidade obriga outras acelerações. Vai fazer 600km a 60km/h depois faz a 140 e em qual cansou mais. Ou onde houve maior proveito ao chegar ao destino.

  72. Avatar de Jose
    Jose

    E é preciso um cientista para tirar essa conclusão?
    Quem nao se importa com a transgressão nao vai a 140,mas a uma velocidade muito mais elevada.

    Quem se importa, vai entre 120 e 140 pois ha uma margem de desconto na aplicação da coima, para ter em conta a velocidade real e que não é exactamente a que o velocímetro assinala

  73. Avatar de Pedro
    Pedro

    Era mais interessante ele demonstrar que o consumo do carro dispara imenso dos 120 para os 140 e que não vale os segundos que se poupa, se realmente tens pressa passas dos 120 para os 240km aí passa para metade o tempo que demora.

  74. Avatar de Fernando Nunes
    Fernando Nunes

    Lisboa Faro menos 30 minutos, pois a diferença entre 129 e 140 é 1.166

    1. Avatar de Aves
      Aves

      LIsboa-Faro, A2, 277 km.
      – a 120 Kmh: 2,31 H
      – a 140 Kmh: 1,98 H
      Diferença: 20 minutos. Mais do que isso gasta-se numa paragem, indispensável, numa estação de serviço.

  75. Avatar de Militao
    Militao

    O professor de matemática tem pouca vocação para a profissão. A redução do tempo para alcançar a meta é inquestionável. Se é uma redução grande ou pequena dependerá da escala em que se trabalha( viagem de alguns metros ou viagem de muitos KMS) e a vantagem da redução dependerá do uso do tempo poupado, ou então dá alteração do consumo do combustível.

  76. Avatar de Lucylee
    Lucylee

    O único ganho aqui foi um yuppie barbudo ter colocado uma série de pessoas a vomitar ofensas e a trocar galhardetes à pala de uns pseudo cálculos que não valem porra nenhuma e em nada contribuem para a felicidade de ninguém.

  77. Avatar de Nilton
    Nilton

    Se fosse um físico, poderia levar em consideração. Um matemático? Bem ele devia era explicar porquê que eu tendo 2 vacas e as multiplico-as por zero eu fico sem as vacas, ele devia era explicar para onde elas vão?

  78. Avatar de Clara V
    Clara V

    Quando essa sumidade guiar de Lisboa a Braga em 2 horas ( literalmente) vai entender que é idiota.

  79. Avatar de Clara V
    Clara V

    O homem tem de comparar com um valor base ( inicial) e nao com o valor anterior
    60- 80, 60-100, 60- 120, 60- 140 etc.
    O que ele diz é que a derivada vai decrescendo, obvio que vai.
    Em carros ligeiros eu guio à velocidade estabilizada de 130.
    No meu jimny conduzo abaixo de 110.
    Mas ja puxei o jeepinho a 150, porque dá.
    No Galloper sempre guiei acima de 140 e até 160. Nao poupo tempo hahaha
    O meu genro vai de Lisboa a Braga em 2 horas…. Ele possivelmente nao sabe matemática

  80. Avatar de Oct
    Oct

    Discordo . Ao fim de uma hora de viagem vou com 20kms de avanço em relação aos que cão a 120 km/h

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Ou seja 10 minutos…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ou 17% da tua vida gasta na estrada sem préstimo nenhum

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Sempre ganhas 10 minutos para fazer scroll na sanita…

  81. Avatar de Jose Viana
    Jose Viana

    Já se questionaram sobre a diferença, em consumo (quer seja motor a combustão, quer seja eléctrico), de uma viatura a 120km/h e 140km/h?
    Pois garanto-vos que vai afetar em muito, só pela questão da força exercida pelo atrito do ar (aerodinamismo).
    O circular a menor velocidade apresenta muitas vantagens, quer em segurança como económica, mesmo considerando que demora mais … alguns minutos!

    1. Avatar de Vítor M.

      Exato. Basta apensar um pouco.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      É muito + 2,55€ a cada 100 kms @Jose Viana?
      https://youtu.be/L7JDyhufL4s?si=9Mvb4Quu4gw1OtCo

      1. Avatar de JL
        JL

        Esse não é eléctrico, logo não faz esse consumo.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Pois não, se fosse elecktro era 18 € aos 100.

          Os 2,55€ é a diferença entre 4.8 e 6.5 l/100.
          Vc a cada dia anda mais lerdo

          1. Avatar de JL
            JL

            Nem por isso, qualquer eléctrico faz 1.5 euros por cada 100 KMS e até menos, já que para si nesse caso interessa é o menor valor, e não o mais alto.

            Então mas agora já consomem 4.8 ? Antes era 3.4 ????

