Jovem de 11 anos constrói foguetão e escreve 600 linhas de código para configurá-lo

24 Comentários

Yan Hongsen publicou recentemente um vídeo com 600 linhas de código que escreveu para o sistema de controlo de voo do seu foguetão. O vídeo tornou-se rapidamente viral, cativando audiências de todo o mundo com o seu notável talento e ambição.


 

Yan Hongsen: tem 11 anos e já sonha ser engenheiro aeroespacial

Os 450.000 seguidores têm acompanhado o inspirador e aspirante a engenheiro aeroespacial ao longo dos últimos dois anos, segundo o The Star. A partir de agosto de 2022, Hongsen construiu o seu primeiro foguetão em 10 meses.

Em junho de 2023, lançou o seu foguetão inaugural, a que deu o nome de Sen Xing, que significa “avançar”. No entanto, o foguetão avariou após o lançamento, uma vez que o para-quedas não se abriu quando o propulsor se separou do foguetão. No entanto, como um verdadeiro cientista em formação, ele simplesmente começou a aprender e a tentar novamente.

Recentemente, atualizou os seus seguidores sobre os seus progressos, revelando que escreveu 600 linhas de código, para além de ter estudado física e química. Espera lançar o seu próximo foguetão em breve e, eventualmente, tornar-se um engenheiro aeroespacial.

 

Tudo começou aos 4 anos de idade…

A ascensão de Yan Hongsen à fama começou aos 4 anos de idade, quando o seu pai o levou ao lançamento de um foguetão, despertando nele o génio, segundo o The Global Times. Desde então, aprendeu online linguagens de programação, físico-química, teoria aeroespacial e circuitos elétricos.

Aos nove anos, alcançou a fama na Internet quando corrigiu publicamente erros num vídeo de astronomia apresentado por um planetário em Lhasa. Na altura, foi fotografado ao computador com um microfone e um rato, enquanto ensinava temáticas aeroespaciais aos seus colegas de turma, com apenas nove anos de idade.

Ganhando a admiração de inúmeros seguidores, começou a construir o seu próprio foguetão, com meio milhão de pessoas a assistir, na sua sala de estar que os pais transformaram num estúdio de investigação de foguetões para apoiar os seus sonhos.

Apesar da avaria, o seu primeiro foguetão foi considerado um sucesso pelo pai, uma vez que os contratempos acontecem mesmo aos melhores engenheiros aeroespaciais. O Falcon 9 da SpaceX também teve recentemente um problema. O jovem de 11 anos demonstrou a mentalidade correta ao identificar o problema e regressar ao trabalho.

Curiosamente, o rapaz planeia lançar o foguetão em breve, embora a data exata não esteja especificada.

 

Leia também:

Lançamento do Ariane 6 foi um sucesso! Só faltou voltar do espaço

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Enquanto “aqui” andamos a incutir ideologia de género aos miúdos. #prioridades

    1. Avatar de sei+lá
      sei+lá

      Pois, mas essa demagogia do género deve dar votos. Pena que, um dia a maioria farta-se e, das duas uma, vota em alguém que nos porá uma mordaça na boca a todos, ou já não será mais uma maioria e começa a tentar sugerir normas, pior ainda, é forçada a emigrar para onde seja valorizada.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Na escola da minha neta proibiram o dia do pai, da mãe porque não é inclusivo, a escola pública está minada com estes malucos de esquerda.

      Mas por outro lado já permitem shows LGBT:
      https://www.tiktok.com/@20verbro/video/7295410399179033889

      1. Avatar de PoPeY
        PoPeY

        Poderia considerar que seria tudo “conspirações”. No entanto, depois de ver a apresentação de um livro especifico na Fnac, a apresentação de LGBT+ nas escolas e em ultimo, a abertura dos jogos olímpicos. Ficou tudo demasiado obvio. A questão é. Quem financia/permite isto??

