Pela primeira vez, energia eólica e solar ultrapassam os combustíveis fósseis na UE

79 Comentários

Pela primeira vez num período de um semestre, a energia eólica e solar produziram mais eletricidade do que os combustíveis fósseis na União Europeia (UE) em 2024.

Instalações solares

Uma nova análise do grupo Ember revela que a energia eólica e solar atingiram um máximo histórico de 30% da eletricidade da UE no primeiro semestre de 2024. Em comparação, os combustíveis fósseis registaram 27%, numa queda de 17%. Esta é a primeira vez que estes resultados ocorrem num período de seis meses.

Com o aumento da energia eólica e solar, o papel da energia proveniente de combustíveis fósseis está a diminuir. Estamos a assistir a uma mudança histórica no setor da energia, e está a acontecer rapidamente.

Explicou Chris Rosslowe, analista do Ember.

 

Energias renováveis crescem a cada ano

Conforme citado pelo Electrek, a queda dos combustíveis fósseis ocorreu, apesar do aumento em 0,7% em comparação com 2023 da procura de eletricidade. Isto dever-se-á à recuperação da pandemia e à crise dos preços do gás. O carvão registou uma queda acentuada de 24%, e o gás caiu 14%.

O crescimento das energias renováveis, em particular da eólica e solar, foi a principal razão para estes números, uma vez que o seu crescimento ultrapassou a recuperação da procura para substituir a energia proveniente de combustíveis fósseis.

Gráfico da Ember. Mostra as energias solares e eólicas a ultrapassar os combustíveis fósseis

Segunda a análise do grupo Ember, o clima ameno e o bom desempenho das centrais hidroelétricas contribuíram, também, para a grande queda da produção fóssil. Contudo, o crescimento da energia eólica e solar foi o maior fator individual.

Estes resultados na UE refletem uma mudança a longo prazo, na sequência de adições de capacidade recorde tanto para a energia eólica como para a energia solar em 2023.

De facto, a invasão da Ucrânia pela Rússia forçou a UE e os Estados-Membros a acelerarem a introdução de políticas para reduzir a dependência das importações de gás, bem como impulsionar a energia eólica e solar.

A reeleição de Ursula von der Leyen como presidente da Comissão Europeia faz prever que a UE vai continuar a centrar-se neste objetivo.

Atualmente, 13 Estados-membros produzem mais eletricidade a partir de energia eólica e solar do que a partir de combustíveis fósseis, tendo a Alemanha, a Bélgica, a Hungria e os Países Baixos atingido este marco pela primeira vez.

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Food Gym Todo
    Food Gym Todo

    ao preço a que estão os painéis solares, nem se esperava outra coisa

  2. Avatar de Someone
    Someone

    em contrapartida, paisagens destruidas para paineis solares…

    1. Avatar de darth
      darth

      isso nao é verdade, nao ficam destruidas. e mais vale paineis solares que torres de prospecao de petroleo

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        Em Portugal o que não faltam são torres de prospeção de petróleo…………

        1. Avatar de darth
          darth

          nao tens, mas nao faltam no mundo. mais vale paineis solares e torres eolicas que torres de prospecao, estejam onde estiverem

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Não as vejo como destruídas apenas diferentes e muito melhor do que cortar toneladas de árvores para queimar

      1. Avatar de Someone
        Someone

        verdade…andamos num pais sem regras restritivas para os incendiários…este ano, na minha cidade natal, já foram apanhados 2 reincidentes e do mesmo incendiário…nada fazem…

        se fores pela A1 a ali na zona entre Santarém e Aveiras de Cima há um terreno enorme com paineis solares…

        Na zona de Calhandriz (perto de Alverca do Ribatejo), no meio da montanha tens mais uns quantos terrenos…e não para de propagar…

    3. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não tenho dados mas penso que a maioria dos paineis solares estarão instalados em zonas urbanas.

    4. Avatar de mike
      mike

      Concordo que não é bonito mas a verdade é que não se pode mandar nos terrenos de particulares.
      Se eu tenho um terreno que não dou o devido uso, mais vale limpar (prevenindo assim combustível para incêndios) e meter painéis a render alguns euros todos os meses.

      Mas, também acho que temos de melhorar as condições de venda e compra de energia para pequenos produtores, eu posso bem meter uns 40 painéis no telhado da minha moradia e nem preciso de 10 para o meu uso diário.

      SE toda a gente fizesse o mesmo não era precisa tanta área de “paisagem”.

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        Lá por seres dono de um determinado terreno isso não te dá carta verde para construíres o que lá quiseres.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          A questão é, a instalação de painéis solares é uma construção?