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            1.5lts? Não estamos a falar de voltinhas ao quarteirão, @JL

            3,4 são dados indicados no site da UltimateSpecs, assim como os 24 kWh do elektro em estrada aberta eram dados da EvDatabase. Servem para se fazerem contas, naquele caso à poluição. Lembra-se? Ou fez DEL nessa memória de passarinho.?
            O uso real é outra coisa. O Outro a 121,5 kms/h acaba com a bateria do model Y LR 100-0% em 275 kms, apesar de vc garantir q é um carro muito eficiente que só gasta 18kWh/100 nessas condições. É a vida

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            *1.5€ ?

          4. Avatar de JL
            JL

            não é litros é euros.

            Sim, não estamos a falar de voltinhas ao quarteirão.

            Então e os dados do outro site ? só serviam para o diesel ?

            Sim, há poluição do diesel, que é muito maior.

            Tanto não acaba que ele só usou 89% da bateria.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Com o que tinha na bateria nem aos 200 chegou vá lá estudar o assunto novamente:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbd5_bEd9smTXZ65ZQ
            Que isto parece estar a ser areia a mais para a sua camioneta.

          6. Avatar de Realista
            Realista

            É uma coisinha de nada, mas gastar mais €2.55 a cada 100km são mais €510 a cada 20.000km…

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ou 45€ num fds de 1800 kms. Simplesmente ganhaste meio dia em vez de passares metade do fds a ir e voltar. O que vale mais para ti?

          8. Avatar de Realista
            Realista

            O melhor é ir de avião, se o tempo é mais importante para ti…

            Aliás eu já tomei o pequeno almoço em Roma e almocei no Porto.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não é a minha praia @Realista. O Aeroporto mais perto é Alicate e depois obriga a um autocarro. Isto se houve voos directos que creio que não há. Fazem sempre escala em Madrid. O Tempo de viagem gira em torno das 10 horas fora a seca antes da partida (2 horas) e a seca à chegada.
            Depois, 3 pessoas 750,00€
            Se for de carro é metade do tempo muito menos chatisse (bagagens etc) e 1/8 dos custos= 90,00€

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            *Alicante

          11. Avatar de JL
            JL

            Para a sua camioneta é que muito, já que só os exemplos maus é que servem.

            Espero que continue a usar os piores exemplos dos a combustão para o mesmo efeito, ahh só que não usa.

          12. Avatar de Realista
            Realista

            Engraçado que estas sempre a desviar a conversa, pois se se fala que o tempo de viagem é o mais importante e se indica alternativas mais rápidas, mudas para o preço… mas se se fala em preços mudas para tempo.

            Ou seja, tanto o tempo como o preço é importante mas obviamente valorizas um mais do que o outro pois para escolheres ir de carro é porque valorizas mais o preço do que o tempo, logo o tempo é uma questão menos relevante para ti ao contrário do que estas constantemente a afirmar…

          13. Avatar de JL
            JL

            Então agora tempo já não é dinheiro ?

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Onde é q é mais rápido? Vcs andam a dar na branca ó quê?looolooolool

          15. Avatar de JL
            JL

            Dar na branca é negar e inventar números ? Então sim, dou na branca.

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então se não anda a dar na branca, concentre-se e explique lá como é que o avião Lisboa -Almeria é mais rápido que o carro?

          17. Avatar de Realista
            Realista

            https://tinyurl.com/pbp7a6rx

            Tempo de voo: 1:35 a 1:45.
            Mesmo que adiciones 2 horas na chegada, são 3 horas e 45 min.

            Estas a 2 hora de viagem de carro entre os 3 aeroportos possíveis (Valencia (norte) Murcia (Sul) e Albacete (Oeste) o que significa que o local mais longe dista a 1 hora de carro caso contrário a viagem é mais curta escolhendo outro aeroporto.

            Portanto significa que a viagem fica no máximo a 4 a 5 horas enquanto que de carro são 10 horas se fores sempre sem parar e sem apanhar transito.

            Ou seja poupas entre 5 a 6 horas se fores de avião…

          18. Avatar de JL
            JL

            Simples, de Lisboa para Almería faz escala e está lá em 4:30 horas.

            Só falta dizer que agora daqui a lá faz 4:30 horas de caminho.

          19. Avatar de Realista
            Realista

            Já nem sabes a quantas andas…

            Para Almeria o voo mesmo com ligação Lisboa – Madrid – Almeria demora 3 horas e 35 min, com duas no aeroporto são 5 horas e 35 minutos. Mesmo alugando um carro e andando mais 1 hora são 6 horas de viagem.

            https://tinyurl.com/h2b7jm54

            De carro são 8 horas sem parar, pois se parares para almoçar ou ir à casa de banho como uma pessoa normal ainda demoras mais tempo.