        Não existe problema nenhum em educar crianças para respeitar pessoas que optaram por escolhas diferentes das “tradicionais”. O errado começa quando se tentam doutrinar crianças e incutir essas escolhas com o pretexto do “se calhar sao homosexuais/trans e não sabem”

        Enquanto isto, no lado asiático, investem na educação e formação das crianças. Entre criar um foguetão ou querer cortar a pilinha vai uma enorme diferença.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Qual é o vosso medo?
          Que se descubra a verdade?
          Na China é tudo muita fixe, e na Rússia também e na Coreia do Norte então nem se fala é tudo 5 estrelas.
          Temos de criar crianças que aprendam a respeitar as diferenças, há pessoas diferentes, sem pernas, sem braços, segas, orientações sexuais diferentes, somos todos diferentes e todos iguais.
          Há exageros, sim há.
          E na religião, no poder patronal, e no poder em quanto pais e e e, não vivemos num mundo maravilhoso.
          Eu não me sinto nada incomodado com este tema.
          Tenho a minha orientação sexual bem esclarecida, sou lésbico adoro mulheres 🙂 :).
          Esta conversa já enjoa, parasse a do aborto, lá por ser possível não é obrigatório.
          Não gostas não provas é simples, deves achar mais graça crianças por serem diferentes tirarem a própria vida com medo do julgamento que a sociedade vai fazer.
          Se não fizerem mal a ninguém se respeitarem sejam felizes como conseguirem
          Não tem nada de esquerda ou direita, se assim fosse a China e Coreia do Norte eram republicas de homossexualidade e não era proibido por lá.

          1. Avatar de Nirelle
            Nirelle

            Não é não respeitar mas sim forçar as crianças a ser algo que podem não ser. Forçar uma criança a ser homo quando é hetero é ir longe demais sendo que isto não é educar.

          2. Avatar de observador
            observador

            O respeito ensina-se, não se impões. A tolerância, não se impões por lei. Caminhamos para um caminho que, ser branco, europeu, heterossexual e da classe média, é sinonimo opressor de minorias e outras coisas.

          3. Avatar de om
            om

            Barão Vermelho,
            parece que a escola também falhou consigo (releia a sua publicação), lamento.

        2. Avatar de Damnupa Kot
          Damnupa Kot

          Acordaste agora? Tens andado um “bocadinho” distraído nos últimos anos!!

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        E o seu filho ou filha não dão dois murros na mesa na reunião de pais!?

    3. Avatar de AlexS
      AlexS

      Tal só é possível com o jornalismo que temos.

      1. Avatar de Damnupa Kot
        Damnupa Kot

        nos EUA antes da da lei da comunicação social que o Clinton aprovou, existiam uns 50 grupos de media, hoje existem 6! Acho que isto mostra bem o porquê das mensagens woke serem todas iguaizinhas! E cá é uma réplica dessa agenda!

    4. Avatar de BM
      BM

      Tens muita razão: Na China é que se está bem 🙂

    5. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      100% correcto mas a idologia de genero tem algo muito mais macabro por tras e envolve criancas!

      1. Avatar de Damnupa Kot
        Damnupa Kot

        não é à toa que na cerimónia degradante dos jogos olímpicos colocaram lá uma crança no meio dos transformers!

    6. Avatar de Vilna
      Vilna

      A ideologia de género não é restringir géneros e muito menos promover o que quer que seja. É sim a tolerância para com os outros. Só isso, tolerância.
      Mas toda a gente prefere logo restringir, eliminar, promover outras coisas, etc….
      A vida não é só 0 e 1. Podemos todos conviver com outros desde que haja respeito.

      1. Avatar de observador
        observador

        O respeito pelo outro tem que ser recíproco… O problema é que muitas dessas minorias, não se pode discordar com elas que já somos isto e aquilo. Levo-me a questionar, afinal, “mas quem é o intolerante?”

  2. Avatar de RicM
    RicM

    O que significa “vídeo de astronomia apresentado por um planetário” e “enquanto ensinava aeroespacial aos seus colegas de turma”?

    1. Avatar de RicM
      RicM

      Já vi que corrigiram a 2ª frase. Na primeira foi meu erro de interpretação pois não é uma pessoa mas uma instituição.

  3. Avatar de JR56
    JR56

    Parece-me fácil de concluir que por cá a imbecilidade já é uma cadeira universitária 🙂 Ou…como se diz por aí algures…a inteligência tem que se abster face à norma universal imbecil da actualidade 🙂 Parece-me também fácil de concluir que até à Universidade (por enquanto) o objectivo do “ensino” é mais a estupidificação dos jovens 🙂 Não é preciso nenhum curso…basta a aplicação do “bom senso”

  4. Avatar de TdSR
    TdSR

    Se calhar usou o ChatGPT.

  5. Avatar de PJA
    PJA

    O pplware está minado de comentários que nem sei o que dizer.
    Desejo a este jovem toda a felicidade e que consiga o que deseja, a indústria espacial é empolgante e desafiante.