      2. Avatar de 36.71Hz
        36.71Hz

        Aiiiiiiiiiiii é que tu te enganas!
        O terreno é tão teu como é o teu carro… Vai lá mudar o escape e meter luzes a ver se quando te espetarem com uma B, vão ligar se o carro é teu ou não.
        E o mesmo com os terrenos, msm que não seja construção, basta os gajos do meio ambiente implicarem e lá se foi os paineis…

        1. Avatar de Zé

          E acho bem que hajam regras. No caso dos carros, para segurança e proteção de todos. No caso dos terrenos também há regras. Numa sociedade moderna tem de haver regras para o bem comum e de cada um. De nós, e dos outros à nossa volta.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Mas podes mudar isso tudo… mas tens é que averbar no livrete e o material tem que ser homologado. Da mesma forma que para uma estação fotovoltaica tem que ser instalado por técnicos credenciados e equipamento autorizado pela DGEG.

    5. Avatar de Zé

      Existem regras ambientais e outras que podem (e devem) impedir que sejam abatidas determinadas árvores ou efetuadas determinadas construções e instalações. Não conheço muitas “quintas” solares, mas as que conheço, foram todas instaladas em terrenos onde só havia pasto. Além das que são instaladas no topo dos edifícios. Aqui na empresa já temos 3 grandes instalações nas coberturas. Não cortámos árvores nem ocupámos mais terreno.
      E mesmo que, no limite, seja necessário cortar árvores (cada situação é única e não vou dizer que sim nem que não) há sempre a hipótese de plantar novas árvores em locais menos úteis para a produção de energia. Mas no final de contas, é sempre melhor que queimar carvão ou petróleo.
      Temos de ter noção que a população mundial já ultrapassou os 8 mil milhões de pessoas. Precisamos de mais… mais tudo. Mas energia, mais comida, mais água para consumo, mais recursos. Podemos sempre fazer melhor em termos ambientais, mas com o constante aumento da população, é o que é. Não me parece prático “reduzir a população”.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “…mas as que conheço, foram todas instaladas em terrenos onde só havia pasto”
        Huñññ?!! Não Conheces?
        Podes começar por aqui:
        https://www.rtp.pt/play/p12768/e759837/linha-da-frente

        Outros exemplos:
        1-O nosso pequeno Monsanto aqui em Loures:
        “Um ecológico crime ambiental em Loures” (não diria melhor)
        https://pracadobocage.wordpress.com/2013/06/05/um-ecologico-crime-ambiental-em-loures/
        2-Barrocal:
        https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT108463
        https://expresso.pt/economia/2021-09-19-Energia.-Entra-em-exploracao-a-maior-central-solar-do-pais-que-fica-em-Alcoutim-5cb52694
        3-Azambuja
        https://www.wilder.pt/historias/quercus-e-geota-condenam-abate-de-centenas-de-sobreiros-para-construcao-de-parques-solares/
        4-Gavião
        https://www.publico.pt/2022/02/15/local/noticia/governo-aprova-centrais-solares-montados-autoriza-corte-sobreiros-1995631
        5-Famalicão
        https://www.jn.pt/local/noticias/braga/vila-nova-de-famalicao/sobreiros-e-azinheiras-cortados-para-instalar-paineis-solares-em-famalicao-15343947.html
        Etc

        Caso mais recente é Central Solar Fernando Pessoa​ para dizimar toda a natureza envolvente de Santiago do Cacém, destinada a ser a maior da UE e implica o abate de um milhão e quinhentas mil árvores entre outros assassinatos à natureza e à possibilidade de respirarmos ar fresco e puro.
        Ainda bem que foi impugnada pelo Ministério Público devido a irregularidades no licenciamento ambiental concedido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Esta APA é uma prostituta de ambiente só tem no nome. Interesses económicos acima de tudo. Não sei por quanto tempo vai durar a impugnação. Com o que vamos vendo, o Ministério Público raramente prevalece. Os interesses obscuros acabam sempre por dar a volta ao assunto em nome da facturação dos amigos. É que o solar está a render 365€ o MGh a ter que ser pago pelo zé povo!
        https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbFf8rhrb3zRASQW5w?e=JJuKwx
        Ponham-se a pau que esta malta leva tudo à frente. Qq dia é o próprio Monsanto, o pulmão de Lisboa, a ser abatido!!!

        1. Avatar de JL
          JL

          Ainda diz você que quer combustíveis feitos de electricidade, boa sorte com isso.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            E o JL energia verdinha. Já falhou com os senhores da ren por terem ligado as centrais a gás ? É que a energia assim não é verde.
            E já agora… Biomassa importada do Brasil para as nossas centrais de biomassa… Ecológico não é?