            Assim estamos a falar de perder mais de 3 horas numa viagem!! Tempo que rapidamente para ti deixou de ser a coisa mais importante e passou a ser o custo…

            Ou seja, denota-se aqui uma preferência da tua parte entre custo e tempo a favor do custo. 🙂

            Apanhei-te mais depressa que um coxo… hahahaha

          20. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL, ganhe tino, parece que nasceu ontem

            @Realista, pois não tens voos directos para Almeria. Não vale a pena andares a inventar com a Ryanair=férias estragadas. 1ª e única vez que os usei, queriam-me deixar em terra pq o pacote que trazia na mão excedia as medidas. Esquece.
            IBERIA
            -Boa sorte em apanhar um voo de escala reduzida, o mais rápido são 3:35H
            -Antes disso conta chamar taxi e chegada ao aeroporto, no meu caso uns 20 minutos se tiver sorte. Vai somando
            -Depois para voos internacionais o recomendado é chegar ao aeroporto pelo menos 2 horas antes do horário de partida. Soma ai mais 2 horas
            -Depois conta com mais o desembarque e caminhada até a área de recolha de bagagens, 15minutos a correr bem. Vai somando
            -Depois mais 30 minutos à espera da bagagem, se forem eficientes e não perderem nada, vai somando
            -Depois mais uma caminhada até aos Taxis, uns10 minutinhos
            Tudo somado, não parece mas são 6 horas e 50 minutos. E ainda não chegaste ao Hotel!
            Portanto o carro é mais rápido 50 minutos! E para isso é preciso ter muita sorte com o avião!
            NOTA. Nesse link tens voos que demoram 9:30H, se calha a haver lugar apenas num desses, a opção por avião são só 12 horas e 45 minutos e ainda não chegaste ao Hotel.
            Não vale o risco para alem de estar estupidamente caro (estou surpreendido com o valor dos aviões. Em vez de 250 cabeça já é 586€??? 1 758,00€ para 3 gatos pingados?! looloool).
            Já agora a viagem de carro são ~6 horas a 150. Onde foste buscar as 10 horas num caso e 8 horas no outro? Ao gmaps? lloloolool

            P.S. nem sabia que o “aeródromo” LI já recebia voos comercias, devem ser Bombardier’a tipo os inter-ilhas da Sata, mas continua a não compensar por mais voltas que se dê!

          21. Avatar de JL
            JL

            Por não ter voos diretos é que inclui a escala de 3:30 horas.

            Realmente não sei como existem tantos voos dentre regiões quando o carro é mais rápido. LOOOOL

          22. Avatar de JL
            JL

            Eu até sei, acho que essa é a única maneira de andar por aqui a defender a sua compra que não consegue justificar de outro modo, portanto até o avião é mais lento que o carro, quando houver TGV, até esse fica mais lento. LOOL

          23. Avatar de Realista
            Realista

            Sempre que dás uma resposta aparecem incongruências lololol

            Então agora pagar €1700 para fazer uma viagem nas férias de avião é muito? É que esse valor até é menor do que poupo só em combustível anualmente, mas quando falo de poupar dizes que é pouco… hahaha E ainda me sobra para alugar um carro durante uma semana.

            É cada desculpa mais esfarrapada que até mete dó xD

            Quanto ao voo, se reparares aparecem vários de Lisboa mas o primeiro é 3:30 minutos pela Iberia com escala em Madrid – aliás eu referi que a viagem com 2 horas antes são 5:30 minutos. Se quiseres arranjo com 3 ou 4 escalas e a demorar mais tempo. O limite máximo é ilimitado agora o limite mínimo é o que é importante, porque eu também demoro 30 dias no teu carro se for a 20km/h, neste caso o limite mínimo é o que é importante, não vires o bico ao prego, já vi que és perito nisso.

            hahaha

          24. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ai santa paciência. Um não sabe o que diz e o outro não diz o que sabe.
            @Realista, eu fiz as contas com o voo de escala mais reduzida. São 6H50 que embuchas (NO MÍNIMO) tudo a correr bem e quem anda de avião sabe que a maioria das x’s não corre bem.
            E depois andar a pagar Taxis cá e lá. estar dependente disto e daquilo. Epá esquece. Já fiz este raciocício há uns anos. Se já era caro, hoje é de fugir loooloooloool. Pagar mais de 1700 € fora os taxis por uma coisa que se pode fazer com 90€, só mesmo quem não bata bem da bola ahahah
            Ouve e são 1700 para lá e outros 1700 para cá, o que poupas nos electrões durante um ano já não dava para o fds loooloooloool

          25. Avatar de JL
            JL

            Voo de escala reduzida é de 3:33 minutos e custa 340 euros por pessoa ida e volta.