          2. Avatar de JL
            JL

            Qual foi as centrais a gás que ligaram ?

            Biomassa do Brasil ? Para os combustíveis ?

    1. Avatar de Miguel Abreu
      Miguel Abreu

      Preferia uma petição que impedisse o anticheat a nivel do kernel do sistema operativo, mais uma aberração que tem de parar.

    2. Avatar de Zé

      Tendo em conta que é um jogo que precisa de uma enorme infraestrutura para ser jogado online, das duas uma. Ou é rentável para os donos ou fecha portas. A Ubisoft não é uma caridade para manter jogos e perder dinheiro. Além disso, há sempre a opção de alguém fazer uma proposta e comprar os direitos para manter o jogo ativo. Já aconteceu com outros jogos no passado.
      Agora obrigar a Ubisoft (e não sou nenhum fã da Ubisoft e até evito os jogos deles) seria a mesma coisa que obrigar a Nokia a reparar um 3310 do ano 200 ou a Renault a reparar um R5 dos anos 70.
      Ganhem juízo!!!

      1. Avatar de Miguel Abreu
        Miguel Abreu

        Não é isso que está em causa! O problema é eles fecharem o jogo a poder ter servidores alternativos que possam manter o jogo a funcionar. Claro que não são obrigados a manter a infraestrutura mas também não devem impedir de usar alternativas e ninguém mais consegue jogar. Por isso ganhem mas é juizo antes de comentar barbaridades.

        1. Avatar de Zé

          Juízo tenho, não quero nada com a Ubisoft por causa das “táticas” manhosas deles. Não comprar é a melhor forma de luta. Se todos deixassem que pela porcaria que eles fazer, aprendiam logo. Há sempre outros jogos. Passei anos a ser servidor de jogos online (só entre amigos). É uma questão de escolher os jogos.
          Por outro lado, cada vez mais um jogo deixa de ser uma “coisa” e passa a ser um serviço. E um serviço deixará de estar disponível assim que o fornecedor achar que já não lhe interessa. Todos sabem que um dia o Preço Certo irá acabar quando deixar de gerar receita suficiente. Será que também vamos ter petições para não deixar acabar o Preço Certo? Ou irá algum “benemérito” contratar o Fernando Mendes para fazer uma versão alternativa do programa?
          É a vida. As coisas acabam.

          1. Avatar de Miguel Abreu
            Miguel Abreu

            Continuas a não perceber a questão….bem adiante…

  3. Avatar de JL
    JL

    Não perguntaram ao @Yamahia se esses números estavam certos. Vão ser todos refutados.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Todos sabemos que só para produzir hidrogénio é que já é possível este cenário porque a rede nem sequer aceita tanta energia produzida por fotovoltaicos, só aceita se for para a produção hidrogénio…

      ai está tudo bem.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Deve estar a instalar geradores a gasoleo pela casa para combater este flagelo

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Ele funciona mais à base de carvão…

        1. Avatar de JL
          JL

          Ui, então ainda está a escavar a mina.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            @JL Já refutou!

            Hhahaha

        2. Avatar de JL
          JL

          Eu bem disse que ele ainda estava a escavar a mina, e na Alemanha.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pois é ver abaixo a monitorização em tempo real. Vá lá não custa nada!

          2. Avatar de JL
            JL

            Do quê? Do consumo de 5.2 litros aos 100 do Audi ?

          3. Avatar de JL
            JL

            Pois, Portugal 88, Alemanha 386.

          4. Avatar de Mário
            Mário

            Eu estou a abrir uma mina de cobalto e metais raros verdes… Para ser amigo do ambiente.com dumpers que funcionam a energia solar e que também são verdes.
            E já agora….prescindir de andar de avião, coisa que os eletrofans não fazem. Andam todos contentes a dizer que são amigos do ambiente, mas depois não prescindem de ferias nas maldivas ou algo onde se vai de avião.

          5. Avatar de JL
            JL

            Para quê? Para refinar combustíveis ?

            Mas vai continuar com essa saudações idiotas de petrolhead armado em petrolambientslista ?

            https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/catalytic-converter/

            Está a ver, assim não fazia essas figuras idiotas.

  4. Avatar de Mind
    Mind

    Ainda assim, e sendo Portugal pioneiro na produção de energia estamos a pagar a eletricidade a um preço exorbitante.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Tb tens que ver que importas muita energia daquela que consomes.
      20% ( declarada ) e uma percentagem indeterminada da central a carvão de ElJafar ( não declarada e que não paga taxa de carbono)

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “Atualmente, 13 Estados-membros produzem mais eletricidade a partir de energia eólica e solar do que a partir de combustíveis fósseis, tendo a Alemanha,… atingido este marco pela primeira vez.”
    Mais uma treta do KKKelektro
    Alemanha? E é a escavacar carvão e lenhite como se não houvesse amanhã:
    https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbd4SR60Pr7SbduE2Q?e=uGyzSO
    São 556g CO2 por cada cada kWh
    De acordo com a T&E cada 1 kWh de electricidade produzida a partir do gás emite apenas 434g CO2 , pelo que tentar colocar a Alemanha num patamar abaixo só pode ser piada, pq está bem acima! Se a electricidade alemã fosse toda a gás fóssil poluiria menos!

    Para termos uma ideia mais clara do que está aqui em causa, vamos exemplificar com 2 carros do mesmo segmento. Um Diesel (A4 2.0 TDI) e outro elektro (BYD SEAL)

    1-A4 2.0 TDI 99 g/km, consumo a 120 3.4 L/100 km de acordo com https://www.ultimatespecs.com/car-specs/Audi/73816/Audi-A4-(B9)-20-TDI-150HP.html
    2-BYD SEAL consumo 25,38 kWh /100 de acordo com https://ev-database.org/car/2002/BYD-SEAL-825-kWh-AWD-Excellence

    Percurso. Loures-Tavira em AE, apox 300 kms vel. max. 120 kms /h

    Emissões declaradas no ISV -A4 2.0 TDI :99g/km, BYD SEAL zero emissões (a mentira do século)
    Emissões Reais para os 300 kms percorridos-A4 2.0 TDI: 14,5 kgs CO2, Volvo XC40 BYD SEAL com electricidade alemã 25,38 kgs CO2
    Ou seja o elektro polui praticamente o dobro.

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde diz que consome 3.4 a 120 kmh ?

      Nos seus sonhos ?

      Entso mas 3.4 litros de gasoleo são 3.3 × 3.4 = 11.22 kg, como é praticamente o dobro ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Onde diz?
        Abra o link. Está lá tudo.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Cá está ele. É tudo mentira é o que vale ahahahah Numa noticia que diz que as renováveis já são lideres tu dizes que um eléctrico polui o dobro sendo que grande parte dos carregamentos são feitos a partir de renováveis ahah Para mim tudo bem até podia poluir o triplo desde que não polua nas grandes cidades e à minha porta de casa já uma grande vantagem

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Pois o importante é a tua porta, esqueces-te é dos ventos que vais levar com ela mais cedo ou mais tarde.
        Típico egoísta na linha dos hipócritas da Noruega!

        P.S. e não te esqueças que o grande problema são os pneus a comparar com um carro a combustão moderno.
        Os elektros gastam 30%+ Emissions Analytics:
        https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcraJchkTFPfOYKEChsQ?e=5RdiGm

        1. Avatar de JL
          JL

          O grande problema são os pneus ? Até aí gastam menos, 100 mil KMS com uns pneus é pouco ?

          1. Avatar de JL
            JL

            Pois gastam, se usarem a potência que eles têm, então e os que duram 100 mil KMS ? Não conta ?

        2. Avatar de JL
          JL

          Hipócritas da Noruega ? Não entendi ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Faça um esforço que consegue lá chegar!

          2. Avatar de JL
            JL

            Porque vendem aquilo que têm com abundância aos parvos que não têm e querem continuar a importar, e assim ganham com isso, e aproveitam as suas renováveis abundantes para se locomoverem ? E são hipócritas ? Continuo sem entender onde está a hipocrisia.

            Portanto se eu produzir pão de ló, não devo exportar, devo sim vender aos que não o querem.

        3. Avatar de Realista
          Realista

          Nesse caso podes deixar a tua mota desligada sff?

          Não queria levar com os fumos…

        4. Avatar de Rui
          Rui

          Para a saúde humana o importante é a porta de toda a gente até porque a poluição centralizada é facilmente controlada o problema é a descentralizada, os pneus é o menos dos problemas a partículas que largam são pesadas e ficam maioritariamente no chão

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vai sonhando @Rui
            “The smallest tire particles, measured in mere nanometers, can enter our lungs and spread to our organs. Various tire components have been linked to chronic conditions including respiratory problems, kidney damage, neurological damage, and birth defects—a particular concern in neighborhoods adjacent to highways, whose residents skew low-income and minority. Tire particles could also affect us through our food because their chemicals can work their way into the algae and grass consumed by fish and cows.”
            https://www.theatlantic.com/technology/archive/2023/07/electric-vehicles-tires-wearing-out-particulates/674750/

          2. Avatar de JL
            JL

            Está preocupado com os pneus e anda com uma mota com pneus de trator por puro divertimento ? Depois chama os noruegueses de hipócritas ?