            Exato, continue a justificar aquilo que não consegue.

          26. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL vc é tãntãn ou faz-se?
            E o que é que quer alterar entre alterar em relação a tempos? Menos 2 minutos que 3:35 WOW. Come na mesma com as 6:50H e ainda não chegou ao hotel.

            Custos? Mas está a brincar com coisas serias?
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbhXXu6AMbeivzi_Bw
            O que é que vai para lá fazer com uma malinha de mão, humm?

            Olhe é mesmo que fosse de borla. preferia o carro por todas as razões já apontadas e mais algumas.

          27. Avatar de JL
            JL

            3:33 ou 3:35 é o tempo de toda a viagem, não me diga que por 7 dias vai levar a casa atrás. Não precisa de chegar uma hora antes ao aeroporto nem demora 1 hora a sair.

            Então mas dorme dentro do carro por lá ?

            Bolas, assim mais justifica a compra que tanto tenta justiticar, até para casa serve.

            É porque o faz poupas vezes, se o fizesse muitas vezes não o fazia de carro.

          28. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não está convencido?
            1-Experimente chegar ao aeroporto 1 hora antes para apanhar um voo intenacional e deipois chore que ficou retido na porta de embarque. No mínimo tem que lá estar 2 horas antes antes. Se estiver 2;30, melhor não vá aquilo estar a abarrotar. Os últimos amigos q lá fui levar até foram com mais de 3 horas,apesar de eu dizer que ainda era muito cedo, para beberem mais um copo, não quiseram saber, tal era o stress eheheh
            2-Qt à bagagem, leva 1 malinha de mão para 1 semana? Vc lá sabe as linhas com que se cose, mas olhe q aqui a carrinha sai daqui cheia até ao tecto e com a cortina/rede corrida, que é para não levar com nenhum OVNI na nuca no caso de uma travagem brusca, mas vc lá sabe.
            3-Já agora explique lá onde arranjou os 300 paus ida e volta por cabeça. Mesmo sem bagagem de porão, o que vejo ali no print são 688 a cada um, que vai atirar a coisa para 2 064€ 3 pax
            E depois escolhe uma 4ª Feira para embarcar e uma 4ª para regressar. Mas isso cabe na cabeça de alguém? Foi o que encontrou mais baratucho, foi? Vc saiu -me cá um artista,lool No mínimo escolha-me aí o embarque numa 6ª ao fim da tarde e regresso Domingo tb o mais tarde possível à noite, que é o que costumo fazer. Castrar 2 semanas dessa maneira não dá com nada.
            O mínimo que consegui ir 6ª e regressar Domingo foram 1154€ cada, 3 462€ 3 pax e metade do fim de semana estragado loool
            4- Mas não faço de carro pq? Quer comparar a liberdade de não estar sujeito a horários e burocracias dos aeroportos? Atrasos, marabuntas de gente aos magotes, atrasos, nervos. Vá vender essa ideia para outro lado que aqui não pega. De carro chego à hora que me apetecer e volto *a hora que me apetecer. Percebe a diferença ou quer um desenho.? Para além disso faço a festa com 190€ e meto 3 282,00€ no bolso. Parece-lhe bem ou ainda não?

          29. Avatar de JL
            JL

            Vê-se logo que nunca apanhou voo nenhum, ainda aceitava isso num aeroporto grande, agora em Lisboa, Faro ou Porto que é já ali, o último que apanhei nem meia hora cheguei antes.

            Claro que levo uma bagagem de mão para uma semana, mas vai de férias ou leva a casa atrás ?

            Eu deixei o link, se não lhe aparecer como deve ser configure, 348 euros por pessoa, e se procurar e com maior antecedência até lhe arranjo por 72 euros. 1700 euros daqui para Espanha, nem em primeira classe custa, deixe de ser louco.

            Eu escolhi um dia ao calhas, daí ter saído um preço alto até porque recebi logo anúncios de 72 euros, mas isso não é para o dia ou semana seguinte.

            Quer comparar a segurança, rapidez e comunidade que é ir de avião? Lá aluga um carro se for caso disso, que a maior parte dos casos nem justifica, Uber e está a andar.

          30. Avatar de Realista
            Realista

            Sim, todos os voos correm mal e nenhuma viagem num carro a combustão corre mal… nunca vai furar um pneu, nunca vai uma peça avariar ou… arder! Todos sabemos disso.

            hahha

          31. Avatar de JL
            JL

            Não vê que viagens de avião correm sempre mal, ou é filas ou acidentes,. é uma coisa impressionante, já de carro não, nunca há acidentes nem filas.

          32. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como já disse, um dia usei a Ryanair com destino à TER. E como era ir num dia e vir no outro levei a tal bagagem de mão Sacana do Voo fez escala em PDL (já não me lembro se estava prevista ou não) e foi uma seca do camandro à espera da malta que vinha da HRT, cujo voo estava atrasado e queria ir para a TER. Ainda tentei matar o tempo por Ponta Delgada, mas não me deixaram sair. No regresso da TER tinha comprado umas cenas e a mala como era maleável ultrapassou um pouco o palmo da altura autorizada. Resultado, não me queriam deixar embarcar.
            Além dos contratempos toda a restante experiência foi horrível, deste estar na fila na pista em Lisboa à espera para entrar no avião até andar a penantes pelas pistas de PDL e das Lages.
            Esqueçam, o gado tem melhor tratamento.

            Quanto aos preços que vc diz ter visto, eu já vi onde está o seu erro @JL. Vc partiu do princípio que o valor era para as 2 pessoas que configurou. Mas não, o preço apresentado é por pessoa.
            E se acha que o segredo para conseguir um preço baratinho esqueça. Configurei para daqui a mais de um mês e ainda é mais caro loool

            E onde já vai esta conversa só pq o @Realista se lembrou dos aviões eheh

          33. Avatar de Realista
            Realista

            Tens razão, os aviões estão sempre a avariar e é preciso 15 minutos para chamar um taxi. Mas quando eu digo que uma paragem numa estação de serviço para fazer xixi perde-se 15 minutos é uma anormalidade…

            Aquela dualidade de critérios.

          34. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Hun?
            @Realista, onde é que eu disse que gostava de esperar 15 minutos por um Taxi? E que isso era pouco tempo?
            É exactamente o oposto, detesto estar dependente. Foi que disse.

            E não é preciso avariar o avião para apanhar seca. Eles atrasam-se pelos mais diversos motivos. São raros os que cumprem com pontualidade britânica.

            Em tempos um onde eu vinha já se estava a fazer a pista e resolveu ir dar uma volta a Cascais, antes ainda andou ali a fazer reviengas ao Cristo-Rei com subidas e descidas qual F16, só faltou o looping lool. Como era de noite, não estava com pressa e estava à janela até gostei do passeio, o piloto esforçava-se por tornar o tempo de espera agradável, inclinando levemente o avião para melhorar ainda mais as vistas, sempre “roll” contínuo para um lado e para o outro juntinho à marginal, sempre a baixa rotação com o bicho a emanar um ronronar relaxante e a voar baixinho. Foi espectacular (para mim que não tinha pressa) Mas não deixou de ser um atraso significativo.

            @JL, estou aqui a pensar é como é que vc chega ao aeroporto com menos de meia hora para o voo sair e ainda embarca. 😛

          35. Avatar de JL
            JL

            Mas não era para 2 pessoas, eu disse 34x euros por pessoa.

            E vi a 72 euros, mas isso já não é para a semana que vem.

          36. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vá lá ver melhor o seu link, os valores varias entre 616 € e os 1154 € POR PESSOA.
            Com o entusiasmo vc pegou no preço mais barato e dividiu por 2. Só assim se explicam os 300€. Já agora essa opção não dá com nada e ainda por cima regressa com escala em Barcelona lool. Já vi que vc gosta é de andar com a cabeça do ar e de andar para trás ahahah

            Mas diga lá qual foi o voo que apanhou a chegar ao aeroporto meia hora antes do avião levantar?

          37. Avatar de JL
            JL

            Já vi, e até deixei o link, 348 euros.

            Foi um voo para Berlin com escala em Colonia.

          38. Avatar de Realista
            Realista

            Alguém disse que gostavas de esperar por um taxi?

            Seca apanho a conduzir durante 8 horas, quando posso estar a ler um livro, ver tv… e até dizia que podia ir à casa de banho sem parar, mas já vi que também não paras hahahaha

          39. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não seja mentiroso.
            Vc sobre este assunto só deixou um link contido neste post:
            https://pplware.sitedev.pt/motores/matematico-explica-porque-e-que-conduzir-a-140-km-h-e-um-disparate/comment-page-1/#comment-3502055
            E não me interessa Berlim para nada.
            O que me interessa é saber como é que vc vai e vem de Almeria com 300€ num avião.

            E tb estou à espera de saber como chegou ao aeroporto com MENOS de meia hora antes do avião levantar e conseguiu embarcar.

          40. Avatar de JL
            JL

            Demorou muito tempo, aumentou, sabe que existem sempre ofertas.

            Encontrar voos baratos é preciso procurar.

            Mas eu tenho outra:

            Como cheguei ? de carro.