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Só hipocrisia. Pode poluir no quintal do vizinho mas n pode poluir no seu? Ora eu digo o mesmo..
        Pode poluir á sua porta mas não na minha.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não é isso que você faz quando anda com o seu carro ? Até o escape está na traseira para mandar o fumo para outros e não para si, já que é tão ambientalistas, coloque o escape na frente, ou melhor, dentro do habitáculo do carro, assim prova às pessoas que afinal não polui nada.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            E o sr. Prescinde de viagens de avião? Se calhar não. Eu este ano não fiz uma unica, nem vou fazer, ah mas como é o JL que vai dentro do avião, ele já não polui é isso.

          2. Avatar de JL
            JL

            Se for para longe não, até porque avião polui menos que os carros, desde que andei cheios ou quase.

            Este ano também não fiz nenhuma.

            Sim, é como você, dentro do seu carro não polui nada.

    3. Avatar de JL
      JL

      Olha, parece que afinal consome mais, com pesinhos de lã e a 107 kmh 5.2 litros, portando lá se foi a baixa poluição.

      https://youtu.be/TFhrhfpn4X4?si=3Cm8YYw6ezhgMJGg

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A 120 constantes é menos que isso, em concreto 4.8 l/100:
        https://youtu.be/L7JDyhufL4s?t=99
        Vá-se catar!

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas onde se anda a 120 kmh constantes ? Em cima de um comboio ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Há que diga que basta ligar o CC a essa velocidade.

          2. Avatar de JL
            JL

            Se.ligar CC conte com mais meio litro.

    4. Avatar de JL
      JL

      De acordo com o mesmo site que você usou, o byd seal de 5xx e tal cavalos consome 18.2 kWh / 100.

      https://www.ultimatespecs.com/car-specs/BYD/135486/BYD-Seal-83-kWh-530HP-AWD.html

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Consome se andar em cidade e se a temperatura for em torno dos 23º. Premissas WLTP para elektros.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então mas onde diz que o outro consome 3.4 a 120 kmh ?

          Até porque já vimos, consome bem mais.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Diz estrada aberta, tal como, no caso do Seal. Não especificam a velocidade para nenhum deles.

          2. Avatar de JL
            JL

            Estrada aberta é nacional, senão dizia auto estrada e a velocidade, porque pode-se andar em autoestrada a 50 kmh.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          ”5xx e tal cavalos”
          Que devem ser póneis pois não passam dos 180

          1. Avatar de JL
            JL

            Passam, e até bem mais. 80 kmh para ser exato.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Nada como usar uma base de dados diferente quando a informação dessa fonte não lhe interessa.

        LOLOL

    5. Avatar de Filipe
      Filipe

      Se estás a considerar (e bem) as emissões de CO2 com a produção de energia electrica também convém lembrar que a produção do gasóleo e da gasolina, transporte e armazenamento não são limpos.
      Estás a comparar batatas com bananas… põe lá tudo no mesmo nível e depois vemos o resultado.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nem os dos combustíveis destinados à produção de electricidade. Nessa etapa estamos quites!

        1. Avatar de JL
          JL

          A grande fatia destinada à produção de electricidade nem é refinado, e a que é, é menos refinado que os combustíveis usados nos carros, onde são altamente refinados para terem menos emissões, já que o controle destas é difícil, enquanto em centrais é muito maior, com uso de filtros e sistemas anti-poluicao que nos carros só servem para inglês ver e nos primeiros anos.

          Mas ainda vamos ver aqueles que pagaram para os retirar, pagarem para os colocar novamente, depois virei cá dar a minha opinião.

    6. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Errata:
      -Onde se lê
      Emissões Reais para os 300 kms percorridos-A4 2.0 TDI: 14,5 kgs CO2, Volvo XC40 BYD SEAL com electricidade alemã 25,38 kgs CO2
      -Deve ler-se:
      Emissões Reais para os 300 kms percorridos-A4 2.0 TDI: 27,7 kgs CO2, BYD SEAL com electricidade alemã 42,33 kgs CO2

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Portanto, estar a dizer que se a Alemanha instalar mais energia verde diminui as emissões, já que o TDI vai sempre emitir o mesmo…

      2. Avatar de JL
        JL

        Então os tdi continuam a consumir 3 litros por cada 100 KMS ?

        Onde ?