          41. Avatar de JL
            JL

            Aqui está:

            https://ibb.co/SyGJhvd

            O tempo mínimo no aeroporto de Lisboa são 45 minutos antes do voo, mas se não levar bagagem ninguém o chateia. Já agora, eu não cheguei com 30 minutos de antecedência por opção, foi mesmo porque houve acidente na ida e complicou, em qualquer dos casos dou sempre pelo menos 1 hora para estar lá, dependendo da distância a que estou do aeroporto, se tiver em caso no campo, ai até dou mais tempo.

          42. Avatar de JL
            JL

            Há 2 anos acabei por ficar em terra, não por ter chegado atrasado, mas por complicações, estava a dormir em Lisboa e tinha de apanhar avião ás 6h da manhã, 4:30 saio de casa, a rua é um beco sem saida, tiro a mota para a rua, chego mais à frente e alguém bloqueou a rua, nem de mota dava para passar, ainda apitei, mas nada. Liguei logo para um colega que também ia no voo e passava na zona.

            Feito, fui com ele, o carro dele ficava na empresa e pedimos um uber para nos levar, na passagem do carro do colega para o uber, caiu-me a carteira ao chão sem eu dar por isso.

            Cheguei ao aeroporto já com menos de 45 minutos de intervalo, e dou pela falta da carteira, tinha o bilhete, mas não tinha CC, não valia a pena continuar. Voltei para a empresa e lá estava a carteira, mas o voo já era.

          43. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “Demorou muito tempo, aumentou, sabe que existem sempre ofertas.”
            Sim, que nc calham quando se quer

            “Como cheguei ? de carro.”
            Sim, quero é saber como passou a porta de embarque em cima da hora de saída do avião. É que meia hora antes da saída do voo a porta é fechada e quem chegar depois fica em terra.
            Agora vá lá ver a mentirinha que enfiou neste seu post:
            https://pplware.sitedev.pt/motores/matematico-explica-porque-e-que-conduzir-a-140-km-h-e-um-disparate/comment-page-1/#comment-3502179
            “o último que apanhei nem meia hora cheguei antes”

            “Aqui está:
            https://ibb.co/SyGJhvd
            Janeiro @JL? quem vai para Almeria em Janeiro?
            E daqui a janeiro ainda muita água vai passar debaixo das pontes. E depois se até lá resolver outra coisa? Devolvem-lhe o dinheiro? Tá quieto! Deve ser assim, à conta dos papalvos, que essa malta ganha o dinheiro. (reembolso limitado ou inexistente). Por acaso leu as letras pequeninas do contrato? eheh

            “eu não cheguei com 30 minutos de antecedência por opção, foi mesmo porque houve acidente na ida e complicou”
            Se chegou à porta de embarque com esse prazo td bem, em princípio. Nem que tenha perdido tempo nos serviços deles, por exemplo no raio X que em períodos de pico pode levar 45 minutos, além de grandes caminhadas , numa porta mais distante à volta de 20 minutos à vontade. Não querem saber. Não está não embarca. Ponto!

            @Realista, menos, sim?
            Se me apetecer parar paro, mas é onde me apetece, não é onde o carro determina OK? Já te tinha dito. Não sei pq insistes!
            Já viste a figurinha deste? à rasca para ir ao WC por causa do carro?
            A partir do mim 3:20
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbdSGC1alBz3b0mz4A?e=zta3Dt
            Qq dia fica incontinente 😛

          44. Avatar de JL
            JL

            Como chego ? direto, você não vai para um pais do espaço Schengen, logo não precisa de passar por local nenhum, e a porta de embarque está aberta até 10 minutos antes do inicio do voo.

            Não está lá mentira nenhuma, não tenho culpa que você não tenha visto, tanto é que agora até tem um com preço mais baixo.

            Janeiro ? não entendi como ele foi buscar Janeiro, eu escolhi Setembro. Se procurar com 3 meses de antecedência tem voos baratos.

            Raio x é coisa de 5 minutos.

            Não existem grandes caminhadas nestes aeroportos, se for ao de Berlim, Madrid, Paris entre outros , sim, tem algumas, de poucos minutos.

            De qualquer maneira no de Lisboa são 45 minutos de tempo mínimo.

          45. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            45 minutos é o recomendado para já estar na porta de embarque:

            “recomendamos para voos nacionais, a apresentação nos balcões de check-in com pelo menos 90 minutos antes da partida do voo. Para voos internacionais, um mínimo de 2 horas antes da partida do voo.”
            https://www.logitravel.pt/perguntas-frequentes/voos-com-que-antecedencia-me-devo-apresentar-no-aeroporto-12_46.html
            5 minutos para o raio X?, é preciso sorte. Tlz se o aeroporto estiver por sua conta.
            Uma ocasião, 1º que descobrissem que era a alma do sapato em metal de um dos passageiros que fazia disparar o alarme foi um caso sério. E já apanhei lá filas que quase que davam a volta ao quarteirão. Portanto já pode ver que pode não ser assim tão simples.

            Qt a tempos de chegada à porta de embarque desde o check-in:
            -No terminal 1 que é o principal e o maior, as portas de embarque mais distantes podem levar de 25 a 30 minutos a pé, dependendo do fluxo de passageiros e da sua passada.
            -No terminal 2 que é menor e normalmente usado para voos de companhias aéreas de baixo custo mas mesmo aqui, o tempo da caminhada até a porta de embarque mais distante pode ser de 10-15 minutos.

            Tem a certeza que já andou de avião?

          46. Avatar de JL
            JL

            45 minutos chega muito bem, faz o check online.

            Portanto nesse caso até meia hora chegava.

            Daí eu ter falado em aeroportos pequenos como são esses 2.

          47. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não chega @JL.
            As voltas q vc da para tentar provar que o avião para Almeria é mais rápido q o carro. (levo uma malinha, faço Checa online, passo no raioX em 5 minutos e chego à porta de embarque 10 minutos antes do avião levantar. Apanho sempre voo’com escala reduzida, qd vou nunca há atrasos. Sou um herói e mando naquilo tudo)
            É impressionante !!! 😛

            Vou dar por encerrada esta discussão.

          48. Avatar de JL
            JL

            Que é mais rápido já ambos sabemos que é, você é que está tentar provar, já que esse é o seu único uso que dá ao carro que tem, que é mais lento.

          49. Avatar de Realista
            Realista

            Eu só sei que com o dinheiro que poupo em combustível durante o ano, vou ter umas belas férias nos próximos 15 dias…

            🙂 Um abraço.

          50. Avatar de Nuno
            Nuno

            E eu com o dinheiro que poupei na compra do carro vou aproveitar para umas belas férias nos próximos 15 anos!

      2. Avatar de Jose Viana
        Jose Viana

        Viva, concordo que como valor absoluto, 2,55€ /100km não representa muito, diria que é o que paga no café durante uma paragem durante a viagem…
        No entanto em valor relativo já podemos assumir que é uma diferença razoável +35% (6,5-4,8=1,7 l).
        Confesso que também me preocupo mais com as multas do que com o consumo… no entanto algumas vezes tento reduzir o tempo de viagem (controlo previsão no GPS) mas na realidade não se consegue ganhar assim tanto tempo, principalmente por causa dos constrangimentos de transito.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          É viajar à noite. É sp a andar.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      VW Arteon SB a 120km/h faz consumos de 5,2L aos 100km… A 136km/h que é a minha velocidade de cruise control faz consumos de 5,6L/100km…
      São 0,4L/100km de diferença…

      1. Avatar de JL
        JL

        O Yamanhia só acredita nisso se colocar aqui fotos do quadrante a comprovar o consumo, tempo, e KMS feitos.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Está em linha.
          136 kms/h 5,6l
          150 kms/h 6,5l
          Parece-me OK

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Linha?

            2.5L/100km aos 100km/h;
            3L/100km aos 120km/h (20% de aumento)
            5.6L/100km aos 135km/h (86% de aumento)
            6.5l/100km aos 150km/h (16% de aumento)

            O que se passou dos 120 para os 130, abriu mais um carburador?!

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “2.5L/100km aos 100km/h;
            3L/100km aos 120km/h (20% de aumento)”
            Onde viste estes consumos?

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Nos que afirmas a pés juntos que gastas…

          4. Avatar de JL
            JL

            A mim não, não tem prova do tempo e kms feitos.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Andas a ver mal. Nc afirmei nada disso.
            O meu record num depósito são um pouco mais de 1250 kms do FULL à RES que é 60 lts. Dá 4.8lts 100.
            (50% EN, 25% AML , e 25% Urbano Tavira e arredores)
            Já o disse várias x’s e tu viste!

  82. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ele fez a diferença de tempo por Km. O que ele não calculou é a diferença de distância percorrida a mais.
    A conclusão que ele chegou aplica-se a distâncias relativamente pequenas. Se for distâncias maiores a diferença já importa.
    Dando exemplo de Viana do Castelo para Faro, são aproximadamente 622 km. Se for feito a média de 120 Km/h demorará 5h 11min. Se for a 140 km/h, demorará 4h 25 min.
    Se compensa ou não, depende do objectivo e da perspectiva.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Exato… E ninguém fala do vento… Eu se Lisboa porto quando está vento sul, venho se propósito pela A8 e a 140 venho com carro 1.6 jtd a fazer 4.3…

  83. Avatar de Eu
    Eu

    Só agora li este post, mas quem faz 100km (para não dizer mais) com uma média de 140km/h?, para ter essa média têm que andar mais rápido do que os 140, se não a média fica mais baixa, quanto ao tempo demorado, claro se for mais rápido menos tempo demoro, maior é o desgaste mental e físico.
    Se vale a pena? Sim vale, se não houver nenhum problema pelo meio, caso contrario não vale a pena. e assim ficamos com a mesma duvida de quem nasceu primeiro a galinha ou o ovo. 🙂

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Se fores na AE e fizeres 100km a 140km/h média é precisamente 140km/h sem nunca os ultrapassar…
      Faço várias viagens a medias de 120km/h (de cerca de 160km na AE) sem nunca abrandar. Sim, às vezes meto-me a ultrapassar com bastante antecedência para evitar a fila de carros que vem a ultrapassar mas eles vêm em excesso de velocidade pelo que nada os impede de voltar a acelerar para compensar o tempo perdido comigo a cumprir os limites.

      1. Avatar de JL
        JL

        Certo, só que não entra nela nem sai a 120, e também não passa na portagem a 120.

        Só isso é o que chega para baixar logo para 110 pelo menos.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Eu não disse que andava a 120km/h o tempo todo. Disse que faço regularmente viagens com médias de 120km/h.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Nos pórticos pode passar a 120 à vontade:P

  84. Avatar de Lulu
    Lulu

    Boas! Para começar 140 km/h é uma velocidade bastante normal, para não dizer às vezes até um pouco baixa para uma viagem longa em autoestrada.
    Segundo, se formos a viagem toda ali nos 120km/h ou abaixo, acabamos por quase adormecer, até num carro com uma potência e idades relativamente não muito avançadas. O tempo muitas vezes nem é a questão. É que a viagem custa bastante mais a fazer, acabamos por ter que parar mais vezes e chegamos bem mais cansados.
    Ir a 140/150 penso que seja uma boa velocidade, mas confesso que os portugueses não sabem conduzir de todo. É o que eu vejo diariamente. Por este ponto de vista entendo o receio de aumentar a velocidade da autoestrada. Eu vou na autoestrada e nunca entendo como é possível, com tanto espaço na mesma, a atitude de se meterem à frente dos outros carros e de se colarem às traseiras ou mesmo de andarem km e kms na via da esquerda ou do meio. E não, nem vejo as pessoas acelerarem muito ultimamente, antes pelo contrário, vão até demasiado devagar com os receios dos radares e assim. Muitas vezes esses radares e regras até resultam ao contrário, porque as pessoas já nem aceleram para ultrapassar.
    E sim, para uma pessoa com experiência 150 não é uma velocidade nada de especial para uma AE, é uma velocidade de cruzeiro normal, agora há que ter alguns cuidados, que muitos não têm.
    Quanto ao tempo, concordo que nem sempre faça muita diferença, sendo que tem tudo a ver com o trânsito que se apanha. Bem podes ir um bocado a 140, mas se apanhas uma fila, acabas por demorar mais se tivesses ido a 100 ou 120 e não apanhavas a mesma fila. Já com estrada livre compensa sim um pouco.

    1. Avatar de André+Oliveira
      André+Oliveira

      se fores a 140 e encostares numa fila, nunca demoras mais quanto muito demoras o mesmo se quem veio a 100 tem tempo de te apanhar e encostar atrás de ti.

      Por outro lado, a 140 podes escapar por pouco a essa fila e os 140 ficam a ser uma viagem de 30 minutos e os 100 uma viagem de 1h e 30 minutos porque ficaste preso na fila.

  85. Avatar de Joõa
    Joõa

    Só uma perspetiva diferente…
    Quando mais devagar se andar na estrada mais RISCO se corre.
    É sempre necessário sempre adequar as condições de condução ao meio envolvente… e
    Sim, faz diferença o ritmo de condução.

  86. Avatar de Joõa
    Joõa

    A diferença entre andar a 120km/h e 140km/h… são 4286 milissegundos…
    o que é mesmo muito!!!
    Mais de 4 Mil… imaginem só!

    O que está a fazer é apenas a conversão de tempo.
    1 segundo ou menos pode ser a diferença para estar vivo.

  87. Avatar de José
    José

    Eu sei dizer que em 1’800km a onde é 120km/h vou sempre que posso a 140km/h a onde é 130km/h vou sempre que posso a 150km/h a onde é 110km/h vou sempre que posso a 130km/h no final das contas ganho sempre quase 2,5 a 3 horas de viagem de menos nesta viagem